quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Salmo 107.20

3 de Fevereiro

"Enviou-lhes a sua palavra e os sarou, e os livrou do que lhes era mortal." (Salmo 107.20)

Demasiadas vezes menosprezamos o maravilhoso poder da Palavra de Deus. Ela tem um poder eterno, curativo e renovador: "...pois fostes regenerados, não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente." Portanto, se esta Palavra tem o poder de implantar vida eterna, será que também não terá capacidade de vivificar, curar e renovar nossa vida pequenina e passageira? Foi o que o oficial falou a Jesus: "...apenas manda com uma palavra, e o meu rapaz será curado". Mas em nossas situações de enfermidade, na maioria das vezes, trocamos a seqüência. Buscamos a cura do corpo, sem que antes a alma seja curada por meio da Palavra. Se sua alma não está curada, você colocou os "bois diante da carroça", e o sofrimento começa outra vez. Neste caso, você procurou afastar o efeito, mas não a causa. Jacó exclamou quando lhe nasceu o sol em Peniel: "Tenho visto a Deus face a face, e a minha alma foi salva" (ERC). A sua alma já foi curada? Você está curado interiormente? Compreenda – antes de buscar a cura física – busque pela fé, por meio da Palavra de Deus, a cura da alma, e você também experimentará maravilhas em relação ao seu corpo.

Que DEUS abençoe a todos.

1 Coríntios 12:27

Quarta-feira 3 Fevereiro

Ora, vós sois corpo de Cristo, e seus membros em particular (1 Coríntios 12:27).

Unidos em um só corpo:diversidade na unidade

“Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação, assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmen­te somos membros uns dos outros” (Romanos 12:4-5). Outras passagens, como 1 Coríntios 12 e Efésios 4, enfatizam a mesma verdade.

Pedro extrai a seguinte conclusão prática: “Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus” (1 Pedro 4:10).

Notemos nessas passagens a diversidade dos dons: todos temos recebido algum dom e somos convidados a utiliza-lo, conscientes da graça de Deus que nos foi dada. Mas também é fundamental que cada um “não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um” (Romanos 12:3; 2 Coríntios 10:13).

Tanto o complexo de inferioridade (1 Coríntios 12:15-17) quanto o orgulho nos impedem de usar, para o bem do corpo e nosso, os dons da graça. “Que não haja divisão no Corpo, mas antes tenham os membros igual cuidado uns dos outros” (1 Coríntios 12:21-25).

Que DEUS abençoe a todos.

1 Tessalonicenses 5.1-11

1 Tessalonicenses 5.1-11


1 Irmãos, relativamente aos tempos e às épocas, não há necessidade de que eu vos escreva;
2 pois vós mesmos estais inteirados com precisão de que o Dia do Senhor vem como ladrão de noite.
3 Quando andarem dizendo: Paz e segurança, eis que lhes sobrevirá repentina destruição, como vêm as dores de parto à que está para dar à luz; e de nenhum modo escaparão.
4 Mas vós, irmãos, não estais em trevas, para que esse Dia como ladrão vos apanhe de surpresa;
5 porquanto vós todos sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite, nem das trevas.
6 Assim, pois, não durmamos como os demais; pelo contrário, vigiemos e sejamos sóbrios.
7 Ora, os que dormem dormem de noite, e os que se embriagam é de noite que se embriagam.
8 Nós, porém, que somos do dia, sejamos sóbrios, revestindo-nos da couraça da fé e do amor e tomando como capacete a esperança da salvação;
9 porque Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançar a salvação mediante nosso Senhor Jesus Cristo,
10 que morreu por nós para que, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos em união com ele.
11 Consolai-vos, pois, uns aos outros e edificai-vos reciprocamente, como também estais fazendo.



1 Tessalonicenses 5:1-11

Se para Seus redimidos a vinda do Senhor significa a entrada no gozo eterno, para os incrédulos é o sinal de uma "repentina destruição" (v. 3; Lucas 17:26-30). Bem-aventurada esperança para uns, total e terrível surpresa para outros! Infelizmente, na prática, a diferença está longe de ser tão nítida! Alguns "filhos da luz" ocultam sua candeia "debaixo do alqueire, ou da cama" (Marcos 4:21). Eles estão dormindo, e a sonolência espiritual é um estado que se assemelha à morte. E qual é a causa? Geralmente é a falta de sobriedade. Embriagar-se é fazer dos bens terrenos um uso que supera ao que se necessita (ver Lucas 12:45-46). E quando um homem está adormecido acerca dos interesses celestiais e bem acordado acerca dos interesses terrenos, como pode desejar o retorno do Senhor? Nós, que somos do dia, "não durmamos como os demais" (v. 6), "que não têm esperança" (4:13), por temor de sermos surpreendidos pela repentina chegada de nosso Senhor. Voltemos a ler as sérias palavras do Senhor no capítulo 24 de Mateus e no capítulo 13 de Marcos... E façamos com freqüência esta pergunta a nós mesmos: "Gostaria que o Senhor me encontrasse fazendo o que estou fazendo, ou dizendo ou pensando?"

Que DEUS abençoe a todos.

1 Tessalonicenses 4.9-18

1 Tessalonicenses 4.9-18

9 No tocante ao amor fraternal, não há necessidade de que eu vos escreva, porquanto vós mesmos estais por Deus instruídos que deveis amar-vos uns aos outros;
10 e, na verdade, estais praticando isso mesmo para com todos os irmãos em toda a Macedônia. Contudo, vos exortamos, irmãos, a progredirdes cada vez mais
11 e a diligenciardes por viver tranqüilamente, cuidar do que é vosso e trabalhar com as próprias mãos, como vos ordenamos;
12 de modo que vos porteis com dignidade para com os de fora e de nada venhais a precisar.
13 Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para não vos entristecerdes como os demais, que não têm esperança.
14 Pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará, em sua companhia, os que dormem.
15 Ora, ainda vos declaramos, por palavra do Senhor, isto: nós, os vivos, os que ficarmos até à vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que dormem.
16 Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro;
17 depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor.
18 Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras

1 Tessalonicenses 4:9-18
Não é necessário cumprir obras extraordinárias para servir "o Deus vivo e verdadeiro" (1:9). Acima de tudo, é requerido que o cristão viva tranqüilamente e se aplique fielmente a cumprir sua tarefa cotidiana (v. 11). Pronto chegará ao fim de seu trabalho! Ao som da conhecida voz do Senhor, cada um colocará de lado sua ferramenta para ir a Seu encontro e estar para sempre com Ele. O arrebatamento dos crentes é o primeiro ato da vinda do Senhor Jesus (o segundo será Seu glorioso retorno com eles: 3:13). Ele virá para buscá-los para Si mesmo, não deixando a ninguém mais esta responsabilidade e este gozo. Este gozo deverá ser a porção de cada redimido e seu presente consolo quando acontecer de um dos seus entes queridos chegar a "dormir". Como a morte já foi vencida - embora não destruída -, os mortos em Cristo simplesmente "dormem" (4:13-15; João 11:11-13). Estes despertarão, como Lázaro - mas para sempre -, mediante a palavra de ordem do Príncipe da vida. Então, em perfeita ordem e do mesmo modo que Ele deixou a terra, os que estiverem vivos serão "arrebatados juntamente com eles" para ir ao Seu encontro no ar (v. 17; Filipenses 3:20). Será a nossa geração que verá este maravilhoso evento, esperado por tantas gerações? Tudo aponta para isto. Talvez será esta noite. Amigo leitor, você está preparado?

Que DEUS abençoe a todos.

2 Crônicas 33:1-13

2 Crônicas 33:1-13

1 TINHA Manassés doze anos de idade, quando começou a reinar, e cinqüenta e cinco anos reinou em Jerusalém.
2 E fez o que era mau aos olhos do Senhor, conforme às abominações dos gentios que o Senhor lançara fora de diante dos filhos de Israel.
3 Porque tornou a edificar os altos que Ezequias, seu pai, tinha derrubado; e levantou altares aos Baalins, e fez bosques, e prostrou-se diante de todo o exército dos céus, e o serviu.
4 E edificou altares na casa do Senhor, da qual o Senhor tinha falado: Em Jerusalém estará o meu nome eternamente.
5 Edificou altares a todo o exército dos céus, em ambos os átrios da casa do Senhor.
6 Fez ele também passar seus filhos pelo fogo no vale do filho de Hinom, e usou de adivinhações e de agouros, e de feitiçarias, e consultou adivinhos e encantadores, e fez muitíssimo mal aos olhos do Senhor, para o provocar à ira.
7 Também pôs uma imagem de escultura do ídolo que tinha feito, na casa de Deus, da qual Deus tinha falado a Davi e a Salomão seu filho: Nesta casa e em Jerusalém, que escolhi de todas as tribos de Israel, porei o meu nome para sempre.
8 E nunca mais removerei o pé de Israel da terra que destinei a vossos pais; contanto que tenham cuidado de fazer tudo o que eu lhes ordenei, conforme a toda a lei, e estatutos, e juízos, dados pela mão de Moisés.
9 E Manassés tanto fez errar a Judá e aos moradores de Jerusalém, que fizeram pior do que as nações que o Senhor tinha destruído de diante dos filhos de Israel.
10 E falou o Senhor a Manassés e ao seu povo, porém não deram ouvidos.
11 Assim o Senhor trouxe sobre eles os capitàes do exército do rei da Assíria, os quais prenderam a Manassés com ganchos e, amarrando-o com cadeias, o levaram para Babilônia.
12 E ele, angustiado, orou deveras ao Senhor seu Deus, e humilhou-se muito perante o Deus de seus pais;
13 E fez-lhe oração, e Deus se aplacou para com ele, e ouviu a sua súplica, e tornou a trazê-lo a Jerusalém, ao seu reino. Então conheceu Manassés que o Senhor era Deus.


2 Crônicas 33:1-13
O reinado de Manassés quebrou dois recordes: foi o mais longo (cinqüenta e dois anos) e o mais ímpio. Por que durou tanto se o mal aos olhos de Deus o mal é intolerável? Sabemos a razão e ficamos maravilhados: a graça paciente de Deus. Não esqueçamos que a graça caracteriza os dois livros das Crônicas. O exemplo de Manassés nos ensina que Deus pode mudar o coração de qualquer pecador, por pior que seja. E essa história é a mais adequada em todas as Escrituras para nos encorajar a interceder por outras pessoas. Jamais desistamos de orar pensando que alguém está tão mergulhado no pecado que é impossível de ser salvo.

A história do reinado de Manassés em Israel também é profética. O nome desse rei significa “esquecimento” e ressoa a declaração do Senhor: “O meu povo se esqueceu de mim por dias sem conta” (Jeremias 2:32). A atual dispersão de Israel sob o jugo das nações é causada por esse esquecimento; mas, como no caso de Manassés, também será um meio de despertar a consciência e o coração desse povo.

Que DEUS abençoe a todos.

2 Crônicas 32:16-33

2 Crônicas 32:16-33

16 Também seus servos falaram ainda mais contra o Senhor Deus, e contra Ezequias, o seu servo.
17 Escreveu também cartas, para blasfemar do Senhor Deus de Israel, e para falar contra ele, dizendo: Assim como os deuses das nações das terras não livraram o seu povo da minha mão, assim também o Deus de Ezequias não livrará o seu povo da minha mão.
18 E clamaram em alta voz em judaico contra o povo de Jerusalém, que estava em cima do muro, para os atemorizar e os perturbar, para que tomassem a cidade.
19 E falaram do Deus de Jerusalém, como dos deuses dos povos da terra, obras das mãos dos homens.
20 Porém o rei Ezequias e o profeta Isaías, filho de Amós, oraram contra isso, e clamaram ao céu.
21 Então o Senhor enviou um anjo que destruiu a todos os homens valentes, e os líderes, e os capitães no arraial do rei da Assíria; e envergonhado voltou à sua terra; e, entrando na casa de seu deus, alguns dos seus próprios filhos, o mataram ali à espada.
22 Assim livrou o Senhor a Ezequias, e aos moradores de Jerusalém, da mão de Senaqueribe, rei da Assíria, e da mão de todos; e de todos os lados os guiou.
23 E muitos traziam a Jerusalém presentes ao Senhor, e coisas preciosíssimas a Ezequias, rei de Judá, de modo que depois disto foi exaltado perante os olhos de todas as nações.
24 Naqueles dias Ezequias adoeceu mortalmente; e orou ao Senhor, o qual lhe falou, e lhe deu um sinal.
25 Mas não correspondeu Ezequias ao benefício que lhe fora feito; porque o seu coração se exaltou; por isso veio grande ira sobre ele, e sobre Judá e Jerusalém.
26 Ezequias, porém, se humilhou pela exaltação do seu coração, ele e os habitantes de Jerusalém; e a grande ira do Senhor não veio sobre eles, nos dias de Ezequias.
27 E teve Ezequias riquezas e glória em grande abundância; proveu-se de tesouraria para prata, ouro, pedras preciosas, especiarias, escudos, e toda a espécie de objetos desejáveis.
28 Também de armazéns para a colheita do trigo, e do vinho, e do azeite; e de estrebarias para toda a espécie de animais e de currais para os rebanhos.
29 Edificou também cidades, e possuiu ovelhas e vacas em abundância; porque Deus lhe tinha dado muitíssimas possessões.
30 Também o mesmo Ezequias tapou o manancial superior das águas de Giom, e as fez correr por baixo para o ocidente da cidade de Davi; porque Ezequias prosperou em todas as suas obras.
31 Contudo, no tocante aos embaixadores dos príncipes de Babilônia, que foram enviados a ele, a perguntarem acerca do prodígio que se fez naquela terra, Deus o desamparou, para tentá-lo, para saber tudo o que havia no seu coração.
32 Quanto aos demais atos de Ezequias, e as suas boas obras, eis que estão escritos na visão do profeta Isaías, filho de Amós, e no livro dos reis de Judá e de Israel.
33 E dormiu Ezequias com seus pais, e o sepultaram no mais alto dos sepulcros dos filhos de Davi; e todo o Judá e os habitantes de Jerusalém lhe fizeram honras na sua morte; e Manassés, seu filho, reinou em seu lugar.


2 Crônicas 32:16-33
No segundo livro dos Reis (cap. 18 e 19) lemos em detalhes o ultrajante discurso de Rabsaqué, seguido pela carta do rei da Assíria. Como Ezequias reagiu? Orando! Ele e Isaías clamaram a Deus sobre o assunto. Essa é a menor reunião de oração possível. Contudo, o Senhor se agrada quando isso acontece, e tais reuniões têm um poder irresistível, pois Ele mesmo prometeu: “Em verdade também vos digo que, se dois dentre vós, sobre a terra, concordarem a respeito de qualquer coisa que, porventura, pedirem, ser-lhes-á concedida por meu Pai, que está nos céus” (Mateus 18:19). De um lado, vemos dois homens em oração; de outro, um formidável exército. A vitória vem para o primeiro grupo, enquanto a massa de soldados é esmagada sem nem mesmo ter idéia do que houve! O líder dos assírios retorna a seu país “com o rosto coberto de vergonha” (v. 21), só para morrer pela mão de seus próprios filhos.

Depois do rei da Assíria, vem o rei dos terrores: a morte (Jó 18:14), um inimigo totalmente apavorante que surgiu para engolir Ezequias. No entanto, a oração prevalece contra a morte e Deus o livra mais uma vez.

Infelizmente este reinado não termina de forma irrepreensível: uma crise traz à tona o orgulho, seguido de humilhação e restauração.

Que DEUS abençoe a todos.