sexta-feira, 27 de novembro de 2009

1 Crônicas 11:1-14

1 Crônicas 11:1-14

1 ENTÃO todo o Israel se ajuntou a Davi em Hebrom, dizendo: Eis que somos teus ossos e tua carne.
2 E também outrora, sendo Saul ainda rei, eras tu o que fazias sair e entrar a Israel; também o Senhor teu Deus te disse: Tu apascentarás o meu povo Israel, e tu serás chefe sobre o meu povo Israel.
3 Também vieram todos os anciãos de Israel ao rei, a Hebrom, e Davi fez com eles aliança em Hebrom, perante o Senhor; e ungiram a Davi rei sobre Israel, conforme a palavra do Senhor pelo ministério de Samuel.
4 E partiu Davi e todo o Israel para Jerusalém, que é Jebus; porque ali estavam os jebuseus, habitantes da terra.
5 E disseram os habitantes de Jebus a Davi: Tu não entrarás aqui. Porém Davi ganhou a fortaleza de Sião, que é a cidade de Davi.
6 Porque disse Davi: Qualquer que primeiro ferir os jebuseus será chefe e capitão. Então Joabe, filho de Zeruia, subiu primeiro a ela; pelo que foi feito chefe.
7 E Davi habitou na fortaleza; por isso foi chamada a cidade de Davi.
8 E edificou a cidade ao redor, desde Milo até ao circuito; e Joabe renovou o restante da cidade.
9 E Davi tornava-se cada vez mais forte; porque o Senhor dos Exércitos era com ele.
10 E estes foram os chefes dos poderosos que Davi tinha, e que o apoiaram fortemente no seu reino, com todo o Israel, para o fazerem rei, conforme a palavra do Senhor, no tocante a Israel.
11 E este é o número dos poderosos que Davi tinha: Jasobeão, hacmonita, chefe dos capitães, o qual, brandindo a sua lança contra trezentos, de uma vez os matou.
12 E, depois dele Eleazar, filho de Dodó, o aoíta; ele estava entre os três poderosos.
13 Este esteve com Davi em Pas-Damim, quando os filisteus ali se ajuntaram à peleja, onde havia um pedaço de campo cheio de cevada; e o povo fugiu de diante dos filisteus.
14 E puseram-se no meio daquele campo, e o defenderam, e feriram os filisteus; e o Senhor efetuou um grande livramento.


1 Crônicas 11:1-14
Os longos anos de sofrimentos e exílio terminaram para Davi. Seus direitos ao trono são reconhecidos por todo Israel. Ele toma posse da fortaleza de Sião, tão exaltada nos salmos (por exemplo, no Salmo 87:1-3) e que nos fala sobre a graça real. Mas ele não habitaria lá sozinho. Os homens de fé que haviam andado nos desertos e montanhas, vivendo nos antros e cavernas (mas dos quais o mundo não era digno), agora morariam com ele para sempre nessa cidade (Neemias 3:16; Hebreus 11:16, 38). Queridos filhos de Deus, conseguimos vislumbrar no horizonte a maravilhosa cidade de ouro para a qual Jesus nos está conduzindo? Que essa esperança nos fortaleça em nossa caminhada cristã e nas batalhas da fé!

O valente Eleazar lutou contra os filisteus para preservar um campo de cevada. Ele nos lembra aqueles servos do Senhor que têm de batalhar a fim de prover comida espiritual para o povo de Deus. Alguns tiveram de se envolver em sérias controvérsias com os inimigos da verdade. Devemos ser gratos a eles e estar dispostos a defender a sã doutrina que esses heróis preservaram (Judas 3).

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário