quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

2 Timóteo 1:5; 3:15

Quarta-feira 8 Dezembro

Trazendo à memória a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Lóide, e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti… desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus (2 Timóteo 1:5; 3:15).

Por que acreditar na Bíblia? (1)

Muitos de nossos leitores podem perguntar o motivo dos crentes acreditarem na Bíblia quando há tantas religiões baseadas em suas doutrinas e tradições. Existem várias respostas para essa questão.

Alguns tiveram uma experiência similar à de Timóteo. Cresceram em um lar influenciado pelas Sagradas Escrituras. Os pais e avós dessas pessoas tinham a firmeza na fé bíblica que lhes garantia a paz e alegria interior, capacitando-os a vencerem mesmo as maiores provações.

Outros foram atraídos à Bíblia pelo testemunho fiel de amigos e colegas. No entanto, chega o momento em que já não basta a palavra dos pais ou amigos: eles tiveram necessidade de experimen­tar a verdade da mensagem bíblica, conhecer Jesus Cristo e ter um relacionamento com Ele.

Por último, há os que passaram por algo similar aos habitantes de Sicar (João 4:39-42). Primeiro eles creram no maravilhoso relato da mulher samaritana e viram como o encontro com o Senhor Jesus a havia transformado. Depois foram se encontrar pessoalmente com Ele. Então puderam declarar: “Já não é pelo teu dito que nós cremos; porque nós mesmos o temos ouvido, e sabemos que este é verdadeiramente o Cristo, o Salvador do mundo”.

Que DEUS abençoe a todos.

1 Tessalonicenses 4.14

8 de Dezembro

"Pois se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará juntamente em sua companhia os que dormem." 1 Tessalonicenses 4.14

Essa fé deve caracterizar nossa vida hoje e agora! Como sucederá o arrebatamento? O que acontecerá naquele instante? Paulo diz: "...depois nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares..." Imagine isso na prática! De todos os recantos e dos confins da terra, as pessoas serão arrebatadas, e todas seguirão na mesma direção: ao encontro de Jesus vindo nas nuvens do céu!: "...e assim estaremos para sempre com o Senhor." O arrebatamento, portanto, vem do Senhor. Ele é a fonte de poder. Ele ignora a morte. Porque estamos em Jesus é que seremos transformados e iremos ao Seu encontro. O centro do arrebatamento é o Senhor ressurreto – Ele somente! Você está deixando que Ele, o Senhor, domine e governe totalmente a sua vida? Será que você pode fazer suas as palavras de Paulo, e testemunhar como ele o fez quando falou do caminho da renúncia do "eu", para que a vida que vem de Deus possa agir de maneira proporcionalmente eficaz em você tornando-o apto para o arrebatamento? Paulo formula essa questão da seguinte maneira na carta aos coríntios: "...levando sempre no corpo o morrer de Jesus para que também a sua vida se manifeste em nosso corpo."

Que DEUS abençoe a todos.

Deuteronômio 21:10-23

Deuteronômio 21:10-23

10 Quando saíres à peleja contra os teus inimigos, e o Senhor teu Deus os entregar nas tuas mãos, e tu deles levares prisioneiros,
11 E tu entre os presos vires uma mulher formosa à vista, e a cobiçares, e a tomares por mulher,
12 Então a trarás para a tua casa; e ela rapará a cabeça e cortará as suas unhas.
13 E despirá o vestido do seu cativeiro, e se assentará na tua casa, e chorará a seu pai e a sua mãe um mês inteiro; e depois chegarás a ela, e tu serás seu marido e ela tua mulher.
14 E será que, se te não contentares dela, a deixarás ir à sua vontade; mas de modo algum a venderás por dinheiro, nem a tratarás como escrava, pois a tens humilhado.
15 Quando um homem tiver duas mulheres, uma a quem ama e outra a quem despreza, e a amada e a desprezada lhe derem filhos, e o filho primogênito for da desprezada,
16 Será que, no dia em que fizer herdar a seus filhos o que tiver, não poderá dar a primogenitura ao filho da amada, preferindo-o ao filho da desprezada, que é o primogênito.
17 Mas ao filho da desprezada reconhecerá por primogênito, dando-lhe dobrada porção de tudo quanto tiver; porquanto aquele é o princípio da sua força, o direito da primogenitura é dele.
18 Quando alguém tiver um filho contumaz e rebelde, que não obedecer à voz de seu pai e à voz de sua mãe, e, castigando-o eles, lhes não der ouvidos,
19 Então seu pai e sua mãe pegarão nele, e o levarão aos anciãos da sua cidade, e à porta do seu lugar;
20 E dirão aos anciãos da cidade: Este nosso filho é rebelde e contumaz, não dá ouvidos à nossa voz; é um comilão e um beberrão.
21 Então todos os homens da sua cidade o apedrejarão, até que morra; e tirarás o mal do meio de ti, e todo o Israel ouvirá e temerá.
22 Quando também em alguém houver pecado, digno do juízo de morte, e for morto, e o pendurares num madeiro,
23 O seu cadáver não permanecerá no madeiro, mas certamente o enterrarás no mesmo dia; porquanto o pendurado é maldito de Deus; assim não contaminarás a tua terra, que o Senhor teu Deus te dá em herança.

Deuteronômio 21:10-23
Quão grande era o privilégio do primogênito em Israel (v. 17). Mas o que pode ser dito se compararmos as vantagens dos filhos de pais cristãos educados segundo os ensinamentos da Palavra? É infinitamente triste descobrir que, apesar desses imensos privilégios, muitos têm seguido o caminho da obstinação e rebeldia. Tal caminho para um jovem israelita terminava em morte e não havia como escapar. O jovem devia ser apedrejado por causa do testemunho de seus pais. Encontramos novamente a história de um filho tolo, beberrão e glutão em Lucas 15, desta vez com um final totalmente diferente. O filho pródigo não é melhor que o filho rebelde deste capítulo. Mas a graça o alcançou e agiu em seu coração, conduzindo-o ao arrependimento. Então, ao invés de ser acusado por seu pai, ele foi recebido de braços abertos; ao invés de receber uma sentença capital, obteve completo perdão; ao invés da morte, encontrou a casa do pai, com festa e alegria.

Outra morte terrível está diante de nossos olhos nos versículos 22 e 23. Neste caso, é a morte o do Filho amado, o Filho obediente que morreu em nosso lugar! “Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro” nos lembra Gálatas 3:13. Insondável mistério da cruz! Cristo foi feito maldição para que as bênçãos prometidas aos que crêem pudessem chegar até nós.

Que DEUS abençoe a todos.

Colossenses 3:17

Terça-feira 7 Dezembro

E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai (Colossenses 3:17).

O pequeno engraxate

Em Londres, depois de ouvir uma pregação do Evangelho, um pequeno engraxate creu no Senhor Jesus como seu Salvador. Isso o fez desejar servi-Lo. Na manhã seguinte, em seu local de trabalho, viu um certo jovem. Percebia-se que ele passara a noite toda em uma festa.

– Quer que limpe seus sapatos, senhor?

O jovem olhou seus sapatos sujos e respondeu: – Sei que precisam de limpeza, mas não tenho dinheiro.

Antes que ele fosse embora, o menino se ajoelhou e disse: – Vou limpar seus sapatos de graça!

– Mas por que você quer limpá-los de graça? O engraxate respondeu: – Está frio e isso vai me esquentar um pouco. Muito contente, o jovem deixou que o menino limpasse seus sapatos. Quando o trabalho terminou, o jovem, ainda curioso, perguntou: – Diga-me, qual a razão para você ter feito isso?

– Porque agora conheço o Senhor Jesus como meu Salvador e quero fazer alguma coisa para Ele. Ontem à noite, ouvi que devemos fazer tudo para Ele.

– Ahá, vejo que os cristãos te pegaram também!

Os olhos do menino se encheram de lágrimas. O cliente tentou consertar: – Oh, me desculpe por ter falado assim.

Muitos anos depois, um evangelista estava pregando as boas novas da salvação e contou a história de sua própria conversão: um pequeno engraxate o convencera da verdade do cristianismo e isso tocou seu coração de tal forma que ele também procurou conhecer o Senhor daquele menino.

Que DEUS abençoe a todos.

2 Coríntios 5.2

7 de Dezembro

"E, por isso, neste tabernáculo gememos, aspirando por ser revestidos da nossa habitação celestial." 2 Coríntios 5.2

Se somos filhos de Deus renascidos, nossa vida deveria ser uma constante demonstração do acontecimento do arrebatamento. O que acontecerá quando Jesus Cristo, o Ressurreto, se revelar de maneira visível aos que Lhe pertencem? A resposta está em 1 Coríntios 15.51: "Eis que vos digo um mistério: Nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos." Nessa ocasião, espiritualmente falando, a lei da gravidade será abolida, a lei da morte que nos puxa para baixo deixará de exercer sua força. Enfermidades e coisas parecidas nos deixarão como um vestido que é despido, e seremos revestidos. Num instante estaremos desligados da terra e arrebatados ao encontro do Senhor Jesus. Nós estaremos salvos!

Agora eu gostaria de lhe fazer uma pergunta direta: você pratica essa transformação no seu dia-a-dia? Outras pessoas são transformadas e renovadas pela sua vida "apta para o arrebatamento"? A vida de Jesus se manifesta através de você porque você, como diz Romanos 6, morreu e ressuscitou com Cristo, de modo que outras pessoas são libertas, salvas e transformadas pelo seu exemplo de vida? Mas, afinal, isso é possível? Sim, essa é a nossa santa obrigação!

Que DEUS abençoe a todos.

Deuteronômio 21:1-9

Deuteronômio 21:1-9

1 QUANDO na terra que te der o Senhor teu Deus, para possuí-la, se achar um morto, caído no campo, sem que se saiba quem o matou,
2 Então sairão os teus anciãos e os teus juízes, e medirão a distância até as cidades que estiverem em redor do morto;
3 E, na cidade mais próxima ao morto, os anciãos da mesma cidade tomarão uma novilha da manada, que não tenha trabalhado nem tenha puxado com o jugo;
4 E os anciãos daquela cidade trarão a novilha a um vale áspero, que nunca foi lavrado nem semeado; e ali, naquele vale, degolarão a novilha;
5 Então se achegarão os sacerdotes, filhos de Levi; pois o Senhor teu Deus os escolheu para o servirem, e para abençoarem em nome do Senhor; e pela sua palavra se decidirá toda a demanda e todo o ferimento;
6 E todos os anciãos da mesma cidade, mais próxima ao morto, lavarão as suas mãos sobre a novilha degolada no vale;
7 E protestarão, e dirão: As nossas mãos não derramaram este sangue, e os nossos olhos o não viram.
8 Sê propício ao teu povo Israel, que tu, ó Senhor, resgataste, e não ponhas o sangue inocente no meio do teu povo Israel. E aquele sangue lhes será expiado.
9 Assim tirarás o sangue inocente do meio de ti; pois farás o que é reto aos olhos do Senhor.


Deuteronômio 21:1-9
Aqui novamente os juízes enfrentam uma situação embaraçosa! Imagine Israel entrando na terra e vivendo nas cidades. Certo dia um cadáver é encontrado no campo. Quem é culpado pelo assassinato? Ninguém sabe. Portanto, não é o caso de vingar o sangue, nem de se esconder nas cidades de refúgio! Contudo, tem de haver um culpado, visto que todo sangue derramado precisa ser vingado. Então os juízes e anciãos resolverão o problema, calculando qual é a cidade mais próxima. A culpa cairia sobre aquela cidade. Ela seria destruída? Não! A graça de Deus provê um sacrifício em cujo mérito Ele poderia perdoar com justiça. Aqui temos uma figura de Cristo, de Seu sacrifício, de Sua morte. Jerusalém é a cidade culpada, a cidade que mata os profetas e apedreja os que lhe são enviados (Mateus 23:37). Seu maior crime foi crucificar o Filho de Deus. Que graça maravilhosa! E foi tal morte que se tornou o meio justo pelo qual Deus pode perdoar! No sacrifício do bezerro, Jesus também é apresentado diante de nós. Aquele que jamais conheceu o jugo do pecado (v. 3) desceu ao vale da morte do qual agora flui para nós a torrente que nunca cessa: a eterna graça do Deus Salvador (v. 4).

Que DEUS abençoe a todos.

João 3:3

Segunda-feira 6 Dezembro

Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus (João 3:3).

Nicodemos

Na atualidade, provavelmente consideraríamos Nicodemos, a quem o Senhor chamou de “mestre em Israel” (v. 10), um brilhante teólogo. Tinha ouvido muito sobre o Senhor Jesus e ficara tão im­pressionado pelos sinais que Ele realizava, ao ponto de desejar ver e falar com o Senhor.

De tudo o que ouvira e vira, Nicodemos concluiu que o Senhor Jesus tinha de ter vindo de Deus, “porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele” (v. 2). E nisso estava certíssimo. Os milagres feitos pelo Senhor Jesus eram os “sinais” com os quais provava que havia sido enviado por Deus e que era Filho de Deus. Porém, o que todas as pessoas precisam, e o que faltava a Nicodemos, não é tanto a ampliação do conhecimento, mas um relacionamento pessoal com Cristo na base de uma completa mudança que deve ocorrer em cada um individualmente.

O Senhor foi direto ao ponto quando aquele “mestre” iniciou a conversa. “Você tem de nascer de novo”, se quiser participar do Reino de Deus. Nicodemos foi incapaz de entender isso. Então o Senhor fez uma comparação: “O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito” (v. 6). Regeneração é um processo espiritual que produz uma vida nova e espiritual. É uma obra que Deus realiza dentro daqueles que crêem em Cristo, o Filho de Deus. Seu resultado é um modo de pensar e agir inteiramente novo, em total harmonia com a Palavra de Deus. E mais tarde a vida do próprio Nicodemos foi uma demonstração disso. Ele pôde compreender as palavras do Senhor Jesus: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (v. 16).

Que DEUS abençoe a todos.

Filipenses 2.9-11

06 dezembro 2010

Jesus: único, incomparável, maravilhoso – em Sua volta
O Senhor Jesus fala de Si mesmo quando afirma: "Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até quantos o traspassaram. E todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Certamente. Amém! Eu sou o Alfa e o ‘mega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso" (Apocalipse 1.7-8).

Desde a eternidade Jesus é Deus – Ele esteve como homem sobre esta terra e morreu na cruz. Mas Ele ressuscitou dentre os mortos e voltará para reinar. Disso já fala profeticamente o Salmo 72: "Domine ele de mar a mar e desde o rio até aos confins da terra... E todos os reis se prostrem perante ele; todas as nações o sirvam" (vv. 8,11). Jesus voltará primeiro para os que crêem nEle, arrebatando-os ao céu (veja João 14.1-6). Pouco depois Ele voltará visivelmente nas nuvens em glória para este mundo, julgará a terra e estabelecerá Seu reino. Todos os desenvolvimentos em nosso mundo caminham em direção a este alvo supremo: a volta de Jesus.

O Monte das Oliveiras em Jerusalém, donde Jesus subiu ao céu. Naquele dia os anjos disseram aos discípulos: “Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu virá do modo como o vistes subir”.

Theo Lehmann escreveu: "Jesus não foi daqueles que se destacaram por um certo tempo para depois desaparecerem nas brumas da história. Seu nome não é como o daqueles que aparecem em todos os jornais e poucos anos mais tarde jazem no esquecimento... Ele é o primeiro, o Criador deste mundo – e Ele é o último. Quando todos tiverem desaparecido – os ídolos e os deuses, as religiões e as ideologias, os grandes pensadores e os que edificaram imponentes obras arquitetônicas ou sufocantes masmorras – quando todos eles tiverem sumido das sacadas de seus palácios, quando tiverem caído de seus pedestais, quando tiverem perdido seus altos postos e tiverem virado pó – esquecidos, sumidos, afundados, quando todo este mundo sucumbir: Jesus existirá para sempre! Você não irá mais encontrar os deuses e os ídolos, os de antigamente e os de hoje. Mas a Jesus você vai encontrar sempre. No final da história está Jesus – também da história de sua vida."

Em Atos 10.42 está escrito acerca de Jesus: "e nos mandou pregar ao povo e testificar que ele é quem foi constituído por Deus Juiz de vivos e de mortos". Isso significa que virá o momento em que todos os homens estarão diante dEle, o único, incomparável e maravilhoso Senhor – uns eternamente salvos e outros, que rejeitaram a oferta divina da salvação em Jesus, eternamente perdidos. Por isso, você deveria impreterivelmente tornar-se cristão e não resistir mais a Ele! Resistir não apenas seria em vão, mas em seu próprio prejuízo.

Paulo tentou lutar contra Jesus por um certo tempo, mas quando Jesus o encontrou, a Bíblia relata: "E, caindo todos nós por terra, ouvi uma voz que me falava em língua hebraica: Saulo, Saulo, por que me persegues? Dura coisa é recalcitrares contra os aguilhões" (Atos 26.14). Albrecht, conhecido tradutor da Bíblia para a língua alemã, explica essa frase dizendo que ela é uma forma usual de linguagem dos gregos. Quando se falava dos aguilhões, fazia-se referência aos animais de carga. Ao empacarem, eles causavam muito dano a si mesmos, pois feriam-se quando se rebelavam contra os aguilhões que o condutor usava para fazê-los andar. A expressão significa: "É em vão que você está tentando resistir a mim".

Jesus é único também por não se afastar dos pecadores. Ele não vira as costas para as pessoas, mas volta-se para elas. Foi por essa razão que Ele veio ao mundo, foi por isso que Ele morreu e ressuscitou. Ele ama a você como ninguém mais o ama, e hoje vem ao seu encontro com todo o Seu amor. Ele é o único que tem o poder de perdoar todos os seus pecados, de recebê-lo em Seu reino e de dar-lhe vida eterna. Você não quer segurar Sua mão estendida agora mesmo?! Pois virá o dia em que se cumprirá literalmente a afirmação da Bíblia de que todos terão que reconhecê-lO, mas então será muito tarde para receber a salvação: "Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai" (Filipenses 2.9-11).

Que DEUS abençoe a todos.

Deuteronômio 20:10-20

Deuteronômio 20:10-20

10 Quando te achegares a alguma cidade para combatê-la, apregoar-lhe-ás a paz.
11 E será que, se te responder em paz, e te abrir as portas, todo o povo que se achar nela te será tributário e te servirá.
12 Porém, se ela não fizer paz contigo, mas antes te fizer guerra, então a sitiarás.
13 E o Senhor teu Deus a dará na tua mão; e todo o homem que houver nela passarás ao fio da espada.
14 Porém, as mulheres, e as crianças, e os animais; e tudo o que houver na cidade, todo o seu despojo, tomarás para ti; e comerás o despojo dos teus inimigos, que te deu o Senhor teu Deus.
15 Assim farás a todas as cidades que estiverem mui longe de ti, que não forem das cidades destas nações.
16 Porém, das cidades destas nações, que o Senhor teu Deus te dá em herança, nenhuma coisa que tem fôlego deixarás com vida.
17 Antes destruí-las-ás totalmente: aos heteus, e aos amorreus, e aos cananeus, e aos perizeus, e aos heveus, e aos jebuseus, como te ordenou o Senhor teu Deus.
18 Para que não vos ensinem a fazer conforme a todas as suas abominações, que fizeram a seus deuses, e pequeis contra o Senhor vosso Deus.
19 Quando sitiares uma cidade por muitos dias, pelejando contra ela para a tomar, não destruirás o seu arvoredo, colocando nele o machado, porque dele comerás; pois que não o cortarás (pois o arvoredo do campo é mantimento para o homem), para empregar no cerco.
20 Mas as árvores que souberes que não são árvores de alimento, destruí-las-ás e cortá-las-ás; e contra a cidade que guerrear contra ti edificarás baluartes, até que esta seja vencida.


Deuteronômio 20:10-20
Os filhos de Israel estavam autorizados a fazer as pazes com cidades distantes. Por outro lado, não deveria haver misericórdia para com as cidades próximas, aquelas que poderiam impedir o povo de possuir a terra. Tão logo nos tornamos cristãos, precisamos distinguir as coisas terrenas, ou seja, entre as que legitimamente podemos desfrutar e aquelas que devemos rejeitar completamente, sob o risco de nos impedirem de tomar posse de nossa herança celestial. Cabe a nós fazer a distinção entre ambas.

Os israelitas tinham de preservar as árvores frutíferas e não usá-las para guerra. Aqui está um aviso que tem profundo significado espiritual! Alguns cristãos, demonstrando um zelo cego e sectário, condenam violenta e furiosamente coisas que Deus talvez nos tenha dado para aliviar e alimentar os Seus. Os versículos 19 e 20 advertem contra o desperdício. Pensemos no exemplo que o próprio Jesus nos deu. Ele, o Criador que podia multiplicar infinitamente os pães – e provou isso –, ordenou que se recolhessem as sobras em cestos a fim de que nada se perdesse (João 6:12).

Que DEUS abençoe a todos.