quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Isaías 42:23; Ezequiel 33:5

Quinta-feira 5 Novembro

Quem há entre vós que ouça isso? Que atenda e ouça o que há de ser depois?

O que se dá por avisado salvará a sua vida

(Isaías 42:23; Ezequiel 33:5).

IMPORTANTE ADVERTÊNCIA
Depois de fortes chuvas, o rio que atravessa a cidade de El Platón (Colômbia) começou a subir com tamanha rapidez que os habitantes tiveram de se abrigar nos telhados das casas para se salvarem. Passados alguns dias, o nível das águas baixou repentinamente e os moradores voltaram para suas casas. Contudo, um deles se perguntou se essa súbita tranqüilidade na verdade não ocultaria um perigo ainda maior. Com tantas árvores arrancadas, pedras e lodo, não poderia ter se formado uma espécie de dique que temporariamente estaria detendo as águas? Então sentiu que deveria percorrer a cidade, avisando: – Rápido, coloquem-se em um lugar seguro para não morrerem! Muitos escutaram a advertência e foram para lugares mais altos. Outros não levaram a sério o aviso e até zombaram. Mas logo se ouviu um barulho terrível e poderosas massas de água invadiram a cidade. Inúmeras casas foram destruídas e muitas pessoas morreram arrastadas pela inundação. Foram as que desprezaram a advertência daquele homem.

Hoje em dia, Deus avisa a cada um de nós, dizendo: “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados” (Atos 3:19). Quem despreza ou recusa a salvação eterna que Deus oferece estará perdido para sempre. Porém os que reconhecem diante dEle que são culpados e que Jesus Cristo morreu e ressuscitou serão salvos.

Que DEUS abençoe a todos.

Jeremias 17.9-10

5 de Novembro

"Enganoso é o coração, mais do que todas as cousas, e desesperadamente corrupto, quem o conhecerá? Eu, o Senhor, esquadrinho o coração..." Jeremias 17.9-10

A questão da natureza do coração é decisiva em relação à eficácia que a Palavra de Deus tem em nós. Freqüentemente não conhecemos o nosso próprio coração, mas o Senhor o conhece!

Devemos questionar a maneira com que recebemos a Palavra de Deus em nós. Será que você e eu tiramos teimosia, desânimo e pecado do nosso coração antes de nos dispormos para receber Sua Palavra? Tiago 4.7-8 nos exorta: "Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Chegai-vos a Deus e ele se chegará a vós outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração." Essas são as quatro coisas que o Senhor exige de nós. Peço-lhe que observe a seqüência das ordens acima e obedeça-as, caso contrário você se iludirá ao receber a Palavra de Deus. Primeiro: resista ao inimigo em nome de Jesus. Segundo: aproxime-se de Deus. Terceiro: purifique-se pelo precioso sangue do Cordeiro. Quarto: santifique seu coração inconstante.

Se você proceder dessa maneira, o terreno do seu coração estará preparado como o Senhor Jesus o descreve na parábola do semeador. Caso não o fizer, você estará se enganando a si mesmo. Tiago 1.26 adverte: "...enganando o próprio coração, e sua religião é vã."

Que DEUS abençoe a todos.

Romanos 14:19-23; 15:1-13

Romanos 14.19-23
19 Assim, pois, seguimos as coisas da paz e também as da edificação de uns para com os outros.
20 Não destruas a obra de Deus por causa da comida. Todas as coisas, na verdade, são limpas, mas é mau para o homem o comer com escândalo.
21 É bom não comer carne, nem beber vinho, nem fazer qualquer outra coisa com que teu irmão venha a tropeçar ou se ofender ou se enfraquecer.
22 A fé que tens, tem-na para ti mesmo perante Deus. Bem-aventurado é aquele que não se condena naquilo que aprova.
23 Mas aquele que tem dúvidas é condenado se comer, porque o que faz não provém de fé; e tudo o que não provém de fé é pecado.

Romanos 15.1-13
1 Ora, nós que somos fortes devemos suportar as debilidades dos fracos e não agradar-nos a nós mesmos.
2 Portanto, cada um de nós agrade ao próximo no que é bom para edificação.
3 Porque também Cristo não se agradou a si mesmo; antes, como está escrito: As injúrias dos que te ultrajavam caíram sobre mim.
4 Pois tudo quanto, outrora, foi escrito para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança.
5 Ora, o Deus da paciência e da consolação vos conceda o mesmo sentir de uns para com os outros, segundo Cristo Jesus,
6 para que concordemente e a uma voz glorifiqueis ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo.
7 Portanto, acolhei-vos uns aos outros, como também Cristo nos acolheu para a glória de Deus.
8 Digo, pois, que Cristo foi constituído ministro da circuncisão, em prol da verdade de Deus, para confirmar as promessas feitas aos nossos pais;
9 e para que os gentios glorifiquem a Deus por causa da sua misericórdia, como está escrito: Por isso, eu te glorificarei entre os gentios e cantarei louvores ao teu nome.
10 E também diz: Alegrai-vos, ó gentios, com o seu povo.
11 E ainda: Louvai ao Senhor, vós todos os gentios, e todos os povos o louvem.
12 Também Isaías diz: Haverá a raiz de Jessé, aquele que se levanta para governar os gentios; nele os gentios esperarão.
13 E o Deus da esperança vos encha de todo o gozo e paz no vosso crer, para que sejais ricos de esperança no poder do Espírito Santo.


Romanos 14:19-23; 15:1-13

Esses versículos continuam com o tema de nosso relacionamento com outros crentes. Além da advertência de não escandalizá-los, encontramos outras recomendações positivas:

(1) Seguir as cousas da paz e da edificação mútua (v. 19). As críticas, pois, tendem a produzir resultado inverso.

(2)Amparar, especialmente em oração, as imperfeições dos fracos (isso não significa de maneira alguma ser conivente com os pecados) recordando que nós mesmos também temos grande necessidade de ser amparados por nossos irmãos devido às nossas próprias fraquezas.

(3) Não buscar o que nos é agradável, mas o que será bom para o nosso próximo. Assim estaremos seguindo as pegadas do perfeito Exemplo (cap. 15:2-3). Jesus nunca fez nada para Si mesmo.

(4)Dedicar-se a cultivar um mesmo sentimento para que a comunhão na adoração não seja perturbada (vv. 5-6), e receber os outros com a mesma graça que Ele nos recebe (v. 7).

Notemos especialmente as expressões atribuídas no capítulo 15 ao "Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo" (v. 6). Ele é "o Deus de paciência e consolação" (v. 5), que nos dá essas coisas através da Sua Palavra (v. 4). Ele é também o "Deus da esperança" (v. 13) e quer que abundemos nela. Finalmente, o versículo 33 descreve-O como o Deus da paz que estará conosco "todos os dias até à consumação do século" (Mateus 28:20).

Que DEUS abençoe a todos.

2 Reis 19:1-13

2 Reis 19:1-13

1 E ACONTECEU que, tendo Ezequias ouvido isto, rasgou as suas vestes, e se cobriu de saco, e entrou na casa do Senhor.
2 Então enviou a Eliaquim, o mordomo, e a Sebna, o escrivão, e os anciãos dos sacerdotes, cobertos de sacos, ao profeta Isaías, filho de Amós.
3 E disseram-lhe: Assim diz Ezequias: Este dia é dia de angústia, de vituperação e de blasfêmia; porque os filhos chegaram ao parto, e não há força para dá-los à luz.
4 Bem pode ser que o Senhor teu Deus ouça todas as palavras de Rabsaqué, a quem enviou o seu senhor, o rei da Assíria, para afrontar o Deus vivo, e para vituperá-lo com as palavras que o Senhor teu Deus tem ouvido; faze, pois, oração pelo restante que subsiste.
5 E os servos do rei Ezequias foram a Isaías.
6 E Isaías lhes disse: Assim direis a vosso senhor: Assim diz o Senhor: Não temas as palavras que ouviste, com as quais os servos do rei da Assíria me blasfemaram.
7 Eis que porei nele um espírito, e ele ouvirá um rumor, e voltará para a sua terra; à espada o farei cair na sua terra.
8 Voltou, pois, Rabsaqué, e achou o rei da Assíria pelejando contra Libna, porque tinha ouvido que o rei havia partido de Laquis.
9 E, ouvindo ele dizer de Tiraca, rei da Etiópia: Eis que saiu para te fazer guerra; tornou a enviar mensageiros a Ezequias, dizendo:
10 Assim falareis a Ezequias, rei de Judá: Não te engane o teu Deus, em quem confias, dizendo: Jerusalém não será entregue na mão do rei da Assíria.
11 Eis que já tens ouvido o que fizeram os reis da Assíria a todas as terras, destruindo-as totalmente; e tu, te livrarás?
12 Porventura as livraram os deuses das nações, a quem meus pais destruíram, como a Gozã, a Harã, a Resefe, e aos filhos de Éden, que estavam em Telassar?
13 Que é feito do rei de Hamate, do rei de Arpade, e do rei da cidade de Sefarvaim, Hena e Iva?


2 Reis 19:1-13
Diante da investida dos exércitos assírios, Ezequias demonstra uma estranha maneira de conduzir a guerra. Em vez de se vestir com uma armadura, ele se cobre com um pano de saco. Seus oficiais não estão nas plataformas que ele construiu, mas na casa do Senhor. Por fim, em vez de chamar seus melhores guerreiros, ele mandou buscar o profeta Isaías! Mas, em contraste com a insolência e soberba do rei da Assíria, essa não é uma boa estratégia militar, conforme Paulo nos ensina? O apóstolo escreve em 2 Coríntios 10:4-5: “Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus”. Ezequias, cujo nome significa “poder de Deus”, sabe a quem deve ir para obter ajuda (Salmo 121:2). A confiança dele não é frustrada. “Não temas” foi a resposta do profeta - uma preciosa frase que tantas vezes ouvimos na Bíblia, especialmente da boca do próprio Deus: “Não temas, crê somente” (Marcos 5:36). Ele tinha a língua de eruditos para que pudesse dizer boa palavra ao cansado (Isaías 50:4). A temerosa porém confiante alma do redimido, enquanto suporta as aprovações, recebe através dessa palavra a força e a coragem necessárias para esperar pelo livramento.

Que DEUS abençoe a todos.