terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Hebreus 11:24-25

Terça-feira 22 Dezembro

Pela fé, Moisés, sendo já grande, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, escolhendo, antes, ser maltratado com o povo de Deus do que, por um pouco de tempo, ter o gozo do pecado (Hebreus 11:24-25).

NA ESCOLA DE DEUS
Moisés viveu 120 anos (Deuteronômio 34:7). Sua vida se divide em três períodos de 40 anos, como se fossem três fases na escola de Deus.

1. Viveu 40 anos no Egito na corte de Faraó. Ali aprendeu “toda a ciência dos egípcios” (Atos 7:22), ali conheceu o mundo e seus prazeres; contudo recusou semelhante vida e preferiu se unir ao povo de Deus, o qual padecia sob terrível escravidão.

2. Passou 40 anos em Midiã, região pobre e rochosa perto do Sinai. Como simples pastor de ovelhas, o mesmo homem que tinha experimentado os luxos do palácio real guardava o rebanho de seu sogro. Ali, na solidão, humildemente aprendeu a conhecer o próprio coração.

3. Durante 40 anos conduziu Israel através do deserto rumo à terra prometida. Ali aprendeu a conhecer a Deus, o Deus santo, que não pode suportar o pecado, e o Deus de amor que perdoa.

É surpreendente o fato de Moisés ter passado tantos anos em cada uma dessas etapas. E nós, será que já aprendemos as lições que ele aprendeu? Será que já passamos tempo suficiente no mundo para conhecer toda a miséria e degradação que há nele? Será que conhecemos Deus em toda Sua grandeza? Há duas maneiras de aprender tais ensinos: uma é chamar o Senhor somente quando as dificuldades nos superam. Outra é simplesmente crer na Palavra de Deus. Moisés foi um bom aluno da escola de Deus. Ele foi aprovado pelo Mestre supremo. E você, como tem se saído com as lições que Deus tem tentado lhe ensinar?

Que DEUS abençoe a todos.

Gálatas 1.11-24

Gálatas 1.11-24

11 Faço -vos, porém, saber, irmãos, que o evangelho por mim anunciado não é segundo o homem,
12 porque eu não o recebi, nem o aprendi de homem algum, mas mediante revelação de Jesus Cristo.
13 Porque ouvistes qual foi o meu proceder outrora no judaísmo, como sobremaneira perseguia eu a igreja de Deus e a devastava.
14 E, na minha nação, quanto ao judaísmo, avantajava-me a muitos da minha idade, sendo extremamente zeloso das tradições de meus pais.
15 Quando, porém, ao que me separou antes de eu nascer e me chamou pela sua graça, aprouve
16 revelar seu Filho em mim, para que eu o pregasse entre os gentios, sem detença, não consultei carne e sangue,
17 nem subi a Jerusalém para os que já eram apóstolos antes de mim, mas parti para as regiões da Arábia e voltei, outra vez, para Damasco.
18 Decorridos três anos, então, subi a Jerusalém para avistar-me com Cefas e permaneci com ele quinze dias;
19 e não vi outro dos apóstolos, senão Tiago, o irmão do Senhor.
20 Ora, acerca do que vos escrevo, eis que diante de Deus testifico que não minto.
21 Depois, fui para as regiões da Síria e da Cilícia.
22 E não era conhecido de vista das igrejas da Judéia, que estavam em Cristo.
23 Ouviam somente dizer: Aquele que, antes, nos perseguia, agora, prega a fé que, outrora, procurava destruir.
24 E glorificavam a Deus a meu respeito.

Gálatas 1:11-24

Que bem-aventurança é para nós poder depositar toda a nossa confiança na Palavra de Deus! Se o Evangelho anunciado por Paulo fosse segundo o homem, então, sim, os gálatas teriam motivo para aceitar complementações ou modificações. Mas não havia nada disso. E para testificar bem a fonte divina de seu ministério, o apóstolo relata sobre a extraordinária maneira na qual este lhe foi confiado. Foi Deus que o separou (v. 15), foi Deus que revelou o Seu Filho nele, foi Deus que novamente lhe formou em Sua escola, sem a instrução humana, no deserto da Arábia. Ademais, Cristo lhe tinha chamado diretamente desde o céu (Atos 9).

Pela conduta anterior à sua ida a Damasco, o apóstolo Paulo nos ensina que é possível ser absolutamente sincero e ao mesmo tempo ser absolutamente inimigo de Deus (João 16:2). Mas quão querida lhe era agora essa igreja de Deus, a qual, noutro tempo, ele "perseguia sobremaneira". Imitemos essa devoção pelo Senhor e pelos Seus, esse zelo para "pregar a fé"! (v. 23). Mas notemos que, antes de falar a outros de Seu Filho, Deus se agrada em "revelá-LO" em nós (v. 16) e quer produzir em nosso coração o incomparável conhecimento de Cristo, para que o nosso testemunho possa dEle emanar (2 Coríntios 4:6).

Que DEUS abençoe a todos.

Gálatas 1.1-10

Gálatas 1.1-10

1 Paulo, apóstolo, não da parte de homens, nem por intermédio de homem algum, mas por Jesus Cristo e por Deus Pai, que o ressuscitou dentre os mortos,
2 e todos os irmãos meus companheiros, às igrejas da Galácia,
3 graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do nosso Senhor Jesus Cristo,
4 o qual se entregou a si mesmo pelos nossos pecados, para nos desarraigar deste mundo perverso, segundo a vontade de nosso Deus e Pai,
5 a quem seja a glória pelos séculos dos séculos. Amém!
6 Admira-me que estejais passando tão depressa daquele que vos chamou na graça de Cristo para outro evangelho,
7 o qual não é outro, senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo.
8 Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema.
9 Assim, como já dissemos, e agora repito, se alguém vos prega evangelho que vá além daquele que recebestes, seja anátema.
10 Porventura, procuro eu, agora, o favor dos homens ou o de Deus? Ou procuro agradar a homens? Se agradasse ainda a homens, não seria servo de Cristo.

Gálatas 1:1-10

Esta é uma severa epístola que o apóstolo Paulo escreveu às igrejas da Galácia. Aqui ele não devia prestar atenção a um pecado moral, como no caso dos coríntios, mas sim a um mal doutrinal dos mais graves. Estes desventurados gálatas, enganados por falsos mestres, estavam abandonando a graça - único meio de salvação -, para retornar a uma religião de obras. Paulo vigorosamente afirma o caráter absoluto da Verdade divina. Ela é uma, é completa, é perfeita, porque a Verdade é o próprio Cristo (João 14:6). Às vezes ouvimos pessoas sustentar intrepidamente - no fundo para justificar a sua incredulidade - que cada povo tem recebido a sua própria revelação, a saber, a religião que mais se adapta a seu caráter e cultura. Nada mais falso! Existe um único Evangelho, o qual proclama que "nosso Senhor Jesus Cristo... se entregou a si mesmo pelos nossos pecados". Qual é o resultado disso? "Para" - prossegue o apóstolo - "nos desarraigar deste mundo perverso..." (vv. 3-4).

O versículo 10 nos faz recordar de outra verdade que é importante conhecer, a saber, que o esforço para agradar os homens nos faz perder o privilégio de ser servos de Cristo. É somente a Ele que desejamos agradar, acima e antes de tudo? (1 Tessalonicenses 2:4).

Que DEUS abençoe a todos.

2 Crônicas 3:1-17

2 Crônicas 3:1-17

1 E COMEÇOU Salomão a edificar a casa do Senhor em Jerusalém, no monte Moriá, onde o Senhor aparecera a Davi seu pai, no lugar que Davi tinha preparado na eira de Ornã, o jebuseu.
2 E começou a edificar no segundo mês, no segundo dia, no ano quarto do seu reinado.
3 E estes foram os fundamentos que Salomão pôs para edificar a casa de Deus: o comprimento em côvados, segundo a primeira medida, era de sessenta côvados, e a largura de vinte côvados.
4 E o pátio, que estava na frente, tinha vinte côvados de comprimento, segundo a largura da casa, e a altura era de cento e vinte; e por dentro o revestiu com ouro puro.
5 E a casa grande forrou com madeira de faia; e então a revestiu com ouro fino; e fez sobre ela palmas e cadeias.
6 Também a casa adornou de pedras preciosas, para ornamento; e o ouro era ouro de Parvaim.
7 Também na casa revestiu, com ouro, as traves, os umbrais, as suas paredes e as suas portas; e lavrou querubins nas paredes.
8 Fez mais a casa do lugar santíssimo, cujo comprimento, segundo a largura da casa, era de vinte côvados, e também a largura de vinte côvados; e revestiu-a de ouro fino, do peso de seiscentos talentos.
9 O peso dos pregos era de cinqüenta siclos de ouro; e as câmaras cobriu de ouro.
10 Também fez na casa do lugar santíssimo dois querubins de obra móvel, e cobriu-os de ouro.
11 E, quanto às asas dos querubins, o seu comprimento era de vinte côvados; a asa de um deles, de cinco côvados, e tocava na parede da casa; e a outra asa de cinco côvados, e tocava na asa do outro querubim.
12 Também a asa do outro querubim era de cinco côvados, e tocava na parede da casa; era também a outra asa de cinco côvados, que tocava na asa do outro querubim.
13 E as asas destes querubins se estendiam vinte côvados; e estavam postos em pé, e os seus rostos virados para a casa.
14 Também fez o véu de azul, púrpura, carmesim e linho fino; e pôs sobre ele querubins;
15 Fez também, diante da casa, duas colunas de trinta e cinco côvados de altura; e o capitel, que estava sobre cada uma, era de cinco côvados.
16 Também fez cadeias no oráculo, e as pôs sobre as cabeças das colunas; fez também cem romãs, as quais pôs entre as cadeias.
17 E levantou as colunas diante do templo, uma à direita, e outra à esquerda; e chamou o nome da que estava à direita Jaquim, e o nome da que estava à esquerda Boaz.


2 Crônicas 3:1-17
As Crônicas apresentam a construção do templo sob um aspecto diferente do apresentado pelo livro de Reis. Este último descreve-o sobretudo como o lugar de habitação do Senhor em meio ao Seu povo. Já em Crônicas, o templo é retratado como lugar de acesso onde o adorador é admitido para se encontrar com Deus. A fundação do edifício está sobre o monte Moriá, onde a graça de Deus adiou o julgamento e consumiu o holocausto.

No que tange à Igreja, sabemos sobre qual rocha ela está edificada a partir da declaração de Pedro e da resposta do Senhor Jesus: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo” (Mateus 16:16-18).

Salomão construiu o pórtico (ou alpendre), o Lugar Santo e o Santo dos Santos. Depois fez duas grandes esculturas de querubins, o véu, os dois pilares: Jaquim e Boaz. A extraordinária altura do pórtico é mencionada apenas aqui: 120 côvados (cerca de nove metros), quatro vezes a altura da casa. Isso não é uma figura do Salmo 24:7 e 9, que por duas vezes repete: “Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó portais eternos, para que entre o Rei da Glória”?

Que DEUS abençoe a todos.

2 Crônicas 2:11-18

2 Crônicas 2:11-18

11 E Hirão, rei de Tiro, respondeu por escrito que enviou a Salomão, dizendo: Porque o Senhor tem amado o seu povo, te constituiu sobre ele rei.
12 Disse mais Hirão: Bendito seja o Senhor Deus de Israel, que fez os céus e a terra; o que deu ao rei Davi um filho sábio, de grande prudência e entendimento, que edifique casa ao Senhor, e para o seu reino.
13 Agora, pois, envio um homem sábio de grande entendimento, a saber, Hirão meu pai,
14 Filho de uma mulher das filhas de Dã, e cujo pai foi homem de Tiro; este sabe trabalhar em ouro, em prata, em bronze, em ferro, em pedras e em madeira, em púrpura, em azul, e em linho fino, e em carmezim, e é hábil para toda a obra do buril, e para toda a espécie de invenções, qualquer coisa que se lhe propuser, juntamente com os teus peritos, e os peritos de Davi, meu senhor, teu pai.
15 Agora, pois, meu senhor, mande para os seus servos o trigo, a cevada, o azeite e o vinho, de que falou;
16 E nós cortaremos tanta madeira no Líbano, quanta houveres mister, e ta traremos em jangadas pelo mar até Jope, e tu a farás subir a Jerusalém.
17 E Salomão contou todos os homens estrangeiros, que havia na terra de Israel, conforme o censo com que os contara Davi seu pai; e acharam-se cento e cinqüenta e três mil e seiscentos.
18 E designou deles setenta mil carregadores, e oitenta mil cortadores na montanha; como também três mil e seiscentos inspetores, para fazerem trabalhar o povo.


2 Crônicas2:11-18
Aprendemos ao estudar o Livro dos Reis que Hirão, o mais talentoso trabalhador daquele grupo, era uma figura do Espírito Santo. Era sob a sua brilhante orientação que os artífices designados por Davi realizariam o trabalho. Da mesma maneira, o crente será útil tão-somente se for guiado pelo Espírito de Deus. Veja como no livro de Atos o Espírito transmite as ordens do Senhor aos apóstolos: 1:2; 8:29; 13:2-4, entre outros. Ele freqüentemente nos diz “Não faça isso, ou não vá para aquele lugar”, como fazia com Paulo e seus companheiros (Atos 16:6-7).

No total 153.600 homens estavam separados para realizar a obra. Alguns eram carregadores, outros cortadores de pedras, outros capatazes. Três formas de atividades cristãs estão sugeridas aqui: 1) Carregar fardos em oração. Isto vem antes de qualquer outra coisa. 2) Remover as pedras vivas da pedreira do mundo e trabalhar com elas: esta é a obra de evangelistas e de outros ministros. 3) Estar atento à obra e aos obreiros.

Um ponto digno de nota: a força de trabalho era composta de cananeus, estrangeiros que no passado eram inimigos, mas agora, durante o reinado do rei de paz, se tornaram servos úteis a Israel.

Que DEUS abençoe a todos.

Isaías 49.11

22 de Dezembro

"Transformarei as minhas montanhas em caminhos planos; os vales serão aterrados e não haverá mais caminhos perigosos para eles." Isaías 49.11 (ABV)

Qual é a aparência desse caminho? É um caminho preparado, aplanado. Embora você não o veja, assim mesmo você poderá segui-lo com tranqüila certeza. Pois somos conduzidos pelo Senhor mesmo quando não percebemos. Andamos nas obras as quais Deus de antemão preparou para nós. O Senhor enfatiza que Ele mesmo quer aplanar o nosso caminho: "Eu irei adiante de ti, endireitarei os caminhos tortuosos..." Neste momento, surge a pergunta: como está o nosso coração? Está seco e árido? Seu interior parece um deserto onde não cresce mais nada, onde não há o fruto do Espírito, do qual temos tanta necessidade? Ouçamos a Palavra do Senhor para nós: "Não vos lembreis das cousas passadas, nem considereis as antigas. Eis que faço cousa nova, que está saindo à luz; porventura não o percebeis? Eis que porei um caminho no deserto, e rios no êrmo." Que promessa maravilhosa e consoladora! O Senhor se legitima a si mesmo quando volta a repetir em outra passagem da Bíblia: "Assim diz o Senhor, o que outrora preparou um caminho no mar..." Ele quer dar um avivamento em nossa vida! Ele quer abrir um caminho no nosso deserto. Que promessa maravilhosa! Agradeçamos a Deus agora mesmo por isso, dizendo: "Senhor, eu te agradeço! Eu sei que tens muitos meios para me socorrer e que o Teu caminho é o melhor para a minha vida!"

Que DEUS abençoe a todos.