domingo, 23 de outubro de 2011

Apocalipse 5:9

Domingo 23 Outubro

E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda a tribo, e língua, e povo, e nação

(Apocalipse 5:9).

QUE DIGNIDADE ELE TEM!
No capítulo 5 de Apocalipse vemos três grupos adorando ao Cordeiro de Deus, ao Senhor glorificado. Em primeiro lugar, os 24 anciãos se prostram diante dEle, enquanto cantam um novo cântico, dizendo: “Digno és”. Esses anciãos representam todos aqueles que se apoderaram pela fé da obra redentora do Salvador. Os anjos que observaram a vida e a morte do Senhor Jesus na cruz, e por isso O adoram, formam o segundo grupo. Em terceiro lugar, se acham todas as demais criaturas que estão no céu, na terra, debaixo da terra e no mar. Admiram a grandeza de Sua Pessoa e O honram e O glorificam.

Por que Ele é digno de tanta honra e adoração? Cristo é digno disso em virtude do que Ele é; o legitimo herdeiro de Davi tem direito ao trono: “Eis aqui o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, que venceu” (v. 5).

O Cordeiro “no meio do trono… Cordeiro, como havendo sido morto”, assim é o Senhor Jesus por Sua obra perfeitamente realizada. Ele entregou Sua vida por nós para que pudéssemos ter a vida eterna.

Por fim lemos: “E veio, e tomou o livro da destra do que estava assentado no trono” (v. 7). O Senhor Jesus é o único digno de tomar o livro dos juízos e dos planos de Deus para este mundo. Somente Ele pode abri-lo, ou seja, executar o que está registrado ali. Quão digno Ele é!

Que DEUS abençoe a todos.

João 21.4-5

23 de Outubro

"Mas ao clarear da madrugada, estava Jesus na praia; todavia os discípulos não reconheceram que era ele. Perguntou-lhes Jesus: Filhos, tendes aí alguma cousa de comer? Responderam-lhe: Não." João 21.4-5

Um sinal característico daqueles que estão no discipulado apenas exterior é que se deixam determinar por coisas e circunstâncias exteriores. Por isso seu cristianismo é feito de altos e baixos, às vezes, estão "nas nuvens", outras vezes estão tristes de morrer. Embora Pedro estivesse fisicamente muito próximo do Senhor no primeiro discipulado, em seu coração ele era estranho a Jesus. Ele não tinha uma ligação interior verdadeira com o Senhor. Um dia o Senhor até teve que chamá-lo de "Satanás". Porque faltava esta ligação do coração, mais tarde Pedro caiu tão profundamente que até negou ao Senhor. Suas oscilações e derrotas, o poder do inimigo em sua vida, têm sua origem no discipulado exterior. Você é um daqueles que tem que responder com um "não" à pergunta do Senhor se você tem algo para comer? Ao seu redor há pessoas que têm fome por salvação, pela vida eterna e pela paz com Deus. Você não pode lhes dar nada de comer por ter naufragado em seu discipulado exterior? Neste momento, o Senhor vem ao seu encontro a fim de o conclamar para um discipulado interior, frutífero!

Que DEUS abençoe a todos.

Filipenses 4:6-7

Sábado 22 Outubro

Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.

(Filipenses 4:6-7).

MEDITAÇÕES SOBRE O PRIMEIRO LIVRO DE SAMUEL (Leia 1 Samuel 1:12-28)
Deus não pode responder a orações que têm como objetivo somente a satisfação pessoal (Tiago 4:3). Se, ao contrário, nosso alvo for Sua glória, Ele jamais hesitará em nos responder (João 14:13). Esse foi o caso de Ana. Ela pediu um filho não para que ficasse egoisticamente com ele, mas para que se tornasse um servo de Deus “por todos os dias da sua vida”. O maior desejo dos pais cristãos é que seus filhos, desde a tenra idade, sejam consagrados ao Senhor Jesus. Jovens leitores cujos pais conhecem ao Senhor, sem dúvida, esse tem sido o pedido deles antes mesmo de vocês nascerem. Mas a resposta também depende de nosso desejo pessoal. Se, como Samuel, você tem uma mãe cristã que, dia após dia, o apresenta ao Senhor, você é privilegiado e tem uma grande responsabilidade.

Ana trouxe sua petição diante de Deus “pela oração e súplicas”, como Filipenses 4:6 nos exorta a fazer. E ela também mostrou moderação ao responder a Eli, que injustamente a acusou de estar bêbada. Daquele instante em diante, o rosto dela já não era mais triste. A paz de Deus lhe encheu o coração (Filipenses 4:7) antes mesmo que tivesse recebido a resposta á sua oração, o que não demorou a acontecer. “Pedido a Deus” é o significado do nome Samuel.

Que DEUS abençoe a todos.

Mateus 4.19-20

22 de Outubro

"E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. Então eles deixaram imediatamente as redes, e o seguiram." Mateus 4.19-20

Quando o Senhor disse para Pedro: "...e te levará para onde não queres", este foi um novo e mais profundo chamado para o discipulado, pois Pedro já ouvira uma vez o chamado do Senhor no lago de Genesaré. Depois da crucificação e ressurreição, o Senhor já havia chamado Pedro para o discipulado, dizendo: "Segue-me."

Por que então o Senhor o chamou uma segunda vez? É que existem dois tipos de discipulado: um exterior e um interior. O discipulado exterior não tem como conseqüência a renovação do coração, de modo que a pessoa em questão não alcança uma vida frutífera e vitoriosa. Mas o discipulado interior tem como conseqüência uma renovação radical. A ausência de poder dos cristãos dos dias atuais tem sua origem no fato de seguirem o Senhor apenas exteriormente. Queremos nos examinar seriamente, e orar: "Senhor, guarda-me de Te seguir apenas exteriormente." Aquele que não conhece o discipulado real, que não segue a Jesus de todo o coração, carrega as conseqüências: falta-lhe o poder do alto e em sua vida não há o amém que vem do santuário.

Que DEUS abençoe a todos.

1 Coríntios 1:26-27

Sexta-feira 21 Outubro

Porque, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados. Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo

(1 Coríntios 1:26-27).

MICHAEL FARADAY
O físico e naturalista inglês Michael Faraday (1791-1867) é considerado um dos maiores gênios do século XIX. Filho de um ferreiro, cresceu em um ambiente pobre e desde muito jovem trabalhou como aprendiz em uma oficina de encadernação. Em seus momentos livres, teve a oportunidade de estudar as grandes obras das ciências naturais de seu tempo. Assim adquiriu uma cultura que mais tarde determinaria seu trabalho científico. Em 1813 entrou como ajudante no laboratório do famoso químico Humphrey David. Esse foi o início de sua brilhante carreira.

As descobertas de Faraday são tão numerosas que é impossível enumerá-las nesta folhinha. Constituem o fundamento de algumas tecnologias atuais. Apesar de seu extraordinário conhecimento e de sua incansável atividade, permaneceu modesto, sincero e não se envergonhava de confessar Cristo diante do mundo.

Diz-se que pouco antes de sua morte, um de seus admiradores lhe perguntou quais eram suas aspirações. Faraday respondeu:

– Aspirações? Não as tenho. Não ocupo meu tempo com aspirações. Eu sei em quem tenho crido e estou seguro de que Deus é poderoso para me dar, pela graça, a minha parte quando Cristo vier (2 Timóteo 1:12).

Em todas as épocas houve cientistas tementes a Deus. Hoje também existem, pois a verdadeira ciência e a fé bíblica não se contradizem.

Que DEUS abençoe a todos.

Isaías 30.21

21 de Outubro

"Quando te desviares para a direita e quando te desviares para a esquerda, os teus ouvidos ouvirão atrás de ti uma palavra, dizendo: Este é o caminho, andai por ele." Isaías 30.21

Um sinal dos tempos finais é que os filhos de Deus estão trilhando o caminho do engano nesse último pedaço de caminho que devem andar. Afinal, o Senhor ainda conduz Seus filhos de maneira clara? É claro que sim! O Senhor os conduz de maneira clara, mas em nossos dias bem poucos estão dispostos a submeterem-se incondicionalmente à direção do Senhor. Sermos conduzidos pelo Senhor exige que estejamos dispostos a nos deixar conduzir! O Senhor sempre nos conduz para onde não queremos. Ele exige a submissão total da vontade própria. Temos de nos deixar guiar para onde, por natureza, não queremos ir. O Senhor não exige apenas uma coisa ou outra, Ele exige tudo! "Quando, porém, fores velho, estenderás as tuas mãos e outro te cingirá e te levará para onde não queres." Para que isso aconteça não é necessário que primeiro fiquemos velhos, pois essa palavra que o Senhor Jesus falou vale para todos nós. Você está disposto a submeter a sua vontade própria ao Senhor, não importando qual seja a área da sua vida? Isto não significa outra cousa do que nos deixar transformar e conduzir para onde não queremos ir.

Que DEUS abençoe a todos.