quinta-feira, 18 de novembro de 2010

2 Timóteo 3:7

Quinta-feira 18 Novembro

Que aprendem sempre e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade (2 Timóteo 3:7).

Não basta apenas conhecer

Como as aparências enganam! Aquele senhor dava a impressão de ser bem desleixado, e não somente pelo modo de vestir. Quando vi seu rosto barbudo e magro, nunca podia imaginar que ele era capaz de falar tão eloqüentemente. Contudo, ele tinha um bom conhecimento da Bíblia. Admitiu que procurava a verdade, porém onde ela estava? Havia realmente várias maneiras de encontrá-la? Na Bíblia ou nas diversas religiões ou filosofias? As traduções das Escrituras são confiáveis? Os chamados livros apócrifos fazem parte do cânon das Escrituras?

Uma saraivada de perguntas! Mal respondia uma e ele já fazia outra. Por fim, percebi que ele não desejava crer. Não desejava seguir a Cristo. Sugeri que ele orasse a Deus com sinceridade, perguntando ao Senhor se Ele existia e o que esperava dele. Para minha surpresa, ele prometeu fazer isso.

Buscar a verdade é de suprema importância, particularmente quando milhares de vozes proclamam suas próprias convicções. Investigar todas essas opiniões é impossível e inútil. A Palavra de Deus é incomparável: ela é a verdade, basta aceitar isso pela fé.

No entanto, há um pré-requisito: temos de estar preparados para fazer a vontade de Deus. Esse era o problema de meu amigo. Tiago escreve que aqueles que conhecem a Palavra, mas não a praticam estão apenas se enganando (Tiago 1:22-25). Esse também é o seu caso?

Que DEUS abençoe a todos.

Filipenses 3.20

18 de Novembro

"Pois nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo." Filipenses 3.20

Paulo diz aqui: "...nossa pátria está nos céus", mencionando também o alvo dessa esperança: "...de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo." O andar no espírito durante nossa vida aqui é o primeiro degrau para nosso arrebatamento: "...o qual transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua glória, segundo a eficácia do poder que ele tem de até subordinar a si todas as cousas." Como sabemos, o Senhor Jesus, com Sua ascensão ao céu já nos levou consigo. Nenhum dos comprados com Seu sangue fica para trás, pois somos membros do Seu corpo, sim, nós formamos o corpo de Jesus Cristo. Por isso está escrito que "quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então vós também sereis manifestados com ele, em glória." Este acontecimento da transformação e arrebatamento está muito próximo! Se sua ligação com o Senhor é instável ou até está interrompida, aproxime-se agora de Jesus para obter purificação no Seu sangue e para ter condições de seguir ao Seu encontro com grande alegria quando Ele voltar.

Que DEUS abençoe a todos.

Deuteronômio 9:1-17

Deuteronômio 9:1-17

1 OUVE, ó Israel, hoje passarás o Jordão, para entrares a possuir nações maiores e mais fortes do que tu; cidades grandes, e muradas até aos céus;
2 Um povo grande e alto, filhos de gigantes, que tu conheces, e de que já ouviste. Quem resistiria diante dos filhos dos gigantes?
3 Sabe, pois, hoje que o Senhor teu Deus, que passa adiante de ti, é um fogo consumidor, que os destruirá, e os derrubará de diante de ti; e tu os lançarás fora, e cedo os desfarás, como o Senhor te tem falado.
4 Quando, pois, o Senhor teu Deus os lançar fora de diante de ti, não fales no teu coração, dizendo: Por causa da minha justiça é que o Senhor me trouxe a esta terra para a possuir; porque pela impiedade destas nações é que o Senhor as lança fora de diante de ti.
5 Não é por causa da tua justiça, nem pela retidão do teu coração que entras a possuir a sua terra, mas pela impiedade destas nações o Senhor teu Deus as lança fora, de diante de ti, e para confirmar a palavra que o Senhor jurou a teus pais, Abraão, Isaque e Jacó.
6 Sabe, pois, que não é por causa da tua justiça que o Senhor teu Deus te dá esta boa terra para possuí-la, pois tu és povo obstinado.
7 Lembra-te, e não te esqueças, de que muito provocaste à ira ao Senhor teu Deus no deserto; desde o dia em que saístes do Egito, até que chegastes a esse lugar, rebeldes fostes contra o Senhor;
8 Pois em Horebe provocastes à ira o Senhor, tanto que o Senhor se indignou contra vós para os destruir.
9 Subindo eu ao monte a receber as tábuas de pedra, as tábuas da aliança que o Senhor fizera convosco, então fiquei no monte quarenta dias e quarenta noites; pão não comi, e água não bebi;
10 E o Senhor me deu as duas tábuas de pedra, escritas com o dedo de Deus; e nelas estava escrito conforme a todas aquelas palavras que o Senhor tinha falado convosco no monte, do meio do fogo, no dia da assembléia.
11 Sucedeu, pois, que ao fim dos quarenta dias e quarenta noites, o Senhor me deu as duas tábuas de pedra, as tábuas da aliança.
12 E o Senhor me disse: Levanta-te, desce depressa daqui, porque o teu povo, que tiraste do Egito, já se tem corrompido; cedo se desviaram do caminho que eu lhes tinha ordenado; fizeram para si uma imagem de fundição.
13 Falou-me ainda o Senhor, dizendo: Atentei para este povo, e eis que ele é povo obstinado;
14 Deixa-me que os destrua, e apague o seu nome de debaixo dos céus; e te faça a ti nação mais poderosa e mais numerosa do que esta.
15 Então virei-me, e desci do monte; o qual ardia em fogo e as duas tábuas da aliança estavam em ambas as minhas mãos.
16 E olhei, e eis que havíeis pecado contra o Senhor vosso Deus; vós tínheis feito um bezerro de fundição; cedo vos desviastes do caminho que o Senhor vos ordenara.
17 Então peguei das duas tábuas, e as arrojei das minhas mãos, e as quebrei diante dos vossos olhos.


Deuteronômio 9:1-17
Moisés usa os mesmos termos para descrever a força dos inimigos de Israel, como os homens incrédulos que tinham feito desfalecer o coração do povo (1:28). Pois essa força era real. Não era uma questão de o povo ignorá-la, mas colocar sua confiança em um poder maior. O Senhor iria adiante deles para derrotar e destruir o poder do inimigo.

Em contraste aos critérios humanos normais – quantidade ou qualidade –, a intervenção de Deus a favor de Israel não era ditada por números (7:7) nem pelo desempenho natural do povo (v. 6). “Sabe, pois, que não é por causa da tua justiça que o SENHOR, teu Deus, te dá esta boa terra para possuí-la”, lembra Moisés. Menos ainda que Israel, os filhos de Deus não têm justiça em si mesmos da qual possam falar. “Não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou” (Tito 3:5). E para que o povo não fosse tentado a atribuir a escolha de Deus a seus próprios méritos, eles são lembrados pelo seu líder do humilhante episódio do bezerro de ouro. Se continuamente temos de nos lembrar da fidelidade do Senhor (cap. 8), também nunca devemos esquecer o quão débil é o nosso coração (v. 7; Ezequiel 16:30).

Que DEUS abençoe a todos.

Daniel 6:16

Quarta-feira 17 Novembro

E, falando o rei, disse a Daniel: O teu Deus, a quem tu continuamente serves, ele te livrará (Daniel 6:16).

Fidelidade a Deus e ao rei

No terceiro ano do reinado de Jeoiaquim, rei de Judá, Daniel foi transportado para a Babilônia. Ele era ainda bem jovem, e por toda a vida serviu a vários reis, inclusive a Ciro, o persa. Durante todo esse tempo, ele se distinguiu por sua fidelidade a Deus, e também pela diligência com que cumpria suas tarefas. Por essa razão, Daniel sempre ocupou uma posição de confiança na corte dos reis a quem serviu.

Como Daniel era capaz de unir essas duas características? Será que nunca houve um conflito de interesses? Sem dúvida, houve um momento em que teve de escolher entre ser fiel a Deus ou ser fiel ao rei. Mas para ele a obediência a Deus era primordial, e mesmo se sua própria vida estivesse em risco, Daniel jamais faria concessões. E a firmeza dele em relação a isso conquistava o respeito e a admiração das pessoas.

O exemplo dele encoraja os cristãos de hoje a demonstrar tal consistência e fidelidade na vida cotidiana enquanto servem ao Senhor Jesus Cristo.

Além disso, o testemunho impressionou o rei Dario. O trabalho de Daniel certamente consumia bem mais que oito horas diárias, e observando aquele judeu, Dario chegou a essa conclusão. Ele sabia que podia contar com Daniel, pois este era fiel para com seu Deus e também era fiel para com os que estavam acima e abaixo dele. É uma perfeita ilustração de Colossenses 3:23: “E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens”.

Que DEUS abençoe a todos.

João 15.4

17 de Novembro

"...Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós." João 15.4

Aqui o Senhor fala da nossa imprescindível e vital ligação com Ele. Cristo em mim, esta é a garantia da vitória sobre minha carne e sangue. Eu em Cristo, esta é a realização da vitória de Jesus em mim, ou seja, sobre todos os poderes das trevas ao meu redor.

Se essa ligação com Jesus for uma realidade em sua vida, o inimigo tentará por todos os meios impedir e interromper esse maravilhoso intercâmbio com o Senhor. Por isso, você deve cultivar cada vez mais essa abençoada troca: Cristo em você e você em Cristo; o amor dEle é o seu amor; o poder de Jesus é o seu poder; a vitória dEle é a sua vitória; a paciência dEle é a sua paciência. Salientemos mais uma vez claramente que o inimigo tenta, com toda a força, interromper essa maravilhosa comunhão. E muitos filhos de Deus desprevenidos sucumbem aos ataques astutos do inimigo. Não é em vão que Pedro adverte: "Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; resisti-lhe firmes na fé..." Se, pela fé, não resistirmos com firmeza às suas tentações, se pecarmos em pensamentos, palavras e ações, surgirão transtornos nessa circulação espiritual. Mas Jesus deseja muito que permaneçamos nEle!

Que DEUS abençoe a todos.

Deuteronômio 8:1-20

Deuteronômio 8:1-20

1 TODOS os mandamentos que hoje vos ordeno guardareis para os cumprir; para que vivais, e vos multipliqueis, e entreis, e possuais a terra que o Senhor jurou a vossos pais.
2 E te lembrarás de todo o caminho, pelo qual o Senhor teu Deus te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, e te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias os seus mandamentos, ou não.
3 E te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conheceste, nem teus pais o conheceram; para te dar a entender que o homem não viverá só de pão, mas de tudo o que sai da boca do Senhor viverá o homem.
4 Nunca se envelheceu a tua roupa sobre ti, nem se inchou o teu pé nestes quarenta anos.
5 Sabes, pois, no teu coração que, como um homem castiga a seu filho, assim te castiga o Senhor teu Deus.
6 E guarda os mandamentos do Senhor teu Deus, para andares nos seus caminhos e para o temeres.
7 Porque o Senhor teu Deus te põe numa boa terra, terra de ribeiros de águas, de fontes, e de mananciais, que saem dos vales e das montanhas;
8 Terra de trigo e cevada, e de vides e figueiras, e romeiras; terra de oliveiras, de azeite e mel.
9 Terra em que comerás o pão sem escassez, e nada te faltará nela; terra cujas pedras são ferro, e de cujos montes tu cavarás o cobre.
10 Quando, pois, tiveres comido, e fores farto, louvarás ao Senhor teu Deus pela boa terra que te deu.
11 Guarda-te que não te esqueças do Senhor teu Deus, deixando de guardar os seus mandamentos, e os seus juízos, e os seus estatutos que hoje te ordeno;
12 Para não suceder que, havendo tu comido e fores farto, e havendo edificado boas casas, e habitando-as,
13 E se tiverem aumentado os teus gados e os teus rebanhos, e se acrescentar a prata e o ouro, e se multiplicar tudo quanto tens,
14 Se eleve o teu coração e te esqueças do Senhor teu Deus, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão;
15 Que te guiou por aquele grande e terrível deserto de serpentes ardentes, e de escorpiões, e de terra seca, em que não havia água; e tirou água para ti da rocha pederneira;
16 Que no deserto te sustentou com maná, que teus pais não conheceram; para te humilhar, e para te provar, para no fim te fazer bem;
17 E digas no teu coração: A minha força, e a fortaleza da minha mão, me adquiriu este poder.
18 Antes te lembrarás do Senhor teu Deus, que ele é o que te dá força para adquirires poder; para confirmar a sua aliança, que jurou a teus pais, como se vê neste dia.
19 Será, porém, que, se de qualquer modo te esqueceres do Senhor teu Deus, e se ouvires outros deuses, e os servires, e te inclinares perante eles, hoje eu testifico contra vós que certamente perecereis.
20 Como as nações que o Senhor destruiu diante de vós, assim vós perecereis, porquanto não queríeis obedecer à voz do Senhor vosso Deus.


Deuteronômio 8:1-20
“Recordar-te-ás… não te esqueças”! Seria um bom título para este livro. Pois o coração de Israel, como o nosso próprio, é rápido para esquecer Deus, Seus atos de libertação, Suas promessas, Seus mandamentos (veja Marcos 8:17). O Senhor tinha levado o Seu povo “como um homem leva a seu filho” (1:31). Aqui Ele os disciplina “como um homem disciplina a seu filho” (v. 5). Ser carregado e ser disciplinado são dois privilégios do filho de Deus (Hebreus 12:5). O segundo nos parece mais difícil de aceitar do que o primeiro. Mas qual é o propósito de Deus em permitir essas experiências no deserto? Isso é repetido três vezes neste capítulo: “para te humilhar” (vv. 2, 3, 16). É mais provável que um homem atravessando necessidades se volte para seu Criador, e é exatamente isso o que Deus espera, visto que a provação não é um fim em si mesmo, mas um meio para, “afinal, te fazer bem” (v. 16). Que contraste entre o deserto que Israel tinha acabado de atravessar, “secura, em que não havia água” (v. 15) e a “boa terra”, cheia de ribeiros de águas, de fontes, de mananciais profundos, na qual Israel estava em prestes a entrar! Que contraste também entre a comida no Egito (Números 11) e as deliciosas e abundantes frutas da terra de Canaã que proporcionavam força, alegria, saúde e graça, algo que traz à lembrança o fruto do Espírito apresentado em Gálatas 5:22-23!

Que DEUS abençoe a todos.