sexta-feira, 27 de novembro de 2009

2 Timóteo 1:12

Sexta-feira 27 Novembro

Eu sei em quem tenho crido e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia (2 Timóteo 1:12).

UM DEPÓSITO SEGURO
Na noite de 20 de abril de 1945, ao norte de Berlim, um conde enterrou no bosque de sua família uma baixela de prata e porcelana. Isso aconteceu alguns dias antes que ele, sua mãe e os empregados fugissem diante do avanço do exército vermelho. Meio século depois, o conde pôde encontrar seu tesouro quase intacto, graças a um mapa do lugar. Em um leilão obteve uma grande soma de dinheiro por seu bem recuperado.

Que feliz resultado para os proprietários daquela baixela! Por outro lado, muitas pessoas perderam definitivamente seus bens e tesouros: as riquezas terrenas são muito inseguras.

No versículo de hoje, o apóstolo Paulo fala de um depósito totalmente diferente que ele entregou a Deus, confiando plenamente que o Senhor o guardaria. Também estava seguro de que “naquele dia” voltaria a encontrá-lo, e já podia se alegrar por causa disso.

O que um homem como Paulo podia entregar a Deus? Sua vida e todo o trabalho que realizara. Ele escreveu essas palavras pouco antes de seu martírio, de modo que são bastante significativas. Ninguém pode subestimar tal certeza.

Por isso no atrevemos a perguntar, querido leitor: o que ficará de sua vida quando você deixar este mundo? Os bens e as honras terrenas não terão qualquer valor no porvir. Ao receber Jesus Cristo como seu Salvador pessoal, você pode ter a segurança da salvação e do perdão dos seus pecados. Que alegria poder partir dessa terra com semelhante convicção!

Que DEUS abençoe a todos.

Marcos 11.25

27 de Novembro

"E, quando estiverdes orando, se tendes alguma cousa contra alguém, perdoai, para que vosso Pai celestial vos perdoe as vossas ofensas." Marcos 11.25

A disposição para perdoar

Um sinal característico dos cristãos dos tempos finais é a sua falta de disposição para perdoar. Se não perdoamos de todo o coração as pessoas que têm algo contra nós, o Senhor fechará o céu para nós. Devemos estar conscientes de que a medida com que medimos os outros também é usada em relação a nós: "...perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores." Não faz sentido orar por avivamento se não estamos dispostos a chegar ao âmago da questão. Somente quando chegamos à presença do Senhor vivo, Ele se revelará a nós, derramará Seu Espírito e dará avivamento. Devemos nos expor completamente à santidade do Senhor, caso contrário nos tornaremos mornos, e nossas reuniões de oração se transformarão em apenas um "clube de oração". Nosso Senhor procura hoje em dia pessoas que – como os discípulos – estejam cheias do Espírito Santo, limpas e sinceras, firmes na fé e reconciliadas umas com as outras. Então oraremos, e o Senhor responderá, como está escrito em Isaías 58.9: "...então clamarás, e o Senhor te responderá; gritarás por socorro, e ele dirá: Eis-me aqui." Eis o caminho para o avivamento. Estamos dispostos a segui-lo?

Que DEUS abençoe a todos.

1 Coríntios 14.1-19

1 Coríntios 14.1-19

1 Segui o amor e procurai, com zelo, os dons espirituais, mas principalmente que profetizeis.
2 Pois quem fala em outra língua não fala a homens, senão a Deus, visto que ninguém o entende, e em espírito fala mistérios.
3 Mas o que profetiza fala aos homens, edificando, exortando e consolando.
4 O que fala em outra língua a si mesmo se edifica, mas o que profetiza edifica a igreja.
5 Eu quisera que vós todos falásseis em outras línguas; muito mais, porém, que profetizásseis; pois quem profetiza é superior ao que fala em outras línguas, salvo se as interpretar, para que a igreja receba edificação.
6 Agora, porém, irmãos, se eu for ter convosco falando em outras línguas, em que vos aproveitarei, se vos não falar por meio de revelação, ou de ciência, ou de profecia, ou de doutrina?
7 É assim que instrumentos inanimados, como a flauta ou a cítara, quando emitem sons, se não os derem bem distintos, como se reconhecerá o que se toca na flauta ou cítara?
8 Pois também se a trombeta der som incerto, quem se preparará para a batalha?
9 Assim, vós, se, com a língua, não disserdes palavra compreensível, como se entenderá o que dizeis? Porque estareis como se falásseis ao ar.
10 Há, sem dúvida, muitos tipos de vozes no mundo; nenhum deles, contudo, sem sentido.
11 Se eu, pois, ignorar a significação da voz, serei estrangeiro para aquele que fala; e ele, estrangeiro para mim.
12 Assim, também vós, visto que desejais dons espirituais, procurai progredir, para a edificação da igreja.
13 Pelo que, o que fala em outra língua deve orar para que a possa interpretar.
14 Porque, se eu orar em outra língua, o meu espírito ora de fato, mas a minha mente fica infrutífera.
15 Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com a mente; cantarei com o espírito, mas também cantarei com a mente.
16 E, se tu bendisseres apenas em espírito, como dirá o indouto o amém depois da tua ação de graças? Visto que não entende o que dizes;
17 porque tu, de fato, dás bem as graças, mas o outro não é edificado.
18 Dou graças a Deus, porque falo em outras línguas mais do que todos vós.
19 Contudo, prefiro falar na igreja cinco palavras com o meu entendimento, para instruir outros, a falar dez mil palavras em outra língua.

1 Coríntios 14:1-19
Muitos se queixam da fraqueza atual devida à ausência de dons nas igrejas. Mas será que estas pessoas os procuram intensamente como o versículo 1 nos instrui a fazer? O Senhor talvez tenha um dom para dar a você, mas Ele espera que haja um grande desejo em seu coração para recebê-lo. Peça-o... juntamente com a humildade que impedirá que você se vanglorie desse dom que não é para uso próprio, mas "para a edificação da igreja" (v. 12). Os coríntios usavam seus dons simplesmente para a autoglorificação, resultando num caos total. O apóstolo esclarece a questão, mostrando-lhes que o dom do qual mais eles se vangloriavam - o de línguas - na verdade era um dos menos importantes (v. 5). Ao contrário, o dom de profecia era - e permanece até hoje - particularmente desejável, pois "o que profetiza, fala aos homens, edificando, exortando e consolando" (v. 3).

O versículo 15 nos fala que, tanto para orar como para cantar, é necessário usar nossa inteligência. Freqüentemente nos distraímos na presença do Senhor, quando deveríamos pensar bem antes de expressar algo diante de Deus. Meditemos em quão sério é estar diante do Deus Criador de todas as coisas.

Que DEUS abençoe a todos.

1 Crônicas 11:1-14

1 Crônicas 11:1-14

1 ENTÃO todo o Israel se ajuntou a Davi em Hebrom, dizendo: Eis que somos teus ossos e tua carne.
2 E também outrora, sendo Saul ainda rei, eras tu o que fazias sair e entrar a Israel; também o Senhor teu Deus te disse: Tu apascentarás o meu povo Israel, e tu serás chefe sobre o meu povo Israel.
3 Também vieram todos os anciãos de Israel ao rei, a Hebrom, e Davi fez com eles aliança em Hebrom, perante o Senhor; e ungiram a Davi rei sobre Israel, conforme a palavra do Senhor pelo ministério de Samuel.
4 E partiu Davi e todo o Israel para Jerusalém, que é Jebus; porque ali estavam os jebuseus, habitantes da terra.
5 E disseram os habitantes de Jebus a Davi: Tu não entrarás aqui. Porém Davi ganhou a fortaleza de Sião, que é a cidade de Davi.
6 Porque disse Davi: Qualquer que primeiro ferir os jebuseus será chefe e capitão. Então Joabe, filho de Zeruia, subiu primeiro a ela; pelo que foi feito chefe.
7 E Davi habitou na fortaleza; por isso foi chamada a cidade de Davi.
8 E edificou a cidade ao redor, desde Milo até ao circuito; e Joabe renovou o restante da cidade.
9 E Davi tornava-se cada vez mais forte; porque o Senhor dos Exércitos era com ele.
10 E estes foram os chefes dos poderosos que Davi tinha, e que o apoiaram fortemente no seu reino, com todo o Israel, para o fazerem rei, conforme a palavra do Senhor, no tocante a Israel.
11 E este é o número dos poderosos que Davi tinha: Jasobeão, hacmonita, chefe dos capitães, o qual, brandindo a sua lança contra trezentos, de uma vez os matou.
12 E, depois dele Eleazar, filho de Dodó, o aoíta; ele estava entre os três poderosos.
13 Este esteve com Davi em Pas-Damim, quando os filisteus ali se ajuntaram à peleja, onde havia um pedaço de campo cheio de cevada; e o povo fugiu de diante dos filisteus.
14 E puseram-se no meio daquele campo, e o defenderam, e feriram os filisteus; e o Senhor efetuou um grande livramento.


1 Crônicas 11:1-14
Os longos anos de sofrimentos e exílio terminaram para Davi. Seus direitos ao trono são reconhecidos por todo Israel. Ele toma posse da fortaleza de Sião, tão exaltada nos salmos (por exemplo, no Salmo 87:1-3) e que nos fala sobre a graça real. Mas ele não habitaria lá sozinho. Os homens de fé que haviam andado nos desertos e montanhas, vivendo nos antros e cavernas (mas dos quais o mundo não era digno), agora morariam com ele para sempre nessa cidade (Neemias 3:16; Hebreus 11:16, 38). Queridos filhos de Deus, conseguimos vislumbrar no horizonte a maravilhosa cidade de ouro para a qual Jesus nos está conduzindo? Que essa esperança nos fortaleça em nossa caminhada cristã e nas batalhas da fé!

O valente Eleazar lutou contra os filisteus para preservar um campo de cevada. Ele nos lembra aqueles servos do Senhor que têm de batalhar a fim de prover comida espiritual para o povo de Deus. Alguns tiveram de se envolver em sérias controvérsias com os inimigos da verdade. Devemos ser gratos a eles e estar dispostos a defender a sã doutrina que esses heróis preservaram (Judas 3).

Que DEUS abençoe a todos.

1 Crônicas 11:1-14

1 Crônicas 11:1-14

1 ENTÃO todo o Israel se ajuntou a Davi em Hebrom, dizendo: Eis que somos teus ossos e tua carne.
2 E também outrora, sendo Saul ainda rei, eras tu o que fazias sair e entrar a Israel; também o Senhor teu Deus te disse: Tu apascentarás o meu povo Israel, e tu serás chefe sobre o meu povo Israel.
3 Também vieram todos os anciãos de Israel ao rei, a Hebrom, e Davi fez com eles aliança em Hebrom, perante o Senhor; e ungiram a Davi rei sobre Israel, conforme a palavra do Senhor pelo ministério de Samuel.
4 E partiu Davi e todo o Israel para Jerusalém, que é Jebus; porque ali estavam os jebuseus, habitantes da terra.
5 E disseram os habitantes de Jebus a Davi: Tu não entrarás aqui. Porém Davi ganhou a fortaleza de Sião, que é a cidade de Davi.
6 Porque disse Davi: Qualquer que primeiro ferir os jebuseus será chefe e capitão. Então Joabe, filho de Zeruia, subiu primeiro a ela; pelo que foi feito chefe.
7 E Davi habitou na fortaleza; por isso foi chamada a cidade de Davi.
8 E edificou a cidade ao redor, desde Milo até ao circuito; e Joabe renovou o restante da cidade.
9 E Davi tornava-se cada vez mais forte; porque o Senhor dos Exércitos era com ele.
10 E estes foram os chefes dos poderosos que Davi tinha, e que o apoiaram fortemente no seu reino, com todo o Israel, para o fazerem rei, conforme a palavra do Senhor, no tocante a Israel.
11 E este é o número dos poderosos que Davi tinha: Jasobeão, hacmonita, chefe dos capitães, o qual, brandindo a sua lança contra trezentos, de uma vez os matou.
12 E, depois dele Eleazar, filho de Dodó, o aoíta; ele estava entre os três poderosos.
13 Este esteve com Davi em Pas-Damim, quando os filisteus ali se ajuntaram à peleja, onde havia um pedaço de campo cheio de cevada; e o povo fugiu de diante dos filisteus.
14 E puseram-se no meio daquele campo, e o defenderam, e feriram os filisteus; e o Senhor efetuou um grande livramento.


1 Crônicas 11:1-14
Os longos anos de sofrimentos e exílio terminaram para Davi. Seus direitos ao trono são reconhecidos por todo Israel. Ele toma posse da fortaleza de Sião, tão exaltada nos salmos (por exemplo, no Salmo 87:1-3) e que nos fala sobre a graça real. Mas ele não habitaria lá sozinho. Os homens de fé que haviam andado nos desertos e montanhas, vivendo nos antros e cavernas (mas dos quais o mundo não era digno), agora morariam com ele para sempre nessa cidade (Neemias 3:16; Hebreus 11:16, 38). Queridos filhos de Deus, conseguimos vislumbrar no horizonte a maravilhosa cidade de ouro para a qual Jesus nos está conduzindo? Que essa esperança nos fortaleça em nossa caminhada cristã e nas batalhas da fé!

O valente Eleazar lutou contra os filisteus para preservar um campo de cevada. Ele nos lembra aqueles servos do Senhor que têm de batalhar a fim de prover comida espiritual para o povo de Deus. Alguns tiveram de se envolver em sérias controvérsias com os inimigos da verdade. Devemos ser gratos a eles e estar dispostos a defender a sã doutrina que esses heróis preservaram (Judas 3).

Que DEUS abençoe a todos.

1 Crônicas 11:1-14

1 Crônicas 11:1-14

1 ENTÃO todo o Israel se ajuntou a Davi em Hebrom, dizendo: Eis que somos teus ossos e tua carne.
2 E também outrora, sendo Saul ainda rei, eras tu o que fazias sair e entrar a Israel; também o Senhor teu Deus te disse: Tu apascentarás o meu povo Israel, e tu serás chefe sobre o meu povo Israel.
3 Também vieram todos os anciãos de Israel ao rei, a Hebrom, e Davi fez com eles aliança em Hebrom, perante o Senhor; e ungiram a Davi rei sobre Israel, conforme a palavra do Senhor pelo ministério de Samuel.
4 E partiu Davi e todo o Israel para Jerusalém, que é Jebus; porque ali estavam os jebuseus, habitantes da terra.
5 E disseram os habitantes de Jebus a Davi: Tu não entrarás aqui. Porém Davi ganhou a fortaleza de Sião, que é a cidade de Davi.
6 Porque disse Davi: Qualquer que primeiro ferir os jebuseus será chefe e capitão. Então Joabe, filho de Zeruia, subiu primeiro a ela; pelo que foi feito chefe.
7 E Davi habitou na fortaleza; por isso foi chamada a cidade de Davi.
8 E edificou a cidade ao redor, desde Milo até ao circuito; e Joabe renovou o restante da cidade.
9 E Davi tornava-se cada vez mais forte; porque o Senhor dos Exércitos era com ele.
10 E estes foram os chefes dos poderosos que Davi tinha, e que o apoiaram fortemente no seu reino, com todo o Israel, para o fazerem rei, conforme a palavra do Senhor, no tocante a Israel.
11 E este é o número dos poderosos que Davi tinha: Jasobeão, hacmonita, chefe dos capitães, o qual, brandindo a sua lança contra trezentos, de uma vez os matou.
12 E, depois dele Eleazar, filho de Dodó, o aoíta; ele estava entre os três poderosos.
13 Este esteve com Davi em Pas-Damim, quando os filisteus ali se ajuntaram à peleja, onde havia um pedaço de campo cheio de cevada; e o povo fugiu de diante dos filisteus.
14 E puseram-se no meio daquele campo, e o defenderam, e feriram os filisteus; e o Senhor efetuou um grande livramento.


1 Crônicas 11:1-14
Os longos anos de sofrimentos e exílio terminaram para Davi. Seus direitos ao trono são reconhecidos por todo Israel. Ele toma posse da fortaleza de Sião, tão exaltada nos salmos (por exemplo, no Salmo 87:1-3) e que nos fala sobre a graça real. Mas ele não habitaria lá sozinho. Os homens de fé que haviam andado nos desertos e montanhas, vivendo nos antros e cavernas (mas dos quais o mundo não era digno), agora morariam com ele para sempre nessa cidade (Neemias 3:16; Hebreus 11:16, 38). Queridos filhos de Deus, conseguimos vislumbrar no horizonte a maravilhosa cidade de ouro para a qual Jesus nos está conduzindo? Que essa esperança nos fortaleça em nossa caminhada cristã e nas batalhas da fé!

O valente Eleazar lutou contra os filisteus para preservar um campo de cevada. Ele nos lembra aqueles servos do Senhor que têm de batalhar a fim de prover comida espiritual para o povo de Deus. Alguns tiveram de se envolver em sérias controvérsias com os inimigos da verdade. Devemos ser gratos a eles e estar dispostos a defender a sã doutrina que esses heróis preservaram (Judas 3).

Que DEUS abençoe a todos.