terça-feira, 7 de julho de 2009

Atos 16:31

7 Julho
Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa (Atos 16:31).

SEM TEMPO PARA COMPLICAÇÕES

Mesmo estando presos em Filipos, Paulo e seu companheiro Silas permaneceram testemunhas fiéis do Senhor Jesus. Por volta da meia-noite, apesar do sofrimento terrível, eles oravam e cantavam ao Senhor. Esse tipo de testemunho é notado e provoca impacto. A Bíblia nos diz que os outros prisioneiros escutavam e o carcereiro parecia gostar também. Então um terremoto aconteceu. Deus estava intervindo e quebrando a dureza do coração daquele homem. “Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar?”, o carcereiro perguntou, angustiado. Queridos leitores, vocês já leram a resposta: “Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.”

A salvação é obtida tão facilmente assim? Aquele homem estava preste a acabar com a própria vida. Quando se trata de questões de vida ou morte, as coisas se tornam bastante simples; não há tempo para complicações. Uma pessoa que enxerga a luz de Deus e admite sua culpa é como alguém que está se afogando e apenas precisa segurar a corda de salvação que lhe é lançada. Quem se sente esmagado pelos próprios pecados percebe que diante de Deus está perdido e clama por ajuda.

Que DEUS abençoe a todos.

Apocalipse 1.7

7 de Julho

"Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até quantos o traspassaram. E todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Certamente. Amém." Apocalipse 1.7

Sobre uma coisa precisamos ter clareza: o reinado do Senhor Jesus é uma realidade nos dias em que vivemos. Se Jesus de fato tem a superioridade, se de fato tudo está sujeito a Ele, então o poder de Satanás é uma mentira. O próprio Satanás é o pai da mentira, segundo as palavras do Senhor Jesus. Se você ainda está preso ao poder de Satanás, aos espíritos de depressão, e a vícios e paixões obscuras, então preste atenção nas palavras da Bíblia: "...resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Chegai-vos a Deus e ele se chegará a vós outros." Sou sumamente grato por poder anunciar a verdade absoluta da vitória de Jesus. A conclusão é: se Jesus Cristo de fato conquistou a vitória completa por meio de Suas lágrimas, por meio do Seu sangue; e se Sua morte na cruz do Calvário de fato conquistou a completa vitória, então o poder de Satanás é ilegal. Se você diz que crê em Jesus Cristo, mas de uma ou de outra forma ainda está preso, então está preso ilegalmente. Jesus anulou completamente o direito que Satanás, pelo pecado, havia assumido sobre sua vida.

Que DEUS abençoe a todos.

A Igreja de Cristo

A Igreja de Cristo

No começo da década de 1960, o irmão André, um homem proveniente da Holanda, contrabandeou um grande número de Bíblias para dentro da Romênia, quando essa ainda era dominada pelo comunismo. Ele chegou a um hotel e começou a orar para que Deus o guiasse a fim de encontrar os grupos certos de cristãos, aqueles que poderiam fazer melhor uso de suas cópias das Escrituras.

Naquele final de semana, André se dirigiu ao recepcionista do hotel e perguntou onde ele poderia encontrar uma igreja.

O recepcionista olhou para ele de maneira um pouco estranha e respondeu: "Sabe, não temos muitas dessas por aqui. Além disso, acho que você não entenderia o idioma".

"Você não sabe?", respondeu André. "Os cristãos falam um tipo de linguagem universal".

"Sério? Qual é?".

"Ela é denominada Ágape".

O recepcionista nunca tinha ouvido falar disso, mas André o assegurou: "Essa é a língua mais maravilhosa do mundo".

André foi capaz de localizar várias congregações e igrejas naquela área e conseguiu arrumar um encontro com o presidente e o secretário de determinada denominação. Infelizmente, apesar de tanto André quanto os homens conhecerem vários idiomas europeus, eles não encontraram nenhum em comum. Por isso, eles se sentaram um de frente ao outro. André tinha viajado por muitos quilômetros e passado por muitos perigos com sua preciosa carga, mas não havia jeito de saber se esses homens eram cristãos genuínos ou se eram informantes do governo.

Finalmente, ele viu uma Bíblia romena sobre uma escrivaninha no escritório. André pegou em seu bolso uma Bíblia em holandês. Ele abriu-a em I Coríntios 16:20 e apontou para o nome do livro, para que eles pudessem reconhecer. Instantaneamente, seus rostos se iluminaram. Eles rapidamente encontraram o mesmo capítulo e verso em suas Bíblias romenas e leram:

"Todos os irmãos daqui lhes enviam saudações. Saúdem uns aos outros com beijo santo".

Um homem se colocou atrás de André. Um deles abriu a Bíblia em Provérbios 25:25. André encontrou o verso e leu: "Como água fresca para a garganta sedenta é a boa notícia que chega de uma terra distante".

Esses homens passaram meia hora conversando e se congratulando - usando apenas as palavras das Escrituras. Eles estavam tão felizes por terem cruzado as fronteiras culturais e terem conseguido criar laços fraternos que riram até lágrimas escorrerem de seus olhos.

André sabia que havia encontrado seus irmãos. Quando ele lhes mostrou a carga de Bíblias, os romenos ficaram radiantes e o abraçaram várias vezes.

Naquela noite, no hotel, o recepcionista se aproximou de André e comentou: "Veja só, eu procurei a palavra 'ágape' no dicionário. Não há nenhum idioma com esse nome. Essa apenas é a palavra grega para o termo amor".

André replicou: "Exatamente. Estive usando esse idioma a tarde inteira".

Você já descobriu esse maravilhoso idioma? Nessa Lição você vai aprender sobre como Deus pode incluir a todos num grande círculo de amor.

1. A IGREJA FOI CRIADA PARA A COMUNHÃO

Jesus estabeleceu a igreja a fim de suprir a demanda básica do ser humano de ter cuidado e apoio. Todos temos necessidades. E é para isso que existe a igreja. Ela é um lugar aonde vamos para encontrar companheirismo e ajudar uns aos outros. As Escrituras nos relevam uma igreja apostólica dinâmica que convidava homens e mulheres a participarem de um companheirismo alegre que se estendia até o Todo-Poderoso Deus:

"Nós lhes proclamamos o que vimos e ouvimos para que vocês também tenham COMUNHÃO CONOSCO. NOSSA COMUNHÃO É COM O PAI E COM SEU FILHO Jesus Cristo. Escrevemos estas coisas para que a nossa alegria seja completa". I João 1:3, 4 (A não ser quando indicado, todos os textos bíblicos da série DESCOBERTAS BÍBLICAS são da Nova Versão Internacional da Bíblia [NVI].).

Uma comunidade que tem os corações unidos pelo contato com Jesus e uns com os outros, experimenta a "alegria" completa! Todos falam o mesmo idioma, o idioma do amor.

Os cristãos se tornam parte de uma família maior. Eles se tornam irmãos e irmãs em Cristo já que todos têm o mesmo espírito. Quanto maior a unidade dos crentes, mais fortes são os laços que unem os cristãos.

Os membros das igrejas fundadas pelos apóstolos de Jesus eram unidos por terem a mesma crença, por seu amor por Deus, e por seu desejo de serví-lO e partilhar Sua graça com o mundo. Esse laço íntimo de comunhão era uma das razões porque essa minoria impotente e perseguida virou o mundo de pernas para o ar.

2. A IGREJA ESTABELECIDA POR CRISTO

Será que Cristo teve uma igreja, ou a idéia de uma organização religiosa é apenas uma invenção humana? Jesus responde:

"Sobre esta PEDRA edificarei a minha igreja, e as portas do Hades não poderão vencê-la". Mateus 16:18

Jesus é a Rocha segura, a Pedra Angular, de Sua igreja.

Qual foi o grupo que participou da fundação da igreja?

"Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, tendo Jesus Cristo como pedra angular". Efésios 2:20

O que o Senhor fazia quando o evangelho era pregado?

"Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos". Atos 2:47, Versão Almeida Revista e Atualizada, 2a edição.

Quando Jesus fundou a igreja, Ele prometeu que as portas do inferno não poderiam vencê-la (Mateus 16:18), e a igreja cristã sobrevive até hoje. Ela já teve inimigos extremamente poderosos - desde imperadores romanos até ditadores comunistas - mas o sangue dos mártires apenas fez com que ela crescesse com mais força. Quando um cristão era queimado na fogueira ou jogado aos leões, vários outros grupos surgiam para tomar o lugar deixado por ele/ela. Os céticos já fizeram tudo o que podiam para, racionalmente, acabar com a igreja cristã. Mas a verdade cristã é muito mais eloqüente do que qualquer era científica ou secular.

Um dos maiores desafios da igreja apareceu pouco tempo depois de sua aceitação como religião oficial do Império Romano. A igreja cresceu em prosperidade, e com o tempo se corrompeu. Ela pareceu estar espiritualmente morta na Idade das Trevas. No entanto, o Senhor sempre preservou um núcleo de cristãos corajosos e fiéis que, diante de tempos difíceis e sofridos, brilhou como estrelas numa noite escura.

Paulo compara a relação de Cristo com Sua igreja como um relacionamento amável e protetor de um marido para com sua esposa (Efésios 5:23-25). A igreja é uma família, e cada membro precisa estabelecer relações com os outros membros da família e contribuir para o seu bem estar (Efésios 2:19).

Paulo também apresenta a igreja como o corpo vivo, com o próprio Cristo sendo a cabeça (Colossenses 1:18).

Quando somos batizados, testemunhamos de nossa fé em Jesus e nos tornamos membros do "corpo" da igreja.

"Pois EM UM SÓ CORPO todos nós fomos BATIZADOS". I Coríntios 12:13

O livro de Apocalipse retrata o Cristo ressurrecto andando pelas igrejas, mostrando Seu cuidado por elas (Apocalipse 1:20, 12, 13). Cristo nunca se esqueceu de Seu povo, e Ele nunca fará isso.

3. UMA IGREJA COM UM PROPÓSITO

A freqüência à igreja é vital para um cristão. Precisamos apoiar os outros para manter nossa fé viva e crescendo.

A igreja também exerce três outros papéis importantes:

(1) A IGREJA É A GUARDIÃ DA VERDADE
Como "coluna e fundamento da verdade" (I Timóteo 3:15), a igreja apresenta e defende a verdade de Deus ao mundo. Precisamos da sabedoria coletiva dos outros membros para que possamos nos concentrar nas verdades essenciais das Escrituras.

(2) A IGREJA É UM EXEMPLO DO QUE A GRAÇA DE DEUS PODE FAZER PELOS PECADORES. As mudanças que Cristo tem feito na vida dos crentes testemunham de que Deus nos chamou para "Sua maravilhosa luz". (I Pedro 2:9).

(3) O POVO DE DEUS DÁ TESTEMUNHO A UM MUNDO CARENTE. Pouco antes de voltar ao céu, Jesus prometeu a Seus discípulos:

"Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda Judéia e Samaria, e até os confins da terra". Atos 1:8

É um grande privilégio para a igreja levar a mensagem do imenso amor de Deus a todo o mundo.

4. FORÇA ATRAVÉS DA ORGANIZAÇÃO

A igreja que Cristo estabeleceu tem uma organização definida. Alguém pode ser incluído ou excluído de seu rol de membros (Mateus 18:15-18). A igreja de Deus escolhia líderes e tinha um quartel general mundial, bem como lugares de reunião locais (Atos 8:14; 14:23; 15:2; I Timóteo 3:1-13). Quando eram batizados, os crentes se uniam num grupo organizado (Atos 2:41 e 47).

A igreja existe para encorajamento mútuo.

"E consideremos uns aos outros para nos incentivarmos ao amor e às boas obras. Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas PROCUREMOS ENCORAJAR-NOS UNS AOS OUTROS, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia". Hebreus 10:24, 25

Isso é, em resumo, o que um grupo saudável da igreja faz. Seus membros se edificam em fé, e encorajam uns aos outros. Deus organizou Sua igreja para fortalecer o povo de Deus e também servir ao mundo. Podemos fazer muito mais juntos do que conseguimos quando agimos individualmente. Vejamos apenas um exemplo: a Igreja Adventista do Sétimo Dia. Desenvolvemos uma grande obra médica ao redor do mundo - desde ambulatórios móveis na periferia das cidades até clínicas em ilhas remotas do Pacífico Sul. Nossas instituições educacionais têm levado milhares e milhares de jovens a conhecer uma vida melhor em Cristo - desde a Universidade de Loma Linda, nos Estados Unidos, que foi pioneira nos transplantes de coração no mundo, até pequenas escolas missionárias espalhadas pelo interior da África. Atuamos para aliviar a fome e os desastres através da nossa agência de recursos ADRA. As igrejas locais ajudam a distribuir roupas e alimentar os pobres e os sem teto em milhares de Centros Comunitários de Serviço. E grupos de crentes adventistas estão partilhando a mensagem da salvação em mais de 200 países. Apenas um grupo organizado de cristãos dedicados poderia causar esse tremendo impacto a nível mundial.

Cristo e os apóstolos compararam a igreja a um corpo, e ressaltaram que todas as partes do corpo são necessárias (I Coríntios 12:21-28). Todas as partes do corpo não são exatamente iguais, ainda assim, todas são importantes e devem trabalhar juntas em harmonia. Um olho separado do corpo não pode ver. Uma mão decepada não tem valor. Seja um olho, uma mão ou apenas um dedo, não podemos ser totalmente eficientes para Cristo sozinhos. Pertencer a uma igreja, estar unido a um corpo de membros, nos fortalece como cristãos.

5. A ALEGRIA DA ADORAÇÃO

Lá no fundo de nossos corações existe um desejo de adorar a Deus, e essa necessidade pode desaparecer se não for expressa. Como o salmista se sentia quando pensava sobre ir ao lugar de adoração?

"ALEGREI-ME com os que me disseram: 'Vamos à casa do Senhor'". Salmo 122:1

Qual o papel que a música tem na adoração pública?

"Prestem culto ao Senhor com alegria; entre na Sua presença com cânticos alegres". Salmo 100:2

A Bíblia nos diz que dar ofertas é uma parte apropriada da adoração divina.

"Entrem nos Seus átrios trazendo ofertas. Adorem o Senhor no esplendor da Sua santidade". Salmo 96:8, 9

A oração é um aspecto vital da adoração pública.

"Venham! Adoremos prostrados e ajoelhemos diante do Senhor, nosso Criador". Salmo 95:6

O estudo da Bíblia e a pregação eram o centro da adoração no Novo Testamento. Começando pelo sermão de Pedro no dia do Pentecostes, encontrado em Atos 2, e desde o tempo dos Reformadores Protestantes até os nossos dias, todo reavivamento religioso tem sido fundamentado na pregação bíblica. Por quê? Porque "a Palavra é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes" (Hebreus 4:12, 13).

6. QUAL É O VALOR DA IGREJA?

Alguns objetam que a igreja é cheia de pessoas imperfeitas. O que Henry Ward Beecher disse é verdade: "A igreja não é uma galeria para exibição de cristãos eminentes, mas uma escola para educar os imperfeitos".

Já que nenhum de nós é perfeito, a igreja também nunca será perfeita. Em uma de Suas parábolas, Jesus nos lembrou que o joio cresce entre o trigo (Mateus 13:24-30). Quando lemos as cartas de Paulo no Novo Testamento, descobrimos que a igreja apostólica tinha problemas críticos. E a igreja hoje freqüentemente tem defeitos sérios. Mas lembre-se que nenhuma congregação cheia de falhas jamais poderá destruir ou perturbar a Grande Pedra Angular da igreja - Jesus Cristo. Assim, mesmo em igrejas imperfeitas, precisamos manter nossa motivação principal no Salvador que ministra a nós. Apesar de todas as nossas faltas, a igreja pertence a Ele, por isso, concentre-se em Cristo.

"CRISTO AMOU A IGREJA E ENTREGOU-SE POR ELA para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra, e para apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável". Efésios 5:25-27

A igreja é tão importante para Jesus que Ele "entregou-se por ela" ao morrer por cada um de nós individualmente, e pela igreja coletivamente. Por isso, ser membro da igreja deveria ser algo importante para você. Você já é membro do corpo de Cristo?

7. ENCONTRANDO UMA IGREJA

Quantas religiões e crenças verdadeiras Jesus tem no mundo?

"Há um só corpo e um só Espírito... há um só Senhor, UMA SÓ FÉ, um só batismo". Efésios 4:4, 5

Já que Cristo tem "uma só fé" nesse mundo, como podemos descobrir qual a religião ou crença verdadeira? Jesus nos dá o segredo:

"Se alguém decidir fazer a vontade de Deus, descobrirá se o meu ensino vem de Deus ou se falo por mim mesmo". João 7:17 (Ver também João 8:31, 32).

Quando nos comprometemos em fazer a vontade de Deus, Ele nos ajudará a ver se o ensino vem de Deus ou é apenas tradição humana. O elemento chave para decidir qual igreja freqüentar é examinar seu respeito e submissão à Palavra de Deus. Uma comunhão genuína é construída sobre as verdades das Escrituras, e não apenas ao redor de um líder carismático ou uma grande instituição.

Continue a fazer as descobertas bíblicas nessas lições, ande na luz à medida que ela for sendo revelada a você pela Bíblia, e Deus lhe apresentará claramente qual a Sua vontade para sua vida. Um cristão em crescimento é uma pessoa que abre o coração e a mente para aceitar a verdade como Deus a revela em Sua Palavra.

Que DEUS abençoe a todos.

João 6.37-50

João 6.37-50

37 Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora.
38 Porque eu desci do céu, não para fazer a minha própria vontade, e sim a vontade daquele que me enviou.
39 E a vontade de quem me enviou é esta: que nenhum eu perca de todos os que me deu; pelo contrário, eu o ressuscitarei no último dia.
40 De fato, a vontade de meu Pai é que todo homem que vir o Filho e nele crer tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.
41 Murmuravam, pois, dele os judeus, porque dissera: Eu sou o pão que desceu do céu.
42 E diziam: Não é este Jesus, o filho de José? Acaso, não lhe conhecemos o pai e a mãe? Como, pois, agora diz: Desci do céu?
43 Respondeu-lhes Jesus: Não murmureis entre vós.
44 Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.
45 Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto, todo aquele que da parte do Pai tem ouvido e aprendido, esse vem a mim.
46 Não que alguém tenha visto o Pai, salvo aquele que vem de Deus; este o tem visto.
47 Em verdade, em verdade vos digo: quem crê em mim tem a vida eterna.
48 Eu sou o pão da vida.
49 Vossos pais comeram o maná no deserto e morreram.
50 Este é o pão que desce do céu, para que todo o que dele comer não pereça.


João 6:37-50

O Salvador que nos ama promete: "O que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora" (v. 37). Vá ao encontro do Senhor caso você ainda não o fez; saiba que Ele nunca o recusará.

Mas, para vir ao Senhor Jesus, é necessário que o Espírito de Deus opere no coração. O homem não pode dar um passo em direção a Deus sem que Ele o traga; é o que o Senhor afirma no verso 44. Alguém dirá, talvez: - Não é minha culpa, pois, se não sou convertido. Pelo contrário, você é plenamente responsável por deixar que essa obra divina se realize em seu coração. Neste mesmo instante, Deus está lhe atraindo para Si. Não Lhe resista por mais tempo.

A graça que o Senhor Jesus demonstra ao pecador é a expressão de Seu próprio amor. Porém esta também é parte da vontade de Deus, cuja meta é dar vida à Sua criatura (v. 40). E o Senhor Jesus veio para cumprir essa vontade e nada mais fazer, como já havia profetizado o salmista. O apóstolo repete esta profecia: "Eis que estou para fazer, ó Deus, a tua vontade" (Hebreus 10:9; Salmo 40:7-8).

O homem tem um corpo e uma alma. Eis o porquê ele não pode viver só de pão, o qual somente alimenta o seu corpo. A sua alma também necessita de alimento e este só é encontrado na Palavra divina, o Pão celestial, Cristo mesmo (Lucas 4:4).

Que DEUS abençoe a todos.

2 Samuel 1:1-16

2 Samuel 1:1-16

1 E SUCEDEU que, depois da morte de Saul, voltando Davi da derrota dos amalequitas, ficou dois dias em Ziclague;
2 Ao terceiro dia um homem veio do arraial de Saul, com as vestes rotas e com terra sobre a cabeça; e, chegando ele a Davi, se lançou no chão, e se inclinou.
3 E Davi lhe disse: Donde vens? E ele lhe disse: Escapei do arraial de Israel.
4 E disse-lhe Davi: Como foi lá isso? peço-te, dize-mo. E ele lhe respondeu: O povo fugiu da batalha, e muitos do povo caíram, e morreram; assim como também Saul e Jônatas, seu filho, foram mortos.
5 E disse Davi ao moço que lhe trazia as novas: Como sabes tu que Saul e Jônatas, seu filho, foram mortos?
6 Então disse o moço que lhe dava a notícia: Cheguei por acaso à montanha de Gilboa, e eis que Saul estava encostado sobre a sua lança, e eis que os carros e a cavalaria apertavam-no.
7 E, olhando ele para trás de si, viu-me, e chamou-me; e eu disse: Eis-me aqui.
8 E ele me disse: Quem és tu? E eu lhe disse: Sou amalequita.
9 Então ele me disse: Peço-te, arremessa-te sobre mim, e mata-me, porque angústias me têm cercado, pois toda a minha vida está ainda em mim.
10 Arremessei-me, pois, sobre ele, e o matei, porque bem sabia eu que não viveria depois da sua queda, e tomei a coroa que tinha na cabeça, e o bracelete que trazia no braço, e os trouxe aqui a meu senhor.
11 Então apanhou Davi as suas vestes, e as rasgou; assim fizeram todos os homens que estavam com ele.
12 E prantearam, e choraram, e jejuaram até à tarde por Saul, e por Jônatas, seu filho, e pelo povo do Senhor, e pela casa de Israel, porque tinham caído à espada.
13 Disse então Davi ao moço que lhe trouxera a nova: Donde és tu? E disse ele: Sou filho de um estrangeiro, amalequita.
14 E Davi lhe disse: Como não temeste tu estender a mão para matares ao ungido do Senhor?
15 Então chamou Davi a um dos moços, e disse: Chega, e lança-te sobre ele. E ele o feriu, e morreu.
16 Pois Davi lhe dissera: O teu sangue seja sobre a tua cabeça, porque a tua própria boca testificou contra ti, dizendo: Eu matei o ungido do Senhor.


2 Samuel 1:1-16

O incidente em Ziclague humilhou Davi e o conscientizou de sua fragilidade, mas também o trouxe de volta a um alegre relacionamento com o Senhor. Dessa forma, ele estava preparado para reinar. É sobre esse período que o segundo livro de Samuel trata.

O homem que trouxe a Davi a notícia da morte de Saul pensava consigo mesmo “que era como quem trazia boas-novas” (4:10). Para Davi isso não representava a morte de um inimigo e a oportunidade de subir ao trono? Mas aquele homem não conhecia Davi. No coração do “amado” do Senhor, a graça brilhava, acompanhada de altruísmo, amor pelo seu povo e respeito pela hierarquia divina. Como ele poderia alegrar-se com Israel derrotado e o rei desonrado diante dos inimigos do Senhor?

Davi interroga o homem. “Donde vens?”. O homem revelou que também pertencia aos inimigos de Israel, e a um dos piores deles: era um amalequita! Tentando enganar Davi com seu relatório mentiroso, a única coisa que conseguiu foi enganar a si mesmo (Provérbios 11:18). Ele achava que o novo rei receberia a coroa de suas mãos. Nesse aspecto, ele se assemelhou ao grande Inimigo que tentou persuadir Jesus – sem sucesso – a aceitar os reinos e a glória deste mundo (Mateus 4:8-10).


Que DEUS abençoe a todos.