domingo, 12 de abril de 2009

O QUE O CRISTIANISMO PODE FAZER (1)

Segunda-feira 13 Abril

O QUE O CRISTIANISMO PODE FAZER (1)

Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê… Não há diferença. Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus (Romanos 1:16; 3:22-24).

Um etnólogo fazia uma pesquisa em certa tribo da Nova Guiné. Ele pensava que acharia crenças fetichistas, mas estranhou muito ao encontrar pessoas que afirmavam ser cristãs. Aos olhos dele, o cristianismo era uma superstição como qualquer outra religião. Com ar irônico, perguntou ao chefe da tribo qual a razão de procurarem um culto tão diferente da dos seus antepassados. O chefe percebeu a ironia e respondeu da mesma maneira:
– Não se preocupe conosco; nunca nos arrependemos de termos nos tornado cristãos; alem disso, você também não se arrependerá.
– Ah!, mas por quê?
– Olhe bem aquela árvore. Se você tivesse vindo vinte anos antes, não teria saído vivo da aldeia. Nós o teríamos matado e comido seu corpo ao pé da “árvore sagrada”. Você não acha bom ter encontrado cristãos aqui?
Confuso, o etnólogo permaneceu calado. Contrariamente ao que muitos pensam, o evangelho não é uma religião como as outras; é o poder de Deus, o único capaz de transformar a natureza humana, até o pior de nós, por meio da fé em Jesus Cristo. Essa fé confere a oportunidade de obedecer à exortação do Senhor: “Necessário vos é nascer de novo” (João 3:7).

Que DEUS abençoe a todos.

Marcos 15.42-47 e Marcos 16.1-8

Marcos 15.42-47

42 Ao cair da tarde, por ser o dia da preparação, isto é, a véspera do sábado,43 vindo José de Arimatéia, ilustre membro do Sinédrio, que também esperava o reino de Deus, dirigiu-se resolutamente a Pilatos e pediu o corpo de Jesus.44 Mas Pilatos admirou-se de que ele já tivesse morrido. E, tendo chamado o centurião, perguntou-lhe se havia muito que morrera.45 Após certificar-se, pela informação do comandante, cedeu o corpo a José.46 Este, baixando o corpo da cruz, envolveu -o em um lençol que comprara e o depositou em um túmulo que tinha sido aberto numa rocha; e rolou uma pedra para a entrada do túmulo.47 Ora, Maria Madalena e Maria, mãe de José, observaram onde ele foi posto.

Marcos 16.1-8

1 Passado o sábado, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram aromas para irem embalsamá-lo.2 E, muito cedo, no primeiro dia da semana, ao despontar do sol, foram ao túmulo.3 Diziam umas às outras: Quem nos removerá a pedra da entrada do túmulo?4 E, olhando, viram que a pedra já estava removida; pois era muito grande.5 Entrando no túmulo, viram um jovem assentado ao lado direito, vestido de branco, e ficaram surpreendidas e atemorizadas.6 Ele, porém, lhes disse: Não vos atemorizeis; buscais a Jesus, o Nazareno, que foi crucificado; ele ressuscitou, não está mais aqui; vede o lugar onde o tinham posto.7 Mas ide, dizei a seus discípulos e a Pedro que ele vai adiante de vós para a Galiléia; lá o vereis, como ele vos disse.8 E, saindo elas, fugiram do sepulcro, porque estavam possuídas de temor e de assombro; e, de medo, nada disseram a ninguém.

Marcos 15:42-47 e 16:1-8

Agora, passada a hora da cruz em que o Salvador ficou só, Deus se compraz em evidenciar a solicitude e a consideração de algumas pessoas devotas que honraram o Seu Filho. Em primeiro lugar é José de Arimatéia, quem pede a Pilatos o corpo do Senhor Jesus e se ocupa, reverente, do Seu sepultamento. Depois vemos três mulheres indo apressadamente ao túmulo logo ao amanhecer do dia da ressurreição. Elas eram daquelas que "o acompanhavam e serviam" antes de assistirem com grande tristeza à cena da cruz (15:40-41). Em seu desejo de realizar um último serviço Àquele que pensam ter perdido, levam aromas especiais para embalsamar o corpo dEle. Porém, elas têm de aprender que esses preparativos são desnecessários, pois um anjo lhes anuncia a gloriosa nova: "Ele ressuscitou". Contudo, havia uma outra mulher que não se encontrava no túmulo: a que no capítulo 14:3 havia ungido os pés do Senhor Jesus. Era por falta de afeição de sua parte? Não, ela havia dado prova do contrário - pois soube discernir o momento correto de derramar o seu perfume de nardo puro sobre o Senhor. Recordemos que a dedicação de nosso amor sempre é mais preciosa ao coração do Senhor quando acompanhada pelo discernimento de Sua vontade e pela obediência a Sua Palavra.

Que DEUS abençoe a todos.

1 Samuel 12.22

13 de Abril

"Pois o Senhor, por causa do seu grande nome, não desamparará o seu povo." (1 Samuel 12.22)

Na Bíblia, a palavrinha "pois" muitas vezes caracteriza situações de mudança, momentos em que a situação fica completamente diferente de um momento a outro. E, quando usada em relação ao Senhor, muitas vezes significa glória. Quando José se encontrava em grande opressão no Egito, lemos: "O Senhor, porém [pois], era com José, e lhe foi benigno, e lhe deu mercê perante o carcereiro." Esse fato transformou sua cela num palácio, pois onde está o Senhor há luz e brilho, nunca escuridão.
Quando Coré se rebelou contra Moisés, a Bíblia fala que: "...então a glória do Senhor apareceu a toda a congregação." A glória do Senhor foi para Moisés o "então", o "mas" divino e salvador. Ao seu redor tudo se tornou claro e resplandecente quando a glória do Senhor se manifestou.
O mesmo também aconteceu conosco. Quando ainda estávamos sob o poder das trevas e éramos filhos da ira, assim como todos os outros, e nos encontrávamos sem salvação nas garras do inimigo, ressoou pelo Universo o todo poderoso "mas" de Deus: "Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo..." Será que por isso nossa vida não deveria ser uma adoração e um louvor a nosso Senhor?

Que DEUS abençoe a todos.

Juízes 6:28-40


Juízes 6:28-40

28 Levantando-se, pois, os homens daquela cidade, de madrugada, eis que estava o altar de Baal derrubado, e o bosque estava ao pé dele, cortado; e o segundo boi oferecido no altar que fora edificado.
29 E uns aos outros disseram: Quem fez esta coisa? E, esquadrinhando, e inquirindo, disseram: Gideão, o filho de Joás, fez esta coisa.
30 Então os homens daquela cidade disseram a Joás: Tira para fora a teu filho; para que morra; pois derribou o altar de Baal, e cortou o bosque que estava ao pé dele.
31 Porém Joás disse a todos os que se puseram contra ele: Contendereis vós por Baal? Livrá-lo-eis vós? Qualquer que por ele contender ainda esta manhã será morto; se é deus, por si mesmo contenda; pois derrubaram o seu altar.
32 Por isso naquele dia lhe chamaram Jerubaal, dizendo: Baal contenda contra ele, pois derrubou o seu altar.
33 E todos os midianitas e amalequitas, e os filhos do oriente se ajuntaram, e passaram, e acamparam no vale de Jizreel.
34 Então o espírito do Senhor revestiu a Gideão, o qual tocou a buzina, e os abiezritas se ajuntaram após ele.
35 E enviou mensageiros por toda a tribo de Manassés, que também se ajuntou após ele; também enviou mensageiros a Aser, e a Zebulom, e a Naftali, que saíram-lhe ao encontro.
36 E disse Gideão a Deus: Se hás de livrar a Israel por minha mão, como disseste,
37 Eis que eu porei um velo de lã na eira; se o orvalho estiver somente no velo, e toda a terra ficar seca, então conhecerei que hás de livrar a Israel por minha mão, como disseste.
38 E assim sucedeu; porque no outro dia se levantou de madrugada, e apertou o velo; e do orvalho que espremeu do velo, encheu uma taça de água.
39 E disse Gideão a Deus: Não se acenda contra mim a tua ira, se ainda falar só esta vez; rogo-te que só esta vez faça a prova com o velo; rogo-te que só o velo fique seco, e em toda a terra haja o orvalho.
40 E Deus assim fez naquela noite; pois só o velo ficou seco, e sobre toda a terra havia orvalho.

Juízes 6:28-40

Gideão experimentou a paz interior. Mas, ao mesmo tempo, no mundo exterior, as batalhas estavam prestes a começar. Em primeiro lugar, ele tinha de oferecer resistência à casa de seu pai. Onde nosso testemunho começa? Em casa, em nossa família, demonstrando àqueles que melhor nos conhecem como Deus nos transformou (Marcos 5:19). Para a maioria de nós, tal resistência não causará nada mais que alegria em nossa família. Porém, para jovens convertidos em países orientais ou muçulmanos, por exemplo, essa decisão trará terríveis conseqüências.
Antes de obedecer, Gideão passou por grande angústia de espírito. Ele sabia do risco que corria (v. 30), mesmo agindo à noite. Mas Deus o sustentou e mudou a disposição de Joás, e depois a do povo.
Tendo trabalhado em Gideão, o Senhor poderia trabalhar através dele. A trombeta de Gideão reuniu o exército. Mas ainda faltava confiança a Gideão. Ele queria um sinal, e o Senhor lhe deu por duas vezes. Deus é sempre paciente conosco e, quando Lhe pedirmos da maneira correta, Ele nos mostra claramente a Sua vontade.

Que DEUS abençoe a todos.

Ressurreição!

A mensagem simples mas poderosa da ressurreição foi anunciada em primeiro lugar às mulheres que foram ao túmulo onde havia sido colocado o corpo do Senhor Jesus.

Com corações pesados de tristeza, elas chegaram ao jardim e encontraram a grande pedra, que fechava a entrada, fora de seu lugar, rolada para o lado, e viram que o selo do sepulcro havia sido retirado. Então uma voz de anjo chegou até seus ouvidos. Essa foi a mensagem mais maravilhosa jamais anunciada: "Por que buscais entre os mortos ao que vive? Ele não está aqui, mas ressuscitou" (Lc 24.5b-6a).

Nos dias seguintes, o Cristo ressuscitado apareceu para mais de quinhentos discípulos e seguidores (1 Co 15.6). Quando se propagou a maravilhosa notícia de que Jesus Cristo, o crucificado, estava vivo, os discípulos arriscaram a própria vida para irem por todo o mundo anunciando a mensagem. Por quê? Porque a ressurreição do Senhor Jesus Cristo tem um significado vital para todas as pessoas em todos os lugares.

Ele ressuscitou para ser Mediador entre Deus e os homens. Ele deu a sua vida como sacrifício pelos nossos pecados, e só com base em Seu sacrifício no Calvário, por causa de Jesus, Deus perdoa os nossos pecados (1 Jo 2.12). "E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo que importa que sejamos salvos" (At 4.12).

Os homens pensaram acabar com a obra de Jesus, matando-O – mas Ele ressuscitou como Vencedor e vive hoje! Através de sua morte e ressurreição todos os que O invocam recebem a salvação.

"Se, com a tua boca, confessares a Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo" (Rm 10.9)

"Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras" (1 Co 15.3b-4).

O que significa a Sua ressurreição para você?

Creia que Jesus morreu para pagar pelos seus pecados e ressuscitou para lhe dar nova vida. Aceite-O como seu Salvador pessoal e torne-se participante do poder da Sua ressurreição!

Que DEUS abençoe a todos.

A RESSURREIÇÃO

Domingo 12 Abril

A RESSURREIÇÃO

Mas, agora, Cristo ressuscitou dos mortos e foi feito as primícias dos que dormem (1 Coríntios 15:20).
A Palavra diferencia entra a atual ressurreição espiritual da alma (somos ressuscitados com Cristo) e a ressurreição do corpo quando o Senhor vier arrebatar os Seus redimidos.
Em Corinto, alguns diziam a respeito do corpo que “não há ressurreição de mortos” (1 Coríntios 15:12). Então o apóstolo afirmou: “Se não há ressurreição de mortos, também Cristo não ressuscitou. E, se Cristo não ressuscitou, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé… somos os mais miseráveis de todos os homens” (v. 13-14,19).
A ressurreição é o próprio fundamento do Evangelho. Foi necessário o poder de Deus para ressuscitar a Cristo dentre os mortos. Esse mesmo poder é exercido para com os que crêem (Efésios 1:19-20).
Não se trata somente da existência eterna da alma do crente, mas também da ressurreição dos corpos: “Esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso” (Filipenses 3:20-21).
O Senhor Jesus falou em João 5:28-29: “Vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz. E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida”. Gloriosa realidade para o crente! “Os que fizeram o mal, para a ressurreição da condenação”. Horrenda perspectiva para os que se recusam a receber a salvação que Deus lhes oferece. Entre essas duas ressurreições haverá um intervalo de pelo menos mil anos.

Que DEUS abençoe a todos.

Marcos 15.22-41

Marcos 15.22-41

22 E levaram Jesus para o Gólgota, que quer dizer Lugar da Caveira.23 Deram-lhe a beber vinho com mirra; ele, porém, não tomou.24 Então, o crucificaram e repartiram entre si as vestes dele, lançando-lhes sorte, para ver o que levaria cada um.25 Era a hora terceira quando o crucificaram.26 E, por cima, estava, em epígrafe, a sua acusação: O REI DOS JUDEUS.27 Com ele crucificaram dois ladrões, um à sua direita, e outro à sua esquerda.28 E cumpriu-se a Escritura que diz: Com malfeitores foi contado .29 Os que iam passando, blasfemavam dele, meneando a cabeça e dizendo: Ah! Tu que destróis o santuário e, em três dias, o reedificas!30 Salva-te a ti mesmo, descendo da cruz!31 De igual modo, os principais sacerdotes com os escribas, escarnecendo, entre si diziam: Salvou os outros, a si mesmo não pode salvar-se;32 desça agora da cruz o Cristo, o rei de Israel, para que vejamos e creiamos. Também os que com ele foram crucificados o insultavam.33 Chegada a hora sexta, houve trevas sobre toda a terra até a hora nona.34 À hora nona, clamou Jesus em alta voz: Eloí, Eloí, lamá sabactâni? Que quer dizer: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?35 Alguns dos que ali estavam, ouvindo isto, diziam: Vede, chama por Elias!36 E um deles correu a embeber uma esponja em vinagre e, pondo -a na ponta de um caniço, deu-lhe de beber, dizendo: Deixai, vejamos se Elias vem tirá-lo!37 Mas Jesus, dando um grande brado, expirou.38 E o véu do santuário rasgou-se em duas partes, de alto a baixo.39 O centurião que estava em frente dele, vendo que assim expirara, disse: Verdadeiramente, este homem era o Filho de Deus.40 Estavam também ali algumas mulheres, observando de longe; entre elas, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, o menor, e de José, e Salomé;41 as quais, quando Jesus estava na Galiléia, o acompanhavam e serviam; e, além destas, muitas outras que haviam subido com ele para Jerusalém.

Marcos 15:22-41

O homem realiza o mais infame crime de todos os tempos: Ele crucifica o Filho de Deus e não Lhe poupa nenhuma forma de sofrimento e humilhação. O Salvador está pendurado no madeiro amaldiçoado (Gálatas 3:13), e o Seu amor pelo Pai e pelos homens ali O mantém. O Senhor Jesus sendo "contado com os transgressores", como haviam profetizado as Escrituras (v. 28; Isaías 53:12), padecendo ainda todo tipo de insultos e provocações nesta cruz. O mundo O rejeita (e dessa maneira condena-se a si mesmo), mas agora também o céu se fecha para Ele, e isso fica expresso em Seu grito de indizível angústia: "Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?" (v. 34; vide Amós 8:9-10). O céu está fechado para Ele a fim de que possa ser aberto para nós. Foi para conduzir "muitos filhos à glória" que o Autor de nossa salvação foi aperfeiçoado por meio de sofrimentos (Hebreus 2:10). Essa página da sagrada Escritura, sobre a qual a nossa fé repousa com adoração, constitui o incontestável documento que nos garante acesso à glória dos céus; e, como sinal de que esse acesso nos foi possibilitado, rasga-se o véu do santuário (v. 38) - que velava o lugar da habitação de Deus. O grito em alta voz do Salvador ao morrer é prova de que Ele mesmo deixou a Sua vida, voluntariamente, em plena posse de Sua força. É o último ato de obediência dAquele que havia vindo a Terra para servir, sofrer e morrer, entregando a Sua preciosa vida em resgate por muitos (10:45).

Que DEUS abençoe a todos

Salmo 73.23

12 de Abril

"Todavia, estou sempre contigo, tu me seguras pela minha mão direita..." (Salmo 73.23)

Muitas vezes pequenas palavras têm grande significado. Mas muito maior significado elas terão por estarem escritas na Palavra de Deus. Um exemplo disso é a palavra "todavia" na citação acima. Esse "todavia", esse "mas", expressa a fé inabalável do homem mesmo sendo tentado, contando com o Senhor mesmo em meio às maiores provações. Quando a paz ao seu redor começar a desmoronar, então se agarre firmemente em Jesus, de maneira que você possa exclamar como Isaías: "...façam paz comigo." Esse "todavia" é muito importante quando a velhice vem chegando. Ninguém pode deter a gradual decadência do corpo, mas a pessoa renascida jubila com o salmista: "Na velhice darão ainda frutos." Ou seja, mesmo que a idade transpareça em nosso corpo físico, espiritualmente podemos continuar sendo frutíferos e úteis no reino de Deus.
Quantas vezes você pronunciou este "todavia" com gratidão porque recebeu ajuda de Deus! Você foi ajudado quando tudo ameaçava submergir, e ameaçava submergir por causa de seus próprios pecados. Com muita facilidade, esquecemos que a escuridão e os problemas freqüentemente vêm como conseqüência da nossa própria desobediência. Mas eis que, na Sua grande graça, o Senhor tudo perdoou, de modo que podemos experimentar o que diz João 16.33: "No mundo passais por aflições; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo."

Que DEUS abençoe a todos.

Juízes 6:14-27


Juízes 6:14-27

14 Então o Senhor olhou para ele, e disse: Vai nesta tua força, e livrarás a Israel das mãos dos midianitas; porventura não te enviei eu?
15 E ele lhe disse: Ai, Senhor meu, com que livrarei a Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu o menor na casa de meu pai.
16 E o Senhor lhe disse: Porquanto eu hei de ser contigo, tu ferirás aos midianitas como se fossem um só homem.
17 E ele disse: Se agora tenho achado graça aos teus olhos, dá-me um sinal de que és tu que falas comigo.
18 Rogo-te que daqui não te apartes, até que eu volte e traga o meu presente, e o ponha perante ti. E disse: Eu esperarei até que voltes.
19 E entrou Gideão e preparou um cabrito e pães ázimos de um efa de farinha; a carne pôs num cesto e o caldo pôs numa panela; e trouxe-lho até debaixo do carvalho, e lho ofereceu.
20 Porém o anjo de Deus lhe disse: Toma a carne e os pães ázimos, e põe-nos sobre esta penha e derrama-lhe o caldo. E assim fez.
21 E o anjo do Senhor estendeu a ponta do cajado, que estava na sua mão, e tocou a carne e os pães ázimos; então subiu o fogo da penha, e consumiu a carne e os pães ázimos; e o anjo do Senhor desapareceu de seus olhos.
22 Então viu Gideão que era o anjo do Senhor e disse: Ah, Senhor Deus, pois vi o anjo do Senhor face a face.
23 Porém o Senhor lhe disse: Paz seja contigo; não temas; não morrerás.
24 Então Gideão edificou ali um altar ao Senhor, e chamou-lhe: o Senhor é paz; e ainda até o dia de hoje está em Ofra dos abiezritas.
25 E aconteceu naquela mesma noite, que o Senhor lhe disse: Toma o boi que pertence a teu pai, a saber, o segundo boi de sete anos, e derruba o altar de Baal, que é de teu pai; e corta o bosque que está ao pé dele.
26 E edifica ao Senhor teu Deus um altar no cume deste lugar forte, num lugar conveniente; e toma o segundo boi, e o oferecerás em holocausto com a lenha que cortares do bosque.
27 Então Gideão tomou dez homens dentre os seus servos, e fez como o Senhor lhe dissera; e sucedeu que, temendo ele a casa de seu pai, e os homens daquela cidade, não o fez de dia, mas fê-lo de noite.

Juízes 6:14-27

Enquanto olha para si mesmo, Gideão não encontra o poder do qual o anjo lhe falou. Na verdade, o que ele vê é exatamente o contrário! Ele é a última pessoa da família mais pobre. No entanto, como o apóstolo Paulo mais tarde, como eu e você tantas vezes, Gideão teve de aprender essa lição: “Quando sou fraco, então, é que sou forte” (2 Coríntios 12:9-10) e “Tudo posso naquele que me fortalece” (Filipenses 4:13). O poder que Gideão tinha era o poder do próprio Deus: era a “força que Deus supre” (1 Pedro 4:11), pois “o poder se aperfeiçoa na fraqueza”.
Que precioso encontro com o Anjo do Senhor; é como o encontro que temos de ter com o Senhor na base do sacrifício executado na cruz. A conseqüência desse encontro não é a morte – muito pelo contrário – é a paz (v. 23). E Gideão construiu um altar em homenagem a esse Deus de paz que se havia revelado a ele. Então, imediatamente depois disso, ele teve de aprender que existem coisas que precisam ser reviradas, derrubadas e cortadas. Será que nós também não precisamos derrubar algumas coisas para nos tornarmos fortes? Não é possível ter um ídolo habitando em nosso coração ao mesmo tempo que o Espírito Santo, pois “que comunhão tem a luz com as trevas?” (2 Coríntios 6:14).

Que DEUS abençoe a todos.