sábado, 30 de janeiro de 2010

1 Tessalonicenses 2.13-20

1 Tessalonicenses 2.13-20


13 Outra razão ainda temos nós para, incessantemente, dar graças a Deus: é que, tendo vós recebido a palavra que de nós ouvistes, que é de Deus, acolhestes não como palavra de homens, e sim como, em verdade é, a palavra de Deus, a qual, com efeito, está operando eficazmente em vós, os que credes.
14 Tanto é assim, irmãos, que vos tornastes imitadores das igrejas de Deus existentes na Judéia em Cristo Jesus; porque também padecestes, da parte dos vossos patrícios, as mesmas coisas que eles, por sua vez, sofreram dos judeus,
15 os quais não somente mataram o Senhor Jesus e os profetas, como também nos perseguiram, e não agradam a Deus, e são adversários de todos os homens,
16 a ponto de nos impedirem de falar aos gentios para que estes sejam salvos, a fim de irem enchendo sempre a medida de seus pecados. A ira, porém, sobreveio contra eles, definitivamente.
17 Ora, nós, irmãos, orfanados, por breve tempo, de vossa presença, não, porém, do coração, com tanto mais empenho diligenciamos, com grande desejo, ir ver-vos pessoalmente.
18 Por isso, quisemos ir até vós (pelo menos eu, Paulo, não somente uma vez, mas duas); contudo, Satanás nos barrou o caminho.
19 Pois quem é a nossa esperança, ou alegria, ou coroa em que exultamos, na presença de nosso Senhor Jesus em sua vinda? Não sois vós?
20 Sim, vós sois realmente a nossa glória e a nossa alegria!

1 Tessalonicenses 2:13-20

Os cristãos de Tessalônica tinham recebido a mensagem do apóstolo como sendo a verdadeira Palavra de Deus (v. 13; Mateus 10:40). A completa inspiração de todas as partes da Sagrada Escritura está longe de ser reconhecida por todos os teólogos da cristandade. Com freqüência os escritos de Paulo são apresentados como os ensinamentos de um homem, sem dúvida um homem de Deus notável, mas falível. Em geral, trata-se de um pretexto para não se submeter a elas e para rejeitar o que parece demasiado estreito... mas, bendito seja Deus, cada palavra da Bíblia possui a mesma autoridade divina.

O zelo dos judeus havia interrompido a atividade do apóstolo a favor dos tessalonicenses (vv. 15-16; Atos 17:5). Ele não havia terminado de instruí-los. Um mestre se sente desconcertado quando nenhum de seus alunos passa no teste para o qual os tinha preparado. Paulo recorda que ele era pessoalmente responsável pela fidelidade deles: ou ele receberia uma coroa das mãos do Senhor ou seria envergonhado por causa deles "na Sua vinda" (v. 19; 1 João 2:28).

Queridos amigos, à semelhança do apóstolo, tenhamos este pensamento sempre presente em nosso espírito: pronto teremos de prestar contas ante o nosso Senhor de tudo o que tivermos feito, como na parábola de Mateus 25:19: "Depois de muito tempo, voltou o senhor daqueles servos e ajustou contas com eles". "Assim, pois, cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus" (Romanos 14:12).

Que DEUS abençoe a todos.

1 Tessalonicenses 2.1-12

1 Tessalonicenses 2.1-12


1 Porque vós, irmãos, sabeis, pessoalmente, que a nossa estada entre vós não se tornou infrutífera;
2 mas, apesar de maltratados e ultrajados em Filipos, como é do vosso conhecimento, tivemos ousada confiança em nosso Deus, para vos anunciar o evangelho de Deus, em meio a muita luta.
3 Pois a nossa exortação não procede de engano, nem de impureza, nem se baseia em dolo;
4 pelo contrário, visto que fomos aprovados por Deus, a ponto de nos confiar ele o evangelho, assim falamos, não para que agrademos a homens, e sim a Deus, que prova o nosso coração.
5 A verdade é que nunca usamos de linguagem de bajulação, como sabeis, nem de intuitos gananciosos. Deus disto é testemunha.
6 Também jamais andamos buscando glória de homens, nem de vós, nem de outros.
7 Embora pudéssemos, como enviados de Cristo, exigir de vós a nossa manutenção, todavia, nos tornamos carinhosos entre vós, qual ama que acaricia os próprios filhos;
8 assim, querendo-vos muito, estávamos prontos a oferecer-vos não somente o evangelho de Deus, mas, igualmente, a própria vida; por isso que vos tornastes muito amados de nós.
9 Porque, vos recordais, irmãos, do nosso labor e fadiga; e de como, noite e dia labutando para não vivermos à custa de nenhum de vós, vos proclamamos o evangelho de Deus.
10 Vós e Deus sois testemunhas do modo por que piedosa, justa e irrepreensivelmente procedemos em relação a vós outros, que credes.
11 E sabeis, ainda, de que maneira, como pai a seus filhos, a cada um de vós,
12 exortamos, consolamos e admoestamos, para viverdes por modo digno de Deus, que vos chama para o seu reino e glória.


1 Tessalonicenses 2:1-12

Os ultrajes e os maus-tratos padecidos por Paulo e Silas em Filipos (Atos 16:12-40), longe de desanimá-los, os impulsionaram a anunciar o Evangelho com ousadia. A furiosa reação do adversário provava precisamente que o trabalho deles não tinha sido em vão (v. 1). Ademais, eles não fizeram uso de nenhum dos métodos habituais da propaganda humana: sedução, fraude, bajulações e desejo de agradar; como escreveu o apóstolo aos coríntios: "... em Cristo é que falamos na presença de Deus, com sinceridade e da parte do próprio Deus" (2 Coríntios 2:17). Com muita freqüência, hoje em dia, o Evangelho é apresentado sob um aspecto atraente e sentimental ou como o complemento de uma obra social. O ministério de Paulo tampouco foi inspirado por um dos três grandes motivos da atividade humana: busca de glória pessoal, satisfação da carne e aquisição material. Pelo contrário, os sofrimentos do apóstolo testificavam completo desinteresse pessoal (ver Atos 20:35). Dois sentimentos o animavam: a contínua preocupação de agradar a Deus (v. 4) e o amor por aqueles que se tinham tornado "seus filhos". Como uma mãe, ele lhes havia alimentado e cuidado com ternura (v. 7). Como um pai, ele os exortava, consolava e ensinava a andar (vv. 11-12). Mas antes de tudo queria que eles tivessem plena consciência de suas relações com Deus. Que posição a deles... e a nossa! Deus nos chama nada menos que para Seu próprio reino e glória.

Que DEUS abençoe a todos

1 Tessalonicenses 1.1-10

1 Tessalonicenses 1.1-10

1 Paulo, Silvano e Timóteo, à igreja dos tessalonicenses em Deus Pai e no Senhor Jesus Cristo, graça e paz a vós outros.
2 Damos, sempre, graças a Deus por todos vós, mencionando-vos em nossas orações e, sem cessar,
3 recordando-nos, diante do nosso Deus e Pai, da operosidade da vossa fé, da abnegação do vosso amor e da firmeza da vossa esperança em nosso Senhor Jesus Cristo,
4 reconhecendo, irmãos, amados de Deus, a vossa eleição,
5 porque o nosso evangelho não chegou até vós tão-somente em palavra, mas, sobretudo, em poder, no Espírito Santo e em plena convicção, assim como sabeis ter sido o nosso procedimento entre vós e por amor de vós.
6 Com efeito, vos tornastes imitadores nossos e do Senhor, tendo recebido a palavra, posto que em meio de muita tribulação, com alegria do Espírito Santo,
7 de sorte que vos tornastes o modelo para todos os crentes na Macedônia e na Acaia.
8 Porque de vós repercutiu a palavra do Senhor não só na Macedônia e Acaia, mas também por toda parte se divulgou a vossa fé para com Deus, a tal ponto de não termos necessidade de acrescentar coisa alguma;
9 pois eles mesmos, no tocante a nós, proclamam que repercussão teve o nosso ingresso no vosso meio, e como, deixando os ídolos, vos convertestes a Deus, para servirdes o Deus vivo e verdadeiro
10 e para aguardardes dos céus o seu Filho, a quem ele ressuscitou dentre os mortos, Jesus, que nos livra da ira vindoura

1 Tessalonicenses 1:1-10
Atos 17 nos relata a curta visita de Paulo e Silas (ou Silvano, v. 1) a Tessalônica, onde ele havia proclamado e vivido o Evangelho (v. 5). E os tessalonicenses, tendo-o recebido (v. 6), por sua vez o praticavam. Sua obra era uma prova de fé (comparar Tiago 2:18); seu trabalho confirmava seu amor; sua paciência proclamava qual era a grande esperança que por si só podia sustentá-los (v. 3). O resultado foi que todo o mundo sabia que existiam cristãos em Tessalônica (v. 7). Em minha vizinhança ou em meu lugar de trabalho todos sabem que sou crente? A conversão é o sinal público do novo nascimento, é a mudança de direção visível que corresponde à vida divina recebida na alma. Quando uma pessoa dá meia-volta, não tem mais os mesmos objetos diante de si (Gálatas 4:8-9). Daí em diante, os tessalonicenses deram as costas aos falsos e inanimados ídolos, para contemplar e servir a um Deus vivo, o Deus verdadeiro.

Os ídolos de madeira ou pedra do mundo pagão cederam lugar aos ídolos mais refinados do mundo cristianizado. Mas continua sendo verdadeiro que ninguém pode servir a dois senhores (Lucas 16:13). A quem servimos: a Deus ou às nossas cobiças? A quem estamos esperando: ao Filho de Deus ou à ira vindoura?

Que DEUS abençoe a todos.

2 Crônicas 31:1-8

2 Crônicas 31:1-8

1 E ACABANDO tudo isto, todos os israelitas que ali se achavam saíram às cidades de Judá e quebraram as estátuas, cortaram os bosques, e derrubaram os altos e altares por toda Judá e Benjamim, como também em Efraim e Manassés, até que tudo destruíram; então tornaram todos os filhos de Israel, cada um para sua possessão, para as cidades deles.
2 E estabeleceu Ezequias as turmas dos sacerdotes e levitas, segundo as suas turmas, a cada um segundo o seu ministério; aos sacerdotes e levitas para o holocausto e para as ofertas pacíficas, para ministrarem, louvarem, e cantarem, às portas dos arraiais do Senhor.
3 Também estabeleceu a parte da fazenda do rei para os holocaustos; para os holocaustos da manhã e da tarde, e para os holocaustos dos sábados, e das luas novas, e das solenidades; como está escrito na lei do Senhor.
4 E ordenou ao povo, que morava em Jerusalém, que desse a parte dos sacerdotes e levitas, para que eles pudessem se dedicar à lei do Senhor.
5 E, depois que se divulgou esta ordem, os filhos de Israel trouxeram muitas primícias de trigo, mosto, azeite, mel, e de todo o produto do campo; também os dízimos de tudo trouxeram em abundância.
6 E os filhos de Israel e de Judá, que habitavam nas cidades de Judá, também trouxeram dízimos dos bois e das ovelhas, e dízimos das coisas dedicadas que foram consagradas ao Senhor seu Deus; e fizeram muitos montões.
7 No terceiro mês começaram a fazer os primeiros montões; e no sétimo mês acabaram.
8 Vindo, pois, Ezequias e os príncipes, e vendo aqueles montões, bendisseram ao Senhor e ao seu povo Israel.


2 Crônicas 31:1-8
Os israelitas que responderam ao chamado de Ezequias experimentaram a presença do Senhor e a alegria que ela traz. Agora voltam para sua casa, cheios de entusiasmo, destruindo todo vestígio de idolatria na terra. Tendo vivido pessoalmente o valor da verdadeira adoração de Israel, percebem agora o quanto estavam desviados.

Esta é uma verdade essencial! Para se tornar apto a julgar o mal, precisamos acima de tudo ter estado na presença do Senhor. Não adianta simplesmente pedir que alguém rejeite o mundo e seus ídolos. Devemos conduzir as pessoas a Jesus; os frutos virão desse encontro. É essa a lição que Ezequias nos dá aqui.

Fazer o bem é tão importante quanto todos os outros sacrifícios (Hebreus 13:15-16). As primícias e os dízimos começaram a ser recolhidos nas duas grandes festas anuais após a Páscoa: o Pentecostes no terceiro mês e a festa dos Tabernáculos no sétimo (v. 7). O suprimento necessário para os holocaustos é ofertado pelo próprio rei. E o povo o imita, como já havia feito anteriormente ao destruir os falsos deuses. O exemplo fala mais alto que as palavras. Jamais nos esqueçamos disso (2 Tessalonicenses 3:7-9).

Que DEUS abençoe a todos.

2 Crônicas 30:15-27

2 Crônicas 30:15-27

15 Então sacrificaram a páscoa no dia décimo quarto do segundo mês; e os sacerdotes e levitas se envergonharam e se santificaram e trouxeram holocaustos à casa do Senhor.
16 E puseram-se no seu posto, segundo o seu costume, conforme a lei de Moisés, o homem de Deus; e os sacerdotes espargiam o sangue, tomando-o da mão dos levitas.
17 Porque havia muitos na congregação que não se tinham santificado; pelo que os levitas tinham o encargo de matarem os cordeiros da páscoa por todo aquele que não estava limpo, para o santificarem ao Senhor.
18 Porque uma multidão do povo, muitos de Efraim e Manassés, Issacar e Zebulom, não se tinham purificado, e contudo comeram a páscoa, não como está escrito; porém Ezequias orou por eles, dizendo: O Senhor, que é bom, perdoa todo aquele
19 Que tem preparado o seu coração para buscar ao Senhor Deus, o Deus de seus pais, ainda que não esteja purificado segundo a purificação do santuário.
20 E ouviu o Senhor a Ezequias, e sarou o povo.
21 E os filhos de Israel, que se acharam em Jerusalém, celebraram a festa dos pães ázimos sete dias com grande alegria; e os levitas e os sacerdotes louvaram ao Senhor de dia em dia, com estrondosos instrumentos ao Senhor.
22 E Ezequias falou benignamente a todos os levitas, que tinham bom entendimento no conhecimento do Senhor; e comeram as ofertas da solenidade por sete dias, oferecendo ofertas pacíficas, e louvando ao Senhor Deus de seus pais.
23 E, tendo toda a congregação conselho para celebrarem outros sete dias, celebraram ainda sete dias com alegria.
24 Porque Ezequias, rei de Judá, ofereceu à congregação mil novilhos e sete mil ovelhas; e os príncipes ofereceram à congregação mil novilhos e dez mil ovelhas; e os sacerdotes se santificaram em grande número.
25 E alegraram-se, toda a congregação de Judá, e os sacerdotes, e os levitas, toda a congregação de todos os que vieram de Israel, como também os estrangeiros que vieram da terra de Israel e os que habitavam em Judá.
26 E houve grande alegria em Jerusalém; porque desde os dias de Salomão, filho de Davi, rei de Israel, tal não houve em Jerusalém.
27 Então os sacerdotes e os levitas se levantaram e abençoaram o povo; e a sua voz foi ouvida; porque a sua oração chegou até à santa habitação de Deus, até aos céus.

2 Crônicas 30:15-27
Como o rei da parábola, Ezequias fez com que a proclamação da graça corresse todo o país: “Eis que já preparei o meu banquete… tudo está pronto; vinde” (Mateus 22:4). Muitos não deram a menor importância. E entre os que vieram, alguns não estavam santificados (v. 17). O que fazer? Eles deveriam ser enviados para casa? Absolutamente não! Assim como os convidados do grande banquete receberam do rei uma roupa de festa, assim a graça de Deus purificou tais israelitas, para torná-los dignos de Sua santa presença. E essa purificação é obtida exatamente por meio da Páscoa que iriam celebrar. O sangue das vítimas sacrificadas seria para a santificação deles. Lembremos o sangue de Jesus, o santo Cordeiro de Deus. Ele nos purifica todo pecado (1 João 1:7).

Quanto ao fraco e ignorante, Ezequias, como figura de Cristo, intercede a favor deles diante de Deus que os perdoa. Então se segue a festa dos pães asmos. Ela fala sobre a santificação prática. Grande alegria toma conta da multidão, provando que a consagração a Deus de forma alguma é sinônimo de tristeza. E a oração dos sacerdotes, os porta-vozes do povo, alcança o objetivo: chega à presença de Deus no céu.

Que DEUS abençoe a todos.

2 Crônicas 30:1-14

2 Crônicas 30:1-14

1 DEPOIS disto Ezequias enviou mensageiros por todo o Israel e Judá, e escreveu também cartas a Efraim e a Manassés para que viessem à casa do Senhor em Jerusalém, para celebrarem a páscoa ao Senhor Deus de Israel.
2 Porque o rei tivera conselho com os seus príncipes, e com toda a congregação em Jerusalém, para celebrarem a páscoa no segundo mês.
3 Porquanto não a puderam celebrar no tempo próprio, porque não se tinham santificado sacerdotes em número suficiente, e o povo não se tinha ajuntado em Jerusalém.
4 E isto pareceu bem aos olhos do rei, e de toda a congregação.
5 E ordenaram que se fizesse passar pregão por todo o Israel, desde Berseba até Dã, para que viessem a celebrar a páscoa ao Senhor Deus de Israel, em Jerusalém; porque muitos não a tinham celebrado como estava escrito.
6 Foram, pois, os correios com as cartas, do rei e dos seus príncipes, por todo o Israel e Judá, segundo o mandado do rei, dizendo: Filhos de Israel, convertei-vos ao Senhor Deus de Abraão, de Isaque e de Israel; para que ele se volte para o restante de vós que escapou da mão dos reis da Assíria.
7 E não sejais como vossos pais e como vossos irmãos, que transgrediram contra o Senhor Deus de seus pais, pelo que os entregou à desolação como vedes.
8 Não endureçais agora a vossa cerviz, como vossos pais; dai a mão ao Senhor, e vinde ao seu santuário que ele santificou para sempre, e servi ao Senhor vosso Deus, para que o ardor da sua ira se desvie de vós.
9 Porque, em vos convertendo ao Senhor, vossos irmãos e vossos filhos acharão misericórdia perante os que os levaram cativos, e tornarão a esta terra; porque o Senhor vosso Deus é misericordioso e compassivo, e não desviará de vós o seu rosto, se vos converterdes a ele.
10 E os correios foram passando de cidade em cidade, pela terra de Efraim e Manassés até Zebulom; porém riram-se e zombaram deles.
11 Todavia alguns de Aser, e de Manassés, e de Zebulom, se humilharam, e vieram a Jerusalém.
12 E a mão de Deus esteve com Judá, dando-lhes um só coração, para fazerem o mandado do rei e dos príncipes, conforme a palavra do Senhor.
13 E ajuntou-se em Jerusalém muito povo, para celebrar a festa dos pães ázimos, no segundo mês; uma congregação mui grande.
14 E levantaram-se, e tiraram os altares que havia em Jerusalém; também tiraram todos os altares de incenso, e os lançaram no ribeiro de Cedrom.


2 Crônicas 30:1-14
O coração entendido de Ezequias compreendeu que a Páscoa tinha de ser restabelecida. Deveria acontecer no segundo mês, como preconizado em Números 9:11. O grande coração de Ezequias abrange todo Israel, para o qual ele envia mensageiros… assim como o Senhor hoje difunde por toda parte Seu convite da graça. Será que o Senhor pode encontrar em você e em mim servos fiéis a quem confiar Suas preciosas mensagens? Qual é essa mensagem?: 1) “Voltai-vos ao Senhor” – isso é arrependimento. 2) “Confiai-vos ao Senhor” – isso é fé. 3) “Vinde ao seu santuário” – busque o lugar onde Ele se faz presente. 4) “Servi ao Senhor” – isso é devoção. Por fim: 5) Saiba que Ele é “misericordioso e compassivo” (v. 9). Tal mensagem encontrará muita resistência e zombaria.

A mensagem da graça é recebida por muitas pessoas com incredulidade e indiferença. Contudo, valeu a pena proclamá-la, pois alguns se humilharam e foram a Jerusalém onde havia uma grande congregação reunida. Ali, a congregação continuou a purificação que os levitas iniciaram. Os altares que Acaz fizera para si mesmo “em todos os cantos de Jerusalém” (28:24) foram jogados junto com todas a sujeira do templo no vale de Cedrom (29:16).

Que DEUS abençoe a todos.

1 João 1.7

30 de Janeiro

"Se, porém, andarmos na luz como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado." (1 João 1.7)

Certa vez, quando me encontrava sobre o Atlântico voando para casa após uma série de conferências nos Estados Unidos, notei claramente: quando se voa da América para a Europa, vamos em direção à luz, uma vez que, no continente europeu, onde vivo, o dia amanhece sete horas antes. Durante o vôo, notei de repente que deixávamos para trás a escuridão, negra como betume, e voávamos diretamente para dentro da luz do dia.

Espiritualmente, como é importante para um filho de Deus que seu caminho vá em direção à luz e não em sentido contrário! E é igualmente importante na sua e na minha vida de fé que fujamos da escuridão. "Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor." Fuja da escuridão! O Senhor fala que Seu servo Jó "se desvia do mal". Este é um segredo da vitória: escapar e fugir do mal e se colocar na presença do Senhor Jesus, que a tudo ilumina. Apresse-se em direção à luz! Fuja da escuridão, pois o Senhor em breve virá!

Que DEUS abençoe a todos.

Atos 28:27 e Deuteronômio 29:2-17

Sábado 30 Janeiro

O coração deste povo está endurecido, e com os ouvidos ouviram pesadamente e fecharam os olhos, para que nunca com os olhos vejam, nem com os ouvidos ouçam, nem do coração entendam, e se convertam, e eu os cure (Atos 28:27).

Meditações sobre o livro de Deuteronômio (Leia Deuteronômio 29:2-17)

Todo Israel estava reunido para ouvir as palavras da aliança. O poder e o amor do Senhor tinham feito grandes milagres a favor do povo. Eles haviam visto cada uma de suas maravilhas (v. 2), mas não com os olhos do coração (v. 4; Efésios 1:18). Os milagres feitos em benefício daquela nação não tiveram nenhum efeito moral sobre a sua consciência. Aconteceu a mesma coisa no período em que o Senhor Jesus esteve no mundo. “Muitos, vendo os sinais que ele fazia, creram no seu nome; mas o próprio Jesus não se confiava a eles” (João 2:23-24). Também corremos o risco de nos assemelhar­mos a eles sempre que nos contentamos apenas com o conhecimen­to intelectual da verdade.

Contudo, o versículo 4 confirma que até então Deus não tinha dado a Israel ouvidos capazes de ouvir. Portanto, será que a falha foi do povo? Claro que sim! O apóstolo Paulo julga esse povo responsável por ter fechado os ouvidos de livre e espontânea vontade por medo de ouvir e converter-se (Atos 28:27-28). Ele continua: “Tomai, pois, conhecimento de que esta salvação de Deus foi enviada aos gentios. E eles a ouvirão”. O Senhor deseja que isso não seja em vão e que nenhum de nós endureça o coração hoje quando ouvir a Sua voz (Hebreus 3:7, 8, 15; 4:7). Note a freqüente repetição da palavra “hoje” ao longo do livro de Deuteronômio.

Que DEUS abençoe a todos.