terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

1 Coríntios 12:13

Terça-feira 2 Fevereiro

Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito (1 Coríntios 12:13).

Unidos em um só corpo:batizados em um só Espírito

A vontade de Deus é que o cristão não esteja só. O Senhor Jesus disse: “Sobre esta pedra [Ele mesmo] edificarei a minha igreja” (Mateus 16:18). Foi necessária a vinda do Espírito Santo ao mundo no Pentecostes para que por um só Espírito todos os resgatados, judeus ou gregos, escravos ou livres, fossem batizados em um só corpo. O começo do livro de Atos mostra que todos os primeiros discípulos eram judeus. Tempos depois, Pedro foi enviado a Cornélio, centurião romano (Atos 10). Os que foram dispersos pela tribulação que veio após o martírio de Estevão, se estabeleceram em Antioquia e anunciaram o Evangelho aos gregos. Os não-judeus começaram a fazer parte da família de Deus e receberam também o Espírito Santo (capítulo 8).

Por meio desse batismo espiritual, judeus e gentios são um só corpo. “Os gentios são co-herdeiros, e de um mesmo corpo, e partici­pantes da promessa em Cristo pelo evangelho” (Efésios 3:6). Ambos foram reconciliados em um só corpo mediante a cruz; porque por meio de Cristo ambos têm acesso por um mesmo Espírito ao Pai (Efésios 2:16-18).

Cristo é a cabeça do corpo (Efésios 1:22; Colossenses 1:18). Os resgatados são membros do corpo (1 Coríntios 12:27; Romanos 12:5). Os membros se complementam e cada um tem uma função particular e imprescindível para o bom funcionamento do corpo inteiro.

Que DEUS abençoe a todos.

2 Coríntios 5.16

2 de Fevereiro

"Assim que, nós, daqui por diante, a ninguém conhecemos segundo a carne." (2 Coríntios 5.16)

Afirmo com grande seriedade e igual certeza: assim como cada filho de Deus tem de tomar para si o poder da morte de Jesus com convicção, da mesma forma todos nós coletivamente, como Igreja de Jesus, temos de nos revestir da morte de Jesus, pois está escrito: "...um morreu por todos, logo todos morreram." Se somos membros vivos do corpo de Jesus, então também passamos pela Sua morte. Nessa realidade estava baseado o poder sem fronteiras da igreja primitiva. Todos os conflitos e tensões encontravam suas soluções debaixo da cruz de Cristo, pois todos haviam morrido com Ele. Por isso mesmo não conhecemos mais as pessoas segundo a carne, porque todos morremos com Cristo. Nossa velha vida foi igualmente crucificada. O Cordeiro de Deus morreu na cruz para que você e eu – nosso velho ser – pudesse morrer junto com Ele. Se nos limitamos a dizer: "Jesus morreu pela minha culpa", limitamos em parte a gloriosa vitória de Jesus. A finalidade principal da morte de Jesus é: "Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida."

Que DEUS abençoe a todos.

1 Tessalonicenses 3:11-13; 4:1-8

1 Tessalonicenses 3.11-13


11 Ora, o nosso mesmo Deus e Pai, e Jesus, nosso Senhor, dirijam-nos o caminho até vós,
12 e o Senhor vos faça crescer e aumentar no amor uns para com os outros e para com todos, como também nós para convosco,
13 a fim de que seja o vosso coração confirmado em santidade, isento de culpa, na presença de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus, com todos os seus santos.


1 Tessalonicenses 4.1-8


1 Finalmente, irmãos, nós vos rogamos e exortamos no Senhor Jesus que, como de nós recebestes, quanto à maneira por que deveis viver e agradar a Deus, e efetivamente estais fazendo, continueis progredindo cada vez mais;
2 porque estais inteirados de quantas instruções vos demos da parte do Senhor Jesus.
3 Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição;
4 que cada um de vós saiba possuir o próprio corpo em santificação e honra,
5 não com o desejo de lascívia, como os gentios que não conhecem a Deus;
6 e que, nesta matéria, ninguém ofenda nem defraude a seu irmão; porque o Senhor, contra todas estas coisas, como antes vos avisamos e testificamos claramente, é o vingador,
7 porquanto Deus não nos chamou para a impureza, e sim para a santificação.
8 Dessarte, quem rejeita estas coisas não rejeita o homem, e sim a Deus, que também vos dá o seu Espírito Santo.


1 Tessalonicenses 3:11-13; 4:1-8

Não são as nossas provas que devem mover-nos a esperar pelo Senhor, mas sim o nosso amor! Sua vinda "com todos os seus santos" (v. 13) é o grande pensamento que deve reger todo o nosso comportamento. Somos santos aos olhos de Deus por meio da perfeita obra de Cristo (Hebreus 10:10). Mas ao mesmo tempo somos exortados a firmar nosso coração na santidade prática (3:13); ela é a expressa vontade de Deus para cada um dos Seus (4:3). Um crente deve particularmente cuidar-se para permanecer puro (v. 4). Ao considerar seu corpo um instrumento de prazer, peca em primeiro lugar contra si mesmo: às vezes arruína sua saúde, e sua consciência perde a sensibilidade diante do mal e trabalha impropriamente, como o ponteiro de uma bússola danificada.

Ele também pode prejudicar grandemente outras pessoas (v. 6; Hebreus 13:4). Quantas vidas destruídas, mentes e corpos corrompidos e lares arruinados pagaram o preço da vaidade de uma conquista e alguns momentos de prazer! Finalmente, a impureza, sob todas as suas formas, é pecado contra Deus, como disse Davi no Salmo 51:4: "Pequei contra ti, contra ti somente". O nosso corpo não mais nos pertence; ele se tornou templo do Espírito que Deus nos deu (v. 8; 1 Coríntios 6:18-20). O Espírito Santo requer uma habitação santa. Conservar nosso corpo íntegro e irrepreensível (5:23) é honrar a Aquele que nele habita.

Que DEUS abençoe a todos.

2 Crônicas 32:1-14

2 Crônicas 32:1-14

1 DEPOIS destas coisas e desta verdade, veio Senaqueribe, rei da Assíria, e entrou em Judá, e acampou-se contra as cidades fortificadas, e intentou apoderar-se delas.
2 Vendo, pois, Ezequias que Senaqueribe vinha, e que estava resolvido contra Jerusalém,
3 Teve conselho com os seus príncipes e os seus homens valentes, para que se tapassem as fontes das águas que havia fora da cidade; e eles o ajudaram.
4 Assim muito povo se ajuntou, e tapou todas as fontes, como também o ribeiro que se estendia pelo meio da terra, dizendo: Por que viriam os reis da Assíria, e achariam tantas águas?
5 E ele se animou, e edificou todo o muro quebrado até às torres, e levantou o outro muro por fora; e fortificou a Milo na cidade de Davi, e fez armas e escudos em abundância.
6 E pôs capitães de guerra sobre o povo, e reuniu-os na praça da porta da cidade, e falou-lhes ao coração, dizendo:
7 Esforçai-vos, e tende bom ânimo; não temais, nem vos espanteis, por causa do rei da Assíria, nem por causa de toda a multidão que está com ele, porque há um maior conosco do que com ele.
8 Com ele está o braço de carne, mas conosco o Senhor nosso Deus, para nos ajudar, e para guerrear por nós. E o povo descansou nas palavras de Ezequias, rei de Judá.
9 Depois disto Senaqueribe, rei da Assíria, enviou os seus servos a Jerusalém (ele porém estava diante de Laquis, com todas as suas forças), a Ezequias, rei de Judá, e a todo o Judá que estava em Jerusalém, dizendo:
10 Assim diz Senaqueribe, rei da Assíria: Em que confiais vós, para vos deixardes sitiar em Jerusalém?
11 Porventura não vos incita Ezequias, para morrerdes à fome e à sede, dizendo: O Senhor nosso Deus nos livrará das mãos do rei da Assíria?
12 Não é Ezequias o mesmo que tirou os seus altos e os seus altares, e falou a Judá e a Jerusalém, dizendo: Diante de um único altar vos prostrareis, e sobre ele queimareis incenso?
13 Não sabeis vós o que eu e meus pais fizemos a todos os povos das terras? Porventura puderam de qualquer maneira os deuses das nações daquelas terras livrar o seu país da minha mão?
14 Qual é, de todos os deuses daquelas nações que meus pais destruíram, o que pôde livrar o seu povo da minha mão, para que vosso Deus vos possa livrar da minha mão?
15 Agora, pois, não vos engane Ezequias, nem vos incite assim, nem lhe deis crédito; porque nenhum deus de nação alguma, nem de reino algum, pôde livrar o seu povo da minha mão, nem da mão de meus pais; quanto menos vos poderá livrar o vosso Deus da minha mão?


2 Crônicas 32:1-15
“Depois dessas coisas e dessa fidelidade” que agradaram a Deus, veio um adversário. O grande Inimigo não suporta a devoção a Deus e sempre levanta pessoas contra os fiéis, neste caso o rei da Assíria.

A alegria que experimentamos no Senhor não deve fazer-nos esquecer da existência desse adversário que nos ronda como um leão que ruge, procurando a quem possa devorar (1 Pedro 5:8). Satanás parte para a ofensiva. Ele envia contra Jerusalém o poderoso rei da Assíria, que já começa divulgando uma mensagem ameaçadora e desleal: “Acaso, não vos incita Ezequias, para morrerdes à fome e à sede” (v. 11). Mentira deslavada! Os depósitos do santuário não estavam abarrotados de provisões recolhidas no tempo da abundância (31:10-11)? E, graças ao aqueduto que Ezequias havia construído (v. 4 e 2 Reis 18:17; 20:20), água fresca abastecia a cidade.

O Mentiroso ainda usa essa tática hoje. Escutar as mentiras dele e afastar-se do Senhor é o caminho certo para a calamidade e miséria. Cristo é o pão da vida (João 6:48, 51) e Ele é a fonte da água viva (João 7:37). Fora dEle só existe escassez.

Que DEUS abençoe a todos.