sexta-feira, 8 de maio de 2009

Lucas 8.26-39

Lucas 8.26-39

26 Então, rumaram para a terra dos gerasenos, fronteira da Galiléia.27 Logo ao desembarcar, veio da cidade ao seu encontro um homem possesso de demônios que, havia muito, não se vestia, nem habitava em casa alguma, porém vivia nos sepulcros.28 E, quando viu a Jesus, prostrou-se diante dele, exclamando e dizendo em alta voz: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Rogo-te que não me atormentes.29 Porque Jesus ordenara ao espírito imundo que saísse do homem, pois muitas vezes se apoderara dele. E, embora procurassem conservá-lo preso com cadeias e grilhões, tudo despedaçava e era impelido pelo demônio para o deserto.30 Perguntou-lhe Jesus: Qual é o teu nome? Respondeu ele: Legião, porque tinham entrado nele muitos demônios.31 Rogavam-lhe que não os mandasse sair para o abismo.32 Ora, andava ali, pastando no monte, uma grande manada de porcos; rogaram-lhe que lhes permitisse entrar naqueles porcos. E Jesus o permitiu.33 Tendo os demônios saído do homem, entraram nos porcos, e a manada precipitou-se despenhadeiro abaixo, para dentro do lago, e se afogou.34 Os porqueiros, vendo o que acontecera, fugiram e foram anunciá-lo na cidade e pelos campos.35 Então, saiu o povo para ver o que se passara, e foram ter com Jesus. De fato, acharam o homem de quem saíram os demônios, vestido, em perfeito juízo, assentado aos pés de Jesus; e ficaram dominados de terror.36 E algumas pessoas que tinham presenciado os fatos contaram-lhes também como fora salvo o endemoninhado.37 Todo o povo da circunvizinhança dos gerasenos rogou-lhe que se retirasse deles, pois estavam possuídos de grande medo. E Jesus, tomando de novo o barco, voltou.38 O homem de quem tinham saído os demônios rogou-lhe que o deixasse estar com ele; Jesus, porém, o despediu, dizendo:39 Volta para casa e conta aos teus tudo o que Deus fez por ti. Então, foi ele anunciando por toda a cidade todas as coisas que Jesus lhe tinha feito.

Lucas 8:26-39

O poder divino, do qual o Senhor Jesus deu uma mostra ao acalmar a tempestade, se defronta agora com outro tipo de violência muito mais terrível: a de Satanás. Uma legião de demônios havia se apoderado completamente deste pobre geraseno. Antes já haviam tentado, sem sucesso, dominá-lo com cadeias e grilhões, figura dos vãos esforços da sociedade para controlar as paixões humanas. O endemoniado vivia nos sepulcros e já estava moralmente morto. Estava nu, a saber, exatamente como Adão, incapacitado de ocultar o seu estado de Deus. Que quadro da decadência moral do homem! Mas também, que mudança quando o Senhor intervém e o liberta! (leia Efésios 2: 1-6). O povo daquela cidade pôde constatar o que ocorreu, pois encontraram este homem "vestido, em perfeito juízo, assentado aos pés de Jesus" (v. 35). Sim, o redimido finalmente encontra paz e descanso no Salvador; Deus o veste com justiça e lhe concede a compreensão necessária para ele conhecê-LO.
Mas, vejam só, a presença de Deus inquieta e perturba o mundo mais do que o domínio de Satanás.
O endemoniado, são, deseja agora acompanhar o Senhor Jesus (compare Filipenses 1:23). Mas o Senhor lhe mostra qual seria o seu campo de ação: sua própria casa e cidade. Ele então volta para lá e conta tudo o que Jesus lhe tinha feito (Salmo 66:16).

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário