quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Romanos 8:17

Quinta-feira 2 Dezembro

Herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo (Romanos 8:17).

A família de Deus: herdeiros

“Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo” (Gálatas 4:7). Paulo confirma: “Herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo” (Romanos 8:17). Deus nos deu “o mistério da sua vontade… de tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra; nele, digo, em quem também fomos feitos herança” (Efésios 1:9-11).

Não é difícil compreender o alcance dessas expressões. A Palavra diz: “Fostes selados com o Espírito Santo da promessa. O qual é o penhor [antecipação] da nossa herança” (Efésios 1:13-14). O Espírito Santo nos dá uma antecipação dessa herança futura. O Senhor Jesus disse a Seus discípulos em João 16:13-14: O Espírito “vos anunciará o que há de vir. Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar”. As epístolas de João desenvolvem esses pontos.

Naquele doloroso momento da traição de Judas, o Senhor Jesus disse aos Seus: “Não se turbe o vosso coração” (João 14:1). Dirigiu os pensamentos deles até a morada celestial, destino dos filhos: a casa do Pai. Os viajantes estão a caminho do céu. Ao contrário das heranças terrenas que se desvanecem, têm a perspectiva da herança, possuem o penhor de “uma herança incorruptível, incontaminável, e que não se pode murchar, guardada nos céus” Enquanto esperam tomar posse dela, pela fé os herdeiros são “guardados na virtude de Deus para a salvação” (1 Pedro 1:4-5).

Que DEUS abençoe a todos.

Coríntios 15.51-52

2 de Dezembro

"Eis que vos digo um mistério: Nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos, num momento, num abrir e fechar dolhos, ao ressoar da última trombeta." 1 Coríntios 15.51-52

Será que já chamou a sua atenção o fato de a Bíblia falar tão pouco sobre o arrebatamento? Por que será que ela menciona tão poucas vezes esse assunto? Porque o arrebatamento é um mistério – como Paulo se expressa no versículo acima. Mas em que consiste esse mistério do arrebatamento para nós, que somos filhos de Deus? O próprio Senhor Jesus o revela em João 16.22-23: "Assim também agora vós tendes tristeza, mas outra vez vos verei; o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria ninguém poderá tirar. Naquele dia nada me perguntareis..." O Senhor diz que, no momento em que O virmos, todos os mistérios e enigmas estarão solucionados e todas as nossas perguntas estarão respondidas. Também chama a nossa atenção o fato de que o Senhor não somente diz que quer nos ver, mas que Ele quer nos ver outra vez. Mas como poderemos revê-lO por ocasião do arrebatamento? Porventura já O vimos alguma vez? Sim, pois agora O vemos e O reconhecemos na Palavra de Deus. Mas então, quando Ele vier nas nuvens do céu, O veremos como Ele é. Mas este é um grande mistério!

Que DEUS abençoe a todos.