domingo, 21 de junho de 2009

João 1.1-18

João 1.1-18

1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
2 Ele estava no princípio com Deus.
3 Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez.
4 A vida estava nele e a vida era a luz dos homens.
5 A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela.
6 Houve um homem enviado por Deus cujo nome era João.
7 Este veio como testemunha para que testificasse a respeito da luz, a fim de todos virem a crer por intermédio dele.
8 Ele não era a luz, mas veio para que testificasse da luz,
9 a saber, a verdadeira luz, que, vinda ao mundo, ilumina a todo homem.
10 O Verbo estava no mundo, o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o conheceu.
11 Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.
12 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome;
13 os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.
14 E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.
15 João testemunha a respeito dele e exclama: Este é o de quem eu disse: o que vem depois de mim tem, contudo, a primazia, porquanto já existia antes de mim.
16 Porque todos nós temos recebido da sua plenitude e graça sobre graça.
17 Porque a lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo.
18 Ninguém jamais viu a Deus; o Deus unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou.

João 1:1-18

"O Deus unigênito", dando a conhecer o Pai - tal é o sumário deste Evangelho (v. 18; vide 1 João 4:9). Já o primeiro versículo, no qual cada palavra é importante, no-LO apresenta como o Verbo (ou a Palavra), uma Pessoa eterna, distinta de Deus e, contudo, ao mesmo tempo, Deus. Tão longe quanto possamos imaginar regressar ao tempo, o Verbo já existia (Salmo 90:2). Mas essa Palavra criadora, única fonte de vida e de luz, não se dirigiu a nós desde as alturas celestiais, senão que veio ao Mundo (v. 9), sujeitando-Se aos nossos limites no tempo e no espaço. É um mistério insondável: o Verbo se fez carne (v. 14; 1 Timóteo 3:16). O verbo não veio como um mensageiro repentino que retorna imediatamente Àquele que O enviou. Ele habitou (literalmente levantou a sua tenda) entre nós, contudo sem jamais deixar de estar "no seio do Pai" (v. 18). Tudo o que Deus é em Sua natureza veio a nós e brilhou nesta maravilhosa Pessoa: amor e luz (graça para o coração e verdade para a consciência do pecador). Porém as trevas morais do homem não entenderam a verdadeira Luz (v. 5). O Mundo não conheceu o seu Criador e o Seu próprio povo não receberam o seu Messias (v. 11). E você, leitor, O tem recebido? Em caso afirmativo, você é então um filho de Deus (v. 12; Gálatas 3:26).

Que DEUS abençoe a todos.

João 8:34-36

Segunda-feira 22 Junho
Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado… Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente, sereis livres (João 8:34-36).

CLEPTOMANIA

Você sabia que existem indivíduos para quem furtar é uma necessidade? E não por estarem morrendo de fome, mas porque nelas há uma pressão interior que as obriga a dar vazão ao ato de furtar. O Senhor Jesus pode libertar as pessoas dessa má conduta, e de todas as outras ataduras que aprisionam o ser humano.

O testemunho a seguir é de um ex-ladrão a quem foi dada a oportunidade de começar uma nova vida:

“Minha mania era roubar nas lojas. Várias vezes me apanharam. No princípio bastou pagar algumas multas. Mas como continuava roubando, tive de ir para a prisão. Perdi meu emprego e quase a vontade de viver. No fundo, esperava que o temor de outros castigos ou o passar dos anos me dissuadissem de continuar roubando. Porém, depois de ser colocado em liberdade, esse hábito persistiu. Por um lado estava obcecado, por outro, desesperado.

Em meio a tal dilema, fui libertado de meu mau comportamento e de minhas dificuldades. Ouvi a mensagem do Evangelho e respondi ‘sim’ ao Salvador Jesus Cristo. Hoje estou livre do poder do pecado. Salvo e curado, agradeço ao meu Senhor de todo coração. Quando escrevi à minha mãe contando o que havia acontecido, ela me respondeu: ‘Estou muito emocionada. Tenho chorado amargamente. Quanta felicidade saber que Jesus, nosso Senhor e Deus, te salvou e fez de você um servo dEle! Agradeço diariamente por isso.’”

Que DEUS abençoe a todos.

João 15.6

22 de Junho

"Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora à semelhança do ramo, e secará; e o apanham, lançam no fogo e o queimam." João 15.6

Se nos perguntamos: "Será que hoje Deus ainda quer dar um avivamento?", percebemos o que devemos fazer. Pois o contrário de avivamento é um coração rebelde, o lento entorpecimento e, por fim, a morte espiritual. Crentes tornam-se ramos inúteis, que não servem para mais nada do que serem lançados no fogo para serem queimados. A essência das palavras de Jesus é clara: em todo tempo somos testemunhas de Jesus, ou a favor dEle ou contra Ele. Pois um ramo na videira é um ramo destinado a dar frutos. Quando encosto o meu ouvido à Bíblia, ouço, pelo Espírito Santo de Deus, o chamado para o avivamento dos cristãos que atualmente vegetam, e, como que sonhando, estão sem poder, sem autoridade e sem frutos. Por que você acha que tantas doutrinas erradas e demoníacas experimentam um avanço tão poderoso hoje em dia? Porque falta o movimento contrário, que vem do alto, através do Espírito de Deus, por intermédio de crentes fervorosos. Por isso o Espírito Santo tenta despertar e animar você nesse instante: "...arai o campo de pousio; porque é tempo de buscar ao Senhor."

Que DEUS abençoe a todos.

Jesus Virá Buscar Você

Jesus Virá Buscar Você

Depois de anos de maus tratos, Armado Valladares tornou-se apenas uma sombra desfigurada do homem que já tinha sido um dia. Ele estava cumprindo uma pena de 30 anos em uma das prisões do Comandante Castro por ter orado na igreja no dia de Natal. Os guardas da prisão maltrataram, torturaram e humilharam aquele homem, mas ele se recusou a negar a sua fé.

Algo fez com que ele continuasse firme: uma promessa feita a uma jovem de nome Marta. Eles haviam se encontrado e se apaixonado enquanto ele estava na prisão. Ela ficou profundamente atraída à fé que ele demonstrava. Pouco tempo depois do casal se unir pela cerimônia civil num dos pátios da prisão, Marta foi forçada a imigrar para Miami, nos Estados Unidos.

Essa separação foi muito dolorosa para ambos. Mas Armando cuidou de enviar secretamente uma promessa para sua amada. Num pequeno pedaço de papel de rascunho, ele escreveu sua promessa: "Eu vou até você. As baionetas no horizonte atrás de mim não serão mais importantes que isso".

Esse prisioneiro decidiu que de alguma maneira, ele e Marta fariam seus votos numa igreja, diante de Deus. Algum dia sua união seria completa. "Você está sempre comigo", ele lhe disse.

A promessa de Armando fez com que ele continuasse firme durante todos os anos de maus tratos que teriam destruído o espírito de maioria dos homens. E também serviu para animar Marta. Ela trabalhou ininterruptamente para levar a opinião pública a conhecer a terrível situação de seu marido. Ela nunca desistiu de esperar.

1. A PROMESSA

De vez em quando, somos tentados a nos perguntar se será realmente possível que Cristo descerá do céu azul acima de nós para nos reunir. Estamos separados a tanto tempo. Tal final feliz para a longa e trágica história da terra pode parecer boa demais para ser verdade. Contudo, há uma coisa que pode manter a esperança viva em nosso coração. O segredo é a promessa feita por Jesus de que voltaria. Pouco antes de deixar Seus discípulos e subir ao céu, Jesus fez essa promessa:

"Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus; creiam também em mim. Na casa de meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, eu lhes teria dito. Vou preparar-lhes lugar. E se eu for, e vos preparar lugar, VOLTAREI e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver". João 14:1-3 (A não ser quando indicado, todos os textos bíblicos da série DESCOBERTAS BÍBLICAS são da Nova Versão Internacional da Bíblia [NVI].).

Antes de Jesus subir aos céus, Ele assegurou a Seus discípulos: "VOLTAREI!" Ele prometeu voltar e levar todos os que confiam nEle para um lugar especial que tem preparado para nós. As Escrituras falam da Sua segunda vinda aproximadamente 2.500 vezes. O fato de que Jesus está voltando ao mundo uma segunda vez é tão certo quanto foi real a Sua vida nessa terra há cerca de dois mil anos atrás.

Muito tempo antes de Jesus aparecer, Deus prometeu que um Messias viria, e Ele seria um Libertador que levaria sobre Si nossas iniqüidades e proveria perdão para o pecado humano. Essa promessa parecia muito boa para ser verdade para muitas pessoas que viviam no mundo antigo e enfrentavam as durezas da vida. No entanto, Jesus veio e morreu numa cruz. A promessa se tornou realidade mais gloriosamente do que as pessoas imaginavam que fosse possível. Sua promessa de voltar também se tornará realidade. Podemos confiar na promessa de Jesus baseada em Seu amor por nós, de que vai voltar e reunir aqueles por quem teve que pagar um preço infinito.

Durante seu aprisionamento, Armando continuou a "contrabandear" poemas, mensagens e desenhos para Marta. Por sua vez, ela procurou publicar alguns desses escritos. Sua eloqüência atraiu a atenção do mundo. Os governos começaram a pressionar Castro para que libertasse os prisioneiros presos por motivos de consciência. O presidente francês interviu e, finalmente, em outubro de 1982, Armando foi colocado num avião que seguiu para Paris. Ele não ousava crer que finalmente estava livre - nem mesmo quando o avião tocou o solo francês. Mas então, depois de duas décadas de sofrimento, anseios e espera, Armando correu para os braços de Marta.

Alguns meses mais tarde, um casal muito feliz se apresentava numa igreja em Miami e repetiam seus votos. Finalmente sua união estava completa. A promessa foi cumprida: "Eu vou até você".

Dá para imaginar que reunião maravilhosa será aquela quando finalmente formos capazes de ver a Cristo face a face? Sua aparência gloriosa irá ofuscar todos os nossos sofrimentos e frustrações, e irá exterminar toda a dor que temos guardado no fundo de nosso coração. A volta de Jesus irá cumprir nossos anseios mais profundos e nossas mais entusiásticas expectativas. Entraremos numa eternidade de união íntima e pessoal com a personalidade mais maravilhosa que existe no Universo.

Jesus em breve virá! Está você ansiando esse dia?

2. COMO SERÁ A VINDA DE JESUS?

(1) JESUS VIRÁ SECRETAMENTE?
"Vejam que eu [Jesus] os avisei antecipadamente. Assim, se alguém lhes disser: 'Ele está lá, no deserto', não saiam; ou 'Ali está ele, dentro da casa!', não acreditem. PORQUE ASSIM COMO O RELÂMPAGO sai do Oriente e SE MOSTRA no Ocidente, ASSIM SERÁ A VINDA DO FILHO DO HOMEM". Mateus 24:25-27

Um relâmpago riscando o céu é visível a grandes distâncias. Da mesma maneira, a volta de Jesus não será algum evento secreto ou subjetivo.

(2) JESUS VOLTARÁ REALMENTE COMO UMA PESSOA?
"E eles [os seguidores de Jesus] ficaram com os olhos fixos no céu enquanto ele [Jesus] subia. De repente surgiram diante deles dois homens vestidos de branco, que lhes disseram: 'Galileus, por que vocês estão olhando para o céu? ESSE MESMO JESUS, que dentre vocês foi ELEVADO PARA O CÉU, VOLTARÁ DA MESMA FORMA como o viram subir". Atos 1:10, 11

No dia em que deixou nosso mundo, os anjos asseguraram a Seus discípulos que o "mesmo Jesus" levado ao céu - não outra pessoa - voltaria da mesma forma, mas agora como Rei dos Reis. O mesmo Jesus que curou os doentes e abriu os olhos dos cegos. O mesmo Jesus que falou gentilmente à mulher em adultério. O mesmo Jesus que enxugou as lágrimas dos que choravam os seus mortos, e que recebeu as crianças em Seu colo. O mesmo Jesus que morreu na cruz do Calvário, descansou no túmulo, e ressuscitou dos mortos do terceiro dia.

(3) SERÁ QUE JESUS VIRÁ DE UMA FORMA QUE POSSAMOS VÊ-LO?
"Eis que ele vem com as nuvens, e TODO O OLHO O VERÁ". Apocalipse 1:7 (primeira parte)

Todos os que estiverem vivos quando Jesus voltar, tantos os justos quanto os ímpios, serão testemunhas de Seu retorno.

Quantos, de acordo com o próprio Jesus, verão a Sua vinda?

"Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e TODAS AS NAÇÕES DA TERRA se lamentarão e VERÃO o Filho do Homem vindo nas nuvens de céu com poder e grande glória". Mateus 24:30

Todos os vivos de nosso planeta verão a volta de Jesus.

(4) QUEM ACOMPANHARÁ JESUS QUANDO ELE VIER?
"Quando o Filho do Homem vier em sua glória, com todos os anjos, assentar-se-á em seu trono na glória celestial". Mateus 25:31

Imagine como será ver a Jesus voltando com todo o Seu esplendor, e rodeado por "todos os anjos".

(5) PODEMOS PREDIZER O TEMPO EXATO DA VOLTA DE JESUS?
"Quanto ao dia e à hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão somente o Pai... Assim, vocês também precisam estar preparados, porque o Filho do homem virá numa hora em que vocês menos esperam". Mateus 24:36-44

Todos assistirão a chegada gloriosa de Jesus, mas muitos não estarão preparados para ela. Está você, pessoalmente, preparado para a volta de Jesus?

3. O QUE JESUS FARÁ QUANDO VIER OUTRA VEZ?

(1) JESUS AJUNTARÁ TODOS OS SALVOS (os eleitos)
"E ele enviará os seus anjos com grande som de trombeta, e estes reunirão os seus eleitos dos quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus". Mateus 24:31

Se você tiver permitido que Jesus prepare seu coração e sua vida, você o encontrará com alegria, pois estará encontrando Seu Salvador.

(2) JESUS RESSUSCITARÁ OS JUSTOS QUE MORRERAM
"Pois, dada a ordem, com a voz do arcanjo e o ressoar da trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá dos céus, e OS MORTOS EM CRISTO RESSUSCITARÃO PRIMEIRO". I Tessalonicenses 4:16

Jesus desce dos céus com um grito. Sua poderosa voz é ouvida por todo o mundo. Ela abre as sepulturas em cada cemitério e ressuscita milhões de pessoas que aceitaram a Jesus durante as eras. Que dia sensacional será esse!

(3) JESUS TRANSFORMARÁ TODOS OS JUSTOS NA SUA VIDA - não apenas os justos mortos, mas também os que estiverem vivos.
"Depois nós, os que estivermos vivos SEREMOS ARREBATADOS COM ELES nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares". Verso 17

Para nos preparar para a eternidade, Cristo transforma nossos corpos mortais que são sujeitos à morte em corpos imortais gloriosos.

"Eis que lhes digo um mistério: Nem todos dormiremos, mas TODOS SEREMOS TRANSFORMADOS, num momento, num abrir e fechar de olhos, AO SOM DA ÚLTIMA TROMBETA. Pois a trombeta soará, OS MORTOS RESSUSCITARÃO INCORRUPTÍVEIS e NÓS SEREMOS TRANSFORMADOS. Pois é necessário que aquilo que é corruptível se revista de incorruptibilidade, e aquilo que é imortal, se revista de imortalidade". I Coríntios 15:51-53

Quando Jesus vier, "todos seremos transformados". Pense nisso: não haverá mais artrite, paralisia, ou câncer. Os hospitais serão fechados, e as casas funerárias desaparecerão. Cristo voltou!

(4) JESUS LEVARÁ OS JUSTOS PARA VIVER NO CÉU
O próprio Jesus fez esta promessa: "Virei outra vez e os levarei" para a casa do Meu Pai (ver João 14:1-3). Pedro fala da herança dos redimidos que está "guardada nos céus para vocês" (I Pedro 1:4). Podemos olhar para o futuro e imaginar as maravilhas da cidade de Deus, a Nova Jerusalém, e finalmente ver nosso Pai celestial.

(5) JESUS ELIMINARÁ O MAL E O SOFRIMENTO PARA SEMPRE
Os ímpios - aqueles que rejeitarem persistentemente a misericórdia oferecida por Jesus - estão na verdade se condenando. Ao olharem o rosto de Jesus vindo na direção deles, das nuvens, uma súbita percepção do seu pecado será muito dolorosa de se agüentar; eles clamarão para as montanhas e as rochas: "Caiam sobre nós e escondam-nos da face daquele que está assentado no trono e da ira do Cordeiro!" (Apocalipse 6:16). Eles preferem a morte a terem que encarar a glória maravilhosa de Jesus.

Eles sabem que a voz que agora irrompe pelo céu, já implorou suavemente a eles que aceitassem a graça divina. Aqueles que se perdem nessa louca corrida em busca de dinheiro, prazer ou status, perceberão ali que negligenciaram a única coisa que realmente valia na vida.

Essa é uma revelação esmagadora. Afinal, nenhum deles precisava ter se perdido. O próprio Deus não tem "prazer na morte dos ímpios" (Ezequiel 33:11). Ele não quer "que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento" (II Pedro 3:9). Jesus implora: "Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso". (Mateus 11:28). Mas, por incrível que pareça, alguns ainda evitam Seu convite maravilhoso.

4. VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA A VOLTA DE JESUS?

Foi exigido de Jesus um grande preço para que pudesse nos garantir um futuro glorioso com Ele. Foi exigido dEle a Sua vida!

"CRISTO FOI OFERECIDO EM SACRIFÍCIO UMA ÚNICA VEZ, para tirar os pecados de muitos; e APARECERÁ SEGUNDA VEZ, não para tirar o pecado, mas para trazer salvação aos que O aguardam". Hebreus 9:28

O Salvador que morreu na cruz para nos purificar do pecado "aparecerá uma segunda vez" e trará "salvação aos que O aguardam". Cristo Se sacrificou a fim de oferecer salvação a cada um de nós. Mas, se não houvesse a Segunda Vinda, a cruz teria falhado. Cristo deseja nos dar um lar eternamente seguro com Ele. Para que isso aconteça, devemos permitir que Ele governe nosso coração como Salvador e Senhor agora mesmo.

Na manhã do dia 16 de agosto de 1945, no Norte da China, um menino passou correndo por um pátio de um campo de prisioneiros, gritando que tinha visto um avião no céu. Todos os prisioneiros que ainda tinha forças correram para fora e olharam para cima. Esses homens e mulheres tinham sofrido durante anos com o isolamento, a privação e a ansiedade, aprisionados pelos japoneses como cidadãos de nações inimigas. Para muitos, apenas uma coisa os mantivera espiritualmente vivos: a esperança de que algum dia a guerra terminaria.

Algo parecido com um choque elétrico passou por aquele grupo de 1.500 sobreviventes ao perceberem que esse avião poderia estar vindo para LHES BUSCAR. À medida que o barulho da aeronave ia se tornando mais alto, alguém gritou: "Vejam, há uma BANDEIRA AMERICANA pintada na lateral do avião!". Então, num ânimo indescritível, várias vozes gritaram: "Vejam, eles estão acenando para nós! Eles sabem quem somos. Estão vindo para nos buscar".

Nesse momento, o entusiasmo era maior do que esses maltrapilhos, fracos e saudosos sobreviventes podiam suportar. Um pandemônio instalou-se. As pessoas começaram a correr em círculos, gritar o mais alto que podiam, agitando os braços e chorando.

Repentinamente, a multidão parou e olhou em silêncio. A parte de baixo da aeronave subitamente se abriu e os homens começaram a se jogar de os pára-quedas. As pessoas que vinham para resgatá-los, não viriam simplesmente em algum dia no futuro; eles estavam vindo naquele momento, para estar no meio deles IMEDIATAMENTE!

A multidão se dirigiu para o portão daquela prisão. Ninguém parou para pensar nas armas apontadas para eles pelos vigias das torres. Depois de anos de frustração e solidão, nada mais importava. Eles arrebentaram o portão e correram para onde os pára-quedistas tinham pousado.

Logo, aquela multidão de gente se virou e voltou para a prisão - com os soldados nos ombros. O comandante da prisão se entregou sem lutar. A guerra estava realmente acabada. A liberdade tinha chegado. O mundo estava renovado!

Logo, NOSSO Deus, NOSSO Salvador, descerá nas nuvens dos céus para nos resgatar. A longa história de horror da crueldade humana para com seus irmãos chegará ao fim. Haverá júbilo naquele dia, gritos de alegria ao finalmente entendermos: "Ele está se aproximando; já posso ver os anjos tocando suas trombetas". O som vai ficando mais e mais alto; a nuvem vai ficando mais brilhante, até quase não conseguirmos mais suportar. Mas, não conseguiremos parar de olhar até percebermos: "Ele está me vendo. Ele sabe quem eu sou". E então, saberemos com grande alegria: "Esse é o meu Deus. Ele está vindo me buscar, não algum dia, mas hoje, agora mesmo!".

Está você pronto para receber o Rei em toda Sua glória? Se não, por favor, convide Jesus a entrar pessoalmente em sua vida e tomar conta dela. Assim como a volta de Jesus a esse mundo irá solucionar os problemas que existem nele, a entrada de Jesus em seu coração ajudará você a lidar com seus problemas diários no presente. O maior Solucionador de Problemas pode libertar você da culpa e do peso do pecado, e lhe dar a vida eterna.

A entrada de Jesus em Sua vida pode mudá-la drasticamente, assim como a volta de Jesus transformará perpetuamente nosso mundo. Você pode depender de Jesus. Ele vai preparar você para Sua volta e lhe dará a maravilhosa certeza de que há uma vida de felicidade eterna esperando por você.

Que DEUS abençoe a todos.

Descobrindo seu futuro

Descobrindo seu futuro

Os médicos Patrícia e Davi Mrazek já viram um grande número de experiências de cortar o coração em seu trabalho. Como pediatras, eles lidam com muitas crianças em sofrimento. No entanto, eles ficam intrigados com o fato de que algumas crianças se recuperam de desastres, enquanto outras não têm essa sorte. Por quê? Por que, por exemplo, uma criança entra nas drogas, enquanto outra vai para a faculdade? Por que algumas crianças que foram abusadas quando pequenas crescem e se tornam também pessoas que cometem abuso, enquanto outras se tornam bons pais?

O casal Mrazek liderou uma extensa pesquisa para descobrir as respostas a estas perguntas. Em seu estudo, uma característica em comum se fez presente muito freqüentemente dentre aqueles que sobreviveram aos traumas e conseguiram estabelecer vidas saudáveis. O segredo? "Uma visão básica da vida com otimismo e esperança". A esperança faz toda a diferença. Mais do que qualquer outra coisa, a esperança é que nos ajuda a superar as dificuldades quando elas surgem em nosso caminho.

Os seres humanos precisam desesperadamente de esperança. Todavia, a pergunta é: como obtê-la? A esperança é difícil de ser encontrada em nosso mundo - ATÉ que olhemos nossa vida pela perspectiva das profecias bíblicas. Essa lição das DESCOBERTAS BÍBLICAS examina uma profecia impressionante que tem inspirado vários indivíduos a ter uma esperança vibrante em seu viver.

1. UMA PROFECIA INCRÍVEL

Cerca de quinhentos anos antes do nascimento de Cristo, Deus deu ao mundo um relance do que aconteceria no futuro, através do profeta Daniel. Deus apresentou um esboço da história do mundo, cobrindo um período de 2.500 anos, desde os tempos de Daniel até os nossos dias.

Essa profecia se originou num sonho que Deus deu a Nabucodonosor, o rei da Babilônia, há mais ou menos 2.500 anos. O sonho preocupou profundamente esse monarca. Contudo, ele não conseguia se lembrar do sonho quando acordou! Depois que todos os sábios da Babilônia falharam em ajudar o rei a lembrar-se de seu sonho ou interpretá-lo, um jovem hebreu exilado, de nome Daniel, entra em cena, asseverando que o Deus do Céu poderia revelar todos os mistérios.

Em pé, diante do rei, Daniel firmemente declarou:
"Tu olhaste, ó rei, e diante de ti estava uma GRANDE ESTÁTUA: uma estátua enorme, impressionante, e sua aparência era terrível.
A cabeça da estátua era feita de ouro puro, o peito e o braço eram de prata, o ventre e os quadris eram de bronze, as pernas eram ferro, e os pés eram em parte de ferro e em parte de barro.
Enquanto estavas observando, uma pedra soltou-se, sem auxílio de mãos, atingiu a estátua nos pés de ferro e de barro e os esmigalhou.
Então o ferro, o barro, o bronze, a prata e o ouro foram despedaçados, viraram pó, como o pó da debulha do trigo na eira durante o verão. O vento os levou sem deixar vestígio. Mas A PEDRA QUE ATINGIU A ESTÁTUA TORNOU-SE UMA MONTANHA E ENCHEU A TERRA TODA." Daniel 2:31-35 (A não ser quando indicado, todos os textos bíblicos da série DESCOBERTAS BÍBLICAS são da Nova Versão Internacional da Bíblia [NVI].).

Essa estátua, a princípio, pode aparentar não ter qualquer aspecto que possa dar esperança para os tempos atuais, mas espere um pouco.

2. A PROFECIA INTERPRETADA

Depois de contar a um Nabucodonosor muito impressionado exatamente o que ele tinha visto em seu sonho, o profeta Daniel explicou:

"Foi esse o sonho, e nós o interpretaremos para o rei". Daniel 2:36

A CABEÇA DE OURO: Que poder mundial, de acordo com o que Daniel disse ao rei, era simbolizado pela cabeça de ouro?

"Tu, ó rei, és rei dos reis. O Deus dos céus concedeu-te domínio, poder, força e glória... TU ÉS A CABEÇA DE OURO". Versos 37, 38

Daniel estava dizendo ao governante do maior império do mundo: "Nabucodonosor, Deus está dizendo a você que o seu império, a Babilônia, é representada pela cabeça de ouro da estátua".

O PEITO E OS BRAÇOS DE PRATA: De uma perspectiva humana, a Babilônia parecia que seria um império que duraria para sempre. Mas, o que a profecia diz que aconteceria depois?

"Depois de ti surgirá um outro reino, inferior ao teu". Verso 39

Em cumprimento à predição de Deus, o reino de Nabucodonosor virou ruínas quando Ciro, o general Persa, sobrepujou o império babilônico em 539 AC. Portanto, o peito e os braços de prata representam a Medo-Pérsia, outro poderoso império.

O VENTRE E OS QUADRIS DE BRONZE: O que essa parte da grande imagem de metal representa?

"Em seguida, surgirá um terceiro reino, reino de bronze, que governará toda a terra". Verso 39

O ventre e os quadris de bronze da imagem simbolizam o reino da Grécia. Alexandre o Grande conquistou os Medos e os Persas, transformando a Grécia no terceiro maior império do mundo. Ela esteve em destaque de 331 a 168 AC.

AS PERNAS DE FERRO:
"Finalmente, haverá um quarto reino, forte como o ferro, pois o ferro quebra e destrói tudo; e assim como o ferro despedaça tudo, também ele destruirá e quebrará todos os outros". Verso 40

Depois da morte de Alexandre, seu império se enfraqueceu e foi dividido entre facções rivais, até que finalmente em 168 AC, na batalha de Pidna, o "Império do Ferro", Roma, esmagou a Grécia.

César Augusto governava Roma quando Jesus nasceu, por volta de 2.000 anos atrás (Lucas 2:1). Cristo e Seus apóstolos viveram durante o período representado pelas pernas de ferro. Gibbon, um historiador do século dezoito, sem dúvida tinha as profecias de Daniel em mente quando escreveu: "As imagens de ouro, prata, e bronze, que serviram para representar as nações e seus reis, foram sucessivamente estraçalhadas pela monarquia do ferro, Roma". (Edward Gibbon, The History of the Decline and Fall of the Roman Empire, John D. Morris and Company, vol. 4, p. 89).

Pense por um momento sobre essa predição a partir de um ponto de vista humano. Como Daniel, que viveu no tempo da Babilônia, poderia ter qualquer idéia sobre como os impérios se sucederiam centenas de anos no futuro? É difícil para nós até mesmo predizer qual será a tendência da bolsa de valores da semana que vem! E ainda assim, Babilônia, Medo-Pérsia, Grécia e Roma seguiram seu rumo exatamente como foi predito - como se fossem alunos obedientes em fila.

Será que Deus está no controle do futuro? Será que podemos ter esperança de que Ele tem um grande plano por trás de tudo? A resposta é um sonoro: SIM!

OS PÉS E OS DEDOS DE FERRO MISTURADO COM BARRO: Será que haveria um quinto poder que se seguiria a Roma?

"Como viste, os pés e os dedos eram em parte de barro e em parte de ferro. Isso quer dizer que ESSE SERÁ UM REINO DIVIDIDO, mas ainda assim terá um pouco da força do ferro, embora tenhas visto ferro misturado com barro. Assim como os dedos eram em parte de ferro e em parte de barro, também esse reino será em parte forte, e em parte frágil". Daniel 2:41, 42

O profeta predisse, não um quinto império, mas uma divisão da monarquia do ferro de Roma. Roma se fragmentaria em dez reinos, como simbolizado pelos pés e os dedos da imagem.

Será que isso realmente aconteceu? Com certeza que sim. Durante o quarto e o quinto séculos da era cristã, reinos bárbaros vindo do norte, invadiram o decadente império romano, terminando com todas as barreiras. Finalmente, dez das tribos ganharam a maioria do território ocidental de Roma, e dez nações distintas e independentes se estabeleceram dentro das fronteiras da Europa. Logo, os dedos representam as nações que originaram a Europa atual.

3. NOSSOS DIAS NA PROFECIA BÍBLICA

Será que a profecia de Daniel predisse os esforços que seriam feitos para unir essas nações da Europa sob um mesmo governante?

"E, como viste, o ferro estava misturado com o barro. Isso significa que se buscarão fazer alianças políticas por meio de casamentos, mas a UNIÃO decorrente dessas alianças NÃO SE FIRMARÁ, assim como o ferro não se mistura com o barro". Daniel 2:43

Vez após outra, homens poderosos têm tentado unir a Europa, mas eles sempre falham em conseguir tal objetivo. Napoleão foi quem chegou mais perto de conseguir unir a Europa dividida. Mas, provavelmente pensando nessa profecia, enquanto fugia derrotado do campo de batalhas de Waterloo, exclamou: "Deus, Todo Poderoso, isso é demais para mim!".

O Kaiser Wilhelm II e Adofl Hitler criaram o exército mais poderoso de seus dias. Mas ambos falharam em tentar unir a Europa sob seu poder. Por quê? Porque a Palavra de Deus é clara: "a união... não se firmará". O resultado de duas guerras mundiais confirmou que Deus dirige o futuro em com Suas mãos; Ele está no controle de tudo. Isso é mais que suficiente para nos dar esperança, paz de espírito, e confiança no Seu plano para nossas vidas.

4. UM OLHAR PARA O FUTURO

Apenas uma parte da profecia de Daniel ainda não se cumpriu. Qual é o significado da pedra que atinge os pés da estátua, e a esmigalha, e depois se torna uma grande montanha que enche toda a terra?

"NA ÉPOCA DESSES REIS [as nações da Europa moderna], O DEUS DOS CÉUS ESTABELECERÁ UM REINO que jamais será destruído e que nunca será dominado por nenhum outro povo. Destruirá todos os reinos daqueles reis e os exterminará, mas ESSE REINO DURARÁ PARA SEMPRE". Daniel 2:44

A expressão "desses reis" só poderia estar se referindo aos reis simbolizados pelos pés e os dedos da estátua - os governantes das nações da Europa moderna, apontando, portanto, para os nossos dias. A pedra que foi cortada sem a ajuda de mãos humanas deverá atingir a estátua e quebrá-la em pedaços, e então encherá toda a terra (versos 34, 35 e 45). Logo, Jesus descerá dos céus para "estabelecer um reino", Seu reino de felicidade e paz. Então Cristo, a Rocha Eterna e o Rei dos Reis, governará esse mundo para sempre!

Tudo na profecia de Daniel 2 já aconteceu, com exceção do ato final - a destruição da estátua pela pedra. De acordo com o tempo de Deus, estamos agora nos aproximando do grande clímax, a volta de Jesus ao nosso mundo. Jesus Cristo, o Filho de Deus, está para terminar com a longa e sangrenta luta da história humana e estabelecer Seu reino eterno de amor e graça.

5. O SONHO DO REI E VOCÊ

Essa profecia revela a mão de Deus dirigindo o surgimento e queda das nações. Deus sabe o passado, e essa profecia bíblica mostra claramente que Ele também sabe o futuro. Se Deus dirige os movimentos das nações com tal precisão, certamente Ele tem poder para guiar a vida de cada indivíduo. Jesus nos assegurou: "Até os cabelos da cabeça de vocês estão todos contados. Portanto, não tenham medo". (Mateus 10:30, 31). O dom da fé que Deus nos dá pode se tornar o antídoto para todas as nossas preocupações e medos. A esperança inspirada por Ele pode servir como uma âncora para nossas almas (Hebreus 6:19).

O escolástico do século dezesseis, Erasmo, relatou um incidente durante uma viagem marítima que o marcou profundamente pelo resto da vida. O barco no qual ele se encontrava enfrentou uma tempestade. À medida que as violentas ondas se chocavam contra o navio, e este começava a rachar, até mesmo os marinheiros entraram em pânico. Os passageiros estavam praticamente histéricos. A maioria gritava por ajuda para seu santo protetor, cantava hinos, ou clamava em voz alta em oração.

Erasmo percebeu um passageiro que agia totalmente diferente. "De todos nós", escreveu Erasmo, "o único que permanecia tranqüilo era uma jovem senhora que embalava um bebê que estava cuidando. Ela era a única pessoa que não gritava, chorava, ou barganhava com o céu. Ela não fazia nada a não ser orar silenciosamente, consigo mesma, enquanto segurava firmemente o bebê em suas pernas".

Essa oração, pensou Erasmo, era simplesmente uma continuação da sua vida regular de oração. Ela parecia estar totalmente entregue aos cuidados de Deus.

Quando o navio começou a afundar, a jovem foi colocada num bote salva-vidas, recebeu um mastro para usar como remo, e foi enviada para o meio das ondas. Ela tinha que segurar o bebê com uma mão e tentar remar com a outra. Poucos achariam que ela sobreviveria ao agito das águas.

Mas sua fé e sua disposição de confiar em Deus a mantiveram em bom estado. A mulher e seu bebê foram os primeiros a alcançar a praia.

Esperar em um Deus que é fiel pode fazer toda a diferença - mesmo quando nosso mundo parece estar se desfalecendo à nossa volta. Não estamos sozinhos para enfrentar o mundo. Uma mão cuidadosa está nos guiando e nos apoiando.

Se você se entregar completamente a Cristo, Ele lhe dará uma fé que produzirá confiança para enfrentar qualquer tempestade. Descubra a paz sobrenatural que Jesus promete:

"Deixo-lhes a paz, a minha paz vos dou... Não se perturbe o seu coração, nem tenham medo". João 14:27

Você tem paz? Se você tem, agradeça a Jesus, seu Salvador. Se você não tem, por que não convidá-lO a entrar em sua vida hoje?

Que DEUS abençoe a todos.

Lucas 24.36-53

Lucas 24.36-53

36 Falavam ainda estas coisas quando Jesus apareceu no meio deles e lhes disse: Paz seja convosco!
37 Eles, porém, surpresos e atemorizados, acreditavam estarem vendo um espírito.
38 Mas ele lhes disse: Por que estais perturbados? E por que sobem dúvidas ao vosso coração?
39 Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e verificai, porque um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho.
40 Dizendo isto, mostrou-lhes as mãos e os pés.
41 E, por não acreditarem eles ainda, por causa da alegria, e estando admirados, Jesus lhes disse: Tendes aqui alguma coisa que comer?
42 Então, lhe apresentaram um pedaço de peixe assado e um favo de mel.
43 E ele comeu na presença deles.
44 A seguir, Jesus lhes disse: São estas as palavras que eu vos falei, estando ainda convosco: importava se cumprisse tudo o que de mim está escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos.
45 Então, lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras;
46 e lhes disse: Assim está escrito que o Cristo havia de padecer e ressuscitar dentre os mortos no terceiro dia
47 e que em seu nome se pregasse arrependimento para remissão de pecados a todas as nações, começando de Jerusalém.
48 Vós sois testemunhas destas coisas.
49 Eis que envio sobre vós a promessa de meu Pai; permanecei, pois, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder.
50 Então, os levou para Betânia e, erguendo as mãos, os abençoou.
51 Aconteceu que, enquanto os abençoava, ia-se retirando deles, sendo elevado para o céu.
52 Então, eles, adorando -o, voltaram para Jerusalém, tomados de grande júbilo;
53 e estavam sempre no templo, louvando a Deus.

Lucas 24:36-53

O Senhor poderia ter subido ao céu no momento de Sua ressurreição. Mas Ele desejava encontrar os seus queridos discípulos novamente (João 16:22); queria dar-lhes prova de que não só estava vivo, mas que permanecia Homem para sempre, o homem Jesus Cristo, o mesmo que eles haviam conhecido, seguido e servido aqui na Terra. Queridos amigos crentes, Aquele que nós veremos no céu não é somente um "espírito", nem tampouco um estranho para os nossos corações. Ele é o Senhor Jesus dos Evangelhos, o Filho do homem, o qual Lucas nos tem apresentado, o terno Salvador que aqui na Terra temos aprendido a conhecer e amar.

Por quatro vezes neste capítulo insiste-se que todo o decreto de Deus havia de cumprir-se nos sofrimentos de Cristo, mas também em Suas glórias (v. 7,26,44,46).

O Senhor levou os Seus discípulos para Betânia, lugar que escolheu para despedir-Se dos Seus. Com isso, e visando o tempo de Sua ausência, ele figurativamente os estabeleceu sobre um novo terreno "fora" do sistema judaico, uma nova base, que é a vida nova e a comunhão (do que Betânia é figura: João 12:1-2).

A última palavra do Senhor é uma promessa (v. 49), Seu gesto, uma bênção (v. 50). Ele se foi, mas os corações de Seus discípulos transbordavam de alegria e louvor. Objetos do mesmo amor, celebremos nós também ao nosso Deus, ao nosso Pai, e regozijemo-nos em nosso perfeito Salvador.

Que DEUS abençoe a todos.

1 Samuel 23:1-13

1 Samuel 23:1-13

1 E FOI anunciado a Davi, dizendo: Eis que os filisteus pelejam contra Queila, e saqueiam as eiras.
2 E consultou Davi ao Senhor, dizendo: Irei eu, e ferirei a estes filisteus? E disse o Senhor a Davi: Vai, e ferirás aos filisteus, e livrarás a Queila.
3 Porém os homens de Davi lhe disseram: Eis que tememos aqui em Judá, quanto mais indo a Queila contra os esquadrões dos filisteus.
4 Então Davi tornou a consultar ao Senhor, e o Senhor lhe respondeu, e disse: Levanta-te, desce a Queila, porque te dou os filisteus na tua mão.
5 Então Davi partiu com os seus homens a Queila, e pelejou contra os filisteus, e levou os gados, e fez grande estrago entre eles; e Davi livrou os moradores de Queila.
6 E sucedeu que, quando Abiatar, filho de Aimeleque, fugiu para Davi, a Queila, desceu com o éfode na mão.
7 E foi anunciado a Saul que Davi tinha ido a Queila, e disse Saul: Deus o entregou nas minhas mãos, pois está encerrado, entrando numa cidade de portas e ferrolhos.
8 Então Saul mandou chamar a todo o povo à peleja, para que descessem a Queila, para cercar a Davi e os seus homens.
9 Sabendo, pois, Davi, que Saul maquinava este mal contra ele, disse a Abiatar, sacerdote: Traze aqui o éfode.
10 E disse Davi: Ó Senhor, Deus de Israel, teu servo tem ouvido que Saul procura vir a Queila, para destruir a cidade por causa de mim.
11 Entregar-me-ão os cidadãos de Queila na sua mão? Descerá Saul, como o teu servo tem ouvido? Ah! Senhor Deus de Israel! Faze-o saber ao teu servo. E disse o Senhor: Descerá.
12 Disse mais Davi: Entregar-me-ão os cidadãos de Queila, a mim e aos meus homens, nas mãos de Saul? E disse o Senhor: Entregarão.
13 Então Davi se levantou com os seus homens, uns seiscentos, e saíram de Queila, e foram-se aonde puderam; e sendo anunciado a Saul, que Davi escapara de Queila, cessou de sair contra ele.

1 Samuel 23:1-13

Quando Davi soube do ataque filisteu a Queila, ele poderia ter dito: “Defender o país é problema de Saul”. Mas não o fez! Apesar do risco, esse homem que havia libertado suas ovelhas da boca do leão e do urso avança para ajudar a cidade em perigo. Dessa forma, Davi age como um verdadeiro rei. E antes de tudo ele não se esqueceu de perguntar o que Deus pensava sobre isso (v. 2). Façamos o mesmo, mesmo quando estivermos diante de algo que parece bom para nós. Isso é o que se chama dependência!

Os homens de Davi estavam muito temerosos. Eles nos fazem lembrar dos discípulos do Senhor que “se admiravam e o seguiam tomados de apreensões” (Marcos 10:32).

Para encorajar seus homens, Davi mais uma vez perguntou ao Senhor, que lhe deu a mesma resposta. E a vitória foi conquistada. Mas infelizmente Davi sabia que o povo a quem ele libertara era capaz de entregá-lo nas mãos de Saul sem a menor hesitação. Ele não confiava naquelas pessoas. Não aconteceu a mesma coisa com o Senhor? Ele veio para libertar Seu povo; contudo “o próprio Jesus não se confiava a eles, porque os conhecia a todos. E não precisava de que alguém lhe desse testemunho a respeito do homem, porque ele mesmo sabia o que era a natureza humana” (João 2:24-25).



Que DEUS abençoe a todos.

1 Samuel 22:11-23

1 Samuel 22:11-23

11 Então o rei mandou chamar a Aimeleque, sacerdote, filho de Aitube, e a toda a casa de seu pai, os sacerdotes que estavam em Nobe; e todos eles vieram ao rei.
12 E disse Saul: Ouve, peço-te, filho de Aitube. E ele disse: Eis-me aqui, senhor meu.
13 Então lhe disse Saul: Por que conspirastes contra mim, tu e o filho de Jessé? Pois deste-lhe pão e espada, e consultaste por ele a Deus, para que se levantasse contra mim a armar-me ciladas, como se vê neste dia?
14 E respondeu Aimeleque ao rei e disse: E quem, entre todos os teus criados, há tão fiel como Davi, o genro do rei, pronto na sua obediência, e honrado na tua casa?
15 Comecei, porventura, hoje a consultar por ele a Deus? Longe de mim tal! Não impute o rei coisa nenhuma a seu servo, nem a toda a casa de meu pai, pois o teu servo não soube nada de tudo isso, nem muito nem pouco.
16 Porém o rei disse: Aimeleque, morrerás certamente, tu e toda a casa de teu pai,
17 E disse o rei aos da sua guarda que estavam com ele: Virai-vos, e matai os sacerdotes do Senhor, porque também a sua mão é com Davi, e porque souberam que fugiu e não mo fizeram saber. Porém os criados do rei não quiseram estender as suas mãos para arremeter contra os sacerdotes do Senhor.
18 Então disse o rei a Doegue: Vira-te, e arremete contra os sacerdotes. Então se virou Doegue, o edomeu, e arremeteu contra os sacerdotes, e matou naquele dia oitenta e cinco homens que vestiam éfode de linho.
19 Também a Nobe, cidade destes sacerdotes, passou a fio de espada, desde o homem até à mulher, desde os meninos até aos de peito, e até os bois, jumentos e ovelhas passou a fio de espada.
20 Porém escapou um dos filhos de Aimeleque, filho de Aitube, cujo nome era Abiatar, o qual fugiu para Davi.
21 E Abiatar anunciou a Davi que Saul tinha matado os sacerdotes do Senhor.
22 Então Davi disse a Abiatar: Bem sabia eu naquele dia que, estando ali Doegue, o edomeu, não deixaria de o denunciar a Saul; eu dei ocasião contra todas as almas da casa de teu pai.
23 Fica comigo, não temas, porque quem procurar a minha morte também procurará a tua, pois estarás salvo comigo.

1 Samuel 22:11-23

Enquanto Davi, o futuro rei, está fugindo e peregrinando com seu fiel “séquito”, Saul maquina planos sinistros contra ele. Ao mesmo tempo, o ciúme do rei o leva a assassinar os sacerdotes do Senhor. E o que não fez com Amaleque, um cruel inimigo do povo, Saul não pensou duas vezes para fazer com a cidade de Nobe. Todos e tudo foram passados ao fio da espada. Para executar sua vingança, Saul usou um traidor, o edomita Doegue, terrível figura do Anticristo que no futuro se levantará contra tudo o que se chama Deus e contra Israel (ver Salmo 52:1).

Consideremos agora, por outro lado, uma figura cheia de graça – a reunião de Abiatar ao ungido do Senhor. “Fica comigo, não temas”, Davi o aconselha. “Porque quem procura a minha morte procura também a tua; estarás a salvo comigo”. Jesus lembrou aos Seus discípulos: “Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim” (João 15:18, 20). É a perseguição e o ódio do mundo que lhe causa temor? Então escute uma preciosa e infalível promessa como se viesse dos próprios lábios de nosso Senhor: “Estarás a salvo comigo” (v. 23) ou, em outras palavras, “As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço… e ninguém as arrebatará da minha mão” (João 10:27-28).



Que DEUS abençoe a todos.

O ESPETÁCULO

Domingo 21 Junho

E toda a multidão que se ajuntara a este espetáculo, vendo o que havia acontecido, voltava batendo nos peitos (Lucas 23:48).

O ESPETÁCULO

Alguma coisa acontecia nos arredores de Jerusalém: três homens acabavam de ser crucificados, e a fama de um dos condenados atraiu uma multidão para o “espetáculo”. Havia diversas categorias de espectadores:

Um centurião. Esse capitão vigiava o desenrolar da execução. Várias vezes tinha ouvido falar de Jesus e agora observava a atitude dEle. Enquanto Aquele crucificado morria, o céu escureceu e a terra tremeu. O centurião ficou muito impressionado, pois não via em Jesus um malfeitor, mas um homem justo que morria injustamente. Então reconheceu que era o Filho de Deus (Mateus 27:54).

A multidão. Não podia permanecer indiferente diante de tal espetáculo. Todos voltaram para casa “batendo nos peitos”. A emoção atingiu o clímax, mas que proveito há nisso? Ainda hoje, muitos se impressionam ao ouvirem certos cânticos religiosos, outros pela devoção de certos cristãos ou pela valentia de Jesus diante de Seus carrascos. No entanto, poucos entendem o significado da cruz e O reconhecem como Filho de Deus.

Amigos e familiares. Acompanharam impotentes os eventos. Viram Aquele que amavam sofrer injustamente, não ouviram nenhuma palavra de queixa, mas somente de manifestação de amor. Só desejavam uma coisa: estar perto de Jesus, lembrando quem foi e o que fez por eles. São exemplo daqueles que amam ao Senhor Jesus.

Deus. Não é mencionado, porém assistiu a cena. Seu Filho foi cravado “pelas mãos de injustos” (Atos 2:23). O Senhor deseja que os Seus celebrem a morte de Seu Filho todos os domingos.

Que DEUS abençoe a todos.

Isaías 40.31

21 de Junho

"...Mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam." Isaías 40.31

Você está de fato aguardando a volta de Jesus? Ou você espera tempos melhores? Estes com certeza não virão! Ficará cada vez pior. É preferível você não se comportar como se fosse viver para sempre neste mundo! Seja honesto: os anos passam com rapidez tremenda. De repente já não estaremos mais aqui. Esperando por Jesus, você sempre receberá novas forças e o cansaço crônico desaparecerá. As Escrituras nos dizem: "Sede vós semelhantes a homens que esperam pelo seu senhor..." O fato terrível em nossos dias é vermos cair muitos ao nosso redor porque não vivem mais neste primeiro amor ardente, nesta entrega a Jesus Cristo. Eles não têm mais o espírito de oração e não mais entregariam suas vidas pelos perdidos. Tornaram-se indiferentes. Se você sabe que perdeu este amor ardente por Jesus Cristo, se você não espera mais por Ele com desejo de vê-lO, faça um novo começo agora mesmo! Deixe-se purificar – pelo precioso sangue de Jesus – dessa perda do primeiro amor, de toda impureza e de todos os pecados. Pois, quem sabe, talvez o dia de hoje seja o seu último dia aqui sobre a terra e o primeiro dia na etenidade!

Que DEUS abençoe a todos.