quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

1 João 3:2

Quarta-feira 9 Dezembro

Amados, agora somos filhos de Deus (1 João 3:2).

A FAMÍLIA DE DEUS: FILHOS (2)
A Palavra também é uma semente. O próprio Jesus disse isso ao dar a interpretação da parábola do semeador: “a semente é a palavra de Deus” (Lucas 8:11). Ela é a “semente incorruptível” (1 Pedro 1:23).

Em João 3 se estabelece uma dupla condição: “Importa que o Filho do Homem seja levantado, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:14-16). Notemos a expressão “todo aquele” (ninguém é descartado) em conexão com a palavra “crê”: todos são convidados à fé em Cristo, Deus verdadeiro e verdadeiro homem, levantado na cruz, na qual deu Sua vida em resgate de muitos. Há uma segurança interior produzida pelo Espírito Santo: “O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus” (Romanos 8:16).

Os cristãos podem orar pela salvação de seus filhos ou de seus amigos, porém o novo nascimento é obra de Deus, que atua por meio de Sua Palavra e de Seu Espírito. Os pais apresentam a Palavra aos seus filhos, os educam para o Senhor, mas somente Ele pode dar a vida eterna ao que crê: “Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus”; “Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está no seu Filho. Aquele que tem o Filho tem a vida” (1 João 3:1-2 e 5:11-12). Ele nos fez “participantes da natureza divina” (2 Pedro 1:4), que nos conduz à comunhão com Deus e à intimidade com o Pai.

Que DEUS abençoe a todos.

Apocalipse 2.4

9 de Dezembro

"Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor." Apocalipse 2.4

O arrebatamento é também o encontro do noivo com a noiva nas nuvens do céu. A noiva ama o noivo, e espera ansiosamente por Ele. Ela se preparou e está pronta para a vinda de Jesus. Ouça o que o Senhor, que em breve voltará, disse aos crentes de Éfeso: "Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor." É chocante em nossos dias o fato de vermos tantos caírem ao nosso redor porque não se encontram mais no primeiro e ardente amor, porque lhes falta esse amor de noiva, essa entrega a Jesus Cristo. Eles não têm mais o espírito de oração e não dariam mais suas vidas pelos perdidos. Tornaram-se indiferentes. Analisemos a santa dúvida que vem à nossa mente quando pensamos nessa questão com profundidade: quem, afinal, participará do ato do arrebatamento? Resposta: a Igreja de Jesus, que é uma seleção de pessoas. Toda a Igreja de Jesus será arrebatada, mas nem todos os que se consideram membros da Igreja de Jesus pertencem de fato a ela. Quem está preparado para ir ao encontro do Senhor? Aquele que O espera! Tal pessoa também permanece no primeiro amor por Ele!

Que DEUS abençoe a todos.

2 Coríntios 5.11-21

2 Coríntios 5.11-21

11 E assim, conhecendo o temor do Senhor, persuadimos os homens e somos cabalmente conhecidos por Deus; e espero que também a vossa consciência nos reconheça.
12 Não nos recomendamos novamente a vós outros; pelo contrário, damo-vos ensejo de vos gloriardes por nossa causa, para que tenhais o que responder aos que se gloriam na aparência e não no coração.
13 Porque, se enlouquecemos, é para Deus; e, se conservamos o juízo, é para vós outros.
14 Pois o amor de Cristo nos constrange, julgando nós isto: um morreu por todos; logo, todos morreram.
15 E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.
16 Assim que, nós, daqui por diante, a ninguém conhecemos segundo a carne; e, se antes conhecemos Cristo segundo a carne, já agora não o conhecemos deste modo.
17 E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.
18 Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação,
19 a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação.
20 De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio. Em nome de Cristo, pois, rogamos que vos reconcilieis com Deus.
21 Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus.

2 Coríntios 5:11-21

O apóstolo Paulo desejava ardentemente a glória celestial (v. 2), mas, enquanto esperava por ela, com o mesmo ardor procurava ser agradável ao Senhor (v. 9). Não vivia mais para si mesmo; com o corpo e com a alma, ele era escravo de Cristo, que por ele morreu e ressuscitou (v. 15). O Senhor o havia chamado - bem como a todo o redimido - para ocupar uma altíssima função: a de embaixador do soberano Deus, a fim de oferecer, da parte dEle, a reconciliação ao mundo. No intuito de cumprir essa missão e persuadir os homens, duas grandes razões impulsionavam o apóstolo: a consciência do juízo, pois ele conhecia o temor devido ao Senhor (v. 11); e o amor de Cristo pelos homens, amor sem o qual o mais eloqüente dos pregadores não é mais do que o bronze que ressoa (v. 14; 1 Coríntios 13:1).

Em que consiste a mensagem da reconciliação? Cristo, o único homem sem pecado, foi identificado na cruz com o próprio pecado, a fim de expiá-lo. Assim, pela graça, Deus anulou o pecado que nos separava dEle (v. 21). "As cousas antigas já passaram." Deus não as conserta. Ele se agrada em fazê-las novas, sim, em fazer de cada crente uma nova criatura (v. 17). Mas, antes de tudo, você está reconciliado com Ele?

Que DEUS abençoe a todos.

1 Crônicas 22:1-19

1 Crônicas 22:1-19

1 E DISSE Davi: Esta será a casa do Senhor Deus, e este será o altar do holocausto para Israel.
2 E deu ordem Davi que se ajuntassem os estrangeiros que estavam na terra de Israel; e ordenou cortadores de pedras, para que lavrassem pedras de cantaria, para edificar a casa de Deus.
3 E aparelhou Davi ferro em abundância, para os pregos das portas das entradas, e para as junturas; como também cobre em abundância, que não foi pesado;
4 E madeira de cedro sem conta; porque os sidônios e tírios traziam a Davi madeira de cedro em abundância.
5 Porque dizia Davi: Salomão, meu filho, ainda é moço e tenro, e a casa que se há de edificar para o Senhor deve ser magnífica em excelência, para nome e glória em todas as terras; eu, pois, agora lhe prepararei materiais. Assim preparou Davi materiais em abundância, antes da sua morte.
6 Então chamou a Salomão seu filho, e lhe ordenou que edificasse uma casa ao Senhor Deus de Israel.
7 E disse Davi a Salomão: Filho meu, quanto a mim, tive em meu coração o propósito de edificar uma casa ao nome do Senhor meu Deus.
8 Porém, veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Tu derramaste sangue em abundância, e fizeste grandes guerras; não edificarás casa ao meu nome; porquanto muito sangue tens derramado na terra, perante mim.
9 Eis que o filho que te nascer será homem de repouso; porque repouso lhe hei de dar de todos os seus inimigos ao redor; portanto, Salomão será o seu nome, e paz e descanso darei a Israel nos seus dias.
10 Ele edificará uma casa ao meu nome, e me será por filho, e eu lhe serei por pai, e confirmarei o trono de seu reino sobre Israel, para sempre.
11 Agora, pois, meu filho, o Senhor seja contigo; e prospera, e edifica a casa do Senhor teu Deus, como ele disse de ti.
12 O Senhor te dê tão-somente prudência e entendimento, e te instrua acerca de Israel; e isso para guardar a lei do Senhor teu Deus.
13 Então prosperarás, se tiveres cuidado de cumprir os estatutos e os juízos, que o Senhor mandou a Moisés acerca de Israel; esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem tenhas pavor.
14 Eis que na minha aflição preparei para a casa do Senhor cem mil talentos de ouro, e um milhão de talentos de prata, e de cobre e de ferro que não se pesou, porque era em abundância; também madeira e pedras preparei, e tu suprirás o que faltar.
15 Também tens contigo obreiros em grande número, cortadores e artífices em obra de pedra e madeira; e toda a sorte de peritos em toda a espécie de obra.
16 Do ouro, da prata, e do cobre, e do ferro não há conta. Levanta-te, pois, e faze a obra, e o Senhor seja contigo.
17 E Davi deu ordem a todos os príncipes de Israel que ajudassem a Salomão, seu filho, dizendo:
18 Porventura não está convosco o Senhor vosso Deus, e não vos deu repouso ao redor? Porque entregou na minha mão os moradores da terra; e a terra foi sujeita perante o Senhor e perante o seu povo.
19 Disponde, pois, agora o vosso coração e a vossa alma para buscardes ao Senhor vosso Deus; e levantai-vos, e edificai o santuário do Senhor Deus, para que a arca da aliança do Senhor, e os vasos sagrados de Deus se tragam a esta casa, que se há de edificar ao nome do Senhor.


1 Crônicas 22:1-19
A casa que Davi tinha em mente, e que fora construída por Salomão, é uma figura do futuro lugar de habitação de Deus em Israel. No entanto, muitos dos detalhes pertinentes à sua preparação e construção nos ajudam a entender melhor, por comparação, as grandes verdades do Novo Testamento relativas à Igreja. Da mesma maneira que a eira de Orna, onde o sacrifício foi oferecido, seria a base da Casa, a obra de Cristo na cruz seria o fundamento da Igreja. A mesma verdade ficaria evidente de outra forma se considerarmos Davi e Salomão juntos como um único tipo do Senhor Jesus. O caráter de Davi nos fala do Cristo rejeitado e sofredor, que preparou – em Sua aflição (v. 14) – tudo o que seria necessário para a construção da casa de Deus. Salomão representa Cristo glorificado, construindo Sua Igreja, e pronto a aparecer com ela para reinar sobre todo o universo. Os materiais, em particular as “pedras vivas” – os crentes –, não poderiam ser reunidas sem o sofrimento e a morte do Senhor Jesus. Porém, Sua exaltação era necessária para a edificação da Igreja. Esse edifício ainda não está terminado. Talvez esteja faltando apenas uma pedra. Será que essa pedra é você?

Que DEUS abençoe a todos.