quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Filipenses 3.20

20 de Janeiro

"Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo." (Filipenses 3.20)

A Bíblia parte do princípio de que nós, os que cremos no Senhor Jesus Cristo, já temos o céu mesmo estando ainda na terra. Não precisamos mais lutar para conseguir o céu; podemos viver a partir da certeza de que já temos uma pátria celestial. Mas como é que isso pode ser realizado aqui na terra? A resposta lemos em Colossenses 2.6: "Ora, como recebestes a Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nele." Posso estar em Cristo e Ele estar em mim. É dessa maneira que eu ando nEle. Este é o andar nos céus. Jesus subiu aos céus com Seu corpo glorificado, onde agora está assentado à direita de Deus. Mas, ao mesmo tempo, Ele está na terra, só que em sentido inverso do nosso. Enquanto Ele se assenta ao lado do Pai literalmente, Ele habita em nossos corações pelo Espírito Santo, como diz Efésios 3.17: "...e assim habite Cristo nos vossos corações, pela fé." Assim conseguimos entender esse maravilhoso intercâmbio: enquanto que, com nosso corpo, ainda andamos sobre a terra, nosso espírito já está no céu. A conseqüência irrefutável é mencionada em 1 João 2.6: "...aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou."

Que DEUS abençoe a todos.

Lucas 8:8,15

Quinta-feira 20 Janeiro

E outra caiu em boa terra, e, nascida, produziu fruto, a cento por um… E a que caiu em boa terra, esses são os que, ouvindo a palavra, a conservam num coração honesto e bom, e dão fruto com perseverança

(Lucas 8:8,15)

A SEMENTE NA TERRA BOA (4)
O bom solo não foi pisoteado; não há camada rochosa embaixo da terra, nem proliferam as ervas daninhas. Qual é a explicação para tal fenômeno? Não há um bom solo sem uma preparação adequada. Foi necessário aragem!

Quem fez o tratamento espiritual necessário antes que Palavra pudesse ser recebida? Em primeiro lugar, o Espírito Santo. Assim como Ele prepara a alma de uma pessoa não convertida, Ele também produz nos crentes a energia para que recebam a Palavra de Deus em seu coração.

Porém, nós também somos responsáveis pelo adequado preparo de nosso próprio coração. Temos de ser genuinamente sinceros em primeiro lugar. Temos de remover todas as formas de injustiça de nosso proceder, em especial a hipocrisia e o auto-engano. Esses são tremendos obstáculos para que a Palavra penetre em nós.

Além disso, nosso coração tem de ser “bom”. Se estivermos envolvidos com atividades inúteis, desnecessárias ou más, ficaremos surdos à Palavra de Deus.

Por fim, temos de “guardar” a Palavra e não permitir que os pássaros (os demônios) a impeça de fincar raízes. Mesmo quando não entendermos algo, podemos seguir o exemplo de Maria, a qual “guardava todas estas coisas, conferindo-as em seu coração” (Lucas 2:19). É nesse solo que os frutos vicejam – frutos permanentes por toda a eternidade!

Que DEUS abençoe a todos.

Josué 11:12-23

Josué 11:12-23

12 E Josué tomou todas as cidades destes reis, e todos os seus reis, e os feriu ao fio da espada, destruindo-os totalmente, como ordenara Moisés servo do Senhor.
13 Tão-somente não queimaram os israelitas as cidades que estavam sobre os seus outeiros; a não ser Hazor, a qual Josué queimou.
14 E todos os despojos destas cidades, e o gado, os filhos de Israel tomaram para si; tão-somente a todos os homens feriram ao fio da espada, até que os destruíram; nada do que tinha fôlego deixaram com vida.
15 Como ordenara o Senhor a Moisés, seu servo, assim Moisés ordenou a Josué; e assim Josué o fez; nem uma só palavra tirou de tudo o que o Senhor ordenara a Moisés.
16 Assim Josué tomou toda aquela terra, as montanhas, e todo o sul, e toda a terra de Gósen, e as planícies, e as campinas, e as montanhas de Israel, e as suas planícies.
17 Desde o monte Halaque, que sobe a Seir, até Baal-Gade, no vale do Líbano, ao pé do monte de Hermom; também tomou todos os seus reis, e os feriu e os matou.
18 Por muito tempo Josué fez guerra contra todos estes reis.
19 Não houve cidade que fizesse paz com os filhos de Israel, senão os heveus, moradores de Gibeom; por guerra as tomaram todas.
20 Porquanto do Senhor vinha o endurecimento de seus corações, para sairem à guerra contra Israel, para que fossem totalmente destruídos e não achassem piedade alguma; mas para os destruir a todos como o Senhor tinha ordenado a Moisés.
21 Naquele tempo veio Josué, e extirpou os anaquins das montanhas de Hebrom, de Debir, de Anabe e de todas as montanhas de Judá e de todas as montanhas de Israel; Josué os destruiu totalmente com as suas cidades.
22 Nenhum dos anaquins foi deixado na terra dos filhos de Israel; somente ficaram alguns em Gaza, em Gate, e em Asdode.
23 Assim Josué tomou toda esta terra, conforme a tudo o que o Senhor tinha dito a Moisés; e Josué a deu em herança aos filhos de Israel, conforme as suas divisões, segundo as suas tribos; e a terra descansou da guerra.


Josué 11:12-23
Os inimigos que Israel acabara de enfrentar e vencer representam os que travam guerra contra os cristãos, ou seja, Satanás e seus anjos. Nossa guerra é principalmente “contra principados… contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes” (Efésios 6:12). Muitas pessoas acreditam que o diabo e os demônios já estão no inferno. Mas a Bíblia deixa bem claro que Satanás ainda está no céu e move-se pela terra para destruir a humanidade (Jó 1:6-7). Se realmente crermos, o inimigo não poderá roubar nossa salvação (João 10:28). Por outro lado, ele guerreia contra nós na tentativa de evitar que desfrutemos nossas bênçãos celestiais. Ele se esforça para nos arrancar do território que é nosso por direito devido a vitórias conquistadas anteriormente. Essa é a razão pela qual no mesmo capítulo 6 de Efésios somos chamados não apenas para lutar e vencer, mas, sobretudo, para permanecer firmes. A Palavra nos supre com um invencível arsenal contra os esforços do inimigo. Ela nos faz saber que nem principados, nem poderes são capazes de nos separar do amor de Deus, mas que “em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou” (Romanos 8:37-39).

Que DEUS abençoe a todos.

Lucas 8:7

Quarta-feira 19 Janeiro

E outra caiu entre espinhos e crescendo com ela os espinhos, a sufocaram

(Lucas 8:7).

A SEMENTE ENTRE ESPINHOS (3)
Após nos advertir sobre não endurecermos o coração para a Palavra de Deus e nem recebê-la superficialmente, o Senhor nos mostra hoje como as influências mundanas e materiais podem abafar a mensagem divina. A boa semente e a semente dos espinhos crescem bem próximas uma da outra. Mas quem cresce mais rápido: as plantas úteis ou as ervas daninhas? Infelizmente, as daninhas.

Essa situação é reproduzida em nosso coração. Estamos ocupados com tantas coisas aparentemente importantes e benéficas que não há lugar para o mais essencial: a Palavra de Deus. O Senhor Jesus nos deu vários exemplos disso: cuidados desta vida, riquezas e prazeres.

Cuidados. Como Marta, estamos ansiosos e afadigados com muitas coisas (Lucas 10:41). Nossos pensamentos estão constantemente direcionados ao trabalho e a tudo o que nos interessa. Precisamos distinguir entre estarmos ocupados com nossas tarefas e estarmos ocupados de nossas tarefas!

Riquezas. Aqui também precisamos distinguir entre fazer provisões sábias e lutar por grandes coisas. Uma vez que sejamos subjugados pelo desejo de ajuntar riquezas, jamais ficaremos satisfeitos. Iremos querer cada vez mais e mais.

Prazeres. Nossa necessidade natural de relaxamento pode descambar para a busca desmesurada de prazer. Com o que temos nos ocupado durante nosso tempo livre?

Em cada caso acima não há lugar para a Palavra de Deus em nosso coração. Podemos até ouvi-la e meditar nela por um instante, porém nunca teremos a energia nem o desejo sincero de praticá-la!

Que DEUS abençoe a todos.

João 16.22-23

19 de Janeiro

"Assim também agora vós tendes tristeza, mas outra vez vos verei; o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria ninguém poderá tirar. Naquele dia nada me perguntareis." (João 16.22-23)

Por que não recebemos resposta de certas perguntas que fazemos em oração? Porque Deus nos ama, porque tem grandes planos para cada um de nós e porque Ele quer fazer coisas grandiosas através de nós, assim como Ele fez através de Jesus. Devemos ter a coragem de dar glória a Deus quando Ele silencia. É nessas horas que deveríamos nos agarrar com mais firmeza na convicção de que quando Deus se cala é porque Ele nos ama! Não importa que não consigamos entender o Seu amor. Um dia vamos entendê-lo. Quando vermos a Jesus como Ele é, todas as nossas perguntas e questionamentos estarão satisfeitos. Quando O vermos como Ele é, cobriremos nosso rosto com as mãos e nos prostraremos diante dEle em adoração, dizendo: "" Senhor, eu nem imaginava que Tu eras tão bom para comigo! Perdoa meus questionamentos rebeldes e minhas súplicas insistentes." Aquilo que o Senhor Jesus disse realmente se cumprirá: "Naquele dia nada me perguntareis." Dobre seus joelhos e não fique perguntando por que e para quê. Certas perguntas você nunca poderá responder a fundo, pois a resposta se encontra guardada no amor insondável e especial do Senhor para com você.

Que DEUS abençoe a todos.

Josué 11:1-11

Josué 11:1-11

1 SUCEDEU depois disto que, ouvindo-o Jabim, rei de Hazor, enviou mensageiros a Jobabe, rei de Madom, e ao rei de Sinrom, e ao rei de Acsafe;
2 E aos reis, que estavam ao norte, nas montanhas, e na campina para o sul de Quinerete, e nas planícies, e nas elevações de Dor, do lado do mar;
3 Ao cananeu do oriente e do ocidente; e ao amorreu, e ao heteu, e ao perizeu, e ao jebuseu nas montanhas; e ao heveu ao pé de Hermom, na terra de Mizpá.
4 Saíram pois estes, e todos os seus exércitos com eles, muito povo, em multidão como a areia que está na praia do mar; e muitíssimos cavalos e carros.
5 Todos estes reis se ajuntaram, e vieram e se acamparam junto às águas de Merom, para pelejarem contra Israel.
6 E disse o Senhor a Josué: Não temas diante deles; porque amanhã, a esta mesma hora, eu os darei todos feridos diante dos filhos de Israel; os seus cavalos jarretarás, e os seus carros queimarás a fogo.
7 E Josué, e todos os homens de guerra com ele, veio apressadamente sobre eles às águas de Merom, e atacou-os de repente.
8 E o Senhor os deu nas mãos de Israel; e eles os feriram, e os perseguiram até à grande Sidom, e até Misrefote-Maim, e até ao vale de Mizpá ao oriente; feriram até não lhes deixarem nenhum.
9 E fez-lhes Josué como o Senhor lhe dissera; os seus cavalos jarretou, e os seus carros queimou a fogo.
10 E naquele mesmo tempo voltou Josué, e tomou a Hazor, e feriu à espada ao seu rei; porquanto Hazor antes era a cabeça de todos estes reinos.
11 E a todos os que nela estavam, feriram ao fio da espada, e totalmente os destruíram; nada restou do que tinha fôlego, e a Hazor queimou a fogo.


Josué 11:1-11
No capítulo 10, a aliança dos reis do sul foi despedaçada em Gibeão. Agora no norte, Jabim, rei de Hazor, reúne grande companhia para guerrear contra Israel. “Todos estes reis se ajuntaram” (v. 5). Falando sobre um tempo futuro, o Salmo 2 anuncia: “Os reis da terra se levantam, e os príncipes conspiram contra o SENHOR e contra o seu Ungido”.

O que o Senhor diz a Josué? “Não temas diante deles, porque amanhã, a esta mesma hora, já os terás traspassado diante dos filhos de Israel” (v. 6). E a vitória foi seguida por uma matança da qual ninguém escapou. É difícil para nós entendermos estes terríveis julgamentos. Não somos discípulos de um Mestre que nos exorta: “Amai os vossos inimigos, fazei o bem aos que vos odeiam” (Lucas 6:27)? Não somos filhos de um Pai que nos diz: “Se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber” (Romanos 12:20)? Porém, se há um tempo para graça (nosso tempo), haverá um tempo para a ira. Ela virá sobre os que rejeitaram a graça. O julgamento dos cananeus, após séculos de paciência divina, ilustra isso de maneira solene.

Que DEUS abençoe a todos.

Lucas 8:6

Terça-feira 18 Janeiro

E outra caiu sobre pedra e, nascida, secou-se, pois que não tinha umidade

(Lucas 8:6).

A SEMENTE NA ROCHA (2)
Já lemos que algumas sementes caíram à beira do caminho e foram imediatamente devoradas pelos pássaros. Isso significa que, se não estivermos preparados e dispostos a obedecer a Palavra de Deus quando a ouvimos, logo iremos nos esquecer dela.

Hoje um outro perigo nos confronta. Agora recebemos a Palavra, às vezes até com alegria. No entanto, ela não penetra fundo em nosso coração e consciência. Uma rocha é bem mais dura que um caminho batido, mas isso não é tão fácil de reconhecer, pois existe uma fina cobertura de terra sobre a rocha. Nesse solo falta profundidade.

Um indivíduo pode ser superficial, enquanto outro pode ser hipócrita. Isso acontece inclusive com os crentes. Podemos ser afetados emocional ou intelectualmente por certas passagens da Bíblia. Algumas pessoas se interessam verdadeiramente pela harmonia do cânon sagrado ou pela profecia. Outros gostam de ler as experiências dos personagens da Bíblia.

Não importa quão boas tais coisas sejam, se não aplicarmos a Palavra de Deus à nossa vida pessoal, não iremos nos beneficiar delas nem daremos frutos para Deus. Além disso, temos de permitir que toda a Palavra toque nossa consciência. Não podemos escolher o que mais nos agrada como fazemos em uma feira. Assim Deus estará de fato conosco, e os efeitos de Sua Palavra não desaparecerão quando formos submetidos às provas. “Num alto e santo lugar habito; como também com o contrito e abatido de espírito (Isaías 57:15). “Mas para esse olharei, para o pobre e abatido de espírito, e que treme da minha palavra” (Isaías 66:2).

Que DEUS abençoe a todos.

Tito 3.9

18 de Janeiro

"Evita discussões insensatas, genealogias, e contendas, e debates sobre a lei; porque não têm utilidade e são fúteis." (Tito 3.9)

Existem os que duvidam de tudo e existem aqueles que procuram a verdade. Há filhos de Deus que não conseguem entender certas questões angustiantes e não encontram resposta para elas. Tenho certeza de que entre os meus leitores há aqueles que já clamaram muitas vezes: ""! Senhor, por que justamente eu?" E Deus se cala! Mas por que Ele não lhe responde? Porque Ele ama você! Pois está escrito: "...calar-se-á por seu amor." (ERC). O Filho de Deus bradou na cruz: "Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?" Mas Deus se calou. Por que Ele se calou? Não era Seu Filho amado que se encontrava naquela cruz, padecendo debaixo do pesado fardo de pecados do mundo todo? Mas Deus nada respondeu. Por quê? Por amor a você e a mim! O autor de Cantares exclama: "...o amor é forte como a morte." Deus amou tanto a Seu Filho que chegou a bradar do céu: "Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo: a ele ouvi!" Jesus Cristo teve de experimentar o distanciamento de Deus por amor a você e a mim, e quando Jesus clamou ao Pai, Deus se calou. Por quê? Repito mais uma vez: porque Ele muito lhe amou! Esse amor foi mais forte que a morte de Seu Filho.

Que DEUS abençoe a todos.

Josué 10:28-43

Josué 10:28-43

28 E naquele mesmo dia tomou Josué a Maquedá, e feriu-a a fio de espada, bem como ao seu rei; totalmente a destruiu com todos que nela havia, sem nada deixar; e fez ao rei de Maquedá como fizera ao rei de Jericó.
29 Então Josué e todo o Israel com ele, passou de Maquedá a Libna e pelejou contra ela.
30 E também o Senhor a deu na mão de Israel, a ela e a seu rei, e a feriu a fio de espada, a ela e a todos que nela estavam; sem nada deixar; e fez ao seu rei como fizera ao rei de Jericó.
31 Então Josué, e todo o Israel com ele, passou de Libna a Laquis; e a sitiou, e pelejou contra ela;
32 E o Senhor deu a Laquis nas mãos de Israel, e tomou-a no dia seguinte e a feriu a fio de espada, a ela e a todos os que nela estavam, conforme a tudo o que fizera a Libna.
33 Então Horão, rei de Gezer, subiu a ajudar a Laquis, porém Josué o feriu, a ele e ao seu povo, até não lhe deixar nem sequer um.
34 E Josué, e todo o Israel com ele, passou de Laquis a Eglom, e a sitiaram, e pelejaram contra ela.
35 E no mesmo dia a tomaram, e a feriram a fio de espada; e a todos os que nela estavam, destruiu totalmente no mesmo dia, conforme a tudo o que fizera a Laquis.
36 Depois Josué, e todo o Israel com ele, subiu de Eglom a Hebrom, e pelejaram contra ela.
37 E a tomaram, e a feriram ao fio de espada, assim ao seu rei como a todas as suas cidades; e a todos os que nelas estavam, a ninguém deixou com vida, conforme a tudo o que fizera a Eglom; e a destruiu totalmente, a ela e a todos os que nela estavam.
38 Então Josué, e todo o Israel com ele, tornou a Debir, e pelejou contra ela.
39 E tomou-a com o seu rei, e a todas as suas cidades e as feriu a fio de espada, e a todos os que nelas estavam destruiu totalmente; nada deixou; como fizera a Hebrom, assim fez a Debir e ao seu rei, e como fizera a Libna e ao seu rei.
40 Assim feriu Josué toda aquela terra, as montanhas, o sul, e as campinas, e as descidas das águas, e a todos os seus reis; nada deixou; mas tudo o que tinha fôlego destruiu, como ordenara o Senhor Deus de Israel.
41 E Josué os feriu desde Cades-Barnéia, até Gaza, como também toda a terra de Gósen, e até Gibeom.
42 E de uma vez tomou Josué todos estes reis, e as suas terras; porquanto o Senhor Deus de Israel pelejava por Israel.
43 Então Josué, e todo o Israel com ele, voltou ao arraial em Gilgal.


Josué 10:28-43
Essas imponentes cidades, “grandes e fortificadas até aos céus” (Deuteronômio 1:28), caem uma após a outra. Seus reis, gigantes e todos os seus moradores são irresistivelmente destruídos por “Josué e todo Israel”. Note a constante repetição da última expressão. Isso nos lembra do indissolúvel laço que existe entre Cristo e o Seu povo. Devido a esse vínculo, sabemos que nossos inimigos também são, antes de tudo, inimigos do Senhor. Ninguém pode atacar-me sem se envolver com o meu Líder. A vitória será sempre minha se eu permitir que Ele vá adiante de mim. Pelo contrário, sem Ele a batalha está perdida. É por essa razão que o Inimigo tenta quebrar esse vínculo, ou comunhão, com o Salvador. Ele sabe que, sem o Senhor, nada podemos fazer (João 15:5). Que triunfo é relatado nessas páginas! Que no histórico de nossa vida cristã conste uma lista semelhante de vitórias ganhas em segredo com o Senhor! Vitória da verdade e da pureza sobre as tentações humanas… Jovens, vocês estão particularmente envolvidos em uma intensa batalha. Vocês estão entre aqueles a quem o apóstolo João escreveu: “Jovens, eu vos escrevo, porque tendes vencido o Maligno” (1 João 1:23).

Que DEUS abençoe a todos.

Lucas 8:5

Segunda-feira 17 Janeiro

Um semeador saiu a semear a sua semente e, quando semeava, caiu alguma junto do caminho, e foi pisada, e as aves do céu a comeram

(Lucas 8:5).

A SEMENTE À BEIRA DO CAMINHO (1)
O semeador semeou a Palavra de Deus para os filhos de Deus, possivelmente várias vezes ao dia. Sempre que lemos ou ouvimos algo da Bíblia, essa semente está destinada a dar fruto. No entanto, ela tem de penetrar em nosso coração, “porque dele procedem as fontes da vida” (Provérbios 4:23). É no coração que tomamos decisões, e é onde a vontade é formada. De fato, é no coração onde determinamos se daremos fruto ou não.

A semente em si mesma é boa, pois “a palavra de Deus é viva e eficaz” (Hebreus 4:12). Portanto, se não produzimos frutos, a causa está no estado do solo de nosso coração. Será que ele está tão endurecido que se tornou impermeável à Palavra de Deus?

O que pode torná-lo duro? São as coisas más que nos cercam e nos contaminam diariamente? É a rotina cotidiana? Ou ficamos endurecidos exatamente por ouvir tanto a Palavra que acabamos como os israelitas no deserto, enojados do maná (Números 11:6; 21:5)? Será que a leitura da Bíblia se transformou em uma tarefa tediosa que fazemos somente para acalmar a consciência? Quantas vezes temos sido admoestados pela Palavra, e simplesmente a ignoramos! Ou talvez a aceitemos apenas por um momento, mas depois permitimos que o diabo venha e arrebate a mensagem.

Muitos não desejam ouvir. Como isso deve entristecer o Semeador, o Senhor Jesus, que age por meio de Seu Espírito!

Que DEUS abençoe a todos.

1 Tessalonicenses 5.23

17 de Janeiro

"O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo." (1 Tessalonicenses 5.23)

A santificação do filho de Deus é tão importante ao ponto de o próprio Deus triuno se empenhar por ela. No que diz respeito a Deus, o Pai, em 1 Tessalonicenses está escrito: "Pois esta é a vontade de Deus, a vossa santificação..." Portanto, quem rejeita a santificação, está resistindo à vontade de Deus, e entra em crise. Santificação também é um impulso do Espírito Santo, pois Romanos 1.4 diz: "...segundo o espírito de santidade." E o Filho, Jesus Cristo, abriu para nós o caminho da santificação quando pediu na oração sacerdotal: "E a favor deles eu me santifico a mim mesmo, para que eles também sejam santificados na verdade." Como a santificação deve ser importante e decisiva para um cristão, se Deus – o Pai, Deus – o Filho, e Deus – o Espírito Santo se empenham por ela! É isso o que Pedro quer dizer quando fala: "...eleitos, segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e a aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas!"

Que DEUS abençoe a todos.

Josué 10:12-27

Josué 10:12-27

12 Então Josué falou ao Senhor, no dia em que o Senhor deu os amorreus nas mãos dos filhos de Israel, e disse na presença dos israelitas: Sol, detem-te em Gibeom, e tu, lua, no vale de Ajalom.
13 E o sol se deteve, e a lua parou, até que o povo se vingou de seus inimigos. Isto não está escrito no livro de Jasher? O sol, pois, se deteve no meio do céu, e não se apressou a pôr-se, quase um dia inteiro.
14 E não houve dia semelhante a este, nem antes nem depois dele, ouvindo o Senhor assim a voz de um homem; porque o Senhor pelejava por Israel.
15 E voltou Josué, e todo o Israel com ele, ao arraial, em Gilgal.
16 Aqueles cinco reis, porém, fugiram, e se esconderam numa cova em Maquedá.
17 E foi anunciado a Josué, dizendo: Acharam-se os cinco reis escondidos numa cova em Maquedá.
18 Disse, pois, Josué: Arrastai grandes pedras à boca da cova, e ponde sobre ela homens que os guardem;
19 Porém vós não vos detenhais; persegui os vossos inimigos, e atacai os que vão ficando atrás; não os deixeis entrar nas suas cidades, porque o Senhor vosso Deus já vo-los deu na vossa mão.
20 E sucedeu que, acabando Josué e os filhos de Israel de os ferir com grande matança, até consumi-los, e os que ficaram deles se retiraram às cidades fortificadas,
21 Todo o povo voltou em paz a Josué, ao arraial em Maquedá; não havendo ninguém que movesse a sua língua contra os filhos de Israel.
22 Depois disse Josué: Abri a boca da cova, e trazei-me para fora aqueles cinco reis.
23 Fizeram, pois, assim, e trouxeram-lhe aqueles cinco reis para fora da cova: o rei de Jerusalém, o rei de Hebrom, o rei de Jarmute, o rei de Laquis e o rei de Eglom.
24 E sucedeu que, trazendo aqueles reis a Josué, este chamou todos os homens de Israel, e disse aos capitães dos homens de guerra, que foram com ele: Chegai, ponde os vossos pés sobre os pescoços destes reis. E chegaram, e puseram os seus pés sobre os pescoços deles.
25 Então Josué lhes disse: Não temais, nem vos espanteis; esforçai-vos e animai-vos; porque assim o fará o Senhor a todos os vossos inimigos, contra os quais pelejardes.
26 E, depois disto, Josué os feriu, e os matou, e os enforcou em cinco madeiros; e ficaram enforcados nos madeiros até à tarde.
27 E sucedeu que, ao pôr do sol, deu Josué ordem que os tirassem dos madeiros; e lançaram-nos na cova onde se esconderam; e puseram grandes pedras à boca da cova, que ainda ali estão até o dia de hoje.


Josué 10:12-27
Atendendo à oração de Josué, o Senhor parou o sol e lua por quase um dia inteiro. Dessa forma Ele demonstrou àquelas nações pagãs quem é o Deus que luta por Israel. Ao mesmo tempo, deixou claro para Seu povo o quão longe Ele pode ir para responder a uma oração (Marcos 9:23). Mas será que não é um milagre muito maior o fato de Deus ter prolongado o dia de Sua graça por mais de dois mil anos? O objetivo é a conversão dos pecadores, e não o julgamento e a vingança como neste episódio. Ele demonstra paciência para com o mundo (talvez para com você também?) e “faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos” (Mateus 5:45). Isso parece tão natural para todos, mas ao surgir de cada novo dia meditemos na imensa paciência divina.

Quando o sol não se pôs, os inimigos fugiram da luz e buscaram um local escuro para tentar esconder-se (v. 16; João 3:19-21; Apocalipse 6:15-17). Mas a vitória foi conquistada e os cinco reis foram tirados da cova. “Chegai, ponde o pé sobre o pescoço destes reis” (v. 24). Isso aconteceu para demonstrar a vitória deles e antecipar o momento em que o Deus da paz irá esmagar Satanás debaixo de nossos pés (Romanos 16:20; Salmo 110:1).

Que DEUS abençoe a todos.

João 8:58

Domingo 16 Janeiro

Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou

(João 8:58).

O GRANDE “EU SOU”
Declarações como essa estão acima de nossa compreensão devido à nossa limitada capacidade. O segredo das aparentes contradições no Evangelho de João reside na grandeza da pessoa de Cristo. A essência do grande “Eu Sou” é um dos temas desse excepcional Evangelho.

Os judeus rejeitaram Sua autoridade e reivindicações. Por isso foi tão significativo o fato de Saulo de Tarso ter reconhecido a verdadeira identidade do Senhor quando Ele disse: “Eu sou Jesus, a quem tu persegues” (Atos 9:5). Isso implica que o Homem na glória é também o “Eu Sou” (Jeová, ou Yavé), bem como Jesus ou Yeshua (“Yavé é a salvação). Os judeus não aceitaram que o Senhor Jesus era Deus, o próprio Yavé, nem que era o Messias deles. Portanto, João conclui seu Evangelho afirmando: “Jesus, pois, operou também em presença de seus discípulos muitos outros sinais, que não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome” (João 20:30-31).

Nos escritos de João, o Senhor Jesus é também apresentado como “o Filho do Pai” (2 João 3), relacionamento esse que estava sendo negado por alguns que professavam a fé cristã (1 João 2:22; 2 João 7 e 9). “O Homem Cristo Jesus” foi levantado e recebido no céu, embora tenha sido rejeitado na terra. Ele é o próprio Jeová (Yavé), o grande “Eu Sou”, o “Filho do Homem”, e muitos outros títulos que expressam as infindáveis facetas de Sua gloriosa Pessoa. Meditemos nelas e O adoremos!

Que DEUS abençoe a todos.

João 1.1-4 e 14

16 Janeiro 2011



Em João 1.1-4 e 14 lemos a respeito dEle: "No princípio era o Verbo (a Palavra), e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez. A vida estava nele e a vida era a luz dos homens... E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai." Por isso encontramos o Filho de Deus já no Antigo Testamento:

Jesus em cada livro do Antigo Testamento

Em Gênesis, Ele é chamado de "semente da mulher".

Em Êxodo, Ele é o cordeiro pascal.

Em Levítico, Ele é apresentado como sumo sacerdote.

Em Números, Ele é a coluna de nuvem de dia e a coluna de fogo à noite.

Em Deuteronômio, Moisés fala dEle como sendo profeta.

Em Josué, Ele é o líder da nossa salvação.

Em Juízes, Ele aparece como nosso juiz e legislador.

Em Rute, Ele é resgatador.

Em 1 e 2 Samuel vemos a Jesus como nosso verdadeiro profeta.

Em Reis e Crônicas, Ele é o nosso Senhor Soberano.

Em Esdras, Ele aparece como o homem que restaura os muros caídos de nossa existência humana.

Em Neemias, vemos o Senhor como nossa força.

Em Ester, Ele é o nosso Mordecai.

Em Jó, Ele é chamado de nosso Salvador eternamente vivo.

Nos Salmos, Ele é nosso bom pastor.

Em Provérbios e Eclesiastes, Ele brilha como nossa sabedoria.

Em Cantares, Ele é o noivo que nos ama.

Em Isaías, Ele é chamado de "Príncipe da paz".

Em Jeremias, Ele aparece como o "renovo de justiça".

Em Lamentações, Ele é nosso profeta que chora.

Em Ezequiel, Ele nos é apresentado como o homem maravilhoso "com quatro rostos".

Em Daniel, Ele é o quarto homem na fornalha ardente.

Em Oséias, Ele aparece como o marido fiel, que é casado com uma infiel (Israel).

Em Joel, Ele é o que batiza com o Espírito Santo e com fogo.

Em Amós vemos Jesus como aquele que carrega nossos fardos.

Em Obadias, Ele é poderoso para salvar.

Em Jonas, Ele está diante de nós como o grande missionário para os gentios.

Em Miquéias, Ele é o Deus encarnado (Mq 5.1).

Em Naum, Ele é mencionado como o juiz escolhido por Deus.

Em Habacuque, Ele é o evangelista de Deus que clama: "Aviva a tua obra, ó Senhor, no decorrer dos anos" (Hc 3.2).

Em Sofonias, Ele se manifesta como nosso Salvador.

Em Ageu, Ele é o restaurador da herança de Deus perdida.

Em Zacarias, Ele é apresentado como a fonte aberta da casa de Davi que purifica os pecados e as impurezas.

Em Malaquias, Ele se mostra como o "sol da justiça" com a "salvação nas suas asas" (Ml 4.2).

Que DEUS abençoe a todos.

Josué 10:1-11

Josué 10:1-11

1 E SUCEDEU que, ouvindo Adoni-Zedeque, rei de Jerusalém, que Josué tomara a Ai, e a tinha destruído totalmente, e fizera a Ai, e ao seu rei, como tinha feito a Jericó e ao seu rei, e que os moradores de Gibeom fizeram paz com os israelitas, e estavam no meio deles,
2 Temeram muito, porque Gibeom era uma cidade grande, como uma das cidades reais, e ainda maior do que Ai, e todos os seus homens valentes.
3 Pelo que Adoni-Zedeque, rei de Jerusalém, enviou a Hoão, rei de Hebrom, e a Pirão, rei de Jarmute, e a Jafia, rei de Laquis e a Debir, rei de Eglom, dizendo:
4 Subi a mim, e ajudai-me, e firamos a Gibeom, porquanto fez paz com Josué e com os filhos de Israel.
5 Então se ajuntaram, e subiram cinco reis dos amorreus, o rei de Jerusalém, o rei de Hebrom, o rei de Jarmute, o rei de Laquis, o rei de Eglom, eles e todos os seus exércitos; e sitiaram a Gibeom e pelejaram contra ela.
6 Enviaram, pois, os homens de Gibeom a Josué, ao arraial de Gilgal, dizendo: Não retires as tuas mãos de teus servos; sobe apressadamente a nós, e livra-nos e ajuda-nos, porquanto todos os reis dos amorreus, que habitam na montanha, se ajuntaram contra nós.
7 Então subiu Josué, de Gilgal, ele e toda a gente de guerra com ele, e todos os homens valorosos.
8 E o Senhor disse a Josué: Não os temas, porque os tenho dado na tua mão; nenhum deles te poderá resistir.
9 E Josué lhes sobreveio de repente, porque toda a noite veio subindo desde Gilgal.
10 E o Senhor os conturbou diante de Israel, e os feriu com grande matança em Gibeom; e perseguiu-os pelo caminho que sobe a Bete-Horom, e feriu-os até Azeca e a Maquedá.
11 E sucedeu que fugindo eles de diante de Israel, à descida de Bete-Horom, o Senhor lançou sobre eles, do céu, grandes pedras, até Azeca, e morreram; e foram muitos mais os que morreram das pedras da saraiva do que os que os filhos de Israel mataram à espada.


Josué 10:1-11
Novos inimigos aparecem em cena. À frente deles está o rei de Jerusalém, Adoni-Zedeque (senhor da justiça). Que diferença entre esta personagem e Melquisedeque (rei da justiça), rei de Salém (Gênesis 14:18-20)! Este abençoou Abraão, depois louvou ao Deus Altíssimo que entregou os inimigos nas mãos do patriarca. Em contraste, Adoni-Zedeque assumiu a liderança dos inimigos do povo de Abraão. Ele uniu seus aliados contra Gibeão que, por sua vez, chamou seu novo aliado. Que infeliz resultado da infidelidade no capítulo 9! Vendo que o Senhor estava com eles, será que Israel precisava de algum outro apoio? Tais alianças somente conduzem ao perigo.

Mas, apesar de tudo, Deus ainda lhes concedeu a vitória. Israel saiu de Gilgal, o lugar da circuncisão e uma figura do julgamento da carne. A Epístola aos Colossenses nos ensina o pleno significado espiritual desse lugar. Como fomos mortos e ressuscitados com Cristo, então agora é nossa responsabilidade fazer morrer nossa natureza terrena (Colossenses 2:20; 3:1,5). O retorno a Gilgal, que corresponde a esse ato, é o grande segredo da vitória. A fim de conquistar algo, aqueles que lutam pela fé primeiramente têm de entender que em si mesmos não há forças. Só então estarão prontos para permitir que o comando venha de Deus. O próprio Senhor trava a guerra nos céus a favor de Israel.

Que DEUS abençoe a todos.