quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Josué 7:16-26

Josué 7:16-26

16 Então Josué se levantou de madrugada, e fez chegar a Israel, segundo as suas tribos; e a tribo de Judá foi tomada;
17 E, fazendo chegar a tribo de Judá, tomou a família dos zeraítas; e fazendo chegar a família dos zeraítas homem por homem, foi tomado Zabdi;
18 E, fazendo chegar a sua casa, homem por homem, foi tomado Acã, filho de Carmi, filho de Zabdi, filho de Zerá, da tribo de Judá.
19 Então disse Josué a Acã: Filho meu, dá, peço-te, glória ao Senhor Deus de Israel, e faze confissão perante ele; e declara-me agora o que fizeste, não mo ocultes.
20 E respondeu Acã a Josué, e disse: Verdadeiramente pequei contra o Senhor Deus de Israel, e fiz assim e assim.
21 Quando vi entre os despojos uma boa capa babilônica, e duzentos siclos de prata, e uma cunha de ouro, do peso de cinqüenta siclos, cobicei-os e tomei-os; e eis que estão escondidos na terra, no meio da minha tenda, e a prata por baixo dela.
22 Então Josué enviou mensageiros, que foram correndo à tenda; e eis que tudo estava escondido na sua tenda, e a prata por baixo.
23 Tomaram, pois, aquelas coisas do meio da tenda, e as trouxeram a Josué e a todos os filhos de Israel; e as puseram perante o Senhor.
24 Então Josué, e todo o Israel com ele, tomaram a Acã filho de Zerá, e a prata, e a capa, e a cunha de ouro, e seus filhos, e suas filhas, e seus bois, e seus jumentos, e suas ovelhas, e sua tenda, e tudo quanto ele tinha; e levaram-nos ao vale de Acor.
25 E disse Josué: Por que nos perturbaste? O Senhor te perturbará neste dia. E todo o Israel o apedrejou; e os queimaram a fogo depois de apedrejá-los.
26 E levantaram sobre ele um grande montão de pedras, até o dia de hoje; assim o Senhor se apartou do ardor da sua ira; pelo que aquele lugar se chama o vale de Acor, até ao dia de hoje.


Josué 7:16-26
Fosse para o julgamento ou para a batalha, Josué se levantava bem cedo. A questão tinha de ser resolvida prontamente. Quando Deus toca nossa consciência, não podemos permitir que o assunto em questão se arraste. Por meio de sorteio, a rede começa a se fechar em torno do infeliz culpado. Por fim, o dedo de Deus o aponta. “Caiu sobre Acã" (v. 18). O que seria mais terrível do que ser desmascarado dessa maneira pelo próprio Deus? Na última ceia com Seus discípulos, Jesus identificou o traidor molhando um pedaço de pão e dando-o a Judas (João 13:26).

“Filho meu, dá glória ao SENHOR", disse Josué (v. 19). A glória de Deus exige a verdade completa o tempo todo. Então Acã despejou sua trágica história. Ela seguiu o padrão de todas as histórias de ganância, cuja mortal reação em cadeia é mostrada por Tiago (1:14-15): os olhos, depois o coração e, finalmente, as mãos que agarram e escondem. Acã admitiu: “Verdadeiramente, pequei contra o Senhor. Quando vi…cobicei-os e tomei-os; e eis que estão escondidos”. A bela capa babilônica, a prata e o ouro estavam tão bem escondidos na tenda que somente Deus poderia ter visto tais coisas.

Mas não podemos esquecer o fim desse episódio. “O pecado, uma vez consumado, gera a morte”. Havia uma difícil tarefa a se realizar; o pecador tinha de ser removido do meio da congregação de Israel (1 Coríntios 5:13).

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário