terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Mateus 27:3-4

Terça-feira 4 Janeiro

Então Judas, o que o traíra, vendo que [Jesus] fora condenado, trouxe, arrependido, as trinta moedas de prata aos príncipes dos sacerdotes e aos anciãos, dizendo: Pequei, traindo o sangue inocente

(Mateus 27:3-4).

PRESSÃO REVELADORA
Judas não era um dos discípulos do Senhor Jesus? Exteriormente, sim. Contudo, no íntimo ele era um traidor. Você é capaz de imaginar tamanha vilania? Por três anos Judas havia seguido o Mestre. Nenhum de seus companheiros suspeitava do tipo de homem que ele era: um ladrão. Em sua ganância por dinheiro, ele tirava para si mesmo as ofertas que eram dadas para o ministério do Senhor Jesus. Essa ganância foi fatal!

O Senhor Jesus Cristo, o Filho de Deus, que Se fez Homem para habitar entre os homens, foi rejeitado por Seu próprio povo e odiado pelos líderes da nação, que queriam matá-Lo. Mas como poderiam chegar até Ele? Já tinham tentado algumas vezes, porém ninguém Lhe tocou, pois Sua hora ainda não havia chegado.

Então surgiu a oportunidade para Judas. “Que me quereis dar, e eu vo-lo entregarei?” (Mateus 26:15). Como os sacerdotes se alegraram! Eles deram ao traidor trinta moedas de prata como recompensa. Então Judas veio juntamente com os “príncipes dos sacerdotes e os anciãos do povo” para prender o Senhor, saudou-O com um beijo hipócrita e assim O traiu.

Será que Judas acreditava que as coisas iriam seguir um rumo diferente? O Senhor Jesus não evitou a prisão como em outras ocasiões. Ele foi levado à corte e condenado. Quando Judas viu isso, tentou devolver o dinheiro, dizendo: “Pequei, traindo o sangue inocente.” Mas os chefes dos sacerdotes não mostraram nenhum interesse: “Que nos importa? Isso é contigo.” Ao ouvir isso, Judas jogou as moedas no chão do templo e foi se enforcar.

A confissão de Judas não era genuína. Apenas a pressão das circunstâncias a trouxe à luz. Portanto, aos olhos de Deus não era válida. E em sua vida, o que a pressão do dia de hoje tem revelado?

Que DEUS abençoe a todos.

2 Pedro 3.10

4 de Janeiro

"...No qual os céus passarão com estrepitoso estrondo e os elementos se desfarão abrasados; também a terra e as obras que nela existem serão atingidas." (2 Pedro 3.10)

Quantas mudanças presenciamos no ano que passou! Sem dúvida! As pessoas mudam. Bons amigos se transformam em inimigos; pessoas sãs adoecem e morrem; as catástrofes da natureza se multiplicam; o clima se modifica; o mundo muda e passa, e nada permanece como era. A Palavra de Deus diz: "...eles perecerão; tu, porém, permaneces; sim, todos eles envelhecerão qual vestido... tu, porém, és o mesmo e os teus anos jamais terão fim." Aproximamo-nos de um grande e terrível juízo. Feliz daquele que estiver salvo da ira vindoura, abrigado na rocha eterna e imutável que é Jesus Cristo. Ele diz: "...porque eu vivo, vós também vivereis." Mesmo que tudo passe – Ele não passa, Ele permanece, e nós permaneceremos com Ele, pois Jesus diz: "...ninguém [os] arrebatará da minha mão." "[Nada] poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor." "Jesus Cristo ontem e hoje é o mesmo, e o será para sempre."

Que DEUS abençoe a todos.

Josué 3:14-17 – 4:1-8

Josué 3:14-17

14 E aconteceu que, partindo o povo das suas tendas, para passar o Jordão, levavam os sacerdotes a arca da aliança adiante do povo.
15 E quando os que levavam a arca, chegaram ao Jordão, e os seus pés se molharam na beira das águas (porque o Jordão transbordava sobre todas as suas ribanceiras, todos os dias da ceifa),
16 Pararam-se as águas, que vinham de cima; levantaram-se num montão, mui longe da cidade de Adão, que está ao lado de Zaretã; e as que desciam ao mar das campinas, que é o Mar Salgado, foram de todo separadas; então passou o povo em frente de Jericó.
17 Porém os sacerdotes, que levavam a arca da aliança do Senhor, pararam firmes, em seco, no meio do Jordão, e todo o Israel passou a seco, até que todo o povo acabou de passar o Jordão.


Josué 4:1-8

1 SUCEDEU que, acabando todo o povo de passar o Jordão, falou o Senhor a Josué, dizendo:
2 Tomai do povo doze homens, de cada tribo um homem;
3 E mandai-lhes, dizendo: Tirai daqui, do meio do Jordão, do lugar onde estavam firmes os pés dos sacerdotes, doze pedras; e levai-as convosco à outra margem e depositai-as no alojamento em que haveis de passar esta noite.
4 Chamou, pois, Josué os doze homens, que escolhera dos filhos de Israel; de cada tribo um homem;
5 E disse-lhes Josué: Passai adiante da arca do Senhor vosso Deus, ao meio do Jordão; e cada um levante uma pedra sobre o ombro, segundo o número das tribos dos filhos de Israel;
6 Para que isto seja por sinal entre vós; e quando vossos filhos no futuro perguntarem, dizendo: Que significam estas pedras?
7 Então lhes direis que as águas do Jordão se separaram diante da arca da aliança do Senhor; passando ela pelo Jordão, separaram-se as águas do Jordão; assim estas pedras serão para sempre por memorial aos filhos de Israel.
8 Fizeram, pois, os filhos de Israel assim como Josué tinha ordenado, e levantaram doze pedras do meio do Jordão como o Senhor dissera a Josué, segundo o número das tribos dos filhos de Israel; e levaram-nas consigo ao alojamento, e as depositaram ali.

Josué 3:14-17 – 4:1-8
A arca entrou primeiro nas águas, abrindo passagem para o povo. A entrada de Cristo na morte abriu um caminho para nós, pelo qual nunca passamos, um novo e vivo caminho (3:4; Hebreus 10:20). Antes da cruz, ninguém jamais tinha voltado da morte. Mas Cristo o fez, e agora também podemos passar com Ele sem experimentar a amargura dela. “Atravessaram o rio a pé; ali, nos alegramos nele” (Salmo 66:6). A arca permaneceu no rio até que toda a nação acabasse de atravessá-lo (v. 17). Gloriosa segurança do povo! A morte não nos pode tragar! Cristo entrou nela em nosso lugar. Pensemos no que significou o Príncipe da Vida ter oferecido Sua alma na morte. A passagem de Jonas 2:5 e o Salmo 42:7 mencionam as terríveis ondas que passaram sobre Ele nesse momento tenebroso. Precioso Salvador! Para Ele, sofrimento e morte; para nós, libertação, vida e felicidade. As águas não poderiam apagar nem os rios afogar esse amor forte como a morte que O levou a atravessar essas águas para nos salvar do poder destruidor delas (Cantares 8:6-7).



Que DEUS abençoe a todos.

Êxodo 15:20-21

Segunda-feira 3 Janeiro

Então Miriã, a profetiza, a irmã de Arão, tomou o tamboril na sua mão, e todas as mulheres saíram atrás dela com tamboris e com danças. E Miriã lhes respondia: Cantai ao Senhor, porque gloriosamente triunfou; e lançou no mar o cavalo com o seu cavaleiro

(Êxodo 15:20-21).

PROFETISAS DA ESCRITURA - MIRIÃ
Miriã, a primeira mulher na Escritura a ser chamada de profetiza, é mais conhecida por ter sido a irmã mais velha de Moisés. Foi ela quem ficou à margem observando a cesta nos juncos do rio Nilo na qual estava seu irmão. Miriã teve a presença de espírito de sugerir à princesa egípcia que chamasse uma hebréia para cuidar do bebê, e a escolhida foi a própria mãe de Moisés.

Oitenta anos se passaram. Miriã é uma anciã agora, mas ainda possui discernimento espiritual. Ela ainda possui características de liderança. Ela gosta de música e toca seu tamboril para acompanhar seu cântico. A canção dela é o refrão de um longo hino de livramento que Moisés e os filhos de Israel cantam ao Senhor, o qual os fez atravessar o Mar Vermelho em segurança e depois afogou os inimigos deles. Ela liderou as mulheres – e não o povo em geral. Ela as liderou no louvor ao Senhor. “E todas as mulheres saíram atrás dela com tamboris e com danças”, obviamente por livre e espontânea vontade! Ninguém foi coagida a segui-la.

Que notável exemplo Miriã é, em especial para as irmãs idosas de hoje! O coração dela estava cheio de louvor a Deus. Ela mesma estava ocupada com aquilo que o Senhor fazia. E não hesitou em expressar tais coisas com criatividade. A boca de Miriã falou do que abundava em seu coração. A canção dela não era complicada nem confusa. E nem tinha de ser! Deus a valorizou e a honrou. Centenas de anos mais tarde, em Miquéias 6:4, Ele lembrou Israel: “E enviei adiante de ti a Moisés, Arão e Miriã”.

Que DEUS abençoe a todos.

Isaías 43.18-19

3 de Janeiro

"Não vos lembreis das cousas passadas, nem considereis as antigas. Eis que faço cousa nova, que está saindo à luz; porventura não o percebeis? Eis que porei um caminho no deserto, e rios no êrmo." (Isaías 43.18-19)

Passamos pelo início do novo ano, mas quantas oportunidades para dar testemunho deixamos de aproveitar no ano que passou! Quantos pecados de omissão, quanta desobediência! Temos razão em nos sentir desanimados quando olhamos para trás. Mas ainda hoje podemos chegar ao Senhor com todo o nosso desânimo. Que Deus maravilhoso que perdoa os nossos pecados! E mesmo que tenhamos falhado em muitas coisas, Ele não nos repele! "Onde há um Deus como tu, ó Senhor?" O sangue de Jesus Cristo nos garante hoje mesmo completa purificação e renovação, e de nossa parte só é necessário um arrependimento sincero. Aí Ele nos diz: "Não vos lembreis das cousas passadas, nem considereis as antigas!" Quem experimentou essa graça perdoadora rejeitará o pecado e receberá uma vitória após a outra: "...indo de força em força; cada um deles aparece diante de Deus em Sião."

Que DEUS abençoe a todos.

Josué 3:1-13

Josué 3:1-13

1 LEVANTOU-SE, pois, Josué de madrugada, e partiram de Sitim, ele e todos os filhos de Israel; e vieram até ao Jordão, e pousaram ali, antes que passassem.
2 E sucedeu, ao fim de três dias, que os oficiais passaram pelo meio do arraial;
3 E ordenaram ao povo, dizendo: Quando virdes a arca da aliança do Senhor vosso Deus, e que os sacerdotes levitas a levam, partireis vós também do vosso lugar, e seguireis.
4 Haja contudo, entre vós e ela, uma distância de dois mil côvados; e não vos chegueis a ela, para que saibais o caminho pelo qual haveis de ir; porquanto por este caminho nunca passastes antes.
5 Disse Josué também ao povo: Santificai-vos, porque amanhã fará o Senhor maravilhas no meio de vós.
6 E falou Josué aos sacerdotes, dizendo: Levantai a arca da aliança, e passai adiante deste povo. Levantaram, pois, a arca da aliança, e foram andando adiante do povo.
7 E o Senhor disse a Josué: Hoje começarei a engrandecer-te perante os olhos de todo o Israel, para que saibam que, assim como fui com Moisés, assim serei contigo.
8 Tu, pois, ordenarás aos sacerdotes que levam a arca da aliança, dizendo: Quando chegardes à beira das águas do Jordão, parareis aí.
9 Então disse Josué aos filhos de Israel: Chegai-vos para cá, e ouvi as palavras do Senhor vosso Deus.
10 Disse mais Josué: Nisto conhecereis que o Deus vivo está no meio de vós; e que certamente lançará de diante de vós aos cananeus, e aos heteus, e aos heveus, e aos perizeus, e aos girgaseus, e aos amorreus, e aos jebuseus.
11 Eis que a arca da aliança do Senhor de toda a terra passa o Jordão diante de vós.
12 Tomai, pois, agora doze homens das tribos de Israel, de cada tribo um homem;
13 Porque há de acontecer que, assim que as plantas dos pés dos sacerdotes, que levam a arca do Senhor, o Senhor de toda a terra, repousem nas águas do Jordão, se separarão as águas do Jordão, e as águas, que vêm de cima, pararão amontoadas.


Josué 3:1-13
Assim como o Mar Vermelho bloqueava o caminho de Israel para fora do Egito, o Jordão barrava o caminho deles para dentro de Canaã. E a travessia desse rio nos ensina uma nova verdade de suprema importância: nossa morte com Cristo. O filho de Deus é chamado para possuir o céu pela fé e desfrutar dele ainda nesta vida. Entrar em Canaã equivale a isso. Mas, para entrar na terra, é necessário cruzar o Jordão, o rio da morte. Da mesma maneira, o cristão não pode entrar na posse celestial sem antes considerar a si mesmo morto com Cristo. A cruz onde meu Salvador derramou Sua vida derruba e condena minha corrupta vontade natural, a velha natureza, que jamais pára de tentar ganhar o controle sobre mim, a qual já não tem direito de entrar na esfera celestial. Que angústia isso me causa! Todo esforço para melhorá-la é inútil. Como posso evitar que a carne me prejudique ou como posso fazê-la morrer? É uma imensa alegria descobrir que isso já foi feito uma vez por todas na cruz, e a mim cabe simplesmente aceitar esse fato da mesma forma que aceitei o fato de meus pecados terem sido perdoados! Jesus não apenas foi crucificado por mim. Eu fui crucificado com Ele (Gálatas 2:20). Essa é mais uma das maravilhas que Deus fez por nós (v. 5).

Que DEUS abençoe a todos.