sábado, 2 de janeiro de 2010

Gálatas 3:13 e Deuteronômio 27:1-19

Sábado 2 Janeiro

Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós (Gálatas 3:13).

Meditações sobre o livro de Deuteronômio(Leia Deuteronômio 27:1-19)

Escrita “mui distintamente” em grandes pedras caiadas, a lei foi colocada em uma posição bastante visível na montanha como um testemunho para todo Israel. Ninguém poderia alegar que não tinha conhecimento dela. Nós, que possuímos a Bíblia completa em nossas mãos, temos uma responsabilidade ainda maior.

Esse monumento feito para exaltar a lei nos faz pensar no magnífico Salmo 119, que em seus 176 versículos nos relata as maravilhas da Palavra de Deus e do que ela significa para o crente fiel. Esse salmo começa proclamando as bênçãos dos que “andam na lei do Senhor”. O povo tinha sido ordenado a pronunciar “a bênção sobre o monte Gerizim e a maldição sobre o monte Ebal” (11:29). Infelizmente, não ouvimos as tribos proclamando a bênção. Na verdade, o povo estava “sob a lei” e, portanto, é “maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas escritas no Livro da lei, para praticá-las” (Gálatas 3:10). Maldito…maldito…maldito é a sentença que Israel iria ouvir doze vezes (vv. 15-26). Contudo, a mesma passagem de Gálatas anuncia que “Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar” (v. 13). Por isso, da cruz em diante, não estamos mais sob a Lei, mas debaixo da graça (Romanos 6:14).

Que DEIS abençoe a todos.

Mateus 10.38

2 de Janeiro

"...E quem não toma a sua cruz, e vem após mim, não é digno de mim." (Mateus 10.38)

Que sofrimentos nos trará este ano? A pessoa que mais sofreu é a que menos fala do assunto. Ela reconhece com alegria que os sofrimentos para um filho de Deus não são nada mais que a amorosa mão do Pai – Sua mão que suavemente nos liberta de todas as coisas temporais e passageiras, e que, exatamente através do sofrimento, nos deixa tomar parte em uma glória eterna e indescritível! Por isso, se neste novo ano você vier a sofrer, então levante seus olhos para Jesus, que já trilhou este caminho e através dele alcançou glória tanto maior.

Os sofrimentos e a humilhação de Jesus foram muito profundos, mas a Sua glorificação foi muito maior: "...os sofrimentos referentes a Cristo, e...as glórias que os seguiriam." A maioria dos crentes teme os sofrimentos de Cristo (2 Coríntios 1.5-7), e tenta evitá-los. Mas, se um dia você desejar entrar com alegria na gloriosa presença de Deus, decida-se hoje diante da face de Deus a seguir o "Cordeiro por onde quer que vá". Romanos 8.17 se cumprirá em sua vida: "...somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo: se com ele sofrermos, para que também com ele sejamos glorificados".

Que DEUS abençoe a todos.

Efésios 2.1-10

Efésios 2.1-10

1 Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados,
2 nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência;
3 entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais.
4 Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou,
5 e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, --pela graça sois salvos,
6 e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus;
7 para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus.
8 Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus;
9 não de obras, para que ninguém se glorie.
10 Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.

Efésios 2:1-10

Em poucas palavras, os vv. 1 a 3 descrevem a nossa trágica condição de outrora. Como "filhos de ira", andávamos segundo o mundo, segundo o seu príncipe e de acordo com os nossos culpáveis desejos. Mas Deus interveio (v. 4). Seu "grande amor" superou tal cena de miséria. Ele vivificou os que estavam mortos espiritualmente. Ressuscitou-os e, ainda mais, fê-los assentar em Seu próprio céu, o mesmo lugar onde Cristo está sentado (v. 6; 1:20). Estar morto em seus pecados ou assentado nos lugares celestiais: não há posição intermediária. Qual é a sua posição?

Os vv. 8 a 10 revelam, por um lado, a inutilidade de nossas obras para a salvação e, por outro, o pleno valor da obra de Deus: "somos feitura dele". Mas o fato de estarmos assentados nos lugares celestiais nos dispensa de toda a atividade na terra? Muito pelo contrário! Ao sermos salvos pela graça, fomos criados de novo (4:24), como ferramentas feitas para um uso específico: as boas obras que esse Deus de bondade (v. 7) preparou de antemão para o nosso caminho (Salmo 100:3; 119:73). Não que Ele tenha necessidade de nosso trabalho, senão que quer a nossa consagração. Finalmente, nunca deixemos de Lhe pedir a cada manhã: "Senhor, mostra-me o que Tu mesmo tens preparado hoje para mim e conceda-me a Tua ajuda para cumpri-lo" MM (Hebreus 13:21).

Que DEUS abençoe a todos.

2 Crônicas 10:1-19

2 Crônicas 10:1-19

1 E FOI Roboão a Siquém, porque todo o Israel se reunira ali, para fazê-lo rei.
2 Sucedeu que, ouvindo-o Jeroboão, filho de Nebate (o qual estava então no Egito para onde fugira da presença do rei Salomão), voltou do Egito,
3 Porque enviaram a ele, e o chamaram; e vieram, Jeroboão e todo o Israel, e falaram a Roboão dizendo:
4 Teu pai fez duro o nosso jugo; agora, pois, alivia tu a dura servidão de teu pai, e o pesado jugo que nos impôs, e nós te serviremos.
5 E ele lhes disse: Daqui a três dias voltai a mim. Então o povo se foi.
6 E tomou Roboão conselho com os anciãos, que estiveram perante Salomão seu pai, enquanto viveu, dizendo: Como aconselhais vós que se responda a este povo?
7 E eles lhe falaram, dizendo: Se te fizeres benigno e afável para com este povo, e lhes falares boas palavras, todos os dias serão teus servos.
8 Porém ele deixou o conselho que os anciãos lhe deram; e tomou conselho com os jovens, que haviam crescido com ele, e estavam perante ele.
9 E disse-lhes: Que aconselhais vós, que respondamos a este povo, que me falou, dizendo: Alivia o jugo que teu pai nos impôs?
10 E os jovens, que com ele haviam crescido, lhe falaram, dizendo: Assim dirás a este povo, que te falou: Teu pai agravou o nosso jugo, tu porém alivia-nos; assim, pois, lhe falarás: O meu dedo mínimo é mais grosso do que os lombos de meu pai.
11 Assim que, se meu pai vos carregou de um jugo pesado, eu ainda aumentarei o vosso jugo; meu pai vos castigou com açoites, porém eu vos castigarei com escorpiões.
12 Veio, pois, Jeroboão, e todo o povo, ao terceiro dia, a Roboão, como o rei havia ordenado, dizendo: Voltai a mim ao terceiro dia.
13 E o rei lhes respondeu asperamente; porque o rei Roboão deixara o conselho dos anciãos.
14 E falou-lhes conforme o conselho dos jovens, dizendo: Meu pai agravou o vosso jugo, porém eu o aumentarei mais; meu pai vos castigou com açoites, porém eu vos castigarei com escorpiões.
15 Assim o rei não deu ouvidos ao povo, porque esta mudança vinha de Deus, para que o Senhor confirmasse a sua palavra, a qual falara pelo ministério de Aías, o silonita, a Jeroboão, filho de Nebate.
16 Vendo, pois, todo o Israel, que o rei não lhe dava ouvidos, tornou-lhe o povo a responder, dizendo: Que parte temos nós com Davi? Já não temos herança no filho de Jessé. Cada um à sua tenda, ó Israel! Olha agora pela tua casa, ó Davi. Assim todo o Israel se foi para as suas tendas.
17 Porém, quanto aos filhos de Israel, que habitavam nas cidades de Judá, sobre eles reinou Roboão.
18 Então o rei Roboão enviou a Hadorão, que tinha cargo dos tributos; porém os filhos de Israel o apedrejaram, e ele morreu. Então o rei Roboão se esforçou para subir ao seu carro, e fugiu para Jerusalém.
19 Assim se rebelaram os israelitas contra a casa de Davi, até ao dia de hoje.


2 Crônicas 10:1-19
Israel está reunido em Siquém em torno do novo rei e lhe pede: “Alivia tu a dura servidão de teu pai e o seu pesado jugo que nos impôs, e nós te serviremos”. Que conselho os anciãos deram a Roboão? “Se te fizeres benigno para com este povo, e lhes agradares…” (v. 7). E em 1 Reis 12:7: “Se, hoje, te tornares servo deste povo, e o servires…”. Mesmo para um rei, esse é o único meio para conquistar ou manter as afeições dos que o cercam. Nossos pensamentos se voltam para o Senhor Jesus. Ele veio não “para ser servido, mas para servir” (Mateus 20:26-28). Sua glória não foi um empecilho durante Seu caminho de amor e devoção neste mundo. E, como resultado disso, hoje Ele tem total domínio sobre todos, anjos e homens (Filipenses 2:6-11). Seguindo Seu supremo exemplo, os que estão em posição de autoridade deveriam ser os primeiros a servir. Pois como alguém pode exigir obediência e fidelidade quando não é exemplo dessas coisas? Roboão se recusou a servir o povo. Não é de estranhar, portanto, que dez tribos se recusassem a servi-lo também. O orgulho do rei o impediu de seguir o caminho da humildade. A conseqüência? A divisão do reino. Enquanto o Senhor Jesus não vier para reinar neste mundo, Israel nunca mais será um povo realmente unido.

Que DEUS abençoe a todos.