quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

1 Timóteo 6:17

Quarta-feira 12 Janeiro

Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos

(1 Timóteo 6:17).

SUPORTANDO OU DESFRUTANDO?
Você se surpreende ao encontrar a palavra “gozar” (ou desfrutar) na Bíblia? Muitos crentes nutrem a idéia de que têm de suportar a vida cristã e, portanto, que não há nada a desfrutar. Os que assim pensam não sabem como são ricos em Cristo!

Lemos sobre as riquezas da bondade de Deus que leva as pessoas ao arrependimento (Romanos 2:4).O salmista também nos lembra de que o “Senhor é bom” (Salmo 100:5). O apóstolo Tiago escreveu que “toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação” (Tiago 1:17). As provisões para nossas necessidades diárias, o ar que respiramos, o sol que brilha, a habilidade de trabalhar, tudo isso são evidências da bondade de Deus. Mas é tão fácil desprezar a bondade divina!

Em Efésios 1:7, Paulo fala das riquezas da graça de Deus. Como Deus de toda a graça, Ele concede maior graça (Tiago 4:6), e promete que Sua graça é suficiente (2 Coríntios 12:9). Deus em Sua graça supre cada necessidade espiritual que você e eu temos. Ele até mesmo já providenciou um “trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno” (Hebreus 4:16).

O apóstolo nos ensina que o nosso Deus suprirá todas as nossas necessidades em glória, por Cristo Jesus (Filipenses 4:19). Como Homem na glória, à destra de Deus, o Senhor Jesus recebeu tudo em Suas mãos. Ele é capaz de suprir toda e qualquer coisa que precisarmos. Você precisa de força para enfrentar este dia? “De acordo com as riquezas de Sua glória”, Ele já prometeu lhe dar isso e muito mais.

Essas são algumas das grandes riquezas que nos foram dadas em e por Cristo. Que abundante riqueza temos! E você, está desfrutando ou apenas suportando a vida cristã hoje?

Que DEUS abençoe a todos.

Salmo 91.1-2

12 de Janeiro

"O que habita no esconderijo do Altíssimo, e descansa à sombra do Onipotente, diz ao Senhor: Meu refúgio e meu baluarte, Deus meu, em quem confio." (Salmo 91.1-2)

Da mesma maneira como ocorrem catástrofes no mundo, também ocorrem catástrofes em nosso coração. Poucos de nós estão conscientes disso. E também muitos filhos de Deus não estão protegidos e guardados interiormente. Chama a atenção como o Senhor, em diferentes situações, fala primeiro do lado de dentro. Quando Noé, por exemplo, teve que construir a arca, o Senhor ordenou que ele a pintasse com piche "por dentro e por fora." Isso contradiz o nosso pensamento lógico. Nós diríamos: primeiro se deve pintar por fora, pois vindo um temporal, o barco deve estar à prova d’água. Mas aqui o texto é bem claro: primeiro o interior e depois o exterior. Todos nós nos preocupamos com nossa aparência, mas não nos preocupamos, senão raramente, com o fato de que o nosso coração continue protegido e guardado pelo sangue de Jesus. Por isso, nós, como filhos de Deus, muitas vezes sofremos inutilmente e passamos por situações que nada têm a ver com o sofrimento por amor ao Senhor.

Que DEUS abençoe a todos.

Josué 8:14-23

Josué 8:14-23

14 E sucedeu que, vendo-o o rei de Ai, ele e todo o seu povo se apressaram, e se levantaram de madrugada, e os homens da cidade saíram ao encontro de Israel ao combate, ao tempo determinado, defronte das campinas; porém ele não sabia que se achava uma emboscada contra ele atrás da cidade.
15 Josué, pois, e todo o Israel se houveram como feridos diante deles, e fugiram pelo caminho do deserto.
16 Por isso todo o povo, que estava na cidade, foi convocado para os seguir; e seguiram a Josué e foram afastados da cidade.
17 E nem um só homem ficou em Ai, nem em Betel, que não saísse após Israel; e deixaram a cidade aberta, e seguiram a Israel.
18 Então o Senhor disse a Josué: Estende a lança que tens na tua mão, para Ai, porque a darei na tua mão. E Josué estendeu a lança, que estava na sua mão, para a cidade.
19 Então a emboscada se levantou apressadamente do seu lugar, e, estendendo ele a sua mão, correram e entraram na cidade, e a tomaram; e apressando-se, puseram fogo na cidade.
20 E virando-se os homens de Ai para trás, olharam, e eis que a fumaça da cidade subia ao céu, e não puderam fugir nem para uma parte nem para outra, porque o povo, que fugia para o deserto, se tornou contra os que os seguiam.
21 E vendo Josué e todo o Israel que a emboscada tomara a cidade, e que a fumaça da cidade subia, voltaram, e feriram os homens de Ai.
22 Também aqueles da cidade lhes saíram ao encontro, e assim ficaram no meio dos israelitas, uns de uma, e outros de outra parte; e feriram-nos, até que nenhum deles sobreviveu nem escapou.
23 Porém ao rei de Ai tomaram vivo, e o trouxeram a Josué.


Josué 8:14-23
“Então, que farás ao teu grande nome?”, Josué perguntou (7:9). Agora que o pecado foi removido e Israel está buscando a Deus, Ele responde dando-lhes a vitória. O homem que conquistou essa vitória e cujo nome é repetido muitas vezes em nosso relato é Josué, que novamente representa Cristo liderando Seu povo nas batalhas. Por meio de sua lança apontada para a cidade, conforme a ordem do Senhor, Josué demonstra quem está no comando e nos lembra que existe uma estratégia, um plano que somente ele conhecia. Isso é exatamente o que Jesus é para nós! Ele sabe que papel cada um dos soldados tem a desempenhar, pois os coloca em seus postos e lhes dá o sinal para cada movimento. Ao olhar para Cristo, assim como o soldado olha para o estandarte de seu líder, saberemos o que fazer, e nossa coragem será fortalecida. Não esqueçamos que não batalhamos sozinhos; temos irmãos e irmãs que enfrentam a mesma batalha. No entanto, nosso conflito não é como os do tempo de Josué: públicos, gloriosos e espetaculares. Via de regra, nossas vitórias são obtidas de joelhos em nosso quarto; e a única testemunha é o próprio Senhor.

Que DEUS abençoe a todos.

Lucas 7:12

Terça-feira 11 Janeiro

E, quando chegou perto da porta da cidade, eis que levavam um defunto, filho único de sua mãe, que era viúva

(Lucas 7:12).

ENCONTRO INUSITADO
O luto envolveu uma casa na cidade de Naim. Um jovem, filho único de uma viúva, havia morrido e estava prestes a ser enterrado. O grande número de acompanhantes do cortejo indicava que todos tinham plena consciência da tragédia que se abateu sobre aquela mulher. Da mesma maneira, isso acontece diariamente em todas as cidades. De tão comum, já nem nos importamos com tais fatos, estamos endurecidos.

A maioria das pessoas reprime o máximo possível pensamentos sobre a morte. Outros, pelo contrário, tentam explicar a morte sempre como um processo natural, do qual nada se tem a temer. Contudo, seja como for, a morte suscita medo, intenso sofrimento e incômodo.

Há quase dois mil anos, algo extraordinário aconteceu em Naim. O Senhor Jesus Cristo, o Filho de Deus, e, portanto, Senhor sobre a morte e a vida, se aproximou do cortejo fúnebre. Ali a vida e a morte se encontraram. E o Senhor não passou por aquelas pessoas e simplesmente seguiu Seu caminho. Ele ressuscitou o jovem. Um milagre que somente Ele poderia realizar.

Hoje em dia, Jesus Cristo não está mais neste mundo em forma corpórea. Mas em um sentido diferente, espiritual, Ele ainda realiza o mesmo milagre. Por meio de Sua morte na cruz do Calvário, Cristo “aboliu a morte, e trouxe à luz a vida e a incorrupção pelo evangelho” aos que crêem nEle (2 Timóteo 1:10). Quem crê nesse Evangelho, agarrando-se à morte sacrificial de Cristo, recebe vida nova, eterna, e já não teme a morte, pois morrer é o passo final que conduz à glória eterna.

Que DEUS abençoe a todos.

1 João 4.2

11 de Janeiro

"Nisto reconheceis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus." (1 João 4.2)

O estudo diligente da Palavra de Deus, e, assim, também da Palavra profética, é de suma importância para nossa vida interior. Pedro diz que devemos estar atentos até que "...a estrela da alva nasça em vossos corações", e assim ele fala da vinda do Senhor. Mas a porta para a Palavra de Deus somente pode ser aberta com um estudo cuidadoso. As Sagradas Escrituras exigem pesquisa e esforço. Elas contém o selo de pureza divino. Quem tem a coragem de tratá-las com desdém ou desprezo? Quem despreza as Escrituras despreza a Deus, que mandou escrevê-las pela inspiração do Espírito Santo! Que o Senhor nos livre de nos afastarmos indiferentemente da Sua Palavra! Crescemos no muito estudo das Sagradas Escrituras e na quietude. A Bíblia está repleta de surpresas! Estou consciente de que é justamente a pressa de viver da nossa época que quer nos afastar do estudo da Palavra de Deus. Por isso insisto: estude as Escrituras, e assim o mistério da vitória de Jesus Cristo lhe será revelado em muito maior medida! Já Davi reconhecia a necessidade da pesquisa nas Escrituras, pois disse: "Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti."

Que DEUS abençoe a todos.

Josué 8:1-13

Josué 8:1-13

1 ENTÃO disse o Senhor a Josué: Não temas, e não te espantes; toma contigo toda a gente de guerra, e levanta-te, sobe a Ai; olha que te tenho dado na tua mão o rei de Ai e o seu povo, e a sua cidade, e a sua terra.
2 Farás, pois, a Ai e a seu rei, como fizeste a Jericó, e a seu rei; salvo que, para vós, tomareis os seus despojos, e o seu gado; põe emboscadas à cidade, por detrás dela.
3 Então Josué levantou-se, e toda a gente de guerra, para subir contra Ai; e escolheu Josué trinta mil homens valorosos, e enviou-os de noite.
4 E deu-lhes ordem, dizendo: Olhai! Ponde-vos de emboscadas contra a cidade, por detrás dela; não vos alongueis muito da cidade; e estai todos vós atentos.
5 Porém eu e todo o povo que está comigo nos aproximaremos da cidade; e será que, quando nos saírem ao encontro, como antes, fugiremos diante deles.
6 Deixai-os, pois, sair atrás de nós, até que os tiremos da cidade; porque dirão: Fogem diante de nós como antes. Assim fugiremos diante deles.
7 Então saireis vós da emboscada, e tomareis a cidade; porque o Senhor vosso Deus vo-la dará nas vossas mãos.
8 E será que tomando vós a cidade, por-lhe-eis fogo; conforme a palavra do Senhor fareis; olhai que vo-lo tenho mandado.
9 Assim Josué os enviou, e eles se foram à emboscada; e ficaram entre Betel e Ai, ao ocidente de Ai; porém Josué passou aquela noite no meio do povo.
10 E levantou-se Josué de madrugada, e contou o povo; e subiram ele e os anciãos de Israel adiante do povo contra Ai.
11 E subiram também todos os homens de guerra, que estavam com ele; e aproximaram-se, e chegaram defronte da cidade; e alojaram-se do lado norte de Ai, e havia um vale entre eles e Ai.
12 Tomou também uns cinco mil homens, e pô-los de emboscada entre Betel e Ai, ao ocidente da cidade.
13 E puseram o povo, todo o arraial que estava ao norte da cidade, e a emboscada ao ocidente da cidade; e foi Josué aquela noite até ao meio do vale.


Josué 8:1-13
A violação da proibição de Deus foi a principal razão da grave derrota sofrida por Israel. No entanto, havia também outra causa por trás dessa mudança. Obviamente a vitória em Jericó deu ao povo um senso de confiança neles mesmos. Isso é especialmente surpreendente tendo em vista o milagre que aconteceu lá! Qual foi a contribuição de Israel na destruição da fortaleza? No entanto, quantas vezes nos parecemos com esse povo! Quando o Senhor nos salva de uma situação difícil, ao invés de descansarmos nEle na próxima tribulação, sentimos que não mais precisamos de Sua ajuda. E o resultado disso é a derrota! Preparamos nosso coração para confiar em Deus em grandes problemas, mas quando chegam os pequenos, pensamos que podemos resolver tudo sozinhos. A história da captura de Ai nos ensina que precisamos do Senhor em todo o tempo.

Quanta tribulação é necessária agora para se obter a vitória! Em lugar dos três mil soldados estimados no início, dez vezes mais são requeridos, além da elaboração de um complexo plano. Restauração sempre é um processo longo e complicado. Em Jericó, o povo teve de aprender a apreciar o poder de Deus; em Ai, teve de experimentar a própria fraqueza.

Que DEUS abençoe a todos.

1 Pedro 5:5 e Miquéias 6:8

Domingo 10 Janeiro

Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.

O que o Senhor pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benignidade, e andes humildemente com o teu Deus?

(1 Pedro 5:5; Miquéias 6:8).

GRANDE E HUMILDE AO MESMO TEMPO
Reconheçamos que em geral essa virtude chamada humildade não é bem apreciada e ainda menos praticada.

A humildade é uma das características maravilhosas que distinguiram o Senhor Jesus Cristo. Ele nunca buscou a popularidade; ao contrário, fugia dela (Marcos 1:37-38). Ele, o grande Deus, do céu e da terra, a quem tudo pertence, foi humilde entre os humildes. Nascido na pobreza, aprendeu o ofício de carpinteiro. Apesar de Sua divina sabedoria e de Seu perfeito conhecimento, esperou fazer 30 anos para começar Seu ministério público: anunciar o reino de Deus, ensinar e curar. “Quando o injuriavam, não injuriava, e quando padecia não ameaçava, mas entregava-se àquele que julga justamente” (1 Pedro 2:23).

O Senhor Jesus é nosso modelo, mas como é difícil seguir Suas pegadas! Uma verdadeira humildade deveria diferenciar o cristão. Todos procuram seus próprios interesses, querem dominar os outros, se vangloriar e fazer valer seus direitos. Humildade demanda muita força moral e um real compromisso com o Senhor. “Aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração” (Mateus 11:29).

Que DEUS abençoe a todos.

2 Coríntios 5.17

10 de Janeiro

"E assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura: as cousas antigas já passaram; eis que se fizeram novas." (2 Coríntios 5.17)

A saudade das coisas passadas é uma forte tendência da nossa época. A qualquer custo queremos as coisas como eram antes. Nos círculos cristãos encontramos essa crescente tendência. O velho homem com todas as suas inclinações e maus costumes, com suas características carcomidas pelos cupins, deve vestir uma roupagem nova, mas com jeito de coisa antiga. O velho e podre "eu" deve permanecer vivo a qualquer preço. Falta nessas vidas a realidade de Jesus Cristo: "...eis que se fizeram novas." Paulo diz: "...vos despistes do velho homem com seus feitos, e vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou." Não fique na metade do caminho! Dê o passo decisivo, o qual já deveria ter sido dado há muito tempo. Por isso: "Fortalecei as mãos frouxas, e firmai os joelhos vacilantes." Não saia apenas da velha vida, mas entre na nova vida de comunhão com o Pai e com o Filho!

Que DEUS abençoe a todos

Josué 7:16-26

Josué 7:16-26

16 Então Josué se levantou de madrugada, e fez chegar a Israel, segundo as suas tribos; e a tribo de Judá foi tomada;
17 E, fazendo chegar a tribo de Judá, tomou a família dos zeraítas; e fazendo chegar a família dos zeraítas homem por homem, foi tomado Zabdi;
18 E, fazendo chegar a sua casa, homem por homem, foi tomado Acã, filho de Carmi, filho de Zabdi, filho de Zerá, da tribo de Judá.
19 Então disse Josué a Acã: Filho meu, dá, peço-te, glória ao Senhor Deus de Israel, e faze confissão perante ele; e declara-me agora o que fizeste, não mo ocultes.
20 E respondeu Acã a Josué, e disse: Verdadeiramente pequei contra o Senhor Deus de Israel, e fiz assim e assim.
21 Quando vi entre os despojos uma boa capa babilônica, e duzentos siclos de prata, e uma cunha de ouro, do peso de cinqüenta siclos, cobicei-os e tomei-os; e eis que estão escondidos na terra, no meio da minha tenda, e a prata por baixo dela.
22 Então Josué enviou mensageiros, que foram correndo à tenda; e eis que tudo estava escondido na sua tenda, e a prata por baixo.
23 Tomaram, pois, aquelas coisas do meio da tenda, e as trouxeram a Josué e a todos os filhos de Israel; e as puseram perante o Senhor.
24 Então Josué, e todo o Israel com ele, tomaram a Acã filho de Zerá, e a prata, e a capa, e a cunha de ouro, e seus filhos, e suas filhas, e seus bois, e seus jumentos, e suas ovelhas, e sua tenda, e tudo quanto ele tinha; e levaram-nos ao vale de Acor.
25 E disse Josué: Por que nos perturbaste? O Senhor te perturbará neste dia. E todo o Israel o apedrejou; e os queimaram a fogo depois de apedrejá-los.
26 E levantaram sobre ele um grande montão de pedras, até o dia de hoje; assim o Senhor se apartou do ardor da sua ira; pelo que aquele lugar se chama o vale de Acor, até ao dia de hoje.


Josué 7:16-26
Fosse para o julgamento ou para a batalha, Josué se levantava bem cedo. A questão tinha de ser resolvida prontamente. Quando Deus toca nossa consciência, não podemos permitir que o assunto em questão se arraste. Por meio de sorteio, a rede começa a se fechar em torno do infeliz culpado. Por fim, o dedo de Deus o aponta. “Caiu sobre Acã" (v. 18). O que seria mais terrível do que ser desmascarado dessa maneira pelo próprio Deus? Na última ceia com Seus discípulos, Jesus identificou o traidor molhando um pedaço de pão e dando-o a Judas (João 13:26).

“Filho meu, dá glória ao SENHOR", disse Josué (v. 19). A glória de Deus exige a verdade completa o tempo todo. Então Acã despejou sua trágica história. Ela seguiu o padrão de todas as histórias de ganância, cuja mortal reação em cadeia é mostrada por Tiago (1:14-15): os olhos, depois o coração e, finalmente, as mãos que agarram e escondem. Acã admitiu: “Verdadeiramente, pequei contra o Senhor. Quando vi…cobicei-os e tomei-os; e eis que estão escondidos”. A bela capa babilônica, a prata e o ouro estavam tão bem escondidos na tenda que somente Deus poderia ter visto tais coisas.

Mas não podemos esquecer o fim desse episódio. “O pecado, uma vez consumado, gera a morte”. Havia uma difícil tarefa a se realizar; o pecador tinha de ser removido do meio da congregação de Israel (1 Coríntios 5:13).

Que DEUS abençoe a todos.