quarta-feira, 17 de março de 2010

Atos 16:14).

Quarta-feira 17 Março

E uma certa mulher, chamada Lídia, vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, e que servia a Deus, nos ouvia, e o Senhor lhe abriu o coração para que estivesse atenta ao que Paulo dizia (Atos 16:14).

Lídia

Esse relato fala acerca de uma pessoa como a maioria de nós: uma mulher comum, sem qualquer característica excepcional. Ela encontrou o apóstolo Paulo, o qual aproveitou a oportunidade de falar a algumas mulheres reunidas na beira do rio fora das portas da cidade de Filipos. Então algo extraordinário aconteceu: o Senhor abriu o coração de Lídia.

É importante perceber que o Senhor não a motivou ser generosa e a doar uma quantia de dinheiro regularmente para a obra dEle. Nem exigiu que ela sacrificasse seu tempo para Ele. Tampouco nenhuma boa obra foi enfatizada, embora o Senhor aja dessa maneira também. Foi o coração dela que o Senhor abriu. Ele obteve acesso ao bem mais íntimo de uma pessoa. Então o relato prossegue e registra que Lídia se devotou a Deus. O que geralmente passamos a vida inteira guardando para nós mesmos, ela deu voluntariamente ao Senhor.

Queridos leitores, se fizermos como Lídia, uma nova vida começará. Não iremos mais nos afadigar com as coisas deste mundo, pois o Senhor será o nosso mais precioso bem. Nosso desejo será servi-Lo de todo coração e, conseqüentemente, nossa boca se abrirá em louvores.

E seu coração, querido leitor, já foi ofertado ao Senhor? Você já rendeu tudo o que possui e o que é ao Deus de Lídia? O Senhor Jesus não reservou nada para Si mesmo, ao contrário; deu Sua vida, Seu sangue por amor a nós. Suportou o castigo que os seus e os meus pecados mereciam. Carregou a culpa que era nossa. Para aos que crêem nEle, o Senhor Jesus “deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus” e “deu também o seu Espírito Santo” (João 1:12; 1 Tessalonicenses 4:8). Qual será, portanto, a sua resposta ao pedido divino: “Dá-me, filho meu, o teu coração” (Provérbio 23:26)?

Qoe DEUS abençoe a rodos.

Filipenses 1.3-5

17 de Março

"Dou graças ao meu Deus por tudo que recordo de vós, fazendo sempre, com alegria, súplicas por todos vós, em todas as minhas orações, pela vossa cooperação no evangelho." (Filipenses 1.3-5)

Embora Paulo se encontrasse numa situação muito difícil, seus pensamentos acerca dos irmãos na fé eram puros e bons. Como motivo, ele menciona: "...pela vossa cooperação no evangelho." Esse andar lado a lado, essa comunhão uns com os outros produz um pensamento recíproco abençoado. Certamente é bom nos perguntarmos sempre: o que penso sobre os outros? Pois os pensamentos são um poder. Embora não se possa ouvir os pensamentos, pode-se senti-los. Por isso, o diabo procura sempre provocar a desunião entre os filhos de Deus e procura separá-los para que falte este poder, para que não exista o abençoado pensar um no outro e para que não flua o amor de Jesus de coração a coração. Seus pensamentos abençoam a cada um dos que o cercam? Você de fato ama a todos eles? O crente carnal é absorvido pelos pensamentos sobre sua própria situação, mas os pensamentos abençoados do cristão espiritual sobre seu próximo produzem libertação interior dos próprios problemas. Essas são pessoas abençoadas – sem depender dos problemas da própria vida, elas conseguem abençoar aos outros em pensamento! Nisso reside o misterioso poder do corpo de Cristo! Um abençoando o outro!

Que DEUS abençoe a todos.

Hebreus 11:32-40; 12:1-3

Hebreus 11.32-40

32 E que mais direi? Certamente, me faltará o tempo necessário para referir o que há a respeito de Gideão, de Baraque, de Sansão, de Jefté, de Davi, de Samuel e dos profetas,
33 os quais, por meio da fé, subjugaram reinos, praticaram a justiça, obtiveram promessas, fecharam a boca de leões,
34 extinguiram a violência do fogo, escaparam ao fio da espada, da fraqueza tiraram força, fizeram-se poderosos em guerra, puseram em fuga exércitos de estrangeiros.
35 Mulheres receberam, pela ressurreição, os seus mortos. Alguns foram torturados, não aceitando seu resgate, para obterem superior ressurreição;
36 outros, por sua vez, passaram pela prova de escárnios e açoites, sim, até de algemas e prisões.
37 Foram apedrejados, provados, serrados pelo meio, mortos a fio de espada; andaram peregrinos, vestidos de peles de ovelhas e de cabras, necessitados, afligidos, maltratados
38 (homens dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, pelos montes, pelas covas, pelos antros da terra.
39 Ora, todos estes que obtiveram bom testemunho por sua fé não obtiveram, contudo, a concretização da promessa,
40 por haver Deus provido coisa superior a nosso respeito, para que eles, sem nós, não fossem aperfeiçoados.

Hebreus 12.1-3
1 Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta,
2 olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus.
3 Considerai, pois, atentamente, aquele que suportou tamanha oposição dos pecadores contra si mesmo, para que não vos fatigueis, desmaiando em vossa alma.


Hebreus 11:32-40; 12:1-3

A partir do versículo 32, estamos na terra de Canaã. Ali encontramos juízes, reis, profetas, enfim, uma grande nuvem de testemunhas nos cerca, as quais nos precederam e esperam que sejamos habilitados a tomar posse das promessas (vv. 39 e 40). Durante os tempos tenebrosos, a tocha da fé passou de mão em mão sem jamais se apagar. Somente Deus conhece a lista desses mártires e a mantém atualizada. Cada crente tem sua própria página no livro da fidelidade. O exército conta com batedores (capítulo 11) e com um maravilhoso Capitão; nós somos a retaguarda. Atualmente, é a nossa vez de estar nesta "corrida de revezamento". O que devemos fazer para correr bem? Não podemos estar sobrecarregados nem engodados. Comecemos por jogar fora qualquer peso e bagagem inútil. Afastemo-nos do pecado, essa rede que nos faz tropeçar tão facilmente! Mas isso não é tudo! Precisamos de um objetivo que, semelhante a um forte ímã, nos atraia. Fixemos nossos olhos no Senhor Jesus, o Guia e Exemplo de uma vida de fé, seu Autor e Consumador. Ele também tinha um objetivo diante de Si, mais poderoso que a cruz, a vergonha e o sofrimento: era a "plenitude de alegria" que deveria coroar a vida daquele que tem fé, segundo o Salmo 16:11.

Que DEUS abençoe a todos.

Gênesis 24:32-49

Gênesis 24:32-49

32 Então veio aquele homem à casa, e desataram os camelos, e deram palha e pasto aos camelos, e água para lavar os pés dele, e os pés dos homens que estavam com ele.
33 Depois puseram comida diante dele. Ele, porém, disse: Não comerei, até que tenha dito as minhas palavras. E ele disse: Fala.
34 Então disse: Eu sou o servo de Abraão.
35 E o Senhor abençoou muito o meu senhor, de maneira que foi engrandecido, e deu-lhe ovelhas e vacas, e prata e ouro, e servos e servas, e camelos e jumentos.
36 E Sara, a mulher do meu senhor, deu à luz um filho a meu senhor depois da sua velhice, e ele deu-lhe tudo quanto tem.
37 E meu senhor me fez jurar, dizendo: Não tomarás mulher para meu filho das filhas dos cananeus, em cuja terra habito;
38 Irás, porém, à casa de meu pai, e à minha família, e tomarás mulher para meu filho.
39 Então disse eu ao meu senhor: Porventura não me seguirá a mulher.
40 E ele me disse: O Senhor, em cuja presença tenho andado, enviará o seu anjo contigo, e prosperará o teu caminho, para que tomes mulher para meu filho da minha família e da casa de meu pai;
41 Então serás livre do meu juramento, quando fores à minha família; e se não te derem, livre serás do meu juramento.
42 E hoje cheguei à fonte, e disse: Ó Senhor, Deus de meu senhor Abraão, se tu agora prosperas o meu caminho, no qual eu ando,
43 Eis que estou junto à fonte de água; seja, pois, que a donzela que sair para tirar água e à qual eu disser: Peço-te, dá-me um pouco de água do teu cântaro;
44 E ela me disser: Bebe tu e também tirarei água para os teus camelos; esta seja a mulher que o Senhor designou ao filho de meu senhor.
45 E antes que eu acabasse de falar no meu coração, eis que Rebeca saía com o seu cântaro sobre o seu ombro, desceu à fonte e tirou água; e eu lhe disse: Peço-te, dá-me de beber.
46 E ela se apressou, e abaixou o seu cântaro de sobre si, e disse: Bebe, e também darei de beber aos teus camelos; e bebi, e ela deu também de beber aos camelos.
47 Então lhe perguntei, e disse: De quem és filha? E ela disse: Filha de Betuel, filho de Naor, que lhe deu Milca. Então eu pus o pendente no seu rosto, e as pulseiras sobre as suas mãos;
48 E inclinando-me adorei ao Senhor, e bendisse ao Senhor, Deus do meu senhor Abraão, que me havia encaminhado pelo caminho da verdade, para tomar a filha do irmão de meu senhor para seu filho.
49 Agora, pois, se vós haveis de fazer benevolência e verdade a meu senhor, fazei-mo saber; e se não, também mo fazei saber, para que eu vá à direita, ou à esquerda.


Gênesis 24:32-49
O Senhor, por assim dizer, tomou o Servo de Abraão e o conduziu à casa da parentela de seu amo. Abraão lhe havia feito prometer solenemente que não tomaria esposa para seu filho das filhas dos cananeus (v. 3). Prezados amigos que são jovens, vocês que conhecem ao Senhor Jesus: mesmo que para vocês um casamento seja algo para um futuro distante, não é cedo demais para inculcarem firmemente o ensino da Palavra sobre este assunto: “Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto... que união, do crente com o incrédulo?” (2 Coríntios 6:14-15). Um filho (ou filha) de Deus só pode contrair matrimônio dentro da família da fé, a saber, com outro filho (ou filha) de Deus. Os que não atentaram para esta clara prescrição tiveram depois que confessar com muita tristeza: uma união com um descrente não é apenas uma explícita desobediência à Palavra de Deus, mas também uma fonte de problemas e desgosto por toda a vida.

Que testemunho maravilhoso o servo de Abraão dá de seu senhor, ao qual se orgulha de pertencer (vv. 34-36)! Ele é grande, é rico, tem um filho, o herdeiro de tudo o que é seu. É assim que o Espírito Santo, quando recebido no coração, torna o Pai e o Filho conhecido, e é assim que nós, como redimidos do Senhor, deveríamos saber falar acerca dEles.

Que DEUS abençoe a todos.