terça-feira, 17 de agosto de 2010

1 Pedro 1.19

17 de Agosto

"Temos assim tanto mais confirmada a palavra profética, e fazeis bem em atendê-la, como a uma candeia que brilha em lugar tenebroso, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em vossos corações." 1 Pedro 1.19

"Ter", segundo a nossa concepção, significa "firme possessão", "propriedade garantida". O Senhor quer dizer que não apenas recebemos a Palavra profética, mas também a possuímos. Ela é uma possessão preciosa, para a qual devemos atentar como para "uma candeia que brilha em lugar tenebroso", e dela devemos tirar o máximo proveito. Vivemos na tenebrosa noite dos tempos finais: "...até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em vossos corações." Fico profundamente comovido por Pedro não ter dito: "...até que a estrela da manhã nasça no céu, e Jesus desça da glória celestial", mas, sim: "...até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em vossos corações". Com essas palavras, ele testifica que a vinda de Jesus tem a ver com nossos corações. Por isso, no momento em que Jesus aparecer será provocado um poderoso eco nos corações dos filhos de Deus santificados. A luz da Palavra profética é cada vez mais necessária porque o cumprimento, ou seja, a realização da profecia bíblica se acelera em nossos dias. Não está mais distante o dia em que o Senhor se revelará diante dos olhos de todo o mundo.

Que DEUS abençoe a todos.

Romanos 12:15

Terça-feira 17 Agosto

Alegrai-vos com os que se alegram (Romanos 12:15).

Uma capacidade dos filhos de Deus

Você realmente consegue se alegrar quando Deus abençoa outras pessoas? Isso deveria ser natural para os cristãos na comunhão uns com os outros. Deus colocou todos os redimidos unidos como membros de um único corpo. Portanto, deveria ser normal para um cristão se alegrar quando o Senhor demonstra Sua bondade a outro: “Se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele” (1 Coríntios 12:26). A alegria compartilhada é alegria duplicada.

Um bom exemplo de alegria mútua é encontrado na epístola aos Filipenses. O apóstolo Paulo estava preparado para se sacrificar no serviço do Senhor, e ainda assim se alegrava. “E, ainda que seja oferecido por libação sobre o sacrifício e serviço da vossa fé, folgo e me regozijo com todos vós”, e acrescentou: “E vós também regozijai-vos e alegrai-vos comigo por isto mesmo” (Filipenses 2:17-18).

Ele era uma pessoa que trabalhava para a alegria dos outros(2 Coríntios 1:24). E desejava compartilhá-la. O amor sempre encontrará um motivo e um modo para participar da alegria dos outros.

O júbilo dividido com sinceridade é altruísta. Ele nos livra de nossas dores e lutas e nos coloca na mesma situação que os demais. Podemos dispor nosso coração a amar o próximo como amamos a nós mesmos e, ao fazer isso, nos pareceremos mais com o Senhor Jesus.

Amar sem egoísmo e se alegrar com os outros sem egoísmo não é uma qualidade do homem natural, pois o pecado retirou essa capacidade do nosso coração. No entanto, os que conhecem o Senhor Jesus como Salvador nasceram de novo e por isso são capazes de agir de acordo com o versículo de hoje. Isso é fruto do Espírito Santo que habita dentro deles. “Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimida­de, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança” (Gálatas 5:22).

Que DEUS abençoe a todos.

Levítico 21:1-24

Levítico 21:1-24

1 DEPOIS disse o Senhor a Moisés: Fala aos sacerdotes, filhos de Arão, e dize-lhes: O sacerdote não se contaminará por causa de um morto entre o seu povo,
2 Salvo por seu parente mais chegado: por sua mãe, e por seu pai, e por seu filho, e por sua filha, e por seu irmão.
3 E por sua irmã virgem, chegada a ele, que ainda não teve marido; por ela também se contaminará.
4 Ele sendo principal entre o seu povo, não se contaminará, pois que se profanaria.
5 Não farão calva na sua cabeça, e não raparão as extremidades da sua barba, nem darão golpes na sua carne.
6 Santos serão a seu Deus, e não profanarão o nome do seu Deus, porque oferecem as ofertas queimadas do Senhor, e o pão do seu Deus; portanto serão santos.
7 Não tomarão mulher prostituta ou desonrada, nem tomarão mulher repudiada de seu marido; pois santo é a seu Deus.
8 Portanto o santificarás, porquanto oferece o pão do teu Deus; santo será para ti, pois eu, o Senhor que vos santifica, sou santo.
9 E quando a filha de um sacerdote começar a prostituir-se, profana a seu pai; com fogo será queimada.
10 E o sumo sacerdote entre seus irmãos, sobre cuja cabeça foi derramado o azeite da unção, e que for consagrado para vestir as vestes, não descobrirá a sua cabeça nem rasgará as suas vestes;
11 E não se chegará a cadáver algum, nem por causa de seu pai nem por sua mãe se contaminará;
12 Nem sairá do santuário, para que não profane o santuário do seu Deus, pois a coroa do azeite da unção do seu Deus está sobre ele. Eu sou o Senhor.
13 E ele tomará por esposa uma mulher na sua virgindade.
14 Viúva, ou repudiada ou desonrada ou prostituta, estas não tomará; mas virgem do seu povo tomará por mulher.
15 E não profanará a sua descendência entre o seu povo; porque eu sou o Senhor que o santifico.
16 Falou mais o Senhor a Moisés, dizendo:
17 Fala a Arão, dizendo: Ninguém da tua descendência, nas suas gerações, em que houver algum defeito, se chegará a oferecer o pão do seu Deus.
18 Pois nenhum homem em quem houver alguma deformidade se chegará; como homem cego, ou coxo, ou de nariz chato, ou de membros demasiadamente compridos,
19 Ou homem que tiver quebrado o pé, ou a mão quebrada,
20 Ou corcunda, ou anão, ou que tiver defeito no olho, ou sarna, ou impigem, ou que tiver testículo mutilado.
21 Nenhum homem da descendência de Arão, o sacerdote, em quem houver alguma deformidade, se chegará para oferecer as ofertas queimadas do Senhor; defeito nele há; não se chegará para oferecer o pão do seu Deus.
22 Ele comerá do pão do seu Deus, tanto do santíssimo como do santo.
23 Porém até ao véu não entrará, nem se chegará ao altar, porquanto defeito há nele, para que não profane os meus santuários; porque eu sou o Senhor que os santifico.
24 E Moisés falou isto a Arão e a seus filhos, e a todos os filhos de Israel.


Levítico 21:1-24
Assim como antigamente o simples fato de pertencer à família de Arão conferia a seus membros o título de sacerdote, hoje todos os redimidos do Senhor são constituídos adoradores. Quando, porém, se tratava de exercer o seu serviço, havia circunstâncias em que o sacerdote estava desqualificado. O contato com os mortos, o casamento fora dos padrões de Deus, um incurável defeito físico privariam um filho de Arão de suas santas funções. Ele estava autorizado a comer do pão de Deus, tal como seus irmãos (v. 22), mas não experimentaria a alegria de servi-Lo. Infelizmente, muitos cristãos estão nessa condição! Os que estão cegos, no sentido de 2 Pedro 1:9, ou mancos, como em Hebreus 12:13, ainda que mantenham o título e privilégios como filhos de Deus, não podem executar como deveriam o serviço de adoradores. E isso é uma grande perda não somente para eles, mas acima de tudo para o Senhor.

Embora nosso Sumo Sacerdote suporte graciosamente os defeitos e fraquezas de Seu povo (cap. 21, confirmado por Hebreus 4:15), por outro lado, Ele não pode ter alguma associação com tudo o que, segundo o capítulo 22, for evidência de um pecado manifesto: como a lepra ou o fluxo (v. 4). Uma mancha presente na vida do crente rouba-lhe o desfrute das “coisas santas”.

Que DEUS abençoe a todos.

2 Timóteo 3:7

Segunda-feira 16 Agosto

Aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade (2 Timóteo 3:7).

É difícil conhecer Deus?

“Por que Deus tornou tão difícil o caminho para o conhecimento dEle?” Essa é uma pergunta freqüente. Certa vez alguém me disse: “Vocês, cristãos, nos dizem que Deus quer que O conheçamos, mas quando eu O procurei nunca pude encontrá-Lo.”

Há pessoas que desejam sinceramente se encontrar com o dirigente de seu país, mas não estão preparadas a seguir o protocolo exigido para isso. Elas gostariam de apenas apertar as mãos da autoridade máxima do governo e conversar com ele como com um velho conhecido. No entanto, não é tão fácil assim! Também não podemos encontrar a Deus dessa maneira. A distância entre Ele e nós é infinitamente maior.

O que impede nosso contato com Deus, segundo a Bíblia, são os nossos pecados, causa do abismo entre nós e Deus. Esse é o motivo pelo qual muitas pessoas não conseguem encontrá-Lo. Elas desejam conhecer Deus, no entanto, não estão dispostas a se render diante dEle confessando sua culpa.

Contudo, todo aquele que se aproxima de Deus com humildade irá encontrá-Lo. Deus começará a Se revelar. A Bíblia relata o que o Senhor quer dizer às Suas criaturas.

O versículo de hoje se aplica aos que buscam constantemente e têm a vontade de aprender, porém jamais chegam a ter um conhecimento real e pessoal de Deus, pois não observam as condições que o próprio Deus impôs. Somente podemos ter um relacionamento com o Criador quando cumprimos o protocolo que Ele estabeleceu. E, ao contrário do que a maioria pensa, isso não inclui o “melhorar” de vida, fazer boas obras, freqüentar grupos cristãos, ou coisas desse gênero. Isso é religião, não relacionamento! Deus Se revela àqueles que confessam seus pecados, se arrependem e O buscam com humildade.

Deus ainda espera por você. “Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração” (Jeremias 29:13).

Que DEUS abençoe a todos.

2 Pedro 3.3-4

16 de Agosto

"Tendo em conta, antes de tudo, que, nos últimos dias, virão escarnecedores com os seus escárnios, andando segundo as próprias paixões." 2 Pedro 3.3-4

Com a profecia sucede muitas vezes o mesmo que com a oração: acontece justamente o contrário daquilo que pedimos. Em vez de sermos livrados de uma aflição, ela se torna ainda maior. Mas os verdadeiros filhos de Deus não se deixam intimidar por isso. Eles sabem: se tudo o que vejo e experimento contradiz meu pedido, mesmo assim a resposta está bem próxima. No caso das profecias, em um primeiro momento parece que acontece exatamente o contrário daquilo que está escrito na Bíblia, o que leva os inimigos do Senhor a debocharem do povo de Deus. Mas os verdadeiros cristãos pressentem, sabem o que está acontecendo no mundo invisível, embora nada do que se passa naquela esfera possa ser visto ainda. Um bom exemplo é a profecia do profeta Isaías, que diz que Babel (o Iraque) e a gloriosa pompa dos caldeus chegaria ao fim como aconteceu com as cidades de Sodoma e Gomorra. Ou, como diz o profeta Jeremias, Babel se transformaria num monte de pedras e em morada de chacais. O definitivo cumprimento dessa profecia ainda está por acontecer, mas já se iniciou, já caminha para seu desfecho final. Continuemos a confiar no Senhor apesar de tudo o que pode nos afastar dEle.

Que DEUS abençoe a todos.

Levítico 19:26-37 e 20:22-27

Levítico 19:26-37

26 Não comereis coisa alguma com o sangue; não agourareis nem adivinhareis.
27 Não cortareis o cabelo, arredondando os cantos da vossa cabeça, nem danificareis as extremidades da tua barba.
28 Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne; nem fareis marca alguma sobre vós. Eu sou o Senhor.
29 Não contaminarás a tua filha, fazendo-a prostituir-se; para que a terra não se prostitua, nem se encha de maldade.
30 Guardareis os meus sábados, e o meu santuário reverenciareis. Eu sou o Senhor.
31 Não vos virareis para os adivinhadores e encantadores; não os busqueis, contaminando-vos com eles. Eu sou o Senhor vosso Deus.
32 Diante das cãs te levantarás, e honrarás a face do ancião; e temerás o teu Deus. Eu sou o Senhor.
33 E quando o estrangeiro peregrinar convosco na vossa terra, não o oprimireis.
34 Como um natural entre vós será o estrangeiro que peregrina convosco; amá-lo-ás como a ti mesmo, pois estrangeiros fostes na terra do Egito. Eu sou o Senhor vosso Deus.
35 Não cometereis injustiça no juízo, nem na vara, nem no peso, nem na medida.
36 Balanças justas, pesos justos, efa justo, e justo him tereis. Eu sou o Senhor vosso Deus, que vos tirei da terra do Egito.
37 Por isso guardareis todos os meus estatutos, e todos os meus juízos, e os cumprireis. Eu sou o Senhor.


Levítico 20:22-27

22 Guardai, pois, todos os meus estatutos, e todos os meus juízos, e cumpri-os, para que não vos vomite a terra, para a qual eu vos levo para habitar nela.
23 E não andeis nos costumes das nações que eu expulso de diante de vós, porque fizeram todas estas coisas; portanto fui enfadado deles.
24 E a vós vos tenho dito: Em herança possuireis a sua terra, e eu a darei a vós, para a possuirdes, terra que mana leite e mel. Eu sou o Senhor vosso Deus, que vos separei dos povos.
25 Fareis, pois, diferença entre os animais limpos e imundos, e entre as aves imundas e as limpas; e as vossas almas não fareis abomináveis por causa dos animais, ou das aves, ou de tudo o que se arrasta sobre a terra; as quais coisas apartei de vós, para tê-las por imundas.
26 E ser-me-eis santos, porque eu, o Senhor, sou santo, e vos separei dos povos, para serdes meus.
27 Quando, pois, algum homem ou mulher em si tiver um espírito de necromancia ou espírito de adivinhação, certamente morrerá; serão apedrejados; o seu sangue será sobre eles.


Levítico 19:26-37 e 20:22-27
Essa seção do livro, que abrange os capítulos 19 e 20, inicia e termina com a mesma e notável advertência: que Israel deveria ser o povo santo de um Deus santo. E praticamente cada um dos mandamentos desses capítulos termina com o lembrete “Eu sou o SENHOR vosso Deus”. Quanto mais hoje, os que são da família de Deus, deveriam reproduzir a santidade do “Pai santo”, de quem eles são filhos (João 17:11). Pedro cita o versículo 2 do capítulo 19, acrescentando-lhe as seguintes palavras: “Segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos” (1 Pedro 1:15-16). Aqui não se lê apenas “porque eu sou santo”, mas “como”. Que padrão nos está proposto!

O versículo 32 chama nossa atenção quanto ao respeito devido aos idosos, um assunto do qual um jovem cristão jamais deveria descuidar. Nosso cristianismo tem de ser evidente em todos os nossos comportamentos; não apenas em nossa abstinência dos horríveis pecados que Deus é obrigado a denunciar em Sua Palavra, mas nos milhares de detalhes da vida cotidiana em que nos é requerido exercer o amor e a justiça prática (vv. 34-36). Jamais esqueçamos que a reputação do bom nome de Cristo é colocada sobre nós (Tiago 2:7), de modo que nossa conduta tanto pode honrar ou desonrar esse precioso nome!

Que DEUS abençoe a todos.