terça-feira, 28 de dezembro de 2010

João 3:16

Terça-feira 28 Dezembro

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna (João 3:16).

O dom de Deus

João 3:16, o versículo bíblico de hoje, tem sido denominado de “o evangelho em miniatura”. Toda a glória do amor de Deus é irradiada nesta pequena porção das Escrituras. Examinemos esse versículo mais de perto:

Qual a origem desse amor? O próprio Deus.

Qual a extensão desse amor? É tão grande que Deus deu o Seu próprio Filho.

A quem esse amor foi demonstrado? Ao mundo inteiro. Ninguém pode dizer que está excluído.

Como esse amor se manifestou visivelmente? Na Pessoa do Filho de Deus.

Quem pode desfrutar e se beneficiar dele? Todos os que crêem em Jesus Cristo.

O que significa “não pereça”? Que escaparão da condenação divina e da morte eterna.

E o que receberão? A vida eterna!

Como, então, é possível reclamar ou estar insatisfeito com as condições que Deus providenciou para nós?

Será que você está com medo do futuro, desencorajado, desanimado? Ou confiante no amor desse Deus fiel e onipotente?

A sua vida se tornou fria, você demonstra pouco interesse em seguir a Jesus Cristo, ou Seu amor ainda o toca e “constrange” (2 Coríntios 5:14)?

Ainda esconde de Deus certas áreas de sua vida, ou já rendeu a Ele tudo o que se relaciona com você?

Quem experimenta o grandíssimo poder do amor divino jamais consegue ser a mesma pessoa!

Que DEUS abençoe a todos.

2 Coríntios 5.17

28 de Dezembro

"...Eis que tudo se fez novo." 2 Coríntios 5.17

Será que o versículo acima não vale também para o novo ano que começará em poucos dias? O Senhor não apenas faz tudo novo, mas Ele sempre faz tudo novo, e o faz cada vez mais clara e profundamente. Deus executa esse milagre da renovação interior na fornalha das nossas aflições, das nossas tentações e da nossa miséria, como Ele disse em Isaías 48.10: "Eis que te acrisolei, mas disso não resultou prata; provei-te na fornalha da aflição." Quando começamos a ver as coisas obscuras e negativas dessa maneira, recebemos uma visão gloriosa! Naturalmente nos sentimos cercados de poderes do inimigo, mas todos eles foram vencidos por Jesus Cristo na cruz do Calvário. Pensemos no nosso bem-aventurado Senhor e Salvador: com que soberania e calma interior Ele reagiu diante dos poderes inimigos que O rodeavam, mas não Lhe puderam fazer mal algum. Aprendamos do Senhor Jesus como podemos permanecer intocados pelo poder do inimigo. Qual era o segredo de Jesus? Ele estava no Pai e o Pai estava nEle! Dessa maneira, Ele permaneceu intocável. A intocabilidade de um filho de Deus que permanece no Senhor é uma maravilhosa realidade: "...o maligno não lhe toca."

Que DEUS abençoe a todos.

Deuteronômio 33:1-12

Deuteronômio 33:1-12

1 ESTA, porém, é a bênção com que Moisés, homem de Deus, abençoou os filhos de Israel antes da sua morte.
2 Disse pois: O Senhor veio de Sinai, e lhes subiu de Seir; resplandeceu desde o monte Parã, e veio com dez milhares de santos; à sua direita havia para eles o fogo da lei.
3 Na verdade ama os povos; todos os seus santos estão na sua mão; postos serão no meio, entre os teus pés, e cada um receberá das tuas palavras.
4 Moisés nos deu a lei, como herança da congregação de Jacó.
5 E foi rei em Jesurum, quando se congregaram os cabeças do povo com as tribos de Israel.
6 Viva Rúben, e não morra, e que os seus homens não sejam poucos.
7 E isto é o que disse de Judá: Ouve, ó Senhor, a voz de Judá, e introduze-o no seu povo; as suas mãos lhe bastem, e tu lhe sejas em ajuda contra os seus inimigos.
8 E de Levi disse: Teu Tumim e teu Urim são para o teu amado, que tu provaste em Massá, com quem contendeste junto às águas de Meribá.
9 Aquele que disse a seu pai, e à sua mãe: Nunca os vi; e não conheceu a seus irmãos, e não estimou a seus filhos; pois guardaram a tua palavra e observaram a tua aliança.
10 Ensinaram os teus juízos a Jacó, e a tua lei a Israel; puseram incenso no teu nariz, e o holocausto sobre o teu altar.
11 Abençoa o seu poder, ó Senhor, e aceita a obra das suas mãos; fere os lombos dos que se levantam contra ele e o odeiam, para que nunca mais se levantem.
12 E de Benjamim disse: O amado do Senhor habitará seguro com ele; todo o dia o cobrirá, e morará entre os seus ombros.


Deuteronômio 33:1-12
Prestes a deixar o povo, o homem de Deus abre seu coração. Não é momento para mais exortações; agora ele está deixando seus amados definitivamente, e sua última mensagem é de bênção (Lucas 24:50). Moisés é um genuíno representante de Deus que “ama os povos” e traz todos os santos em “sua mão” (v. 3) – uma declaração consumada pela promessa do Senhor Jesus: “Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão. Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar” (João 10:28-29).

Comparando essa bênção de Moisés com a de Jacó em Gênesis 49, encontramos algumas diferenças cheias de instruções para nós. De acordo com o próprio pai, Levi era um homem violento e cruel. Deus o fez “fidedigno” e o encarregou do santuário. Benjamim é chamado de “lobo que despedaça” (Gênesis 49:27). Pela graça, tornou-se “o amado do Senhor”, e esse “lobo” ocupará a posição de cordeiro protegido pelo Senhor (v. 12; Lucas 15:5). O Evangelho produz completa transformação naqueles que o recebem. Essa foi a experiência de Saulo de Tarso, que pertencia a tribo de Benjamim e, de feroz perseguidor, passou a fiel testemunha e servo do Senhor (1 Timóteo 1:12-13).

Que DEUS abençoe a todos.

Lucas 23:18-19

Segunda-feira 27 Dezembro

Mas toda a multidão clamou a uma, dizendo: Fora daqui com este, e solta-nos Barrabás. O qual fora lançado na prisão por causa de uma sedição feita na cidade, e de um homicídio (Lucas 23:18-19).

Queremos Barrabás!

Há um paradoxo interessante no comportamento humano: constantemente escolhemos aquilo que nos causa mais dor. Os judeus exigiram, há quase dois mil anos, a libertação de um assassino chamado Barrabás, ao invés de terem clamado pela libertação do Senhor Jesus. “Solta-nos Barrabás”, gritaram. Desde então, as pessoas têm seu próprio “Barrabás”.

Ao escolher Barrabás, na verdade estavam escolhendo o princípio que ele representa: fazer o que agrada a si mesmo, ainda que seja à custa de outro se necessário. É uma escolha que o ser humano já está fazendo desde o Éden. Hoje também estamos diante de uma decisão similar. Se optarmos pelo estilo de vida egoísta deste mundo atual, colheremos os resultados nesta vida e na eternidade.

Existia outra alternativa naquela época? Claro! Os judeus poderiam ter escolhido o Messias deles, Jesus de Nazaré. Ele não tinha vindo satisfazer a própria vontade, mas a de Deus, que O enviara. Jesus Cristo sacrificou Sua vida na cruz do Calvário para salvar o perdido, ao passo que Barrabás não tinha qualquer respeito pela vida de quem quer que fosse.

É bom enfatizar que não estamos acusando ninguém que tenha compaixão com criminosos como Barrabás. Porém, o que esse homem personifica, ou seja, fazer o que bem se entende sem se importar com os demais, é algo que afeta a todos nós, em maior ou menor escala. Aos olhos de Deus isso é obstinação, que é pecado. E é exatamente por isso que precisamos de Jesus Cristo, o Mediador entre Deus e os homens. Ele estende Sua mão salvadora a todos os que desejam ter um relacionamento vivo com Deus.

Que DEUS abençoe a todos.

Lamentações 3.22-23

27 de Dezembro

"As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade." Lamentações 3.22-23

Lembremo-nos sempre que é só pela misericórdia do Senhor que continuamos a viver. Em breve, um novo ano se inicia, por isso conclamo a todos: aprendamos a receber a plenitude da graça de Deus! A maioria dos filhos de Deus têm muitas dificuldades nessa área. Por que será? Porque graça é favor imerecido, e quem de nós está disposto a viver de favor que não merece? Só o filho de Deus que cresce no conhecimento de si mesmo pode fazer isso. Ele aprende a odiar-se a si mesmo, e assim está em condições de tomar da plenitude da graça de Jesus Cristo, como diz João 1.16: "...temos recebido da sua plenitude, e graça sobre graça." Quando tomamos dessa graça, vivemos no descanso e na serenidade interior e exterior. Só assim podemos dizer cheios de gratidão: "É só pela misericórdia do Senhor que ainda tenho vida, só Sua misericórdia que me permite conhecer a Jesus e segui-lO."

Que DEUS abençoe a todos.

Deuteronômio 32:34-52

Deuteronômio 32:34-52

34 Não está isto guardado comigo? Selado nos meus tesouros?
35 Minha é a vingança e a recompensa, ao tempo que resvalar o seu pé; porque o dia da sua ruína está próximo, e as coisas que lhes hão de suceder, se apressam a chegar.
36 Porque o Senhor fará justiça ao seu povo, e se compadecerá de seus servos; quando vir que o poder deles se foi, e não há preso nem desamparado.
37 Então dirá: Onde estão os seus deuses? A rocha em quem confiavam,
38 De cujos sacrifícios comiam a gordura, e de cujas libações bebiam o vinho? Levantem-se, e vos ajudem, para que haja para vós esconderijo.
39 Vede agora que eu, eu o sou, e mais nenhum deus há além de mim; eu mato, e eu faço viver; eu firo, e eu saro, e ninguém há que escape da minha mão.
40 Porque levantarei a minha mão aos céus, e direi: Eu vivo para sempre.
41 Se eu afiar a minha espada reluzente, e se a minha mão travar o juízo, retribuirei a vingança sobre os meus adversários, e recompensarei aos que me odeiam.
42 Embriagarei as minhas setas de sangue, e a minha espada comerá carne; do sangue dos mortos e dos prisioneiros, desde a cabeça, haverá vinganças do inimigo.
43 Jubilai, ó nações, o seu povo, porque ele vingará o sangue dos seus servos, e sobre os seus adversários retribuirá a vingança, e terá misericórdia da sua terra e do seu povo.
44 E veio Moisés, e falou todas as palavras deste cântico aos ouvidos do povo, ele e Josué, filho de Num.
45 E, acabando Moisés de falar todas estas palavras a todo o Israel,
46 Disse-lhes: Aplicai o vosso coração a todas as palavras que hoje testifico entre vós, para que as recomendeis a vossos filhos, para que tenham cuidado de cumprir todas as palavras desta lei.
47 Porque esta palavra não vos é vã, antes é a vossa vida; e por esta mesma palavra prolongareis os dias na terra a qual, passando o Jordão, ides a possuir.
48 Depois falou o Senhor a Moisés, naquele mesmo dia, dizendo:
49 Sobe ao monte de Abarim, ao monte Nebo, que está na terra de Moabe, defronte de Jericó, e vê a terra de Canaã, que darei aos filhos de Israel por possessão.
50 E morre no monte ao qual subirás; e recolhe-te ao teu povo, como Arão teu irmão morreu no monte Hor, e se recolheu ao seu povo.
51 Porquanto transgredistes contra mim no meio dos filhos de Israel, às águas de Meribá de Cades, no deserto de Zim; pois não me santificastes no meio dos filhos de Israel.
52 Pelo que verás a terra diante de ti, porém não entrarás nela, na terra que darei aos filhos de Israel.


Deuteronômio 32:34-52
As linhas finais da canção de Moisés lembram que Deus é soberano, que ele é o mesmo e, conseqüentemente, tem a última palavra. Qual é a última palavra? Vingança para os Seus inimigos que permaneceram impunes por muito tempo, mas também perdão para o Seu povo com quem as nações se alegrarão no milênio (v. 43).

Moisés encerra este ensino com uma exortação final à obediência: “Aplicai o coração a todas as palavras que hoje testifico entre vós… Porque esta palavra… é a vossa vida” (vv. 46-47; Isaías 55:3; Provérbios 4:13; 7:2). Muitos jovens pensam que, para “viver a própria vida”, devem livrar-se de toda e qualquer forma de orientação e, acima de tudo, da orientação que vem de Deus. Esses versículos afirmam, e nossa experiência confirma, que carregar o fardo do Senhor é na verdade ter o melhor que a essa vida pode proporcionar.

As instruções de Moisés chegaram ao fim. Como um verdadeiro mediador, ele falou do povo a Deus e de Deus ao povo. Agora ele deixará Israel. Hebreus 13:7 exorta-nos a lembrar dos líderes fiéis que pregaram a Palavra de Deus. Muitos deles já não estão mais aqui. Contudo, o autor da epístola acrescenta: “Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre” (compare com o v. 39).

Que DEUS abençoe a todos.