O ANO DA VITÓRIA
"Não que eu o tenha já recebido, ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus.
Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma cousa faço: esquecendo-me das cousas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus." - Filipenses 3:12-14
"Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos na verdade correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível. Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar. Mas esmurro o meu corpo, e o reduzo a escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado" - I Coríntios 9:24-27.
INTRODUÇÃO
A chegada de um novo ano traz consigo muitas expectativas e esperanças...
As pessoas se cumprimentam desejando um feliz e PRÓSPERO ANO NOVO...
Todos querem ter um ano novo próspero, de vitória!
Qual deve ser o nosso posicionamento para que o Ano Novo seja o Ano da Bênção e da Vitória?
I - NÃO FICAR FOCALIZANDO APENAS O PASSADO
Não adianta querer viver hoje as glórias do passado...
Também não devemos ficar chorando o "leite derramado"...
Veja o que diz a Palavra do Senhor:
"Não que eu o tenha já recebido, ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus.
Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma cousa faço: esquecendo-me das cousas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus." - Filipenses 3:12-14
Na passagem bíblica que registra a morte e a ressurreição de Lázaro (João 11:2-26; 32), nos versos 21 e 32, Marta e Maria falam o seguinte a Jesus: "Senhor, se estiveras aqui, não teria morrido meu irmão." - A fé delas, demonstrada aqui é imperfeita, porque lhes permite crer apenas acerca do passado...
Quantos ficam lamentando: "ah, se eu tivesse feito assim, e assim..."; "ah, se eu tivesse feito de outra forma..."
Tem muita gente assim, que está atenta a atitude de Jesus, apenas em relação ao passado... "Ah, Senhor, se estiveras aqui, não teria morrido meu irmão..."; "ah, se Deus tivesse me ajudado..." - Querem culpar Deus pelos fracassos das suas vidas!
A nossa fé não deve manifestar-se apenas no momento em que avaliamos os fatos, ela deve ser exercida para nos fazer acreditar que o hoje será diferente, e o amanhã será ainda melhor!
II - É PARA A FRENTE QUE SE ANDA!
"... e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus." - Filipenses 3:12-14
Em Isaias 43:18 está escrito: "Não considerei as coisas passadas."
Em Deuteronômio 17:16 Deus diz: "Nunca mais voltareis por este caminho..."
Tome cuidado, vigie, porque Satanás está sempre ao redor procurando nos induzir a olhar para o passado, a fim de impedir que cresçamos em fé, e confiemos em Deus acerca do presente e do futuro!
EXISTEM ESTRADAS:
a) DE MÃO DUPLA - Que se pode ir e vir...
b) DE MÃO ÚNICA - Que se deve apenas ir, nunca voltar! Se você volta por ela, estará vindo na contramão, correndo grande perigo de se acidentar!
ASSIM É A ESTRADA DA VIDA, DE MÃO ÚNICA!
O viver humano consiste em se percorrer a estrada que vai se abrindo diante de nós... Sempre para a frente, sempre buscando o alvo, tendo sempre um propósito...
O caminho que fica para trás se fecha, não dá mais para ser percorrido!
Tentar voltar pelo caminho do tempo é querer fazer a contramão da história! Com certeza não dará certo, e haverá terríveis conseqüências! "Lembrai-vos da mulher de Ló" (Gn 19:26 - Lc 17:32).
CORTE OS LAÇOS QUE LHE PRENDEM AO PASSADO!
Eliseu estava sendo chamado por Deus para ser Profeta; tinha diante de si um novo caminho a percorrer... Mas na sua mente ficava lembrando da junta de bois, recebida por herança de seu pai ... Então, para não ser tentado a desistir e voltar atrás, foi até a casa paterna e queimou a sua junta de bois, e depois foi livremente servir ao Senhor! (I Rs 19:19-21).
III - CORRER BEM, COM DETERMINAÇÃO E PROPÓSITO
"Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos na verdade correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível. Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar. Mas esmurro o meu corpo, e o reduzo a escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado" - I Coríntios 9:24-27.
Paulo recorre ao conhecimento que os seus leitores tinham dos Jogos Ístmicos, que se realizavam a cada 2 anos, próximo a cidade de Corinto, para fazer uma analogia entre as provas de atletismo olímpicas e a carreira da fé cristã.
Para ser vencedor o atleta precisa treinar diligentemente, e até mesmo se submeter a certos sacrifícios... Paulo diz: "esmurro o meu corpo, e o reduzo a escravidão"... Diz respeito a autodisciplina, a luta interior para superar as paixões e fraquezas carnais... Para se obter vitória, é preciso muita renúncia, autodisciplina, determinação... "Porque, se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas, se pelo Espírito mortificardes os feitos do corpo, certamente vivereis." - Romanos 8:13
E também: "Assim corro também eu..." Temos que ter meta, propósito, objetivo na vida! Na corrida da vida, precisamos ter metas, saber antecipadamente aonde desejamos chegar, e lutar para alcançar o alvo estabelecido... Para que o seu ano novo seja o "Ano da Vitória", defina logo seus alvos, e inicie agora mesmo a sua caminhada!
O Apóstolo prossegue, dizendo: "não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar."
Lembre-se: Você precisa acertar o alvo! Então mire bem!
Quando um lutador de boxe desfere golpes no ar, perde muito! Gasta inutilmente energia preciosa que poderá lhe faltar durante a luta; se desequilibra, correndo o risco de ser atingido pelo adversário, e cair; deixa de atingir o alvo ...
É PRECISO CORRER BEM, COM DETERMINAÇÃO E PROPÓSITO!
IV - NÃO SE LIGUE DEMAIS NO FUTURO, VIVA O PRESENTE!
Época de virada de ano é muito propícia a profetismos, e muitos ficam excessivamente preocupados com o futuro, desejando saber o que irá acontecer... Não faça isto! Não se ligue demais ao futuro, pense mais sobre o tempo presente, sobre o que você deverá fazer para melhorar a sua qualidade de vida!
Muitas vezes, o que falta para alcançarmos vitória, é coragem para encarar a realidade dos fatos, e para ir à luta!
É interessante como as pessoas têm facilidade para focalizar o passado, e para crerem acerca do "futuro", mas não confiam em Deus para o tempo presente! Voltemos ao exemplo bíblico de Marta. Ela tinha dito a Jesus: "Senhor, se estiveras aqui não teria morrido meu irmão..." João 11:21. Jesus afirmou: "Teu irmão há de ressurgir." (Jo 11:23) Daí Marta, ao invés de crer que Jesus poderia ressuscitá-lo naquele exato momento, creu que isto seria possível lá na frente... no futuro... na ressurreição do último dia! "Eu sei, replicou Marta, que ele há de ressurgir na ressurreição do último dia." (Jo 11:24). Mas Jesus continuou ministrando a ela, e logo em seguida ressuscitou a Lázaro, naquele momento! Ela estava diante de Jesus, mas tinha dificuldade em crer que Ele poderia operar o milagre naquela mesma hora!
Exercite a sua fé, aprenda a confiar em Deus para hoje, para o aqui e agora! Confie em Deus que o novo ano que está por se iniciar será o seu ANO DA VITÓRIA! De provas da sua fé, lançando-se imediatamente ao trabalho! Não visualize o Ano Novo como se fosse "futuro", ou "algo" distante... Ele já está as portas, está chegando, emparelhe-se com ele, corra junto com o tempo... Não deixe a sua oportunidade passar!
MUITOS NÃO CONHECEM A VONTADE DE DEUS, NÃO SABEM SE DEUS QUER... Dizem: "eu sei que tu podes, mas não sei se tu queres."! Neste novo ano, disponha-se a ler mais a Bíblia, porque ela é a Palavra de Deus, e revela o Plano de Deus para a sua vida! Leia a Bíblia diariamente.
Você verificará na leitura da Palavra de Deus que a vontade de Deus para nós é: "boa, agradável e perfeita", que Ele quer o seu bem, e a sua vitória! Ele quer lhe dar vida abundante! Creia nas promessas bíblicas e tome posse para a sua vida hoje!
Não focalize sua fé somente no passado, e nem a direcione apenas para o futuro, creia em Deus para o tempo atual, tome posse da sua bênção e da sua vitória AGORA! Com base na Palavra de Deus eu posso lhe assegurar que Ele deseja abençoar a sua vida aqui e agora! Hoje, neste momento! Não precisamos esperar pela eternidade. ESTA É A SUA VONTADE.
Há pessoas que olham só para o passado. Outras somente para o futuro.
Mas Jesus diz: "eu sou a ressurreição e a vida, e todo aquele que crê em mim viverá". Precisamos enfocar a vontade de Jesus neste mundo agora.
Atos 16: 31 nos mostra a história do carcereiro que, ao ouvir o testemunho de Paulo e Silas, ficou impactado e desejou a bênção de Deus naquele instante... O apóstolo Paulo então lhe disse: " crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa". E naquela hora da noite, naquele exato momento, ele e toda a sua casa creram, foram salvos e batizados . Deus é o Deus do presente, do agora, que opera agora a salvação, opera agora a cura, a libertação. Este novo ano poderá ser o melhor ano da sua vida; tome posse pela fé! Deixe o passado para trás, não se ligue demasiado no futuro, acredite que este é o seu tempo, agora é a sua vez, esta é a sua hora!
CONCLUSÃO
O diabo na sua arte de gerar a antifé, procura levar a pessoa a focalizar o passado, ou então ele diz: "Isto é para o futuro"!
Não lhe dê crédito! Ouça o que o ESPÍRITO SANTO está lhe dizendo através desta mensagem ...
O ANO NOVO PODERÁ SER DE FATO UM NOVO ANO NA HISTÓRIA DA SUA VIDA!
PODERÁ SER O SEU MELHOR ANO, O ANO DA SUA VITÓRIA!
TOME POSSE AGORA, PELA FÉ, E CORRA EM BUSCA DA SUA BÊNÇÃO!
valorize o tempo!
Não perca tempo, porque o tempo voa..."
Veja o que diz o grande poeta Olavo Bilac:
O TEMPO
Olavo Bilac
Sou o tempo que passa, que passa
sem princípio, sem fim, sem medida!
Vou levando a ventura, e a desgraça,
Vou levando as vaidades da vida!
A correr, de segundo em segundo,
Vou formando os minutos que correm...
Formo as horas que passam no mundo,
Formo os anos que passam e morrem.
Ninguém pode evitar os meus danos...
Vou correndo sereno e constante:
desse modo, de cem em cem anos
formo um século e passo adiante.
Trabalhai porque a vida é pequena,
E não há para o tempo demoras!
Não gasteis os minutos sem pena!
NÃO FAÇAIS POUCO CASO DAS HORAS!
Feliz 2012.
Que DEUS abençoe a todos.
sábado, 31 de dezembro de 2011
1 Samuel 7:15
Sábado 31 Dezembro
E Samuel julgou a Israel todos os dias da sua vida
(1 Samuel 7:15).
MEDITAÇÕES SOBRE O PRIMEIRO LIVRO DE SAMUEL (Leia 1 Samuel 7:2-17)
“Tantos dias se passaram, que chegaram a vinte anos” (v. 2). Para quem o tempo foi longo? Não para o povo, que aparentemente não estava sofrendo. Não para Abinadabe e sua família, que estavam contentes em ter a arca em sua casa. Mas para Deus, que esperou por longos vinte anos.
Por fim, houve um despertamento na consciência do povo, e eles lamentaram. Samuel falou com eles da parte do Senhor. Israel tinha de eliminar os ídolos e servir ao vivo e verdadeiro Deus (1 Tessalonicenses 1:9). O povo obedeceu, e Samuel pôde falar com o Senhor sobre eles.
Mas o ajuntamento do povo de Deus não agradou aos inimigos. Eles consideraram isso uma provocação. Os filisteus avançaram… e o Senhor deu vitória a Israel. Essa foi a resposta divina à humilhação e arrependimento do povo e à intercessão de um mediador fiel. Ebenézer – pedra de ajuda: “Até aqui nos ajudou o Senhor" (v. 12). Temos todos já feito essa afirmação com gratidão? Tal experiência glorifica a graça divina. Que possamos sempre recordar os seus grandes feitos!
Samuel foi o último dos juízes (Atos 13:20). Ele cumpriu o seu ofício em prol do povo. Mas ao mesmo tempo permaneceu, por meio de seu altar, em comunhão com o Senhor. Desde a infância ele havia aprendido a adorá-Lo (1:28).
Que DEUS abençoe a todos.
E Samuel julgou a Israel todos os dias da sua vida
(1 Samuel 7:15).
MEDITAÇÕES SOBRE O PRIMEIRO LIVRO DE SAMUEL (Leia 1 Samuel 7:2-17)
“Tantos dias se passaram, que chegaram a vinte anos” (v. 2). Para quem o tempo foi longo? Não para o povo, que aparentemente não estava sofrendo. Não para Abinadabe e sua família, que estavam contentes em ter a arca em sua casa. Mas para Deus, que esperou por longos vinte anos.
Por fim, houve um despertamento na consciência do povo, e eles lamentaram. Samuel falou com eles da parte do Senhor. Israel tinha de eliminar os ídolos e servir ao vivo e verdadeiro Deus (1 Tessalonicenses 1:9). O povo obedeceu, e Samuel pôde falar com o Senhor sobre eles.
Mas o ajuntamento do povo de Deus não agradou aos inimigos. Eles consideraram isso uma provocação. Os filisteus avançaram… e o Senhor deu vitória a Israel. Essa foi a resposta divina à humilhação e arrependimento do povo e à intercessão de um mediador fiel. Ebenézer – pedra de ajuda: “Até aqui nos ajudou o Senhor" (v. 12). Temos todos já feito essa afirmação com gratidão? Tal experiência glorifica a graça divina. Que possamos sempre recordar os seus grandes feitos!
Samuel foi o último dos juízes (Atos 13:20). Ele cumpriu o seu ofício em prol do povo. Mas ao mesmo tempo permaneceu, por meio de seu altar, em comunhão com o Senhor. Desde a infância ele havia aprendido a adorá-Lo (1:28).
Que DEUS abençoe a todos.
Provérbios 14.12
30 de Dezembro
"Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte." Provérbios 14.12
Ao passar pelo final de mais um ano, muitos se preocupam com muitas coisas. Esses pensamentos podem ser bastante opressores e paralisantes, porque geralmente se ocupam com as coisas terrenas. Existe, por exemplo, o pensamento: "Estou envelhecendo muito rapidamente". Isso é certo. Se você não tem a Jesus, tudo anda em direção à deterioração. Na realidade, uma vida que não tem a "Vida" verdadeira, que é Jesus Cristo, fica sem sentido e torna-se trágica, porque apesar de toda a sua busca e de todo o seu esforço, seus mais profundos anseios por felicidade e paz nunca serão satisfeitos. Por isso, talvez agora você considere a possibilidade da morte, a certeza da velhice e a insegurança da vida, e se sinta sem esperança e sem consolo. De fato, você teria motivos suficientes para estar triste por ocasião da mudança de ano, pois você tem um futuro incerto diante de si. Mas feliz daquele que tem a Cristo no coração! Essa pessoa tem a esperança da glória! E se você tem a Jesus, seu envelhecimento físico não significa "ficar mais velho", mas "ficar mais jovem". Sim, até podemos dizer: quanto mais velho, melhor! Essas não são palavras vazias, meu amigo, mas uma realidade maravilhosa, pois: "...mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo o nosso homem interior se renova de dia em dia."
Que DEUS abençoe a todos.
"Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte." Provérbios 14.12
Ao passar pelo final de mais um ano, muitos se preocupam com muitas coisas. Esses pensamentos podem ser bastante opressores e paralisantes, porque geralmente se ocupam com as coisas terrenas. Existe, por exemplo, o pensamento: "Estou envelhecendo muito rapidamente". Isso é certo. Se você não tem a Jesus, tudo anda em direção à deterioração. Na realidade, uma vida que não tem a "Vida" verdadeira, que é Jesus Cristo, fica sem sentido e torna-se trágica, porque apesar de toda a sua busca e de todo o seu esforço, seus mais profundos anseios por felicidade e paz nunca serão satisfeitos. Por isso, talvez agora você considere a possibilidade da morte, a certeza da velhice e a insegurança da vida, e se sinta sem esperança e sem consolo. De fato, você teria motivos suficientes para estar triste por ocasião da mudança de ano, pois você tem um futuro incerto diante de si. Mas feliz daquele que tem a Cristo no coração! Essa pessoa tem a esperança da glória! E se você tem a Jesus, seu envelhecimento físico não significa "ficar mais velho", mas "ficar mais jovem". Sim, até podemos dizer: quanto mais velho, melhor! Essas não são palavras vazias, meu amigo, mas uma realidade maravilhosa, pois: "...mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo o nosso homem interior se renova de dia em dia."
Que DEUS abençoe a todos.
Hebreus 13:6
Sexta-feira 30 Dezembro
E assim com confiança ousemos dizer: O Senhor é o meu ajudador, e não temerei O que me possa fazer o homem
(Hebreus 13:6).
A RODOVIA E OS POLICIAIS
Na plataforma de uma estação ferroviária, Alex esperava o trem. Sua missão era difícil: em um país onde era proibido ter sequer uma única Bíblia, ele deveria transportar uma mala cheia delas até a cidade vizinha. Embarcou no trem com medo. Orou em silêncio. De repente, um pensamento veio à sua mente, como se Deus lhe falasse: “Desça na próxima parada”. Ele pensou: “Por que descer no descampado?” Contudo, quanto mais raciocinava, mais acertada lhe parecia a decisão. Então desceu do trem e caminhou até a estrada. De repente ouviu um barulho de motor. Automaticamente levantou a mão. O veículo diminuiu a velocidade e parou. Surpreso, porém escondendo o espanto, Alex percebeu que era uma viatura de polícia.
– Para onde você vai, jovem?
– Para a cidade vizinha.
– Então entre que estamos com pressa!
Alex sentou no banco traseiro, segurando firmemente a mala. Os policiais conversavam entre si. Alex escutava, feliz por não lhe perguntarem nada. De repente, um deles falou:
– Rápido, senão não estaremos na estação quando o trem chegar.
– Tem razão, respondeu o outro. Imagino a cara do jovem quando o prendermos com a mala cheia de bíblias!
Sem olhar para trás, o motorista lhe perguntou se queria descer. Alex pediu para descer no primeiro semáforo. Ele desceu, viu a viatura se afastar e agradeceu ao Senhor pelo maravilhoso livramento.
“Tu és o lugar em que me escondo; tu me preservas da angústia; tu me cinges de alegres cantos de livramento” (Salmo 32:7).
Que DEUS abençoe a todos.
E assim com confiança ousemos dizer: O Senhor é o meu ajudador, e não temerei O que me possa fazer o homem
(Hebreus 13:6).
A RODOVIA E OS POLICIAIS
Na plataforma de uma estação ferroviária, Alex esperava o trem. Sua missão era difícil: em um país onde era proibido ter sequer uma única Bíblia, ele deveria transportar uma mala cheia delas até a cidade vizinha. Embarcou no trem com medo. Orou em silêncio. De repente, um pensamento veio à sua mente, como se Deus lhe falasse: “Desça na próxima parada”. Ele pensou: “Por que descer no descampado?” Contudo, quanto mais raciocinava, mais acertada lhe parecia a decisão. Então desceu do trem e caminhou até a estrada. De repente ouviu um barulho de motor. Automaticamente levantou a mão. O veículo diminuiu a velocidade e parou. Surpreso, porém escondendo o espanto, Alex percebeu que era uma viatura de polícia.
– Para onde você vai, jovem?
– Para a cidade vizinha.
– Então entre que estamos com pressa!
Alex sentou no banco traseiro, segurando firmemente a mala. Os policiais conversavam entre si. Alex escutava, feliz por não lhe perguntarem nada. De repente, um deles falou:
– Rápido, senão não estaremos na estação quando o trem chegar.
– Tem razão, respondeu o outro. Imagino a cara do jovem quando o prendermos com a mala cheia de bíblias!
Sem olhar para trás, o motorista lhe perguntou se queria descer. Alex pediu para descer no primeiro semáforo. Ele desceu, viu a viatura se afastar e agradeceu ao Senhor pelo maravilhoso livramento.
“Tu és o lugar em que me escondo; tu me preservas da angústia; tu me cinges de alegres cantos de livramento” (Salmo 32:7).
Que DEUS abençoe a todos.
2 Coríntios 5.17
29 de Dezembro
"...Eis que tudo se fez novo." 2 Coríntios 5.17
Será que o versículo acima não vale também para o novo ano que começará em poucos dias? O Senhor não apenas faz tudo novo, mas Ele sempre faz tudo novo, e o faz cada vez mais clara e profundamente. Deus executa esse milagre da renovação interior na fornalha das nossas aflições, das nossas tentações e da nossa miséria, como Ele disse em Isaías 48.10: "Eis que te acrisolei, mas disso não resultou prata; provei-te na fornalha da aflição." Quando começamos a ver as coisas obscuras e negativas dessa maneira, recebemos uma visão gloriosa! Naturalmente nos sentimos cercados de poderes do inimigo, mas todos eles foram vencidos por Jesus Cristo na cruz do Calvário. Pensemos no nosso bem-aventurado Senhor e Salvador: com que soberania e calma interior Ele reagiu diante dos poderes inimigos que O rodeavam, mas não Lhe puderam fazer mal algum. Aprendamos do Senhor Jesus como podemos permanecer intocados pelo poder do inimigo. Qual era o segredo de Jesus? Ele estava no Pai e o Pai estava nEle! Dessa maneira, Ele permaneceu intocável. A intocabilidade de um filho de Deus que permanece no Senhor é uma maravilhosa realidade: "...o maligno não lhe toca."
Que DEUS abençoe a todos.
"...Eis que tudo se fez novo." 2 Coríntios 5.17
Será que o versículo acima não vale também para o novo ano que começará em poucos dias? O Senhor não apenas faz tudo novo, mas Ele sempre faz tudo novo, e o faz cada vez mais clara e profundamente. Deus executa esse milagre da renovação interior na fornalha das nossas aflições, das nossas tentações e da nossa miséria, como Ele disse em Isaías 48.10: "Eis que te acrisolei, mas disso não resultou prata; provei-te na fornalha da aflição." Quando começamos a ver as coisas obscuras e negativas dessa maneira, recebemos uma visão gloriosa! Naturalmente nos sentimos cercados de poderes do inimigo, mas todos eles foram vencidos por Jesus Cristo na cruz do Calvário. Pensemos no nosso bem-aventurado Senhor e Salvador: com que soberania e calma interior Ele reagiu diante dos poderes inimigos que O rodeavam, mas não Lhe puderam fazer mal algum. Aprendamos do Senhor Jesus como podemos permanecer intocados pelo poder do inimigo. Qual era o segredo de Jesus? Ele estava no Pai e o Pai estava nEle! Dessa maneira, Ele permaneceu intocável. A intocabilidade de um filho de Deus que permanece no Senhor é uma maravilhosa realidade: "...o maligno não lhe toca."
Que DEUS abençoe a todos.
Isaías 55:8-9
Quinta-feira 29 Dezembro
Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos
(Isaías 55:8-9).
OS PENSAMENTOS DE DEUS E OS PENSAMENTOS DOS HOMENS
Quando Deus pronunciou tais palavras? Depois de ter dito que é misericordioso para com o ímpio que se arrepende e que também é grandioso em perdoar. Jesus Cristo é um Deus de amor, Seus pensamentos estão impregnados de amor e Sua maneira de agir está repleta de ternura e compaixão. Mas não é um amor que finge ignorar o mal, que absolve o culpado com tolerância; não é o amor humano com todas as fraquezas inerentes a ele, com preferências e injustiças. É um amor perfeito que somente pôde se expressar inteiramente após a morte e ressurreição de Jesus Cristo, que trouxe o perdão dos pecados.
Os pensamentos humanos estão manchados pelo pecado e impregnados de egoísmo de uma maneira mais profunda e total que imaginamos. Eles dão origem à mentira, violência, engano, imoralidade; são opostos a Deus. Até mesmo aqueles que julgamos “bons”.
Como os pensamentos do homem poderiam se parecer com os de Deus? Os filhos de Deus, por causa da vida de Cristo dentro deles, podem compartilhar dos pensamentos divinos porque o seu “entendimento” (inteligência, mentalidade, maneira de considerar a vida, os outros e as circunstâncias) foi renovado quando se renderam ao Senhor Jesus e é transformado gradativa e diariamente pelo Espírito Santo. Deus nos convida para estarmos em contato com Ele de duas formas: pela Sua palavra, mediante a qual falará conosco; e pela oração, na qual falaremos com Ele.
Que DEUS abençoe a todos.
Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos
(Isaías 55:8-9).
OS PENSAMENTOS DE DEUS E OS PENSAMENTOS DOS HOMENS
Quando Deus pronunciou tais palavras? Depois de ter dito que é misericordioso para com o ímpio que se arrepende e que também é grandioso em perdoar. Jesus Cristo é um Deus de amor, Seus pensamentos estão impregnados de amor e Sua maneira de agir está repleta de ternura e compaixão. Mas não é um amor que finge ignorar o mal, que absolve o culpado com tolerância; não é o amor humano com todas as fraquezas inerentes a ele, com preferências e injustiças. É um amor perfeito que somente pôde se expressar inteiramente após a morte e ressurreição de Jesus Cristo, que trouxe o perdão dos pecados.
Os pensamentos humanos estão manchados pelo pecado e impregnados de egoísmo de uma maneira mais profunda e total que imaginamos. Eles dão origem à mentira, violência, engano, imoralidade; são opostos a Deus. Até mesmo aqueles que julgamos “bons”.
Como os pensamentos do homem poderiam se parecer com os de Deus? Os filhos de Deus, por causa da vida de Cristo dentro deles, podem compartilhar dos pensamentos divinos porque o seu “entendimento” (inteligência, mentalidade, maneira de considerar a vida, os outros e as circunstâncias) foi renovado quando se renderam ao Senhor Jesus e é transformado gradativa e diariamente pelo Espírito Santo. Deus nos convida para estarmos em contato com Ele de duas formas: pela Sua palavra, mediante a qual falará conosco; e pela oração, na qual falaremos com Ele.
Que DEUS abençoe a todos.
Lamentações 3.22-23
28 de Dezembro
"As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade." Lamentações 3.22-23
Lembremo-nos sempre que é só pela misericórdia do Senhor que continuamos a viver. Em breve, um novo ano se inicia, por isso conclamo a todos: aprendamos a receber a plenitude da graça de Deus! A maioria dos filhos de Deus têm muitas dificuldades nessa área. Por que será? Porque graça é favor imerecido, e quem de nós está disposto a viver de favor que não merece? Só o filho de Deus que cresce no conhecimento de si mesmo pode fazer isso. Ele aprende a odiar-se a si mesmo, e assim está em condições de tomar da plenitude da graça de Jesus Cristo, como diz João 1.16: "...temos recebido da sua plenitude, e graça sobre graça." Quando tomamos dessa graça, vivemos no descanso e na serenidade interior e exterior. Só assim podemos dizer cheios de gratidão: "É só pela misericórdia do Senhor que ainda tenho vida, só Sua misericórdia que me permite conhecer a Jesus e segui-lo."
Que DEUS abençoe a todos.
"As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade." Lamentações 3.22-23
Lembremo-nos sempre que é só pela misericórdia do Senhor que continuamos a viver. Em breve, um novo ano se inicia, por isso conclamo a todos: aprendamos a receber a plenitude da graça de Deus! A maioria dos filhos de Deus têm muitas dificuldades nessa área. Por que será? Porque graça é favor imerecido, e quem de nós está disposto a viver de favor que não merece? Só o filho de Deus que cresce no conhecimento de si mesmo pode fazer isso. Ele aprende a odiar-se a si mesmo, e assim está em condições de tomar da plenitude da graça de Jesus Cristo, como diz João 1.16: "...temos recebido da sua plenitude, e graça sobre graça." Quando tomamos dessa graça, vivemos no descanso e na serenidade interior e exterior. Só assim podemos dizer cheios de gratidão: "É só pela misericórdia do Senhor que ainda tenho vida, só Sua misericórdia que me permite conhecer a Jesus e segui-lo."
Que DEUS abençoe a todos.
Salmos 37:5; 116:7
Quarta-feira 28 Dezembro
Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará.
Volta, minha alma, para o teu repouso, pois o Senhor te fez bem
(Salmos 37:5; 116:7).
MOTIVOS DE REFLEXÃO
O barulho de toda espécie de fogos de artifícios geralmente rompe a tranqüilidade da noite de ano novo. Mas isso também acaba logo, e na madrugada há um completo silêncio.
Contudo, muitos corações continuam cheios de ansiedade. Os problemas e as dificuldades do ano velho não são eliminados pelo ruído das festas. A paz interior que só Deus pode dar é exatamente o que precisamos. Temos de ficar quietos diante dEle para lhe dar a oportunidade de falar conosco.
Que esse novo ano seja uma oportunidade para você fazer algo que nunca fez: abrir a Bíblia e sorver as palavras de vida que fluem dela. Que você perceba o amor absolutamente extraordinário do Senhor Jesus, que prometeu: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei” (Mateus 11:28). “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar” (Isaías 55:6-7).
Para os que já a lêem com regularidade, que no ano novo você se apaixone pelas palavras de vida eterna, que o seu momento de leitura bíblica não seja algo automático, mas um período de prazer e alegria diante do Deus Pai, o qual deseja tanto estar em comunhão conosco que nos pediu: “Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes” (Jeremias 33:3).
Que DEUS abençoe a todos.
Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará.
Volta, minha alma, para o teu repouso, pois o Senhor te fez bem
(Salmos 37:5; 116:7).
MOTIVOS DE REFLEXÃO
O barulho de toda espécie de fogos de artifícios geralmente rompe a tranqüilidade da noite de ano novo. Mas isso também acaba logo, e na madrugada há um completo silêncio.
Contudo, muitos corações continuam cheios de ansiedade. Os problemas e as dificuldades do ano velho não são eliminados pelo ruído das festas. A paz interior que só Deus pode dar é exatamente o que precisamos. Temos de ficar quietos diante dEle para lhe dar a oportunidade de falar conosco.
Que esse novo ano seja uma oportunidade para você fazer algo que nunca fez: abrir a Bíblia e sorver as palavras de vida que fluem dela. Que você perceba o amor absolutamente extraordinário do Senhor Jesus, que prometeu: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei” (Mateus 11:28). “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar” (Isaías 55:6-7).
Para os que já a lêem com regularidade, que no ano novo você se apaixone pelas palavras de vida eterna, que o seu momento de leitura bíblica não seja algo automático, mas um período de prazer e alegria diante do Deus Pai, o qual deseja tanto estar em comunhão conosco que nos pediu: “Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes” (Jeremias 33:3).
Que DEUS abençoe a todos.
1 Coríntios 15.27
27 de Dezembro
"Porque todas as cousas sujeitou debaixo dos seus pés." 1 Coríntios 15.27
Onde o poder de Satanás se manifesta com muita intensidade, somente o nome de Jesus tem poder maior. Por quê? Porque por trás desse nome precioso está o Seu sangue derramado, a vida de Jesus entregue na cruz. Por meio desse sangue, Satanás perdeu o poder. Quem tem o sangue do Cordeiro é invencível. Você que está melancólico ou deprimido, não negue o poder do Senhor crendo que a escuridão em sua alma seja mais forte que o nome de Jesus! Invoque este nome maravilhoso e você terá uma porta aberta. E onde o Senhor nos deu essa porta aberta? Ela está bem na nossa frente! "...Eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, a qual ninguém pode fechar – que tens pouca força..." Essa porta sempre está diante de nós, nunca atrás de nós! Por isso, nunca volte para trás! Você deve andar em direção a essa porta, deve passar por ela, seguir adiante apesar de toda dificuldade até chegar na feliz presença de Deus! A dupla garantia de que essa porta permanece aberta reside na onipotência de Deus e na nossa própria impotência! "Eis que tenho...", diz o Senhor. Ele tem tudo o que nos falta. E nós, o que temos? Nada! Em nós mesmos somos miseráveis, pobres e vazios. Mas que coisa maravilhosa: entre Deus e nós, Ele interpõe essa passagem, esse caminho: "...eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta."
Que DEUS abençoe a todos.
"Porque todas as cousas sujeitou debaixo dos seus pés." 1 Coríntios 15.27
Onde o poder de Satanás se manifesta com muita intensidade, somente o nome de Jesus tem poder maior. Por quê? Porque por trás desse nome precioso está o Seu sangue derramado, a vida de Jesus entregue na cruz. Por meio desse sangue, Satanás perdeu o poder. Quem tem o sangue do Cordeiro é invencível. Você que está melancólico ou deprimido, não negue o poder do Senhor crendo que a escuridão em sua alma seja mais forte que o nome de Jesus! Invoque este nome maravilhoso e você terá uma porta aberta. E onde o Senhor nos deu essa porta aberta? Ela está bem na nossa frente! "...Eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, a qual ninguém pode fechar – que tens pouca força..." Essa porta sempre está diante de nós, nunca atrás de nós! Por isso, nunca volte para trás! Você deve andar em direção a essa porta, deve passar por ela, seguir adiante apesar de toda dificuldade até chegar na feliz presença de Deus! A dupla garantia de que essa porta permanece aberta reside na onipotência de Deus e na nossa própria impotência! "Eis que tenho...", diz o Senhor. Ele tem tudo o que nos falta. E nós, o que temos? Nada! Em nós mesmos somos miseráveis, pobres e vazios. Mas que coisa maravilhosa: entre Deus e nós, Ele interpõe essa passagem, esse caminho: "...eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta."
Que DEUS abençoe a todos.
1 João 3:18
Terça-feira 27 Dezembro
Não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade
(1 João 3:18).
“TU ME AMAS?”
Essa foi a pergunta que o Senhor Jesus fez a Pedro depois que este O negou. É a pergunta-chave que acompanha a cada um de nós, mediante a qual o Senhor Jesus quer quebrar o muro do pecado que nos separa de Deus e nos fazer desfrutar do amor do Pai.
No início de nossa jornada cristã, o Senhor Jesus fez essa pergunta. E quando nos afastamos dEle também. Na verdade, Ele nos pergunta isso todos os dias. “Tu me amas hoje, me amas acima de tudo?” O Senhor espera de nós um coração ardente de afeto, de amor sem limites. Quando tudo vai bem, é fácil amar o Senhor Jesus. Mas o que acontece quando os problemas surgem de improviso?
Um cristão que havia sido preso por distribuir bíblias disse: “Valeu a pena sofrer na prisão para que outros conhecessem Jesus”. Esse crente não levava em conta seus interesses pessoais. Pensava no bem espiritual do próximo. Os que amam ao Senhor Jesus genuinamente agem dessa forma.
O nosso amor pelo Senhor é demonstrado em primeiro lugar pela obediência à Sua Palavra. “Se me amais, guardai os meus mandamentos” (João 14:15, 23). Jesus não espera de nossa parte uma simples palavra, mas atos, compromisso e fidelidade para com Ele. Cristãos, o que estamos fazendo de nosso tempo e dinheiro? Como colocamos nossa fé em prática? “Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro” (1 João 4:19).
Que DEUS abençoe a todos.
Não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade
(1 João 3:18).
“TU ME AMAS?”
Essa foi a pergunta que o Senhor Jesus fez a Pedro depois que este O negou. É a pergunta-chave que acompanha a cada um de nós, mediante a qual o Senhor Jesus quer quebrar o muro do pecado que nos separa de Deus e nos fazer desfrutar do amor do Pai.
No início de nossa jornada cristã, o Senhor Jesus fez essa pergunta. E quando nos afastamos dEle também. Na verdade, Ele nos pergunta isso todos os dias. “Tu me amas hoje, me amas acima de tudo?” O Senhor espera de nós um coração ardente de afeto, de amor sem limites. Quando tudo vai bem, é fácil amar o Senhor Jesus. Mas o que acontece quando os problemas surgem de improviso?
Um cristão que havia sido preso por distribuir bíblias disse: “Valeu a pena sofrer na prisão para que outros conhecessem Jesus”. Esse crente não levava em conta seus interesses pessoais. Pensava no bem espiritual do próximo. Os que amam ao Senhor Jesus genuinamente agem dessa forma.
O nosso amor pelo Senhor é demonstrado em primeiro lugar pela obediência à Sua Palavra. “Se me amais, guardai os meus mandamentos” (João 14:15, 23). Jesus não espera de nossa parte uma simples palavra, mas atos, compromisso e fidelidade para com Ele. Cristãos, o que estamos fazendo de nosso tempo e dinheiro? Como colocamos nossa fé em prática? “Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro” (1 João 4:19).
Que DEUS abençoe a todos.
1 Coríntios 3.11
26 de Dezembro
"Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo." 1 Coríntios 3.11
A Bíblia é exclusiva e definitiva. Por isso ninguém pode lançar outra base sobre a qual a alma humana possa se fundamentar para a eternidade.
Jesus Cristo é a base imutável. O prazer e a alegria que o mundo oferece é fútil, porque é mutável e, portanto, passageira. As Sagradas Escrituras ensinam: "Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência."
Jesus Cristo é o fundamento eterno. Ele é o Filho do Deus eterno. A Bíblia diz que Ele nos dá uma salvação que dura para sempre. Jesus diz: "Eu lhes dou a vida eterna."
Jesus Cristo é o fundamento para a reconciliação. Ele lançou a base para a nossa reconciliação com o Deus santo: "...a saber, que Deus estava em Cristo, reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões."
Jesus Cristo é o fundamento seguro e fiel. Onde você encontra segurança? Em lugar nenhum! Ainda que você possua muitas apólices de seguro, sua insegurança, sua inquietação e sua insatisfação não estarão banidas de sua vida. Refugie-se nEle: seguro nos braços de Jesus; seguro no Seu coração!
Que DEUS abençoe a todos.
"Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo." 1 Coríntios 3.11
A Bíblia é exclusiva e definitiva. Por isso ninguém pode lançar outra base sobre a qual a alma humana possa se fundamentar para a eternidade.
Jesus Cristo é a base imutável. O prazer e a alegria que o mundo oferece é fútil, porque é mutável e, portanto, passageira. As Sagradas Escrituras ensinam: "Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência."
Jesus Cristo é o fundamento eterno. Ele é o Filho do Deus eterno. A Bíblia diz que Ele nos dá uma salvação que dura para sempre. Jesus diz: "Eu lhes dou a vida eterna."
Jesus Cristo é o fundamento para a reconciliação. Ele lançou a base para a nossa reconciliação com o Deus santo: "...a saber, que Deus estava em Cristo, reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões."
Jesus Cristo é o fundamento seguro e fiel. Onde você encontra segurança? Em lugar nenhum! Ainda que você possua muitas apólices de seguro, sua insegurança, sua inquietação e sua insatisfação não estarão banidas de sua vida. Refugie-se nEle: seguro nos braços de Jesus; seguro no Seu coração!
Que DEUS abençoe a todos.
Lucas 24:33-36
Segunda-feira 26 Dezembro
E na mesma hora, levantando-se, tornaram para Jerusalém, e acharam congregados os onze, e os que estavam com eles, Os quais diziam: Ressuscitou verdadeiramente o Senhor, e já apareceu a Simão. E eles lhes contaram o que lhes acontecera no caminho, e como deles fora conhecido no partir do pão. E falando eles destas coisas, o mesmo Jesus se apresentou no meio deles, e disse-lhes: Paz seja convosco
(Lucas 24:33-36).
PAZ SEJA CONVOSCO
Com que sentimento se reuniram os onze discípulos e seus amigos nesse primeiro dia da semana! Dois dias antes, o Mestre e Senhor deles havia sido crucificado. Nessa mesma manhã, umas mulheres contaram que anjos lhes anunciaram: “Não está aqui, mas ressuscitou” (Lucas 24:6). As palavras delas lhes pareceram loucura (v. 11). Contudo, Pedro vira no sepulcro os lençóis nos quais envolveram o corpo do Senhor Jesus, e mais tarde o Senhor falara com ele.
Também chegaram outros dois discípulos, maravilhados pelo que tinham acabado de experimentar. Eles também viram o Senhor, que os acompanhou lado a lado. De repente, o próprio o Senhor Jesus apareceu no meio deles, os saudou e deu provas de que não era nenhum espírito ou fantasma. E mais ainda, lhes abriu a mente para entenderem as Escrituras.
A saudação do Senhor vai muito além do sentido habitual e trivial que tem em nossos dias. Em Israel ainda se usa a palavra “shalom” nos cumprimentos. Para nós, crentes, “Paz!” é a palavra-chave da era da graça na qual vivemos. O que nos dá paz em relação ao passado e presente? É o fato do Senhor Jesus ter ressuscitado. E quanto ao futuro, Sua ressurreição nos enche de plena segurança: é o prelúdio da nossa!
Que DEUS abençoe a todos.
E na mesma hora, levantando-se, tornaram para Jerusalém, e acharam congregados os onze, e os que estavam com eles, Os quais diziam: Ressuscitou verdadeiramente o Senhor, e já apareceu a Simão. E eles lhes contaram o que lhes acontecera no caminho, e como deles fora conhecido no partir do pão. E falando eles destas coisas, o mesmo Jesus se apresentou no meio deles, e disse-lhes: Paz seja convosco
(Lucas 24:33-36).
PAZ SEJA CONVOSCO
Com que sentimento se reuniram os onze discípulos e seus amigos nesse primeiro dia da semana! Dois dias antes, o Mestre e Senhor deles havia sido crucificado. Nessa mesma manhã, umas mulheres contaram que anjos lhes anunciaram: “Não está aqui, mas ressuscitou” (Lucas 24:6). As palavras delas lhes pareceram loucura (v. 11). Contudo, Pedro vira no sepulcro os lençóis nos quais envolveram o corpo do Senhor Jesus, e mais tarde o Senhor falara com ele.
Também chegaram outros dois discípulos, maravilhados pelo que tinham acabado de experimentar. Eles também viram o Senhor, que os acompanhou lado a lado. De repente, o próprio o Senhor Jesus apareceu no meio deles, os saudou e deu provas de que não era nenhum espírito ou fantasma. E mais ainda, lhes abriu a mente para entenderem as Escrituras.
A saudação do Senhor vai muito além do sentido habitual e trivial que tem em nossos dias. Em Israel ainda se usa a palavra “shalom” nos cumprimentos. Para nós, crentes, “Paz!” é a palavra-chave da era da graça na qual vivemos. O que nos dá paz em relação ao passado e presente? É o fato do Senhor Jesus ter ressuscitado. E quanto ao futuro, Sua ressurreição nos enche de plena segurança: é o prelúdio da nossa!
Que DEUS abençoe a todos.
Mateus 2.6
25 de Dezembro
"E tu, Belém, terra de Judá, não és de modo algum a menor entre as principais de Judá; porque de ti sairá o Guia que há de apascentar a meu povo, Israel." Mateus 2.6
Enquanto os crentes, os teólogos nas redondezas de Belém e em Jerusalém ficavam discutindo as Escrituras, os sábios do Oriente, que eram gentios possuidores de uma fé singela e pura, foram abençoados pelo maravilhoso cumprimento dessas mesmas Escrituras. Hoje em dia não é diferente: enquanto os cristãos brigam entre si, e os teólogos publicam suas disputas, um pequeno grupo dentro da grande cristandade crê na profecia bíblica já cumprida e crê na Palavra de Deus que está se cumprindo em nossos dias, e assim recebe a bênção de Deus que é sem medida. Esses cristãos, por não crerem apenas na Palavra, mas também em seu cumprimento nos dias de hoje, também recebem a luz que vem de Deus. E é dessas pessoas que o Senhor Jesus diz: "Vós sois a luz do mundo". Que grande tarefa! Por isso, firme-se na Palavra profética, que se cumpre hoje diante dos olhos de todos. Verdadeiramente podemos dizer: "Vimos a sua estrela!" O Rei está a caminho, Ele vem! A festa do Natal é a festa da esperança viva. Aquele que veio uma vez, brevemente voltará!
Que DEUS abençoe a todos.
"E tu, Belém, terra de Judá, não és de modo algum a menor entre as principais de Judá; porque de ti sairá o Guia que há de apascentar a meu povo, Israel." Mateus 2.6
Enquanto os crentes, os teólogos nas redondezas de Belém e em Jerusalém ficavam discutindo as Escrituras, os sábios do Oriente, que eram gentios possuidores de uma fé singela e pura, foram abençoados pelo maravilhoso cumprimento dessas mesmas Escrituras. Hoje em dia não é diferente: enquanto os cristãos brigam entre si, e os teólogos publicam suas disputas, um pequeno grupo dentro da grande cristandade crê na profecia bíblica já cumprida e crê na Palavra de Deus que está se cumprindo em nossos dias, e assim recebe a bênção de Deus que é sem medida. Esses cristãos, por não crerem apenas na Palavra, mas também em seu cumprimento nos dias de hoje, também recebem a luz que vem de Deus. E é dessas pessoas que o Senhor Jesus diz: "Vós sois a luz do mundo". Que grande tarefa! Por isso, firme-se na Palavra profética, que se cumpre hoje diante dos olhos de todos. Verdadeiramente podemos dizer: "Vimos a sua estrela!" O Rei está a caminho, Ele vem! A festa do Natal é a festa da esperança viva. Aquele que veio uma vez, brevemente voltará!
Que DEUS abençoe a todos.
1 Timóteo 3:15; Efésios 1:23
Domingo 25 Dezembro
Casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade.
[A Igreja] é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos
(1 Timóteo 3:15; Efésios 1:23).
O QUE É A IGREJA?
Com relação à Igreja, as opiniões são muitas variadas. Porém, será que podemos falar da “Igreja” quando existem tantas comunidades que usam esse nome? O que a Bíblia diz acerca disso? Biblicamente, a Igreja é uma só. É o conjunto de todos os que crêem em Jesus Cristo. O Espírito Santo nos selou, ou seja, nos marcou para confirmar que pertencemos a Deus, em Cristo. A Escritura utiliza três imagens para falar da Igreja sob o ponto de vista divino. Cada uma enfatiza Sua unidade essencial.
A Casa de Deus. A Igreja é um edifício espiritual, cujo construtor é Cristo. Cada pedra representa um crente. Deus habita nela mediante Seu Espírito e ali recebe reconhecimento e adoração em harmoniosa ordem.
O Corpo de Cristo. A Igreja é um organismo espiritual composto por uma multidão de membros. Cada crente é um membro unido pelo Espírito Santo à Cabeça, que é Cristo glorificado nos céus. Todos os membros dependem uns dos outros para a vida coletiva, o alimento espiritual, o serviço do Senhor, as alegrias e as dificuldades. Cada um tem de permanecer sujeito à Cabeça, a qual coordena todo o Corpo.
A Esposa de Cristo. Esse é o lado afetivo. Cristo deu Sua vida pela Igreja. Ele a ama, a alimenta e a purifica até o momento em que for apresentá-la completa e perfeita a Si mesmo.
Que DEUS abençoe a todos.
Casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade.
[A Igreja] é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos
(1 Timóteo 3:15; Efésios 1:23).
O QUE É A IGREJA?
Com relação à Igreja, as opiniões são muitas variadas. Porém, será que podemos falar da “Igreja” quando existem tantas comunidades que usam esse nome? O que a Bíblia diz acerca disso? Biblicamente, a Igreja é uma só. É o conjunto de todos os que crêem em Jesus Cristo. O Espírito Santo nos selou, ou seja, nos marcou para confirmar que pertencemos a Deus, em Cristo. A Escritura utiliza três imagens para falar da Igreja sob o ponto de vista divino. Cada uma enfatiza Sua unidade essencial.
A Casa de Deus. A Igreja é um edifício espiritual, cujo construtor é Cristo. Cada pedra representa um crente. Deus habita nela mediante Seu Espírito e ali recebe reconhecimento e adoração em harmoniosa ordem.
O Corpo de Cristo. A Igreja é um organismo espiritual composto por uma multidão de membros. Cada crente é um membro unido pelo Espírito Santo à Cabeça, que é Cristo glorificado nos céus. Todos os membros dependem uns dos outros para a vida coletiva, o alimento espiritual, o serviço do Senhor, as alegrias e as dificuldades. Cada um tem de permanecer sujeito à Cabeça, a qual coordena todo o Corpo.
A Esposa de Cristo. Esse é o lado afetivo. Cristo deu Sua vida pela Igreja. Ele a ama, a alimenta e a purifica até o momento em que for apresentá-la completa e perfeita a Si mesmo.
Que DEUS abençoe a todos.
Mateus 2.5
24 de Dezembro
"Em Belém da Judéia, responderam eles, porque assim está escrito por intermédio do profeta." Mateus 2.5
Nesses dias de Natal, tem-se a impressão de que milhões de pessoas crêem firmemente no cumprimento da profecia bíblica que fala da primeira vinda de Jesus. Mas é interessante observar que essas mesmas pessoas têm dificuldades em crer que hoje, em nossos dias, se cumprem profecias feitas por Deus! É verdade que muitos crêem na Palavra de Deus, mas não crêem no seu cumprimento. A História se repete: por ocasião do nascimento de Jesus, os sumo sacerdotes e escribas criam com fidelidade ferrenha na Palavra de Deus e em seu cumprimento, e até a citaram para responder prontamente quando Herodes timidamente lhes perguntou onde Jesus deveria nascer. "Em Belém da Judéia", disseram eles. Mas, por outro lado, se negavam a crer que esta promessa poderia estar se cumprindo bem naquele instante. Um exemplo bem oposto são os sábios do Oriente, que não conheciam as Escrituras, porém viram a luz, e, com toda a certeza em seus corações, seguiram a estrela, e, chegando finalmente em Jerusalém, perguntaram: "Onde está o recém-nascido Rei dos judeus? porque vimos a sua estrela no Oriente." Os crentes daquela época criam nas Escrituras, mas não criam no seu cumprimento; os gentios ignorantes, pelo contrário, tinham a luz, creram nela, seguiram-na e encontraram Jesus! Assim aconteceu na primeira vinda de Jesus, e acontece ainda hoje: "...muitos primeiros serão últimos: e os últimos, primeiros."
Que DEUS abençoe a todos.
"Em Belém da Judéia, responderam eles, porque assim está escrito por intermédio do profeta." Mateus 2.5
Nesses dias de Natal, tem-se a impressão de que milhões de pessoas crêem firmemente no cumprimento da profecia bíblica que fala da primeira vinda de Jesus. Mas é interessante observar que essas mesmas pessoas têm dificuldades em crer que hoje, em nossos dias, se cumprem profecias feitas por Deus! É verdade que muitos crêem na Palavra de Deus, mas não crêem no seu cumprimento. A História se repete: por ocasião do nascimento de Jesus, os sumo sacerdotes e escribas criam com fidelidade ferrenha na Palavra de Deus e em seu cumprimento, e até a citaram para responder prontamente quando Herodes timidamente lhes perguntou onde Jesus deveria nascer. "Em Belém da Judéia", disseram eles. Mas, por outro lado, se negavam a crer que esta promessa poderia estar se cumprindo bem naquele instante. Um exemplo bem oposto são os sábios do Oriente, que não conheciam as Escrituras, porém viram a luz, e, com toda a certeza em seus corações, seguiram a estrela, e, chegando finalmente em Jerusalém, perguntaram: "Onde está o recém-nascido Rei dos judeus? porque vimos a sua estrela no Oriente." Os crentes daquela época criam nas Escrituras, mas não criam no seu cumprimento; os gentios ignorantes, pelo contrário, tinham a luz, creram nela, seguiram-na e encontraram Jesus! Assim aconteceu na primeira vinda de Jesus, e acontece ainda hoje: "...muitos primeiros serão últimos: e os últimos, primeiros."
Que DEUS abençoe a todos.
1 Samuel 6:21 e 7:1
Sábado 24 Dezembro
Enviaram, pois, mensageiros aos habitantes de Quiriate-Jearim, dizendo: Os filisteus remeteram a arca do Senhor; descei, pois, e fazei-a subir para vós. Então, vieram os homens de Quiriate-Jearim, e levaram a arca do Senhor
(1 Samuel 6:21 e 7:1).
MEDITAÇÕES SOBRE O PRIMEIRO LIVRO DE SAMUEL (Leia 1 Samuel 6:14-21; 7:1)
Os habitantes de Bete-Semes tiveram a honra de receber a arca. Mas ousaram abri-la para ver o que havia dentro, e Deus os puniu severamente (Números 4:20). Isso é uma advertência para entregarmos à Pessoa do Senhor Jesus toda a santa reverência que Ele merece. Deus não tolerará nenhuma curiosidade profana em relação a isso.
Infelizmente, após a punição, o povo de Bete-Semes reagiu como os filisteus, desejando também se livrar da arca, santa demais para eles.
Alguns cristãos são como aqueles homens. Em vez de examinar o próprio coração e colocar as coisas em ordem, preferem afastar-se do Senhor. A presença dEle os preocupa. Que miséria!
Mas Deus nos mostra um povo que, ao contrário, ficou feliz em recebê-Lo. Os habitantes de Quiriate-Jearim buscaram a arca e a colocaram na casa de Abinadabe.
Mais uma vez nós nos voltamos ao Senhor Jesus. Uma vez que Seu povo O rejeitou, Ele não tinha onde reclinar a cabeça, mas em uma ocasião “certa mulher, chamada Marta, hospedou-o na sua casa” (Lucas 10:38). Na casa de Abinadabe e na casa de Marta houve alegria e bênção para os anfitriãos e honra para o divino Convidado (Apocalipse 3:20).
Que DEUS abençoe a todos.
Enviaram, pois, mensageiros aos habitantes de Quiriate-Jearim, dizendo: Os filisteus remeteram a arca do Senhor; descei, pois, e fazei-a subir para vós. Então, vieram os homens de Quiriate-Jearim, e levaram a arca do Senhor
(1 Samuel 6:21 e 7:1).
MEDITAÇÕES SOBRE O PRIMEIRO LIVRO DE SAMUEL (Leia 1 Samuel 6:14-21; 7:1)
Os habitantes de Bete-Semes tiveram a honra de receber a arca. Mas ousaram abri-la para ver o que havia dentro, e Deus os puniu severamente (Números 4:20). Isso é uma advertência para entregarmos à Pessoa do Senhor Jesus toda a santa reverência que Ele merece. Deus não tolerará nenhuma curiosidade profana em relação a isso.
Infelizmente, após a punição, o povo de Bete-Semes reagiu como os filisteus, desejando também se livrar da arca, santa demais para eles.
Alguns cristãos são como aqueles homens. Em vez de examinar o próprio coração e colocar as coisas em ordem, preferem afastar-se do Senhor. A presença dEle os preocupa. Que miséria!
Mas Deus nos mostra um povo que, ao contrário, ficou feliz em recebê-Lo. Os habitantes de Quiriate-Jearim buscaram a arca e a colocaram na casa de Abinadabe.
Mais uma vez nós nos voltamos ao Senhor Jesus. Uma vez que Seu povo O rejeitou, Ele não tinha onde reclinar a cabeça, mas em uma ocasião “certa mulher, chamada Marta, hospedou-o na sua casa” (Lucas 10:38). Na casa de Abinadabe e na casa de Marta houve alegria e bênção para os anfitriãos e honra para o divino Convidado (Apocalipse 3:20).
Que DEUS abençoe a todos.
2 Coríntios 9.15
23 de Dezembro
"Graças a Deus pelo seu dom inefável." 2 Coríntios 9.15
Ingratidão para com o Senhor é um grande pecado de omissão! Quantos motivos temos para Lhe agradecer! Mas o maior motivo de gratidão de nossa parte para com Deus é Seu Filho amado, que Ele entregou à morte maldita na cruz. Gratidão para com o Senhor é agradável a Deus, pois está escrito: "Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco." Você já deu graças ao Senhor hoje? A medida de sua gratidão ao Senhor também determina a medida da vitória de Jesus em sua vida. Dar graças é a mais alta expressão de fé: "Não andeis ansiosos de cousa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas diante de Deus as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graça." Mas são poucos os filhos de Deus que têm o hábito de agradecer a Deus e louvá-lO antes de Lhe fazerem seus pedidos e suas súplicas. Agradeça-Lhe em primeiro lugar, de todo o coração, pela salvação. Agradeça-Lhe que Ele o carregou e suportou até hoje. Dê graças por ter se tornado um filho de Deus, agradeça por Ele ter lhe dado o novo nascimento. O Senhor gosta de ouvir isso, e assim você estará fazendo a Sua vontade. Através do agradecimento, o Senhor é honrado, e você fica feliz e interiormente livre para interceder de maneira correta pelos outros diante do trono da graça.
Que DEUS abençoe a todos.
"Graças a Deus pelo seu dom inefável." 2 Coríntios 9.15
Ingratidão para com o Senhor é um grande pecado de omissão! Quantos motivos temos para Lhe agradecer! Mas o maior motivo de gratidão de nossa parte para com Deus é Seu Filho amado, que Ele entregou à morte maldita na cruz. Gratidão para com o Senhor é agradável a Deus, pois está escrito: "Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco." Você já deu graças ao Senhor hoje? A medida de sua gratidão ao Senhor também determina a medida da vitória de Jesus em sua vida. Dar graças é a mais alta expressão de fé: "Não andeis ansiosos de cousa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas diante de Deus as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graça." Mas são poucos os filhos de Deus que têm o hábito de agradecer a Deus e louvá-lO antes de Lhe fazerem seus pedidos e suas súplicas. Agradeça-Lhe em primeiro lugar, de todo o coração, pela salvação. Agradeça-Lhe que Ele o carregou e suportou até hoje. Dê graças por ter se tornado um filho de Deus, agradeça por Ele ter lhe dado o novo nascimento. O Senhor gosta de ouvir isso, e assim você estará fazendo a Sua vontade. Através do agradecimento, o Senhor é honrado, e você fica feliz e interiormente livre para interceder de maneira correta pelos outros diante do trono da graça.
Que DEUS abençoe a todos.
Filipenses 4:6-7
Sexta-feira 23 Dezembro
Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus
(Filipenses 4:6-7).
A PAZ INTERIOR
O rei Herodes acabara de dar ordens para matar Tiago simplesmente pelo fato deste ser cristão (Atos 12:1-19). A multidão apreciava esse tipo de espetáculo, e para obter mais popularidade ainda, Herodes decidiu prender o apóstolo Pedro também. Queria fazer da prisão e talvez da morte dele uma festa no dia seguinte.
Enquanto isso, prendeu a Pedro e mandou que dezesseis soldados o vigiassem. Pedro sabia o que o aguardava: tortura e morte. Poderia ficar inquieto e passar sua última noite em angústia. Mas não! Dormiu tranquilamente. Confiava em Deus, que lhe dava paz. Se deveria sofrer o martírio, sabia que o Senhor o sustentaria e lhe daria forças para glorificá-Lo.
Teríamos a mesma paz de espírito se tivéssemos de enfrentar perseguições? A paz divina está ao alcance de todo o que crê, pois tem sua fonte em Deus, o qual sabe perfeitamente o que nos convém e faz com que todas as coisas cooperem para o bem dos que O amam.
Durante esse tempo, os cristãos da cidade oravam incessantemente por ele. E o Senhor enviou Seu anjo para libertar o prisioneiro, abrindo as pesadas portas do cárcere. Entretanto, uma manifestação ainda mais extraordinária do poder de Deus não seria o fato de Pedro poder dormir tranquilamente naquela noite?
Que DEUS abençoe a todos.
Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus
(Filipenses 4:6-7).
A PAZ INTERIOR
O rei Herodes acabara de dar ordens para matar Tiago simplesmente pelo fato deste ser cristão (Atos 12:1-19). A multidão apreciava esse tipo de espetáculo, e para obter mais popularidade ainda, Herodes decidiu prender o apóstolo Pedro também. Queria fazer da prisão e talvez da morte dele uma festa no dia seguinte.
Enquanto isso, prendeu a Pedro e mandou que dezesseis soldados o vigiassem. Pedro sabia o que o aguardava: tortura e morte. Poderia ficar inquieto e passar sua última noite em angústia. Mas não! Dormiu tranquilamente. Confiava em Deus, que lhe dava paz. Se deveria sofrer o martírio, sabia que o Senhor o sustentaria e lhe daria forças para glorificá-Lo.
Teríamos a mesma paz de espírito se tivéssemos de enfrentar perseguições? A paz divina está ao alcance de todo o que crê, pois tem sua fonte em Deus, o qual sabe perfeitamente o que nos convém e faz com que todas as coisas cooperem para o bem dos que O amam.
Durante esse tempo, os cristãos da cidade oravam incessantemente por ele. E o Senhor enviou Seu anjo para libertar o prisioneiro, abrindo as pesadas portas do cárcere. Entretanto, uma manifestação ainda mais extraordinária do poder de Deus não seria o fato de Pedro poder dormir tranquilamente naquela noite?
Que DEUS abençoe a todos.
Isaías 49.11
22 de Dezembro
"Transformarei as minhas montanhas em caminhos planos; os vales serão aterrados e não haverá mais caminhos perigosos para eles." Isaías 49.11
Qual é a aparência desse caminho? É um caminho preparado, aplanado. Embora você não o veja, assim mesmo você poderá segui-lo com tranqüila certeza. Pois somos conduzidos pelo Senhor mesmo quando não percebemos. Andamos nas obras as quais Deus de antemão preparou para nós. O Senhor enfatiza que Ele mesmo quer aplanar o nosso caminho: "Eu irei adiante de ti, endireitarei os caminhos tortuosos..." Neste momento, surge a pergunta: como está o nosso coração? Está seco e árido? Seu interior parece um deserto onde não cresce mais nada, onde não há o fruto do Espírito, do qual temos tanta necessidade? Ouçamos a Palavra do Senhor para nós: "Não vos lembreis das cousas passadas, nem considereis as antigas. Eis que faço cousa nova, que está saindo à luz; porventura não o percebeis? Eis que porei um caminho no deserto, e rios no êrmo." Que promessa maravilhosa e consoladora! O Senhor se legitima a si mesmo quando volta a repetir em outra passagem da Bíblia: "Assim diz o Senhor, o que outrora preparou um caminho no mar..." Ele quer dar um avivamento em nossa vida! Ele quer abrir um caminho no nosso deserto. Que promessa maravilhosa! Agradeçamos a Deus agora mesmo por isso, dizendo: "Senhor, eu te agradeço! Eu sei que tens muitos meios para me socorrer e que o Teu caminho é o melhor para a minha vida!"
Que DEUS abençoe a todos.
"Transformarei as minhas montanhas em caminhos planos; os vales serão aterrados e não haverá mais caminhos perigosos para eles." Isaías 49.11
Qual é a aparência desse caminho? É um caminho preparado, aplanado. Embora você não o veja, assim mesmo você poderá segui-lo com tranqüila certeza. Pois somos conduzidos pelo Senhor mesmo quando não percebemos. Andamos nas obras as quais Deus de antemão preparou para nós. O Senhor enfatiza que Ele mesmo quer aplanar o nosso caminho: "Eu irei adiante de ti, endireitarei os caminhos tortuosos..." Neste momento, surge a pergunta: como está o nosso coração? Está seco e árido? Seu interior parece um deserto onde não cresce mais nada, onde não há o fruto do Espírito, do qual temos tanta necessidade? Ouçamos a Palavra do Senhor para nós: "Não vos lembreis das cousas passadas, nem considereis as antigas. Eis que faço cousa nova, que está saindo à luz; porventura não o percebeis? Eis que porei um caminho no deserto, e rios no êrmo." Que promessa maravilhosa e consoladora! O Senhor se legitima a si mesmo quando volta a repetir em outra passagem da Bíblia: "Assim diz o Senhor, o que outrora preparou um caminho no mar..." Ele quer dar um avivamento em nossa vida! Ele quer abrir um caminho no nosso deserto. Que promessa maravilhosa! Agradeçamos a Deus agora mesmo por isso, dizendo: "Senhor, eu te agradeço! Eu sei que tens muitos meios para me socorrer e que o Teu caminho é o melhor para a minha vida!"
Que DEUS abençoe a todos.
Salmo 102:7; João 16:32
Quinta-feira 22 Dezembro
Vigio, sou como o pardal solitário no telhado.
Me deixareis só; mas não estou só, porque o Pai está comigo
(Salmo 102:7; João 16:32).
JESUS EXPERIMENTOU A SOLIDÃO
Ele era “como pardal solitário no telhado”. Assim é ilustrada uma das características da personalidade do Senhor Jesus. Amava os homens e andava entre eles, mas exatamente por causa de Sua perfeição, foi incompreendido e rejeitado. Vários versículos demonstram Sua solidão: “E cada um foi para sua casa. Jesus, porém, foi para o Monte das Oliveiras” (João 7:53 e 8:1). “O Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça” (Lucas 9:58). Seu povo não O reconheceu como o Messias prometido (João 1:10-11). Seus próprios discípulos O compreendiam muito pouco.
Nessa solidão o Senhor Jesus vivia próximo de Seu Deus e Pai. “E aquele que me enviou está comigo. O Pai não me tem deixado só, porque eu faço sempre o que lhe agrada” (João 8:29). Contudo, por causa de nossos pecados, os quais expiou, teve de ser desamparado por Deus durante as três horas de total escuridão na cruz. Porém o Senhor Jesus permaneceu perfeito em Seu amor.
Por isso, se tivermos de atravessar a dor e a solidão, pensemos no Senhor Jesus. Ele passou por circunstâncias semelhantes e sabe o que sentimos, porque está vivo e nos ama. Muitos crentes têm experimentado isso. Quando estava na prisão, o apóstolo Paulo escreveu: “Ninguém me assistiu na minha primeira defesa, antes todos me desampararam… Mas o Senhor assistiu-me e fortaleceu-me” (2 Timóteo 4:16-17). Ao confiarmos nEle, passaremos a conhecê-Lo como o nosso Senhor, e a Deus como o nosso Pai que nos ama e jamais nos abandona.
Que DEUS abençoe a todos.
Vigio, sou como o pardal solitário no telhado.
Me deixareis só; mas não estou só, porque o Pai está comigo
(Salmo 102:7; João 16:32).
JESUS EXPERIMENTOU A SOLIDÃO
Ele era “como pardal solitário no telhado”. Assim é ilustrada uma das características da personalidade do Senhor Jesus. Amava os homens e andava entre eles, mas exatamente por causa de Sua perfeição, foi incompreendido e rejeitado. Vários versículos demonstram Sua solidão: “E cada um foi para sua casa. Jesus, porém, foi para o Monte das Oliveiras” (João 7:53 e 8:1). “O Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça” (Lucas 9:58). Seu povo não O reconheceu como o Messias prometido (João 1:10-11). Seus próprios discípulos O compreendiam muito pouco.
Nessa solidão o Senhor Jesus vivia próximo de Seu Deus e Pai. “E aquele que me enviou está comigo. O Pai não me tem deixado só, porque eu faço sempre o que lhe agrada” (João 8:29). Contudo, por causa de nossos pecados, os quais expiou, teve de ser desamparado por Deus durante as três horas de total escuridão na cruz. Porém o Senhor Jesus permaneceu perfeito em Seu amor.
Por isso, se tivermos de atravessar a dor e a solidão, pensemos no Senhor Jesus. Ele passou por circunstâncias semelhantes e sabe o que sentimos, porque está vivo e nos ama. Muitos crentes têm experimentado isso. Quando estava na prisão, o apóstolo Paulo escreveu: “Ninguém me assistiu na minha primeira defesa, antes todos me desampararam… Mas o Senhor assistiu-me e fortaleceu-me” (2 Timóteo 4:16-17). Ao confiarmos nEle, passaremos a conhecê-Lo como o nosso Senhor, e a Deus como o nosso Pai que nos ama e jamais nos abandona.
Que DEUS abençoe a todos.
1 Reis 19.7
21 de Dezembro
"Voltou segunda vez o anjo do Senhor, tocou-o e lhe disse: Levanta-te, e come, porque o caminho te será sobremodo longo." 1 Reis 19.7
Para onde nos conduz o caminho do Senhor? Digo com profunda certeza a você que agora lê estas linhas: o Senhor preparou um "grande caminho" para você. Por isso, volte-se logo para o caminho do Senhor. "Para onde?", você pergunta. Apocalipse 14.4 responde: a ser como os "...seguidores do Cordeiro por onde quer que vá." Já posso lhe adiantar com certeza para onde esse caminho não conduz: ele não leva para onde sua carne quer. Por isso eu lhe peço muito que você reveja o grau de sua disposição em seguir o caminho do Cordeiro para onde quer que Ele for. Pois esse caminho significa a absoluta entrega da própria vontade. O único caminho certo para você é o caminho pelo qual o Senhor já quer conduzi-lo há muito tempo, mas para o qual você ainda não se decidiu. Até hoje o seu caminho sempre partiu do seu próprio "eu". Mas a base de partida do caminho do Senhor é única e exclusivamente o Calvário. Lá Ele espera por você. Você tem de voltar até onde o Cordeiro de Deus crucificado espera por você, ao Calvário. Somente partindo do Calvário você encontrará o caminho do Senhor.
Que DEUS abençoe a todos.
"Voltou segunda vez o anjo do Senhor, tocou-o e lhe disse: Levanta-te, e come, porque o caminho te será sobremodo longo." 1 Reis 19.7
Para onde nos conduz o caminho do Senhor? Digo com profunda certeza a você que agora lê estas linhas: o Senhor preparou um "grande caminho" para você. Por isso, volte-se logo para o caminho do Senhor. "Para onde?", você pergunta. Apocalipse 14.4 responde: a ser como os "...seguidores do Cordeiro por onde quer que vá." Já posso lhe adiantar com certeza para onde esse caminho não conduz: ele não leva para onde sua carne quer. Por isso eu lhe peço muito que você reveja o grau de sua disposição em seguir o caminho do Cordeiro para onde quer que Ele for. Pois esse caminho significa a absoluta entrega da própria vontade. O único caminho certo para você é o caminho pelo qual o Senhor já quer conduzi-lo há muito tempo, mas para o qual você ainda não se decidiu. Até hoje o seu caminho sempre partiu do seu próprio "eu". Mas a base de partida do caminho do Senhor é única e exclusivamente o Calvário. Lá Ele espera por você. Você tem de voltar até onde o Cordeiro de Deus crucificado espera por você, ao Calvário. Somente partindo do Calvário você encontrará o caminho do Senhor.
Que DEUS abençoe a todos.
Tiago 1:14-15
Quarta-feira 21 Dezembro
Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado
(Tiago 1:14-15).
UM ÚLTIMO BALANÇO
O último balanço de nossa vida conterá a soma final de todos os nossos atos, sejam bons ou maus. Deus comparará o valor deles? Alguns pensam assim e acusam o Senhor de não ser justo.
Lembre-se de que nunca é o acusado quem define as regras do julgamento! O Legislador é o próprio Deus e também o grande Juiz. “Há só um legislador” (Tiago 4:12). Daí a importância de conhecer e respeitar Suas leis morais. Ele ditou essas regras e as registrou na Bíblia. Sem exceção, portanto, estamos todos encerrados sob a mesma condenação. Talvez pense que por nunca ter matado ninguém, nem adulterado, nem feito nada “terrível”, por ser uma pessoa honesta e trabalhadora, você está livre da ira de Deus. Mas será que você pode dizer com toda a convicção de que cumpre o primeiro e maior mandamento: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento” (Mateus 22:37)? “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?” (Jeremias 17:9). Deus conhece o nosso coração! Então nem tente se passar por bonzinho, pois os olhos de Deus enxergam o que nós mesmos não vemos.
Para não ser condenado, é necessário que todos os meus pecados sejam expiados. Só existe uma solução: eu me arrepender diante de Deus e receber o Senhor Jesus como meu Salvador. Ele levou todo o peso de minha culpa na cruz. Se eu crer, todo o meu passado é perdoado e sou justificado pelo sangue do Senhor Jesus. E aí, sim, já não existe condenação para mim (Romanos 8:1).
Que DEUS abençoe a todos.
Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado
(Tiago 1:14-15).
UM ÚLTIMO BALANÇO
O último balanço de nossa vida conterá a soma final de todos os nossos atos, sejam bons ou maus. Deus comparará o valor deles? Alguns pensam assim e acusam o Senhor de não ser justo.
Lembre-se de que nunca é o acusado quem define as regras do julgamento! O Legislador é o próprio Deus e também o grande Juiz. “Há só um legislador” (Tiago 4:12). Daí a importância de conhecer e respeitar Suas leis morais. Ele ditou essas regras e as registrou na Bíblia. Sem exceção, portanto, estamos todos encerrados sob a mesma condenação. Talvez pense que por nunca ter matado ninguém, nem adulterado, nem feito nada “terrível”, por ser uma pessoa honesta e trabalhadora, você está livre da ira de Deus. Mas será que você pode dizer com toda a convicção de que cumpre o primeiro e maior mandamento: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento” (Mateus 22:37)? “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?” (Jeremias 17:9). Deus conhece o nosso coração! Então nem tente se passar por bonzinho, pois os olhos de Deus enxergam o que nós mesmos não vemos.
Para não ser condenado, é necessário que todos os meus pecados sejam expiados. Só existe uma solução: eu me arrepender diante de Deus e receber o Senhor Jesus como meu Salvador. Ele levou todo o peso de minha culpa na cruz. Se eu crer, todo o meu passado é perdoado e sou justificado pelo sangue do Senhor Jesus. E aí, sim, já não existe condenação para mim (Romanos 8:1).
Que DEUS abençoe a todos.
Salmo 139:1 e 23
Terça-feira 20 Dezembro
Senhor, tu me sondaste, e me conheces… Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos
(Salmo 139:1 e 23).
MEDITEMOS NO SALMO 139
Deus conhece a fundo todo o que nos diz respeito. Tal pensamento é insuportável para quem não tem paz com Deus. Como escapar desse olhar penetrante? “Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face?” (v. 7). Dia e noite, em cima e embaixo, “nas extremidades do mar”, em todas as partes, a mesma presença invisível nos cerca. Para não pensar nisso, se pode multiplicar as atividades, os argumentos, as viagens, distrações, sem, contudo, apaziguar a consciência.
Porém, sob essa indescritível luz, aquele que se inclina diante da grandeza de Deus percebe que sua existência é obra do Criador: “Maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem” (v. 14). Então reconhece sua própria insignificância, escuta a Palavra de Deus e admira os pensamentos divinos. A formação do corpo no ventre materno nos surpreende, quanto mais o nascimento da alma na nova vida recebida por graça e fé! O que fugia dos olhos divinos agora se aproxima de Deus.
Ao invés de temer ser sondado por Deus, aquele que crê pede para que Deus o esquadrinhe, a fim de que nada possa alterar a paz e a alegria de ter comunhão com o Salvador. “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração” (v. 23). Viver na luz é a doce liberdade dos filhos de Deus. Não ter nada a esconder nem a temer; que fantástico!
Que DEUS abençoe a todos.
Senhor, tu me sondaste, e me conheces… Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos
(Salmo 139:1 e 23).
MEDITEMOS NO SALMO 139
Deus conhece a fundo todo o que nos diz respeito. Tal pensamento é insuportável para quem não tem paz com Deus. Como escapar desse olhar penetrante? “Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face?” (v. 7). Dia e noite, em cima e embaixo, “nas extremidades do mar”, em todas as partes, a mesma presença invisível nos cerca. Para não pensar nisso, se pode multiplicar as atividades, os argumentos, as viagens, distrações, sem, contudo, apaziguar a consciência.
Porém, sob essa indescritível luz, aquele que se inclina diante da grandeza de Deus percebe que sua existência é obra do Criador: “Maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem” (v. 14). Então reconhece sua própria insignificância, escuta a Palavra de Deus e admira os pensamentos divinos. A formação do corpo no ventre materno nos surpreende, quanto mais o nascimento da alma na nova vida recebida por graça e fé! O que fugia dos olhos divinos agora se aproxima de Deus.
Ao invés de temer ser sondado por Deus, aquele que crê pede para que Deus o esquadrinhe, a fim de que nada possa alterar a paz e a alegria de ter comunhão com o Salvador. “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração” (v. 23). Viver na luz é a doce liberdade dos filhos de Deus. Não ter nada a esconder nem a temer; que fantástico!
Que DEUS abençoe a todos.
Salmo 25.4-5
20 de Dezembro
"Faze-me, Senhor, conhecer os teus caminhos, ensina-me as tuas veredas. Guia-me na tua verdade e ensina-me, pois tu és o Deus da minha salvação, em quem espero todo o dia." Salmo 25.4-5
Aqui temos a oração tão necessária para obter a direção correta. Por que tão necessária? Porque somente os caminhos de Deus são perfeitos, e por isso somente o Seu caminho é um caminho abençoado para você. Entre os caminhos de Deus e os nossos caminhos há um profundo abismo. As Escrituras deixam bem claro para onde nos conduzem os nossos próprios caminhos: "Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte." Por isso é muito trágico quando a vida de uma pessoa é descrita da seguinte maneira: "...cada um se desviava pelo caminho." Mas como é o caminho de Deus para você? A resposta está no Salmo 77.13: "O teu caminho, ó Deus, é de santidade." Mas é justamente por ser um caminho de santidade que tão poucos encontram esse maravilhoso caminho: "...apertado é o caminho que conduz para a vida." Nesse caminho santo e estreito, a velha natureza não tem mais espaço. A ênfase em "santo" e "estreito" mostra também a singularidade do caminho de Deus para você. Não existe outro caminho – e nesse caminho só há lugar para duas pessoas: para o Cordeiro e para você.
Que DEUS abençoe a todos.
"Faze-me, Senhor, conhecer os teus caminhos, ensina-me as tuas veredas. Guia-me na tua verdade e ensina-me, pois tu és o Deus da minha salvação, em quem espero todo o dia." Salmo 25.4-5
Aqui temos a oração tão necessária para obter a direção correta. Por que tão necessária? Porque somente os caminhos de Deus são perfeitos, e por isso somente o Seu caminho é um caminho abençoado para você. Entre os caminhos de Deus e os nossos caminhos há um profundo abismo. As Escrituras deixam bem claro para onde nos conduzem os nossos próprios caminhos: "Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte." Por isso é muito trágico quando a vida de uma pessoa é descrita da seguinte maneira: "...cada um se desviava pelo caminho." Mas como é o caminho de Deus para você? A resposta está no Salmo 77.13: "O teu caminho, ó Deus, é de santidade." Mas é justamente por ser um caminho de santidade que tão poucos encontram esse maravilhoso caminho: "...apertado é o caminho que conduz para a vida." Nesse caminho santo e estreito, a velha natureza não tem mais espaço. A ênfase em "santo" e "estreito" mostra também a singularidade do caminho de Deus para você. Não existe outro caminho – e nesse caminho só há lugar para duas pessoas: para o Cordeiro e para você.
Que DEUS abençoe a todos.
Assinar:
Postagens (Atom)