domingo, 21 de novembro de 2010

Deuteronômio 10:12-22

Deuteronômio 10:12-22

12 Agora, pois, ó Israel, que é que o Senhor teu Deus pede de ti, senão que temas o Senhor teu Deus, que andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao Senhor teu Deus com todo o teu coração e com toda a tua alma,
13 Que guardes os mandamentos do Senhor, e os seus estatutos, que hoje te ordeno, para o teu bem?
14 Eis que os céus e os céus dos céus são do Senhor teu Deus, a terra e tudo o que nela há.
15 Tão-somente o Senhor se agradou de teus pais para os amar; e a vós, descendência deles, escolheu, depois deles, de todos os povos como neste dia se vê.
16 Circuncidai, pois, o prepúcio do vosso coração, e não mais endureçais a vossa cerviz.
17 Pois o Senhor vosso Deus é o Deus dos deuses, e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e terrível, que não faz acepção de pessoas, nem aceita recompensas;
18 Que faz justiça ao órfão e à viúva, e ama o estrangeiro, dando-lhe pão e roupa.
19 Por isso amareis o estrangeiro, pois fostes estrangeiros na terra do Egito.
20 Ao Senhor teu Deus temerás; a ele servirás, e a ele te chegarás, e pelo seu nome jurarás.
21 Ele é o teu louvor e o teu Deus, que te fez estas grandes e terríveis coisas que os teus olhos têm visto.
22 Com setenta almas teus pais desceram ao Egito; e agora o Senhor teu Deus te pôs como as estrelas dos céus em multidão.


Deuteronômio 10:12-22
Um belo projeto é apresentado aos filhos de Israel nos versículos 12 e 13. Amigo cristão, o Senhor requer o mesmo de você; temor, fidelidade, amor, desprendimento, obediência. A passagem de Miquéias 6:8 faz a mesma pergunta e, em resposta, pede que se pratique a justiça, se ame misericórdia e se ande em humildade. Tudo isto é exigido de nós para o nosso próprio interesse: “para o teu bem” (v. 13), e é apenas uma resposta apropriada ao amor divino. “O SENHOR se afeiçoou a teus pais para os amar” (v. 15) … “A ele te chegarás” (v. 20).

É exigida a circuncisão do coração. Um sinal externo mostrando que você é religioso não basta. Seu coração deve demonstrar que as demandas da carne foram julgadas e que você pertence a Deus.

O Senhor ajuda aqueles que estão sós na vida. O órfão, a viúva e o estrangeiro são todos, em geral, objetos de Seu cuidado. Este “Deus grande, poderoso e temível” (v. 17), que fez “grandes e temíveis coisas” (v. 21), é também um Deus cheio de amor, Pai dos órfãos e Juiz que pratica a justiça às viúvas (Salmo 68:5).

“Ele é o teu louvor” (v. 21). Não é apenas o que Ele tem feito, mas Sua própria Pessoa que é um objeto contínuo de alegria e adoração no coração e nos lábios dos redimidos.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário