domingo, 24 de outubro de 2010

Cantares 7:8 a 10 e Provérbios 5:18 e 19

UMA PROVA DE AMOR


Nunca se falou tanto em sexo como hoje em dia, antigamente as únicas fontes de informação para um adolescente eram: os seus pais que dificilmente tocavam no assunto, os amigos, que na maioria das vezes tinha muitos conceitos errados, e maus resolvidos. Isso deixava assim os jovens muito confusos em relação assunto sexo. Hoje o que mudou foi o acesso à informação, pois o assunto sexo nunca foi tão aberto em tantos meios de comunicação, como revistas, programas de TV, realytes shows, sites, livros!

Em nenhuma época passada os adolescentes tiveram tanto acesso à informação como hoje. Mas o que não mudou como hoje é que apesar das informações os jovens continuam confusos sobre o assunto do sexo. Aliás não só eles pois os pais também não sabem o que fazer. Chegamos à conclusão que em maneira de sexo existe muita quantidade, mas pouca qualidade.

Duas perguntas:

Primeiro: Será que a adolescência é uma boa fase da vida para a iniciação sexual?

Segundo: Será que existem pessoas modernas e inteligentes que não concordam com a iniciação sexual na adolescência? Será que estão elas estão indo contra algo científico? Será que existe uniformidade no meio psiquiátrico ou no meio de sexólogos, sobre o assunto?

Trecho de Cantares: "Os seus seios são como cachos de uva. A sua boca tem o perfume dos cachos das maças. Os seus beijos são como o vinho delicioso". "Então que o meu querido beba suavemente deste vinho que escorre entre os lábios. Eu sou sua e você é meu" .

Sabe de onde eu extraí esta poesia?

Talvez você fique agora sem respiração, mas isto está escrito na Bíblia.

É! Em Cantares de Salomão! Cantares 7:8 a 10

Dá pra imaginar que a Bíblia também fale sobre sexo?

Se você é daqueles que já ouviu alguém dizer que o fruto proibido que Adão e Eva comeram era o sexo, saiba que isto é uma mentira! E das grandes.

Deus é quem criou o sexo. Aliás, Deus não só criou, mas também abençoou.

Veja só o texto que descreve Deus criando o sexo:

"Portando deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e serão ambos uma só carne" Gênesis 2:24

E em Gênesis 1:28 diz: "Crescei e multiplicai e enchei a terra"

Já sei no que você está pensando: Alguém disse pra você que foi Deus quem criou o sexo, mas que Ele criou o sexo só para a procriação, não para o prazer.

Então veja só este outro verso agora:

"Portanto, alegra-te com a mulher da tua mocidade... Saciem-te os seus seios em todo o tempo; e embriaga-te sempre com as suas carícias" Provérbios 5:18 e 19

Há três afirmações fundamentais sobre Deus e o sexo que você precisa saber:

1º - Foi Deus quem criou o sexo!

2º - Deus abençoou o sexo!

3º - Quando Deus criou o sexo, Ele tinha planos de que o ser humano tivesse no sexo também uma fonte de prazer!


Foi na idade média que se desenvolveu esta idéia de que o prazer nos afasta de Deus e de que a dor nos aproxima dEle.

Mas esta não é uma idéia bíblica. Deus nunca disse isto em nenhum lugar da Bíblia! É por isso que, mesmo com o sexo tendo sido criado e abençoado por Deus, mesmo Deus tendo nos dado o sexo não só para a procriação, mas também para que tenhamos muito prazer, precisamos saber usá-lo da maneira correta, como qualquer coisa boa desta vida!

Assim, da mesma maneira como um bebê de dois meses não está preparado para comer - uma boa refeição com arroz, feijão e bife, também, um adolescente não está pronto para iniciar suas relações sexuais! É isso mesmo! E espera aí, não adianta querer deixar de ler esta palestra agora!

Desculpe se eu não estou falando não é aquilo que você gostaria de ouvir! Mas eu estou falando a verdade! Seja inteligente e pelo menos ouça quem tem uma opinião diferente da sua. Ouça a opinião, primeiro de Deus. Deus não enxerga você como apenas um número na audiência.

Permita que eu mostre a você que existe um outro lado. Você sabia que existe um monte gente que pensa e age diferente do que a maioria diz?

Pra você não dizer que eu estou falando isto porque não entendo do assunto, eu quero convidar uma das cabeças mais ilustres e abertas do nosso país, que hoje vai apresentar a você o outro lado da história:

Dr. César Vasconcellos de Souza, psiquiatra, escreve há 20 anos pra Revista Vida e Saúde. Atualmente ele trabalha no Hospital Adventista Silvestre.

Dr. Cezar Vasconcelos, que através do monitor vai participar respondendo a estas e a outras perguntas inquietantes.


Entrevista:


Pr: Fernando:- Dr. César Vasconcellos, obrigado por você aceitar participar do Está Escrito conosco. Seja bem vindo!


Dr. César Vasconcellos:- Muito obrigado! É uma satisfação estar aqui com vocês e vamos conversar sobre esses assuntos tão interessantes!


Pr. Fernando:- É muito bom receber o senhor Dr. César, obrigado e vou pedir para o senhor esperar um pouquinho, que agora eu vou apresentar este casal simpático que está aqui participando do Está Escrito, Marcos Junior e Valescka, é bom receber vocês aqui no Está Escrito, um casal bastante jovem, vocês são namorados?


Valescka e Marcos Jr:- Não!


Pr. Fernando: Vocês não namoram um com o outro, mas vocês têm namorado (a)?


Valescka :- Tenho!


Marcos Jr:- Sim! Também tenho.


Pr. Fernando: - Que bom! Então vocês vão representar os jovens, e eu quero fazer a primeira pergunta pra vocês. Já que o programa de hoje vai falar sobre sexualidade na adolescência, vou começar perguntando pra Valescka. Valescka o que você acha? A adolescência, o período da adolescência é uma boa idade, um bom período da vida pra iniciação sexual, pra pessoa começar a ter experiências sexuais aí diversas, variadas, antes do casamento? Você acha que esta é uma boa idéia?


Valescka: - Eu acho que a adolescência é uma época, uma fase da vida meio conturbada. Os meninos estão deixando de jogar bola, brincar de carrinho, as meninas estão deixando de brincar de boneca, e não tem uma maturidade. E se esse jovem, esse adolescente não tiver uma base familiar, uma formação religiosa acaba cometendo um ato impensado. Eu acho que é legal, primeiro a pessoa se conhecer, ter um relacionamento sólido...


Pr. Fernando:- O que é esse relacionamento sólido, se conhecer?


Valescka: - É se conhecer melhor, é namorar, noivar, ter um relacionamento sólido; ter uma vida estável pra depois sim casar, que eu acho que é o sonho de todo adolescente, de toda menina, é namorar, noivar, casar ter uma cerimônia...


Pr; Fernando:- Você acha então que não é a idade boa para se começar a ter relacionamento sexual na adolescência?


Valescka:- Não, não é! Eu já conheci meninas, colegas, amigas minhas no colégio, que num ato impensado ficaram grávidas, outras fizeram aborto, porque não tem maturidade nessa idade.


Pr. Fernando: Marcos Jr, o que você pensa? Qual a sua idéia sobre isso aí?


Marcos Jr: - Eu concordo com ela sobre a parte de maturidade, acho que uma fase que você não se descobriu ainda nem como pessoa. Você ainda ta saindo de uma fase de menino pra ser homem ainda. Você ainda não decidiu a sua vida profissional, você não sabe ainda nem o que você quer pra sua vida. E nessa idade o adolescente quer o sexo apenas por prazer. Ele não tem maturidade pra saber ainda porquê, o que é o sexo dentro de um relacionamento. Ou seja ele pode preencher de várias outras formas, por exemplo: com a amizade, essa fase, é a fase de você curtir os amigos, a adrenalina,...


Pr. Fernando: Você acha Marcos Jr que é possível com esses parâmetros que existem hoje, você acha que é possível nessa fase apenas namorar, sem ter relação sexual?


Marcos Jr:- Com certeza!


Pr. Fernando: - E você Valescka? Também pensa assim?


Valescka: Eu acho que é possível sim!


Pr. Fernando: Vocês já disseram que vocês têm namorados, e estão dizendo que é possível esperar!


Valescka: - Eu acho que você não ter relação sexual, não é uma coisa, assim: um bicho de sete cabeças...Se você está com a pessoa, a pessoa que Deus direcionou pra sua vida, Deus vai abençoar aquele relacionamento e fazer com que vocês tenham maturidade, que haja respeito e cumplicidade entre os dois e dá pra esperar sim...


Pr. Fernando: Veja só Marcos Junior, e como é que fica? Talvez tenha muita gente que esteja assistindo o Está Escrito agora e deve estar pensando: Ah não é possível! Eu não namoraria com esta garota, mas você é um rapaz, um garoto, o que você diz? Acha que dá pra namorar sem ter relação sexual? Não existe uma cobrança dos seus amigos, que dizem: Não é possível, você é assim? Eu não acredito!


Marcos Junior:- Pastor é possível, mas não é tão fácil como a gente pensa que é. A mídia de uma maneira geral, ela impõe a sua cabeça, que você deve ter relações, que você tem que conhecer a tua namorada antes do casamento. Eu já estou namorando á dois anos, e eu tenho sempre buscado junto com a minha namorada, a gente tem sempre, no nosso caso por sermos cristãos, agente busca sempre a presença de Deus. A gente ora junto, lê um livro que auxilia a leitura da Bíblia juntos. Você tem que saber a hora certa, e curtir o momento, na hora certa ...


Pr. Fernando: E vem cá, as pessoas podem pensar: Será que isso é um tipo de penitência que eles fizeram? Um voto? Uma coisa que a igreja obriga vocês a fazerem isso? Vocês são da mesma religião? Vocês dois?


Valescka: Não!


Marcos Jr: Não!


Pr. Fernando: Ah! Cada um é de uma igreja religião diferente, a igreja obriga vocês a fazerem isso, eles dizem: Você tem que fazer isso, é obrigado senão você não se salva, você não vai pro céu! Você vai para o inferno?


Marcos Jr: - Não de forma alguma! Eu até acho o seguinte: O casal que quer fazer, faz embaixo do nariz dos próprios pais. É uma questão de conscientização de cada um. Você tem que ter na sua mente, é uma questão sua com Deus. Muita gente faz um voto com Deus! Mas isso não é obrigatório. Não é o pastor que fala: Você vai ser excluído da igreja, você não pode fazer! Porquê se eu fizer, quem é que vai ficar sabendo? É uma questão sua! Pessoal!


Pr. Fernando:- Então quer dizer: é convicção sua? Convicção sua também Valescka?


Valescka: - É uma opção nossa!


Pr: Fernando: - Eu quero convidar vocês pra gente ouvir a opinião de um especialista na área de relacionamentos, o Dr. César que está escutando aqui a nossa conversa.


Doutor César e aí, a adolescência é mesmo uma boa fase da vida pra se começar a ter relacionamento sexual? Ou não? Dá que dá pra esperar pra depois?


Dr. César Vasconcelos: - Eu costumo dizer pra os jovens que a pressão hoje é imensamente grande, e difícil pra deixar pra depois. Mas deixar pra depois, pode ser uma grande jogada! Porque não tem nenhuma comprovação científica que os jovens que tiveram práticas sexuais antes de casar, que isso vai garantir uma relação de casamento: ótima. Porque a relação sexual ela não ensina você a amar. Ela não ensina você a dialogar. Ela não ensina você a ter comunicação de toque físico por exemplo, sem uma sensualidade. E essas coisas são fundamentais para que uma relação conjugal possa funcionar bem. Se fosse verdade que todo jovem precisasse realmente ter práticas sexuais genitais, relações sexuais, antes de se casar pra poder ser feliz no casamento, na sexualidade e no casamento em geral.

Então gente não encontraria tantos casos, tantas histórias de separações, de rompimento na relação conjugal, tão precoce. Que é o que a gente vê muito hoje em dia. Muito mesmo! O casal casa hoje e daqui a três meses, talvez seis meses, um ano, um ano e pouco, estão se separando. Com pouco tempo de convívio já não estão mais se tolerando! E esses, são jovens que ás vezes, tiveram muitas relações sexuais, muita prática sexual, tiveram muitos parceiros antes do casamento. Então, parece realmente, que a pratica do relacionamento sexual não é uma garantia de que você vai poder ser feliz no casamento por causa disso.


Pr. Fernando: - Bom doutor César aproveitando esta deixa do senhor de que iniciar o relacionamento sexual antes do casamento, pode até mascarar este relacionamento depois de casado, eu quero perguntar aqui pra Valescka, você não acha que isso pode até atrapalhar o seu relacionamento depois de casada? Quer dizer não é preciso ter uma experiência, a iniciação não é um ingrediente necessário pra você ser feliz, afinal você vai entrar sem experiência, muita gente pensa assim e o que você pensa?


Valescka:- Não! De forma alguma! Porque eu acho que é dentro do relacionamento que os dois vão ter descobertas juntos, e de repente se você começar já a relação antes do casamento, aquilo vai cair na rotina, já não vai ter alguma coisa especial, uma coisa nova. Então eu acho fundamental você ter a primeira relação dentro do casamento, pra você ter uma só, e ela ser única e especial pra toda a sua vida.


Pr. Fernando:- Começar juntos a partir dali não é?


Valescka: Isso mesmo!


Pr. Fernando: E você Marcos Junior você não acha que este negócio de não ter experiência antes, não pode atrapalhar depois e você ser infeliz no casamento?


Marcos Junior: - Eu penso da seguinte forma: A partir do casamento você terá pela frente muitos anos pra você descobrir a tua esposa, o teu marido. Você vai ter muito tempo pra você saber qual a forma exata, a fórmula certa pra dar certo. E totalmente inútil esta idéia de que precisa ter experiência antes, ela não vai levar a nada. E se por acaso você terminar o relacionamento com aquela pessoa? Se não for ela que vai ser a seu marido ou esposa, que experiência você vai levar para o seu casamento?


Pr. Fernando:- Bom, vocês gostariam de ouvir o Dr. César novamente? Dr. César vou fazer para o senhor a mesma pergunta:


- Não é importante, não é fundamental que os dois tenham experiência antes, e isso é na adolescência? A falta de experiência não vai atrapalhar no casamento? Bem isso é o que normalmente se ouve, se vê por aí! Eu quero saber : É científico isso também?


Dr. César Vasconcellos: - Olha realmente é passada a idéia de que isso é um fato cientificamente comprovado. Não tem comprovação na ciência em relação a isso! Na verdade o que acontece é que quando o jovem focaliza muito á sua relação de namoro e noivado na sexualidade genital, ou seja tem relações sexuais, isso não garante que na sua vida de casado isso vai ser um benefício não, pode ser até o contrário. Mas não há nenhuma prova científica de que pra um casal se dar bem dentro da sua relação de casal, eles tenham que ter experiências sexuais antes de casar. Isso não é científico não, nada foi comprovado com relação a isso.


Pr. Fernando: - Muito bom!Voltando aqui com vocês enquanto o Dr, César aguarda um pouquinho mais, eu quero fazer emendar esta resposta aqui com a pergunta que eu quero fazer. Porque ainda á pouco perguntamos, se não é necessária esta experiência antes pra poder dar certo. Mas agora eu quero perguntar: Será que o fato de você ter uma experiência sexual antes pode atrapalhar o seu casamento.

Porque a mídia não toca nesse assunto, ela não fala sobre isso. Será que pode atrapalhar?O que você acha sobre isso Valescka?


Valescka: - Eu acho que a mídia hoje em dia acaba estimulando, acaba impondo o relacionamento sexual. E isso até em campanhas, eles dizem: Ah faça sexo seguro, use a camisinha! Eu não sou contra o uso da camisinha como método anticoncepcional, mas eu acho que existem outros meios, outros tipos de campanha que não incentive o relacionamento sexual. E eu acho que se você praticar o sexo antes do casamento, acaba acontecendo os traumas, as frustrações, porque vai ter as comparações: ah com aquele foi melhor, com outro foi pior...


Pr. Fernando:- Então pra você Valescka ter relações sexuais antes do casamento pode atrapalhar o casamento?


Valescka: - Com certeza vai atrapalhar!


Pr. Fernando:- E pra você Marcos Jr, e você o que pensa?


Marcos Junior:- Eu penso da seguinte forma, agente vê muito mais da parte das meninas, do que dos homens, ela tem aquele sonho de crescer, de casar, de ter filhos, e ela vê ato sexual de uma maneira especial, totalmente diferente dos homens. E quando ela quer e acaba fazendo com o namorado ela está pensando o seguinte: Eu o amo, ele é o homem que eu vou ter pro resto da minha vida. E o homem ta fazendo aquilo somente por prazer.E o que acontece? Ela teve relações pensando que ele era o homem da vida dela, e ele de repente a abandona, e agora como é que ela vai ficar com a mentalidade dela? Ela vai estar totalmente traumatizada, ela irá para um outro relacionamento totalmente insegura, ela agora não tem idéia nem do que é o amor, então isso acaba atrapalhando a vida dela.


Pr. Fernando:-O que a gente quer realmente mostrar é que existe gente que tem outras idéias, diferente do que a mídia apresenta, existe gente que pensa diferente e que age diferente. Aqui o Marcos Junior e a Valescka pensam assim, agem assim, e existem muitos outros jovens como eles. Mas agora neste programa, pela última vez eu quero a palavra de um profissional, de alguém pensa diferente, que representa toda uma classe de pessoas que pensam diferente, totalmente diferente daquilo que é apresentado por aí. Bem dr. César Vasconcellos eu quero mais uma vez ouvir a sua opinião, deste outro lado.

Será que pode influenciar negativamente um adolescente que teve relações sexuais antes do casamento? Isso pode deixar marcas psicológicas lá no futuro, quando ele estiver casado?


Dr. César Vasconcellos: - Realmente pode, tanto que se agente analisar a luz da ciência aquilo que acontece no desenvolvimento de um relacionamento a dois, todo casal que teve muita prática sexual antes de casar pode incorrer, é muito comum de quando for ter relação sexual com o seu cônjuge já casado, claro , ter na sua memória lembranças das suas práticas sexuais anteriores, então pode fazer muitas comparações. O rapaz pode comparar com as moças com quem ele transou, e comparar com a sua esposa. E aí isso pode prejudicar o relacionamento.

Também outra coisa que pode acontecer atrapalhando o relacionamento conjugal é que o rapaz ou moça que teve muita relação sexual antes de casar, pode entrar no casamento com uma sexualidade genital, ou seja com o desejo de relação sexual muito exarcebado, muito aumentado, em detrimento da relação afetiva, do dialogo, do toque físico sem erotismo. Então em algumas pessoas, não vou dizer que acontece com todos, mas em algumas pessoas, quando casa, fica muito esta questão da comparação, e também o desejo de uma pratica sexual muito intensivo, deixando a de lado a comunicação, o diálogo, o toque físico sem sexo, e outras questões que são importantes para que este casal siga neste caminho de felicidade.


Pr. Fernando: - Muito bem Dr. César muito obrigado pela sua participação no programa Está Escrito de hoje.


Eu quero dizer pra você que está lendo esta palestra esta palestra, que nós estamos iniciando hoje uma série de quatro programas sobre relacionamento. O doutor Cesar é nosso convidado especial para esses quatro programas, você é o nosso convidado especial, assim como foram hoje a Valescka (Estudante) e o Marcos Junior (Estudante), a quem eu também quero também agradecer pela participação de vocês, muito simpáticos, e creio que os nossos leitores também apreciaram a companhia de vocês.


Valescka:- Foi um prazer!


Marcos Júnior:- Eu é que agradeço!


Mas, e agora?

Uma das coisas difíceis na vida da gente é se encontrar com a verdade! Sabe por que é tão difícil? Porque diante da verdade você é chamado a tomar uma decisão. Uma atitude!

Eu tenho obrigação de mostrar a você a verdade, mas quando eu acabo de mostrá-la, é você quem fica com a responsabilidade.

Você já viu que foi Deus que criou o sexo, portanto Ele conhece tudo de sexo. E na Bíblia que - um verdadeiro Manual Para Ser Feliz - Deus dá uma receita para o prazer pleno . Sexo com amor e as bênçãos de Deus. O melhor método para prevenção de doenças sexualmente transmissíveis: O Casamento.Vivemos numa época em que se fala muito em sexo, e tão pouco em amor.

Deus é amor. Ele nos criou com a capacidade e a necessidade de Amar. Está faltando Amor em sua vida? Então deixe Deus ensinar suprir essa necessidade. Porque Ele não apenas é Amor, mas é a única fonte do verdadeiro amor.



Chegou o nosso momento especial de oração. Será que você é um adolescente que se sente pressionado pelo mundo a viver uma vida que você não gostaria, não queria de viver? Será que você é um pai, uma mãe que tinha dúvidas a respeito de como criar o seu filho diante de toda essa idéia de sexualidade que existe hoje? Pois hoje eu quero orar com você e por você, para que Deus possa te dar forças para ser instruído como adolescente, pra se decidir do lado de Deus, pra se guardar pra ter uma vida muito mais feliz no futuro. Se você é pai eu quero orar por você, se você é mãe, pra que Deus lhe de forças e sabedoria, pra que você ao ensinar o seu filho, ele possa ouvir a voz do Espírito Santo no seu ouvido, por isso abaixe a cabeça, e vamos orar:


Oração
Deus amado e Pai, obrigado Senhor pela sua instrução tão clara na sua Palavra.

Obrigado Senhor porque o Senhor nos indica o caminho que devemos andar, em todos os detalhes e âmbitos em nossa vida. Senhor queremos ser seres plenos, completos cheios do Teu Espírito.

Venha habitar Senhor no nosso corpo no nosso coração.

Dá-nos forças e sabedoria para podermos viver uma vida de relacionamento conjugal, uma vida a dois, como um casal, inteiramente felizes aqui nesta terra. E para toda a Eternidade.

Te pedimos Senhor e agradecemos.

Em Nome de Jesus, Amém.


Que DEUS abençoe a todos.

1 Coríntios 10:17

Domingo 24 Outubro

Somos um só pão e um só corpo, porque todos participamos do mesmo pão (1 Coríntios 10:17).

Um só corpo

Cada primeiro dia da semana, os redimidos podem se congregar para falar do amor de Deus e manifestar, ao estarem juntos ao redor da mesa do Senhor, a verdade de que são um só corpo. No dia de Pentecostes, mencionado em Atos (2:1-4), Deus chamou esse corpo à existência ao derramar o Espírito Santo sobre os crentes. Dessa maneira, uma maravilhosa unidade surgiu entre eles e o Senhor. Cristo é a cabeça desse corpo e nós, os redimidos, somos Seus membros. Nada nem ninguém pode quebrar essa unidade.

Sabemos que atualmente a unidade dos filhos de Deus já não é mais visível aos olhos humanos, e a profusão de congrega­ções e doutrinas comprova isso. Mas quando estamos reunidos em torno da mesa do Senhor e vemos esse “pão” diante de nós, por alguns momentos podemos pensar nos inalteráveis desígnios divinos e nos alegrarmos. O Espírito de Deus chama esse plano de “o mistério de Cristo”, um mistério que os crentes do Antigo Testamento não conheceram (Efésios 3:4 e 9), mas que nos foi revelado. Nele estão incluídos todos os redimidos da era da graça, a Igreja do Deus vivo.

É um privilegio dar testemunho visível da unidade do corpo quando nos congregamos da maneira ensinada pelas Escrituras nas epístolas de Paulo. Que o Senhor nos ajude a perseverarmos na manifestação dessa verdade “até que ele venha” (1 Coríntios 11:26).

Que DEUS abençoe a todos.

João 21.17

24 de Outubro

"Pedro entristeceu-se por ele lhe ter dito, pela terceira vez: Tu me amas? E respondeu-lhe: Senhor, tu sabes todas as cousas, tu sabes que eu te amo." João 21.17

Se você é um daqueles que têm de reconhecer e confessar: "Senhor, meu discipulado naufragou, eu fracassei miseravelmente", então você chegou ao ponto de ser chamado para o discipulado interior. O Senhor ressurreto está bem perto de você. Ele pode lhe dar um ministério bem claro e concreto antes de chamá-lo para O seguir. Depois da tripla afirmação de Pedro: "Senhor,... tu sabes que que eu te amo", o Senhor Jesus diz três vezes: "Apascenta os meus cordeiros... Pastoreia as minhas ovelhas... Apascenta as minhas ovelhas." Você, "Pedro" naufragado, que ama a Jesus: Ele tem um novo e concreto encargo para você: apascentar Seus cordeiros, Suas ovelhas! Juntos, procuremos as ovelhas perdidas, que "não são deste aprisco", e sirvamos ao Senhor com toda nossa prontidão. O encargo do Senhor "apascenta as minhas ovelhas" é uma mensagem de esperança para os desqualificados, para aqueles que desistem porque fracassaram, mas que amam a Jesus de verdade!

Que DEUS abençoe a todos.

Números 32:1-15

Números 32:1-15

1 E OS filhos de Rúben e os filhos de Gade tinham gado em grande quantidade; e viram a terra de Jazer, e a terra de Gileade, e eis que o lugar era lugar de gado.
2 Vieram, pois, os filhos de Gade, e os filhos de Rúben e falaram a Moisés e a Eleazar, o sacerdote, e aos chefes da congregação, dizendo:
3 Atarote, e Dibom, e Jazer, e Ninra, e Hesbom, e Eleale, e Sebã, e Nebo, e Beom,
4 A terra que o Senhor feriu diante da congregação de Israel, é terra para gado, e os teus servos têm gado.
5 Disseram mais: Se achamos graça aos teus olhos, dê-se esta terra aos teus servos em possessão; e não nos faças passar o Jordão.
6 Porém Moisés disse aos filhos de Gade e aos filhos de Rúben: Irão vossos irmãos à peleja, e ficareis vós aqui?
7 Por que, pois, desencorajais o coração dos filhos de Israel, para que não passem à terra que o Senhor lhes tem dado?
8 Assim fizeram vossos pais, quando os mandei de Cades-Barnéia, a ver esta terra.
9 Chegando eles até ao vale de Escol, e vendo esta terra, desencorajaram o coração dos filhos de Israel, para que não entrassem na terra que o Senhor lhes tinha dado.
10 Então a ira do Senhor se acendeu naquele mesmo dia, e jurou dizendo:
11 Que os homens, que subiram do Egito, de vinte anos para cima, não verão a terra que jurei a Abraão, a Isaque, e a Jacó! porquanto não perseveraram em seguir-me;
12 Exceto Calebe, filho de Jefoné o quenezeu, e Josué, filho de Num, porquanto perseveraram em seguir ao Senhor.
13 Assim se acendeu a ira do Senhor contra Israel, e fê-los andar errantes pelo deserto quarenta anos até que se consumiu toda aquela geração, que fizera mal aos olhos do Senhor.
14 E eis que vós, uma geração de homens pecadores, vos levantastes em lugar de vossos pais, para ainda mais acrescentar o furor da ira do Senhor contra Israel.
15 Se vós vos virardes de segui-lo, também ele os deixará de novo no deserto, e destruireis a todo este povo


Números 32:1-15
Já na fronteira de Canaã, os filhos de Rúben e Gade se apresentam diante de Moisés e dos príncipes da congregação com um triste pedido: “… não nos faças passar o Jordão” (v. 5). Moisés em sua indignação pensou imediatamente em Cades-Barnéia, há quarenta anos (v. 8). Será novamente a descrença, o temor dos gigantes e as cidades fortificadas que deterão estas duas tribos? Na verdade, não! Outra inesperada razão será a responsável: os rebanhos de ovelhas e gado! A vitória sobre os midianitas lhes tinha provido grandes despojos (cap. 31). Rúben e Gade tiveram sua parte nisto; os rebanhos de ovelhas e gado deles eram agora numerosos. Seus olhos ambicionam os ricos pastos da terra de Gileade, no qual estavam acampados, e desejam fixar-se ali. Para eles, estabelecer-se em condições vantajosas e confortáveis era mais atrativo que a terra prometida pelo Senhor. Você sabia que muitos cristãos são assim? Não há dúvida de que são salvos e pertencem ao povo de Deus. Mas os negócios deste mundo lhes interessam mais que a eternidade. Existe um cristianismo terreno, um coração dividido. Os céus para eles não têm nenhum valor no presente. Isso nos mostra quão pouca devoção eles têm para com Aquele que nos céus habita.

Que DEUS abençoe a todos.

Josué 22:5

Sábado 23 Outubro

Tão-somente tende cuidado de guardar com diligência o mandamento e a lei que Moisés, o servo do Senhor, vos mandou (Josué 22:5).

Meditações sobre o livro de Josué (Leia Josué 15:20-63 – 16:1-10)

O longo e aguardado momento chegou! Israel agora pode tomar posse de sua herança. Judá é o primeiro a receber a sua porção. A listagem das cidades talvez tenha por propósito enfatizar o interesse que o Senhor sente por cada pedaço daquela terra que é Sua. Devemos ter uma visão sempre mais abrangente do povo de Deus, incluindo-o especialmente em nossas orações.

Infelizmente, ao final de cada demarcação, encontramos um ‘porém’. A vitória não é completa. Judá não consegue expulsar os jebuseus (v. 63). Até no período do reinado de Davi, esse povo manteve forte posição em Jerusalém: a fortaleza de Sião (2 Samuel 5:6). Efraim é igualmente incapaz de expulsar os cananeus de Gezer (16:10). Esses inimigos vencidos, obrigados a pagar impostos, eram realmente inofensivos? De acordo com Moisés, não, pois se assemelhavam a armadilhas no meio de Israel, conduzindo o povo à idolatria e ao mal. E como está nosso coração, queridos filhos de Deus? Não temos tolerado alguns “inimigos” aparentemente inofensivos? Estamos acostumados com a presença deles; expulsá-los exigiria muito esforço. Que o Senhor nos dê coragem de fazer tudo o que for necessário para que somente Ele reine em nosso coração (Romanos 6:12)!

Que DEUS abençoe a todos.

João 21.4-5

23 de Outubro

"Mas ao clarear da madrugada, estava Jesus na praia; todavia os discípulos não reconheceram que era ele. Perguntou-lhes Jesus: Filhos, tendes aí alguma cousa de comer? Responderam-lhe: Não." João 21.4-5

Um sinal característico daqueles que estão no discipulado apenas exterior é que se deixam determinar por coisas e circunstâncias exteriores. Por isso seu cristianismo é feito de altos e baixos, às vezes, estão "nas nuvens", outras vezes estão tristes de morrer. Embora Pedro estivesse fisicamente muito próximo do Senhor no primeiro discipulado, em seu coração ele era estranho a Jesus. Ele não tinha uma ligação interior verdadeira com o Senhor. Um dia o Senhor até teve que chamá-lo de "Satanás". Porque faltava esta ligação do coração, mais tarde Pedro caiu tão profundamente que até negou ao Senhor. Suas oscilações e derrotas, o poder do inimigo em sua vida, têm sua origem no discipulado exterior. Você é um daqueles que tem que responder com um "não" à pergunta do Senhor se você tem algo para comer? Ao seu redor há pessoas que têm fome por salvação, pela vida eterna e pela paz com Deus. Você não pode lhes dar nada de comer por ter naufragado em seu discipulado exterior? Neste momento, o Senhor vem ao seu encontro a fim de o conclamar para um discipulado interior, frutífero!

Que DEUS abençoe a todos.

Números 31:1-54

Números 31:1-54

1 E FALOU o Senhor a Moisés, dizendo:
2 Vinga os filhos de Israel dos midianitas; depois recolhido serás ao teu povo.
3 Falou, pois, Moisés ao povo, dizendo: Armem-se alguns de vós para a guerra, e saiam contra os midianitas, para fazerem a vingança do Senhor contra eles.
4 Mil de cada tribo, entre todas as tribos de Israel, enviareis à guerra.
5 Assim foram dados, dos milhares de Israel, mil de cada tribo; doze mil armados para a peleja.
6 E Moisés os mandou à guerra, mil de cada tribo, e com eles Finéias, filho de Eleazar, o sacerdote, com os vasos do santuário, e com as trombetas do alarido na sua mão.
7 E pelejaram contra os midianitas, como o Senhor ordenara a Moisés; e mataram a todos os homens.
8 Mataram também, além dos que já haviam sido mortos, os reis dos midianitas: a Evi, e a Requém, e a Zur, e a Hur, e a Reba, cinco reis dos midianitas; também a Balaão, filho de Beor, mataram à espada.
9 Porém, os filhos de Israel levaram presas as mulheres dos midianitas e as suas crianças; também levaram todos os seus animais e todo o seu gado, e todos os seus bens.
10 E queimaram a fogo todas as suas cidades com todas as suas habitações e todos os seus acampamentos.
11 E tomaram todo o despojo e toda a presa de homens e de animais.
12 E trouxeram a Moisés e a Eleazar, o sacerdote, e à congregação dos filhos de Israel, os cativos, e a presa, e o despojo, para o arraial, nas campinas de Moabe, que estão junto ao Jordão, na altura de Jericó.
13 Porém Moisés e Eleazar, o sacerdote, e todos os príncipes da congregação, saíram a recebê-los fora do arraial.
14 E indignou-se Moisés grandemente contra os oficiais do exército, capitães dos milhares e capitães das centenas, que vinham do serviço da guerra.
15 E Moisés disse-lhes: Deixastes viver todas as mulheres?
16 Eis que estas foram as que, por conselho de Balaão, deram ocasião aos filhos de Israel de transgredir contra o Senhor no caso de Peor; por isso houve aquela praga entre a congregação do Senhor.
17 Agora, pois, matai todo o homem entre as crianças, e matai toda a mulher que conheceu algum homem, deitando-se com ele.
18 Porém, todas as meninas que não conheceram algum homem, deitando-se com ele, deixai-as viver para vós.
19 E alojai-vos sete dias fora do arraial; qualquer que tiver matado alguma pessoa, e qualquer que tiver tocado algum morto, ao terceiro dia, e ao sétimo dia vos purificareis, a vós e a vossos cativos.
20 Também purificareis toda a roupa, e toda a obra de peles, e toda a obra de pêlos de cabras, e todo o utensílio de madeira.
21 E disse Eleazar, o sacerdote, aos homens da guerra, que foram à peleja: Este é o estatuto da lei que o Senhor ordenou a Moisés.
22 Contudo o ouro, e a prata, o cobre, o ferro, o estanho, e o chumbo,
23 Toda a coisa que pode resistir ao fogo, fareis passar pelo fogo, para que fique limpa, todavia se purificará com a água da purificação; mas tudo que não pode resistir ao fogo, fareis passar pela água.
24 Também lavareis as vossas roupas ao sétimo dia, para que fiqueis limpos; e depois entrareis no arraial.
25 Falou mais o Senhor a Moisés, dizendo:
26 Faze a soma da presa que foi tomada, de homens e de animais, tu e Eleazar, o sacerdote, e os cabeças das casas dos pais da congregação,
27 E divide a presa em duas metades, entre os que se armaram para a peleja, e saíram à guerra, e toda a congregação.
28 Então para o Senhor tomarás o tributo dos homens de guerra, que saíram a esta peleja, de cada quinhentos uma alma, dos homens, e dos bois, e dos jumentos e das ovelhas.
29 Da sua metade o tomareis, e o dareis ao sacerdote Eleazar, para a oferta alçada do Senhor.
30 Mas, da metade dos filhos de Israel, tomarás um de cada cinqüenta, um dos homens, dos bois, dos jumentos, e das ovelhas, e de todos os animais; e os darás aos levitas que têm cuidado da guarda do tabernáculo do Senhor.
31 E fizeram Moisés e Eleazar, o sacerdote, como o Senhor ordenara a Moisés.
32 Foi a presa, restante do despojo que tomaram os homens de guerra, seiscentas e setenta e cinco mil ovelhas;
33 E setenta e dois mil bois;
34 E sessenta e um mil jumentos;
35 E, das mulheres que não conheceram homem algum, deitando-se com ele, todas as almas foram trinta e duas mil.
36 E a metade, que era a porção dos que saíram à guerra, foi em número de trezentas e trinta e sete mil e quinhentas ovelhas.
37 E das ovelhas, o tributo para o Senhor foi de seiscentas e setenta e cinco.
38 E foram os bois trinta e seis mil; e o seu tributo para o Senhor setenta e dois.
39 E foram os jumentos trinta mil e quinhentos; e o seu tributo para o Senhor sessenta e um.
40 E houve de pessoas dezesseis mil; e o seu tributo para o Senhor trinta e duas pessoas.
41 E deu Moisés a Eleazar, o sacerdote, o tributo da oferta alçada do Senhor, como o Senhor ordenara a Moisés.
42 E da metade dos filhos de Israel que Moisés separara da dos homens que pelejaram,
43 (A metade para a congregação foi, das ovelhas, trezentas e trinta e sete mil e quinhentas;
44 E dos bois trinta e seis mil;
45 E dos jumentos trinta mil e quinhentos;
46 E das pessoas humanas dezesseis mil).
47 Desta metade dos filhos de Israel, Moisés tomou um de cada cinqüenta, de homens e de animais, e os deu aos levitas, que tinham cuidado da guarda do tabernáculo do Senhor, como o Senhor ordenara a Moisés.
48 Então chegaram-se a Moisés os oficiais que estavam sobre os milhares do exército, os chefes de mil e os chefes de cem;
49 E disseram a Moisés: Teus servos tomaram a soma dos homens de guerra que estiveram sob as nossas ordens; e não falta nenhum de nós.
50 Por isso trouxemos uma oferta ao Senhor, cada um o que achou, objetos de ouro, cadeias, ou manilhas, anéis, arrecadas, e colares, para fazer expiação pelas nossas almas perante o Senhor.
51 Assim Moisés e Eleazar, o sacerdote, receberam deles o ouro, sendo todos os objetos bem trabalhados.
52 E foi todo o ouro da oferta alçada, que ofereceram ao Senhor, dezesseis mil e setecentos e cinqüenta siclos, dos chefes de mil e dos chefes de cem
53 (Pois cada um dos homens de guerra, tinha tomado presa para si).
54 Receberam, pois, Moisés e Eleazar, o sacerdote, o ouro dos chefes de mil e dos chefes de cem, e o levaram à tenda da congregação, por memorial para os filhos de Israel perante o Senhor.

Números 31:1-12 e 48-54
Instigadas por Balaão, as mulheres de Moabe e de Midiã seduziram Israel a adorar os deuses delas. A hora do julgamento tchegou. A vingança sobre os midianitas foi implacável: a nação foi quase totalmente aniquilada. Isto é para nós um tipo da urgência com a qual somos chamados a “arrancar” e “atirar para longe” todas as coisas que causam escândalo (Mateus 5:27-30). Por exemplo, se sentirmos que uma associação particular apresenta um risco para nossa alma, não hesitemos nos desfazer dela, qualquer que seja a opinião dos demais.

Os versículos 25-54 sugerem os bons resultados que podemos obter “exterminando” o que servir de cilada para nossa alma. Longe de nos empobrecer (veja que nenhum homem faltava dentre eles – v. 49), isso redundará em grande vantagem espiritual para benefício de toda a congregação (v. 27), e da qual Deus tem Sua parte em forma de gratidão e ações de graças.

Balaão também é morto pela espada (v. 8). Ele não conheceu a “morte dos justos” (23:10), e não desfrutou muito da recompensa em troca da qual vendeu sua alma. Esse é o final de um caminho perverso, um caminho que conduz à perdição. “Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou que dará o homem em troca da sua alma?” (Mateus 16:26).

Que DEUS abençoe a todos.

Atos 10:34 e Gálatas 2:20

Sexta-feira 22 Outubro

E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas (Atos 10:34).

A vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim (Gálatas 2:20).

O interesse do Senhor Jesus no indivíduo

O Evangelho de João apresenta Jesus Cristo em Seu caráter de Filho de Deus. Quem o lê fica surpreso com a quantidade de vezes que Ele fala com pessoas individualmente e demonstra particular interesse por elas.

No capítulo 3, temos o encontro com Nicodemos; no capítulo 4 com a mulher samaritana; no capítulo 5 com o paralítico em Betesda; no capítulo 8 com uma adúltera e no 9 com um cego.

João relatou essas ocorrências com o intuito de enfatizar o interesse e a simpatia que o Senhor, mesmo sendo o Todo-podero­so, sente por mim e por você.

O Senhor Jesus não considera nenhuma distinção social, na­cionalidade ou raça – padrões tão importantes para nós. Ele sabe o quanto cada uma de Suas criaturas precisa dEle. E mesmo hoje, o Senhor ainda apela a todos que aceitem Sua ajuda, pois tem as respostas para os nossos problemas. Nicodemos foi um destes; ele procurou a solução buscando a lei justa e boa de Deus. Mas ele falhou. A mulher de Samaria se tornou vítima dos prazeres duvidosos que o mundo oferece. Apesar disso, sua alma ansiava pela verdadeira satisfação.

O Senhor está falando com você. Ele deseja salvar você. Agarre Sua mão e O receba pela fé (Efésios 2:8).

Que DEUS abençoe a todos.

Ezequiel 28 e Isaías 14

22 Outubro

Para que a profecia bíblica sobre o fim dos tempos faça sentido, é preciso entender primeiro o que aconteceu no princípio de tudo, a fim de saber para onde vamos e por que a história humana caminha nessa direção. Embora o ser humano esteja visceralmente envolvido no desdobramento da história, ninguém vai conseguir entender o propósito e o objetivo dela sem antes conhecer o que Deus revela acerca da esfera angelical. Tudo começou quando Satanás declarou a sua independência de Deus logo depois da criação.

Começa a Batalha Pelo Planeta Terra
Os textos de Ezequiel 28 e Isaías 14 são as duas principais passagens bíblicas que mostram a entrada do pecado no universo por ocasião da queda de Satanás. O capítulo 28 de Ezequiel inicia com um pronunciamento de juízo contra o príncipe de Tiro, que demonstra ser uma referência a Lúcifer, ou seja, Satanás, aquele que realmente atua por detrás desse rei humano (Ez 28.11-19). Os versículos 14 e 15 de Ezequiel 28 dizem: “Tu eras querubim da guarda ungido, e te estabeleci; permanecias no monte santo de Deus, no brilho das pedras andavas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado até que se achou iniqüidade em ti”. Apesar de ter sido criado em beleza e perfeição, Satanás, o anjo de Deus mais elevado na hierarquia angelical, caiu em pecado e arrastou consigo um terço dos outros anjos (Ap 12.4,9).



O texto de Isaías 14 é a outra passagem bíblica fundamental para nos esclarecer acerca da queda de Satanás. O profeta registra a famosa declaração de Satanás em sua rebelião contra Deus: “Tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do Norte; subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo” (vv. 13-14). Deus respondeu a tal declaração da seguinte forma: “Contudo, serás precipitado para o reino dos mortos, no mais profundo do abismo” (v. 15). Satanás se tornou o inimigo de Deus, um adversário que se levantou com o intuito de destronar Deus e impedir o plano divino para a história.

Depois que caiu em pecado, Satanás partiu para expandir sua influência através da tentação de Adão e Eva, que tinham sido criados recentemente, para levá-los a se unirem a ele em sua rebelião contra Deus. Em conseqüência da participação de Satanás no engano de Eva a fim de que o ser humano se juntasse a ele na revolta contra Deus, o Senhor amaldiçoou a serpente e a mulher nos seguintes termos: “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar” (Gn 3.15). O grande conflito entre a descendência da serpente e o descendente da mulher começou a ser travado a partir daquele momento.

Satanás Difama a Deus
O livro de Jó é o primeiro livro da Bíblia revelado por Deus ao ser humano e, portanto, é o mais antigo livro do cânon das Escrituras. Eu creio que o livro funciona como uma espécie de prolegômeno* da Bíblia. Identificamos o tema geral da história na vida de Jó, um personagem bíblico que viveu antes de Abraão. Naquele contexto, percebe-se que Deus demonstrava alguma verdade ao conselho angelical** através dos acontecimentos na vida de Jó. Apesar das terríveis provações que Jó suportou, Deus abençoou esse homem no fim de sua vida muito mais do que o abençoara no começo, desbancando, desse modo, a falácia da acusação satânica fundamental de que Deus não sabe o que faz. O restante da Bíblia e a história comprovam essa tese com muito mais detalhes que envolvem não somente o povo de Israel , mas também a Igreja e outros grupos de pessoas redimidas.

No começo do relato da história de Jó, quando os anjos (tanto os caídos quanto os santos anjos) compareceram perante Deus, perguntou o Senhor a Satanás: “Donde vens? Satanás respondeu ao Senhor e disse: De rodear a terra e passear por ela” (Jó 1.7). À medida que acompanhamos o desenrolar do diálogo entre Deus e Satanás, descobrimos que, apesar de o diabo ter poder para investir contra a vida de seres humanos, isso não quer dizer, necessariamente, que ele possa fazê-lo quando bem entender. Satanás precisa da permissão de Deus para provocar calamidades na vida de um ser humano.

O Senhor iniciou sua conversa com Satanás perguntando o seguinte: “Observaste o meu servo Jó?” (Jó 1.8). Em seguida, Satanás solicitou a permissão do Senhor para causar danos a Jó. Satanás obviamente não pediria consentimento numa questão como essa, se não fosse necessário. O diabo admitiu que Deus fizera uma cerca viva (i.e., uma cerca de proteção) ao redor da vida de Jó e de sua família, proteção essa que o impedia de atacar sorrateiramente a Jó sem a permissão de Deus. Após conceder permissão a Satanás, o Senhor estabeleceu os limites de sofrimento que ele poderia infligir a Jó (cf. Jó 1.12; Jó 2.6).

Durante o diálogo entre Deus e Satanás, o diabo acusa o Senhor de não ser um Deus bom, de não saber o que faz e de ser Alguém que só obtém a lealdade do ser humano porque compra a pessoa com bens e benefícios. Percebe-se que o alvo de Satanás é obstruir o progresso do plano de Deus para que possa provar sua tese de que Deus não sabe governar o universo; na realidade, Satanás acredita que é capaz de governar melhor do que Deus. Essa é a razão pela qual a luta entre a descendência da serpente e o descendente da mulher se trava na história e chegará ao seu clímax nos últimos dias, durante o período de sete anos da Tribulação.

Satanás Ataca Israel


O conflito entre o descendente da mulher e a descendência da serpente concentrou seu foco sobre Israel porque o Messias viria da nação eleita de Deus. Portanto, se Satanás em alguma ocasião conseguisse frustrar o plano de Deus e impedir sua concretização na história, teria atingido seu intento de obstruir o propósito de Deus e teria provado sua alegação inicial de que o Senhor não merece ser Deus, o Altíssimo.

Todo o capítulo 12 do livro de Apocalipse mostra a razão pela qual Satanás atacará Israel no meio do período da Tribulação e tentará eliminá-lo, ou seja, porque Satanás sabe que, àquela altura, pouco tempo lhe restará para evitar o cumprimento final do plano de Deus. O objetivo essencial de Satanás é impedir a Segunda Vinda de Cristo. Como ele poderia alcançar esse objetivo? Ele acredita que pode atingi-lo pela destruição dos judeus. A Segunda Vinda de Cristo acontecerá no momento em que a nação de Israel aceitar Jesus como seu Messias e invocar Seu nome para que Ele os salve no Armagedom. Se esse acontecimento milagroso não ocorresse, Israel seria aniquilado naquele momento da Grande Tribulação. Desse modo, o capítulo 12 de Apocalipse oferece uma compreensão clara desse conflito que vem sendo travado há milênios, desde o início deste mundo, e que perdura para se tornar uma questão de extrema importância no ponto culminante da história. O texto de Apocalipse 12 nos mostra que um terço dos anjos caiu em pecado e seguiu a Satanás por ocasião da sua revolta inicial. Entendemos esse fato ao constatarmos que as estrelas nessa passagem simbolizam os anjos (compare com Apocalipse 9.1; 12.7,9).“Essa foi uma guerra no céu que ocasionou a expulsão de Satanás e seus anjos para a terra antes do nascimento do filho da mulher, donde se conclui que tal acontecimento faz parte da história passada. Uma segunda guerra é mencionada em Apocalipse 12.7-9, que vem a ser a última tentativa satânica de conquistar o céu e exterminar o menino após o seu nascimento”.[1]

A segunda parte do versículo 4 é uma clara referência a Satanás (i.e., “o dragão”) que pára em frente da mulher que está para dar à luz (i.e., Israel ), numa tentativa de impedir o nascimento de Jesus, o Messias, o menino ao qual a mulher deu à luz no passado. Satanás não sabia o momento exato do nascimento do Messias, de forma que aguardou com muita expectativa pela vinda do descendente da mulher. A tentativa satânica de “devorar o filho [da mulher] quando nascesse” é vista no Novo Testamento naquela ocasião em que Satanás instigou o rei Herodes a tramar uma conspiração para achar o menino Jesus e matá-lo (Mt 2). Diante do fato de que os acontecimentos históricos envolvidos no nascimento de Jesus faziam parte do conflito angelical, o Senhor advertiu os magos do Oriente em sonho “para não voltarem à presença de Herodes”, pelo que eles, “regressaram por outro caminho a sua terra” (Mt 2.12). Satanás estava prestes a incitar Herodes para que este mandasse matar todos os nenês do sexo masculino da faixa etária de Jesus, porém, “tendo eles partido, eis que apareceu um anjo do Senhor a José, em sonho, e disse: Dispõe-te, toma o menino e sua mãe, foge para o Egito e permanece lá até que eu te avise; porque Herodes há de procurar o menino para o matar” (Mt 2.13). Deus sempre está um passo à frente de Satanás.

Ao longo da história, fatos como os que acabamos de mencionar fazem parte do conflito angelical, da guerra entre a descendência da serpente e o descendente da mulher. Robert L. Thomas faz o seguinte resumo dos principais acontecimentos da história:

As más intenções do dragão para com o filho que estava para nascer à mulher ficam evidentes em toda a história do Antigo Testamento. Indícios da sua hostilidade vêm à tona no assassinato de Abel pelas mãos de Caim (Gn 4.8), na corrupção da linhagem de Sete (Gn 6.1-12), nas tentativas de violar sexualmente tanto Sara (Gn 12.10-20; 20.1-18) quanto Rebeca (Gn 26.1-18), no plano de Rebeca para tirar o direito de primogenitura de Esaú através de uma trapaça, ocasionando a inimizade de Esaú contra Jacó (Gn 27), no assassinato de todos os nenês hebreus do sexo masculino por ordem do Faraó no Egito (Êx 1.15-22), nas tentativas de assassinar Davi (por exemplo, 1 Sm 18.10-11), na tentativa da rainha Atalia de destruir toda a descendência real de Judá (2 Cr 22.10), na trama de Hamã para exterminar os judeus (Et 3-9), e nas constantes tentativas dos israelitas de matarem seus próprios filhos em atos de sacrifício com finalidade expiatória (cf. Lv 18.21; 2 Rs 16.3; 2 Cr 28.3; Sl 106.37-38; Ez 16.20).

A investida de Herodes para matar os nenês da região de Belém (Mt 2.16) e muitos outros incidentes durante a vida de Jesus neste mundo, inclusive Sua tentação, tipificam o contínuo esforço de Satanás para “devorar” o filho da mulher a partir do momento que o menino nasceu. Naturalmente a tentativa mais direta foi a crucificação de Cristo.[2]

A profecia é necessária para que, no decorrer da história, Deus demonstre por evidências que Jesus Cristo tem o direito de governar o planeta Terra e que Satanás não passa de um mentiroso em tudo o que fala, principalmente nas referências que ele faz a Deus. Essa é a razão pela qual Deus planejou acontecimentos proféticos que se cumprirão no futuro e que comprovarão que Jesus Cristo é o herói da história.

Que DEUS abençoe a todos.

Números 30:1-16

Números 30:1-16

1 E FALOU Moisés aos cabeças das tribos dos filhos de Israel, dizendo: Esta é a palavra que o Senhor tem ordenado.
2 Quando um homem fizer voto ao Senhor, ou fizer juramento, ligando a sua alma com obrigação, não violará a sua palavra: segundo tudo o que saiu da sua boca, fará.
3 Também quando uma mulher, na sua mocidade, estando ainda na casa de seu pai, fizer voto ao Senhor, e com obrigação se ligar,
4 E seu pai ouvir o seu voto e a sua obrigação, com que ligou a sua alma; e seu pai se calar para com ela, todos os seus votos serão válidos; e toda a obrigação com que ligou a sua alma, sera válida.
5 Mas se seu pai lhe tolher no dia que tal ouvir, todos os seus votos e as suas obrigações com que tiver ligado a sua alma, não serão válidos; mas o Senhor lhe perdoará, porquanto seu pai lhos tolheu.
6 E se ela for casada, e for obrigada a alguns votos, ou à pronunciação dos seus lábios, com que tiver ligado a sua alma;
7 E seu marido o ouvir, e se calar para com ela no dia em que o ouvir, os seus votos serão válidos; e as suas obrigações com que ligou a sua alma, serão válidas.
8 Mas se seu marido lhe tolher no dia em que o ouvir, e anular o seu voto a que estava obrigada, como também a pronunciação dos seus lábios, com que ligou a sua alma; o Senhor lhe perdoará.
9 No tocante ao voto da viúva, ou da repudiada, tudo com que ligar a sua alma, sobre ela será válido.
10 Porém se fez voto na casa de seu marido, ou ligou a sua alma com obrigação de juramento;
11 E seu marido o ouviu, e se calou para com ela, e não lho tolheu, todos os seus votos serão válidos, e toda a obrigação, com que ligou a sua alma, será válida.
12 Porém se seu marido lhos anulou no dia em que os ouviu; tudo quanto saiu dos seus lábios, quer dos seus votos, quer da obrigação da sua alma, não será válido; seu marido lhos anulou, e o Senhor lhe perdoará.
13 Todo o voto, e todo o juramento de obrigação, para humilhar a alma, seu marido o confirmará, ou anulará.
14 Porém se seu marido, de dia em dia, se calar inteiramente para com ela, então confirma todos os seus votos e todas as suas obrigações, que estiverem sobre ela; confirmado lhos tem, porquanto se calou para com ela no dia em que o ouviu.
15 Porém se de todo lhos anular depois que o ouviu, então ele levará a iniqüidade dela.
16 Estes são os estatutos que o Senhor ordenou a Moisés entre o marido e sua mulher; entre o pai e sua filha, na sua mocidade, em casa de seu pai.


Números 30:1-16
Após os sacrifícios obrigatórios dos capítulos 28 e 29, encontramos aqui os votos pelos quais um homem se compromete voluntariamente com o Senhor. Quando um homem fazia um voto, estava absolutamente obrigado a cumpri-lo. Isso é chamado de o cumprimento de seus votos (Salmo 22:25 e 116:14, 18). Uma mulher não tem a mesma responsabilidade se viver com pai ou marido. Estes tinham o direito de proibir o voto que desaprovassem.

Esse capítulo nos recorda da arrogância com a qual Israel se colocou sob a lei, comprometendo-se a fazer tudo o que Deus dissesse. “Melhor é que não votes do que votes e não cumpras” (Eclesiastes 5:5). Em geral, quão importante é que tudo o que decidamos possa ser ratificado no céu, ou seja, possa ser aprovado pelo Senhor. Tiago nos ensina a vincular a seguinte condição a todos os nossos projetos: “Se o Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo” (Tiago 4:15). E em relação aos votos mencionados no versículo 3, o mesmo autor ordena: “Não jureis nem pelo céu, nem pela terra, nem por qualquer outro voto; antes, seja o vosso sim sim, e o vosso não não” (Tiago 5:12; ver também Mateus 5:33-37).


Que DEUS abençoe a todos.

Números 29:1-40

Números 29:1-40

1 SEMELHANTEMENTE, tereis santa convocação no sétimo mês, no primeiro dia do mês; nenhum trabalho servil fareis; será para vós dia de sonido de trombetas.
2 Então por holocausto, em cheiro suave ao Senhor, oferecereis um novilho, um carneiro e sete cordeiros de um ano, sem defeito.
3 E pela sua oferta de alimentos de flor de farinha misturada com azeite, três décimas para o novilho, e duas décimas para o carneiro,
4 E uma décima para cada um dos sete cordeiros.
5 E um bode para expiação do pecado, para fazer expiação por vós;
6 Além do holocausto do mês, e a sua oferta de alimentos, e o holocausto contínuo, e a sua oferta de alimentos, com as suas libações, segundo o seu estatuto, em cheiro suave, oferta queimada ao Senhor.
7 E no dia dez deste sétimo mês tereis santa convocação, e afligireis as vossas almas; nenhum trabalho fareis.
8 Mas por holocausto, em cheiro suave ao Senhor, oferecereis um novilho, um carneiro e sete cordeiros de um ano; eles serão sem defeito.
9 E, pela sua oferta de alimentos de flor de farinha misturada com azeite, três décimas para o novilho, duas décimas para o carneiro,
10 E uma décima para cada um dos sete cordeiros;
11 Um bode para expiação do pecado, além da expiação do pecado pelas propiciações, e do holocausto contínuo, e da sua oferta de alimentos com as suas libações.
12 Semelhantemente, aos quinze dias deste sétimo mês tereis santa convocação; nenhum trabalho servil fareis; mas sete dias celebrareis festa ao Senhor.
13 E, por holocausto em oferta queimada, de cheiro suave ao Senhor, oferecereis treze novilhos, dois carneiros e catorze cordeiros de um ano; todos eles sem defeito.
14 E, pela sua oferta de alimentos de flor de farinha misturada com azeite, três décimas para cada um dos treze novilhos, duas décimas para cada carneiro, entre os dois carneiros;
15 E uma décima para cada um dos catorze cordeiros;
16 E um bode para expiação do pecado, além do holocausto contínuo, a sua oferta de alimentos e a sua libação;
17 Depois, no segundo dia, doze novilhos, dois carneiros, catorze cordeiros de um ano, sem defeito;
18 E a sua oferta de alimentos e as suas libações para os novilhos, para os carneiros e para os cordeiros, conforme o seu número, segundo o estatuto;
19 E um bode para expiação do pecado, além do holocausto contínuo, da sua oferta de alimentos e das suas libações.
20 E, no terceiro dia, onze novilhos, dois carneiros, catorze cordeiros de um ano, sem defeito;
21 E as suas ofertas de alimentos, e as suas libações para os novilhos, para os carneiros e para os cordeiros, conforme o seu número, segundo o estatuto;
22 E um bode para expiação do pecado, além do holocausto contínuo, e da sua oferta de alimentos e da sua libação.
23 E, no quarto dia, dez novilhos, dois carneiros, catorze cordeiros de um ano, sem defeito;
24 A sua oferta de alimentos, e as suas libações para os novilhos, para os carneiros, e para os cordeiros, conforme o seu número, segundo o estatuto;
25 E um bode para expiação do pecado, além do holocausto contínuo, da sua oferta de alimentos e da sua libação.
26 E, no quinto dia, nove novilhos, dois carneiros e catorze cordeiros de um ano, sem defeito.
27 E a sua oferta de alimentos, e as suas libações para os novilhos, para os carneiros e para os cordeiros, conforme o seu número, segundo o estatuto;
28 E um bode para expiação do pecado além do holocausto contínuo, e da sua oferta de alimentos e da sua libação.
29 E, no sexto dia, oito novilhos, dois carneiros, catorze cordeiros de um ano, sem defeito;
30 E a sua oferta de alimentos, e as suas libações para os bezerros, para os carneiros e para os cordeiros, conforme o seu número, segundo o estatuto;
31 E um bode para expiação do pecado, além do holocausto contínuo, da sua oferta de alimentos e da sua libação.
32 E, no sétimo dia, sete novilhos, dois carneiros, catorze cordeiros de um ano, sem defeito.
33 E a sua oferta de alimentos, e as suas libações para os novilhos, para os carneiros e para os cordeiros, conforme o seu número, segundo o seu estatuto,
34 E um bode para expiação do pecado, além do holocausto contínuo, da sua oferta de alimentos e da sua libação.
35 No oitavo dia tereis dia de solenidade; nenhum trabalho servil fareis;
36 E por holocausto em oferta queimada de cheiro suave ao Senhor oferecereis um novilho, um carneiro, sete cordeiros de um ano, sem defeito;
37 A sua oferta de alimentos e as suas libações para o novilho, para o carneiro e para os cordeiros, conforme o seu número, segundo o estatuto.
38 E um bode para expiação do pecado, além do holocausto contínuo, e da sua oferta de alimentos e da sua libação.
39 Estas coisas fareis ao Senhor nas vossas solenidades além dos vossos votos, e das vossas ofertas voluntárias, com os vossos holocaustos, e com as vossas ofertas de alimentos, e com as vossas libações, e com as vossas ofertas pacíficas.
40 E falou Moisés aos filhos de Israel, conforme a tudo o que o Senhor ordenara a Moisés.


Que DEUS abençoe a todos.

Números 28:1-31

Números 28:1-31

1 FALOU mais o Senhor a Moisés, dizendo:
2 Dá ordem aos filhos de Israel, e dize-lhes: Da minha oferta, do meu alimento para as minhas ofertas queimadas, do meu cheiro suave, tereis cuidado, para me oferecê-las ao seu tempo determinado.
3 E dir-lhes-ás: Esta é a oferta queimada que oferecereis ao Senhor: dois cordeiros de um ano, sem defeito, cada dia, em contínuo holocausto;
4 Um cordeiro sacrificarás pela manhã, e o outro cordeiro sacrificarás à tarde;
5 E a décima parte de um efa de flor de farinha em oferta de alimentos, misturada com a quarta parte de um him de azeite batido.
6 Este é o holocausto contínuo, instituído no monte Sinai, em cheiro suave, oferta queimada ao Senhor.
7 E a sua libação será a quarta parte de um him para um cordeiro; no santuário, oferecerás a libação de bebida forte ao Senhor.
8 E o outro cordeiro sacrificarás à tarde, como a oferta de alimentos da manhã, e como a sua libação o oferecerás em oferta queimada de cheiro suave ao Senhor.
9 Porém, no dia de sábado, oferecerás dois cordeiros de um ano, sem defeito, e duas décimas de flor de farinha, misturada com azeite, em oferta de alimentos, com a sua libação.
10 Holocausto é de cada sábado, além do holocausto contínuo, e a sua libação.
11 E nos princípios dos vossos meses oferecereis, em holocausto ao Senhor, dois novilhos e um carneiro, sete cordeiros de um ano, sem defeito;
12 E três décimas de flor de farinha misturada com azeite, em oferta de alimentos, para um novilho; e duas décimas de flor de farinha misturada com azeite, em oferta de alimentos, para um carneiro.
13 E uma décima de flor de farinha misturada com azeite em oferta de alimentos, para um cordeiro; holocausto é de cheiro suave, oferta queimada ao Senhor.
14 E as suas libações serão a metade de um him de vinho para um novilho, e a terça parte de um him para um carneiro, e a quarta parte de um him para um cordeiro; este é o holocausto da lua nova de cada mês, segundo os meses do ano.
15 Também um bode para expiação do pecado ao Senhor, além do holocausto contínuo, com a sua libação se oferecerá.
16 Porém no mês primeiro, aos catorze dias do mês, é a páscoa do Senhor.
17 E aos quinze dias do mesmo mês haverá festa; sete dias se comerão pães ázimos.
18 No primeiro dia haverá santa convocação; nenhum trabalho servil fareis;
19 Mas oferecereis oferta queimada em holocausto ao Senhor, dois novilhos e um carneiro, e sete cordeiros de um ano; eles serão sem defeito.
20 E a sua oferta de alimentos será de flor de farinha misturada com azeite; oferecereis três décimas para um novilho, e duas décimas para um carneiro.
21 Para cada um dos sete cordeiros oferecereis uma décima;
22 E um bode para expiação do pecado, para fazer expiação por vós.
23 Estas coisas oferecereis, além do holocausto da manhã, que é o holocausto contínuo.
24 Segundo este modo, cada dia oferecereis, por sete dias, o alimento da oferta queimada em cheiro suave ao Senhor; além do holocausto contínuo se oferecerá isto com a sua libação.
25 E no sétimo dia tereis santa convocação; nenhum trabalho servil fareis.
26 Semelhantemente, tereis santa convocação no dia das primícias, quando oferecerdes oferta nova de alimentos ao Senhor, segundo as vossas semanas; nenhum trabalho servil fareis.
27 Então oferecereis ao Senhor por holocausto, em cheiro suave, dois novilhos, um carneiro e sete cordeiros de um ano;
28 E a sua oferta de alimentos de flor de farinha misturada com azeite: três décimas para um novilho, duas décimas para um carneiro;
29 E uma décima, para cada um dos sete cordeiros;
30 Um bode para fazer expiação por vós.
31 Além do holocausto contínuo, e a sua oferta de alimentos, os oferecereis (ser-vos-ão eles sem defeito) com as suas libações.


Que DEUS abençoe a todos.