quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

2 Coríntios 5.11-21

2 Coríntios 5.11-21

11 E assim, conhecendo o temor do Senhor, persuadimos os homens e somos cabalmente conhecidos por Deus; e espero que também a vossa consciência nos reconheça.
12 Não nos recomendamos novamente a vós outros; pelo contrário, damo-vos ensejo de vos gloriardes por nossa causa, para que tenhais o que responder aos que se gloriam na aparência e não no coração.
13 Porque, se enlouquecemos, é para Deus; e, se conservamos o juízo, é para vós outros.
14 Pois o amor de Cristo nos constrange, julgando nós isto: um morreu por todos; logo, todos morreram.
15 E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.
16 Assim que, nós, daqui por diante, a ninguém conhecemos segundo a carne; e, se antes conhecemos Cristo segundo a carne, já agora não o conhecemos deste modo.
17 E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.
18 Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação,
19 a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação.
20 De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio. Em nome de Cristo, pois, rogamos que vos reconcilieis com Deus.
21 Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus.

2 Coríntios 5:11-21

O apóstolo Paulo desejava ardentemente a glória celestial (v. 2), mas, enquanto esperava por ela, com o mesmo ardor procurava ser agradável ao Senhor (v. 9). Não vivia mais para si mesmo; com o corpo e com a alma, ele era escravo de Cristo, que por ele morreu e ressuscitou (v. 15). O Senhor o havia chamado - bem como a todo o redimido - para ocupar uma altíssima função: a de embaixador do soberano Deus, a fim de oferecer, da parte dEle, a reconciliação ao mundo. No intuito de cumprir essa missão e persuadir os homens, duas grandes razões impulsionavam o apóstolo: a consciência do juízo, pois ele conhecia o temor devido ao Senhor (v. 11); e o amor de Cristo pelos homens, amor sem o qual o mais eloqüente dos pregadores não é mais do que o bronze que ressoa (v. 14; 1 Coríntios 13:1).

Em que consiste a mensagem da reconciliação? Cristo, o único homem sem pecado, foi identificado na cruz com o próprio pecado, a fim de expiá-lo. Assim, pela graça, Deus anulou o pecado que nos separava dEle (v. 21). "As cousas antigas já passaram." Deus não as conserta. Ele se agrada em fazê-las novas, sim, em fazer de cada crente uma nova criatura (v. 17). Mas, antes de tudo, você está reconciliado com Ele?

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário