domingo, 25 de setembro de 2011

Romanos 6:6

Domingo 25 Setembro
Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado

(Romanos 6:6).

O BATISMO (2) – Leia Romanos 6:1-7
Como crentes fomos identificados com o Senhor Jesus em Sua morte e Sua ressurreição. Devemos mostrar isso em nossa vida diária. O mundo pode não ter mudado, mas eu mudei, e tal mudança tem de ser real e duradoura. Agora vivo de uma maneira diferente. O mundo no qual antes me sentia tão à vontade, agora não tem nada a me oferecer. Com que se pode alegrar alguém que morreu? Não tem sentido algum oferecer uma festa ou qualquer outra coisa a um morto. A obra de Cristo na cruz é radical. Ali nosso velho homem foi crucificado com Ele e ali foi destruído o “corpo do pecado”. Essa expressão abarca tudo aquilo que, em nosso ser, o pecado podia utilizar para se manifestar. Tudo o que fazíamos quando éramos pecadores estava nas mãos do pecado. Só vivíamos para nós mesmos. Agora que todo nosso ser foi crucificado com Cristo, não sirvamos mais ao pecado, porque morremos.

Até as leis e acusações humanas cessam contra um morto. Segundo a justiça, tal pessoa fica livre de toda culpa. Deus fez morrer “nosso velho homem” em Cristo. Porém, se fizermos apenas uma profissão verbal sem ter experimentado uma verdadeira conversão, “já não resta mais sacrifício pelos pecados, mas uma certa expectação horrível de juízo, e ardor de fogo, que há de devorar os adversários. De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue da aliança com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça?” (Hebreus 10:26-27).

Que DEUS abençoe a todos.

Colossenses 2.6

25 de Setembro

"Ora, como recebestes a Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nele." Colossenses 2.6

Como o nosso andar com Deus pode se tornar inseguro e inconstante? Existem muitos filhos de Deus cuja vida espiritual é feita de altos e baixos. Às vezes, vão em frente com alegria, outras vezes ficam resignados e prostrados, como uma vez Elias ficou. Mas será o Senhor inconstante? Medroso? Impotente? Não, nunca! As Escrituras dizem: "...o Senhor Deus é uma rocha." Na verdade estamos rodeados do poder ameaçador das trevas, mas não precisamos nos desanimar, pois andamos com o Deus vivo. Não é necessário que você perca o rumo e se deixe abater pelos poderes das trevas que se lançam sobre você, como os poderes da melancolia, dos espíritos da blasfêmia, e demônios do cansaço. Davi exclamou diante de tentações semelhantes: "Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum." A razão da sua intrepidez foi: "...porque tu estás comigo." Ande com o Deus vivo de tal maneira como se só você e Ele existissem nesse mundo! Diante dEle até as trevas são luz: "...porque tu estás comigo."

Que DEUS abençoe a todos.

Deuteronômio 31.6

24 de Setembro

"Sede fortes e corajosos; não temais, nem vos atemorizeis diante deles, porque o Senhor vosso Deus é quem vai convosco: não vos deixará nem vos desamparará." Deuteronômio 31.6

Que maravilha! Ele mesmo, o Eterno, o Deus Todo-Poderoso diz que você não precisa temer, pois Ele próprio quer acompanhá-lo. O que é um andar com Deus, com o Eterno? Se Ele não tivesse prometido que quer andar e estar conosco, eu não me atreveria a falar mais sobre isso. Mas é possível andar com Ele, com o Deus eterno. Andar não significa apenas seguir adiante, mas acompanhar os passos do Senhor. Esse acompanhar Seus passos vem da tranqüilidade interior, desse descanso interior no Senhor. Se existir uma desarmonia entre sua alma e o Deus vivo, você não pode acompanhar os passos do Senhor. Ou você anda depressa demais, ou fica para trás. Em Amós 3.3 está escrito: "Andarão dois juntos, se não houver entre eles acordo?" A condição fundamental para andar com o Deus vivo é você, um dia, ter se entregado totalmente a Ele por meio do Senhor Jesus Cristo e Seu sangue derramado. Só aí você se deixará determinar pelo ritmo dos Seus passos.

Que DEUS abençoe a todos.

Mateus 11:28

Sábado 24 Setembro

Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei
(Mateus 11:28).

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE RUTE (Leia Rute 2:17-23; 3:1-13)
Em Israel, no tempo da colheita, os cantos dos campos tinham de ser deixados para os pobres e estrangeiros que vinham colher ali (Levítico 19:9; 23:22). Conseqüentemente Rute, a pobre estrangeira, tinha uma dupla credencial para se beneficiar da provisão da graça.

A colheita nos fala da ação que devemos ter de nos alimentarmos daquilo que o Senhor dá. E comumente isso acontece com a ajuda dos servos de Deus. Isso requer esforço de nossa parte. Porém o Senhor, o verdadeiro Boaz, não tardará em nos dar “boa medida, recalcada, sacudida, transbordante” (Lucas 6:38). Rute debulhou o que colhera e levou tudo para casa. Compartilhemos em casa, com nossa família as excelentes coisas que o Senhor tem nos dado em Sua Palavra.

Percebemos a devoção de Rute para com Noemi. Observemos agora a submissão dela à sua sogra. Jovens, que exemplo Rute lhes dá! Ela fazia tudo o que Noemi lhe pedia, e esta, por sua vez, desejava o descanso e a felicidade de sua nora (3:1). Onde esse descanso e felicidade poderiam ser encontrados se não aos pés de Boaz, uma figura de alguém maior que ele mesmo? Quantas pessoas se aproximam do Senhor Jesus cansadas e sobrecarregadas e encontram descanso para a alma (Mateus 11:28-29)!

Que DEUS abençoe a todos.

Isaías 42:1-2

Sexta-feira 23 Setembro
Eis aqui o meu servo, a quem sustenho… Não clamará, não se exaltará, nem fará ouvir a sua voz na praça.
(Isaías 42:1-2).

CUIDAR DA IMAGEM
Cuidar da própria imagem não é uma novidade contemporânea. Nisso o rei francês Luis XIV, chamado o Rei Sol (1638-1715), era um mestre. Tinha um grupo de colaboradores cuja única tarefa era passar ao público uma imagem positiva do rei. Alguns historiadores opinam que hoje em dia o Rei Sol é conhecido por essa razão. Desde então muitas personalidades da vida pública o têm imitado. Mas esse aparato não impede que escândalos comprometam a reputação de algumas grandes personalidades.

O versículo acima fala do Servo de Deus, ou seja, de Jesus Cristo. Jamais fez propaganda de Si mesmo. Ao contrário, muitas vezes proibiu aos que havia curado e libertado de falar disso aos demais. O Filho de Deus nunca quis Se vangloriar, como atualmente muitos procuram fazer. Não fez marketing de Si mesmo, e Seus cronistas – os evangelistas – não ocultaram as críticas que Seus contemporâneos Lhe faziam. Quando o Senhor Jesus foi acusado de ser sedutor do povo e foi condenado à morte, Ele Se calou (1 Pedro 2:22-23).
Se você ler os cativantes relatos dos evangelhos, não somente encontrará autênticas descrições da vida do Senhor Jesus, mas também as mais variadas opiniões dos homens acerca dEle.

Que DEUS abençoe a todos.

1 João 5.12

23 de Setembro

"Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida." 1 João 5.12

O fato de uma pessoa ser nascida de novo é impossível esconder, pois Jesus diz: "Pelos seus frutos os conhecereis." Se você é apenas cristão nominal, esses frutos não existem. Se você é cristão apenas de nome, você tem vergonha de confessar a Jesus, e, quando for o caso, escolhe o caminho da menor oposição. "Não se fala sobre isso", diz-se. Naturalmente, não se fala, pois como se pode falar de uma nova vida, como se pode testemunhar de Jesus, se a gente mesmo não tem essa experiência? Reflita um momento: você é de fato um renascido ou é apenas um oportunista? Aquele que é renascido verdadeiramente tem que ser uma testemunha de Jesus, pois recebeu ao Senhor como Aquele que carregou seus pecados. Jesus é revelado por palavras e por atos através de toda a vida de um renascido. Como isso pode acontecer? Porque o próprio Jesus mora no coração dessa pessoa pelo Seu Espírito. Talvez agora você argumente: "Mas eu conheço ‘crentes’, cujos atos falam tão alto, que eu não quero ouvir suas palavras". Infelizmente você tem razão. Porém estes ‘crentes’ um dia terão que prestar contas diante do trono de Deus. Mas isso muda a sua própria situação? De que serve o seu ‘cristianismo’ se você não vem a Jesus hoje, se não ousa decidir-se por Jesus pela fé?

Que DEUS abençoe a todos.

Romanos 8.16

22 de Setembro

"O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus." Romanos 8.16

Certeza da salvação é a alegre conseqüência do novo nascimento. Uma maravilhosa certeza invade o pecador que veio a Jesus, que recebeu perdão dos seus pecados na cruz. Ali, ao mesmo tempo, ele também recebe o Espírito Santo. E então esta certeza, firme como a rocha, lhe inunda: "Tornei-me um filho de Deus!" Talvez você pergunte admirado: "É realmente possível ter essa certeza?" Não é somente possível, como também é necessária: "...a fim de saberdes que tendes a vida eterna." Talvez você já esteja há muitos anos no caminho ‘cristão’, porém não tem nenhuma certeza da salvação, nenhuma certeza do perdão dos pecados. Como você é pobre apesar de tudo!

Muitos pensam que seja uma atitude farisaica quando alguém afirma ser filho de Deus. Diante disso, podemos responder: "Se posso testemunhar que tenho certeza da salvação, do mesmo modo também testifico que nem eu mesmo posso compreender tal maravilha, pois também fui um pobre pecador. Eu só tenho uma explicação para a certeza da salvação. Deus também me amou, e deu Seu Filho pelos meus pecados na maldita morte na cruz!"

Que DEUS abençoe a todos.

Isaías 45:9; João 16:33; Provérbios 23:26

Quinta-feira 22 Setembro
Ai daquele que contende com o seu Criador!

Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz.

Dá-me, filho meu, o teu coração, e os teus olhos observem os meus caminhos

(Isaías 45:9; João 16:33; Provérbios 23:26).

UM CONTESTADOR
Maio de 1968. A França se agitava. Os jovens levantavam a voz e por todas as partes soprava o vento da polêmica. Em uma sala do distrito 16 de Paris, todas as noites os cristãos se reuniam e anunciavam o Evangelho. Certa noite, um grupo de jovens entrou na sala. Pelo aspecto e comportamento deles se temia que fossem arruaceiros. Os cristãos ficaram na vigilância, mas não aconteceu nada. Escutaram até o final da reunião e saíram sem fazer barulho.

Na noite seguinte, um deles voltou. Era um rapaz alto e musculoso. Falou com o pregador, dizendo que queria seguir a Jesus Cristo e acrescentou que havia recebido em seu coração a mensagem bíblica que ouvira na noite anterior. Queria declarar sua fé diante de todos. Depois de alguma vacilação, o pregador passou a palavra para o rapaz. Ele falou que, até o dia anterior, sonhava com violência, mas deu meia-volta, e mudou de senhor. Escolheu ao Senhor Jesus, seu Salvador. Compreendeu o juízo que Deus emitiu acerca dele, ou seja, de que era um pecador perdido e obstinado, e seria impossível recebê-lo dessa maneira. Também ouviu a mensagem da graça divina: “Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16). E creu em ambas.

Nesse período de tamanha instabilidade social, aquele jovem encontrou o sentido para viver. Lá fora reinava a agitação, mas dentro dele havia uma paz sem paralelo neste mundo!

Que DEUS abençoe a todos.