quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Josué 10:12-27

Josué 10:12-27

12 Então Josué falou ao Senhor, no dia em que o Senhor deu os amorreus nas mãos dos filhos de Israel, e disse na presença dos israelitas: Sol, detem-te em Gibeom, e tu, lua, no vale de Ajalom.
13 E o sol se deteve, e a lua parou, até que o povo se vingou de seus inimigos. Isto não está escrito no livro de Jasher? O sol, pois, se deteve no meio do céu, e não se apressou a pôr-se, quase um dia inteiro.
14 E não houve dia semelhante a este, nem antes nem depois dele, ouvindo o Senhor assim a voz de um homem; porque o Senhor pelejava por Israel.
15 E voltou Josué, e todo o Israel com ele, ao arraial, em Gilgal.
16 Aqueles cinco reis, porém, fugiram, e se esconderam numa cova em Maquedá.
17 E foi anunciado a Josué, dizendo: Acharam-se os cinco reis escondidos numa cova em Maquedá.
18 Disse, pois, Josué: Arrastai grandes pedras à boca da cova, e ponde sobre ela homens que os guardem;
19 Porém vós não vos detenhais; persegui os vossos inimigos, e atacai os que vão ficando atrás; não os deixeis entrar nas suas cidades, porque o Senhor vosso Deus já vo-los deu na vossa mão.
20 E sucedeu que, acabando Josué e os filhos de Israel de os ferir com grande matança, até consumi-los, e os que ficaram deles se retiraram às cidades fortificadas,
21 Todo o povo voltou em paz a Josué, ao arraial em Maquedá; não havendo ninguém que movesse a sua língua contra os filhos de Israel.
22 Depois disse Josué: Abri a boca da cova, e trazei-me para fora aqueles cinco reis.
23 Fizeram, pois, assim, e trouxeram-lhe aqueles cinco reis para fora da cova: o rei de Jerusalém, o rei de Hebrom, o rei de Jarmute, o rei de Laquis e o rei de Eglom.
24 E sucedeu que, trazendo aqueles reis a Josué, este chamou todos os homens de Israel, e disse aos capitães dos homens de guerra, que foram com ele: Chegai, ponde os vossos pés sobre os pescoços destes reis. E chegaram, e puseram os seus pés sobre os pescoços deles.
25 Então Josué lhes disse: Não temais, nem vos espanteis; esforçai-vos e animai-vos; porque assim o fará o Senhor a todos os vossos inimigos, contra os quais pelejardes.
26 E, depois disto, Josué os feriu, e os matou, e os enforcou em cinco madeiros; e ficaram enforcados nos madeiros até à tarde.
27 E sucedeu que, ao pôr do sol, deu Josué ordem que os tirassem dos madeiros; e lançaram-nos na cova onde se esconderam; e puseram grandes pedras à boca da cova, que ainda ali estão até o dia de hoje.


Josué 10:12-27
Atendendo à oração de Josué, o Senhor parou o sol e lua por quase um dia inteiro. Dessa forma Ele demonstrou àquelas nações pagãs quem é o Deus que luta por Israel. Ao mesmo tempo, deixou claro para Seu povo o quão longe Ele pode ir para responder a uma oração (Marcos 9:23). Mas será que não é um milagre muito maior o fato de Deus ter prolongado o dia de Sua graça por mais de dois mil anos? O objetivo é a conversão dos pecadores, e não o julgamento e a vingança como neste episódio. Ele demonstra paciência para com o mundo (talvez para com você também?) e “faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos” (Mateus 5:45). Isso parece tão natural para todos, mas ao surgir de cada novo dia meditemos na imensa paciência divina.

Quando o sol não se pôs, os inimigos fugiram da luz e buscaram um local escuro para tentar esconder-se (v. 16; João 3:19-21; Apocalipse 6:15-17). Mas a vitória foi conquistada e os cinco reis foram tirados da cova. “Chegai, ponde o pé sobre o pescoço destes reis” (v. 24). Isso aconteceu para demonstrar a vitória deles e antecipar o momento em que o Deus da paz irá esmagar Satanás debaixo de nossos pés (Romanos 16:20; Salmo 110:1).

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário