sexta-feira, 18 de junho de 2010

Mateus 12:38-50

Mateus 12.38-50

38 Então, alguns escribas e fariseus replicaram: Mestre, queremos ver de tua parte algum sinal.
39 Ele, porém, respondeu: Uma geração má e adúltera pede um sinal; mas nenhum sinal lhe será dado, senão o do profeta Jonas.
40 Porque assim como esteve Jonas três dias e três noites no ventre do grande peixe, assim o Filho do Homem estará três dias e três noites no coração da terra.
41 Ninivitas se levantarão, no Juízo, com esta geração e a condenarão; porque se arrependeram com a pregação de Jonas. E eis aqui está quem é maior do que Jonas.
42 A rainha do Sul se levantará, no Juízo, com esta geração e a condenará; porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. E eis aqui está quem é maior do que Salomão.
43 Quando o espírito imundo sai do homem, anda por lugares áridos procurando repouso, porém não encontra.
44 Por isso, diz: Voltarei para minha casa donde saí. E, tendo voltado, a encontra vazia, varrida e ornamentada.
45 Então, vai e leva consigo outros sete espíritos, piores do que ele, e, entrando, habitam ali; e o último estado daquele homem torna-se pior do que o primeiro. Assim também acontecerá a esta geração perversa.
46 Falava ainda Jesus ao povo, e eis que sua mãe e seus irmãos estavam do lado de fora, procurando falar-lhe.
47 E alguém lhe disse: Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e querem falar-te.
48 Porém ele respondeu ao que lhe trouxera o aviso: Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?
49 E, estendendo a mão para os discípulos, disse: Eis minha mãe e meus irmãos.
50 Porque qualquer que fizer a vontade de meu Pai celeste, esse é meu irmão, irmã e mãe.


Mateus 12:38-50

Com o capítulo 12, termina a primeira parte deste evangelho. Tendo sido rejeitado por aqueles que deveriam ser os primeiros a recebê-LO (a saber, o Seu povo terrestre: Israel), o Senhor Jesus começa a falar de Sua morte e de Sua ressurreição. Este era o grande milagre que faltava ser cumprido, e do qual os judeus já tinham um tipo - a história de Jonas, que foi engolido por um grande peixe. Ao mesmo tempo, o Senhor mostra a esses escribas e fariseus a sua esmagadora responsabilidade. Eles eram muito mais conhecedores da Palavra de Deus que os pagãos de Nínive e de Sabá. E quanto Ele mesmo excedeu a Jonas e a Salomão! Ele veio para habitar a casa de Israel, expulsando o demônio e varrendo dela a idolatria (cap. 8:31; 21:12-13). Porém, como Ele não havia sido recebido, a casa permanecia vazia, pronta para abrigar o poder maligno mais terrível que antes. E isto é o que acontecerá com Israel no reinado vindouro do Anticristo.

Os versículos 46 a 50 mostram que o Senhor Jesus teve de romper as relações terrenas e naturais com Seu povo, explicando por parábolas a partir do capítulo 13 o que é o reino do céu, e quem pode entrar nele.

Que DEUS abençoe a todos.

Êxodo 26:31-37 — 27:1-8

Êxodo 26:31-37

31 Depois farás um véu de azul, e púrpura, e carmesim, e de linho fino torcido; com querubins de obra prima se fará.
32 E colocá-lo-ás sobre quatro colunas de madeira de acácia, cobertas de ouro; seus colchetes serão de ouro, sobre quatro bases de prata.
33 Pendurarás o véu debaixo dos colchetes, e porás a arca do testemunho ali dentro do véu; e este véu vos fará separação entre o santuário e o lugar santíssimo,
34 E porás a coberta do propiciatório sobre a arca do testemunho no lugar santíssimo,
35 E a mesa porás fora do véu, e o candelabro defronte da mesa, ao lado do tabernáculo, para o sul; mas a mesa porás ao lado do norte.
36 Farás também para a porta da tenda, uma cortina de azul, e púrpura, e carmesim, e de linho fino torcido, de obra de bordador.
37 E farás para esta cortina cinco colunas de madeira de acácia, e as cobrirás de ouro; seus colchetes serão de ouro, e far-lhe-ás de fundição cinco bases de cobre.


Êxodo 27:1-8

1 FARÁS também o altar de madeira de acácia; cinco côvados será o comprimento, e cinco côvados a largura (será quadrado o altar), e três côvados a sua altura.
2 E farás as suas pontas nos seus quatro cantos; as suas pontas serão do mesmo, e o cobrirás de cobre.
3 Far-lhe-ás também os seus recipientes, para recolher a sua cinza, e as suas pás, e as suas bacias, e os seus garfos e os seus braseiros; todos os seus utensílios farás de cobre.
4 Far-lhe-ás também um crivo de cobre em forma de rede, e farás a esta rede quatro argolas de metal nos seus quatro cantos.
5 E as porás dentro da borda do altar para baixo, de maneira que a rede chegue até ao meio do altar.
6 Farás também varais para o altar, varais de madeira de acácia, e os cobrirás de cobre.
7 E os varais serão postos nas argolas, de maneira que os varais estejam de ambos os lados do altar, quando for levado.
8 Oco e de tábuas o farás; como se te mostrou no monte, assim o farão.

Êxodo 26:31-37 — 27:1-8
Se avançarmos de dentro para fora, que é o modo que Deus age com o pecador, veremos que o Tabernáculo compreende primeiro o Santo dos Santos — inacessível — contendo apenas a arca do Testemunho (v. 33), e então o Santo Lugar, separado do Santo dos Santos por um véu, cujo significado é explicado em Hebreus 10:20: "Pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne". A humanidade de Cristo é assim revelada: uma junção de glórias e perfeições, demonstrada pelos materiais utilizados na confecção do véu. O querubim bordado no véu nos lembra dos querubins que proibiam o acesso do homem à árvore da vida (Gênesis 3:24). Mas, na morte de Jesus, o véu do templo foi rasgado e assim Deus abriu ao homem um caminho para Sua presença.

Na frente do véu são colocados a mesa e candelabro (v. 35), como também o altar revestido de ouro (30:6). A própria tenda é fechada por um reposteiro (cortina), mas sem os querubins desenhados, já que o sacerdote podia entrar ali para cumprir suas obrigações. Por último, diante da tenda é colocado o altar revestido de bronze, descrito no capítulo 27, versículos 1-8. Este altar é quadrado e de um bom tamanho, falando-nos, desse modo, da cruz e de sua eficácia. É feito de acácia: Cristo feito homem por nós, para sofrer e morrer — revestido de bronze: adequado para suportar o teste do fogo do julgamento divino contra o pecado. Glórias ao nosso perfeito Redentor!

Que DEUS abençoe a todos.

Isaías 55:11

Sexta-feira 18 Junho

Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei (Isaías 55:11).

Semente poderosa

A Palavra de Deus é a “semente incorruptível” (1 Pedro 1:23), que por meio do agir do Espírito Santo brota no coração e produz fruto para Deus. Pode passar um longo tempo até que se note algum brotinho, mas depois os rebentos mostram a força do poder divino.

Uma jovem, indecisa quanto à salvação, certa vez estava na janela quando desabou uma forte tempestade. Um brilhante raio de luz iluminou a paisagem, e ela se recordou do versículo: “Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do Filho do homem” (Mateus 24:27). Essa palavra despertou sua consciência. Ela começou a pensar sobre sua vida e se rendeu ao Senhor pela fé.

Outro exemplo: um fazendeiro alimentava o gado quando sentiu um bezerro lamber seu braço. As palavras de Isaías 1:3 vieram à mente dele: “O boi conhece o seu possuidor… mas Israel não tem conheci­mento, o meu povo não entende”. Isso o incomodou tanto que ele não descansou até receber pela fé o Senhor Jesus Cristo como Salvador.

Outro homem cortava árvores na floresta. Assim que levantou seu machado, um versículo fixou-se em seu pensamento: “E também agora está posto o machado à raiz das árvores; toda a árvore, pois, que não produz bom fruto, é cortada e lançada no fogo” (Mateus 3:10). Isso o levou a refletir e, finalmente, a crer em Cristo, o Redentor.

Você conhece algum versículo da Bíblia? Você já sentiu Deus lhe falar através dessa palavra?

Que DEUS abençoe a todos.