terça-feira, 30 de junho de 2009

João 4.19-38

João 4.19-38

19 Senhor, disse-lhe a mulher, vejo que tu és profeta.
20 Nossos pais adoravam neste monte; vós, entretanto, dizeis que em Jerusalém é o lugar onde se deve adorar.
21 Disse-lhe Jesus: Mulher, podes crer-me que a hora vem, quando nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai.
22 Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus.
23 Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores.
24 Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.
25 Eu sei, respondeu a mulher, que há de vir o Messias, chamado Cristo; quando ele vier, nos anunciará todas as coisas.
26 Disse-lhe Jesus: Eu o sou, eu que falo contigo.
27 Neste ponto, chegaram os seus discípulos e se admiraram de que estivesse falando com uma mulher; todavia, nenhum lhe disse: Que perguntas? Ou: Por que falas com ela?
28 Quanto à mulher, deixou o seu cântaro, foi à cidade e disse àqueles homens:
29 Vinde comigo e vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Será este, porventura, o Cristo?!
30 Saíram, pois, da cidade e vieram ter com ele.
31 Nesse ínterim, os discípulos lhe rogavam, dizendo: Mestre, come!
32 Mas ele lhes disse: Uma comida tenho para comer, que vós não conheceis.
33 Diziam, então, os discípulos uns aos outros: Ter-lhe-ia, porventura, alguém trazido o que comer?
34 Disse-lhes Jesus: A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra.
35 Não dizeis vós que ainda há quatro meses até à ceifa? Eu, porém, vos digo: erguei os olhos e vede os campos, pois já branquejam para a ceifa.
36 O ceifeiro recebe desde já a recompensa e entesoura o seu fruto para a vida eterna; e, dessarte, se alegram tanto o semeador como o ceifeiro.
37 Pois, no caso, é verdadeiro o ditado: Um é o semeador, e outro é o ceifeiro.
38 Eu vos enviei para ceifar o que não semeastes; outros trabalharam, e vós entrastes no seu trabalho.

João 4:19-38

É uma coisa notável que o primeiro ensino do Senhor a esta pobre mulher samaritana não diz respeito ao seu comportamento, mas sim à adoração, a qual é o serviço maravilhoso de todos os crentes.

Onde, quando e como deve o louvor ser ministrado ao Senhor? A religião de formas e cerimônias tem sido colocada de lado; a hora é chegada - e é agora - de adorar em espírito e em verdade. A quem e por quem deve a adoração ser rendida? Não mais a Jeová, o Deus de Israel, mas ao Pai, em conformidade com uma relação completamente nova entre Deus e homem. Daqui por diante compete-lhes apresentar esse louvor. Eles são chamados verdadeiros adoradores. Você que tem sido procurado por Deus com esse propósito em vista, negará agora o fruto do trabalho do Senhor?

Assim que ela ouviu isso, abandona o seu cântaro e se apressa a dizer a todos na cidade sobre a Pessoa que conheceu. No tocante aos discípulos, eles se mostram incapazes de entrar nos pensamentos do Mestre. O Senhor Jesus extrai a Sua força e o gozo da comunhão com o Seu Pai (v. 34) e das perspectivas que estiveram diante dEle. Ele já estava discernindo a colheita futura: a multidão dos que Ele ia redimir (v. 35; compare Salmo 126:6).

Que DEUS abençoe a todos.

1 Samuel 27:1-12

1 Samuel 27:1-12

1 DISSE, porém, Davi no seu coração: Ora, algum dia ainda perecerei pela mão de Saul; não há coisa melhor para mim do que escapar apressadamente para a terra dos filisteus, para que Saul perca a esperança de mim, e cesse de me buscar por todos os termos de Israel; e assim escaparei da sua mão.
2 Então Davi se levantou, e passou, com os seiscentos homens que com ele estavam, a Aquis, filho de Maoque, rei de Gate.
3 E Davi ficou com Aquis em Gate, ele e os seus homens, cada um com a sua casa; Davi com ambas as suas mulheres, Ainoã, a jizreelita, e Abigail, a mulher de Nabal, o carmelita.
4 E, sendo Saul avisado que Davi tinha fugido para Gate, não cuidou mais de buscá-lo.
5 E disse Davi a Aquis: Se eu tenho achado graça em teus olhos, dá-me lugar numa das cidades da terra, para que ali habite; pois por que razão habitaria o teu servo contigo na cidade real?
6 Então lhe deu Aquis, naquele dia, a cidade de Ziclague (por isso Ziclague pertence aos reis de Judá, até ao dia de hoje).
7 E foi o número dos dias, que Davi habitou na terra dos filisteus, um ano e quatro meses.
8 E subia Davi com os seus homens, e davam sobre os gesuritas, e os gersitas, e os amalequitas; porque antigamente foram estes os moradores da terra que se estende na direção de Sur, até à terra do Egito.
9 E Davi feria aquela terra, e não dava vida nem a homem nem a mulher, e tomava ovelhas, e vacas, e jumentos, e camelos, e vestes; e voltava, e vinha a Aquis.
10 E dizendo Aquis: Onde atacastes hoje? Davi dizia: Sobre o sul de Judá, e sobre o sul dos jerameelitas, e sobre o sul dos queneus.
11 E Davi não deixava com vida nem a homem nem a mulher, para trazê-los a Gate, dizendo: Para que porventura não nos denunciem, dizendo: Assim Davi o fazia. E este era o seu costume por todos os dias que habitou na terra dos filisteus.
12 E Aquis confiava em Davi, dizendo: Fez-se ele por certo aborrecível para com o seu povo em Israel; por isso me será por servo para sempre.


1 Samuel 27:1-12

A primeira visita de Davi a Aquis resultou em completo constrangimento (21:10-15). No entanto, apesar disso, ele agora volta por temer Saul. Não podemos mais reconhecer o homem que, no capítulo anterior, penetrou sem medo no acampamento do adversário para pegar a lança da tenda de Saul. E menos ainda podemos reconhecer o homem que tinha vencido Golias e agora procura refúgio com os filisteus. Infelizmente, os seguidores de Jesus muitas vezes também se tornam irreconhecíveis. Com a ajuda de Deus, talvez tenhamos vencido algumas batalhas. Como Davi, demonstramos nossa confiança em Deus e ousadamente testemunhamos diante dos homens. Características da graça podiam ser vistas em nós. Então, de repente, tudo desaparece, e nos encontramos ao lado do mundo, unidos aos inimigos do Senhor.

Em Gate, Davi se esqueceu da derrota de Golias. Queridos leitores, jamais esqueçamos a cruz. Como um abismo, ela nos separa do mundo que crucificou Jesus (Gálatas 6:14).



Que DEUS abençoe a todos.

O Segredo da Felicidade

O Segredo da Felicidade

Em 1943, as forças de ocupação japonesas ordenaram que centenas de "inimigos nacionais" de origem americana e européia se dirigissem a um campo de concentração na província chinesa de Shantung. Eles tiveram que suportar meses de enfado, frustração, superpopulação e medo. Estilos de personalidades se estranharam e temperamentos se chocaram. Brigas insignificantes se multiplicaram.

Contudo, um homem foi descrito por um prisioneiro como "sem dúvida nenhuma a pessoa mais controlada, mais respeitada e amada do campo de concentração". Essa pessoa era Eric Liddell, um missionário vindo da Escócia.

Uma prostituta russa que também estava no acampamento disse que Liddell era o único homem de todos os que ela já tinha encontrado na vida que fazia algo por ela e não pedia nada em troca como pagamento. Quando ela foi a primeira vez ao campo de concentração, sozinha e desprezada, ele preparou algo com o que ela pudesse se abrigar.

Outro prisioneiro lembra: "Ele tinha uma maneira gentil e bem humorada de acalmar os temperamentos agitados".

Numa reunião na qual os prisioneiros estavam bastante irritados, todos estavam exigindo que alguém fizesse alguma coisa com os adolescentes desocupados do grupo, que estavam se colocando em problemas. Liddell trouxe uma solução. Ele organizou times esportivos, artes manuais e aulas para as crianças, e começou a passar suas noites com eles.

Liddell havia ganhado fama e glória nas Olimpíadas de 1924 por ter obtido a medalha de ouro na corrida dos 400 metros rasos. Mas, naquele rígido ambiente, ele também se mostrou um vencedor na corrida cristã, obtendo a admiração dos mais secularizados prisioneiros.

O que o tornou alguém especial? Você poderia ter descoberto o segredo dele às 6 da manhã, cada dia. Era naquele momento que ele passava na ponta dos pés pelos companheiros que ainda dormiam, se sentava à mesa, e acendia uma pequena lanterna para iluminar seu livro de anotações e sua Bíblia. Eric Liddell tirava graça e forças a cada dia das riquezas da Palavra de Deus.

1. O LIVRO GUIA PARA O ESTILO DE VIDA DO CRISTÃO

A Bíblia foi escrita como um manual para os cristãos. Ela está cheia de histórias de pessoas reais, como nós, que experimentaram os mesmos desafios que enfrentamos a cada dia. Conhecer esses personagens bíblicos, suas alegrias e tristezas, seus problemas e oportunidades, tudo isso nos ajuda a amadurecer como cristãos.

O salmista Davi retrata nossa dependência diária da Palavra de Deus comparando-a a uma lâmpada [lanterna].

"A Tua Palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho". Salmo 119:105 (A não ser quando indicado, todos os textos bíblicos da série DESCOBERTAS BÍBLICAS são da Nova Versão Internacional da Bíblia [NVI].).

A iluminação que recebemos da Bíblia a cada dia clareia as qualidades de que necessitamos em nossa vida e os princípios de crescimento espiritual. Acima de tudo, a Bíblia nos mostra Jesus, a Luz do Mundo. A vida apenas faz sentindo se Jesus estiver brilhando sobre ela.

2. UMA AMIZADE QUE TRANSFORMA

Cristo deseja que a Bíblia seja tão real para você quanto uma carta pessoal de um amigo íntimo.

"Eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu lhes tornei conhecido". João 15:15

Jesus quer o nosso melhor Amigo. Sua Palavra nos traz ao círculo mais íntimo da presença de Deus, nos coloca entre aqueles em quem Ele confia e instrui pessoalmente.

"Eu lhes disse essas coisas para que em Mim vocês tenham paz". João 16:33

A fim de experimentar essa paz, esse relacionamento seguro com Cristo, precisamos ler as cartas que Ele nos enviou. A Bíblia é exatamente isso: correspondência vinda do céu. Não deixe essas cartas fechadas. A mensagem transformadora de que você precisa está na Palavra.

Aqui está um testemunho típico do impacto da Bíblia na vida: "Eu necessitava de auxílio, e o encontrei em Jesus. Toda necessidade foi suprida, satisfeita a fome de minha alma; a Bíblia é para mim a revelação de Cristo. Creio em Jesus porque Ele me é um divino Salvador. Creio na Bíblia porque achei nela a voz de Deus a minha alma". Ellen G. White, A Ciência do Bom Viver (Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2001), pág. 461.

3. DIRETRIZES PARA VIVER DE ACORDO COM A BÍBLIA E OS DEZ MANDAMENTOS

Um breve olhar sobre os Dez Mandamentos nos ajuda a entender porque eles e a Bíblia são fundamentos indispensáveis para viver corretamente.

Os Dez Mandamentos se dividem em duas categorias principais: os primeiro quatro definem nosso relacionamento com Deus, e os últimos seis definem nosso relacionamento com as outras pessoas. Eles se encontram em Êxodo 20:3-17.

Os primeiros dois mandamentos esboçam nossa relação com Deus e com a adoração devida a Ele.
I. "Não terás outros deuses diante de mim".
II. "Não farás para ti nenhum ídolo... Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto...".

O 3o e 4o mandamentos tratam da nossa relação com o nome e o dia santo de Deus.
III. "Não tomarás em vão o nome do Senhor, o teu Deus...".
IV. "Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Trabalharás seis dias e neles farás todos os teus trabalhos, mas o sétimo dia é o sábado dedicado ao Senhor, teu Deus...".

Os mandamentos de 5 e 7 protegem os laços familiares:
V. "Honra teu pai e tua mãe...".
VII. "Não adulterarás".

Os mandamentos 6, 8, 9 e 10 protegem nossas relações sociais.
VI. "Não matarás!".
VIII. "Não furtarás!".
IX. "Não dirás falso testemunho contra o teu próximo".
X. "Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo... nem coisa alguma que lhe pertença".

Os Dez Mandamentos definem nosso relacionamento tanto com Deus quanto com as outras pessoas. Eles são os sinais que indicam um estilo de vida cristão.

4. O QUE JESUS DISSE ACERCA DOS DEZ MANDAMENTOS

Um dia, enquanto Jesus ensinava, um empolgado jovem foi até Ele e perguntou: "Mestre, que farei de bom para ter a vida eterna?" (Mateus 19:16). Cristo podia ver que ele estava lutando contra o problema do amor ao dinheiro, e o aconselhou a se livrar de suas posses e "obedecer aos mandamentos" (verso 17).

O jovem tentou despistar o diagnóstico de Cristo de seu problema ao perguntar de quais mandamentos Ele estava falando. Jesus listou alguns dos Dez Mandamentos (versos 18, 19).

Finalmente, o "jovem rico" se virou e foi embora com tristeza (versos 20-22). Ele conseguia concordar mentalmente com os Dez Mandamentos, mas ele não conseguiria obedecer ao espírito da lei e com isso abandonar seu modo de viver egoísta.

Os Dez Mandamentos nos mostram as fronteiras dentro das quais relacionamentos saudáveis, com Deus e com os outros, podem se desenvolver. Jesus ressaltou o fato de que a obediência é a maneira de ter real felicidade:

"Se vocês OBEDECEREM AOS MEUS MANDAMENTOS, permanecerão no meu amor, assim como tenho obedecido aos mandamentos de meu Pai e em seu amor permaneço. TENHO LHES DITO ESTAS PALAVRAS para que a minha alegria esteja em vocês e A ALEGRIA DE VOCÊS SEJA COMPLETA". João 15:10, 11

5. UM GUIA PARA UMA VIDA FELIZ

O livro de Eclesiastes é um relatório da busca de Salomão pela felicidade. Ele registra sua busca por felicidade nas riquezas do mundo: em casas magnificentes, em vinhas produtivas, em maravilhosos jardins, e em pomares de frutos suculentos. Ele multiplicou seus servos. Ele se encontrou rodeado de qualquer coisa material que uma pessoa poderia desejar. Mas a felicidade o iludiu e ele escreveu:

"Quando avaliei tudo o que as minhas mãos haviam feito e o trabalho que eu tanto me esforçara para realizar, percebi que tudo foi inútil, foi correr atrás do vento". Eclesiastes 2:11.

Salomão, então, se voltou para buscar os prazeres desse mundo com esperança de encontrar a felicidade. Ele foi tomado pelos prazeres do vinho, de mulheres e da música. Sua conclusão:

"Tudo sem sentido! Tudo sem sentido!... Nada faz sentido!" Eclesiastes 12:8

Salomão já tinha provado e visto que o Senhor é bom. Ao comparar sua vida anterior de obediência ao Senhor que uma vez ele já tinha usufruído, com sua busca incessante pela felicidade nas coisas do pecado, ele dá o veredicto:

"Aqui está a conclusão: Tema a Deus e obedeça aos seus mandamentos". Eclesiastes 12:13

Salomão achou que poderia encontrar um atalho para a felicidade na vida libertina. Próximo ao fim de sua vida, ele foi homem o suficiente para admitir seu erro. Para salvar outros do mesmo erro ele escreveu:

"O que guarda a Lei, esse é feliz". Provérbios 29:18, Versão Almeida Revista e Atualizada, 2a edição.

6. OS DEZ MANDAMENTOS - GUIA INDISPENSÁVEL PARA O NOVO TESTAMENTO

No Novo Testamento, Tiago testifica:

"Pois quem obedece a toda a Lei, mas tropeça em apenas um ponto, torna-se culpado de quebrá-la inteiramente. Pois aquele que disse: 'Não adulterarás', também disse: 'Não matarás'. Se você não comete adultério, mas comete assassinato, torna-se transgressor da Lei". Tiago 2:10-12

Charles Spurgeon, o grande pregador Batista do século passado, declarou: "A lei de Deus é lei divina: santa, celestial, perfeita... Não há um mandamento muito grande; não há um mandamento muito pequeno, todos são tão incomparáveis que sua perfeição é prova de sua divindade".

John Wesley, um dos fundadores da igreja Metodista, escreveu sobre a natureza duradoura da lei: "A lei moral contida nos Dez Mandamentos... não foi cancelada por Ele [Cristo]... Cada parte dessa lei deve permanecer irredutível para toda a humanidade e em todas as eras". Sermões, vol. 1, págs. 221, 222 (tradução livre).

Billy Graham, o mais respeitado evangelista do mundo, considera os Dez Mandamentos tão importantes que escreveu um livro inteiro sobre a relevância dos mesmos para o cristão.

7. PODER PARA OBEDECER

A Bíblia e os Dez Mandamentos são imutáveis, indispensáveis e guia perfeito para uma vida feliz. Ainda assim, vários corações estão em conflito. Uma mulher expressou isso da seguinte forma: "Eu creio que os Dez Mandamentos estão ligados entre si, tenho certeza que guardá-los leva à felicidade. Já tentei o máximo que posso para cumprir tudo à risca, mas eu simplesmente não consigo. Estou começando a crer que ninguém mais pode fazer isso".

A tendência natural do ser humano é tentar viver uma vida de obediência aos mandamentos de Deus. Mas, como resultado de tal tentativa, vez após outra, das profundezas do coração de uma pessoa vem a resposta frustrada: "Eu não consigo ser sempre obediente!" Por quê? Porque:

"A mentalidade da carne é inimiga de Deus, porque não se submete à Lei de Deus, nem pode fazê-lo". Romanos 8:7

Qual é o propósito dos Dez Mandamentos?

"É mediante a lei que nos tornamos plenamente conscientes do pecado". Romanos 3:20.

O papel da lei é nos levar ao total reconhecimento de que somos pecadores sem esperança, necessitados de um Salvador.

"Assim, a lei ficou tomando conta de nós até que Cristo viesse para podermos ser aceitos por Deus por meio da fé". Gálatas 3:24.

Jesus é a resposta! Quando estamos aos pés de Jesus em estado de absoluta desesperança, pela fé podemos receber o perdão de nossos pecados e poder dEle para obedecer Seus mandamentos.

8. A OBEDIÊNCIA AOS DEZ MANDAMENTOS MOTIVADA PELO AMOR

Jesus nos diz que a obediência é resultado do amor:

"Se vocês me amam, obedecerão aos Meus mandamentos". João 14:15.

Se amarmos a Deus, obedeceremos aos primeiros quatro mandamentos que definem nossa relação com Deus; e se amamos os outros, obedeceremos aos últimos seis que definem nossa relação com os outros.

A pessoa que passa por cima dos Dez Mandamentos, peca:

"Todo aquele que pratica o pecado transgride a Lei; de fato, o pecado é a transgressão da Lei". I João 3:4

Mas, graças a Deus, temos um Salvador que veio a este mundo e morreu, ressuscitou, e agora vive com um propósito:

"Vocês sabem que Ele se manifestou PARA TIRAR OS NOSSOS PECADOS". Verso 5.

Nosso Salvador perdoa e remove nossos pecados (I João 1:9). Ele, então, promete nos dar seu amor para que possamos amar os outros - e esse é o grande antídoto contra uma vida de egoísmo e pecado:

"DEUS DERRAMOU SEU AMOR EM NOSSOS CORAÇÕES, por meio do Espírito Santo que Ele nos concedeu". Romanos 5:5

Não temos nenhuma habilidade inata para mantermos a lei de Deus. O amor de Deus derramado em nossos corações é nossa única esperança.

9. A GRAÇA DE DEUS E A OBEDIÊNCIA À LEI

A salvação é um dom. Não podemos obtê-la por nossos próprios méritos. A única coisa que podemos fazer é aceitá-la pela fé. Recebemos justificação (o direito de ficarmos com Deus) como um dom, somente através da fé na graça de Deus.

"Pois VOCÊS SÃO SALVOS PELA GRAÇA, por meio da FÉ, e isto não vem de vós, é DOM DE DEUS". Efésios 2:8

Mesmo se tentarmos, nós não conseguiremos guardar os mandamentos por nossos próprios esforços. Não conseguiremos guardar os mandamentos com o fim de sermos salvos. Todavia, quando vamos a Jesus com fé e submissão, somos salvos e Seu amor enche nosso coração. Como resultado dessa graça e aceitação divinas, temos o desejo de seguir e obedecer a Cristo pelo poder de Seu amor em nosso coração (Romanos 5:5).

Paulo ressalta a futilidade do esforço humano e indica que não estamos sob o regimento da lei para sermos salvos, mas "debaixo da graça".

"Vamos pecar porque não estamos debaixo da Lei, mas debaixo da graça? De maneira nenhuma!" Romanos 6:15

Por quê? Porque um coração motivado pelo amor produz uma vida de obediência baseada no amor! (Romanos 13:10). Amar a Cristo é obedecê-lO:

"Quem tem os Meus mandamentos, e lhes obedece, esse é o que me ama". João 14:21

Eric Liddel demonstrou que, mesmo nas piores circunstâncias, o crente que está ligado ao poder de Deus pode viver uma vida obediente e feliz. Liddell demonstrou uma graça encantadora num momento de medo e estresse. Seu relacionamento de amor com Cristo deu-lhe o poder do Espírito Santo, e com isso deu oportunidade para que Jesus suprisse dos "justos reclames da lei" (Romanos 8:1-4). Um relacionamento de amor com o Salvador crucificado e ressurrecto produz essa qualidade de vida.

Você já descobriu esse segredo por você mesmo? O amor de Jesus fez com que Ele pagasse com a vida o preço do seu pecado. Ele se oferece para melhorar todos os seus relacionamentos através de Seu amor e do aperfeiçoamento de sua vida em todo o bem para fazer a vontade dEle (Hebreus 13:21). Qual é sua resposta?


Que DEUS abençoe a todos.

1 Coríntios 9.24-25

30 de Junho

"Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. Todo atleta em tudo se domina; aqueles para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível." 1 Coríntios 9.24-25

Como conquistamos essa coroa incorruptível? Através de renúncia e abnegação. Paulo usa o exemplo dos Jogos Olímpicos. Os atletas deixam tudo o que possa atrapalhar sua corrida a fim de receber uma coroa corruptível. Querido leitor, antes de qualquer atitude pergunte-se primeiro: como estarei servindo melhor ao Senhor Jesus? Aí você saberá o que deve fazer e o que deve deixar de fazer. Podemos basear nosso comportamento espiritual em Colossenses 3.17: "E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai." Podemos xingar em nome de Jesus? Não! Como se torna leve e gloriosa uma vida que se concentra unicamente em Jesus! Guarde o que você tem, pois: "Igualmente o atleta não é coroado, se não lutar segundo as normas." Siga o Senhor decididamente. Consagre a Ele a sua vida, seu coração, seus dons, seu tempo e suas forças! Assim também os seus olhos um dia verão o Rei na Sua formosura.

Que DEUS abençoe todos.

Levítico 13:29-44

Sábado 30 Junho
E Jesus, respondendo, disse-lhes: Não necessitam de médico os que estão sãos, mas sim os que estão enfermos (Lucas 5:31).

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE LEVÍTICO (Leia Levítico 13:29-44)

Certas manchas, certas doenças de pele poderiam enganar. A pessoa enferma então era confinada por sete dias, depois examinada para se ter certeza se uma chaga de lepra estava ou não presente. Nunca julguemos apressadamente! Tenhamos o cuidado de pensar bem dos outros antes de lhes atribuir desde o início motivações erradas. “O amor… não se exaspera” (1 Coríntios 13:5) . Observe que o enfermo não tinha dado sua opinião. Era o sacerdote que via e então declarava a natureza da chaga. O que o homem pensava de sua própria situação não importava. Ele talvez não sentisse nada e até acreditasse gozar da mais perfeita saúde, contudo estaria seriamente doente o tempo todo. Quantas pessoas não percebem que caíram vítimas da enfermidade do pecado. Elas jamais analisaram a própria situação à luz da Palavra de Deus; jamais se expuseram ao Sacerdote. Ele é o que estabelece a culpa do homem e o declara irremediavelmente perdido. “Afastai-vos, pois, do homem… Pois em que é ele estimado?” (Isaías 2:22) . Mas o Sacerdote que declara a nossa condição é também o que fez dela a Sua preocupação em graça, como o Grande Médico, e nos deu a completa cura para nossa alma (Lucas 5:31) .

Que DEUS abençoe a todos.