domingo, 21 de novembro de 2010

Deuteronômio 10:1-11

Deuteronômio 10:1-11

1 NAQUELE mesmo tempo me disse o Senhor: Alisa duas tábuas de pedra, como as primeiras, e sobe a mim ao monte, e faze-te uma arca de madeira;
2 E naquelas tábuas escreverei as palavras que estavam nas primeiras tábuas, que quebraste, e as porás na arca.
3 Assim, fiz uma arca de madeira de acácia, e alisei duas tábuas de pedra, como as primeiras; e subi ao monte com as duas tábuas na minha mão.
4 Então escreveu nas tábuas, conforme à primeira escritura, os dez mandamentos, que o Senhor vos falara no dia da assembléia, no monte, do meio do fogo; e o Senhor mas deu a mim;
5 E virei-me, e desci do monte, e pus as tábuas na arca que fizera; e ali estão, como o Senhor me ordenou.
6 E partiram os filhos de Israel de Beerote-Bene-Jaacã a Moserá; ali faleceu Arão, e ali foi sepultado, e Eleazar, seu filho, administrou o sacerdócio em seu lugar.
7 Dali partiram a Gudgodá, e de Gudgodá a Jotbatá, terra de ribeiros de águas.
8 No mesmo tempo o Senhor separou a tribo de Levi, para levar a arca da aliança do Senhor, para estar diante do Senhor, para o servir, e para abençoar em seu nome até ao dia de hoje.
9 Por isso Levi não tem parte nem herança com seus irmãos; o Senhor é a sua herança, como o Senhor teu Deus lhe tem falado.
10 E eu estive no monte, como nos primeiros dias, quarenta dias e quarenta noites; e o Senhor me ouviu ainda por esta vez; não quis o Senhor destruir-te.
11 Porém o Senhor me disse: Levanta-te, põe-te a caminho adiante do povo, para que entrem, e possuam a terra que jurei dar a seus pais.


Deuteronômio 10:1-11
Mal as duas primeiras tábuas tinham estado nas mãos de Moisés e já foram quebradas a fim de que o juízo não entrasse com elas no acampamento de idolatria. Por isso, desta vez o Senhor ordena que as novas tábuas sejam colocadas imediatamente na arca, uma figura de Cristo, que é o fiador da integridade da lei. Segundo o próprio Jesus, Ele não veio para revogar a lei, mas para cumpri-la. O nosso querido Salvador a cumpriu literalmente. Quanto a isso, Ele será o maior no reino dos céus (Mateus 5:17, 19).

O texto de 2 Coríntios 3 compara os “dez mandamentos” escritos em tábuas de pedra com a “carta de Cristo” escrita “em tábuas de carne, isto é, nos corações”. Esta pode ser resumida com um nome, o de Jesus, a qual o Espírito Santo grava no coração de Seus redimidos. Mas não para que ela permaneça ali oculta. Uma carta é escrita para ser lida. O nome de Cristo deve ser lido por aqueles que nos conhecem. Muitas pessoas à nossa volta nunca leram a Bíblia. De maneira indireta, essas pessoas podem ser desafiadas a isso mediante a nossa conduta, a qual elas observam, ao praticarmos os ensinos dela e ao refletirmos Jesus (1 Pedro 3:1-2).

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário