sexta-feira, 5 de novembro de 2010

João 3:3

Sexta-feira 5 Novembro

Aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus (João 3:3)

Informação boa é informação aproveitada

Não é pequeno o número de pessoas que esperam ver os problemas do mundo resolvidos por meio da imensa riqueza de informações disponíveis hoje em dia. Um famoso perito em informática vê a situação de maneira bem diferente. “Problemas sérios como miséria, guerras e desastres naturais não existem por causa de falta de conhecimento. Somente a informação não é de muita ajuda.”

Informação tem valor se não apenas é recebida e compreendida, mas se gera uma reação consistente e correta. Isso se aplica à mensagem deste calendário.

O Evangelho, as boas notícias da graça que Deus deseja dar aos pecadores, em primeira instância é somente uma mensagem pregada por séculos: o mundo inteiro não foi cristianizado como conseqüência disso. Tal mensagem não foi útil para a maioria esmagadora dos indivíduos, pois “não estava misturada com a fé naqueles que a ouviram” (Hebreus 4:2). Essa afirmação bíblica é bastante clara.

Ninguém que não nasceu de novo, ou seja, não se tornou uma pessoa completamente nova por meio da fé em Jesus Cristo, tem parte no reino de Deus.

A declaração do Senhor Jesus registrada em João 3:3 só é proveitosa para os que crêem e concordam com ela de todo o coração.

Quem recebe essa palavra e admite que o veredicto divino é correto ao nos classificar como perdidos, obterá uma nova vida pela fé em Cristo e em Sua obra redentora. Obviamente isso não é um processo intelectual apenas, embora nosso entendimento esteja envolvido de maneira plena. Nascer de novo é algo simples mas sobrenatural, disponível a todos mas privilégio de poucos, planejado por Deus mas desprezado pelos homens.

A informação sobre o novo nascimento você acabou de obter. Ela será útil para a sua vida?

Que DEUS abençoe a todos.

Jeremias 17.9-10

5 de Novembro

"Enganoso é o coração, mais do que todas as cousas, e desesperadamente corrupto, quem o conhecerá? Eu, o Senhor, esquadrinho o coração..." Jeremias 17.9-10

A questão da natureza do coração é decisiva em relação à eficácia que a Palavra de Deus tem em nós. Freqüentemente não conhecemos o nosso próprio coração, mas o Senhor o conhece!

Devemos questionar a maneira com que recebemos a Palavra de Deus em nós. Será que você e eu tiramos teimosia, desânimo e pecado do nosso coração antes de nos dispormos para receber Sua Palavra? Tiago 4.7-8 nos exorta: "Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Chegai-vos a Deus e ele se chegará a vós outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração." Essas são as quatro coisas que o Senhor exige de nós. Peço-lhe que observe a seqüência das ordens acima e obedeça-as, caso contrário você se iludirá ao receber a Palavra de Deus. Primeiro: resista ao inimigo em nome de Jesus. Segundo: aproxime-se de Deus. Terceiro: purifique-se pelo precioso sangue do Cordeiro. Quarto: santifique seu coração inconstante.

Se você proceder dessa maneira, o terreno do seu coração estará preparado como o Senhor Jesus o descreve na parábola do semeador. Caso não o fizer, você estará se enganando a si mesmo. Tiago 1.26 adverte: "...enganando o próprio coração, e sua religião é vã."

Que DEUS abençoe a todos.

Deuteronômio 2:14-25

Deuteronômio 2:14-25

14 E os dias que caminhamos, desde Cades-Barnéia até que passamos o ribeiro de Zerede, foram trinta e oito anos, até que toda aquela geração dos homens de guerra se consumiu do meio do arraial, como o Senhor lhes jurara.
15 Assim também foi contra eles a mão do Senhor, para os destruir do meio do arraial até os haver consumido.
16 E sucedeu que, sendo já consumidos todos os homens de guerra, pela morte, do meio do povo,
17 O Senhor me falou, dizendo:
18 Hoje passarás a Ar, pelos termos de Moabe;
19 E chegando até defronte dos filhos de Amom, não os molestes, e com eles não contendas; porque da terra dos filhos de Amom não te darei herança, porquanto aos filhos de Ló a tenho dado por herança.
20 (Também essa foi considerada terra de gigantes; antes nela habitavam gigantes, e os amonitas os chamavam zamzumins;
21 Um povo grande, e numeroso, e alto, como os gigantes; e o Senhor os destruiu de diante dos amonitas, e estes os lançaram fora, e habitaram no seu lugar;
22 Assim como fez com os filhos de Esaú, que habitavam em Seir, de diante dos quais destruiu os horeus, e eles os lançaram fora, e habitaram no lugar deles até este dia;
23 Também os caftorins, que saíram de Caftor, destruíram os avins, que habitavam em Cazerim até Gaza, e habitaram no lugar deles).
24 Levantai-vos, parti e passai o ribeiro de Arnom; eis aqui na tua mão tenho dado a Siom, amorreu, rei de Hesbom, e a sua terra; começa a possuí-la, e contende com eles em peleja.
25 Neste dia começarei a pôr um terror e um medo de ti diante dos povos que estão debaixo de todo o céu; os que ouvirem a tua fama tremerão diante de ti e se angustiarão.


Deuteronômio 2:14-25
A longa peregrinação de Israel pelo deserto foi um justo castigo por causa de sua incredulidade. Havia, contudo, outra razão para a demora da viagem. Uma vez que Israel contava com valentes guerreiros, o povo estava em perigo de atribuir a conquista da terra a seu próprio poder. Portanto, trinta e oito anos foram necessários para essa geração de homens de guerra morrer (v. 14). João 5 nos conta a história do paralítico que foi curado por Jesus junto ao tanque chamado Betesda. Também foi nos idos dos trinta e oito anos que este infeliz desistiu completamente de qualquer ajuda humana. Ele teve de admitir: “Senhor, não tenho ninguém…”, e foi então que Jesus o fez andar. Agora os adultos estão mortos e só permaneceram as crianças, de quem o povo dissera: “Por presa serão”; e são justamente elas que entrarão na terra (1:39). Levadas nos braços do Senhor, elas são mais poderosas que todos os homens de guerra. Quando o poder do homem acaba, chega o momento de Deus mostrar o Seu poder (32:36). Ele havia preparado vitórias espantosas e diz ao povo: “Levantai-vos, e parti, e passai o ribeiro de Arnom… começa a possuí-la e contende com eles em peleja” (v. 24). O Senhor cuida de tudo mais.

Que DEUS abençoe a todos.

Salmo 65:9

Quinta-feira 4 Novembro

Tu a enriqueces grandemente com o rio de Deus, que está cheio de água (Salmo 65:9)

Aridez espiritual

Assim como sofremos com a aridez da natureza, também sofremos com a aridez espiritual. Isso está registrado na Palavra de Deus, em muitos hinos e em testemunhos pessoais. Em tempos de secura espiritual a revigorante presença de Deus parece não existir. É como se Deus tivesse ido embora. Tudo fica empobrecido, insípido e difícil de suportar. Mas a razão da aridez espiritual está exclusivamen­te em nós mesmos e em nossa conduta. Se nos tornarmos negligentes na fé, na leitura da Palavra, na oração e na comunhão com os irmãos na fé, não precisamos nem procurar o motivo para tal situação.

Esse também pode ser um dos meios que Deus utiliza para nos ensinar. Se formos inclinados ao egoísmo e a nos colocar acima dos outros, essas características terão de ser retiradas de nós. Israel teve de passar por essa experiência exatamente por causa do egoísmo e da obstinação em fazer a própria vontade. O resultado? “E ele lhes cumpriu o seu desejo, mas enviou magreza às suas almas” (Salmo 106:15).

A sincera humilhação diante de Deus e a devoção fiel a Ele são as chaves para abrir as comportas da bênção. Os que reconhecem isso e se dobram diante de Deus são bem-aventurados. Então se cumpre a palavra do Salmo 119:67: “Antes de ser afligido andava errado; mas agora tenho guardado a tua palavra”. Apeguemo-nos firmemente a Deus e às Suas promessas; as chuvas refrescantes serão derramadas, pois Deus é fiel. “Bem sei eu, ó Senhor, que os teus juízos são justos, e que segundo a tua fidelidade me afligiste” (Salmo 119:75). Então, no lugar de aridez, poderemos exclamar: O rio de Deus está cheio de água!

Que DEUS abençoe a todos.

Gálatas 5.13

4 de Novembro

"Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade: porém não useis da liberdade para dar ocasião à carne; sede, antes, servos uns dos outros, pelo amor." Gálatas 5.13

Quando lemos o versículo bíblico acima, a questão da nossa vocação está respondida. Para o que somos vocacionados como filhos de Deus? Para a liberdade! Paulo reafirma isso em Romanos 8.21: "...a própria criação será redimida do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus." Uma pessoa que nasce de novo se liberta da escravidão do pecado e alcança a gloriosa liberdade dos filhos de Deus. Eles são livres da culpa, tornam-se filhos e filhas do Deus vivo, livres. Mas Paulo também chama a atenção para o mau uso dessa liberdade, pois ela de fato pode ser usada abusivamente: "...porém não useis da liberdade para dar ocasião à carne." O que, pois, devemos fazer com essa maravilhosa liberdade em Jesus Cristo? Podemos retê-la simplesmente vivendo para nós mesmos? A resposta clara a essa pergunta é não! A liberdade que temos por meio do Senhor deve ser submissa ao Espírito Santo. Não somos nós, portanto, que dispomos da nossa liberdade a nosso bel-prazer, mas o Espírito de Deus!

Que DEUS abençoe a todos.

Deuteronômio 2:1-13

Deuteronômio 2:1-13

1 DEPOIS viramo-nos, e caminhamos ao deserto, caminho do Mar Vermelho, como o Senhor me tinha dito, e muitos dias rodeamos o monte Seir.
2 Então o Senhor me falou, dizendo:
3 Tendes rodeado bastante esta montanha; virai-vos para o norte.
4 E dá ordem ao povo, dizendo: Passareis pelos termos de vossos irmãos, os filhos de Esaú, que habitam em Seir; e eles terão medo de vós; porém guardai-vos bem.
5 Não vos envolvais com eles, porque não vos darei da sua terra nem ainda a pisada da planta de um pé; porquanto a Esaú tenho dado o monte Seir por herança.
6 Comprareis deles, por dinheiro, comida para comerdes; e também água para beber deles comprareis por dinheiro.
7 Pois o Senhor teu Deus te abençoou em toda a obra das tuas mãos; ele sabe que andas por este grande deserto; estes quarenta anos o Senhor teu Deus esteve contigo, coisa nenhuma te faltou.
8 Passando, pois, por nossos irmãos, os filhos de Esaú, que habitavam em Seir, desde o caminho da planície de Elate e de Eziom-Geber, nos viramos e passamos o caminho do deserto de Moabe.
9 Então o Senhor me disse: Não molestes aos de Moabe, e não contendas com eles em peleja, porque não te darei herança da sua terra; porquanto tenho dado a Ar por herança aos filhos de Ló.
10 (Os emins dantes habitaram nela; um povo grande e numeroso, e alto como os gigantes.
11 Também estes foram considerados gigantes como os anaquins; e os moabitas os chamavam emins.
12 Outrora os horeus também habitaram em Seir; porém os filhos de Esaú os lançaram fora, e os destruíram de diante de si, e habitaram no seu lugar, assim como Israel fez à terra da sua herança, que o Senhor lhes tinha dado).
13 Levantai-vos agora, e passai o ribeiro de Zerede. Assim passamos o ribeiro de Zerede.


Deuteronômio 2:1-13
O Senhor Jesus, o verdadeiro Moisés, deseja que lembremos do deserto não apenas como um lugar onde cometemos muitos erros graves (1:32-46), mas que nos recordemos de Sua incansável bondade e paciência durante toda a jornada. “O SENHOR, teu Deus, esteve contigo; coisa nenhuma te faltou”, afirmou Moisés ao povo (v. 7). “Faltou-vos, porventura, alguma coisa?” perguntou Jesus a Seus discípulos ao deixá-los: “Eles responderam: Nada" (Lucas 22:35). É desta forma que a presença do Senhor conosco todos os dias, segundo a Sua promessa fiel (Mateus 28:20), é uma garantia de que Ele conhece nossas necessidades e fará provisão para elas segundo os Seus ilimitados recursos. “O SENHOR… sabe que andas por este grande deserto; estes quarenta anos…” (Deuteronômio 2:7). O Senhor mede a extensão do deserto e o tempo que leva para atravessá-lo. E o que Ele dá é em proporção à necessidade.

Chega o momento quando a voz divina é ouvida: “Tendes já rodeado bastante esta montanha” (v. 3).

Meus queridos irmãos, em breve ouviremos o chamado do céu que dará um fim à nossa peregrinação: a familiar voz do Senhor Jesus nos convocando a encontrá-Lo “no ar”. Que alegre perspectiva!

Que DEUS abençoe a todos.

Isaías 1:18

Quarta-feira 3 Novembro

Vinde então, e argüi-me, diz o Senhor: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã (Isaías 1:18).

Argumentando com Deus

Essa é uma oferta singular! Nosso grande Deus em toda a Sua majestade aceita debater conosco a questão de nossos pecados. Ele, Juiz sobre todos, com o direito de nos condenar sumariamen­te, permite que falemos. E o que podemos dizer? Apenas isso: “Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!” Enquanto estivermos convictos de nossas “excelentes” qualidades – como o fariseu em Lucas 18:11-14 –, jamais poderemos ser justificados. “Se confes­sarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça”, pois “o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado” (1 João 1:9 e 7).

Há muitas pessoas que estão certas de que no dia do julgamento irão encontrar argumentos convincentes para persuadir Deus. Que tolos! Milhares de anos atrás, Jó, um homem temente a Deus, reconheceu: “Se quiser contender com ele, nem a uma de mil coisas lhe poderá responder” (Jó 9:3). Isso se mostrará verdadeiro no Dia do Juízo Final, onde todos os que não se reconciliaram com Deus comparecerão diante de Seu grande trono branco. Ninguém responderá nada, ninguém escapará, pois a terra e o céu “fugirão” da presença do Juiz (Apocalipse 20:11).

Hoje ainda existe a oportunidade para confessar os pecados diante de Deus. Você já fez isso? Se sim, Ele então já lhe concedeu o perdão e a paz; se não, resta “uma certa expectação horrível de juízo, e ardor de fogo, que há de devorar os adversários” (Hebreus 10:27).

Que DEUS abençoe a todos.

2 Coríntios 5.17

03 NOVEMBRO

DEUS DIZ QUE VOCÊ NÃO CONSEGUE CHEGAR SOZINHO

"Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus" (Romanos 3.23)

DEUS DIZ QUE VOCÊ NÃO PODE CONSTRUIR SEU PRÓPRIO CAMINHO

"Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie" (Efésios 2.8-9)


DEUS DIZ QUE O CAMINHO TERMINA EM MORTE

"Há caminho que parece direito ao homem, mas afinal são caminhos de morte" (Provérbios 16.25)

DEUS DIZ QUE PRECISAMOS FAZER MEIA-VOLTA

"Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados" (Atos 3.19)


DEUS DIZ QUE SÓ EXISTE UM CAMINHO

"Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim" (João 14.6)

DEUS DIZ QUE VOCÊ PRECISA ENTREGAR A DIREÇÃO DE SUA VIDA A JESUS

"Mas a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; a saber: aos que crêem no seu nome" (João 1.12)

Neste momento você também pode receber a Jesus Cristo como Salvador, simplesmente conversando com Ele… Em suas próprias palavras, diga de coração para Deus:

Deus, eu reconheço que tenho pecado contra Ti. Por favor, perdoa-me! Eu creio que Jesus Cristo morreu e ressuscitou para pagar o preço pelo meu pecado.
Jesus, entra em meu coração e purifica-me do meu pecado. Neste momento eu confio em Ti como meu único e suficiente Salvador.

Se orou assim, e foi sincero, você hoje "nasceu de novo" na família de Deus, de acordo com 2 Coríntios 5.17: "E assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura: as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas."

Que DEUS abençoe a todos.

Deuteronômio 1:29-46

Deuteronômio 1:29-46

29 Então eu vos disse: Não vos espanteis, nem os temais.
30 O Senhor vosso Deus que vai adiante de vós, ele pelejará por vós, conforme a tudo o que fez convosco, diante de vossos olhos, no Egito;
31 Como também no deserto, onde vistes que o Senhor vosso Deus nele vos levou, como um homem leva seu filho, por todo o caminho que andastes, até chegardes a este lugar.
32 Mas nem por isso crestes no Senhor vosso Deus.
33 Que foi adiante de vós por todo o caminho, para vos achar o lugar onde vós deveríeis acampar; de noite no fogo, para vos mostrar o caminho por onde havíeis de andar, e de dia na nuvem.
34 Ouvindo, pois, o Senhor a voz das vossas palavras, indignou-se, e jurou, dizendo:
35 Nenhum dos homens desta maligna geração verá esta boa terra que jurei dar a vossos pais.
36 Salvo Calebe, filho de Jefoné; ele a verá, e a terra que pisou darei a ele e a seus filhos; porquanto perseverou em seguir ao Senhor.
37 Também o Senhor se indignou contra mim por causa de vós, dizendo: Também tu lá não entrarás.
38 Josué, filho de Num, que está diante de ti, ele ali entrará; fortalece-o, porque ele a fará herdar a Israel.
39 E vossos meninos, de quem dissestes: Por presa serão; e vossos filhos, que hoje não conhecem nem o bem nem o mal, eles ali entrarão, e a eles a darei, e eles a possuirão.
40 Porém vós virai-vos, e parti para o deserto, pelo caminho do Mar Vermelho.
41 Então respondestes, e me dissestes: Pecamos contra o Senhor; nós subiremos e pelejaremos, conforme a tudo o que nos ordenou o Senhor nosso Deus. E armastes-vos, cada um de vós, dos seus instrumentos de guerra, e estivestes prestes para subir à montanha.
42 E disse-me o Senhor: Dize-lhes: Não subais nem pelejeis, pois não estou no meio de vós; para que não sejais feridos diante de vossos inimigos.
43 Porém, falando-vos eu, não ouvistes; antes fostes rebeldes ao mandado do Senhor, e vos ensoberbecestes, e subistes à montanha.
44 E os amorreus, que habitavam naquela montanha, vos saíram ao encontro; e perseguiram-vos como fazem as abelhas e vos derrotaram desde Seir até Horma.
45 Tornando, pois, vós, e chorando perante o Senhor, o Senhor não ouviu a vossa voz, nem vos escutou.
46 Assim permanecestes muitos dias em Cades, pois ali vos demorastes muito.


Deuteronômio 1:29-46
O deserto era grande e terrível. Mas como Israel o atravessou? Nos braços do Senhor (v. 31). À declaração que expressa profunda ingratidão do povo: “Tem o SENHOR contra nós ódio; por isso, nos tirou da terra do Egito” (v. 27), ouçamos como Deus responde pela boca de Moisés: “O SENHOR, vosso Deus, nele [no deserto] vos levou, como um homem leva a seu filho” (v. 31). Que ternura nessa comparação! O texto de Atos 13:18 completa: “E suportou-lhes, como uma mãe, os maus costumes por cerca de quarenta anos no deserto” (Versão Francesa de J.N.D.). O poderoso amor de um pai, a profunda ternura de uma mãe; Deus quer ser tudo para os Seus (veja também Salmo 103:13; Isaías 66:13)! O que um amor como esse exige em contrapartida? Nada além de completa confiança, tal como uma criancinha demonstra ao se permitir ser carregada nos braços dos pais.

Outra prova da fidelidade do Senhor foi o modo pelo qual Ele abrira o caminho para o Seu povo, explorando lugares e depois guiando-os de um lugar de descanso a outro (v. 33). Enviar os espias (v. 22) não representava desconfiança e dúvida de Seu terno cuidado?

Os temores da descrença foram substituídos por um ar de leviandade e presunção – uma atitude que inevitavelmente conduziria à derrota diante do inimigo e que, subseqüentemente, fez com que vertessem lágrimas de amargura (v. 45).

Que DEUS abençoe a todos.