segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Isaías 55.6

11 de Agosto

"Buscai o Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto." Isaías 55.6

Você quer ser curado da sua ira, da sua impureza, da sua impaciência? Não se vanglorie de sua – por assim dizer – moderação, que não é outra coisa do que avareza. Não se apóie na sua capacidade profissional, que somente fomenta o seu orgulho. A Bíblia diz: "Ora, conhecendo eles a sentença de Deus, de que são passíveis de morte os que tais cousas praticam, não somente as fazem, mas também aprovam os que assim procedem."

Jesus lhe faz a seguinte pergunta: "Queres ser curado?" Responda afirmativamente, não somente por ser pecador, mas também porque Ele virá sem demora. Você não tem mais muito tempo. Jesus quer renovar você. Mas você precisa dizer sim a Ele. Hoje pode ocorrer esta grande mudança em você. Talvez você esteja desiludido com os que lhe cercam. As pessoas o abandonaram. Elas procuram os seus próprios interesses. Mas Jesus nunca o abandonará. Ele diz a cada um que O aceita pela fé: "Eis que estou com você todos os dias." Repito a pergunta: você quer ser curado em sua alma? Então eu cito para você a Palavra do Senhor: "Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração."

Que DEUS abençoe a todos

Salmo 8:4, 5

10 de agosto Segunda

Expressão do Amor de Deus
Que é o homem, que dele Te lembres e o filho do homem, que o visites? Fizeste-o, no entanto, por um pouco, menor do que Deus e de glória e de honra o coroaste. Salmo 8:4, 5

Nosso amável Pai celestial deseja que Seus filhos confiem nEle assim como uma criança confia em seu pai terrestre. Mas quão freqüentemente vemos pobres, fracos mortais sobrecarregando-se com cuidados e perplexidades que Deus jamais intentou que carregassem. Eles reverteram a ordem; estão buscando o mundo primeiro, e o reino do Céu em segundo lugar. Se até mesmo o pequeno pardal, que não tem preocupação quanto às necessidades futuras, é cuidado, por que deveria o tempo e a atenção dos seres humanos, que são feitos à imagem de Deus, ser completamente absorvidos com essas coisas?

Deus nos deu toda evidência de Seu amor e cuidado, e ainda assim quão freqüentemente falhamos em discernir a mão divina em nossas múltiplas bênçãos. Cada faculdade do nosso ser, cada fôlego que tomamos, cada conforto que desfrutamos, vêem dEle. Cada vez que nos reunimos em volta da mesa da família para participar da refeição devemos nos lembrar de que tudo isto é uma expressão do amor de Deus. Deveríamos nós tomar a dádiva, e negar o Doador? [...]

Quando Adão e Eva foram colocados em seu lar edênico, tinham tudo que um Criador benevolente pudesse lhes dar para somar ao seu conforto e felicidade. Mas se aventuraram a desobedecer a Deus e foram, portanto, expulsos de seu agradável lar. Foi então que o grande amor de Deus nos foi expresso em uma dádiva, o Seu amado Filho. Se nossos primeiros pais não tivessem aceitado a dádiva, hoje a raça humana estaria em desesperadora miséria. Mas quão alegremente aclamaram a promessa do Messias. [...]

Apesar de a maldição ter sido pronunciada sobre a terra e ela posteriormente produzir espinhos e cardos, existe uma flor sobre o cardo. Este mundo não é todo tristezas e misérias. O grande livro divino da natureza acha-se aberto ao nosso estudo, e dele temos de tirar idéias mais elevadas de Sua grandeza e Seu inexcedível amor e glória.

Que DEUS abençoe a todos.

Salmo 121:1, 2

9 de agosto Domingo

O Grande Livro da Natureza
Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez o Céu e a Terra. Salmo 121:1, 2

Certa vez, tive o prazer de contemplar um belo pôr-do-sol no Colorado. O grande Artista havia exposto na tela móvel dos céus, para o beneficio de todos, tanto ricos como pobres, uma de Suas mais lindas pinturas. Quase parecia que os portões do Céu estavam entreabertos e que podíamos ver as belezas que haviam lá dentro. Oh! pensei, à medida que pessoa após outra passava sem notar aquela cena, se ela tivesse sido pintada por mãos humanas, quantos estariam prontos para se prostrar e adorá-la!

Deus ama o belo. E, acima de tudo que é exteriormente atraente, ama a beleza de caráter; deseja que cultivemos a pureza e a simplicidade, as silenciosas graças das flores. [...]

Pais, que tipo de educação estão vocês dando aos seus filhos? Estão vocês ensinando-os a apreciar o que é puro e amável, ou estão vocês buscando colocar as mãos deles naquilo que é do mundo? Estão vocês gastando tempo e bens para que possam aprender as propriedades da vida exterior, e obter os adornos superficiais e ilusórios do mundo?

Desde sua mais tenra infância, abram diante deles o grande livro da natureza. Ensinem-lhes o ministério das flores. Mostrem-lhes que, se Jesus não tivesse vindo à Terra e morrido, não teríamos as coisas belas que agora desfrutamos. Chamem a atenção deles para o fato de que a cor e mesmo o arranjo de cada delicado botão de flor é uma expressão do amor de Deus pelos seres humanos, e que afeição e gratidão ao Pai Celestial devem ser despertadas em seu coração por todas essas dádivas.

Jesus, o mais importante Mestre que o mundo já conheceu, tirou as mais valiosas ilustrações de verdade das cenas da natureza. Pais, imitem Seu exemplo, e usem as coisas que encantam os sentidos para imprimir importantes verdades sobre a mente de seus filhos. Saiam de manhã e permitam que seus filhos ouçam os passarinhos gorjeando canções de louvor. Ensinem-lhes que nós também devemos expressar gratidão ao generoso Doador de tudo pelas bênçãos que recebemos diariamente. Ensinem-lhes que não é o adorno que faz o homem ou a mulher, mas a verdadeira bondade do coração.

Que DEUS abençoe a todos.

Atos 2:23-24

Segunda-feira 10 Agosto
Este que vos foi entregue pelo determinado conselho e presciência de Deus, tomando-o vós, o crucificastes e matastes pelas mãos de injustos; ao qual Deus ressuscitou, soltas as ânsias da morte, pois não era possível que fosse retido por ela (Atos 2:23-24).

UMA ESTÁTUA OU UMA CRUZ
Estacionei na praça de uma pequena vila nas montanhas. No meio da praça, rodeada por muitas flores, uma estátua de um filantropo do século XIX se destacava.

Muitas estátuas foram feitas em memória de numerosos benfeitores da humanidade. Porém, qual deles fez tanto bem quanto Jesus Cristo quando esteve no mundo? Jesus merecia, mais que qualquer outro, as honras que se reservam às pessoas excepcionais. No entanto, por um lado, Sua cruz revela a maldade dos homens que O crucificaram (cruel resposta à Sua incansável abnegação) e, por outro, Seu infinito amor por aqueles que O fizeram sofrer tanto.

Ao passar, li a placa posicionada ao pé da estátua. A mensagem continha elogios ao filantropo. Contudo, quão mais importante é saber de Jesus e de Sua cruz! Quem é Jesus para mim? Um bom homem como tantos outros? O chefe de uma religião que enaltece a bondade e o amor?

Ele é muito mais que isso; é o Filho unigênito de Deus, a quem Deus enviou ao mundo como Salvador. Nós O conhecemos dessa maneira? Suas mãos e pés traspassados pelos cravos são a demonstração de Seu amor por mim. Ele me amou mais que à Sua própria vida. Morreu na cruz para me redimir da condição de pecador e me levar a Deus, a fim de que eu possa conhecê-Lo como Pai.

Que DEUS abençoe a todos.

Números 28:3-4

Domingo 9 Agosto

Esta é a oferta queimada que oferecereis ao SENHOR: dois cordeiros de um ano, sem mancha, cada dia, em contínuo holocausto. Um cordeiro sacrificarás pela manhã e o outro cordeiro sacrificarás de tarde (Números 28:3-4).

O HOLOCAUSTO CONTÍNUO
Os filhos de Israel deviam oferecer todos os dias dois cordeiros, um pela manhã e outro à tarde. Assim, continuamente havia um cordeiro que queimava sobre o altar como cheiro agradável a Deus.

O conjunto dos sacrifícios previstos sob o antigo pacto nos fala dos diferentes aspectos do sacrifício de Jesus Cristo, o sacrifício definitivo, realizado uma única vez para sempre e que, contrariamente aos oferecidos em Israel, não voltará a acontecer. O holocausto nos fala exatamente da oferta voluntária que nosso Senhor fez de Si mesmo a Deus; é o sacrifício por excelência, que satisfez plenamente a bondade e a severidade divinas e que demonstrou a inteira consagração de Seu Filho.

Hoje não temos nenhuma razão para oferecer sacrifícios animais a Deus, pois tais ofertas eram a figura do sacrifício de Cristo que havia de vir (Colossenses 2:17). Agora, graças à morte na cruz de nosso Senhor, somos salvos.

O Pai sempre Se compraz em considerar a completa consagração de Seu Filho, cujo sacrifício na cruz é realidade, o verdadeiro holocausto (Efésios 5:2). Como agora Deus nos vê em Cristo, nós também somos agradáveis a Ele. “Portanto, ofereçamos sempre, por ele, a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome” (Hebreus 13:15).

Que DEUS abençoe a todos.

João 18.37

10 de Agosto

"Eu para isso nasci e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz." João 18.37

Você pode ser curado por amor à verdade! Certa vez li em algum lugar: "Só Deus é objetivo". Esse pensamento está correto! Só Ele é a verdade. Este é o caso de muitas pessoas hoje em dia: elas se afastam daquilo que realmente é a verdade. Por causa da sua natureza falsa e doentia, facilmente têm um julgamento mau sobre os outros. Você quer ser curado dessa enfermidade? Está disposto, a partir desse momento, a não falar nada mais do que a verdade diante de Deus e de seu próximo? Com razão o Senhor Jesus podia dizer de si mesmo: "Eu sou... a verdade." Muitas bocas teriam pouca coisa a dizer se falassem somente a verdade. Quantas inverdades você já propagou? E se você não consegue perdoar uma ofensa é porque a sua alma está enferma. Pelo mesmo motivo você se defende e rejeita a correção quando alguém tem a coragem de lhe dizer a verdade. Mas assim que você tenha sido curado interiormente, terá condições de perdoar cada mágoa ou ofensa, e estará cheio de amor ao Senhor. Você quer ser curado? Você se tornará uma nova criatura em Cristo Jesus. Ele diz: "Eis que faço novas todas as cousas."

Que DEUS abençoe a todos.

João 19.31-42

João 19.31-42

31 Então, os judeus, para que no sábado não ficassem os corpos na cruz, visto como era a preparação, pois era grande o dia daquele sábado, rogaram a Pilatos que se lhes quebrassem as pernas, e fossem tirados.
32 Os soldados foram e quebraram as pernas ao primeiro e ao outro que com ele tinham sido crucificados;
33 chegando-se, porém, a Jesus, como vissem que já estava morto, não lhe quebraram as pernas.
34 Mas um dos soldados lhe abriu o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água.
35 Aquele que isto viu testificou, sendo verdadeiro o seu testemunho; e ele sabe que diz a verdade, para que também vós creiais.
36 E isto aconteceu para se cumprir a Escritura: Nenhum dos seus ossos será quebrado.
37 E outra vez diz a Escritura: Eles verão aquele a quem traspassaram.
38 Depois disto, José de Arimatéia, que era discípulo de Jesus, ainda que ocultamente pelo receio que tinha dos judeus, rogou a Pilatos lhe permitisse tirar o corpo de Jesus. Pilatos lho permitiu. Então, foi José de Arimatéia e retirou o corpo de Jesus.
39 E também Nicodemos, aquele que anteriormente viera ter com Jesus à noite, foi, levando cerca de cem libras de um composto de mirra e aloés.
40 Tomaram, pois, o corpo de Jesus e o envolveram em lençóis com os aromas, como é de uso entre os judeus na preparação para o sepulcro.
41 No lugar onde Jesus fora crucificado, havia um jardim, e neste, um sepulcro novo, no qual ninguém tinha sido ainda posto.
42 Ali, pois, por causa da preparação dos judeus e por estar perto o túmulo, depositaram o corpo de Jesus.


João 19:31-42

Quando os soldados chegaram para quebrar as pernas dos crucificados, matando-os assim, comprovam que com Jesus essa medida é inútil, pois já estava morto. Para o malfeitor convertido, essa brutalidade significa o cumprimento da palavra do Senhor: "Hoje estarás comigo no paraíso" (Lucas 23:43). Mas um dos soldados não teme profanar, com a sua lança, o corpo do Senhor sobre a cruz (compare Zacarias 12:10). Um maravilhoso sinal de graça é a resposta a este último ultraje: o sangue da expiação e a água da purificação fluem de Seu lado traspassado.

Em seguida ocorre o sepultamento de nosso amado Salvador. Deus tem preparado dois discípulos para render ao corpo de Seu Filho as honras anunciadas pelas Escrituras: "Mas com o rico esteve na sua morte" (Isaías 53:9). Até então José e Nicodemos não haviam tido o ânimo de tomar abertamente posição a favor dEle. Porém agora, despertados pela magnitude do crime de sua nação, compreendem que se guardassem silêncio seriam culpados juntamente com os que concordaram com o que foi feito. Queridos amigos crentes, nunca nos esqueçamos de que o Mundo crucificou o nosso Senhor. Se nos colarmos ou tivermos prazer em nos identificar com os Seus assassinos, isso equivale a negá-LO. Mas agora, pelo contrário, é o momento de corajosamente nos dar a conhecer como sendo Seus discípulos.

Que DEUS abençoe a todos.

João 19.17-30

João 19.17-30

17 Tomaram eles, pois, a Jesus; e ele próprio, carregando a sua cruz, saiu para o lugar chamado Calvário, Gólgota em hebraico,
18 onde o crucificaram e com ele outros dois, um de cada lado, e Jesus no meio.
19 Pilatos escreveu também um título e o colocou no cimo da cruz; o que estava escrito era: JESUS NAZARENO, O REI DOS JUDEUS.
20 Muitos judeus leram este título, porque o lugar em que Jesus fora crucificado era perto da cidade; e estava escrito em hebraico, latim e grego.
21 Os principais sacerdotes diziam a Pilatos: Não escrevas: Rei dos judeus, e sim que ele disse: Sou o rei dos judeus.
22 Respondeu Pilatos: O que escrevi escrevi.
23 Os soldados, pois, quando crucificaram Jesus, tomaram-lhe as vestes e fizeram quatro partes, para cada soldado uma parte; e pegaram também a túnica. A túnica, porém, era sem costura, toda tecida de alto a baixo.
24 Disseram, pois, uns aos outros: Não a rasguemos, mas lancemos sortes sobre ela para ver a quem caberá--para se cumprir a Escritura: Repartiram entre si as minhas vestes e sobre a minha túnica lançaram sortes. Assim, pois, o fizeram os soldados.
25 E junto à cruz estavam a mãe de Jesus, e a irmã dela, e Maria, mulher de Clopas, e Maria Madalena.
26 Vendo Jesus sua mãe e junto a ela o discípulo amado, disse: Mulher, eis aí teu filho.
27 Depois, disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. Dessa hora em diante, o discípulo a tomou para casa.
28 Depois, vendo Jesus que tudo já estava consumado, para se cumprir a Escritura, disse: Tenho sede!
29 Estava ali um vaso cheio de vinagre. Embeberam de vinagre uma esponja e, fixando -a num caniço de hissopo, lha chegaram à boca.
30 Quando, pois, Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado! E, inclinando a cabeça, rendeu o espírito.

João 19:17-30

Aquele que, alguns dias antes, havia entrado em Jerusalém em toda a Sua majestade real, está agora saindo "carregando a sua cruz". Esse mesmo contraste é evidente no título que Pilatos colocou sobre a cruz: "Jesus Nazareno, o rei dos judeus". Ele é crucificado entre "outros dois", e posto assim ao nível de um malfeitor. Contudo, este Evangelho não nos fala dos ultrajes que Ele padeceu por parte dos "que iam passando" (Mateus 27:39), nem das terríveis horas de abandono da parte de Deus quando levava os nossos pecados. Aqui só há paz, amor e obediência a Deus. O versículo 25 menciona a presença e os nomes de algumas mulheres que observam tudo de coração partido. E o Senhor Jesus confia a Sua mãe ao discípulo que melhor conhece o Seu amor.

Notemos como tudo, até nos mínimos detalhes, deve acontecer, "para se cumprir a Escritura": O repartir das Suas vestes (v. 24), o vinagre oferecido ao Salvador (v. 28; vide também vs. 36, 37). Então Ele mesmo efetua o último ato de Sua obediência voluntária: "Rendeu o espírito" (10:18). Ali na cruz o Seu amor tudo consumou. E se alguém ainda pensa em fazer algo para assegurar a sua salvação, que escute e creia nas últimas palavras do Salvador ao morrer: "Está consumado!".

Que DEUS abençoe a todos.

2 Samuel 23:13-39

2 Samuel 23:13-39

13 Também três dos trinta chefes desceram, e no tempo da sega foram a Davi, à caverna de Adulão; e a multidão dos filisteus acampara no vale de Refaim.
14 Davi estava então num lugar forte, e a guarnição dos filisteus em Belém.
15 E teve Davi desejo, e disse: Quem me dera beber da água da cisterna de Belém, que está junto à porta!
16 Então aqueles três poderosos romperam pelo arraial dos filisteus, e tiraram água da cisterna de Belém, que está junto à porta, e a tomaram, e a trouxeram a Davi; porém ele não a quis beber, mas derramou-a perante o Senhor.
17 E disse: Guarda-me, ó Senhor, de que tal faça; beberia eu o sangue dos homens que foram com risco da sua vida? De maneira que não a quis beber; isto fizeram aqueles três poderosos.
18 Também Abisai, irmão de Joabe, filho de Zeruia, era chefe de três; e este alçou a sua lança contra trezentos e os feriu; e tinha nome entre os três.
19 Porventura este não era o mais nobre dentre estes três? Pois era o primeiro deles; porém aos primeiros três não chegou.
20 Também Benaia, filho de Joiada, filho de um homem valoroso de Cabzeel, grande em obras, este feriu dois fortes heróis de Moabe; e desceu ele, e feriu um leão no meio duma cova, no tempo da neve.
21 Também este feriu um egípcio, homem de respeito; e na mão do egípcio havia uma lança, porém ele desceu a ele com um cajado, e arrancou a lança da mão do egípcio, e com ela o matou.
22 Estas coisas fez Benaia, filho de Joiada, pelo que teve nome entre três poderosos.
23 Dentre os trinta ele era o mais nobre, porém aos três primeiros não chegou; e Davi o pôs sobre os seus guardas.
24 Asael, irmão de Joabe, estava entre os trinta; El-Hanã, filho de Dodó, de Belém;
25 Samá, harodita; Elica, harodita;
26 Helez, paltita; Ira, filho de Iques, tecoíta;
27 Abiezer, anatotita; Mebunai, husatita;
28 Zalmom, aoíta; Maarai, netofatita;
29 Elebe, filho de Baaná, netofatita; Itai, filho de Ribai, de Gibeá dos filhos de Benjamim;
30 Benaia, piratonita; Hidai, do ribeiro de Gaás;
31 Abi-Albom, arbatita; Azmavete, barumita;
32 Eliaba, saalbonita; os filhos de Jásen e Jônatas;
33 Samá, hararita, Aião, filho de Sarar, ararita;
34 Elifelete, filho de Aasbai, filho de um maacatita; Eliã, filho de Aitofel, gilonita;
35 Hesrai, carmelita; Paarai, arbita;
36 Igal, filho de Natã, de Zobá; Bani, gadita;
37 Zeleque, amonita; Naarai, beerotita, o que trazia as armas de Joabe, filho de Zeruia;
38 Ira, itrita; Garebe, itrita;
39 Urias, heteu; trinta e sete ao todo.


2 Samuel 23:13-39

Temos aqui a lista de honra dos homens do rei. No passado, eles lutaram e sofreram com ele; agora reinam também com ele (2 Timóteo 2:12). Uma gloriosa página na qual é fielmente registrado cada nome, cada ato de heroísmo! Da mesma maneira, de todas as coisas que o Senhor nos permitiu fazer por Ele, nada será esquecido. Ele prometeu: “E quem der a beber, ainda que seja um copo de água fria, a um destes pequeninos, por ser este meu discípulo, em verdade vos digo que de modo algum perderá o seu galardão” (Mateus 10:42). Pense no modo em que os três valentes se dirigiram ao poço de Belém; eles arriscaram a própria vida por um pouco de água fresca! Mas o que fizeram para satisfazer o desejo do líder que amavam foi, aos olhos dele, como um sacrifício. “Isso fizeram aqueles três valentes” (v. 17). Estamos prontos para praticar atos de devoção por amor ao nosso grande Mestre?

O Senhor estima com exatidão as dificuldades daquilo que realizamos para Ele: matar um leão é extraordinário, porém a neve tornou essa tarefa muito mais difícil para o corajoso Benaia. De fato, as Escrituras enfatizam isso ao mencionar o clima.

Depois vem a lista dos nomes dos heróis. Estão todos ali; precioso para o coração do rei, o fiel Urias está entre eles (v. 39). Por outro lado, apesar de todos os seus feitos, o nome de Joabe não é incluído aqui.



Que DEUS abençoe a todos.

2 Samuel 23:1-12

2 Samuel 23:1-12

1 E ESTAS são as últimas palavras de Davi: Diz Davi, filho de Jessé, e diz o homem que foi levantado em altura, o ungido do Deus de Jacó, e o suave em salmos de Israel.
2 O Espírito do Senhor falou por mim, e a sua palavra está na minha boca.
3 Disse o Deus de Israel, a Rocha de Israel a mim me falou: Haverá um justo que domine sobre os homens, que domine no temor de Deus.
4 E será como a luz da manhã, quando sai o sol, da manhã sem nuvens, quando pelo seu resplendor e pela chuva a erva brota da terra.
5 Ainda que a minha casa não seja tal para com Deus, contudo estabeleceu comigo uma aliança eterna, que em tudo será bem ordenado e guardado, pois toda a minha salvação e todo o meu prazer está nele, apesar de que ainda não o faz brotar.
6 Porém os filhos de Belial todos serão como os espinhos que se lançam fora, porque não podem ser tocados com a mão.
7 Mas qualquer que os tocar se armará de ferro e da haste de uma lança; e a fogo serão totalmente queimados no mesmo lugar.
8 Estes são os nomes dos poderosos que Davi teve: Josebe-Bassebete, filho de Taquemoni, o principal dos capitães; este era Adino, o eznita, que se opusera a oitocentos, e os feriu de uma vez.
9 E depois dele Eleazar, filho de Dodó, filho de Aoí, entre os três valentes que estavam com Davi quando provocaram os filisteus que ali se ajuntaram à peleja, e quando se retiraram os homens de Israel.
10 Este se levantou, e feriu os filisteus, até lhe cansar a mão e ficar a mão pegada à espada; e naquele dia o Senhor efetuou um grande livramento; e o povo voltou junto dele, somente a tomar o despojo.
11 E depois dele Samá, filho de Agé, o hararita, quando os filisteus se ajuntaram numa multidão, onde havia um pedaço de terra cheio de lentilhas, e o povo fugira de diante dos filisteus.
12 Este, pois, se pôs no meio daquele pedaço de terra, e o defendeu, e feriu os filisteus; e o Senhor efetuou um grande livramento.

2 Samuel 23:1-12

A vida de Davi está perto do fim. Suas últimas e inspiradas palavras foram registradas para nosso proveito. O “suave em salmos de Israel” relembra o passado: ele sabe que não conduziu sua casa da maneira como devia, mas descansa inteiramente na graça de Deus. A graça divina preparou para Israel e para o mundo um futuro glorioso, sob o governo de Cristo, o Rei da justiça e da paz. Ele será a luz da manhã que brilha intensamente depois de uma noite escura, dissipando as trevas que agora reinam no mundo. Debaixo de Seu domínio, os homens irão temer e servir a Deus, produzindo frutos como os que crescem na terra fértil e irrigada.

Sem esperar pelo fim de nossa vida, é necessário que de tempos em tempos estabeleçamos marcos, como um navegador em um navio. O passado é a nossa triste história, mas é também a tocante história da graça de Deus para conosco. O presente é marcado por duas principais tarefas: simplesmente obedecer ao Senhor e nEle confiar. Quanto ao futuro, para os crentes está reservada a glória. Cristo compartilhará Sua glória com eles, conforme disse ao Seu Pai (João 17:22).



Que DEUS abençoe a todos.

2 Samuel 22:33-51

2 Samuel 22:33-51

33 Deus é a minha fortaleza e a minha força, e ele perfeitamente desembaraça o meu caminho.
34 Faz ele os meus pés como os das cervas, e me põe sobre as minhas alturas.
35 Instrui as minhas mãos para a peleja, de maneira que um arco de cobre se quebra pelos meus braços.
36 Também me deste o escudo da tua salvação, e pela tua brandura me vieste a engrandecer.
37 Alargaste os meus passos debaixo de mim, e não vacilaram os meus artelhos.
38 Persegui os meus inimigos, e os derrotei, e nunca me tornei até que os consumisse.
39 E os consumi, e os atravessei, de modo que nunca mais se levantaram, mas caíram debaixo dos meus pés.
40 Porque me cingiste de força para a peleja; fizeste abater-se debaixo de mim os que se levantaram contra mim,
41 E deste-me o pescoço de meus inimigos, daqueles que me tinham ódio, e os destruí.
42 Olharam, porém não houve libertador; sim, para o Senhor, porém não lhes respondeu.
43 Então os moí como o pó da terra; como a lama das ruas os trilhei e dissipei.
44 Também me livraste das contendas do meu povo; guardaste-me para cabeça das nações; o povo que não conhecia me servirá.
45 Os filhos de estranhos se me sujeitaram; ouvindo a minha voz, me obedeceram.
46 Os filhos de estranhos desfaleceram; e, cingindo-se, saíram dos seus esconderijos.
47 Vive o Senhor, e bendito seja o meu rochedo; e exaltado seja Deus, a rocha da minha salvação,
48 O Deus que me dá inteira vingança, e sujeita os povos debaixo de mim.
49 E o que me tira dentre os meus inimigos; e tu me exaltas sobre os que contra mim se levantam; do homem violento me livras.
50 Por isso, ó Senhor, te louvarei entre os gentios, e entoarei louvores ao teu nome.
51 Ele é a torre das salvações do seu rei, e usa de benignidade com o seu ungido, com Davi, e com a sua descendência para sempre.


2 Samuel 22:33-51

Vemos nesse cântico de livramento aquilo que se refere a Davi e ao crente; depois o que se refere a Cristo, do qual Davi é um tipo. Resta considerar o que se refere a Deus. O versículo 31 começa dizendo: “O caminho de Deus é perfeito”. Jesus quer fazer-n os conhecer o Autor de Seu livramento (leia novamente os versículos 17-18 e o Salmo 40:2). Pondere sobre a primeira mensagem que Ele enviou aos discípulos por meio de Maria após Sua ressurreição (Salmo 22:22 e João 20:17). É como se Ele lhes tivesse dito: “O Pai que me ama, o poderoso Deus que me libertou, se tornou o Pai e o Deus de vocês. Ele ama vocês também e, por seu grande poder, os livra como me livrou do poder de Satanás e da morte. Tudo o que o nome do Pai significa para mim daqui por diante significará para vocês”.

O versículo 33 e os seguintes nos mostram que Deus é poderoso para sustentar os que confiam nEle, tanto no andar diário quanto nas batalhas. Dessa mesma maneira, Ele conduziu Jesus, Aquele que nEle confiou completamente.

A última parte do cântico explora o futuro. Revela o que Deus fará para destruir os inimigos de Cristo na terra, para trazer as nações sob Seu controle e estabelecê-Lo como Rei sobre todo o universo.



Que DEUS abençoe a todos.