domingo, 21 de novembro de 2010

João 4:23

Domingo 21 Novembro

Os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem (João 4:23).

Adoradores

Essa é a mais alta função que os salvos em Cristo podem desempenhar na terra e a única que continuará no céu.

Adorar “em espírito”, servir a Deus “em espírito” (Filipenses 3:3), já não é um culto material com cerimônias, sacrifícios, ritos e músicas, como era no Antigo Testamento. Agora se expressa com cânticos espirituais, com orações de adoração, ou seja, o fruto de lábios que confessam o nome de Jesus (Hebreus 13:15). É uma adoração que nasce no coração e que se traduz em palavras. Não consiste na repetição das mesmas frases, das mesmas orações, dos mesmos cânticos, enfim, rituais que se fazem maquinalmente sem se pensar no significado das palavras e nAquele a quem são dirigidas. Adorar o Pai “em verdade” é fazer isso segundo a revelação que Ele tem dado acerca de Si mesmo na Bíblia.

O verdadeiro culto é coletivo: “Como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo” (1 Pedro 2:5).

Que DEUS abençoe a todos.

Gálatas 5.18

21 de Novembro

"Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais sob a lei." Gálatas 5.18

Por que em muitos filhos de Deus demora tanto até que acontece uma clara tomada de poder pelo Espírito Santo em suas vidas? Tomemos como exemplo a política, para entender melhor esse assunto. Muitos governos não têm liberdade de ação porque no país não existe um partido político que detém a maioria. Na vida de muitos filhos de Deus não acontece uma clara tomada de poder pelo Espírito Santo porque em seu coração não existe "decisão por maioria" para o Espírito Santo. Desarmonia interior surge porque várias forças disputam a hegemonia na vida dessas pessoas, e tais forças podem ser orgulho, inveja, presunção, fofocas ou outros vícios obscuros que procuram assumir o domínio em sua vida. O Espírito Santo não age com violência! Ele governa, mas quando duvidamos, Ele se retrai. Quando o Espírito Santo não pode dominar o coração de um filho de Deus, não traz apenas desarmonia interior como conseqüência, mas também exteriormente se notam as seqüelas. Por isso sua vida de fé é uma luta constante. Isso se observa em muitos filhos de Deus. Seguir o caminho do Senhor se torna um grande esforço, e isso é justamente o contrário daquilo que o Senhor quer dar. Quando o Espírito Santo governa a vida de uma pessoa, seguir o Seu caminho não é uma obrigação, mas uma felicidade.

Que DEUS abençoe a todos.

Deuteronômio 10:12-22

Deuteronômio 10:12-22

12 Agora, pois, ó Israel, que é que o Senhor teu Deus pede de ti, senão que temas o Senhor teu Deus, que andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao Senhor teu Deus com todo o teu coração e com toda a tua alma,
13 Que guardes os mandamentos do Senhor, e os seus estatutos, que hoje te ordeno, para o teu bem?
14 Eis que os céus e os céus dos céus são do Senhor teu Deus, a terra e tudo o que nela há.
15 Tão-somente o Senhor se agradou de teus pais para os amar; e a vós, descendência deles, escolheu, depois deles, de todos os povos como neste dia se vê.
16 Circuncidai, pois, o prepúcio do vosso coração, e não mais endureçais a vossa cerviz.
17 Pois o Senhor vosso Deus é o Deus dos deuses, e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e terrível, que não faz acepção de pessoas, nem aceita recompensas;
18 Que faz justiça ao órfão e à viúva, e ama o estrangeiro, dando-lhe pão e roupa.
19 Por isso amareis o estrangeiro, pois fostes estrangeiros na terra do Egito.
20 Ao Senhor teu Deus temerás; a ele servirás, e a ele te chegarás, e pelo seu nome jurarás.
21 Ele é o teu louvor e o teu Deus, que te fez estas grandes e terríveis coisas que os teus olhos têm visto.
22 Com setenta almas teus pais desceram ao Egito; e agora o Senhor teu Deus te pôs como as estrelas dos céus em multidão.


Deuteronômio 10:12-22
Um belo projeto é apresentado aos filhos de Israel nos versículos 12 e 13. Amigo cristão, o Senhor requer o mesmo de você; temor, fidelidade, amor, desprendimento, obediência. A passagem de Miquéias 6:8 faz a mesma pergunta e, em resposta, pede que se pratique a justiça, se ame misericórdia e se ande em humildade. Tudo isto é exigido de nós para o nosso próprio interesse: “para o teu bem” (v. 13), e é apenas uma resposta apropriada ao amor divino. “O SENHOR se afeiçoou a teus pais para os amar” (v. 15) … “A ele te chegarás” (v. 20).

É exigida a circuncisão do coração. Um sinal externo mostrando que você é religioso não basta. Seu coração deve demonstrar que as demandas da carne foram julgadas e que você pertence a Deus.

O Senhor ajuda aqueles que estão sós na vida. O órfão, a viúva e o estrangeiro são todos, em geral, objetos de Seu cuidado. Este “Deus grande, poderoso e temível” (v. 17), que fez “grandes e temíveis coisas” (v. 21), é também um Deus cheio de amor, Pai dos órfãos e Juiz que pratica a justiça às viúvas (Salmo 68:5).

“Ele é o teu louvor” (v. 21). Não é apenas o que Ele tem feito, mas Sua própria Pessoa que é um objeto contínuo de alegria e adoração no coração e nos lábios dos redimidos.

Que DEUS abençoe a todos.

Josué 22:4

Sábado 20 Novembro

E agora o Senhor, vosso Deus, deu repouso a vossos irmãos, como lhes tinha prometido: voltai-vos, pois, agora, e ide-vos a vossas tendas, à terra da vossa possessão, que Moisés, o servo do Senhor, vos deu dalém do Jordão (Josué 22:4).

Meditações sobre o livro de Josué (Leia Josué 21:41-45 – 22:1-6)

Em contraste com os levitas, cuja porção era o Senhor, encontramos aqui novamente duas tribos e meia ferrenhamente apegadas às suas posses terrenas. Carregados de riquezas tomadas do inimigo, abençoados por Josué, parecia que tudo estava bem para os homens de Rúben, Gade e Manassés. Mas não estava! Prestes a cruzar o Jordão novamente, o qual anteriormente tinham atravessado de maneira gloriosa, eles estavam prestes a sofrer uma grande perda! A arca não estava entre eles nessa segunda travessia, pois permanecia em Canaã. Talvez você pergunte: “O que eles deviam fazer?” As famílias deles estavam do outro lado! Josué 22:19 nos mostra que ainda havia tempo para elas tomarem posse da terra também. Por outro lado, o Senhor Jesus não disse: “Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim” (Mateus 10:37)? Infelizmente, quantos jovens cristãos, tendo começado e lutado bem, simplesmente se afastam de Deus e do restante do Seu povo. E muitas vezes é por causa de laços familiares que tais jovens formaram obstinadamente, sem o menor respeito pelos direitos de Deus. Podemos até ouvir a triste pergunta que o Senhor fez aos Seus discípulos: “Porventura, quereis também vós outros retirar-vos?” (João 6:67). Caríssimo leitor, se essa pergunta fosse feita a você, qual seria a resposta?

Que DEUS abençoe a todos.

João 14.21

20 de Novembro

"...Aquele que me ama, será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele." João 14.21

A pessoa que pratica a Palavra de Deus, que ama ao Senhor, entra na esfera do maravilhoso amor do Pai e do Filho, e o Pai e o Filho vêm à sua vida, e fazem morada em seu coração. Essa promessa que diz que o Senhor se manifesta àqueles que praticam a Sua Palavra, provando que O amam, vemos cumprida, por exemplo, logo após a ressurreição de Jesus. Naquele momento, aconteceu algo emocionante: Jesus se revelou de uma maneira bem especial exatamente ao discípulo que mais havia fracassado por ter negado ao Senhor três vezes, mas que, apesar disso, O amava! Justamente a Pedro o Senhor queria levar à perfeição. Por esse motivo, Jesus lhe perguntou três vezes: "Simão, filho de João, tu me amas? Pedro entristeceu-se por Ele lhe ter dito, pela terceira vez: "Tu me amas? E respondeu-lhe: Senhor, tu sabes todas as cousas, tu sabes que eu te amo." Sempre que falamos sobre essa passagem bíblica, não devemos esquecer que aqui o Senhor não se refere ao pecado de Pedro, mas, sim, única e exclusivamente se Pedro O amava.

Que DEUS abençoe a todos.

Deuteronômio 10:1-11

Deuteronômio 10:1-11

1 NAQUELE mesmo tempo me disse o Senhor: Alisa duas tábuas de pedra, como as primeiras, e sobe a mim ao monte, e faze-te uma arca de madeira;
2 E naquelas tábuas escreverei as palavras que estavam nas primeiras tábuas, que quebraste, e as porás na arca.
3 Assim, fiz uma arca de madeira de acácia, e alisei duas tábuas de pedra, como as primeiras; e subi ao monte com as duas tábuas na minha mão.
4 Então escreveu nas tábuas, conforme à primeira escritura, os dez mandamentos, que o Senhor vos falara no dia da assembléia, no monte, do meio do fogo; e o Senhor mas deu a mim;
5 E virei-me, e desci do monte, e pus as tábuas na arca que fizera; e ali estão, como o Senhor me ordenou.
6 E partiram os filhos de Israel de Beerote-Bene-Jaacã a Moserá; ali faleceu Arão, e ali foi sepultado, e Eleazar, seu filho, administrou o sacerdócio em seu lugar.
7 Dali partiram a Gudgodá, e de Gudgodá a Jotbatá, terra de ribeiros de águas.
8 No mesmo tempo o Senhor separou a tribo de Levi, para levar a arca da aliança do Senhor, para estar diante do Senhor, para o servir, e para abençoar em seu nome até ao dia de hoje.
9 Por isso Levi não tem parte nem herança com seus irmãos; o Senhor é a sua herança, como o Senhor teu Deus lhe tem falado.
10 E eu estive no monte, como nos primeiros dias, quarenta dias e quarenta noites; e o Senhor me ouviu ainda por esta vez; não quis o Senhor destruir-te.
11 Porém o Senhor me disse: Levanta-te, põe-te a caminho adiante do povo, para que entrem, e possuam a terra que jurei dar a seus pais.


Deuteronômio 10:1-11
Mal as duas primeiras tábuas tinham estado nas mãos de Moisés e já foram quebradas a fim de que o juízo não entrasse com elas no acampamento de idolatria. Por isso, desta vez o Senhor ordena que as novas tábuas sejam colocadas imediatamente na arca, uma figura de Cristo, que é o fiador da integridade da lei. Segundo o próprio Jesus, Ele não veio para revogar a lei, mas para cumpri-la. O nosso querido Salvador a cumpriu literalmente. Quanto a isso, Ele será o maior no reino dos céus (Mateus 5:17, 19).

O texto de 2 Coríntios 3 compara os “dez mandamentos” escritos em tábuas de pedra com a “carta de Cristo” escrita “em tábuas de carne, isto é, nos corações”. Esta pode ser resumida com um nome, o de Jesus, a qual o Espírito Santo grava no coração de Seus redimidos. Mas não para que ela permaneça ali oculta. Uma carta é escrita para ser lida. O nome de Cristo deve ser lido por aqueles que nos conhecem. Muitas pessoas à nossa volta nunca leram a Bíblia. De maneira indireta, essas pessoas podem ser desafiadas a isso mediante a nossa conduta, a qual elas observam, ao praticarmos os ensinos dela e ao refletirmos Jesus (1 Pedro 3:1-2).

Que DEUS abençoe a todos.

Romanos 3:19, 24-25

Sexta-feira 19 Novembro

Para que… todo o mundo seja condenável diante de Deus

[Somos] justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus… pela fé (Romanos 3:19, 24-25).

Recusar o perdão de Deus

Por causa de uma desavença durante uma partida de baralho, um jovem norte-americano matou seu parceiro. O assassino foi detido, julgado e condenado à morte.

Um dia, a porta de sua cela se abriu e entrou um homem que o condenado confundiu com um capelão. “Saia daqui, não quero te ver! Já ouvi falar bastante de religião em casa”, gritou o prisioneiro. “Jovem, escute-me”, falou o visitante. “Eu lhe trago uma boa notícia.” O prisioneiro ameaçou expulsa-lo à força e o homem foi embora…

Alguns minutos mais tarde, entrou na cela um guarda e disse que o visitante que acabara de ser expulso era o próprio governador. Ele havia recebido a petição em favor do preso e fizera questão de levar pessoalmente a carta que informava o perdão ao condenado. “Como?! Me dê um papel e um lápis, rápido”, exclamou o sentenciado, absolutamente chocado.

Escreveu ao governador pedindo desculpas e suplicando que voltasse com a carta de perdão. Porém, quando o governador recebeu o bilhete, escreveu na margem: “Esse caso já não me diz respeito.” O assassino morreu dizendo: “Morro porque recusei o perdão que me ofereceram”.

Esse relato antigo, porém verdadeiro, ilustra o trágico desprezo à graça de Deus. Seu Filho, Jesus Cristo, veio em pessoa para anunciá-la. Recusá-la é o pior erro e a maior loucura que um ser humano pode cometer em vida! Depois, na eternidade, não existe remédio.

Que DEUS abençoe a todos.

Salmo 91.15

19 de Novembro

"Ele me invocará, e eu lhe responderei; na sua angústia eu estarei com ele, livrá-lo-ei, e o glorificarei. Saciá-lo-ei com longevidade, e lhe mostrarei a minha salvação." Salmo 91.15

Como a oração tem poder tão grande? Pelo fato de que o Deus eterno opera quando oramos! Ele se comprometeu solenemente a responder a oração daqueles que O buscam, pois

– Ele ouve: "...o Senhor me ouve quando eu clamo por ele."

– Ele atende: "Se... eles clamarem a mim, eu lhes ouvirei o clamor."

– Ele alivia: "Contemplai-o e sereis iluminados, e os vossos rostos jamais sofrerão vexame."

– Ele dá grande força: "No dia em que eu clamei, tu me acudiste, e alentaste a força de minha alma."

– Ele é ativo: "Ele acode à vontade dos que o temem."

– Ele responde: "E será que antes que clamem, eu responderei."

– Ele anuncia: "...anunciar-te-ei cousas grandes e ocultas, que são sabes."

Por isso é infinitamente mais importante encontrar ao próprio Senhor quando oramos do que colocar diante dEle os muitos pedidos que temos a fazer. Quando você O encontrar, também já terá encontrado o atendimento dos seus pedidos!

Que DEUS abençoe a todos.

Deuteronômio 9:18-29

Deuteronômio 9:18-29

18 E me lancei perante o Senhor, como antes, quarenta dias, e quarenta noites; não comi pão e não bebi água, por causa de todo o vosso pecado que havíeis cometido, fazendo mal aos olhos do Senhor, para o provocar à ira.
19 Porque temi por causa da ira e do furor, com que o Senhor tanto estava irado contra vós para vos destruir; porém ainda por esta vez o Senhor me ouviu.
20 Também o Senhor se irou muito contra Arão para o destruir; mas também orei por Arão ao mesmo tempo.
21 Porém eu tomei o vosso pecado, o bezerro que tínheis feito, e o queimei a fogo, e o pisei, moendo-o bem, até que se desfez em pó; e o seu pó lancei no ribeiro que descia do monte.
22 Também em Taberá, e em Massá, e em Quibrote-Hataavá provocastes muito a ira do Senhor.
23 Quando também o Senhor vos enviou de Cades-Barnéia, dizendo: Subi, e possuí a terra, que vos tenho dado: rebeldes fostes ao mandado do Senhor vosso Deus, e não o crestes, e não obedecestes à sua voz.
24 Rebeldes fostes contra o Senhor desde o dia em que vos conheci.
25 E prostrei-me perante o Senhor; aqueles quarenta dias e quarenta noites estive prostrado, porquanto o Senhor dissera que vos queria destruir.
26 E orei ao Senhor, dizendo: Senhor Deus, não destruas o teu povo e a tua herança, que resgataste com a tua grandeza, que tiraste do Egito com mão forte.
27 Lembra-te dos teus servos, Abraão, Isaque, e Jacó. Não atentes para a dureza deste povo, nem para a sua impiedade, nem para o seu pecado;
28 Para que o povo da terra donde nos tiraste não diga: Porquanto o Senhor não os pode introduzir na terra de que lhes tinha falado, e porque os odiava, os tirou para matá-los no deserto;
29 Todavia são eles o teu povo e a tua herança, que tiraste com a tua grande força e com o teu braço estendido.


Deuteronômio 9:18-29
Tendo sido ordenado a não esquecer as transgressões do passado, Israel podia associar a esta outra lembrança: a do fiel advogado que representa o povo na montanha. Moisés é mencionado especialmente no Salmo 99:6 entre os que invocavam o Senhor e clamavam a Ele. Que ferventes súplicas ele deve ter elevado a Deus pelo povo e também por Arão, seu irmão! Eis aqui dois importantíssimos tópicos de oração para nós: por um lado a assembléia, por outro os membros de nossa família. E o Salmo 99 confirma a eficácia da oração de fé: “Tu lhes respondeste… foste para eles Deus perdoador” (v. 8; Tiago 5:16). Regozijemos no fato de que Arão também é mencionado neste salmo. Ele não somente teve seu pecado perdoado, mas se tornou um intercessor (Números 16:47). Somos capazes de ajudar os outros quando pagamos caro para aprender uma lição. Isso aconteceu a Pedro. Quando o Senhor declarou que havia orado por ele, acrescentou: “Quando te converteres, fortalece os teus irmãos” (Lucas 22:32).

Que alegria, queridos amigos cristãos, podermos contar com a presença de um divino Intercessor no céu falando ao Pai a favor de cada um de nós!

Que DEUS abençoe a todos.