terça-feira, 11 de maio de 2010

Efésios 5.25

Refletindo com maridos (1)

Maridos, amai vossa mulher.
Efésios 5.25

Creio ser este um mandamento bíblico para os maridos. Lendo Efésios 5.22-31 encontramos claras recomendações bíblicas dirigidas aos maridos. O amor que o marido deve à sua esposa: Amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja (v 25). Na alegria ou na tristeza, na riqueza ou na pobreza, na saúde ou na doença. O amor jamais acaba.

O cuidado. O texto diz: “e dela cuida” 
(v 29). O marido se esforça, dá o seu melhor no cuidado à esposa. Cuidar, proteger, zelar, estar atento às suas necessidades. A esposa merece e exige a atenção e a dedicação do seu marido. A intimidade. E se tornarão os dois uma só carne (v 31). Esta verdade aparece no versículo 28 “A si mesmo se ama.” O marido sente o que sentiu Adão ao receber Eva das mãos do Senhor em Gn 2.23.

Deus abençoe e capacite os maridos a levarem a bom termo suas obrigações em relação às esposas. Elas são presentes de Deus. Cabe a ele amá-la, cuidar dela e tê-la no coração.


Ore

Graças te dou, ó Pai, pela tua Palavra que instrui no cuidado com a esposa. Recebo a tua capacitação. Em nome de Jesus. Amém.


Pense

Amo a minha esposa como a Bíblia me ensina?


Que DEUS abençoe a todos.

João, nos capítulos 14, 15 e 16

Deus, o Espírito Santo
O assunto de hoje fala de Deus o Espírito Santo.

As lamparinas brilhavam fracamente no cenáculo enquanto os discíspulos conversavam com o Mestre. As perguntas que Lhe fizeram após o convívio de aproximadamente três anos e meio demostraram que eles ainda não haviam entendido completamente a razão de Sua missão na Terra. Eles continuavam esperando que Ele libertasse sua nação do domínio romano.

Jesus, ao procurar prepará-los para os alarmantes acontecimentos que pairavam sobre eles, podia entender sua confusão. Ele falou do dom que Ele e Seu Pai enviariam ao mundo - o Espírito Santo.

"Não se preocupem com o futuro", teria Ele dito com efeito. Vocês terão Minha presença na pessoa do Espírito Santo. Ele os guiará e os susterá através de cada experiência, por mais difícil e probante que seja.

Como um dos membros da Trindade, o Espírito Santo é uma pessoa, e totalmente divina. Ele participou ativamente com o Pai e o Filho na Criação, e a partir de então tem estado intimamente envolvido na concretização do plano da salvação.

No Evangelho de João, nos capítulos 14, 15 e 16, está registrada a descrição que Cristo fez da obra do Espíto Santo.

Ele é chamado o Espírito da verdade (14:17), O qual é enviado em nome de Jesus (verso26) para habitar com os discípulos (verso 17). "Esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito" (14:26.)

Ele foi enviado para dar testemunho de Jesus (15:26). E pelo fato de não estar limitado pelo tempo ou espaço, ele pode representar a Cristo perante pessoas de todos os lugares e de todas as épocas.

Além de cooperar com o trabalho dos discípulos de Cristo, hablitando-os a cumprir sua comissão, o Espírito Santo estaria presente entre os inconversos, convencendo-os do pecado, da justiça e do juízo (16.8).

É possível que a pessoa e a obra do Espírito Santo sejam as menos entendidas dos membros da Trindade. Isto é porque a natureza da Sua obra é representar Cristo e o Pai em vez de Si mesmo.

Através do ministério do Espírito Santo, homens de Deus escreveram as Escrituras, as quais testificam de Jesus. "Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus, falaram inspirados pelo Espírito Santo" II Pedro 1:21

Ele encheu de poder a vida de Cristo. Através do Seu ministério as Escrituras vêm até nós cheias de vida, tornando Cristo real, amolecendo nosso coração para aceitar o Salvador, e nos capacitando a viver para Ele.

O Espírito Santo está envolvido em cada aspecto de nossa experiência cristã. Quando nos dirigimos a Deus é porque o Espírito trabalhou em nosso coração.

E quando o Espírito Santo trabalha no nosso coração Ele desperta em nós o desejo de conhecer a Deus, e viver segundo a Sua vontade.

Quando desejamos conhecer melhor a Deus através da Bíblia, e pedimos entendimento, o Espírito Santo nos guia aos textos que devemos estudar, ajuda-nos a obter compreensão clara através de nosso estudo e das impressões divinas quanto ao significado dos textos, e nos ajuda por em prática em nossa vida o que lemos. Ele então nos dá força para viver as verdades que aprendemos.

Quando sentimos tristeza por nossos pecados e nos arrependemos, é porque o Espírito Santo está operando em nosso ser.

Tudo o que compreendemos a respeito de Deus e de Jesus, o entendemos mais completamente porque o Espírito Santo, de modo humilde e anônimo, está fazendo o trabalho que foi comissionado a fazer em favor de cada pessoa.

O Espírito Santo também fortalece a igreja e os indivíduos através dos dons espirituais, alguns dos quais são notáveis em sua natureza, enquanto outros são menos extraordinários mas igualmente essenciais.

Muitos dos dons do Espírito são mencionados em Efésios 4:11, onde lemos: "E Ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas outros para evangelistas, e outros para pastores."

Mencionado tanto nos primeiros como nos últimos versos da Bíblia, o Espírito Santo tem estado em atividade na Criação, Encarnação, e Redenção.

Como representante pessoal de Jesus, Ele faz pelas pessoas o mesmo que Jesus faria se estivesse fisicamente presente.

"Quando o Espírito de Deus toma posse do coração, Ele transforma a vida. Os pensamentos pecaminosos são afastados, renunciadas as más ações; o amor, a humildade, e a paz tomam o lugar da ira, da inveja e da contenda.

A alegria substitui a tristeza, e o semblante reflete a luz do Céu. Ninguém vê a mão que suspende o fardo, nem a luz que desce das cortes celetiais. A bênçao vem quando, pela fé, a alma se entrega a Deus.

Então, aquele poder que olho algum pode discernir, cria um novo ser à imagem de Deus." DTN, 173. É a atuação de Deus, Espírito Santo.

Que Ele possa tocar o nosso coração e que nossa vida possa ser transformada dia a dia. É o nosso grande anseio, Amém.

Que DEUS abençoe a todos.

João 7:50-51

Terça-feira 11 Maio

Nicodemos, que era um deles (o que de noite fora ter com Jesus), disse-lhes: Porventura condena a nossa lei um homem sem primeiro o ouvir e ter conhecimento do que faz? (João 7:50-51).

Nicodemos (2)

A segunda vez que encontramos Nicodemos é no capítulo 7 do Evangelho de João. Os fariseus e os sacerdotes tinham enviado oficiais a fim de prender Jesus em uma das festas que aconteciam em Jerusalém (v. 32). Mas falharam em suas intenções, pois os oficiais não cumpriram a ordem recebida e quando perguntados sobre o motivo, responderam: “Nunca homem algum falou assim como este homem” (v. 46).

Aqueles servos não puderam negar a impressão de que o Senhor Jesus era bem mais do que os fariseus pensavam. Todo desprezo que os fariseus sentiam ficou evidente na pergunta: “Também vós fostes enganados? Creu nele porventura algum dos principais ou dos fariseus? Mas esta multidão, que não sabe a lei, é maldita” (vv. 47-49).

Para a surpresa deles, Nicodemos interveio a favor do Senhor, ainda que hesitante: “Porventura condena a nossa lei um homem sem primeiro o ouvir e ter conhecimento do que faz?”

Nicodemos então percebeu que todo aquele que deseja ficar ao lado do Senhor Jesus tem de compartilhar de Sua rejeição, pois seus companheiros também o reprovaram: “És tu também da Galiléia? Examina, e verás que da Galiléia nenhum profeta surgiu” (v. 52).

Mais tarde, a vida de Nicodemos mostra como a Pessoa de Jesus Cristo causou tão profunda impressão nele a ponto de ser capaz de suportar a zombaria e se tornar um convicto seguidor do Senhor Jesus.

(continua)

Que DEUS abençoe a todos.

Mateus 20.28

11 de Maio

"...Tal como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos." Mateus 20.28

O quinto princípio da natureza de Jesus é o serviço santo em favor ao próximo. "...Sede, antes, servos uns dos outros, pelo amor." O próprio Jesus é a fonte. Ele nos amou muito! O maior culto de adoração a Deus é a entrega da própria vida. Servir ao Senhor significa seguir pelo caminho mais humilde, não esperar nenhum reconhecimento, nenhuma recompensa, nenhum agradecimento, mas simplesmente servir, porque Jesus serviu você. Isso é servir vitoriosamente!

Vejamos o sexto princípio: "Antes sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus em Cristo vos perdoou." Você perdoou o seu próximo de todo o coração, da mesma forma que o Senhor perdoou você? Eu não duvido que feriram você, que não fizeram caso de você, que você foi deixado de lado. Você já perdoou de coração? Que atmosfera abençoada produz a amizade sincera e pura! Ela estava presente quando Jesus era hóspede de Lázaro, Marta e Maria, e Maria ungiu os pés de Jesus com um perfume precioso: "...e encheu-se toda a casa com o perfume do bálsamo." Quando alguém entra em sua casa, consegue perceber se este glorioso perfume da amizade cordial enche seu lar!

Que DEUS abençoe a todos.

Apocalipse 12:1-17

Apocalipse 12.1-17
1 Viu-se grande sinal no céu, a saber, uma mulher vestida do sol com a lua debaixo dos pés e uma coroa de doze estrelas na cabeça,
2 que, achando-se grávida, grita com as dores de parto, sofrendo tormentos para dar à luz.
3 Viu-se, também, outro sinal no céu, e eis um dragão, grande, vermelho, com sete cabeças, dez chifres e, nas cabeças, sete diademas.
4 A sua cauda arrastava a terça parte das estrelas do céu, as quais lançou para a terra; e o dragão se deteve em frente da mulher que estava para dar à luz, a fim de lhe devorar o filho quando nascesse.
5 Nasceu-lhe, pois, um filho varão, que há de reger todas as nações com cetro de ferro. E o seu filho foi arrebatado para Deus até ao seu trono.
6 A mulher, porém, fugiu para o deserto, onde lhe havia Deus preparado lugar para que nele a sustentem durante mil duzentos e sessenta dias.
7 Houve peleja no céu. Miguel e os seus anjos pelejaram contra o dragão. Também pelejaram o dragão e seus anjos;
8 todavia, não prevaleceram; nem mais se achou no céu o lugar deles.
9 E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a terra, e, com ele, os seus anjos.
10 Então, ouvi grande voz do céu, proclamando: Agora, veio a salvação, o poder, o reino do nosso Deus e a autoridade do seu Cristo, pois foi expulso o acusador de nossos irmãos, o mesmo que os acusa de dia e de noite, diante do nosso Deus.
11 Eles, pois, o venceram por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra do testemunho que deram e, mesmo em face da morte, não amaram a própria vida.
12 Por isso, festejai, ó céus, e vós, os que neles habitais. Ai da terra e do mar, pois o diabo desceu até vós, cheio de grande cólera, sabendo que pouco tempo lhe resta.
13 Quando, pois, o dragão se viu atirado para a terra, perseguiu a mulher que dera à luz o filho varão;
14 e foram dadas à mulher as duas asas da grande águia, para que voasse até ao deserto, ao seu lugar, aí onde é sustentada durante um tempo, tempos e metade de um tempo, fora da vista da serpente.
15 Então, a serpente arrojou da sua boca, atrás da mulher, água como um rio, a fim de fazer com que ela fosse arrebatada pelo rio.
16 A terra, porém, socorreu a mulher; e a terra abriu a boca e engoliu o rio que o dragão tinha arrojado de sua boca.
17 Irou-se o dragão contra a mulher e foi pelejar com os restantes da sua descendência, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus; e se pôs em pé sobre a areia do mar.


Apocalipse 12:1-17

Esta nova seção é introduzida pelo versículo 19 do capítulo 11. A arca da aliança aparece aí como um sinal de graça que precede os juízos que cairão sobre Israel. Como essa é a nação da qual devia nascer o Messias (representada aqui simbolicamente por uma mulher grávida vestida com o sol), provoca, por isso, a furiosa oposição de Satanás, o grande dragão vermelho. Na Bíblia constatamos que essa inimizade entre a semente da mulher e "a antiga serpente" (V. 9), anunciada já na queda do homem, prosseguiu através de todos os tempos (Veja Gênesis 3:15; Êxodo 1:22; 2 Reis 11:1; Mateus 2:16ss., por exemplo.). Em vão o diabo concentrou os seus esforços para impedir o nascimento e a elevação do Senhor Jesus, e o conseqüente cumprimento dos desígnios de Deus. Cristo e seus santos celestiais - a criança arrebatada para Deus - estão agora fora de seu alcance. Ademais, Satanás logo será atirado do céu para a terra (leia Lucas 10:18; Romanos 16:20), onde vai desencadear sua impotente ira contra o remanescente de Israel. A característica deste remanescente é que "guardam os mandamentos de Deus" (V. 17b). Qual foi para Cristo, e qual é hoje para nós, o segredo do poder e da vitória sobre o Maligno? É ter a Palavra de Deus habitando em nosso coração (Salmos 17:4; Mateus 4:4; 1 João 2:14b).

Que DEUS abençoe a todos.

Êxodo 6:9-30

Êxodo 6:9-30

9 Deste modo falou Moisés aos filhos de Israel, mas eles não ouviram a Moisés, por causa da angústia de espírito e da dura servidão.
10 Falou mais o Senhor a Moisés, dizendo:
11 Entra, e fala a Faraó rei do Egito, que deixe sair os filhos de Israel da sua terra.
12 Moisés, porém, falou perante o Senhor, dizendo: Eis que os filhos de Israel não me têm ouvido; como, pois, Faraó me ouvirá? Também eu sou incircunciso de lábios.
13 Todavia o Senhor falou a Moisés e a Arão, e deu-lhes mandamento para os filhos de Israel, e para Faraó rei do Egito, para que tirassem os filhos de Israel da terra do Egito.
14 Estas são as cabeças das casas de seus pais: Os filhos de Rúben, o primogênito de Israel: Enoque e Palu, Hezrom e Carmi; estas são as famílias de Rúben.
15 E os filhos de Simeão: Jemuel, Jamin, Oade, Jaquim, Zoar e Saul, filho de uma cananéia; estas são as famílias de Simeão.
16 E estes são os nomes dos filhos de Levi, segundo as suas gerações: Gérson, Coate e Merari; e os anos da vida de Levi foram cento e trinta e sete anos.
17 Os filhos de Gérson: Libni e Simei, segundo as suas famílias;
18 E os filhos de Coate: Anrão, Izar, Hebrom e Uziel; e os anos da vida de Coate foram cento e trinta e três anos.
19 E os filhos de Merari: Mali e Musi; estas são as famílias de Levi, segundo as suas gerações.
20 E Anrão tomou por mulher a Joquebede, sua tia, e ela deu-lhe Arão e Moisés: e os anos da vida de Anrão foram cento e trinta e sete anos.
21 E os filhos de Izar: Corá, Nefegue e Zicri.
22 E os filhos de Uziel: Misael, Elzafã e Sitri.
23 E Arão tomou por mulher a Eliseba, filha de Aminadabe, irmã de Naasson; e ela deu-lhe Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar.
24 E os filhos de Corá: Assir, Elcana e Abiasafe; estas são as famílias dos coraítas.
25 E Eleazar, filho de Arão, tomou por mulher uma das filhas de Putiel, e ela deu-lhe a Finéias; estes são os cabeças dos pais dos levitas, segundo as suas famílias.
26 Estes são Arão e Moisés, aos quais o Senhor disse: Tirai os filhos de Israel da terra do Egito, segundo os seus exércitos.
27 Estes são os que falaram a Faraó, rei do Egito, para que tirasse do Egito os filhos de Israel; estes são Moisés e Arão.
28 E aconteceu que naquele dia, quando o Senhor falou a Moisés na terra do Egito,
29 Falou o Senhor a Moisés, dizendo: Eu sou o Senhor; fala a Faraó, rei do Egito, tudo quanto eu te digo.
30 Então disse Moisés perante o Senhor: Eis que eu sou incircunciso de lábios; como, pois, Faraó me ouvirá?


Êxodo 6:9-30
Nos magníficos versículos 6 a 8, Deus revela a Moisés todo o Seu plano de salvação, como conseqüência do novo nome que o Senhor escolhe para Se relacionar com Israel. E esse plano de salvação mais uma vez é assegurado por Sua assinatura: "Eu sou o Senhor" (v. 7). "Eu, eu mesmo, sou o que apaga as tuas transgressões por amor de mim", confirma o Senhor em Isaías 43:25. É muito triste constatar que Israel, "por causa da ânsia de espírito" (ou impaciência), não ouviu a voz do Senhor. É a primeira manifestação de descrença neste povo, seguido, infelizmente, de uma longa série de outros lapsos semelhantes (Salmo 106:7).

Moisés, por sua vez, estava novamente desencorajado e preocupado. Sua fé visivelmente encontra dificuldades em apropriar-se do nome e das promessas do Senhor.

Então Deus dirige a Sua atenção para o povo. Este povo está misturado com os estrangeiros, mas Seus olhos os distinguem e Ele se agrada em chamá-los pelo nome. "O Senhor conhece os que são seus" (2 Timóteo 2:19). Lembremos sempre desse versículo tão encorajador para os crentes de qualquer época. "Os olhos do Senhor estão sobre os justos; e os seus ouvidos, atentos ao seu clamor" (Salmo 34:15; 1 Pedro 3:12).

Mais para o final do capítulo temos os nomes de diversos membros da família de Levi que, pelo bem ou pelo mal, desempenharam importante papel na história de Israel: Corá e seus filhos, os quatro filhos de Arão, Finéias etc.

Que DEUS abençoe a todos.