sexta-feira, 8 de maio de 2009

A VINDA DO SENHOR

Sexta-feira 8 Maio

A VINDA DO SENHOR

O mesmo Senhor descerá do céu… e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor (1 Tessalonicenses 4:16-17).

A Bíblia anuncia esse fato e o próprio Senhor Jesus prometeu aos Seus: “Virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que, onde eu estiver, estejais vós também” (João 14:3). Embora mais de dois mil anos tenham passado desde que tais palavras foram pronunciadas, os crentes não duvidam da iminência de Seu retorno. Nenhuma data, nenhum prazo foi estabelecido; dessa forma o coração dos crentes é provado, e eles são convidados a esperar o Senhor a todo o momento. Ele mesmo voltou a dizer em Apocalipse: “Eis que venho sem demora” (3:11; 22:7,12,20).

A perspectiva da vinda de Jesus também deve ter efeitos práticos na vida dos Seus seguidores.

Esperar o Senhor estimula o cristão a se separar moralmente do sistema iníquo deste mundo, fazendo dele um estrangeiro na terra, sempre preparado para partir. O comportamento de alguém que diz pertencer ao Senhor Jesus tem de ser aprovado por Ele. Essa esperança, portanto, conduz à santificação: “Qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também ele é puro” (1 João 3:3).

Esperar o Senhor consola o crente quando um dos seus queridos parte para estar com Jesus, o consola na enfermidade, na perseguição e em todos os tipos de provações.

Esperar o Senhor motiva o cristão a advertir os que o cercam a também conhecer o Salvador e a se preparar para Sua vinda.

Que DEUS abençoe a todos.

Hebreus 11.9

8 de Maio

"Pela fé peregrinou na terra da promessa..." Hebreus 11.9

A vinda de Jesus atingirá dois grupos de crentes que estarão na presença do Senhor naquela ocasião: de um lado estarão aqueles que se apoiavam em experiências religiosas, mas não faziam a vontade do Pai, e do outro lado estarão aqueles que O serviam em obediência fiel até Ele voltar. Do primeiro grupo, Ele se afasta com as palavras: "Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade." Mas, ao segundo grupo, Ele diz: "Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei: entra no gozo do teu Senhor." Por isso peço que você se examine e veja se você é um forasteiro, que, pela fé, vai ao encontro de Jesus pelo caminho estreito. Se esse for o seu caso, grandes e poderosas ferramentas espirituais estão à sua disposição, capacitando-o a seguir adiante com perseverança nesse caminho:

1. A vigilância e a oração ao Senhor: "Vigiai, pois, a todo tempo, orando..."

2. A espera pelo Senhor: "...semelhantes a homens que esperam pelo seu senhor..."

3. A permanência no Senhor: "Filhinhos, agora, pois, permanecei nele..."

Que DEUS abençoe a todos.

Lucas 8.26-39

Lucas 8.26-39

26 Então, rumaram para a terra dos gerasenos, fronteira da Galiléia.27 Logo ao desembarcar, veio da cidade ao seu encontro um homem possesso de demônios que, havia muito, não se vestia, nem habitava em casa alguma, porém vivia nos sepulcros.28 E, quando viu a Jesus, prostrou-se diante dele, exclamando e dizendo em alta voz: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Rogo-te que não me atormentes.29 Porque Jesus ordenara ao espírito imundo que saísse do homem, pois muitas vezes se apoderara dele. E, embora procurassem conservá-lo preso com cadeias e grilhões, tudo despedaçava e era impelido pelo demônio para o deserto.30 Perguntou-lhe Jesus: Qual é o teu nome? Respondeu ele: Legião, porque tinham entrado nele muitos demônios.31 Rogavam-lhe que não os mandasse sair para o abismo.32 Ora, andava ali, pastando no monte, uma grande manada de porcos; rogaram-lhe que lhes permitisse entrar naqueles porcos. E Jesus o permitiu.33 Tendo os demônios saído do homem, entraram nos porcos, e a manada precipitou-se despenhadeiro abaixo, para dentro do lago, e se afogou.34 Os porqueiros, vendo o que acontecera, fugiram e foram anunciá-lo na cidade e pelos campos.35 Então, saiu o povo para ver o que se passara, e foram ter com Jesus. De fato, acharam o homem de quem saíram os demônios, vestido, em perfeito juízo, assentado aos pés de Jesus; e ficaram dominados de terror.36 E algumas pessoas que tinham presenciado os fatos contaram-lhes também como fora salvo o endemoninhado.37 Todo o povo da circunvizinhança dos gerasenos rogou-lhe que se retirasse deles, pois estavam possuídos de grande medo. E Jesus, tomando de novo o barco, voltou.38 O homem de quem tinham saído os demônios rogou-lhe que o deixasse estar com ele; Jesus, porém, o despediu, dizendo:39 Volta para casa e conta aos teus tudo o que Deus fez por ti. Então, foi ele anunciando por toda a cidade todas as coisas que Jesus lhe tinha feito.

Lucas 8:26-39

O poder divino, do qual o Senhor Jesus deu uma mostra ao acalmar a tempestade, se defronta agora com outro tipo de violência muito mais terrível: a de Satanás. Uma legião de demônios havia se apoderado completamente deste pobre geraseno. Antes já haviam tentado, sem sucesso, dominá-lo com cadeias e grilhões, figura dos vãos esforços da sociedade para controlar as paixões humanas. O endemoniado vivia nos sepulcros e já estava moralmente morto. Estava nu, a saber, exatamente como Adão, incapacitado de ocultar o seu estado de Deus. Que quadro da decadência moral do homem! Mas também, que mudança quando o Senhor intervém e o liberta! (leia Efésios 2: 1-6). O povo daquela cidade pôde constatar o que ocorreu, pois encontraram este homem "vestido, em perfeito juízo, assentado aos pés de Jesus" (v. 35). Sim, o redimido finalmente encontra paz e descanso no Salvador; Deus o veste com justiça e lhe concede a compreensão necessária para ele conhecê-LO.
Mas, vejam só, a presença de Deus inquieta e perturba o mundo mais do que o domínio de Satanás.
O endemoniado, são, deseja agora acompanhar o Senhor Jesus (compare Filipenses 1:23). Mas o Senhor lhe mostra qual seria o seu campo de ação: sua própria casa e cidade. Ele então volta para lá e conta tudo o que Jesus lhe tinha feito (Salmo 66:16).

Que DEUS abençoe a todos.

Rute 2:17-23; 3:1-13


Rute 2:17-23

17 E esteve ela apanhando naquele campo até à tarde; e debulhou o que apanhou, e foi quase um efa de cevada.
18 E tomou-a, e veio à cidade; e viu sua sogra o que tinha apanhado; também tirou, e deu-lhe o que sobejara depois de fartar-se.
19 Então disse-lhe sua sogra: Onde colheste hoje, e onde trabalhaste? Bendito seja aquele que te reconheceu. E relatou à sua sogra com quem tinha trabalhado, e disse: O nome do homem com quem hoje trabalhei é Boaz.
20 Então Noemi disse à sua nora: Bendito seja ele do Senhor, que ainda não tem deixado a sua beneficência nem para com os vivos nem para com os mortos. Disse-lhe mais Noemi: Este homem é nosso parente chegado, e um dentre os nossos remidores.
21 E disse Rute, a moabita: Também ainda me disse: Com os moços que tenho te ajuntarás, até que acabem toda a sega que tenho.
22 E disse Noemi a sua nora: Melhor é, filha minha, que saias com as suas moças, para que noutro campo não te encontrem.
23 Assim, ajuntou-se com as moças de Boaz, para colher até que a sega das cevadas e dos trigos se acabou; e ficou com a sua sogra.

Rute 3:1-13

1 E DISSE-LHE Noemi, sua sogra: Minha filha, não hei de buscar descanso, para que fiques bem?
2 Ora, pois, não é Boaz, com cujas moças estiveste, de nossa parentela? Eis que esta noite padejará a cevada na eira.
3 Lava-te, pois, e unge-te, e veste os teus vestidos, e desce à eira; porém não te dês a conhecer ao homem, até que tenha acabado de comer e beber.
4 E há de ser que, quando ele se deitar, notarás o lugar em que se deitar; então entrarás, e descobrir-lhe-ás os pés, e te deitarás, e ele te fará saber o que deves fazer.
5 E ela lhe disse: Tudo quanto me disseres, farei.
6 Então foi para a eira, e fez conforme a tudo quanto sua sogra lhe tinha ordenado.
7 Havendo, pois, Boaz comido e bebido, e estando já o seu coração alegre, veio deitar-se ao pé de um monte de grãos; então veio ela de mansinho, e lhe descobriu os pés, e se deitou.
8 E sucedeu que, pela meia noite, o homem estremeceu, e se voltou; e eis que uma mulher jazia a seus pés.
9 E disse ele: Quem és tu? E ela disse: Sou Rute, tua serva; estende pois tua capa sobre a tua serva, porque tu és o remidor.
10 E disse ele: Bendita sejas tu do Senhor, minha filha; melhor fizeste esta tua última benevolência do que a primeira, pois após nenhum dos jovens foste, quer pobre quer rico.
11 Agora, pois, minha filha, não temas; tudo quanto disseste te farei, pois toda a cidade do meu povo sabe que és mulher virtuosa.
12 Porém agora é verdade que eu sou remidor, mas ainda outro remidor há mais chegado do que eu.
13 Fica-te aqui esta noite, e será que, pela manhã, se ele te redimir, bem está, que te redima; porém, se não quiser te redimir, vive o Senhor, que eu te redimirei. Deita-te aqui até amanhã.

Rute 2:17-23; 3:1-13

Em Israel, no tempo da colheita, os cantos dos campos tinham de ser deixados para os pobres e estrangeiros que vinham colher ali (Levítico 19:9; 23:22). Conseqüentemente Rute, a pobre estrangeira, tinham uma dupla credencial para se beneficiar da provisão da graça.
A colheita nos fala da ação que devemos ter de nos alimentarmos daquilo que o Senhor dá. E comumente isso acontece com a ajuda dos servos de Deus. Isso requer esforço de nossa parte. Porém o Senhor, o verdadeiro Boaz, não tardará em nos dar “boa medida, recalcada, sacudida, transbordante” (Lucas 6:38). Rute debulhou o que colhera e levou tudo para casa. Compartilhemos em casa, com nossa família as excelentes coisas que o Senhor tem nos dado em Sua Palavra.
Percebemos a devoção de Rute para com Noemi. Observemos agora a submissão dela à sua sogra. Jovens, que exemplo Rute lhes dá. Ela fazia tudo o que Noemi lhe pedia, e esta, por sua vez, desejava o descanso e a felicidade de sua nora (3:1). Onde esse descanso e felicidade poderiam ser encontrados se não aos pés de Boaz, uma figura de alguém maior que ele mesmo? Quantas pessoas se aproximam de Jesus cansadas e sobrecarregadas e encontram descanso para a alma (Mateus 11:28-29)!

Que DEUS abençoe a todos.