quarta-feira, 31 de agosto de 2011

1 Coríntios 16:13

Quarta-feira 31 Agosto

Vigiai, estai firmes na fé; portai-vos varonilmente, e fortalecei-vos

(1 Coríntios 16:13).

“VARONILMENTE”
Conta-se que uma mãe piedosa preparava comida para alguns pobres. Então encarregava seus filhos de levar os alimentos à casa dos necessitados. Com freqüência, os companheiros de brincadeira dessas crianças zombavam delas, pois consideravam que “homens de verdade” tinham coisas mais importantes a fazer.

A mãe dos meninos tinha uma opinião muito diferente. Para ela, comportar-se “varonilmente” não consistia em realizar atos heróicos que podiam ser aplaudidos, mas em suportar a zombaria alheia sem amargura.

Isso nos permite entender o que o apóstolo Paulo queria dizer quando, inspirado pelo Espírito Santo, exortava aos coríntios a se portarem “varonilmente”. Portanto, sejamos nós também vigilantes e perseverantes na manifestação de nossa fé.

Essa virtude é indispensável para cada crente, especialmente hoje quando aumenta o desprezo por tudo o que é divino. Temos de ter a coragem de fazer o que glorifica a Deus, ainda que isso pareça ridículo e as pessoas zombem.

Não esqueçamos do exemplo de nosso Senhor, “autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta” (Hebreus 12:2). “Haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, que… esvaziou-se a si mesmo… humilhou-se a si mesmo” (Filipenses 2:5-8).

Chegará o momento em que o próprio Deus calará os blasfemadores que procuram nos atingir. Porém, até lá, temos de nos portar “varonilmente” e suportar as zombarias da mesma maneira como o Senhor Jesus, “O qual, quando o injuriavam, não injuriava, e quando padecia não ameaçava, mas entregava-se àquele que julga justamente” (1 Pedro 2:23).

Que DEUS abençoe a todos.

1 João 3.3

31 de Agosto

"E a si mesmo se purifica todo o que nele tem esta esperança, assim como ele é puro." 1 João 3.3

A esperança em Jesus, a busca da Sua presença, exige uma purificação interior cada vez mais profunda. Quando nos aproximamos cada vez mais do Senhor, somos levados a uma purificação cada vez mais profunda através da própria natureza de Deus. O que isso significa na prática? Significa que, quanto mais nos aproximamos de Jesus no tempo, mais devemos nos tornar semelhantes a Ele em nosso íntimo. Mas como isso acontece? Isso é resultado de nossa progressiva santificação, que, passo a passo, nos conduz a sermos mais parecidos com Ele: "...seremos semelhantes a ele, porque havemos de vê-lo como ele é." Uma pergunta séria: você está se aproximando interiormente do Senhor assim como você se aproxima dEle exteriormente no tempo? Seu coração se torna cada vez mais ardente, mais meigo e sempre mais semelhante a Jesus? Em que consiste a expressão concreta dessa santificação progressiva? No fato de que as características de Jesus transparecem mais em nossa vida! Quanto mais claramente reconhecemos o alvo, e quanto mais nos aproximamos de Jesus, mais somos capacitados a confiar única e exclusivamente nEle. Essa orientação em direção à Sua Pessoa nos dá uma confiança cada vez mais forte e nossa esperança se torna viva. Esperança é uma expressão da fé.

Que DEUS abençoe a todos.

Isaías 50.10

30 de Agosto

"Quem há entre vós que tema ao Senhor, e ouça a voz do seu Servo, que andou em trevas sem nenhuma luz, e ainda assim confiou em o nome do Senhor e se firmou sobre o seu Deus?" Isaías 50.10

As tentações espirituais são profundas e muito fortes. Para obter vitória contra essas tentações é necessário primeiro a vitória sobre as emoções. O espírito humano é a sede do Espírito de Deus. Nosso espírito capta o Eterno. Por isso, o alvo do inimigo é nos conduzir para a escuridão espiritual para que nos desesperemos. O Senhor permite essas tentações para termos a oportunidade de confirmar a autoridade da vitória de Jesus: "Eis aí vos dei autoridade... sobre todo o poder do inimigo." Mas o que podemos fazer na prática, quando nosso espírito é conduzido por uma escuridão inimaginável? Confiar no Senhor – mesmo não sentindo nada! Se não vem resposta do alto, se parece estarmos sem saída, e se em nosso íntimo nos sentimos no fundo do poço, devemos fazer o que diz Isaías: "[Confie] em o nome do Senhor e se [firme] sobre o seu Deus." Se nos firmamos no Senhor, assumimos a postura vitoriosa de Jó, que exclamou: "...eu sei que o meu Redentor vive."

Que DEUS abençoe a todos.

Malaquias 3:14

Terça-feira 30 Agosto

Vós tendes dito: Inútil é servir a Deus; que nos aproveita termos cuidado em guardar os seus preceitos, e em andar de luto diante do Senhor dos Exércitos?

(Malaquias 3:14).

POR QUE SE QUEIXAR?
Uma das coisas mais fáceis de se fazer é reclamar. Nenhuma capacidade especial é necessária para criticar os demais e manifestar descontentamento. E uma única queixa pode ter um efeito devastador sobre os que a ouvem.

O povo de Israel se queixava de Deus e considerava inútil servi-Lo. “Para quê?”, diziam. Corremos o risco de agir da mesma maneira. “Para que congregar? São sempre as mesmas mensagens!”; “Para que ofertar? Não sei como o dinheiro vai ser usado!”; “para que…, para que…?” É mais fácil criticar nossos líderes espirituais que obedecer à Palavra e orar por eles (Hebreus 13:7, 17).

Esse povo também se queixava que os maus prosperavam enquanto os bons sofriam. Nesse caso temos de olhar para o Objeto de nossa fé. O Senhor Jesus é o supremo exemplo. Nossos olhos têm de estar postos nEle, não somente para servir a Deus com alegria, mas também para nos parecermos cada vez mais com Ele.

Em Malaquias 3:16-18 são apresentadas três características dos que não reclamam. Primeiro menciona os que temem ao Senhor. Em nossa vida a prioridade é dEle e de Seus interesses. Depois a necessidade de comunhão, de falar uns com outros. É importante compartilhar as coisas de Cristo com outros. Se falarmos mais frequentemente do Senhor teremos menos tempo para as queixas. Por fim, o texto nos estimula a pensar e meditar em Seu nome e Sua grandeza.

“Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz; se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso” (Mateus 6:22-23). Reclamações, queixas, murmurações tornam o olho “mau”, ou seja, nos fazem enxergar somente o que é ruim. Assim, toda a nossa vida se torna cheia de trevas. Olhos “bons” ou “maus” são resultado de escolhas exclusivas de cada um de nós!

Que DEUS abençoe a todos.