domingo, 26 de julho de 2009

Romanos 12:3

27 de junho Sábado

Represente Cristo em Toda Circunstância

Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um. Romanos 12:3

Viva para algo além de si mesmo. Se seus motivos forem puros e altruístas, se estiver sempre em busca de um trabalho que alguém tem que fazer, se estiver sempre alerta para demonstrar bondosas atenções e praticar atos corteses, estará inconscientemente erguendo neu próprio monumento. Na vida familiar, na igreja, e no mundo você está representando Cristo no caráter. Essa é a obra que Deus convida todos a fazer. [...]

Que suas aspirações e motivos sejam puros. Sejam rigidamente honestos em toda transação comercial. Embora tentados, nunca enganem ou mintam na mínima coisa. Às vezes, um impulso natural pode trazer a tentação de desviá-los do trilho reto da honestidade, mas não variem nem um fio de cabelo sequer. Se fizerem, em qualquer questão, uma declaração quanto ao que fariam, e depois descobrirem que favoreceram a outros com prejuízo próprio, não se desviem nem um fio de cabelo dos princípios. Cumpram seu acordo.

Procurando mudar seus planos, mostrariam que não se pode confiar em vocês. E se recuarem em pequenas transações, voltarão atrás nas maiores. Em tais circunstâncias, alguns são tentados a enganar, dizendo: Não fui entendido. Minhas palavras foram tomadas como significando mais do que eu pretendia. O fato é que queriam dizer justamente o que disseram, mas perderam o bom impulso e então quiseram retroceder do acordo para que não se demonstrasse uma perda para eles. O Senhor requer que façamos justiça, que amemos a misericórdia, a verdade e a retidão. [...]

Homens e mulheres estão destituídos das firmes virtudes requeridas para edificar a igreja. São incapazes de delinear métodos e planos de caráter sólido e sadio. São deficientes nas qualificações essenciais para a prosperidade da igreja. É esse tipo de educação que precisa ser mudada para uma educação sadia e sensível, em harmonia com os princípios bíblicos (MR20, p. 343, 344).

Que DEUS abençoe a todos.

1 Samuel 2:3

Invista Para Glorificar a Deus

Não multipliqueis palavras de orgulho, nem saiam coisas arrogantes da vossa boca; porque o Senhor é o Deus da sabedoria e pesa todos os feitos na balança. 1 Samuel 2:3

Fui convidada, à noite, para contemplar os edifícios que se erguiam, andar sobre andar, para o céu. Garantia-se que esses edifícios seriam à prova de fogo, e haviam sido construídos para glorificar seus proprietários e construtores. [...] Aqueles a quem essas construções pertenciam não perguntavam a si mesmos: “Como melhor poderemos glorificar a Deus?” O Senhor não fazia parte de suas cogitações.

Pensei: “Quem dera que os que desse modo estão empregando seus recursos vissem o seu procedimento como Deus o vê! Estão amontoando edifícios magnificentes, mas quão loucos são, à vista do Dominador do Universo, seus planos e projetos! Não estão estudando com todas as faculdades do coração e da mente, como podem glorificar a Deus. Perderam de vista isso que deve constituir o primeiro dever do ser humano.”

Enquanto se erguiam esses edifícios, os proprietários se regozijavam com ambicioso orgulho de que tivessem dinheiro para empregar na satisfação do próprio eu e provocar a inveja de seus vizinhos. Grande parte do dinheiro que assim empregavam havia sido alcançado por extorsões, oprimindo os pobres. Esqueciam-se de que no Céu se conserva registro de todas as transações comerciais; todo negócio injusto, cada ato fraudulento, acha-se ali registrado. Tempo virá em que em suas fraudes e insolências os homens e mulheres atingirão o ponto que o Senhor não permitirá que transponham, e aprenderão que há um limite para a longanimidade de Jeová. [...]

Não há muitos, mesmo entre educadores e estadistas, que compreendam as causas que servem de base para o presente estado da sociedade. Os que têm nas mãos as rédeas do governo não têm condições de resolver o problema da corrupção moral, da pobreza, da miséria e do crime crescente. Estão lutando em vão para colocar as operações comerciais sobre base mais segura. Se os homens dessem mais atenção aos ensinamentos da Palavra de Deus, achariam uma solução para os problemas que os desconcertam (T9, p. 12, 13).

Que DEUS abençoe a todos.

João 6:35

27 Julho
E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome; e quem crê em mim nunca terá sede (João 6:35).

JESUS, O PÃO DA VIDA

No evangelho de João existem sete declarações que nos dizem o que Jesus é. Aqui no capítulo 6 Ele Se descreve como o Pão da vida. O que Ele quer dizer com isso? Será que Ele tinha em mente que a semelhança com o alimento conhecido como o sustento da vida significa que Ele é tão indispensável como o nosso pão de cada dia?

Isto pode não dizer nada ao leitor. Mas, o que aconteceria se o Filho de Deus não tivesse Se tornado homem? Onde encontraríamos um Salvador? Que esperança teriam, então, as almas sedentas, as quais têm se desviado e que suspiram debaixo dos seus fardos de culpa?

Sem o Senhor Jesus Cristo e Sua morte substitutiva na cruz, toda a raça humana, incluindo você e eu, estaríamos desesperadamente perdidos e indo para o inferno. Mas através do Evangelho, as boas novas de salvação, há esperança e vida, vida eterna. Todo aquele que nEle crer não se perderá, mas terá a vida eterna. Agora, Deus deseja bem mais que isto para a bênção daqueles que colocam sua fé em Cristo. Ele quer que eles não apenas venham a Ele em arrependimento e fé para se tornarem filhos de Deus em Cristo; é Seu desejo também que o redimido se alimente de Cristo a fim de que obtenha força espiritual. Isto acontece na prática por meio da oração e da leitura da Palavra de Deus a cada novo dia.

Que DEUS abençoe a todos.

Gálatas 6:7 - Números 16:36-50

26 Julho
Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará (Gálatas 6:7).

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE NÚMEROS (Leia Números 16:36-50)

Não foi somente “contra Moisés e contra Arão”, nem “contra o Senhor” (vv. 3 e 11), que Corá e seus homens pecaram. Foi também “contra a sua própria vida” (v. 38). Assim acontece com todos os descrentes: são sempre suas próprias vítimas. Uma repentina punição veio sobre os líderes, e Deus providenciou para que esse fato não fosse esquecido; estaria sempre exposto acima do altar (v. 38). No entanto, no dia seguinte toda a nação se reuniu e murmurou contra os seus dois líderes. No início havia um homem na liderança: Corá, com Datã e Abirão. Depois duzentos e cinqüenta homens se juntaram a eles. Agora era toda a congregação que se levantava (v. 41). Quão inconstante é o coração do homem! Vimos que dez espias foram o suficiente para desviar todo o povo (cap. 13). É por isso que Gálatas 6:7 nos diz: “Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará”.

A calamidade estava prestes a começar. Como no versículo 4, Moisés e Arão caem com o rosto em terra, e este último não perde tempo. Arão, que havia sido insultado, acusado injustamente, faz expiação pelo povo com um incensário santo. Bela figura de Cristo, mais uma vez como nosso supremo Intercessor!

Que DEUS abençoe a todos.

João 6.5

27 de Julho

"Então Jesus, erguendo os olhos e vendo que grande multidão vinha ter com ele, disse a Filipe: Onde compraremos pães para lhes dar de comer?" João 6.5

Podemos tomar a alimentação dos cinco mil como uma representação da tarefa dos filhos de Deus em todo o mundo. É como que se o Senhor quisesse manifestar Sua santa vontade por meio desse maravilhoso procedimento: "...dai-lhes vós mesmos de comer." Há três elementos na alimentação dos cinco mil.

Primeiro, o pão. Por meio da maravilhosa multiplicação dos pães, vemos que Jesus, como Pão da vida, é suficiente para milhares, milhões, para um incontável número de pessoas. Ele mesmo o diz: "...eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância."

Em segundo lugar, os famintos, os cinco mil. Com esses relacionamos os cinco continentes. O mundo tem fome da verdadeira mensagem do Evangelho.

O terceiro elemento são os instrumentos, os discípulos que tomaram o pão das mãos de Jesus e o deram aos famintos. Só aquilo que recebemos das mãos de Jesus e repartimos é que satisfaz a fome das pessoas famintas. Somente aquilo que Jesus tem e o que Ele é pode satisfazer a mais profunda fome da alma de uma pessoa.

Que DEUS abençoe a todos.

João 13.21-38

João 13.21-38

21 Ditas estas coisas, angustiou-se Jesus em espírito e afirmou: Em verdade, em verdade vos digo que um dentre vós me trairá.
22 Então, os discípulos olharam uns para os outros, sem saber a quem ele se referia.
23 Ora, ali estava conchegado a Jesus um dos seus discípulos, aquele a quem ele amava;
24 a esse fez Simão Pedro sinal, dizendo-lhe: Pergunta a quem ele se refere.
25 Então, aquele discípulo, reclinando-se sobre o peito de Jesus, perguntou-lhe: Senhor, quem é?
26 Respondeu Jesus: É aquele a quem eu der o pedaço de pão molhado. Tomou, pois, um pedaço de pão e, tendo -o molhado, deu -o a Judas, filho de Simão Iscariotes.
27 E, após o bocado, imediatamente, entrou nele Satanás. Então, disse Jesus: O que pretendes fazer, faze -o depressa.
28 Nenhum, porém, dos que estavam à mesa percebeu a que fim lhe dissera isto.
29 Pois, como Judas era quem trazia a bolsa, pensaram alguns que Jesus lhe dissera: Compra o que precisamos para a festa ou lhe ordenara que desse alguma coisa aos pobres.
30 Ele, tendo recebido o bocado, saiu logo. E era noite.
31 Quando ele saiu, disse Jesus: Agora, foi glorificado o Filho do Homem, e Deus foi glorificado nele;
32 se Deus foi glorificado nele, também Deus o glorificará nele mesmo; e glorificá-lo -á imediatamente.
33 Filhinhos, ainda por um pouco estou convosco; buscar-me-eis, e o que eu disse aos judeus também agora vos digo a vós outros: para onde eu vou, vós não podeis ir.
34 Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros.
35 Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros.
36 Perguntou-lhe Simão Pedro: Senhor, para onde vais? Respondeu Jesus: Para onde vou, não me podes seguir agora; mais tarde, porém, me seguirás.
37 Replicou Pedro: Senhor, por que não posso seguir-te agora? Por ti darei a própria vida.
38 Respondeu Jesus: Darás a vida por mim? Em verdade, em verdade te digo que jamais cantará o galo antes que me negues três vezes.


João 13:21-38

O "discípulo a quem Jesus amava" é o nome que João usa quando em seu Evangelho está se referindo a si mesmo. Ele conhecia o amor do Senhor pelos Seus (v. 1), mas também sabia que ele mesmo era um objeto pessoal desse amor. Ele desfrutava desse amor perto do Senhor Jesus, lugar precioso onde recebia as mais íntimas comunicações. Mas agora o Senhor lhe revela um segredo terrível. Denuncia a Judas como traidor, este que Ele mesmo conhecia desde o princípio (6:64). Então Satanás entra nesse homem que estava pronto para recebê-lo; Judas se vai pela noite a consumar o seu tremendo crime.

O Senhor volta a falar de Sua cruz, onde a Sua glória brilhará em meio da desonra (v. 31), e também de Sua ressurreição, pela qual Deus glorificará Àquele que O glorificou tão perfeitamente (v. 32). Mas, como os Seus discípulos serão reconhecidos daqui em diante, já que Ele não estará mais no meio deles? Por um seguro sinal: pelo amor de uns para com os outros (v. 35). É verdadeiramente esse amor que nos caracteriza? Esta é uma pergunta que sonda profundamente os nossos corações.

Em contraste com João, que estava ocupado com a afeição de Jesus para consigo, Pedro quer vangloriar-se de sua própria dedicação, e infelizmente não considera a advertência do Senhor (v. 38).

Que DEUS abençoe a todos.

João 13.1-20

João 13.1-20

1 Ora, antes da Festa da Páscoa, sabendo Jesus que era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até ao fim.
2 Durante a ceia, tendo já o diabo posto no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, que traísse a Jesus,
3 sabendo este que o Pai tudo confiara às suas mãos, e que ele viera de Deus, e voltava para Deus,
4 levantou-se da ceia, tirou a vestimenta de cima e, tomando uma toalha, cingiu-se com ela.
5 Depois, deitou água na bacia e passou a lavar os pés aos discípulos e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido.
6 Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, e este lhe disse: Senhor, tu me lavas os pés a mim?
7 Respondeu-lhe Jesus: O que eu faço não o sabes agora; compreendê-lo-ás depois.
8 Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu não te lavar, não tens parte comigo.
9 Então, Pedro lhe pediu: Senhor, não somente os pés, mas também as mãos e a cabeça.
10 Declarou-lhe Jesus: Quem já se banhou não necessita de lavar senão os pés; quanto ao mais, está todo limpo. Ora, vós estais limpos, mas não todos.
11 Pois ele sabia quem era o traidor. Foi por isso que disse: Nem todos estais limpos.
12 Depois de lhes ter lavado os pés, tomou as vestes e, voltando à mesa, perguntou-lhes: Compreendeis o que vos fiz?
13 Vós me chamais o Mestre e o Senhor e dizeis bem; porque eu o sou.
14 Ora, se eu, sendo o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros.
15 Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.
16 Em verdade, em verdade vos digo que o servo não é maior do que seu senhor, nem o enviado, maior do que aquele que o enviou.
17 Ora, se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as praticardes.
18 Não falo a respeito de todos vós, pois eu conheço aqueles que escolhi; é, antes, para que se cumpra a Escritura: Aquele que come do meu pão levantou contra mim seu calcanhar.
19 Desde já vos digo, antes que aconteça, para que, quando acontecer, creiais que EU SOU.
20 Em verdade, em verdade vos digo: quem recebe aquele que eu enviar, a mim me recebe; e quem me recebe recebe aquele que me enviou.


João 13:1-20

Para o coração do Senhor, a morte significava "passar deste mundo para o Pai" (v. 1; compare 16:28). Mas Ele estava deixando para trás, num Mundo cheio de pecado, aqueles a quem amava. E, tal como os pés do peregrino se cobrem de poeira pelo caminho, assim os crentes estão expostos, pelo seu contato com o mal, a manchar-se em seus pensamentos, palavras e ações, ainda que seu corpo esteja "limpo", ou seja, lavado pelo sangue da cruz (v. 10; Apocalipse 1:5). Porém o nosso fiel Senhor fez provisão para isso, pois vela pela santidade prática dos Seus. Como grande Sumo Sacerdote Ele lava os pés deles. Em outras palavras isso quer dizer que Ele os purifica ao conduzi-los para que continuamente se julguem à luz da Palavra (a água) que aplica as suas consciências (Efésios 5:26; Hebreus 10:20).

Esse serviço de amor é aquele que também devemos exercitar uns para com os outros. Em humildade, ajoelhando a seus pés, devemos pela Palavra mostrar aos nossos irmãos e irmãs em que eles estão falhando, ou a que perigo estão se expondo (Gálatas 6:1). Queridos amigos, o Senhor não diz: "Bem-aventurados sereis se souberes estas coisas", mas, conhecendo essas coisas, "bem-aventurados sois se as praticardes" (v. 17).

Que DEUS abençoe a todos.

2 Samuel 16:5-19

2 Samuel 16:5-19

5 E, chegando o rei Davi a Baurim, eis que dali saiu um homem da linhagem da casa de Saul, cujo nome era Simei, filho de Gera, e, saindo, ia amaldiçoando.
6 E atirava pedras contra Davi, e contra todos os servos do rei Davi; ainda que todo o povo e todos os valentes iam à sua direita e à sua esquerda.
7 E, amaldiçoando-o Simei, assim dizia: Sai, sai, homem de sangue, e homem de Belial.
8 O Senhor te deu agora a paga de todo o sangue da casa de Saul, em cujo lugar tens reinado; já deu o Senhor o reino na mão de Absalão teu filho; e eis-te agora na tua desgraça, porque és um homem de sangue.
9 Então disse Abisai, filho de Zeruia, ao rei: Por que amaldiçoaria este cão morto ao rei meu senhor? Deixa-me passar, e lhe tirarei a cabeça.
10 Disse, porém, o rei: Que tenho eu convosco, filhos de Zeruia? Ora deixai-o amaldiçoar; pois o Senhor lhe disse: Amaldiçoa a Davi; quem pois diria: Por que assim fizeste?
11 Disse mais Davi a Abisai, e a todos os seus servos: Eis que meu filho, que saiu das minhas entranhas, procura a minha morte; quanto mais ainda este benjamita? Deixai-o, que amaldiçoe; porque o Senhor lho disse.
12 Porventura o Senhor olhará para a minha miséria; e o Senhor me pagará com bem a sua maldição deste dia.
13 Prosseguiram, pois, o seu caminho, Davi e os seus homens; e também Simei ia ao longo do monte, defronte dele, caminhando e amaldiçoando, e atirava pedras contra ele, e levantava poeira.
14 E o rei e todo o povo que ia com ele chegaram cansados, e refrescaram-se ali.
15 Absalão, pois, e todo o povo, os homens de Israel, vieram a Jerusalém; e Aitofel com ele.
16 E sucedeu que, chegando Husai, o arquita, amigo de Davi, a Absalão, disse Husai a Absalão: Viva o rei, viva o rei!
17 Porém Absalão disse a Husai: É esta a tua beneficência para com o teu amigo? Por que não foste com o teu amigo?
18 E disse Husai a Absalão: Não, porém daquele que eleger o Senhor, e todo este povo, e todos os homens de Israel, dele serei e com ele ficarei.
19 E, demais disto, a quem serviria eu? Porventura não seria diante de seu filho? Como servi diante de teu pai, assim serei diante de ti.


2 Samuel 16:5-19

Enquanto Davi está seguindo seu caminho de dor e rejeição, um benjamita chamado Simei aproveita covardemente a situação para jogar pedras nele e o insultar. Contra o Senhor Jesus não havia somente um acusador, mas uma matilha inteira de “cães” (Salmo 22:16) que se reuniu em torno da cruz e se aproveitou de Sua humilhação para dEle zombar. Jesus não apenas não revidou, mas Se voltou mais uma vez para Seu Deus (Salmo 22:9). E, em uma escala menor, foi o que Davi fez quando enfrentou essas injustas acusações. Ele clamou Àquele que conhecia a verdade (Salmo 7:1-4). Além disso, ele recebeu essa nova provação como vinda das mãos divinas e aceitou a maldição como algo que Deus julgava necessário. Davi repreendeu Abisai, cujo intenso desejo por vingança se tornara evidente (v. 9 e 1 Samuel 26:8). Foi assim também que nosso Salvador agiu quando, no mesmo jardim, disse a Pedro: “Mete a espada na bainha; não beberei, porventura, o cálice que o Pai me deu?” (João 18:11).



Que DEUS abençoe a todos.

2 Samuel 15:30-37;16:1-4

2 Samuel 15:30-37

30 E seguiu Davi pela encosta do monte das Oliveiras, subindo e chorando, e com a cabeça coberta; e caminhava com os pés descalços; e todo o povo que ia com ele cobria cada um a sua cabeça, e subiam chorando sem cessar.
31 Então fizeram saber a Davi, dizendo: Também Aitofel está entre os que se conjuraram com Absalão. Pelo que disse Davi: Ó Senhor, peço-te que torne em loucura o conselho de Aitofel.
32 E aconteceu que, chegando Davi ao cume, para adorar ali a Deus, eis que Husai, o arquita, veio encontrar-se com ele com a roupa rasgada e terra sobre a cabeça.
33 E disse-lhe Davi: Se passares comigo, ser-me-ás pesado.
34 Porém se voltares para a cidade, e disseres a Absalão: Eu serei, ó rei, teu servo; bem fui antes servo de teu pai, mas agora serei teu servo; dissipar-me-ás então o conselho de Aitofel.
35 E não estão ali contigo Zadoque e Abiatar, sacerdotes? E será que todas as coisas que ouvires da casa do rei, farás saber a Zadoque, e a Abiatar, sacerdotes.
36 Eis que estão também ali com eles seus dois filhos, Aimaás filho de Zadoque, e Jônatas filho de Abiatar; pela mão deles aviso me mandareis, de todas as coisas que ouvirdes.
37 Husai, pois, amigo de Davi, veio para a cidade; e Absalão entrou em Jerusalém.

2 Samuel 16:1-4

1 E PASSANDO Davi um pouco mais adiante do cume, eis que Ziba, o servo de Mefibosete, veio encontrar-se com ele, com um par de jumentos albardados, e sobre eles duzentos pães, com cem cachos de passas, e cem de frutas de verão e um odre de vinho.
2 E disse o rei a Ziba: Que pretendes com isto? E disse Ziba: Os jumentos são para a casa do rei, para se montarem neles; e o pão e as frutas de verão para comerem os moços; e o vinho para beberem os cansados no deserto.
3 Então disse o rei: Ora, onde está o filho de teu senhor? E disse Ziba ao rei: Eis que ficou em Jerusalém; porque disse: Hoje me restituirá a casa de Israel o reino de meu pai.
4 Então disse o rei a Ziba: Eis que teu é tudo quanto tem Mefibosete. E disse Ziba: Eu me inclino, que eu ache graça em teus olhos, ó rei meu senhor.


2 Samuel 15:30-37;16:1-4

Essas aflições que Davi está sofrendo agora são conseqüências de seus próprios pecados. Portanto não podem ser comparadas aos sofrimentos do Senhor Jesus, que foram conseqüências de nossos pecados. Contudo, sob certos aspectos, elas nos permitem entender melhor o que nosso Salvador teve de suportar. Veja Davi, acompanhado por poucos amigos fiéis, indo para o Monte das Oliveiras, chorando à medida que subia! Séculos depois, neste mesmo lugar, no Jardim do Getsêmani, o Homem de dores, na agonia de Seu conflito, orou e suplicou com grande clamor e lágrimas ao que o podia livrar da morte (Hebreus 5:7). Davi experimentou ali a traição de Aitofel, seu conselheiro e amigo (mas cujo nome significa ‘irmão louco’!). Foi ali também que Judas avançou à frente dos soldados e oficiais.

Sem dúvida, esse foi o momento em que Davi clamou em agonia no Salmo 55:13-14: “Mas és tu, homem meu igual, meu companheiro e meu íntimo amigo. Juntos andávamos, juntos nos entretínhamos e íamos com a multidão à Casa de Deus”. Pense com que angústia o Senhor deve ter perguntado ao Seu infiel discípulo: “Amigo, para que vieste?”. (Mateus 26:50).



Que DEUS bençoe a todos.

Romanos 15.6

26 de Julho

"...Para que concordemente e a uma voz glorifiqueis ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo." Romanos 15.6

Este é o segredo da oração vitoriosa. Louvor e ação de graças é a expressão máxima da fé. Por que você não pode louvar e dar graças vitoriosamente? Porque não crê. Mas por que você não pode crer? Jesus dá a resposta: "Como podeis crer, vós os que aceitais glória uns dos outros?" Atente para a palavrinha "concordemente", pois o louvor e as ações de graças resultaram em um grande avivamento. Mas como surge essa união? Tomamos em consideração a séria exortação: "Portanto acolhei-vos uns aos outros, como também Cristo nos acolheu para a glória de Deus." Aqui está a conclusão, bem na nossa frente. Você não tem nada de que se orgulhar, porque sua fé poderosa e suas abençoadas experiências são apenas graça de Deus. Segundo a carne, você é corrupto por natureza, mas justamente por Jesus ter aceito você nesse estado corrupto e perdido é que você deve aceitar o próximo! Mas não o faça apenas por cortesia ou delicadeza exterior, e, sim, com verdadeira sinceridade de coração, com o mesmo carinho com que Jesus veio e vem ao seu encontro. Esse critério inclui pura e simplesmente tudo o que Deus pede de nós: aceitar o outro assim como Cristo nos aceitou por meio da entrega da Sua própria vida por nós.

Que DEUS abençoe a todos.