sábado, 21 de agosto de 2010

Ezequiel 47.9

21 de Agosto

"Toda criatura vivente que vive em enxames, viverá por onde quer que passe este rio." Ezequiel 47.9

Segundo o meu entendimento, o Jordão é o único rio no qual o Deus triuno se revelou. Lemos isso em Mateus 3.16-17: "Batizado Jesus (Deus, o Filho), saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus (Deus, o Espírito Santo) descendo como pomba, vindo sobre ele. E eis uma voz dos céus, que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me (Deus, o Pai) comprazo". Como seria bom se você compreendesse isso ainda hoje, neste momento: o Deus triuno se concentra no Calvário. Lá onde escorreu o sangue de Jesus, onde a morte de Jesus se tornou realidade, lá você encontra a trindade divina. O Deus santo só se une a alguém que foi ao "Jordão" com os seus pecados. Aquele que diz sim ao "Jordão", aquele que diz sim à morte de Jesus, deve contar com uma oposição muito forte, pois todo o inferno se lança sobre ele. Se hoje você passa pelo "Jordão", se você leva Jesus, o Crucificado, a sério, haverá guerra! Mas o inimigo já foi vencido! Você pode jubilar com Davi: "Ainda que um exército se acampe contra mim, não se atemorizará o meu coração; e se estourar contra mim a guerra, ainda assim terei confiança."

Que DEUS abençoe a todos.

Josué 10:25

Sábado 21 Agosto

Não temais, nem vos espanteis; esforçai-vos e animai-vos, porque assim fará o Senhora todos os vossos inimigos, contra os quais pelejardes (Josué 10:25).

Meditações sobre o livro de Josué(Leia Josué 10:12-27)

Atendendo à oração de Josué, o Senhor parou o sol e lua por quase um dia inteiro. Dessa forma Ele demonstrou àquelas nações pagãs quem é o Deus que luta por Israel. Ao mesmo tempo, deixou claro para Seu povo o quão longe Ele pode ir para responder a uma oração (Marcos 9:23). Mas será que não é um milagre muito maior o fato de Deus ter prolongado o dia de Sua graça por mais de dois mil anos? O objetivo é a conversão dos pecadores, e não o julgamento e a vingança como neste episódio. Ele demonstra paciência para com o mundo (talvez para com você também?) e “faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos” (Mateus 5:45). Isso parece tão natural para todos, mas ao surgir de cada novo dia meditemos na imensa paciência divina.

Quando o sol não se pôs, os inimigos fugiram da luz e buscaram um local escuro para tentar esconder-se (v. 16; João 3:19-21; Apocalipse 6:15-17). Mas a vitória foi conquistada e os cinco reis foram tirados da cova. “Chegai, ponde o pé sobre o pescoço destes reis” (v. 24). Isso aconteceu para demonstrar a vitória deles e antecipar o momento em que o Deus da paz irá esmagar Satanás debaixo de nossos pés (Romanos 16:20).

Que DEUS abençoe a todos.

Levítico 23:23-44

Levítico 23:23-44

23 E falou o Senhor a Moisés, dizendo:
24 Fala aos filhos de Israel, dizendo: No mês sétimo, ao primeiro do mês, tereis descanso, memorial com sonido de trombetas, santa convocação.
25 Nenhum trabalho servil fareis, mas oferecereis oferta queimada ao Senhor.
26 Falou mais o Senhor a Moisés, dizendo:
27 Mas aos dez dias desse sétimo mês será o dia da expiação; tereis santa convocação, e afligireis as vossas almas; e oferecereis oferta queimada ao Senhor.
28 E naquele mesmo dia nenhum trabalho fareis, porque é o dia da expiação, para fazer expiação por vós perante o Senhor vosso Deus.
29 Porque toda a alma, que naquele mesmo dia se não afligir, será extirpada do seu povo.
30 Também toda a alma, que naquele mesmo dia fizer algum trabalho, eu a destruirei do meio do seu povo.
31 Nenhum trabalho fareis; estatuto perpétuo é pelas vossas gerações em todas as vossas habitações.
32 Sábado de descanso vos será; então afligireis as vossas almas; aos nove do mês à tarde, de uma tarde a outra tarde, celebrareis o vosso sábado.
33 E falou o Senhor a Moisés, dizendo:
34 Fala aos filhos de Israel, dizendo: Aos quinze dias deste mês sétimo será a festa dos tabernáculos ao Senhor por sete dias.
35 Ao primeiro dia haverá santa convocação; nenhum trabalho servil fareis.
36 Sete dias oferecereis ofertas queimadas ao Senhor; ao oitavo dia tereis santa convocação, e oferecereis ofertas queimadas ao Senhor; dia de proibição é, nenhum trabalho servil fareis.
37 Estas são as solenidades do Senhor, que apregoareis para santas convocações, para oferecer ao Senhor oferta queimada, holocausto e oferta de alimentos, sacrifício e libações, cada qual em seu dia próprio;
38 Além dos sábados do Senhor, e além dos vossos dons, e além de todos os vossos votos, e além de todas as vossas ofertas voluntárias, que dareis ao Senhor.
39 Porém aos quinze dias do mês sétimo, quando tiverdes recolhido do fruto da terra, celebrareis a festa do Senhor por sete dias; no primeiro dia haverá descanso, e no oitavo dia haverá descanso.
40 E no primeiro dia tomareis para vós ramos de formosas árvores, ramos de palmeiras, ramos de árvores frondosas, e salgueiros de ribeiras; e vos alegrareis perante o Senhor vosso Deus por sete dias.
41 E celebrareis esta festa ao Senhor por sete dias cada ano; estatuto perpétuo é pelas vossas gerações; no mês sétimo a celebrareis.
42 Sete dias habitareis em tendas; todos os naturais em Israel habitarão em tendas;
43 Para que saibam as vossas gerações que eu fiz habitar os filhos de Israel em tendas, quando os tirei da terra do Egito. Eu sou o Senhor vosso Deus.
44 Assim pronunciou Moisés as solenidades do Senhor aos filhos de Israel.

Levítico 23:23-44
Historicamente, aqui nos encontramos no período que se segue ao Pentecostes. Israel é posto de lado; é o tempo da Igreja, durante o qual o Senhor Jesus está reunindo em um corpo os filhos de Deus espalhados pelas diversas nações (João 11:52). No entanto, está chegando o dia em que todo o Israel, por sua vez, será reunido. Após o arrebatamento da Igreja, “o sonido de trombetas” (ver Números 29:1) irá ajuntar a nação, e reuni-la em sua própria terra, preparando-a para a grande auto-aflição da sexta festa: o “Dia da Expiação”, que corresponde às cerimônias do capítulo 16. Em enorme angústia, Israel aguardará a aparição dAquele que agora está no Santuário, com os Seus, para os salvar (Hebreus 9:28). E, consequentemente, chegamos à festa dos Tabernáculos descrita em detalhes em nosso texto bíblico de hoje. Ela prefigura o reino de justiça e paz na terra que é chamado de Milênio. Contemos o número de vezes que a expressão “nenhuma obra servil fareis” é repetida neste capítulo. Em todo o maravilhoso plano da graça que se estende da cruz à glória, Deus tem reservado a Si mesmo o privilegio de fazer a obra. O homem e seus esforços não têm proveito algum. Essa é uma obra divina, onde há “glória e majestade” (Salmo 111:3).

Que DEUS abençoe a todos.

Levítico 23:15-22

Levítico 23:15-22

15 Depois para vós contareis desde o dia seguinte ao sábado, desde o dia em que trouxerdes o molho da oferta movida; sete semanas inteiras serão.
16 Até ao dia seguinte ao sétimo sábado, contareis cinqüenta dias; então oferecereis nova oferta de alimentos ao Senhor.
17 Das vossas habitações trareis dois pães de movimento; de duas dízimas de farinha serão, levedados se cozerão; primícias são ao Senhor.
18 Também com o pão oferecereis sete cordeiros sem defeito, de um ano, e um novilho, e dois carneiros; holocausto serão ao Senhor, com a sua oferta de alimentos, e as suas libações, por oferta queimada de cheiro suave ao Senhor.
19 Também oferecereis um bode para expiação do pecado, e dois cordeiros de um ano por sacrifício pacífico.
20 Então o sacerdote os moverá com o pão das primícias por oferta movida perante o Senhor, com os dois cordeiros; santos serão ao Senhor para uso do sacerdote.
21 E naquele mesmo dia apregoareis que tereis santa convocação; nenhum trabalho servil fareis; estatuto perpétuo é em todas as vossas habitações pelas vossas gerações.
22 E, quando fizerdes a colheita da vossa terra, não acabarás de segar os cantos do teu campo, nem colherás as espigas caídas da tua sega; para o pobre e para o estrangeiro as deixarás. Eu sou o Senhor vosso Deus.


Levítico 23:15-22
Cinqüenta dias separavam a festa das primícias da festa das semanas ou Pentecostes. Ambas tinham início no dia seguinte ao sábado, ou seja, no primeiro dia da semana. Sabemos que, após Sua ressurreição, antes de ascender ao céu, o Senhor apareceu em diversas ocasiões aos Seus discípulos para confortá-los, encorajá-los e enviá-los para pregar o Evangelho. Então, o capítulo 2 do livro de Atos nos mostra o Espírito Santo descendo do céu no dia de Pentecostes para habitar na Igreja. Os dois pães movidos mencionados no versículo 17 são símbolos da Igreja, composta por cristãos, tanto judeus quanto gentios. Mas os que formam parte dela ainda estão na terra; essa é a razão pela qual o fermento, uma figura do pecado, está presente na composição dos pães.

Tais são as “primícias” da obra da cruz, apresentadas a Deus pelo sacerdote. Quando o Senhor Jesus falou de Si mesmo como o “grão de trigo” que teria de cair na terra e morrer, acrescentou: “… mas, se morrer, produz muito fruto” (João 12:24). O feixe das primícias era a promessa de uma farta colheita (v. 22). Cristo, o Homem ressurreto, não permanecerá sozinho na glória. Ele virá novamente com alegria, trazendo consigo Seus feixes (Salmo 126:6).

Que DEUS abençoe a todos.