terça-feira, 25 de agosto de 2009

Romanos 6:12-13).

Terça-feira 25 Agosto

Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências; nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniqüidade; mas apresentai-vos a Deus (Romanos 6:12-13).

O PARADOXO DA LIBERDADE
“Um cristão é um senhor livre de tudo e não está sujeito a ninguém. Um cristão é um servo sujeito ao serviço de todos e sujeito a todos”, escreveu Lutero em 1520. Por que essa aparente contradição? Porque a liberdade cristã está intimamente ligada ao amor que deseja servir e se entregar. O amor, produzido pelo Espírito Santo (Romanos 5:5), faz surgir uma vida espontânea, alegre, que se põe voluntariamente ao serviço do próximo e encontra prazer em cumprir a vontade de Deus. Em comunhão com Ele, o cristão faz o bem, não para obter méritos ou elogios, mas como gratidão ao Pai a quem ama (1 João 5:3-4).

A liberdade que Cristo dá nos conduz, portanto, a nos colocar a serviço dos outros. É o paradoxo da liberdade. Minha verdadeira liberdade é ser eu mesmo, ou seja, tal como Deus, meu Criador, planejou para que eu fosse. E Deus me criou para amá-Lo e amar meu próximo. Por conseguinte, devo renunciar a mim mesmo. Em resumo, para viver no poder do Espírito Santo devo morrer para meu egoísmo, da mesma maneira que, para ser livre, devo servir.

O cristão espiritual encontra o sentido de sua vida e a liberdade não dentro, mas fora de si. A fonte de sua vida está em Deus. No lugar da confiança em si mesmo aparece a confiança em Deus, que produz a esperança e o amor. Essa é a genuína liberdade.

Que DEUS abençoe a todos.

Romanos 9.28.

25 de Agosto

"Pois o Senhor executará sua sentença sobre a terra, e apressará o fim das suas tentativas de recuperá-la, interrompendo-as merecidamente." Romanos 9.28.

Já ingressamos neste período de iminente prestação de contas. Podemos constatar por nós mesmos, pois não passa um dia em que não haja catástrofes de qualquer natureza. Por quê? Porque na sua presunção o homem virou sua lança contra Deus. Quase em toda parte encontramos hoje uma degeneração, uma inversão de todos os valores, seja na música, na arte ou na moral. A fé em Jesus Cristo é esvaziada e enchida com vida própria. Tudo isso ainda se intensificará – até à repentina vinda do Senhor. Quando lemos o último livro da Bíblia, vemos nitidamente que não está distante o tempo em que o Senhor se revelará pessoalmente, e isso diante dos olhos de todo o mundo: "Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá." O mundo não terá mais tempo para pensar. Vemos isso todos os dias. Você que busca valores passageiros, que compara sua situação financeira e seu salário com o mundo ao redor, ouça-me: desvie seu olhar do mundo e erga outra vez seus olhos conscientemente para Jesus. Tome essa decisão agora e você ouvirá o Senhor lhe chamando como se fosse a primeira vez: "Segue-me."

Que DEUS abençoe a todos.

Salmo 24:1

25 de agosto Terça

Os Direitos dos Pobres
Ao Senhor pertence a Terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam. Salmo 24:1

“No mês sétimo, aos dez do mês, [...] no dia da expiação”, soava a trombeta do jubileu. Por toda a terra, onde quer que morasse o povo judeu, ouvia-se o som, convidando a todos os filhos de Jacó a darem as boas-vindas ao ano da remissão. No grande dia da expiação, oferecia-se reparação pelos pecados de Israel, e com verdadeira alegria o povo recebia o jubileu.

Como no ano sabático, não se devia semear nem colher, e tudo que a terra produzisse devia ser considerado propriedade lícita dos pobres. Certas classes de escravos hebreus – todos os que não recebiam liberdade no ano sabático – ficavam agora livres.

Mas aquilo que especialmente distinguia o ano do jubileu era a reversão de toda a propriedade territorial à família do possuidor original. Por determinação especial de Deus, a terra fora dividida por sorte. Depois que a divisão fora feita, ninguém tinha a liberdade de negociar sua terra. Tampouco devia vendê-la, a menos que a pobreza o compelisse a tal; e, então, quando quer que ele ou qualquer de seus parentes desejasse resgatá-la, o comprador não devia recusar-se a vendê-la; e, não sendo remida, reverteria ao seu primeiro possuidor ou seus herdeiros, no ano do jubileu.

O povo devia ser impressionado com o fato de que era a terra de Deus que se lhes permitia possuir por algum tempo; de que Ele era o legítimo possuidor, o proprietário original, e de que desejava se tivesse consideração especial pelos pobres e infelizes. A mente de todos devia ser impressionada com o fato de que os pobres têm tanto direito a um lugar no mundo de Deus como o têm os mais ricos.

Tais foram as disposições tomadas por nosso misericordioso Criador a fim de diminuir o sofrimento, trazer algum raio de esperança, lampejar uma réstia de luz na vida dos que são destituídos de bens e se acham angustiados

Que DEUS abençoe a todos.