quinta-feira, 28 de maio de 2009

A PRIMEIRA PALAVRA DE JESUS

PR. ALEJANDRO BULLÓN


"O texto para esta mensagem encontra-se no evangelho segundo São Lucas 23:33 e 34: "Quando chegaram ao lugar chamado Calvário, ali O crucificaram, bem como aos malfeitores, um à direita, outro à esquerda. Contudo Jesus dizia: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. Então, repartindo as vestes dele, lançaram sortes".


Esta é a primeira das sete últimas palavras que Jesus proferiu na cruz do Calvário. Imaginem comigo a cena: Três cruzes se projetam no horizonte. No meio está o Senhor Jesus; do lado direito uma ladrão e do lado esquerdo outro ladrão. Jesus morreu do jeito que sempre viveu. Veio a este mundo para buscar os pecadores. Viveu entre eles para poder alcançá-los, perdoá-los e transformá-los. E quando chegou a hora de morrer, morreu crucificado entre eles. E você pode vê-Lo aí, na hora da agonia.


Quando uma pessoa está para morrer, todos querem ouvir o que ele tem a falar. Jesus pronunciou sete palavras. A primeira, a quarta e a última palavras são orações que Ele dirige a Seu Pai. Ele ora, mantendo comunhão com Aquele de quem veio toda a Sua força para poder viver uma vida vitoriosa nesta terra. Ele começou Seu ministério em oração. E termina Seu ministério também em oração.


Meu amigo, ninguém pode sobreviver vitoriosamente nesta vida se não aprender a viver como Jesus. Dependendo constantemente do Pai, colocando a vida aos pés do Pai, recebendo a força do Pai.


Sabem por que Jesus viveu uma vida vitoriosa nesta Terra? Não porque era Deus. Quando Ele veio a esta Terra Ele fez um pacto com Seu Pai: não usaria Seus poderes divinos sem o consentimento do Pai. Então Ele aprendeu a viver uma vida dependente do Pai. Aí estava o segredo de Sua vitória. Sabe por que nós, às vezes, vivemos vidas derrotadas? Porque não aprendemos a depender do Pai como Jesus fazia.


"Pai" - disse Jesus na hora da morte. Tinha uma coroa de espinhos furando o Seu rosto, mas isso não O impedia de enxergar o amor de Seu Pai. Suas mãos estavam pregadas numa cruz, não podiam mais curar pessoas, mas Ele podia orar. Seus pés não podiam mais andar para alcançar o pecador. Mas isso não O impedia de orar. Seus discípulos O tinham abandonado. Ele não podia mais ensinar-lhes. Mas isso não impedia Jesus de orar.


Ah, queridos, às vezes, quando surgem dificuldades em nossa vida, quando perdemos o emprego ou quando um filho nosso sofre um acidente, o primeiro pensamento que nos assalta é o fato de que talvez Deus nos tenha abandonado. Talvez Deus tenha esquecido de nós. Jesus no meio do sofrimento, da dor, da agonia, da morte, perseguido, caçoado, insultado e sangrando, não permitiu que nada O impedisse de saber que Seu Pai O amava e que olhava para Ele.


Estou falando neste momento para alguém que está desempregado há muito tempo? Você é capaz de enxergar o rosto do Pai apesar de estar passando necessidade? Estou falando neste momento a alguém condenado à morte pela ciência médica? Sua enfermidade não tem mais remédio? Pergunto: Você é capaz de enxergar o rosto de Seu Pai apesar da ciência médica dizer que não há mais remédio para você? Os amigos o rejeitaram? Você foi traído pelas pessoas que mais amava? Todo mundo o abandonou? Sente-se solitário? E apesar disso tudo, é capaz de enxergar o rosto do Pai? Jesus o fez na cruz do Calvário. Sem amigos, abandonado pelos Seus discípulos, odiado pela multidão, castigado pelos soldados, acusado falsamente, crucificado injustamente, ferido, em agonia, era capaz de dizer: Pai, eu não Te vejo; está tudo escuro, mas sei que estás presente. Sei que estás aí. Somos capazes de fazer isto?


Pensemos agora num outro aspecto do texto bíblico. Na hora da agonia Jesus clama a Seu Pai, mas não o faz pedindo ajuda. Se você estivesse condenado à morte por alguma enfermidade, com certeza se ajoelharia para orar e pediria que Deus lhe devolvesse a saúde, não é verdade? Se você estivesse desempregado, oraria a Deus pedindo que lhe desse um novo emprego, não o faria? E se você estivesse na prisão, com certeza pediria que Deus lhe devolvesse a liberdade.


Mas aí estava Jesus cravado numa cruz. Sua primeira palavra podia ter sido: "Pai, tira-me daqui, liberta-me, acalma minha dor". Ou como Pedro quando estava se afundando: "Senhor, salva-me". Mas na hora da agonia Jesus não ora por Ele, ora pelos outros. E não é por Seus amigos ou por Seus familiares ou por cidadãos bons. Sabe por quem ora? Pelos Seus inimigos, por aquele que O esbofeteia, por aquele que prega Suas mãos, por aquele que cospe em Seu rosto, por aquele outro que coloca a coroa de espinhos em Sua fronte. Jesus ora pelos Seus inimigos e pede que Deus lhes perdoe.


Ah, meu amigo, na cruz do Calvário, Jesus vive o que pregou. No sermão do monte, Ele diz: "Perdoai os vossos inimigos". E na cruz Ele vive Sua mensagem. Sai da teologia, da beleza das palavras e entra na realidade do perdão, pratica o que pregou.


Pergunto: Você é capaz de orar pelos seus inimigos? Talvez, se você está vivendo bem, com um bom saldo no banco, com boa saúde, com toda a família unida. Nessas circunstâncias talvez você até se anime a orar pelos seus inimigos. Mas condenado à morte por um câncer, sem um centavo no bolso, com a família feita em pedaços e todo mundo contra você, seria capaz de orar pelos seus inimigos?


Estou falando neste momento a alguém que não é capaz de perdoar alguém que lhe fez mal no passado? Vou mencionar agora porque é necessário perdoar, embora perdoar não seja sempre fácil. Na cruz, Jesus estava sofrendo, o sangue levava Sua vida gota a gota. Abandonado, esquecido pelos amigos, caçoado e insultado pelos inimigos, carregando o pecado de toda a humanidade, Ele experimentava um sofrimento mental, físico e espiritual profundo. E se Ele abrigasse em Seu coração mágoa por aquilo que as pessoas estavam lhe fazendo, o seu sofrimento seria maior. Ao perdoar, Ele não somente estava praticando a teoria de Sua pregação, Ele estava também aliviando a Sua dor. Sabem por quê? Porque o perdão beneficia mais a quem perdoa do que aquele que é perdoado. É isto que você tem que colocar em sua mente. Se por algum motivo não é capaz de perdoar alguém que o traiu, que o machucou, fez algo que marcou terrivelmente sua vida. Se você estiver guardando rancor em seu coração, com certeza não tem paz, vive um inferno cada vez que vê aquela pessoa. Seu espírito se envenena. Você pode estar vivendo um momento feliz, mas quando aparece aquela pessoa, estraga tudo.


Mas você sabia que a outra pessoa não está nem ligando para o que você sente? O único que está sofrendo é você. Então, quando você perdoar, ele não ganha nada, mas você expulsa o veneno de sua vida. O veneno da mágoa não machuca nem um pouquinho seu inimigo, mas perturba a sua vida. O seu coração torna-se um depósito de lixo, porque a mágoa, o ódio, o rancor e o ressentimento, tudo isso é lixo. E quando você consegue olhar para o outro sem sentir mais mágoa, nem rancor, você se liberta. O maior beneficiado pelo perdão é a pessoa que oferece o perdão, não a que o recebe.


Uma família me convidou uma noite para jantar, mas na metade da ceia o pai me levou a um canto e disse:" Pastor, está vendo aquela garota bonita? É a minha filha mais velha. Está fora da igreja e não quer saber mais nada de Jesus. Ela nasceu num lar cristão. Levei-a para a igreja quando era nenezinha e a apresentei ao Senhor. Cresceu na igreja, era ativa, mas um dia alguém a acusou injustamente. Ela nunca fez aquilo de que foi acusada. Mas o pastor não entendeu suas explicações e a disciplinaram. O pastor não dialogou com ela, não ouviu o que ela tinha pra dizer. Simplesmente a disciplinaram. Então ela disse: Pai, eu não fiz nada e me disciplinaram. Nunca vou perdoar esse pastor por ter feito isso comigo. Mas agora, já que fui disciplinada, vou fazer o que nunca fiz, pelo menos para que a disciplina seja justa".


"Então - disse aquele pai - minha filha começou a descer, descer, descer e não posso mais ver a minha filha machucando-se na vida. Ela tem feito coisas terríveis, mas eu sei que tudo isso é rancor e mágoa que ela guarda em seu coração. Pastor, por favor, fale com ela."


Tentei conversar, mas ela não quis ouvir muita coisa. Convidei-a para ir à igreja e ela apareceu lá, talvez por cortesia. Na hora do apelo a vi lutando e chorando sem poder responder ao apelo. O rancor e a mágoa eram muito grandes. Mas na sexta-feira, falei sobre o perdão e disse que a pessoa mais beneficiada com o perdão é a pessoa que perdoa, e não a perdoada. Olhando nos olhos dela, afirmei do púlpito: "Aquela pessoa que foi injusta com você não está mais aqui e nem sequer se lembra que você existe, mas de dia e de noite você está machucada e envenenada por aquele sentimento. O dia que você conseguir perdoar, finalmente se verá livre desse sentimento nocivo que não a deixa ser feliz.


E quando fiz o apelo, aquela garota se levantou e veio à frente, chorando. E suas lágrimas tiravam o lixo que guardava no coração. Por fim, podia dizer: Eu perdôo aquele homem. E o perdoou. E pediu para ser batizada novamente. Estava completamente livre da mágoa. O rancor saíra de seu coração. Era feliz.


Pergunto: Você já perdoou? Estou falando a alguém que não consegue perdoar o marido que a traiu, a mulher que o traiu, o pai que nunca o reconheceu como filho? Já perdoou o filho que jogou na lama o seu nome? O amigo que o traiu? É porventura o seu coração um depósito de lixo que só prejudica você?


O último pensamento do texto que quero analisar hoje é o resultado final da oração de Jesus. Ele orou pelos piores seres humanos que existiam, aqueles que O estavam matando e que não queriam saber nada com Ele. Você pensa que a oração de Jesus não foi respondida? Acompanhe-me esta noite a Jerusalém, 40 dias depois da morte de Jesus.


Pedro está pregando, e aqueles homens que crucificaram Jesus e que desde o ponto de vista humano nunca O aceitaram como Salvador, são tocados pelo Espírito Santo. A oração de Jesus na cruz por Seus inimigos é respondida. Ele orou por Seus inimigos e eles agora são transformados. Imagine aquele que colocou a coroa de espinhos na fronte de Jesus. Imagine-o correndo em direção a Pedro e dizendo:" Eu cravei a coroa na fronte de Jesus. Há perdão para mim?" E Pedro diz:" Arrependei-vos e batizai-vos e vossos pecados serão perdoados". Aquele que pregou as mãos de Jesus corre para Pedro e diz: Eu preguei as Suas mãos. Há perdão para mim? E Pedro diz: Se você está arrependido, há perdão. Aquele que cuspiu no rosto, corre e diz: Eu cuspi em Seu rosto. Há perdão para mim? E Pedro diz: Há sim, se você acreditar no poder salvador dEle. E naquele dia foram batizados 3 mil.


Quarenta dias antes estavam cuspindo em Seu rosto, pregando Suas mãos e Seus pés, insultando-O e xingando-O. Mas Jesus orou por eles e Deus respondeu à oração. Quarenta dias depois aqueles homens foram alcançados pelo evangelho salvador.


Estou pregando para alguém cujo marido ou esposa não quer saber nada de Jesus? Alguém cujo filho está se distanciando de Jesus? Tem você um amigo por quem já orou, orou, e ele continua indiferente com relação a Jesus? Continue orando. Ore pelos piores, ore por aqueles que na sua opinião não têm mais remédio. Se Deus respondeu à oração de Jesus, responderá a sua também e lhe entregará esse marido, essa mulher, esse filho, esse pai, esse amigo para Cristo. Ele o fará. Não perca o ânimo. Continue orando, continue suplicando, continue pedindo. Ele responderá a sua oração.


Minha mãe orou durante 34 anos pedindo que Deus transformasse o coração de meu Pai. Trinta e quatro anos orando por um homem que não queria saber nada de Jesus. E um dia, meu pai me escreveu um bilhete dizendo: "Filho, finalmente aceitei Jesus." E eu tive a alegria de batizar meu próprio pai.


Pergunto: Quanto tempo você está orando por seu filho? Quanto tempo você está orando para que Deus transforme o coração do seu marido? A minha mãe orou 34 anos. Há quanto tempo você está orando para que Deus transforme o coração daquele amigo?


Poderia você neste momento vir comigo à cruz do Calvário e dizer: "Senhor, foi por mim que entraste na agonia. Lá na cruz oraste por mim. Fui eu que te crucifiquei. Lá na cruz oraste por meu pai, por meu filho, por meu marido, por minha esposa. E se 40 dias depois 3 mil pessoas se entregaram a Ti, por que não podes transformar o coração daquela pessoa por quem estou orando?"


E se você sentir que na cruz do Calvário Jesus orou por você, se você quiser reconhecer a Jesus como seu Salvador, se quiser entregar-lhe a vida e aceitar a Palavra de Deus e o plano que Deus tem para a sua vida; se quiser unir-se um dia à Igreja de Deus nesta terra através do santo batismo, se quando Cristo voltar você quiser estar presente vou lhe pedir tome sua decisão agora.



ORAÇÃO


Querido Pai, há muita gente que abriu o coração a Ti esta manhã. Há muita gente que quer perdoar, que está orando por alguma pessoa especial e que precisa da Tua ajuda e de Teu poder. Por favor, vem e responde cada oração. Em nome de Jesus. Amém.

...E nós Colhemos os Frutos Aqui!

...E nós Colhemos os Frutos Aqui!

Assim será a palavra que sair da Minha boca: não voltará para Mim vazia. Isaías 55:11

Lago Grande estava na área de operação da nossa lancha médico-missionária Pioneira que, na ocasião, foi solicitada pelas autoridades da pequena cidade para atender aos moradores que estavam sendo atingidos por um surto muito agressivo de malária.

A enfermeira da lancha, irmã Maria José, muito missionária, de dia atendia aos enfermos e, à noite, apresentava projeções religiosas debaixo de uma grande árvore, à beira do rio.

Ela percebeu que uma família bem numerosa sempre estava entre os assistentes. Resolveu visitá-la. O chefe da família, senhor Domingos, era de falar pouco e bastante desconfiado. Depois de várias visitas, ele revelou à irmã Maria que não adiantava ela insistir porque ele e sua família só aceitariam a religião ensinada por um livro que havia comprado no Maranhão. Em seguida, foi buscar o livro e o mostrou à irmã Maria. Estava bem manuseado.

Com o livro na mão, ela perguntou o que ele faria se encontrasse a religião do livro. Ele disse que era a religião que ele estava procurando havia mais de cinco anos. Então, a irmã Maria disse que aquele livro era da Igreja Adventista do Sétimo Dia e que ela também era adventista.

A princípio, ele ficou um tanto desconfiado, mas logo as dúvidas se dissiparam, a alegria entrou naquele lar pela descoberta feita e uma nova fase começou para todos: a preparação para o batismo. Durante vários meses, e sem pressa, receberam estudos bíblicos da irmã Maria e do irmão Alvino, seu esposo.

Tive o privilégio de batizar dezessete pessoas, todas da mesma família, num sábado de junho de 1967, nas refrescantes águas do rio Araguaia, diante de uma pequena multidão de pessoas daquele lugarejo.

Essa é a história de um livro e seus resultados. Veja como foram os caminhos de Deus para a conversão daquela família: o pastor Rodolpho Belz escreveu o livro, a Casa Publicadora Brasileira o publicou, o colportor o vendeu para o Sr. Domingos, lá no Maranhão, ocorreu sua mudança para Lago Grande, os enfermeiros da lancha foram ao encontro deles para tratá-los da malária e, finalmente, tornou-se conhecida àquele homem a igreja que publicou o livro e ele e toda a família foram batizados. Assim se cumpre a promessa: “Bem-aventurados vós, os que semeais junto a todas as águas” (Is 32:20).

REFLEXÃO: “Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás” (Ec 11:1).

Que DEUS abençoe a todos.

MP

FALANDO SOBRE SEXO

PR. ALEJANDRO BULLÓN


"Pr. Williams Costa Jr.: Hoje em dia, o que mais produz sentimento de culpa nas pessoas, são os relacionamentos indevidos. Existem pessoas que vivem angustiadas, atormentadas pelo sentimento de culpa por coisas que já passaram, fatos que não se pode mais consertar. Talvez você vá estranhar a pergunta que vou fazer ao pastor Bullón agora, mas, as cartas e telefonemas estão cheios da seguinte pergunta: Pastor Bullón, sexo é pecado?


Pr. Alejandro Bullón: - Por quê?! O sexo é uma das coisas mais belas, puras e sagradas que Deus criou. O sexo é tão puro, tão sagrado para Deus, que no Velho Testamento, quando Ele decidiu identificar um povo como Seu povo, quis que fosse por uma marca. Essa marca não era na cabeça, nem no coração, nem na mão, não, era no órgão sexual masculino. Veja o conceito de santidade que o sexo tem para Deus. No Novo Testamento, quando Ele procura uma figura para ilustrar o tipo de comunhão, de relacionamento puro que quer ter com Sua igreja, Deus usa a figura do relacionamento sexual entre marido e mulher. Portanto, se o sexo é um dom que Deus entregou ao ser humano quando o criou, sexo não pode ser pecado.


Pr. Costa Jr.: - Agora, se o sexo foi criado por Deus, se foi feito para o bem das pessoas, por que as pessoas sentem-se tão culpadas por problemas sexuais e coisas ligadas ao sexo?


Pr. Bullón: - O problema é que nós, às vezes, nos esquecemos a razão pela qual Deus deu o sexo para o ser humano. Existem três motivos porque Deus criou o sexo. Vejamos o que a Bíblia diz a esse respeito no livro de Gêneses. Aqui está o primeiro propósito porque Deus entregou o sexo ao ser humano. Diz assim: "E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, e enchei a terra." (Gênesis 1:28) Deus criou Adão e Eva e lhes deu o sexo. Primeiro propósito do sexo: multiplicar a espécie. Mas esse não é o único motivo. O segundo motivo está em Gêneses 2:24: "Por isso deixa o homem pai e mãe, e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne." Ou seja, o segundo propósito do sexo é ser um veículo de comunhão física, mental e espiritual entre marido e mulher. Aqui está uma coisa importante: o sexo, do ponto de vista divino, não é apenas um ato físico; é um ato físico, mental e espiritual. Para o animal, o sexo é um ato físico. Aí está a diferença entre o ser humano e o animal. O sexo nele é instinto. Para o ser humano não pode ser instinto, é mais do que instinto, é um ato físico, mental e espiritual. O terceiro propósito do sexo está aqui em Provérbios, e muitos cristãos, às vezes, inconscientemente não querem aceitar isto. Provérbios 5:18, diz assim: "Seja bendito o teu manancial", outras versões da Bíblia dizem, "Sejam bendito o teu leito nupcial", "e alegra-te com a mulher da tua mocidade, corça de amores, e gazela graciosa. Saciem-te os seus seios em todo o tempo; e embriaga-te sempre com as suas carícias." (Prov. 5:18 e 19). Se os amigos que estão assistindo o programa não vissem que estou lendo a Bíblia, poderiam, talvez, pensar que estou fazendo uma leitura pornográfica, porque aqui Deus está falando das carícias físicas entre marido e mulher. O marido acariciando os seios da esposa, deleitando-se com as carícias dela. Aqui, são mencionados também, dois animais que, dizem, são os que mais expressam o prazer físico. Isto quer dizer que o terceiro propósito de Deus ao criar o sexo, é para ser uma fonte de prazer físico. Vamos recaptular: Deus criou o sexo com vários propósitos. Primeiro, para que o ser humano pudesse procriar; segundo, para que o sexo fosse um veículo de unidade mental, física e espiritual entre marido e mulher, e terceiro, para que fosse uma fonte de prazer físico para o ser humano. O problema, é que muitas pessoas, por exemplo, comem e não se sentem culpadas, bebem e não se sentem culpadas, dormem e não se sentem culpadas mas se praticam sexo, sentem-se culpadas. Parece que na mente do ser humano, e eu não sei de onde saiu isso (da Bíblia não foi), prazer físico não combina com vida espiritual. Espiritualidade é uma coisa, prazer físico é outra. Só que na mente divina, o ser humano é um ser completo, é um ser físico, mental e espiritual e todo ele pode ser santo para Deus.


Pr. Costa Jr.: - O senhor mencionou três fatores que precisam estar ligados, inclusive na relação sexual: o físico, o espiritual e o mental. O que acontece quando, na relação sexual, leva-se em conta apenas um desses fatores? Quando há um desequilíbrio, ou , simplesmente a eliminação de um destes aspectos? O que acontece quando, por exemplo, você faz sexo só pelo prazer físico?


Pr. Bullón: - Aí que está uma coisa interessante. Veja: para o sexo ser a coisa pura, limpa e sagrada que Deus criou, tem que ser um ato físico, mental e espiritual. Desde o momento que o sexo passa a ser apenas um ato físico, então já não é mais puro, limpo e sagrado e torna-se um ato animal. Na verdade, o sexo entre marido e mulher, não é um ato que acontece na cama à noite; ele, na realidade, começa de dia com os atos de cortesia, com as palavras de amor, de carinho, com gestos de valorização que acabam num ato físico à noite. Agora, um marido que bate na mulher, a xinga, deprecia-a e quinze minutos depois quer usar o corpo dela, esse não é um ato sagrado, puro, limpo. Esse não é o ato lindo que Deus criou, é apenas um ato animal. Na realidade, não há lugar para algo semelhante a isso na vida de um cristão.


Pr. Costa Jr.: - A recomendação da Palavra de Deus é que o sexo seja somente no casamento. Hoje em dia, em nossa sociedade, vemos verdadeiros absurdos, distorções do sexo fora e antes do casamento. Por que, Pr. Bullón, o sexo deve se restringir apenas ao casamento?


Pr. Bullón: - Vou responder sua pergunta desta maneira: O ser humano de nossos dias, tem cometido um grande erro que é querer dividir a estrutura humana. Está fazendo do sexo apenas um ato físico e o ato apenas físico não satisfaz. Pode proporcionar prazer momentâneo, mas geralmente, quando termina o prazer, resta aquela sensação de vazio, de ansiedade, de desespero.


Pr. Costa Jr.: - Ocorre, às vezes, até um sentimento de culpa, não é?


Pr. Bullón: - De culpa, vontade de chorar, sentir-se sujo, miserável. Houve prazer físico, mas, não satisfação, porque para haver satisfação o ato tem que ser mais do que físico, precisa ser mental e espiritual também. Então, como o ser humano dividiu as coisas e fez do sexo um ato apenas físico, não sabe mais o que inventar hoje, entende? Inventa posição X, posição Y, pensando que o sexo é um assunto de técnica, o que não é verdade. Sexo é uma expressão de amor e não uma demonstração de técnica. Quanto mais você ama a sua esposa, tanto melhor será o sexo.


Pr. Costa Jr.: - O sexo é somente uma expressão de amor?


Pr. Bullón: - É uma expressão de amor, que não deixa de proporcionar prazer físico, porque isso é bíblico. Produz muito prazer físico e o cristão não tem que se sentir culpado por isso. Só que hoje em dia, pelo fato de reduzir o sexo apenas ao seu lado físico, o ser humano não sabe o que inventar. Então, é homem com homem, mulher com mulher, homem com animal, quanto mais aberração melhor. Isto é loucura! É a busca, de um sentido para o sexo, sentido que foi perdido. Biblicamente, Deus confiou o sexo para um casal casado. Adão e Eva foram casados por Deus, unidos para viverem juntos, fiéis um ao outro. Quando o sexo não satisfaz, o ser humano começa a buscar satisfação por aqui, por lá, antes, depois, nisso, naquilo, e assim só consegue um vazio. Esta é uma das razões para as filas, hoje em dia, nos consultórios dos psicólogos e psiquiatras.


Pr. Costa Jr.: - Uma das perguntas que tem chegado ao "Está Escrito", é a seguinte: a Bíblia fala que o sexo deve ser no casamento e monogâmico, marido e mulher. Então, por que existe tanta poligamia na Bíblia?


Pr. Bullón: - Há mistérios que eu não compreendo na Bíblia. Por que vários personagens tiveram muitas mulheres? A Bíblia não me explica. Agora, diante daquilo que a Bíblia não me explica, não adianta eu fazer conjeturas, porque eu estaria dando uma resposta humana e não revelada e eu não quero entrar nesse terreno. Uma coisa eu sei: na Bíblia, houve muitos homens que tiveram duas, três, quatro mulheres e as conseqüências foram só sofrimento, dor e tragédia para eles mesmos. Apesar de Deus ter suportado a teimosia do ser humano, eles colheram as conseqüências ruins disso. Na Bíblia eu encontro a experiência de Isaque que foi alguém que teve uma só mulher e o fim da história é bonito e feliz, porque Deus sempre recompensou a obediência dos filhos que com toda a sinceridade colocaram a vida nas mãos Dele.


Pr. Costa Jr.: - Já vimos que pela Palavra de Deus o sexo deve ser só no casamento. Logo, se a pessoa faz sexo antes do casamento ou fora dele, está fazendo uma coisa errada. Suponhamos que, ou por desconhecimento, ou por vontade, ou cedendo a tentação você errou, você agiu fora do plano de Deus; a pergunta que muita gente nos faz, é a seguinte, Pr. Bullón: Existe esperança para quem errou?


Pr. Bullón: - Claro que existe. Nosso Deus é grande em perdoar! Antes, porém, quero explicar mais uma coisa: mesmo que não considerássemos o que a Bíblia diz, por motivos psicológicos e até por amor próprio, o ser humano teria que se preservar para o casamento e explico porquê. Como já disse, o ser humano, é um ser físico, mental e espiritual que não pode ser dividido em sua unidade. Quando ele tenta dividir-se, cria problemas. Por exemplo, uma pessoa que está tão preocupada com o trabalho que na hora de comer, sua boca está mastigando, seu aparelho digestivo digerindo, mas a sua mente e sentimentos estão sofrendo com os problemas do trabalho, o que acontece? Se isso vira rotina, um dia começa a doer o estômago, e logo o médico diagnostica úlcera. Por quê? Porque o ser humano cometeu a tolice de querer dividir sua unidade física, mental e espiritual. Agora, falemos do sexo: o corpo quer, mas a mente não quer. Então a mídia bombardeia, bombardeia, bombardeia e diz que depois dos doze anos já se pode praticar sexo, que não tem que esperar o casamento. Há, inclusive uma apresentadora de televisão que praticamente criou uma geração de brasileiros desde os seis, sete, oito anos. Agora, esses brasileiros já estão com dezesseis, dezessete anos e a apresentadora vai ao público e diz: "Estou grávida e não vou casar!" Pronto, ela é a rainha e faz o conceito do público. Toda uma geração diz: "Se minha mestra faz, então eu também posso fazer." A mídia propaga que está tudo bem e finalmente a mente aceita a mensagem. Agora, o corpo quer, a mente também aceita, só que o ser humano, lá no fundo, em seu aspecto espiritual não aceita. O homem nasceu para ser monogâmico; foi criado para ser monogâmico; naturalmente é monogâmico. Portanto o corpo aceita, a mente aceita, mas, as faculdades espirituais não aceitam. E quando o ser humano insiste, acaba provocando úlceras, só que essas não são no estômago e sim na alma, no inconsciente, que o incapacita de ser feliz. Mais tarde ele se casa e não é feliz. Está faltando o quê? Falta assistir um filme de sexo explícito para aprender novas posições? Não! O sexo tem que abranger os três aspectos da natureza humana. Tem que estar em harmonia com os aspectos físicos, mentais e espirituais da humanidade para ser completo, e não sendo completo, o sexo nunca vai satisfazer. O ser humano que despresa esses valores vai ser permanentemente infeliz. Então, deixando a Bíblia de lado, até por amor próprio ou por egoísmo, o ser humano teria que se preservar para o casamento.


Pr. Costa Jr.: - Então, em outras palavras, o sexo fora ou antes do casamento termina sendo um tipo de arquivo que ao voltar a memória, vai apunhalando os sentimentos e trazendo infelicidade para o presente?


Pr. Bullón: - Exato. Porque quando chega o momento de praticar o sexo legítimo, todo o passado volta ao inconsciente. No momento em que o homem divide esta unidade: corpo para um lado, mente para outro e espírito para outro lado, ele não pode desfrutar plenamente do sexo legítimo. Então, isso não é um assunto de religião, de fanatismo, de mentes retrógradas, nada disso, é apenas uma questão de integridade pessoal. A pressão hoje em dia porém, é muito grande! Outro dia, eu estava vendo uma artista de televisão dizendo que ela era virgem e que queria preservar-se virgem para o casamento. Era impressionante como os entrevistadores a bombardearam fazendo-a sentir-se mal. Hoje o que é certo, parece errado; e o que está errado é considerado certo. Dizem: "Você é fanático!" Mas o que é fanatismo? É defender com paixão uma idéia. Então quem defende a virgindade é fanático. E a pessoa que defende o outro lado também não é um fanático do liberalismo? É muito fácil apontar uma pessoa e dizer que ela está errada. Mas, o único padrão moral é Deus e Ele está revelado na Sua Palavra. Agora, se você não crê na Palavra de Deus, então não há razão para conversarmos, porque não temos um ponto de referência para dialogarmos sobre sexo.


Pr. Costa Jr.: - Talvez você seja alguém que fez uma opção na vida de seguir a Palavra de Deus, ser puro num mundo impuro; ser fiel, num mundo de infidelidade. Talvez você já tenha sido ridicularizado por aquilo que você é, pela opção que fez. Pr. Bulllón que palavras o senhor diria para essa pessoa que está lutando para fazer a vontade de Deus, segundo o que está na Palavra?


Pr. Bullón: - Não tenha medo! Não tenha vergonha de ser a esmagadora minoria. A esmagadora minoria, você entende? Seja como o sal. Jesus disse: "Vós sois o sal da terra" (Mateus 5:13). Você não precisa colocar uma tonelada de sal na panela de sopa, basta uma pitada para que transforme o sabor. Seja o sal e transforme o mundo. Deixe o mundo rir, caçoar, ridicularizar, mas seja convicto dos princípios que você tem em sua vida. Não tenha vergonha de ser a esmagadora minoria e se você errou na vida, não se preocupe. Um dia trouxeram a Jesus uma mulher, Maria Madalena, que tinha errado muito na vida e Jesus com amor disse a ela: "Vai e não peques mais"(João 8:11). Se você errou, há perdão em Jesus. Ele lhe ama muito e está pronto a restaurar você.


Pr. Costa Jr.: - Recebemos algumas cartas dramáticas, que relatam casos de pessoas que entraram por um caminho que parece não haver volta. São pessoas que sentem-se como se estivessem numa teia de aranha, quanto mais se mexem, mais ficam aprisionadas. Temos respondido essas cartas, temos orado por essas pessoas e talvez você seja uma delas. No final desta palestra, gostaria que o Pr. Bullón desse uma palavra especial para essas pessoas que fizeram coisas erradas ou que ainda estão no erro, mas que estão lutando para vencer.


Pr. Bullón: - Jesus tem poder para libertar. Ele ressuscitou mortos, fez andar paralíticos, curou leprosos. Sabe o que é um leproso? Um homem cujas carnes estão apodrecidas. Neste momento você está sentindo que sua vida parece pôdre? Seus valores estão mortos? Você sente que o peso do passado bate na sua consciência? Você acha que arruinou sua vida e que não tem futuro? Neste exato momento você pode acreditar no amor maravilhoso de Jesus. Ele tem poder para lhe libertar. Se você Lhe abrir o coração agora, Ele pode fazer maravilhas por você!

ORAÇÃO

Ó Pai querido, Tu conheces o coração de milhares e milhares de pessoas que neste momento estão sentindo que precisam de Tua graça transformadora e perdoadora. Leva Esperança a esses corações. Ninguém nunca foi tão longe que não haja mais possibilidade de retorno. Para Ti sempre há retorno. Tu acreditas no ser humano, Tu sempre estás pronto a curar, a restaurar. Neste momento Pai, a essas pessoas que talvez tenham lágrimas nos olhos, que talvez sentem-se angustiadas, impotentes, derrotadas, levanta-as vitoriosas, coloca na sua fronte o beijo da Tua paz e de Teu perdão. Como à Maria Madalena, fala: "Filho, Eu não te condeno, mas vai e não brinque mais com algo tão sagrado que eu lhe dei, que é o sexo". Em nome de Jesus. Amém.

Alguém Semeou a Semente Lá...

Alguém Semeou a Semente Lá...

Então, o Senhor te dará chuva sobre a tua semente, com que semeares a terra. Isaías 30:23

Deus sempre rega com a chuva temporã das Suas bênçãos o solo do coração de alguém que um dia recebeu a semente da Verdade.

Quando eu era presidente da antiga Missão Brasil Central, realizei uma viagem missionária, ocasião em que batizei dezessete pessoas num lugarejo por nome Lago Grande, no estado de Mato Grosso, às margens do rio Araguaia.

Essa experiência é a trajetória de um livro pelos estranhos caminhos de Deus. Um colportor esteve em Jussara, município de Vitorino Freire, interior do Maranhão, vendendo o livro Focalizando Nossa Época.

Várias famílias que moravam próximo ao rio Grajaú compraram esse livro. Entre os compradores estava o senhor Domingos Lopes de Morais, homem de conduta exemplar como chefe de família, cujos filhos reconheciam em seus conselhos a melhor orientação para uma vida honesta e feliz.

No dia da entrega do livro para esse senhor, o colportor lhe disse: “Seu Domingos, quem segue o que está escrito neste livro será salvo. O senhor e sua família podem encontrar neste livro o caminho da Verdade. Que Deus o abençoe”, e se despediu. Assim, aquele livro foi deixado ali, como semente lançada ao solo, acompanhada de algumas palavras sinceras, que criaram no coração daquele homem o desejo de pesquisar e inquirir sobre sua salvação.

O senhor Domingos começou a pesquisar o livro juntamente com toda a sua família. Conseguiu uma Bíblia para comparar o que ela diz com as palavras do livro. Compreendeu e aceitou seus ensinamentos. Mas, e agora, qual seria a religião dos publicadores do livro? Nessa expectativa, os anos foram se passando e ele sempre se dedicou à busca da religião dos publicadores do livro, e nada. Visitaram várias igrejas, mas quando viam que seus ensinamentos “não batiam com a religião ensinada no livro”, continuavam a busca.

Por esse tempo, o senhor Domingos e a família se mudaram para Lago Grande, Mato Grosso. Gastaram nessa viagem de barco aproximadamente vinte dias, navegando pelos rios Tocantins e Araguaia. Foram para aquela região em busca de melhores oportunidades de vida para a manutenção da numerosa família. Acima de tudo, porém, entendemos que Deus estava dirigindo os caminhos do senhor Domingos, tirando-o do meio de seus parentes e amigos arraigados a tradições religiosas, para favorecer a essas pessoas o encontro e a aceitação da Verdade. Amanhã, veremos como tudo aconteceu.

REFLEXÃO: “O Senhor conhece os que Lhe pertencem” (2Tm 2:19).

Que DEUS abençoe a todos.

MP

Junto à Porta, Fora do Templo

Junto à Porta, Fora do Templo

Deus mostrou quanto nos amou, enviando o Seu único Filho a este mundo pecaminoso para trazer-nos a vida eterna por meio da Sua morte. 1 João 4:9, BV

Muitas sugestões são oferecidas ao ser humano que deseja adquirir a felicidade a todo custo. A única solução, porém, está sendo descartada. Hoje se fala muito em “auto-ajuda” e que, tendo energia interior e pensamento positivo, se pode conseguir tudo o que se deseja. Essa e outras fórmulas não passam de engenhosas artimanhas do diabo que, no fim, se mostram vazias e frustrantes.

O pastor Richards Jr. descreve um camponês que declarou: “Por muito tempo, nosso costume era convidar um religioso para abençoar nossos campos no início da plantação. Porém, nestes novos tempos não mais precisamos dos seus préstimos e das orações. Agora, temos fertilizantes industrializados, tratores e equipamentos modernos para nos ajudar.” Isso é o mesmo que dizer: “Com a ciência e a tecnologia, não mais preciso de Deus... Eu posso.”

No mundo secularizado, em “nós podemos” está a felicidade e a solução de todos os problemas básicos. É o mesmo que sentar numa cadeira e procurar levantá-la do chão, puxando-a para cima por nós mesmos.

Pela Porta Formosa do Templo de Jerusalém passavam sacerdotes, rabinos, comerciantes, enfim, muita gente ilustre e rica que diariamente via aquele aleijado, sempre no mesmo lugar, pedindo esmola. E tudo o que faziam era dar-lhe algumas moedas e nada mais – soluções humanas! E o homem continuava paralítico necessitado.

Mas quando passou por ali um homem chamado Pedro, tudo mudou. É que ele havia estado com Jesus. Vendo aquele inválido, Pedro lhe disse: “Olha para nós.” O paralítico olhou e esperou talvez uma moeda. Pedro continuou. “Não possuo nem prata nem ouro, mas o que tenho isto te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, anda!” E o homem andou e entrou no templo pela primeira vez, para adorar e louvar a Deus – soluções divinas!

Roy E. Graham disse que “a humanidade claudicante, à semelhança do paralítico, está junto à Porta Formosa, mas do lado de fora da igreja”. Nosso dever é convidá-la a entrar para experimentar em sua vida o poder transformador de Jesus, que é a fonte de toda a felicidade.

Tenhamos sempre em mente que, por nós mesmos, nada é possível conseguir; mas podemos obter tudo por meio do Cristo que nos fortalece.

REFLEXÃO: “Como é feliz aquele que tem as suas transgressões perdoadas e seus pecados apagados” (Sl 32:1, NVI).

Que DEUS abençoe a todos.

MP

Deus Ama as Pessoas Idosas

Deus Ama as Pessoas Idosas

Até à vossa velhice, Eu serei o mesmo e, até às cãs, Eu vos carregarei; já o tenho feito; levar-vos-ei, pois, carregar-vos-ei e vos salvarei. Isaías 46:4

Hoje, dia 27 de setembro, é o Dia Internacional do Idoso. Há, porventura, alguém que pensa que nunca ficará velho? Só não fica velho quem morre na juventude.

Daniel estava com 84 anos quando foi lançado na cova dos leões. E Deus o livrou. Coisa parecida aconteceu com o apóstolo João. Ele estava com a idade avançada quando, por ordem do imperador Domiciano, foi lançado dentro de um caldeirão de azeite fervente. Mas o Senhor também preservou a vida de Seu fiel servo. Deus Se interessou por Daniel e João quando idosos, da mesma forma quando eles ainda eram jovens.

Deus reservou para esses dois servos, já bem idosos, o privilégio de anunciar à Sua igreja as mais extraordinárias e abarcantes profecias relativas ao fim do mundo e à volta de Jesus, contidas nos livros de Daniel e Apocalipse. Ele poderia ter escolhido dois profetas jovens, mas não o fez. Talvez, porque as experiências acumuladas, a maturidade espiritual e o contato mais prolongado com Deus os credenciaram para tão importante missão.

O verso devocional de hoje sugere que Deus ampara, desde os tempos da infância até aos dias dos cabelos brancos, todos aqueles que nEle confiam. Não importa quão jovens sejamos hoje; amanhã todos, inexoravelmente, seremos idosos.

Muitos jovens vivem como se nunca fossem ficar velhos, mas não têm escolha; a juventude, que é passageira, é o caminho mais curto para se chegar à velhice que é permanente; o fim da juventude tocará o início da velhice.

Num domingo de manhã, andando por uma praça de Lisboa, vi que dois repórteres estavam entrevistando os pedestres, para saber se eles achavam que as autoridades deveriam cuidar melhor das praças e jardins da cidade. Um menino, de aproximadamente doze anos de idade, deu sua opinião: “Acho que as nossas praças devem ser bem cuidadas, ter muitas flores, bancos bem limpos, para que possamos passear com os nossos avós e eles fiquem contentes.” Em sua linguagem infantil, ele disse tudo.

Não devemos nos esquecer: os idosos de hoje são os que ontem construíram o mundo em que vivemos. Meu abraço a todos os idosos, nesse nosso dia!

REFLEXÃO: “Dêem a devida honra e respeito às pessoas idosas. Tenham respeitoso temor de Deus. Eu sou o Senhor!” (Lv 19:32, BV).

Que DEUS abençoe a todos.

MP

Justiça e Misericórdia

Justiça e Misericórdia

A misericórdia e a verdade se encontraram; a justiça e a paz se beijaram. Salmo 85:10, ARC

Justiça e misericórdia são atributos de Deus que só Ele sabe usar corretamente. Não são contraditórios, apenas representam componentes opostos que a mente humana não consegue abarcar.

Temos dificuldade para entender Cristo exercendo justiça e perdoando ao mesmo tempo. Isso não quer dizer que Ele contemporiza com o pecado para perdoar. O pecador arrependido é perdoado por Cristo. Continua sendo pecador por natureza, mas perdoado. Nossa natureza pecaminosa será extinta somente “quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade” (1Co 15:54), por ocasião da volta de Jesus.

O hábito comum de apreciar em Cristo apenas o que mais nos agrada, o amor e o perdão, e não o Seu cetro de justiça, como “o Senhor, reto Juiz”, “que há de julgar vivos e mortos” (2Tm 4:8, 1), explica porque há cristãos tão imperfeitos e tão acomodados; como se esses atributos divinos nos isentassem de nossos deveres e responsabilidades perante Deus.

Certo rei tinha verdadeira aversão à prática do adultério. Assim sendo, decretou uma lei que qualquer pessoa que fosse apanhada em adultério, teria os dois olhos vazados. Tempos depois, o rei recebeu a denúncia de que seu filho havia cometido adultério. O rei entrou em desespero. A lei cobrava punição, o transgressor devia receber o castigo.

A lei exigia que os dois olhos do filho do rei fossem vazados. Então, o rei encontrou uma solução. Para que seu filho não vivesse em completa escuridão pelo resto da vida, determinou que vazassem um olho do filho e um olho dele próprio, e assim a lei foi cumprida; a justiça fora executada misturada com amor e misericórdia.

Nossos primeiros pais caíram em pecado ao transgredir a Lei de Deus. A lei exigia justiça. Deixaria Deus o homem em completa “escuridão” pelos séculos eternos? Deus já tinha uma solução. Ele receberia o castigo juntamente com o homem, oferecendo Seu Filho para morrer em nosso lugar. No Calvário, então, podemos entender melhor a solução preparada por Deus para salvar o homem. Ali, o amor e a justiça de Deus se encontraram para perdão da raça caída, que pode continuar olhando, com os olhos da fé, para o horizonte das suas esperanças, aguardando o dia da volta de Jesus. – EGS

REFLEXÃO: “Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo” (2Co 5:19).

Que DEUS abençoe a todos.

MP

Vaidade

Vaidade

Considerei todas as obras que fizeram as minhas mãos, como também o trabalho que eu, com fadigas, havia feito; e eis que tudo era vaidade e correr atrás do vento, e nenhum proveito havia debaixo do Sol. Eclesiastes 2:11

Vaidade é a marca registrada de tudo o que é inútil, descartável e de pouca duração. É o desejo exagerado de chamar a atenção dos outros para si. Os quadros da vida real estão cheios de tais exemplos.

Em geral, pessoas vaidosas preferem chegar depois da hora em reuniões e acontecimentos sociais importantes, para que todos vejam que elas chegaram. Algumas até dão um sorriso e um acenozinho!

Podemos notar pela TV, o esforço que algumas pessoas fazem para aparecer, até em velório de gente célebre. Enquanto a câmara focaliza os familiares do extinto, há aqueles que sempre dão um jeitinho de ficar o mais próximo possível deles, para no outro dia perguntar aos amigos: “Vocês me viram lá?”

A vaidade é ridícula. Ela vai muito além de tudo isso: alcança os limites da presunção e chega às raias da futilidade. Manifesta-se em nosso comportamento quando perdemos o controle das emoções. Ela atinge o coração e assume o lugar de Deus. Quando chega a esse ponto, tudo o que se faz visa somente à fama e ao aplauso dos homens.

O rei Salomão, com a autoridade de sua sabedoria, depois de analisar todas as facetas da vida, assim se expressou: “Foi então que comecei a comparar a sabedoria e a tolice (vaidade). Quem fizer essa comparação chegará às mesmas conclusões que eu, que a sabedoria vale muito mais que a tolice (vaidade), como a luz é melhor que o escuro” (Ec 2:12, 13, BV).

A vida de um cristão autêntico não é medida pelo sucesso que ele alcançou nos negócios nem pela riqueza que consegue acumular; tão pouco pela posição de destaque que conquista na sociedade. Todas essas coisas e outras mais podem ter o aplauso dos homens, porém, sem a aprovação de Deus, nada mais são do que tolices, coisas descartáveis e transitórias, um “correr atrás do vento”, de nenhum proveito.

Quando, em nossa vida, o Espírito de Deus nos fizer humildes diante de Deus e do semelhante, dispostos a seguir o exemplo de Cristo no sacrifício e no amor por todas as pessoas, então sim, alcançaremos a verdadeira grandeza.

REFLEXÃO: “Deus dá sabedoria, conhecimento e prazer ao homem que Lhe agrada” (Ec 2:26).

Que DEUS abençoe a todos.

MP

Os que Pertencem a Deus Voltarão a Viver

Os que Pertencem a Deus Voltarão a Viver

Os vossos mortos [...] viverão e ressuscitarão; despertai e exultai, os que habitais no pó, porque o Teu orvalho, ó Deus, será como o orvalho de vida, e a terra dará à luz os seus mortos. Isaías 26:19

Vou abordar um tema que traz conforto para mim e para todos que têm familiares que já dormem em paz, aguardando o retorno do Senhor.

A ressurreição dos filhos de Deus é coisa tão certa como a luz do sol que nos ilumina, como a chuva que molha a terra e como as nuvens que fazem sombra sobre nós.

Os que foram remidos por Cristo receberão a ressurreição em seu mais alto significado. Eles ressuscitarão, não como eram ao descerem ao túmulo, mas perfeitos em todo o sentido: não mais doentes, não mais com dores, não mais cegos, não mais surdos nem mudos, não mais coxos; mas ressuscitarão perfeitos. “Todos os defeitos e deformidades serão deixados no túmulo.” Os nossos corpos, antes mortais, poluídos pelo pecado, maltratados pelo sofrimento e pela dor, recebem novas formas, cheias de beleza e juventude.

Tão certo como Cristo ressuscitou dos mortos, aqueles que são Seus Ele os ressuscitará. “Os últimos traços da maldição do pecado serão removidos, e os fiéis de Cristo aparecerão na ‘beleza do Senhor nosso Deus’, refletindo no espírito, alma e corpo, a imagem perfeita do seu Senhor” (O Grande Conflito, p. 645).

Um capelão de exército contou que, durante a Segunda Guerra Mundial, estava acampado com seus soldados, estando cada um deles envolto apenas com um cobertor, sem ter sobre si nada mais do que um firmamento frio e estrelado. Durante a noite, caiu neve. De manhã bem cedo, aquele capelão viu diante de si um espetáculo comovedor que transportou seus pensamentos para o dia da volta de Jesus e da ressurreição dos santos. Ele viu longas filas de pequenos montes, como sepulturas recentes, todos cobertos de neve. De repente, ouviu-se o toque da corneta para o despertar. Houve uma agitação e um sacudir da neve, enquanto centenas de soldados se punham de pé num instante. Um espetáculo para nunca mais se esquecer!

Assim será quando a trombeta de Deus tocar: num só momento, os que dormem em Cristo ressuscitarão para a vida eterna! Louvado seja o Senhor da vida! Amém!

REFLEXÃO: “Num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados” (1Co 15:52).

Qe DEUS abençoe a todos.

MP

Escolhas

Escolhas

Se vocês não estão querendo obedecer ao Senhor, escolham hoje a quem querem dar obediência [...] Quanto a mim, escutem! Eu e a minha casa serviremos ao Senhor. Josué 24:15, BV

Deus criou o homem como um ser dotado de livre arbítrio, com direito de decidir, escolher e exercer sua vontade. É claro, porém, que cada escolha tem seus resultados e o seu preço. Deus respeita esse direito, até mesmo quando Seus filhos escolhem mal.

Um casal teve dois filhos gêmeos. Eram muito parecidos. Cresceram juntos participando dos cultos domésticos, das mesmas classes de estudo da Bíblia, na igreja, e nos mesmos colégios cristãos. Recebiam os mesmos conselhos e repreensões dos pais. Passaram pela adolescência e alcançaram a juventude, mas, à semelhança de Abel e Caim, fizeram escolhas diferentes.

Um se preocupava com as coisas espirituais, com o relacionamento com Deus e com o bem-estar de seus pais. O outro, porém, abandonou a igreja, só pensava nos prazeres do mundo, e não se incomodava com a dor que o seu procedimento causava aos pais. Passou a fazer parte de um grupo de rapazes violentos e viciados.

Certa noite, durante uma festa em que havia bebidas e drogas, ele esfaqueou e matou um dos seus companheiros de farra. Tentou fugir, mas os companheiros o perseguiram.

No desespero da fuga, viu que o escritório do irmão estava com as luzes acesas. Entrou porta adentro e contou o que havia acontecido e a ameaça dos companheiros.

– Tire essa roupa suja de sangue – disse o irmão, enquanto também tirava a dele, e ordenou-lhe que vestisse a sua roupa limpa, o que ele obedeceu. Então, o irmão inocente vestiu a roupa suja de sangue e lhe disse:

– Você está vestindo a minha roupa limpa. É possível que eles me matem, pensando que sou você. Se eu morrer, morrerei em seu lugar! – E a seguir, abriu a porta. Aqueles rapazes embriagados e drogados, aos chutes, murros e pauladas, mataram o irmão gêmeo inocente.

Os dias se passaram e aquele moço, lembrando-se do que havia acontecido, sempre dizia: “Ele morreu em meu lugar!” Então, abandonou a vida de pecado, abraçou a Cristo, e se entregou à justiça, a fim de pagar a pena de sua escolha desastrosa.

A lição que ele aprendeu foi: “Assim, como meu irmão, Jesus morreu em meu lugar para que eu pudesse viver.” – EGS

REFLEXÃO: “Meu filho, quando os pecadores [...] fizerem este convite: venha fazer parte de nosso bando! [...] diga: Não!” (Pv 1:10, 11, BV).

Que DEUS abençoe a todos.

MP

Eu Vi a Rainha

Eu Vi a Rainha

Então, disse eu [Isaías]: ai de mim! Estou perdido! [...] Os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos! Isaías 6:5

Foi num domingo do mês de agosto de 1962 que vi, pessoalmente e bem de perto, a rainha Elizabeth II da Inglaterra. Eu estava em Londres, em frente ao palácio da Buckingham, residência oficial da família imperial, para apreciar a cerimônia da troca da guarda, quando os portões do lado direito do palácio se abriram e o carro oficial da rainha saiu, passando bem devagar pelo meio da multidão que a ovacionava delirantemente. Como eu estava ao lado da rua, na calçada, bem junto ao meio fio, tive a oportunidade de ver a rainha bem perto de mim, a uma distância de aproximadamente três metros. Estava vestida, ao rigor da realeza, com rico vestido azul celeste com bordados marchetados de brilhantes. De maneira muito gentil, ela ia acenando para todas as pessoas por onde passava. Isso já faz mais de quarenta anos. Mas eu quero ver mesmo é o Rei, o nosso Rei!

O profeta Isaías viu o Rei do Universo assentado em Seu trono. Ele disse: “Ai de mim! Estou perdido! Os meus olhos viram o Rei.” Ele viu toda a glória que circundava o trono do Rei do Universo. Que privilégio!

Nós também, um dia, poderemos ver o Rei. Mas, para isso, devemos estar preparados. Como será, então, conhecer nosso Rei face a face, ver Seu rosto e Seu sorriso de felicidade? Ele vai estar muito feliz nesse dia e nós também. Ele, por ver os resultados da redenção efetuada; nós pela salvação que haveremos de receber pelos Seus méritos.

Certa vez, a rainha Vitória, também da Inglaterra, depois de ouvir um poderoso sermão do capelão do palácio de Windsor, acerca da segunda vinda de Cristo, abriu o coração ao Deão Farrar, um dos líderes espirituais da família, dizendo:

– Como eu desejo ardentemente que o Senhor venha em meus dias!

– Por que Vossa Majestade sente esse ardente desejo? – perguntou o grande e erudito pregador.

Com o rosto iluminado como que por uma grande emoção, a rainha respondeu:

– Porque eu gostaria muito de lançar-Lhe aos pés a minha coroa!

Nós também teremos essa oportunidade: “A família de Adão associa-se ao cântico e lança as suas coroas aos pés do Salvador, inclinando-se perante Ele em adoração” (O Grande Conflito, p. 648). Amém!

REFLEXÃO: “Deus é o Rei de toda a Terra [...] Deus reina sobre as nações” (Sl 47:7, 8).

Que DEUS abençoe a todos.

MP

Não se Contaminar

Não se Contaminar

Resolveu Daniel, firmemente, não contaminar-se com as finas iguarias do rei. Daniel 1:8

Daniel tinha por prática nunca ingerir alimentos impróprios e não seria agora, como estudante do colégio real de Babilônia, no início de sua vida palaciana e acadêmica que iria desistir desses princípios. Então, resolveu, “firmemente”, não se contaminar com comidas impuras que eram servidas na mesa do rei.

Essa decisão de Daniel, entretanto, foi muito além do trivial da alimentação. Ao freqüentar os bancos escolares, iria fatalmente entrar em contato com sábios e eruditos da época, cuja formação era pagã e materialista; muitos deles envolvidos com a magia e ocultismo. Ele permitiria que seu intelecto fosse influenciado por ensinamentos incompatíveis com sua fé?

Daniel sabia que a cultura multifária de Babilônia, eivada de conceitos elaborados pelos seus eruditos, escondia, sutilmente, veneno perigoso capaz de amortecer as sensibilidades espirituais e morais. Assim, ele resolveu “firmemente” não permitir que nenhuma parte de sua vida – física, mental, psicológica, intelectual, emocional, além da espiritual e moral já mencionadas – fosse contaminada por filosofias que pudessem incitar paixões que colocassem em risco seu relacionamento com o Deus a quem servia.

A vida de Daniel, de fidelidade e firmeza, deve servir de exemplo para os jovens de hoje que enfrentam problemas e desafios semelhantes. Nos grandes centros do conhecimento, a incredulidade e o materialismo sempre foram e continuam sendo um instrumento para afastar estudantes cristãos do caminho da fé. Nesses lugares, infelizmente, Deus é tratado com desdém, irreverência, cinismo e blasfêmia. Para muitos professores modernos que assumem diariamente a cátedra de muitas universidades, A Bíblia, a Lei de Deus e os princípios da moral cristã são considerados coisas ultrapassadas a serem preservadas nas paredes dos museus.

À semelhança de Daniel, moças e rapazes podem assumir um compromisso com Deus de “firmemente” não se contaminar com o secularismo de nossos dias. O Deus de Daniel estará ao seu lado para fortalecer esse nobre propósito e futuramente recompensar sua fidelidade.

REFLEXÃO: “A estes quatro jovens Deus deu o conhecimento e a inteligência em toda a cultura e sabedoria; mas a Daniel deu inteligência de todas as visões e sonhos” (Dn 1:17).

Que DEUS abençoe a todos.

MP

A Recompensa do Pastor

A Recompensa do Pastor

O que semeia justiça terá recompensa verdadeira. Provérbios 11:18

O pastor e doutor Theodore Cuyler, no seu sermão de despedida, após quarenta anos de ministério evangélico ativo, declarou: “As pessoas convertidas são jóias no porta-jóias dos pais, professores e pastores fiéis” (Roy A. Anderson, O Pastor Evangelista, p. 572, 573).

Certamente, não há nada que se iguale à alegria de ver e sentir os resultados de nossos esforços, já aqui na Terra, na busca de pessoas para Jesus e sentir que o Espírito Santo atua por nosso intermédio.

Há cinqüenta anos, realizei uma série de conferências religiosas na cidade de Fernandópolis, interior de São Paulo, ocasião em que um cidadão ilustre daquela cidade, o Sr. Jerônimo, e sua família se uniram pelo batismo à Igreja Adventista do Sétimo Dia. Naquela ocasião, suas filhas ainda eram meninas.

Os anos se passaram e nunca mais tive notícias deles até que, numa manhã de sábado, fui agraciado com uma surpresa das mais gratificantes. Nesse sábado, preguei na igreja central de São Caetano do Sul, próximo de Santo André, onde morávamos. À saída, percebi que duas senhoras distintas se postaram ali do lado, acompanhadas de suas filhas.

Terminadas as despedidas, aquelas senhoras se aproximaram para me cumprimentar, e uma delas disse: “Eu sei que o senhor não nos está reconhecendo... Somos filhas do irmão Jerônimo, lá de Fernandópolis, que assistiu às suas conferências... Lembra-se daquelas meninas? Somos nós e estas moças são nossas filhas... Soubemos que o senhor iria pregar hoje aqui, e viemos para cumprimentá-lo e dizer da nossa alegria em revê-lo depois de tantos anos.”

Que melhor recompensa poderia haver para um pastor, pregador do evangelho, ainda aqui na Terra? E o que diremos quando, lá no Céu, “os remidos hão de encontrar e reconhecer aqueles cuja atenção encaminharam ao excelso Salvador. Que alegres conversas hão eles de ter com essas pessoas!... Que regozijo haverá quando esses remidos se encontrarem com os que se preocuparam em seu favor, e os saudarem!” (Ellen G. White, Obreiros Evangélicos, p. 518, 519). “Sim”, diz o pastor Roy A. Anderson, “a glória e gozo do evangelista serão pessoas arrancadas do fogo, que com ele estarão na presença do Senhor.”

REFLEXÃO: “Quem é a nossa esperança, ou alegria, ou coroa em que exultamos, na presença de nosso Senhor Jesus em Sua vinda? Não sois vós? Sim, vós sois realmente a nossa glória e nossa alegria!” (1Ts 2:19, 20).

Que DEUS abençoe a todos.

MP

Simplicidade ao Testemunhar

Simplicidade ao Testemunhar

Você será testemunha dEle a todos os homens, daquilo que viu e ouviu. Atos 22:15, NVI

Inês aceitou a Cristo numa série de conferências que realizei na cidade de Piratininga, estado de São Paulo, quando eu dirigia a igreja adventista em Bauru.

Era uma mulher simples, que tinha dificuldades para ler. Como resultado das conferências e pela atuação do Espírito de Deus, ela foi batizada.

Algum tempo depois, Inês mudou-se para Bauru com as filhas e fixou residência ao lado de uma família que tinha vários filhos. Não tinham uma religião definida, mas eram pessoas de bons princípios.

Apesar de sua pouco leitura, Inês resolveu falar da sua fé para aquela família. E, de maneira sábia e habilidos, começou a "testemunhar daquilo que viu e ouviu" a respeito de Jesus.

Agora vamos dar um salto no tempo para ver como tudo aconteceu.

Trinta anos mais tarde, eu estava em Londrina, Paraná, e no sábado fui pregar numa igreja de um dos bairros da cidade. Um dos líderes locais me recebeu, e após o culto, fui almoçar em sua casa. Ele me contou a história da sua conversão.

Ele havia se mudado para Londrina havia vários anos. Narrou-me que seus pais e irmãos aceitaram a mensagem adventsita em Bauru, por intermédio de uma mulher humilde e muito cristã que foi morar ao lado da casa deles. Era a irmã Inês. Visto que essa irmã tinha dificuldade para ler, aos sábados à tarde, fazia uma visita a esses vizinhos levando consigo um folheto que havia trazido da igreja, e pedia sempre que um dos rapazes lesse para ela. Cada sábado lá ia Inês com seu folhetinho na mão. E, quando os rapazes a viam chegando, diziam um para o outro: "Hoje é você quem vai ler." "Não, hoje é você. No sábado passado fui eu!" Mas sempre um deles lia o folheto para ela. Acontece que Inês tinha dois objetivos: ouvir a mensagem do folheto e, ao mesmo tempo, evangelizar aquela família. E o método deu certo porque todos daquela família aceitaram a Jesus e foram batizados. Um daqueles rapazes hoje trabalha como missionário.

É óbvio que, aou ouvir essa história, fiquei bastante feliz. Ninguém sabe os caminhos de Deus.

REFLEXÃO: "Deus escolheu as coisas humildes do mundo [...] para reduzir a nada as que são" (1Co 1:28)

Que DEUS abençoe a todos.

MP

O Sentido da Vida Cristã

O Sentido da Vida Cristã

Dá-Me, filho Meu, o teu coração, e os teus olhos se agradem dos Meus caminhos. Provérbios 23:26

No século 18, surgiu na França um movimento filosófico denominado Iluminismo, também conhecido como Filosofia das Luzes, com o objetivo de mostrar que o homem podia contar consigo mesmo, dispensando qualquer interferência de Deus, de Sua autoridade, desprezando os conceitos religiosos para distinguir entre o bem e o mal.

Esse movimento caracterizou-se pela descrença em Deus, pelo desprezo a qualquer autoridade e pelo predomínio total da Razão que chegou a ser elevada à categoria de “deusa” no início da Revolução Francesa.

Felizmente, o Iluminismo recuou; porém, deixou o homem moderno inseguro e cada vez mais perplexo. Ele luta, trabalha e se consome em meio à futilidade de seus esforços. Mesmo vendo crescer seu poder econômico e suas conquistas em muitas áreas do conhecimento, sente-se frustrado em sua vida individual e íntima e na alma experimenta o amargor de um vazio existencial que não consegue preencher. É uma vida que não lhe dá satisfação nem alegria.

O rabino Harold Kushner afirmou: “Nossa alma não está faminta de fama, conforto, riqueza ou poder. Essas recompensas criam quase tantos problemas quanto resolvem. Nossa alma está faminta de significado.”

Temos que aceitar o fato de que a necessidade de significado não é uma necessidade biológica como o comer e o beber. Trata-se de uma necessidade espiritual, uma profunda sede no interior que só será saciada pela presença de Deus que dará significado, sentido, valor e alegria à vida. De acordo com o Comentário Bíblico Adventista, v. 3, p. 1.146, “a segurança da aprovação de Deus promoverá a saúde física, fortalecerá a alma contra a dúvida e a excessiva aflição, que tão freqüentemente minam as forças vitais, gerando enfermidades nervosas que afligem e debilitam”. Enquanto não buscarmos em Deus o preenchimento desse interior, o coração humano permanecerá vazio e carente.

Estar em Cristo significa renovação de tudo: nova vida, nova disposição mental; transformação de nossa cultura de ansiedade e tristeza numa cultura de segurança e alegria. Segundo a Bíblia, felicidade e alegria aparecem como a cultura original dos filhos de Deus. É o estado de espírito de quem está satisfeito e feliz. É se agradar dos caminhos do Senhor.

REFLEXÃO: “O coração alegre é bom remédio para o corpo, mas a tristeza na alma acaba com a saúde do homem” (Pv 17:22, BV).

Que DEUS abençoe a todos.

MP

Há uma víbora escondida – 2

Há uma víbora escondida – 2

Quem for derrubar um muro velho pode ser mordido por uma cobra. Eclesiastes 10:8, BV

Nos países do Oriente Médio, era muito comum que os muros construídos sem argamassa apresentassem fendas que podiam servir de esconderijo de serpentes. Portanto, era sempre perigoso demolir um muro nessas condições sem as devidas precauções.

Serpente está sempre relacionada com o fator surpresa. Quando eu trabalhava na roça, por várias vezes, fui surpreendido por cobras perigosas escondidas na fenda de um tronco, debaixo de galhadas e tocos apodrecidos ou em buracos de tatu. Certa vez, quase fui picado por uma enorme cascavel que estava escondida em posição de dar o bote ao lado do trilho por onde eu estava passando, no meio do pasto. Esse é o método de Satanás. Dar o bote de surpresa.

As páginas de certos livros seculares e também da internet são esconderijos bastante apropriados para "serpentes". A picada delas, quando não mata, deixa seqüelas quase que irreparáveis. Elas inoculam a peçonha da descrença na Trindade, na Pessoa do Espírito Santo, na Bíblia como a Palavra inspirada, na doutrina do Santuário, na mensagem da segunda vinda de Cristo. Põem em dúvida o ministério de Ellen White e os livros do Espírito de Profecia. Lançam descrédito na liderança da igreja e nos seus pastores. Geralmente, as pessoas que foram picadas por essas "serpentes" se tornam amargas, infelizes, críticas e cheias de ressentimento.

A Bíblia fala de alguém que tinha as características de "serpentes venenosas". Foi Dã. Antes de morrer, Jacó abençoou todos os seus filhos, menos um. Sobre Dã, ele proferiu uma advertência que nos deve fazer tremer. Pronunciou-a com a angústia do fundo da alma: "Dã será serpente junto ao caminho, uma víbora junto à vereda. [...] A tua salvação espero, ó Senhor!" (Gn 49:17, 18).

Dã se tornou traiçoeiro, crítico, revoltado, apóstata e idólatra (Jz 18:30, 331), e por isso seu nome não consta na lista das doze tribos de Israel relacionadas em Apocalipse 7. Conseqüentemente, seu nome não aparecerá sobre uma das doze portas da Nova Jerusalém, ao lado das demais tribos de Israel. Alguém vai ocupar seu lugar, talvez Manassés.

Cuidemos com publicações que escondem em suas páginas "serpentes" altamente venenosas, que podem pôr em risco nossa salvação.

REFLEXÃO: "Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo" (Ef 6:11)

Que DEUS abençoe a todos.

MP

Há uma Víbora Escondida – 1

Há uma Víbora Escondida – 1

As palavras deles [os homens maus] são mais perigosas que o veneno das cobras! Têm língua de serpente! Salmo 140:3, BV

É difícil haver alguém que não tenha medo de serpente. É um animal asqueroso que instintivamente assusta e causa aversão a qualquer pessoa. Talvez a repulsa que temos por serpente seja conseqüência de todas as maldições que recaíram sobre ela no Jardim do Éden, por ter sido a porta-voz do diabo para enganar Eva, levando-a a pecar, e por ter participado de maneira destacada na entrada do pecado no mundo. A Bíblia identifica Lúcifer como “o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás” (Ap 12:9).

Um mestre indiano estava procurando um livro na sua biblioteca. Finalmente, encontrando-o, estendeu a mão até à última prateleira, bem no alto, e alcançou o livro desejado. Naquele momento, sentiu no dedo algo como uma alfinetada, mas não deu importância ao fato, pensando que alguém havia deixado no livro, por descuido, um alfinete com a ponta exposta.

Não demorou muito, e o dedo começou a inchar, depois a mão e finalmente o braço. Demasiadamente tarde, descobriu que havia sido picado por uma pequenina serpente, altamente venenosa.

Na revista Christian Herald encontramos esta declaração: “Hoje em dia, há muitas serpentes nos livros. Essas víboras se aninham entre as folhas de algumas de nossas mais fascinantes obras literárias. As pessoas ficam fascinadas com a trama da história, a habilidade com que os personagens são pintados, a musicalidade das palavras, etc. Quando o registro de almas arruinadas é feito – e grande é o seu número – se poderia escrever a seguinte legenda sob seu nome: ‘Envenenado por serpentes entre os livros.’”

Por acaso, em casa, escolheríamos livros e revistas venenosos para nossos filhos, quando, com o mesmo esforço, poderíamos escolher livros saudáveis?

Se você é professor, que qualidade de livros tem recomendado aos alunos para seu desenvolvimento literário e intelectual? Vi alguns livros nas mãos de meus filhos não muito recomendáveis, quando ainda estudavam. Isso foi algum tempo atrás, será que agora as coisas melhoraram?

Tem certeza de que não há víboras no meio das páginas dos livros que você recomenda? Tem certeza de que a leitura desses livros vai aprimorar o caráter?

REFLEXÃO: “Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte” (Pv 14:12, ARC).

Que DEUS abençoe a todos.

MP

Presentes de Deus

Presentes de Deus

Quem são estes contigo?Respondeu-lhe Jacó: Os filhos com que Deus agraciou a teu servo. Gênesis 33:5

No livro O Caminho da Vida, à página 143, o padre Álvaro Negromonte usou para o verso acima uma versão bíblica católica que diz assim: “Estes são os filhos que Deus me deu.”

Certamente, como cristãos, devemos considerar os filhos como presentes de Deus. E se é assim, Ele espera que os filhos voltem sãos e salvos para Suas mãos.

No livro Vida Em Família, à página 56, a autora declarara: “Cada criança trazida ao mundo é propriedade de Jesus Cristo, e deve ser educada para amar e obedecer a Deus”. Da mesma autora, temos outra declaração: “Os filhos são herança do Senhor e Lhe somos responsáveis pela administração de Sua propriedade. [...] Trabalhem igualmente os pais para a família com amor, fé e oração, até que possam ir a Deus com alegria e dizer: ‘Eis-me aqui com os filhos que me deu o Senhor’” (O Lar Adventista, p. 159).

Parafraseando o que a filha de Faraó disse à mãe de Moisés (Êx 2:9), penso que Deus diria algo parecido a cada pai: “Toma esta criança e cria-a para Mim; Eu te darei a tua recompensa.” Entendemos que os pais têm para com os filhos grande responsabilidade porque, antes de tudo, eles pertencem a Deus, e só depois aos pais. Mas, tenhamos a certeza de que, se formos mordomos fiéis ao educar nossos filhos nos caminhos do Senhor, Ele nos recompensará com o título de “servo bom e fiel”. E ainda nos dirá: “Foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu Senhor” (Mt 25:21).

Os pais nunca devem perder de vista o eterno destino de seus filhos. Por isso, a mais refinada educação – religiosa, moral, física e até cívica – deve ser ministrada a eles. Deve ser uma educação responsável, transmitida pela instrução, vigilância, correção e exemplo no Senhor. Enchendo o coração deles com as verdades do Céu, os pais prepararão a felicidade não só dos filhos, mas a deles próprios, tanto para esta vida como para a vida futura.

Por tudo o que possamos imaginar, Deus recomenda, com muita insistência, que eduquemos bem os filhos. Instruindo-os desde a infância “no caminho em que devem andar”, acostumando-os a obedecer aos pais e a Deus. Filhos educados só darão prazer para toda a família, especialmente aos pais.

REFLEXÃO: “Educa bem o teu filho, e ele consolar-te-á, e será as delícias da tua alma” (Pv 29:17, Ed. Popular Paulinas).

Que DEUS abençoe a todos.

MP

Um Tributo à Minha Mãe

Um Tributo à Minha Mãe

Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor, teu Deus, te dá. Êxodo 20:12

Por mais humilde e singela que seja uma mãe, para seu filho, ela é sempre a melhor e a mais bela.

Entre as muitas virtudes de minha humilde e saudosa mãe, a beneficência a tornou conhecida como a vovó dos pobres. Ela recebeu o apelido de Vovó quando ainda era criança. Ninguém a chamava pelo verdadeiro nome, Anna, mas de Vovó. Meu pai, quando escreveu a carta ao meu avô, pedindo-a em casamento, referiu-se a ela como “a sua filha Vovó”. Mesmo depois de casados, ele sempre a chamava de Vovó.

Sendo ainda bem jovem, meu avô percebeu que Vovó tinha habilidade para enfermagem: gostava de cuidar de doentes, fazer curativos e até pequenas incisões, porque na roça tudo acontece. E assim foi durante sua vida...

Muitas crianças vinham com seus pais à nossa casa para conhecer a outra vovó, e nenhuma delas saía de mãos vazias. Dezenas de crianças, filhos de pais pobres, receberam leite de graça durante o primeiro ano de vida.

Mãe de oito filhos, morando na fazenda, longe de qualquer recurso médico, adquiriu bastante experiência com tratamentos caseiros naturais, chás, hidroterapia e aplicação de medicamentos simples que aprendera pela leitura de um livro sobre saúde que lhe havia chegado às mãos.

Percebendo que a maior causa da mortalidade infantil na região era a ignorância quanto aos princípios de higiene, usava e abusava da água e sabão. Quando um pai levava um filho para ela fazer algum tratamento caseiro, a primeira coisa que fazia era dar um bom banho na criança. Ensinava os pais a esterilizar utensílios domésticos, como mamadeira, chupeta e mesmo roupas, dependendo do caso.

Crianças vinham de longe até nossa casa, com as mais variadas enfermidades infantis, para ela fazer alguma coisa por elas. Depois de orar, Vovó aplicava os tratamentos. Para os casos mais graves, recomendava a busca de um médico. Mas como não tinham dinheiro, e o médico mais próximo estava a uns trinta quilômetros dali, os pais voltavam para casa e as crianças saravam apenas com aqueles tratamentos simples e a bênção de Deus.

Tempos depois, ela recebia a visita desses pais, agradecidos e trazendo os filhos para que a Vovó pudesse vê-los fortes e sadios.Essa foi a minha querida mãe! – EGS

REFLEXÃO: “Não desprezes a tua mãe, quando vier a envelhecer” (Pv 23:22).

Que DEUS abençoe a todos.

MP

NÃO EXISTE CRIAÇÃO SEM CRIADOR

Quinta-feira 28 Maio



NÃO EXISTE CRIAÇÃO SEM CRIADOR

O que faz a Ursa, e o Órion, e o Sete-estrelo, e as recâmaras do sul. O que faz coisas grandes, que se não podem esquadrinhar, e maravilhas tais que se não podem contar. Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que preparaste; que é o homem mortal para que te lembres dele? (Jó 9:9-10; Salmo 8:3-4).

Deus concede inumeráveis provas de Sua existência a quem se dispõe a abrir os olhos para descobri-las. Quanto mais a ciência moderna sonda os segredos do universo, mais comprova de maneira evidente a verdade de um Criador. Ninguém poderia acreditar que uma nave espacial é capaz de voar e dar a volta na órbita do planeta e ainda aterrissar na hora e no lugar previstos sem o trabalho de cientistas e técnicos. Então, o que dizer dessa multidão de astros que gravitam no cosmo com rigorosa precisão? Por isso é necessário infinitamente mais fé para crer que o universo surgiu do nada, digamos, se “auto-formou”, do que para crer em Deus, o Criador.

Calcula-se que em um segundo se desprende do sol energia equivalente à potência de cinco bilhões de bombas atômicas. Na parte do universo que nos é visível, quantas estrelas emitem energia? Milhares de milhões, e certamente isso representa somente uma ínfima parte da imensidão desconhecida.

O mundo que descobrimos graças ao microscópio é tão incrível quanto o do espaço sideral. O microscópio eletrônico revela a beleza, a ordem e harmonia do infinitamente pequeno, tão extraordinário quanto o infinitamente grande. E quem é responsável por tudo isso? O acaso? Foi o acaso que produziu este calendário? Ou que fez surgir a casa em que você mora, por exemplo? Como, então, podemos imaginar que toda a criação se originou sem a intervenção de um Criador? Por mais que as pessoas neguem esse fato, haverá um dia em que “atentará o homem para o seu Criador” (Isaías 17:7).

Que DEUS abençoe a todos.

1 Pedro 2.6

28 de Maio

"Eis que ponho em Sião uma pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será de modo algum envergonhado." 1 Pedro 2.6

Através das representações mais simples, de ilustrações bem concretas como uma pedra, o Espírito Santo nos revela a glória de Jesus Cristo. Ele é sumamente precioso para Deus. Que relacionamento indizivelmente terno existe entre o Pai e o Filho! Conseguimos imaginar um pouco dessa ternura quando lemos os muitos pronunciamentos de Jesus sobre Seu Pai, especialmente onde Ele clama em grande angústia: "Aba, Pai". Ou inversamente, quando o próprio Pai não pôde mais se deter, e clamou dos céus: "Este é o meu Filho amado." Pensando nisso, nos admiramos muito mais e adoramos ao Senhor por causa desta poderosa Palavra: "...Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito..."

Jesus é a pedra angular eleita da Igreja; o fundamento da salvação determinado pelo Pai. Ninguém pode lançar outro fundamento. Por ser Ele a pedra angular eleita por Deus, conseguimos vislumbrar um pouco do que significa ser escolhido e eleito por Deus, pois todos aqueles que se aproximam do Senhor são eleitos em Cristo: "...assim como nos escolheu nele antes da fundação do mundo..."

Que DEUS abençoe a todos.

Lençol Sujo

Lençol Sujo

Um casal, recém casados, mudou-se para um bairro muito tranquilo.

Na primeira manhã que passavam na casa, enquanto tomavam café, a mulher reparou através da janela em uma vizinha que pendurava lençóis no varal e comentou com o marido:

- Que lençóis sujos ela está pendurando no varal!

Provavelmente está precisando de um sabão novo. Se eu tivesse intimidade perguntaria se ela quer que eu a ensine a lavar as roupas!

O marido observou calado.

Alguns dias depois, novamente, durante o café da manhã, a vizinha pendurava lençóis no varal e a mulher comentou com o marido:

- Nossa vizinha continua pendurando os lençóis sujos! Se eu tivesse intimidade perguntaria se ela quer que eu a ensine a lavar as roupas!

E assim, a cada dois ou três dias, a mulher repetia seu discurso, enquanto a vizinha pendurava suas roupas no varal.

Passado um mês a mulher se surpreendeu ao ver os lençóis brancos, alvissimamente brancos, sendo estendidos, e empolgada foi dizer ao marido:

- Veja ! Ela aprendeu a lavar as roupas, será que a outra vizinha ensinou !? Porque , não fui eu que a ensinei.

O marido calmamente respondeu:

- Não, é que hoje eu levantei mais cedo e lavei os vidros da nossa janela!

E assim é.

Tudo depende da janela através da qual observamos os fatos.

Antes de criticar, verifique se você fez alguma coisa para contribuir; verifique seus próprios defeitos e limitações.

Devemos olhar, antes de tudo, para nossa própria casa, para dentro de nós mesmos.

Só assim poderemos ter real noção do real valor de nossos amigos.

Lave sua vidraça.

Abra sua janela.

"Tire primeiro a trave do seu olho, e então verás claramente para tirar o cisco do olho do teu irmão" (Mateus 7:5)

Deus te abençoe !

Lucas 15.11-32

Lucas 15.11-32

11 Continuou: Certo homem tinha dois filhos;
12 o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me cabe. E ele lhes repartiu os haveres.
13 Passados não muitos dias, o filho mais moço, ajuntando tudo o que era seu, partiu para uma terra distante e lá dissipou todos os seus bens, vivendo dissolutamente.
14 Depois de ter consumido tudo, sobreveio àquele país uma grande fome, e ele começou a passar necessidade.
15 Então, ele foi e se agregou a um dos cidadãos daquela terra, e este o mandou para os seus campos a guardar porcos.
16 Ali, desejava ele fartar-se das alfarrobas que os porcos comiam; mas ninguém lhe dava nada.
17 Então, caindo em si, disse: Quantos trabalhadores de meu pai têm pão com fartura, e eu aqui morro de fome!
18 Levantar-me-ei, e irei ter com o meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e diante de ti;
19 já não sou digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus trabalhadores.
20 E, levantando-se, foi para seu pai. Vinha ele ainda longe, quando seu pai o avistou, e, compadecido dele, correndo, o abraçou, e beijou.
21 E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e diante de ti; já não sou digno de ser chamado teu filho.
22 O pai, porém, disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa, vesti -o, ponde-lhe um anel no dedo e sandálias nos pés;
23 trazei também e matai o novilho cevado. Comamos e regozijemo-nos,
24 porque este meu filho estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado. E começaram a regozijar-se.
25 Ora, o filho mais velho estivera no campo; e, quando voltava, ao aproximar-se da casa, ouviu a música e as danças.
26 Chamou um dos criados e perguntou-lhe que era aquilo.
27 E ele informou: Veio teu irmão, e teu pai mandou matar o novilho cevado, porque o recuperou com saúde.
28 Ele se indignou e não queria entrar; saindo, porém, o pai, procurava conciliá-lo.
29 Mas ele respondeu a seu pai: Há tantos anos que te sirvo sem jamais transgredir uma ordem tua, e nunca me deste um cabrito sequer para alegrar-me com os meus amigos;
30 vindo, porém, esse teu filho, que desperdiçou os teus bens com meretrizes, tu mandaste matar para ele o novilho cevado.
31 Então, lhe respondeu o pai: Meu filho, tu sempre estás comigo; tudo o que é meu é teu.
32 Entretanto, era preciso que nos regozijássemos e nos alegrássemos, porque esse teu irmão estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado.

Lucas 15:11-32

A parábola do filho pródigo nos apresenta um rapaz que considera seu pai um empecilho à sua felicidade e que parte para longe de sua presença, a consumir dissolutamente tudo o que havia recebido dele. Logo o vemos numa terra distante reduzido à pior desgraça, à absoluta miséria. Cada um de nós já enxergou a sua própria história nesta parábola? Queira Deus que a nossa acabe da mesma maneira! Sob o peso de sua miséria, o pródigo cai em si, lembra-se dos recursos da casa paterna, levanta-se e toma o caminho de regresso ao lar... Na parte final, vemos o pai saindo apressadamente ao encontro do filho, seus braços abertos, seus beijos, a confissão do filho e o pleno perdão do pai, que troca os seus farrapos pela melhor roupa.

Querido amigo, se você reconhece a sua miséria moral, este quadro mostra o que o coração de Deus deseja fazer por você. Não tema ir a Ele. Você será recebido como o foi esse filho.

O pai infelizmente não pôde compartilhar o seu gozo com todos. O irmão mais velho, que não teria hesitado em fazer banquetes com seus amigos enquanto seu irmão se encontrava perdido, recusa tomar parte na festa. Esta é uma figura do povo judeu, arraigado em seu legalismo, mas também é figura de todos os que confiam em sua própria justiça e que fecham seu coração à graça de Deus.

Que DEUS abençoe a todos.

1 Samuel 11:1-15

1 Samuel 11:1-15

1 ENTÃO subiu Naás, amonita, e sitiou a Jabes-Gileade; e disseram todos os homens de Jabes a Naás: Faze aliança conosco, e te serviremos.
2 Porém Naás, amonita, lhes disse: Com esta condição farei aliança convosco: que a todos vos arranque o olho direito, e assim ponha esta afronta sobre todo o Israel.
3 Então os anciãos de Jabes lhe disseram: Deixa-nos por sete dias, para que enviemos mensageiros por todos os termos de Israel, e, não havendo ninguém que nos livre, então viremos a ti.
4 E, vindo os mensageiros a Gibeá de Saul, falaram estas palavras aos ouvidos do povo. Então todo o povo levantou a sua voz, e chorou.
5 E eis que Saul vinha do campo, atrás dos bois; e disse Saul: Que tem o povo, que chora? E contaram-lhe as palavras dos homens de Jabes.
6 Então o Espírito de Deus se apoderou de Saul, ouvindo estas palavras; e acendeu-se em grande maneira a sua ira.
7 E tomou uma junta de bois, e cortou-os em pedaços, e os enviou a todos os termos de Israel pelas mãos dos mensageiros, dizendo: Qualquer que não seguir a Saul e a Samuel, assim se fará aos seus bois. Então caiu o temor do Senhor sobre o povo, e saíram como um só homem.
8 E contou-os em Bezeque; e houve dos filhos de Israel trezentos mil, e dos homens de Judá trinta mil.
9 Então disseram aos mensageiros que vieram: Assim direis aos homens de Jabes-Gileade: Amanhã, em aquecendo o sol, vos virá livramento. Vindo, pois, os mensageiros, e anunciando-o aos homens de Jabes, se alegraram.
10 E os homens de Jabes disseram aos amonitas: Amanhã sairemos a vós; então nos fareis conforme a tudo o que parecer bem aos vossos olhos.
11 E sucedeu que ao outro dia Saul pôs o povo em três companhias, e vieram ao meio do arraial pela vigília da manhã, e feriram aos amonitas até que o dia aqueceu; e sucedeu que os restantes se espa- lharam, de modo que não ficaram dois deles juntos.
12 Então disse o povo a Samuel: Quem é aquele que dizia que Saul não reinaria sobre nós? Dai-nos aqueles homens, e os mataremos.
13 Porém Saul disse: Hoje não morrerá nenhum, pois hoje tem feito o Senhor um livramento em Israel.
14 E disse Samuel ao povo: Vinde, vamos nós a Gilgal, e renovemos ali o reino.
15 E todo o povo partiu para Gilgal, onde proclamaram a Saul por rei perante o Senhor, e ofereceram ali ofertas pacíficas perante o Senhor; e Saul se alegrou muito ali com todos os homens de Israel.


1 Samuel 11:1-15

A autoridade do rei Saul seria confirmada por ocasião da vitória sobre os inimigos do povo. Eles eram inimigos bem conhecidos – os filhos de Amon! Por causa de suas arrogantes e cruéis ameaças, os habitantes de Jabes-Gileade estavam em uma situação apavorante, sem nenhuma esperança. Não os vemos clamando ao Senhor; pelo contrário, eles queriam fazer uma aliança com o adversário. Porém, devido à Sua grande misericórdia, Deus os livra pela mão de Saul. O povo de Jabes ilustra de maneira impressionante o medo, a desgraça e a miserável escravidão que aguarda todos os que fazem uma aliança com o mundo e seu príncipe (Hebreus 2:15). Saul, como conquistador, mostra alguns belos traços de caráter. Além do zelo e da coragem, vemos nele nobreza, generosidade, clemência (v. 13), bem como certa modéstia. Ele acertadamente atribui a vitória ao Senhor. Esse é um começo muito promissor! Quantos jovens, como ele, começaram muito bem! E depois tropeçaram no primeiro obstáculo que encontraram para lhes testar a fé. Por que isso acontece? Simplesmente porque a fé que tinham não era verdadeira!



Que DEUS abençoe a todos.