domingo, 1 de agosto de 2010

1 Coríntios 11:26

Domingo 1 Agosto

Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha (1 Coríntios 11:26).

A ceia do Senhor

Antes de subir a Seu Pai, o Senhor instituiu – como recordação durante Sua ausência (João 13:1) – uma ceia em Sua memória. No “pão” e no “cálice” temos representado o Senhor crucificado. Esses dois símbolos nos lembram de que Ele nos amou até à morte. Cada vez que comemos o pão e bebemos o vinho, anunciamos a morte do Senhor até que Ele venha. Essa verdade nos é apresentada nos Evangelhos e em 1 Coríntios 11:23-34.

A ceia do Senhor pertence a todos os crentes, não somente como membros da Igreja, mas também como resgatados ao preço do sangue e do corpo do Senhor.

Somos chamados a celebrar a ceia do Senhor com amor e gratidão, em Sua memória, de uma forma digna dEle e de Sua morte. Uma participação digna do Senhor depende, sobretudo, da disposição de nosso coração e de nossa consciência. Cada um é responsável pela maneira como compartilha da ceia do Senhor. “O que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor” (v. 29), pois “será culpado do corpo e do sangue do Senhor” (v. 27).

Por isso lemos: “Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice” (v. 28). Se não estamos em condições de participar, então devemos confessar e abandonar nossos pecados e não simplesmente deixar de tomar a ceia, como muitos fazem.

Que DEUS abençoe a todos.

Romanos 8.26

1 de Agosto

"Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira com gemidos inexprimíveis." Romanos 8.26

Da mesma maneira que uma pessoa só vive se respirar, ela só tem vida espiritual se orar. A oração é uma expressão de vida divina. É a ligação imprescindível com o Deus vivo. Você ora? Não me refiro à oração formal na hora das refeições ou ao dormir. Também não me refiro à oração que é formulada na hora do perigo, embora seja de todo o coração. Mas me refiro à oração feita na presença de outros crentes. Podemos reconhecer se uma igreja é viva e tem muitos membros renascidos não pelo número de participantes do culto dominical em primeiro lugar, mas pelo número de pessoas que participam da reunião de oração. Querido leitor, você tem um espírito de oração ou é cristão apenas de nome? Se você é renascido, não é você que ora, mas, sim, o Espírito de Deus através de você. Muitos crentes fracassam em relação à santa tarefa de orar junto com a congregação. As reuniões de oração praticadas em unanimidade e concordância têm promessas especiais, e Satanás trata de impedir que você participe delas. Por isso, arrependa-se por sua falha e corra para a reunião de oração da sua igreja!

Que DEUS abençoe a todos.

Levítico 10:1-20

Levítico 10:1-20

1 E OS filhos de Arão, Nadabe e Abiú, tomaram cada um o seu incensário e puseram neles fogo, e colocaram incenso sobre ele, e ofereceram fogo estranho perante o Senhor, o que não lhes ordenara.
2 Então saiu fogo de diante do Senhor e os consumiu; e morreram perante o Senhor.
3 E disse Moisés a Arão: Isto é o que o Senhor falou, dizendo: Serei santificado naqueles que se chegarem a mim, e serei glorificado diante de todo o povo. Porém Arão calou-se.
4 E Moisés chamou a Misael e a Elzafã, filhos de Uziel, tio de Arão, e disse-lhes: Chegai, levai a vossos irmãos de diante do santuário, para fora do arraial.
5 Então chegaram, e os levaram nas suas túnicas para fora do arraial, como Moisés lhes dissera.
6 E Moisés disse a Arão, e a seus filhos Eleazar e Itamar: Não descobrireis as vossas cabeças, nem rasgareis vossas vestes, para que não morrais, nem venha grande indignação sobre toda a congregação; mas vossos irmãos, toda a casa de Israel, lamentem este incêndio que o Senhor acendeu.
7 Nem saireis da porta da tenda da congregação, para que não morrais; porque está sobre vós o azeite da unção do Senhor. E fizeram conforme à palavra de Moisés.
8 E falou o Senhor a Arão, dizendo:
9 Não bebereis vinho nem bebida forte, nem tu nem teus filhos contigo, quando entrardes na tenda da congregação, para que não morrais; estatuto perpétuo será isso entre as vossas gerações;
10 E para fazer diferença entre o santo e o profano e entre o imundo e o limpo,
11 E para ensinar aos filhos de Israel todos os estatutos que o Senhor lhes tem falado por meio de Moisés.
12 E disse Moisés a Arão, e a Eleazar e a Itamar, seus filhos, que lhe ficaram: Tomai a oferta de alimentos, restante das ofertas queimadas do Senhor, e comei-a sem levedura junto ao altar, porquanto é coisa santíssima.
13 Portanto a comereis no lugar santo; porque isto é a tua porção, e a porção de teus filhos, das ofertas queimadas do Senhor; porque assim me foi ordenado.
14 Também o peito da oferta movida e a espádua da oferta alçada, comereis em lugar limpo, tu, e teus filhos e tuas filhas contigo; porque foram dados por tua porção, e por porção de teus filhos, dos sacrifícios pacíficos dos filhos de Israel.
15 A espádua da oferta alçada e o peito da oferta movida trarão com as ofertas queimadas de gordura, para oferecer por oferta movida perante o Senhor; o que será por estatuto perpétuo, para ti e para teus filhos contigo, como o Senhor tem ordenado.
16 E Moisés diligentemente buscou o bode da expiação, e eis que já fora queimado; portanto indignou-se grandemente contra Eleazar e contra Itamar, os filhos de Arão que ficaram, dizendo:
17 Por que não comestes a expiação do pecado no lugar santo, pois é coisa santíssima e Deus a deu a vós, para que levásseis a iniqüidade da congregação, para fazer expiação por eles diante do Senhor?
18 Eis que não se trouxe o seu sangue para dentro do santuário; certamente devíeis ter comido no santuário, como tenho ordenado.
19 Então disse Arão a Moisés: Eis que hoje ofereceram a sua expiação pelo pecado e o seu holocausto perante o Senhor, e tais coisas me sucederam; se hoje tivesse comido da oferta da expiação pelo pecado, seria isso porventura aceito aos olhos do Senhor?
20 E Moisés, ouvindo isto, deu-se por satisfeito.


Levítico 10:1-20
Somos relembrados no capítulo 9 de que era possível para os sacerdotes “tomados dentre os homens” pecarem. Infelizmente, não temos de ir longe para comprovar essa verdade. Em cada ocasião na qual Deus colocou o homem em um novo relacionamento, este tem se mostrado incapaz de persistir. Até agora, cada detalhe tinha sido realizado “como o SENHOR ordenara” (expressão repetida catorze vezes nos capítulos 8 e 9). No entanto, Nadabe e Abiú, os dois filhos mais velhos de Arão, fizeram “o que lhes não ordenara” o Senhor (v. 1). Mal tinham sido consagrados, eles trouxeram diante do Senhor fogo estranho, não vindo do altar. O solene castigo que se seguiu nos lembra quão sério é substituirmos nossa própria vontade pela Palavra de Deus (2 Samuel 6:3 — o incidente da arca colocada em um carro novo, seguido da morte de Uzá). Dessa forma, pensamentos carnais que excitam as emoções (bebida forte) não são tolerados na adoração a Deus. Desprezar ostensivamente verdades já conhecidas coloca o transgressor sob o julgamento de Deus. Por outro lado, como mostra o final do capítulo, o Senhor é cheio de misericórdia para com os ignorantes e os que se desviam, assim como para com os que estão debaixo de Sua disciplina.

Que DEUS abençoe a todos.