sábado, 30 de janeiro de 2010

2 Crônicas 30:1-14

2 Crônicas 30:1-14

1 DEPOIS disto Ezequias enviou mensageiros por todo o Israel e Judá, e escreveu também cartas a Efraim e a Manassés para que viessem à casa do Senhor em Jerusalém, para celebrarem a páscoa ao Senhor Deus de Israel.
2 Porque o rei tivera conselho com os seus príncipes, e com toda a congregação em Jerusalém, para celebrarem a páscoa no segundo mês.
3 Porquanto não a puderam celebrar no tempo próprio, porque não se tinham santificado sacerdotes em número suficiente, e o povo não se tinha ajuntado em Jerusalém.
4 E isto pareceu bem aos olhos do rei, e de toda a congregação.
5 E ordenaram que se fizesse passar pregão por todo o Israel, desde Berseba até Dã, para que viessem a celebrar a páscoa ao Senhor Deus de Israel, em Jerusalém; porque muitos não a tinham celebrado como estava escrito.
6 Foram, pois, os correios com as cartas, do rei e dos seus príncipes, por todo o Israel e Judá, segundo o mandado do rei, dizendo: Filhos de Israel, convertei-vos ao Senhor Deus de Abraão, de Isaque e de Israel; para que ele se volte para o restante de vós que escapou da mão dos reis da Assíria.
7 E não sejais como vossos pais e como vossos irmãos, que transgrediram contra o Senhor Deus de seus pais, pelo que os entregou à desolação como vedes.
8 Não endureçais agora a vossa cerviz, como vossos pais; dai a mão ao Senhor, e vinde ao seu santuário que ele santificou para sempre, e servi ao Senhor vosso Deus, para que o ardor da sua ira se desvie de vós.
9 Porque, em vos convertendo ao Senhor, vossos irmãos e vossos filhos acharão misericórdia perante os que os levaram cativos, e tornarão a esta terra; porque o Senhor vosso Deus é misericordioso e compassivo, e não desviará de vós o seu rosto, se vos converterdes a ele.
10 E os correios foram passando de cidade em cidade, pela terra de Efraim e Manassés até Zebulom; porém riram-se e zombaram deles.
11 Todavia alguns de Aser, e de Manassés, e de Zebulom, se humilharam, e vieram a Jerusalém.
12 E a mão de Deus esteve com Judá, dando-lhes um só coração, para fazerem o mandado do rei e dos príncipes, conforme a palavra do Senhor.
13 E ajuntou-se em Jerusalém muito povo, para celebrar a festa dos pães ázimos, no segundo mês; uma congregação mui grande.
14 E levantaram-se, e tiraram os altares que havia em Jerusalém; também tiraram todos os altares de incenso, e os lançaram no ribeiro de Cedrom.


2 Crônicas 30:1-14
O coração entendido de Ezequias compreendeu que a Páscoa tinha de ser restabelecida. Deveria acontecer no segundo mês, como preconizado em Números 9:11. O grande coração de Ezequias abrange todo Israel, para o qual ele envia mensageiros… assim como o Senhor hoje difunde por toda parte Seu convite da graça. Será que o Senhor pode encontrar em você e em mim servos fiéis a quem confiar Suas preciosas mensagens? Qual é essa mensagem?: 1) “Voltai-vos ao Senhor” – isso é arrependimento. 2) “Confiai-vos ao Senhor” – isso é fé. 3) “Vinde ao seu santuário” – busque o lugar onde Ele se faz presente. 4) “Servi ao Senhor” – isso é devoção. Por fim: 5) Saiba que Ele é “misericordioso e compassivo” (v. 9). Tal mensagem encontrará muita resistência e zombaria.

A mensagem da graça é recebida por muitas pessoas com incredulidade e indiferença. Contudo, valeu a pena proclamá-la, pois alguns se humilharam e foram a Jerusalém onde havia uma grande congregação reunida. Ali, a congregação continuou a purificação que os levitas iniciaram. Os altares que Acaz fizera para si mesmo “em todos os cantos de Jerusalém” (28:24) foram jogados junto com todas a sujeira do templo no vale de Cedrom (29:16).

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário