sexta-feira, 18 de junho de 2010

Êxodo 26:31-37 — 27:1-8

Êxodo 26:31-37

31 Depois farás um véu de azul, e púrpura, e carmesim, e de linho fino torcido; com querubins de obra prima se fará.
32 E colocá-lo-ás sobre quatro colunas de madeira de acácia, cobertas de ouro; seus colchetes serão de ouro, sobre quatro bases de prata.
33 Pendurarás o véu debaixo dos colchetes, e porás a arca do testemunho ali dentro do véu; e este véu vos fará separação entre o santuário e o lugar santíssimo,
34 E porás a coberta do propiciatório sobre a arca do testemunho no lugar santíssimo,
35 E a mesa porás fora do véu, e o candelabro defronte da mesa, ao lado do tabernáculo, para o sul; mas a mesa porás ao lado do norte.
36 Farás também para a porta da tenda, uma cortina de azul, e púrpura, e carmesim, e de linho fino torcido, de obra de bordador.
37 E farás para esta cortina cinco colunas de madeira de acácia, e as cobrirás de ouro; seus colchetes serão de ouro, e far-lhe-ás de fundição cinco bases de cobre.


Êxodo 27:1-8

1 FARÁS também o altar de madeira de acácia; cinco côvados será o comprimento, e cinco côvados a largura (será quadrado o altar), e três côvados a sua altura.
2 E farás as suas pontas nos seus quatro cantos; as suas pontas serão do mesmo, e o cobrirás de cobre.
3 Far-lhe-ás também os seus recipientes, para recolher a sua cinza, e as suas pás, e as suas bacias, e os seus garfos e os seus braseiros; todos os seus utensílios farás de cobre.
4 Far-lhe-ás também um crivo de cobre em forma de rede, e farás a esta rede quatro argolas de metal nos seus quatro cantos.
5 E as porás dentro da borda do altar para baixo, de maneira que a rede chegue até ao meio do altar.
6 Farás também varais para o altar, varais de madeira de acácia, e os cobrirás de cobre.
7 E os varais serão postos nas argolas, de maneira que os varais estejam de ambos os lados do altar, quando for levado.
8 Oco e de tábuas o farás; como se te mostrou no monte, assim o farão.

Êxodo 26:31-37 — 27:1-8
Se avançarmos de dentro para fora, que é o modo que Deus age com o pecador, veremos que o Tabernáculo compreende primeiro o Santo dos Santos — inacessível — contendo apenas a arca do Testemunho (v. 33), e então o Santo Lugar, separado do Santo dos Santos por um véu, cujo significado é explicado em Hebreus 10:20: "Pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne". A humanidade de Cristo é assim revelada: uma junção de glórias e perfeições, demonstrada pelos materiais utilizados na confecção do véu. O querubim bordado no véu nos lembra dos querubins que proibiam o acesso do homem à árvore da vida (Gênesis 3:24). Mas, na morte de Jesus, o véu do templo foi rasgado e assim Deus abriu ao homem um caminho para Sua presença.

Na frente do véu são colocados a mesa e candelabro (v. 35), como também o altar revestido de ouro (30:6). A própria tenda é fechada por um reposteiro (cortina), mas sem os querubins desenhados, já que o sacerdote podia entrar ali para cumprir suas obrigações. Por último, diante da tenda é colocado o altar revestido de bronze, descrito no capítulo 27, versículos 1-8. Este altar é quadrado e de um bom tamanho, falando-nos, desse modo, da cruz e de sua eficácia. É feito de acácia: Cristo feito homem por nós, para sofrer e morrer — revestido de bronze: adequado para suportar o teste do fogo do julgamento divino contra o pecado. Glórias ao nosso perfeito Redentor!

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário