quinta-feira, 6 de maio de 2010

Êxodo 4:1-17

Êxodo 4:1-17

1 ENTÃO respondeu Moisés, e disse: Mas eis que não me crerão, nem ouvirão a minha voz, porque dirão: O Senhor não te apareceu.
2 E o Senhor disse-lhe: Que é isso na tua mão? E ele disse: Uma vara.
3 E ele disse: Lança-a na terra. Ele a lançou na terra, e tornou-se em cobra; e Moisés fugia dela.
4 Então disse o Senhor a Moisés: Estende a tua mão e pega-lhe pela cauda. E estendeu sua mão, e pegou-lhe pela cauda, e tornou-se em vara na sua mão;
5 Para que creiam que te apareceu o Senhor Deus de seus pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó.
6 E disse-lhe mais o Senhor: Põe agora a tua mão no teu seio. E, tirando-a, eis que a sua mão estava leprosa, branca como a neve.
7 E disse: Torna a por a tua mão no teu seio. E tornou a colocar sua mão no seu seio; depois tirou-a do seu seio, e eis que se tornara como a sua carne.
8 E acontecerá que, se eles não te crerem, nem ouvirem a voz do primeiro sinal, crerão à voz do derradeiro sinal;
9 E se acontecer que ainda não creiam a estes dois sinais, nem ouvirem a tua voz, tomarás das águas do rio, e as derramarás na terra seca; e as águas, que tomarás do rio, tornar-se-ão em sangue sobre a terra seca.
10 Então disse Moisés ao Senhor: Ah, meu Senhor! eu não sou homem eloqüente, nem de ontem nem de anteontem, nem ainda desde que tens falado ao teu servo; porque sou pesado de boca e pesado de língua.
11 E disse-lhe o Senhor: Quem fez a boca do homem? ou quem fez o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o Senhor?
12 Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar.
13 Ele, porém, disse: Ah, meu Senhor! Envia pela mão daquele a quem tu hás de enviar.
14 Então se acendeu a ira do Senhor contra Moisés, e disse: Não é Arão, o levita, teu irmão? Eu sei que ele falará muito bem; e eis que ele também sai ao teu encontro; e, vendo-te, se alegrará em seu coração.
15 E tu lhe falarás, e porás as palavras na sua boca; e eu serei com a tua boca, e com a dele, ensinando-vos o que haveis de fazer.
16 E ele falará por ti ao povo; e acontecerá que ele te será por boca, e tu lhe serás por Deus.
17 Toma, pois, esta vara na tua mão, com que farás os sinais.

Êxodo 4:1-17
Moisés foi instruído em toda a ciência dos egípcios na residência real do Faraó. Mas ele não aprendeu a conhecer o "Eu sou". Os anos passados no palácio real não o tornaram um instrumento mais apto para a libertação do povo. O assassinato do egípcio provou isso. Depois de quarenta anos na escola do Faraó, mais quarenta foram necessários na escola de Deus, em Midiã. O resultado disso foi que Moisés não tinha mais nada do que se orgulhar. Antes "poderoso em suas palavras e obras" (Atos 7:22), ele agora declara que não era eloqüente e põe de lado todas as suas habilidades. Mas, apesar de não mais confiar em si mesmo e em seu próprio poder, Moisés tampouco confiava plenamente em Deus. Ele tinha de aprender que, quando Deus chama um homem ao serviço, Ele proporciona todas as condições necessárias para a execução da tarefa.

A vara que se transformou em serpente mostra que, se Deus permite que Satanás aja por um momento, Ele permanece no controle para anular o seu poder. Na cruz, Cristo triunfou sobre os poderes do mal (Colossenses 2:15). A mão colocada sobre o peito (no coração: fonte do mal) que ficou leprosa e depois se tornou novamente sã ilustra o poder de Deus para remover a mancha do pecado.

Que DEUS abençoe a todos.

Atos 17:34

Quinta-feira 6 Maio

Todavia, chegando alguns homens a ele [a Paulo], creram; entre os quais foi Dionísio, areopagita, uma mulher por nome Dâmaris, e com eles outros (Atos 17:34).

Três reações típicas

Paulo pregou o Evangelho na cidade de Atenas, capital da cultura e da filosofia na Antigüidade. Ele apresentou Deus como o Criador e Mantenedor de tudo o que existe e testificou que Deus ordenou a todos os seres humanos que se arrependam, isto é, que confessem seus pecados diante dEle e façam o que Lhe agrada; em outras palavras, que se convertam.

A conversão não é algo que Deus meramente recomende; ela é um mandamento para a humanidade. Ignorar Sua ordem conduz as pessoas somente para a condenação pessoal e eterna.

Como os atenienses reagiram a essa mensagem? De três maneiras típicas. Alguns zombaram: ironicamente, os devotos de diversos ídolos escarneceram o Deus vivo! Mesmo hoje, as pessoas que acreditam nas mais variadas superstições ridicularizam a fé no Senhor Jesus.

Outros, porém, disseram que ouviriam Paulo em outra oportunidade. O adiamento é o divã preferido do diabo; pode-se tranqüilamente deitar e descansar nele. Pensar que sempre podemos decidir qualquer coisa em um outro dia é uma atitude suicida quando se trata da salvação eterna. Amanhã pode ser muito tarde! A chance de ouvir o Evangelho novamente pode não nos ser dada nunca mais.

Até em Atenas havia alguns que creram, entre eles um oficial chamado Dionísio e uma mulher desconhecida, cujo nome era Dâmaris. Estes receberam a Palavra de Deus. Foram poucos em relação ao primeiro e ao segundo grupo. Assim será na glória do céu: todos têm a oportuni­dade de entrar nela, mas são pouquíssimos os que de fato estarão lá. O Evangelho é para todos, mas são raros os que crêem nele

Que DEUS abençoe a todos.

Hebreus 10.25

6 de Maio

"Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações, e tanto mais quanto vedes que o dia se aproxima." Hebreus 10.25

Que dia que se aproxima? O dia da vinda de Jesus. O nosso "eu", egocêntrico por natureza, quando não se entrega por si mesmo, diz: quero ser livre! "Rompamos os seus laços e sacudamos de nós as suas algemas!" Este "eu" declara a sua assim chamada individualidade. Mas estou profundamente convicto de que, quando o Senhor voltar, desejará nos encontrar – aqueles que são Seus – reunidos, como no dia de Pentecoste, quando veio o Espírito Santo sobre Seus discípulos: "Ao cumprir-se o dia de Pentecoste, estavam todos reunidos no mesmo lugar." Tens comunhão com outros cristãos? E se no lugar em que você mora não há uma verdadeira comunhão de pessoas consagradas a Deus, por que você não deveria colocar sua casa à disposição para cultos e reuniões de oração? "Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa, e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração." Verdadeira comunhão com o Senhor, que conduz ao arrebatamento, se expressa visivelmente por meio de perseverante comunhão com outros filhos de Deus.

Que DEUS abençoe a todos.

Apocalipse 7:1-17

Apocalipse 7.1-17
1 Depois disto, vi quatro anjos em pé nos quatro cantos da terra, conservando seguros os quatro ventos da terra, para que nenhum vento soprasse sobre a terra, nem sobre o mar, nem sobre árvore alguma.
2 Vi outro anjo que subia do nascente do sol, tendo o selo do Deus vivo, e clamou em grande voz aos quatro anjos, aqueles aos quais fora dado fazer dano à terra e ao mar,
3 dizendo: Não danifiqueis nem a terra, nem o mar, nem as árvores, até selarmos na fronte os servos do nosso Deus.
4 Então, ouvi o número dos que foram selados, que era cento e quarenta e quatro mil, de todas as tribos dos filhos de Israel:
5 da tribo de Judá foram selados doze mil; da tribo de Rúben, doze mil; da tribo de Gade, doze mil;
6 da tribo de Aser, doze mil; da tribo de Naftali, doze mil; da tribo de Manassés, doze mil;
7 da tribo de Simeão, doze mil; da tribo de Levi, doze mil; da tribo de Issacar, doze mil;
8 da tribo de Zebulom, doze mil; da tribo de José, doze mil; da tribo de Benjamim foram selados doze mil.
9 Depois destas coisas, vi, e eis grande multidão que ninguém podia enumerar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé diante do trono e diante do Cordeiro, vestidos de vestiduras brancas, com palmas nas mãos;
10 e clamavam em grande voz, dizendo: Ao nosso Deus, que se assenta no trono, e ao Cordeiro, pertence a salvação.
11 Todos os anjos estavam de pé rodeando o trono, os anciãos e os quatro seres viventes, e ante o trono se prostraram sobre o seu rosto, e adoraram a Deus,
12 dizendo: Amém! O louvor, e a glória, e a sabedoria, e as ações de graças, e a honra, e o poder, e a força sejam ao nosso Deus, pelos séculos dos séculos. Amém!
13 Um dos anciãos tomou a palavra, dizendo: Estes, que se vestem de vestiduras brancas, quem são e donde vieram?
14 Respondi-lhe: meu Senhor, tu o sabes. Ele, então, me disse: São estes os que vêm da grande tribulação, lavaram suas vestiduras e as alvejaram no sangue do Cordeiro,
15 razão por que se acham diante do trono de Deus e o servem de dia e de noite no seu santuário; e aquele que se assenta no trono estenderá sobre eles o seu tabernáculo.
16 Jamais terão fome, nunca mais terão sede, não cairá sobre eles o sol, nem ardor algum,
17 pois o Cordeiro que se encontra no meio do trono os apascentará e os guiará para as fontes da água da vida. E Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima.


Apocalipse 7:1-17

Este capítulo aparece como parêntesis entre o sexto e o sétimo selos. Antes de adiantar-se mais em Seus propósitos de juízo, Deus separa e sela aqueles que Lhe pertencem. O primeiro grupo (V. 4-8) é formado de judeus de diferentes tribos. Estes constituem o remanescente fiel. Alguns salmos nos revelam profeticamente os sentimentos desse remanescente. O segundo grupo é composto por uma multidão originária das nações que terão crido no evangelho do reino (V. 9). Se Deus nos apresenta agora esse povo fiel, é como se nos dissesse: Esses castigos não são para eles, pois, sob a minha proteção, eles passarão pela prova. Da mesma forma os israelitas, na noite da Páscoa, foram identificados pelo sangue do cordeiro e postos ao abrigo dos golpes do anjo destruidor (Êxodo 12:13). É nesse sangue que os crentes que vêm "da grande tribulação" terão lavado e alvejado suas vestiduras (V. 14). A salvação deles é assegurada do mesmo modo que a nossa: pelo precioso sangue de Cristo. Então, o mesmo Cordeiro que os purificou, "os apascentará e os guiará para as fontes da água da vida" (V. 17; Isaías 49:10). O próprio "Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima". Que promessa! É dada de antemão em face de uma tribulação sem precedentes, para confortá-los.

Que DEUS abençoe a todos.

Êxodo 3:7-22

Êxodo 3:7-22

7 E disse o Senhor: Tenho visto atentamente a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheci as suas dores.
8 Portanto desci para livrá-lo da mão dos egípcios, e para fazê-lo subir daquela terra, a uma terra boa e larga, a uma terra que mana leite e mel; ao lugar do cananeu, e do heteu, e do amorreu, e do perizeu, e do heveu, e do jebuseu.
9 E agora, eis que o clamor dos filhos de Israel é vindo a mim, e também tenho visto a opressão com que os egípcios os oprimem.
10 Vem agora, pois, e eu te enviarei a Faraó para que tires o meu povo (os filhos de Israel) do Egito.
11 Então Moisés disse a Deus: Quem sou eu, que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel?
12 E disse: Certamente eu serei contigo; e isto te será por sinal de que eu te enviei: Quando houveres tirado este povo do Egito, servireis a Deus neste monte.
13 Então disse Moisés a Deus: Eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: Qual é o seu nome? Que lhes direi?
14 E disse Deus a Moisés: eu sou o que sou. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: eu sou me enviou a vós.
15 E Deus disse mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O Senhor Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó, me enviou a vós; este é meu nome eternamente, e este é meu memorial de geração em geração.
16 Vai, e ajunta os anciãos de Israel e dize-lhes: O Senhor Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, me apareceu, dizendo: Certamente vos tenho visitado e visto o que vos é feito no Egito.
17 Portanto eu disse: Far-vos-ei subir da aflição do Egito à terra do cananeu, do heteu, do amorreu, do perizeu, do heveu e do jebuseu, a uma terra que mana leite e mel.
18 E ouvirão a tua voz; e irás, tu com os anciãos de Israel, ao rei do Egito, e dir-lhe-eis: O Senhor Deus dos hebreus nos encontrou. Agora, pois, deixa-nos ir caminho de três dias para o deserto, para que sacrifiquemos ao Senhor nosso Deus.
19 Eu sei, porém, que o rei do Egito não vos deixará ir, nem ainda por uma mão forte.
20 Porque eu estenderei a minha mão, e ferirei ao Egito com todas as minhas maravilhas que farei no meio dele; depois vos deixará ir.
21 E eu darei graça a este povo aos olhos dos egípcios; e acontecerá que, quando sairdes, não saireis vazios,
22 Porque cada mulher pedirá à sua vizinha e à sua hóspeda joias de prata, e joias de ouro, e vestes, as quais poreis sobre vossos filhos e sobre vossas filhas; e despojareis os egípcios.


Êxodo 3:7-22
Durante os longos anos de servidão no "forno de ferro" do Egito (Deuterionômio 4:20), Deus não esteve indiferente aos sofrimentos de Seu povo. Ele relembrou Suas promessas a Abraão (Gênesis 15:13-14), a Isaque (Gênesis 26:3) e a Jacó (Gênesis 46:4). Aproximava-se o tempo em que Ele próprio Se revelaria aos Seus por intermédio de Moisés, como o Deus dos pais deles e, ao mesmo tempo, como o Deus que pensa amorosamente neles com o propósito de libertá-los. É dessa mesma maneira que Ele pode ser conhecido hoje por todos aqueles que gemem sob o peso de seus pecados! O estado de perdição e miséria de Suas criaturas não O deixaram impassível, pois Ele via as aflições de Israel e ouvia seus gritos e suspiros. Mas Deus não Se satisfaz em apenas tomar conhecimento de seu "sofrimento" (v. 7). Ele acrescenta: "Portanto, desci para livrá-lo" (v. 8).

Deus veio até nós em Jesus; é somente através dEle que somos libertados. Será que Deus já completou Sua obra? Não, além disso, Ele quer nos fazer Seu povo, quer que tenhamos um relacionamento com Ele e quer nos enriquecer (v. 22). Deus revelou Seu Nome a Moisés. Ele é o "Eu sou", Aquele que preeenche a eternidade com Sua presença. Ele existe, Ele é e todo o mais resulta disso (Isaías 43:11, 13 e 25).

Que DEUS abençoe a todos.