Terça-feira 22 Dezembro
Pela fé, Moisés, sendo já grande, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, escolhendo, antes, ser maltratado com o povo de Deus do que, por um pouco de tempo, ter o gozo do pecado (Hebreus 11:24-25).
NA ESCOLA DE DEUS
Moisés viveu 120 anos (Deuteronômio 34:7). Sua vida se divide em três períodos de 40 anos, como se fossem três fases na escola de Deus.
1. Viveu 40 anos no Egito na corte de Faraó. Ali aprendeu “toda a ciência dos egípcios” (Atos 7:22), ali conheceu o mundo e seus prazeres; contudo recusou semelhante vida e preferiu se unir ao povo de Deus, o qual padecia sob terrível escravidão.
2. Passou 40 anos em Midiã, região pobre e rochosa perto do Sinai. Como simples pastor de ovelhas, o mesmo homem que tinha experimentado os luxos do palácio real guardava o rebanho de seu sogro. Ali, na solidão, humildemente aprendeu a conhecer o próprio coração.
3. Durante 40 anos conduziu Israel através do deserto rumo à terra prometida. Ali aprendeu a conhecer a Deus, o Deus santo, que não pode suportar o pecado, e o Deus de amor que perdoa.
É surpreendente o fato de Moisés ter passado tantos anos em cada uma dessas etapas. E nós, será que já aprendemos as lições que ele aprendeu? Será que já passamos tempo suficiente no mundo para conhecer toda a miséria e degradação que há nele? Será que conhecemos Deus em toda Sua grandeza? Há duas maneiras de aprender tais ensinos: uma é chamar o Senhor somente quando as dificuldades nos superam. Outra é simplesmente crer na Palavra de Deus. Moisés foi um bom aluno da escola de Deus. Ele foi aprovado pelo Mestre supremo. E você, como tem se saído com as lições que Deus tem tentado lhe ensinar?
Que DEUS abençoe a todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário