segunda-feira, 22 de março de 2010

João 5:24

Segunda-feira 22 Março

Quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida (João 5:24).

Apenas um único passo

Um grupo de jovens animados quase encheu o ônibus. Na parada seguinte, entrou um senhor, sentou-se perto deles e abriu a Bíblia. Um dos jovens, para fazer os outros rirem, perguntou com uma expressão séria no rosto: “Desculpe, senhor, mas quanto falta para o paraíso?” O homem olhou bem dentro dos olhos daquele rapaz e respondeu com uma voz amigável: “O paraíso, meu amigo, está a apenas um passo daqui. Você não gostaria de dar esse passo agora?” Ele não disse nada mais, porém, essas simples palavras e a maneira com a qual foram pronunciadas calaram fundo na alma do jovem. Elas martelavam na cabeça dele e não teve descanso até que resolveu dar aquele passo em direção a Jesus Cristo, o Salvador.

Cada indivíduo tem a chance de passar “da morte para a vida”. Ninguém pode fazer isso por nós. A fé de outras pessoas não pode nos beneficiar nessa questão. A única coisa que se pode fazer é conduzir outros a Jesus, “porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos” (1 Timóteo 2:5-6). Quem se volta para Ele, confessando os pecados, obtém perdão, pois Cristo sacrificou Sua vida na cruz pelos pecadores, dando a Si mesmo como resgate pelos que em fé O recebem como Salvador. Apenas um único passo separa o inferno do paraíso. Apenas um único passo separa o pecador de uma vida inteiramente nova em Deus!

Que DEUS abençoe a todos.

Colossenses 2.15

22 de Março

"...E, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz." (Colossenses 2.15)

Não erramos ao constatar que nossas tentações e provações, tanto no sentido físico como na área emocional se intensificam grandemente nos últimos tempos. E nem pode ser de outra forma, pois, com a aproximação da vinda do Senhor, as ondas da atmosfera celestial se movimentam em direção à terra. Assim "os principados e potestades... dominadores deste mundo tenebroso ...as forças espirituais do mal nas regiões celestes" (Ef 6.12) têm cada vez menos espaço e são tomados de claustrofobia, se rebelam contra essa situação, porém continuam sendo os senhores do espaço físico aéreo. Esses movimentos no mundo invisível são percebidos especialmente pelos santos em Cristo. Agora urge mais do que nunca direcionar firme e constantemente nosso olhar cheio de fé para nosso Senhor Jesus. Como membros da Igreja de Jesus, estamos hoje muito próximos da nossa transformação e arrebatamento. Em vão, Satanás se opõe a isso, e por essa razão os verdadeiros filhos de Deus se encontram progressivamente em fortes tentações e provações. Mas seja confiante e resoluto, pois a eterna transformação da nossa personalidade espiritual está por acontecer quando Jesus vier! Continue firme! Pois assim diz o Senhor: "...aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo."

Que DEUS abençoe a todos.

Tiago 1:13-27

Tiago 1.13-27

13 Ninguém, ao ser tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo a ninguém tenta.
14 Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz.
15 Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte.
16 Não vos enganeis, meus amados irmãos.
17 Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança.
18 Pois, segundo o seu querer, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como que primícias das suas criaturas.
19 Sabeis estas coisas, meus amados irmãos. Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.
20 Porque a ira do homem não produz a justiça de Deus.
21 Portanto, despojando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma.
22 Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.
23 Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não praticante, assemelha-se ao homem que contempla, num espelho, o seu rosto natural;
24 pois a si mesmo se contempla, e se retira, e para logo se esquece de como era a sua aparência.
25 Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar.
26 Se alguém supõe ser religioso, deixando de refrear a língua, antes, enganando o próprio coração, a sua religião é vã.
27 A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo.


Tiago 1:13-27

Nos versículos 2 e 12, a palavra tentação significa uma prova externa, a qual Deus permite acontecer para nosso bem e, ao final, para nosso gozo. No versículo 13, ser tentado possui um significado diferente: a palavra supõe o mal. Interiormente, somos atraídos às tentações por nossa própria concupiscência. Como poderia Deus ser a causa disto? Não há trevas no "Pai das luzes" (vide 1 João 1:5). Aquele que nos enviou Seu próprio Filho nos dá juntamente com Ele "toda boa dádiva" (Romanos 8:32). A fonte do mal se encontra em nós mesmos: pensamentos malignos que dão origem a palavras e ações más. Todavia, não basta apenas ter consciência disto, caso contrário, seremos semelhantes àquele que vê sua face suja em um espelho mas não a lava logo. A palavra de Deus é o espelho. Ela mostra o homem tal como ele é; ela o ensina a fazer o bem (4:17) - mas não pode fazê-lo em seu lugar.

Em que consiste a "pura religião" reconhecida por Deus, o Pai? Não são os cerimoniais vazios aos quais o homem chama de "religião". Ela nasce de duas posições que o Senhor deixou a Seu povo: no mundo - para manifestar o Seu amor; não do mundo - preservando-se puro de sua influência (v. 27; João 17:11, 14, 16).

Que DEUS abençoe a todos.

Gênesis 27:1-29

Gênesis 27:1-29

1 E ACONTECEU que, como Isaque envelheceu, e os seus olhos se escureceram, de maneira que não podia ver, chamou a Esaú, seu filho mais velho, e disse-lhe: Meu filho. E ele lhe disse: Eis-me aqui.
2 E ele disse: Eis que já agora estou velho, e não sei o dia da minha morte;
3 Agora, pois, toma as tuas armas, a tua aljava e o teu arco, e sai ao campo, e apanha para mim alguma caça.
4 E faze-me um guisado saboroso, como eu gosto, e traze-mo, para que eu coma; para que minha alma te abençoe, antes que morra.
5 E Rebeca escutou quando Isaque falava ao seu filho Esaú. E foi Esaú ao campo para apanhar a caça que havia de trazer.
6 Então falou Rebeca a Jacó seu filho, dizendo: Eis que tenho ouvido o teu pai que falava com Esaú teu irmão, dizendo:
7 Traze-me caça, e faze-me um guisado saboroso, para que eu coma, e te abençoe diante da face do Senhor, antes da minha morte.
8 Agora, pois, filho meu, ouve a minha voz naquilo que eu te mando:
9 Vai agora ao rebanho, e traze-me de lá dois bons cabritos, e eu farei deles um guisado saboroso para teu pai, como ele gosta;
10 E levá-lo-ás a teu pai, para que o coma; para que te abençoe antes da sua morte.
11 Então disse Jacó a Rebeca, sua mãe: Eis que Esaú meu irmão é homem cabeludo, e eu homem liso;
12 Porventura me apalpará o meu pai, e serei aos seus olhos como enganador; assim trarei eu sobre mim maldição, e não bênção.
13 E disse-lhe sua mãe: Meu filho, sobre mim seja a tua maldição; somente obedece à minha voz, e vai, traze-mos.
14 E foi, e tomou-os, e trouxe-os a sua mãe; e sua mãe fez um guisado saboroso, como seu pai gostava.
15 Depois tomou Rebeca os vestidos de gala de Esaú, seu filho mais velho, que tinha consigo em casa, e vestiu a Jacó, seu filho menor;
16 E com as peles dos cabritos cobriu as suas mãos e a lisura do seu pescoço;
17 E deu o guisado saboroso e o pão que tinha preparado, na mão de Jacó seu filho.
18 E foi ele a seu pai, e disse: Meu pai! E ele disse: Eis-me aqui; quem és tu, meu filho?
19 E Jacó disse a seu pai: Eu sou Esaú, teu primogênito; tenho feito como me disseste; levanta-te agora, assenta-te e come da minha caça, para que a tua alma me abençoe.
20 Então disse Isaque a seu filho: Como é isto, que tão cedo a achaste, filho meu? E ele disse: Porque o Senhor teu Deus a mandou ao meu encontro.
21 E disse Isaque a Jacó: Chega-te agora, para que te apalpe, meu filho, se és meu filho Esaú mesmo, ou não.
22 Então se chegou Jacó a Isaque seu pai, que o apalpou, e disse: A voz é a voz de Jacó, porém as mãos são as mãos de Esaú.
23 E não o conheceu, porquanto as suas mãos estavam cabeludas, como as mãos de Esaú seu irmão; e abençoou-o.
24 E disse: És tu meu filho Esaú mesmo? E ele disse: Eu sou.
25 Então disse: Faze chegar isso perto de mim, para que coma da caça de meu filho; para que a minha alma te abençoe. E chegou-lhe, e comeu; trouxe-lhe também vinho, e bebeu.
26 E disse-lhe Isaque seu pai: Ora chega-te, e beija-me, filho meu.
27 E chegou-se, e beijou-o; então sentindo o cheiro das suas vestes, abençoou-o, e disse: Eis que o cheiro do meu filho é como o cheiro do campo, que o Senhor abençoou;
28 Assim, pois, te dê Deus do orvalho dos céus, e das gorduras da terra, e abundância de trigo e de mosto.
29 Sirvam-te povos, e nações se encurvem a ti; sê senhor de teus irmãos, e os filhos da tua mãe se encurvem a ti; malditos sejam os que te amaldiçoarem, e benditos sejam os que te abençoarem.


Gênesis 27:1-29
O incidente apresentado neste capítulo é muito desolador. Esta é uma família na qual Deus é conhecido, porém, lamentavelmente, estão em evidência a cobiça, o engano e a mentira. Isaque se tornou cego, também no sentido espiritual. Ele perdeu seu poder de discernimento a tal ponto que uma “comida saborosa” lhe é mais importante do que a condição moral de seus filhos. Sem buscar a vontade de Deus, ele se prepara para abençoar o filho preferido. Rebeca, por sua vez, aconselha Jacó a trapacear seu irmão e a enganar seu pai. Nesta família somente Esaú poderia nos parecer íntegro. Mas Deus conhecia o seu coração mundano e, mediante esta aparente injustiça, vem a cumprir a Sua vontade.

Jacó alcança seu objetivo. Com a cumplicidade de sua mãe, ele obtém a bênção, à qual ele atribuía tanto valor. Mas se ele tivesse confiado que Deus lha daria em lugar de agir por meio de engano e mentira, não a teria recebido de qualquer maneira? Sem dúvida! Deus havia declarado antes de seu nascimento: “O mais velho servirá ao mais moço” (25:23) e não podia deixar de cumprir Sua palavra, nem permitir que acontecesse um equívoco. Dessa forma Jacó poderia poupar-se tanta dor e perda de tempo. O caminho do Senhor para conosco é sempre direto e sem rodeios, porém muitas vezes o complicamos por meio de nossas infelizes interferências.

Que DEUS abençoe a todos.

Gênesis 26:17-35

Gênesis 26:17-35

17 Então Isaque partiu dali e fez o seu acampamento no vale de Gerar, e habitou lá.
18 E tornou Isaque e cavou os poços de água que cavaram nos dias de Abraão seu pai, e que os filisteus entulharam depois da morte de Abraão, e chamou-os pelos nomes que os chamara seu pai.
19 Cavaram, pois, os servos de Isaque naquele vale, e acharam ali um poço de águas vivas.
20 E os pastores de Gerar porfiaram com os pastores de Isaque, dizendo: Esta água é nossa. Por isso chamou aquele poço Eseque, porque contenderam com ele.
21 Então cavaram outro poço, e também porfiaram sobre ele; por isso chamou-o Sitna.
22 E partiu dali, e cavou outro poço, e não porfiaram sobre ele; por isso chamou-o Reobote, e disse: Porque agora nos alargou o Senhor, e crescemos nesta terra.
23 Depois subiu dali a Berseba.
24 E apareceu-lhe o Senhor naquela mesma noite, e disse: Eu sou o Deus de Abraão teu pai; não temas, porque eu sou contigo, e abençoar-te-ei, e multiplicarei a tua descendência por amor de Abraão meu servo.
25 Então edificou ali um altar, e invocou o nome do Senhor, e armou ali a sua tenda; e os servos de Isaque cavaram ali um poço.
26 E Abimeleque veio a ele de Gerar, com Auzate seu amigo, e Ficol, príncipe do seu exército.
27 E disse-lhes Isaque: Por que viestes a mim, pois que vós me odiais e me repelistes de vós?
28 E eles disseram: Havemos visto, na verdade, que o Senhor é contigo, por isso dissemos: Haja agora juramento entre nós, entre nós e ti; e façamos aliança contigo.
29 Que não nos faças mal, como nós te não temos tocado, e como te fizemos somente bem, e te deixamos ir em paz. Agora tu és o bendito do Senhor.
30 Então lhes fez um banquete, e comeram e beberam;
31 E levantaram-se de madrugada e juraram um ao outro; depois os despediu Isaque, e despediram-se dele em paz.
32 E aconteceu, naquele mesmo dia, que vieram os servos de Isaque, e anunciaram-lhe acerca do negócio do poço, que tinham cavado; e disseram-lhe: Temos achado água.
33 E chamou-o Seba; por isso é o nome daquela cidade Berseba até o dia de hoje.
34 Ora, sendo Esaú da idade de quarenta anos, tomou por mulher a Judite, filha de Beeri, heteu, e a Basemate, filha de Elom, heteu.
35 E estas foram para Isaque e Rebeca uma amargura de espírito.


Gênesis 26:17-35
Isaque torna a abrir, um após o outro, os poços que foram cavados por Abraão e entulhados pelos filisteus. Peçamos ao Senhor a mesma energia e a mesma perseverança para que nos apropriemos das verdades em que viveram os nossos antepassados. Elas também podem tornar-se nossa possessão mediante uma “escavação” profunda e pessoal. A cada esforço do inimigo para privá-lo dos frutos de seu labor, Isaque respondia cavando noutras partes, sem se deixar desencorajar. Porém Isaque não contendeu com eles, ilustrando a exortação de 2 Timóteo 2:24. Sua moderação pôde ser conhecida por todos (Filipenses 4:5). Ele sofria injustiças, mas não ameaçava seus inimigo; deixava isso ao encargo dAquele que julga retamente (1 Pedro 2:23). Agindo assim, ele dava testemunho de sua fé. A herança lhe pertencia; qual seria a vantagem de obtê-la por força? O Senhor prometera “todas estas terras” à sua descendência (26:3). Isaque descansa no Senhor, certo de que receberá a promessa do Senhor quando for o momento certo.

Os versículos 34 e 36 mostram Esaú desprezando mais uma vez a vontade de Deus; ele escolhe sua mulher dentre os cananeus, sendo que o Senhor havia separado sua família deste povo. Isto causou grande amargura de espírito a Isaque e Rebeca. Que o Senhor encoraje a todos os nossos jovens leitores a ouvir seus pais e a se beneficiar da experiência deles, para que mais tarde não sejam um motivo de amargura e dor para eles.

Que DEUS abençoe a todos.