terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Josué 3:1-13

Josué 3:1-13

1 LEVANTOU-SE, pois, Josué de madrugada, e partiram de Sitim, ele e todos os filhos de Israel; e vieram até ao Jordão, e pousaram ali, antes que passassem.
2 E sucedeu, ao fim de três dias, que os oficiais passaram pelo meio do arraial;
3 E ordenaram ao povo, dizendo: Quando virdes a arca da aliança do Senhor vosso Deus, e que os sacerdotes levitas a levam, partireis vós também do vosso lugar, e seguireis.
4 Haja contudo, entre vós e ela, uma distância de dois mil côvados; e não vos chegueis a ela, para que saibais o caminho pelo qual haveis de ir; porquanto por este caminho nunca passastes antes.
5 Disse Josué também ao povo: Santificai-vos, porque amanhã fará o Senhor maravilhas no meio de vós.
6 E falou Josué aos sacerdotes, dizendo: Levantai a arca da aliança, e passai adiante deste povo. Levantaram, pois, a arca da aliança, e foram andando adiante do povo.
7 E o Senhor disse a Josué: Hoje começarei a engrandecer-te perante os olhos de todo o Israel, para que saibam que, assim como fui com Moisés, assim serei contigo.
8 Tu, pois, ordenarás aos sacerdotes que levam a arca da aliança, dizendo: Quando chegardes à beira das águas do Jordão, parareis aí.
9 Então disse Josué aos filhos de Israel: Chegai-vos para cá, e ouvi as palavras do Senhor vosso Deus.
10 Disse mais Josué: Nisto conhecereis que o Deus vivo está no meio de vós; e que certamente lançará de diante de vós aos cananeus, e aos heteus, e aos heveus, e aos perizeus, e aos girgaseus, e aos amorreus, e aos jebuseus.
11 Eis que a arca da aliança do Senhor de toda a terra passa o Jordão diante de vós.
12 Tomai, pois, agora doze homens das tribos de Israel, de cada tribo um homem;
13 Porque há de acontecer que, assim que as plantas dos pés dos sacerdotes, que levam a arca do Senhor, o Senhor de toda a terra, repousem nas águas do Jordão, se separarão as águas do Jordão, e as águas, que vêm de cima, pararão amontoadas.


Josué 3:1-13
Assim como o Mar Vermelho bloqueava o caminho de Israel para fora do Egito, o Jordão barrava o caminho deles para dentro de Canaã. E a travessia desse rio nos ensina uma nova verdade de suprema importância: nossa morte com Cristo. O filho de Deus é chamado para possuir o céu pela fé e desfrutar dele ainda nesta vida. Entrar em Canaã equivale a isso. Mas, para entrar na terra, é necessário cruzar o Jordão, o rio da morte. Da mesma maneira, o cristão não pode entrar na posse celestial sem antes considerar a si mesmo morto com Cristo. A cruz onde meu Salvador derramou Sua vida derruba e condena minha corrupta vontade natural, a velha natureza, que jamais pára de tentar ganhar o controle sobre mim, a qual já não tem direito de entrar na esfera celestial. Que angústia isso me causa! Todo esforço para melhorá-la é inútil. Como posso evitar que a carne me prejudique ou como posso fazê-la morrer? É uma imensa alegria descobrir que isso já foi feito uma vez por todas na cruz, e a mim cabe simplesmente aceitar esse fato da mesma forma que aceitei o fato de meus pecados terem sido perdoados! Jesus não apenas foi crucificado por mim. Eu fui crucificado com Ele (Gálatas 2:20). Essa é mais uma das maravilhas que Deus fez por nós (v. 5).

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário